Lamentações 1
Argumento
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DAS
LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS.
Visto que é certamente verdadeiro o que Salomão diz, embora contrário à opinião comum do mundo, que a tristeza é melhor que o riso e que é melhor ir à casa de luto do que à casa de festas, devemos ler e considerar os capítulos melancólicos deste livro não apenas de boa vontade, mas esperando ser edificados por eles.
Para isso, precisamos dispor-nos a uma santa tristeza e decidir chorar com o profeta que chora. Consideremos:
I. O título deste livro. Em hebraico, ele tem um título, mas é chamado, como os livros de Moisés, pela primeira palavra, Ecah, “Como”. Os comentadores judeus, porém, chamam-no, como fazem os gregos e como fazemos nós por influência deles, Kinoth, “Lamentações”.
Assim como temos odes sagradas, ou cânticos de alegria, também temos elegias sagradas, ou cânticos de lamentação. A Sabedoria Infinita empregou tamanha variedade de métodos para agir sobre nós, mover nossos afetos e assim amolecer nosso coração e torná-lo receptivo às impressões das verdades divinas, como a cera às do selo. Não apenas tocamos flauta para vocês, mas também pranteamos, Mateus 11:17.
II. O autor deste livro. Foi o profeta Jeremias, que aqui é Jeremias, o poeta; vates significa as duas coisas. Por isso, este livro está apropriadamente junto do livro de sua profecia, do qual é como um apêndice.
Lá tivemos amplamente as predições das desolações de Judá e Jerusalém e depois a história delas, para mostrar com quanta exatidão se cumpriram e assim confirmar nossa fé. Aqui temos as expressões de sua tristeza por causa delas, para mostrar que ele era muito sincero quando tantas vezes declarava que não desejava o dia calamitoso.
Pelo contrário, a perspectiva daquele dia o enchia de amargura. Ao ver essas calamidades de longe, desejou que sua cabeça fosse águas e seus olhos, fontes de lágrimas. Quando elas vieram, mostrou que não fingira aquele desejo e que estava longe de ser hostil à sua terra, crime de que seus inimigos o acusavam.
Embora sua terra o tivesse tratado com muita falta de bondade e sua ruína tanto provasse que ele era um profeta verdadeiro quanto fosse castigo por o terem perseguido como falso profeta, o que poderia tê-lo tentado a alegrar-se com isso, ainda assim ele a lamentou com tristeza. Nisso mostrou uma disposição melhor que a de Jonas em relação a Nínive.
III. A ocasião destas Lamentações foi a destruição de Judá e Jerusalém pelo exército caldeu e a consequente dissolução do Estado judaico, tanto civil quanto eclesiástico. Alguns rabinos querem que sejam as lamentações que Jeremias escreveu por ocasião da morte de Josias, mencionadas em 2 Crônicas 35:25.
Mas, embora seja verdade que essa morte abriu a porta para todas as calamidades seguintes, contudo, estas Lamentações parecem ter sido escritas à vista delas, não em previsão delas: quando já tinham vindo, não quando ainda estavam distantes. Nelas nada se diz de Josias nem de seu louvor, que sem dúvida estava nas lamentações por ele.
Não: esta é uma elegia pelo funeral de Jerusalém. Outros rabinos querem que estas Lamentações estivessem no rolo que Baruque escreveu da boca de Jeremias e que Jeoaquim queimou. Sugerem que, a princípio, havia nele apenas os capítulos 1, 2 e 4, mas que os capítulos 3 e 5 eram as muitas palavras semelhantes acrescentadas depois.
Isso, porém, é uma fantasia sem fundamento. Diz-se expressamente que aquele rolo era uma repetição e um resumo dos sermões do profeta, Jeremias 36:2.
IV. A composição do livro. É não apenas poética, mas também alfabética, exceto o capítulo 5, como são alguns salmos de Davi. Cada versículo começa com uma letra diferente na ordem do alfabeto hebraico: o primeiro com aleph, o segundo com beth, etc.
O capítulo 3, porém, tem um alfabeto triplo: os três primeiros versículos começam com aleph, os três seguintes com beth, etc. Isso ajudava a memória, pois se pretendia que esses cânticos tristes fossem aprendidos de cor, e era uma elegância de escrita valorizada naquela época e que, portanto, não deve ser desprezada agora.
Observam que, nos capítulos 2, 3 e 4, a letra pe vem antes de ain, embora venha depois dela em todos os alfabetos hebraicos. O doutor Lightfoot oferece esta conjectura sobre o motivo: a letra ajin, que corresponde ao número LXX, foi destacada por esse deslocamento para lembrá-los dos setenta anos ao fim dos quais Deus faria voltar seu cativeiro.
V. O uso do livro. Sem dúvida, ele foi muito útil aos judeus piedosos em seus sofrimentos: forneceu-lhes linguagem espiritual para expressar sua dor natural e ajudou a preservar entre eles e seus filhos, que nunca haviam visto Sião, a lembrança viva dela quando estavam em Babilônia.
Também dirigiu suas lágrimas para o rumo certo, pois aqui aprendem a lamentar o pecado e a lamentar diante de Deus, ao mesmo tempo que animou suas esperanças de que Deus ainda voltaria e teria misericórdia deles. É útil para nós também: leva-nos a sentir tristeza piedosa pelas calamidades da igreja de Deus, como convém a seus membros vivos, decididos a partilhar sua sorte.
Temos aqui o primeiro alfabeto desta lamentação: vinte e duas estrofes em que se deploram amargamente as misérias de Jerusalém e se agrava sua condição atual, tão lamentável, pela comparação com sua antiga prosperidade.
Ao longo de todo o capítulo, reconhece-se e lamenta-se o pecado como a causa que trouxe todas essas misérias. Apela-se a Deus por justiça contra os inimigos dos judeus e recorre-se a ele por compaixão para com eles. O capítulo forma um todo, e as diversas queixas se entrelaçam. Mas aqui está:
I. Uma queixa apresentada a Deus por suas calamidades, com o pedido de que as considere compassivamente, vv. 1-11.
II. A mesma queixa apresentada a seus amigos, com o pedido de que as considerem compassivamente, vv. 12-17.
III. Um apelo a Deus e à sua justiça a esse respeito, vv. 18-22. Nele, reconhece-se que Deus é justo ao afligi-los e suplica-se humildemente que mostre sua justiça ao libertá-los.
As Misérias de Jerusalém; A Dor pela Perda das Ordenanças. (a.C. 588.)
Versículos 1 a 11
Quem tem alguma disposição para chorar com os que choram, seria de esperar, dificilmente conseguiria conter as lágrimas ao ler estes versículos, tão comoventes são as lamentações aqui.
I. As misérias de Jerusalém são lamentadas aqui como muito graves e bastante agravadas por muitas circunstâncias. Vejamos essas misérias:
- Quanto à sua condição civil:
(1.) Uma cidade que era populosa está agora despovoada, v. 1. Fala-se disso com espanto: quem teria pensado que algum dia chegaria a esse ponto? Ou como pergunta: o que a levou a isso? Ou como lamentação: ai! ai!, como em Apocalipse 18:10, 16, 19. “Como se assenta solitária a cidade que estava cheia de povo!”
Ela estava cheia de seu próprio povo, que a povoava, e de gente de outras nações que a procurava e com quem mantinha tanto comércio proveitoso quanto convívio agradável. Agora, porém, seu povo foi levado ao cativeiro, e os estrangeiros já não a cortejam: ela está solitária.
Os lugares principais da cidade já não são, como antes, pontos de encontro onde a sabedoria clamava, Provérbios 1:20, 21. É justo que fiquem desertos, pois o clamor da sabedoria ali não foi ouvido. Repare: Deus pode diminuir depressa até aqueles que se multiplicaram muito.
Como se tornou semelhante a uma viúva! Seu rei, que era ou deveria ter sido como um marido para ela, foi eliminado e se foi. Seu Deus afastou-se dela e lhe deu uma carta de divórcio. Ficou sem seus filhos, solitária e triste como uma viúva.
Nenhuma família nem Estado, nem Jerusalém, não, nem mesmo a própria Babilônia, fique seguro a ponto de dizer: sento-me como rainha e nunca me sentarei como viúva, Isaías 47:8; Apocalipse 18:7.
(2.) Uma cidade que dominava está agora sujeita. Tinha sido grande entre as nações, muito amada por umas, muito temida por outras, e muito observada e obedecida por ambas. Umas lhe davam presentes, outras lhe pagavam tributos.
Era, portanto, de fato princesa entre as províncias, e cada feixe se curvava diante do seu. Até os príncipes dos povos solicitavam seu favor. Agora a situação se inverteu: ela não só perdeu os amigos e está solitária, mas perdeu também a liberdade e paga tributo. Primeiro o pagou ao Egito, depois a Babilônia.
Repare: o pecado leva um povo não apenas à solidão, mas também à escravidão.
(3.) Uma cidade que costumava estar cheia de alegria tornou-se agora melancólica e, por todos os motivos, cheia de dor. Jerusalém fora uma cidade alegre, à qual as tribos subiam com o propósito de se alegrar diante do Senhor. Era a alegria de toda a terra, mas agora chora amargamente.
Seu riso virou luto, e todas as suas festas solenes se foram. Chora de noite, como fazem os verdadeiros pranteadores, que choram em segredo, no silêncio e na solidão. De noite, quando os outros se dispõem a descansar, seus pensamentos se fixam mais nos problemas, e a dor então a tiraniza.
A cabeça dela agora é o que a do profeta era por ela quando Jerusalém não fazia caso disso: como águas, e seus olhos, fontes de lágrimas, de modo que chora dia e noite, Jeremias 9:1. Suas lágrimas estão continuamente em suas faces.
Embora nada seque mais depressa que uma lágrima, novas dores arrancam novas lágrimas, de modo que suas faces nunca ficam livres delas. Repare: nada é mais comum debaixo do sol que as lágrimas dos oprimidos, sobre os quais as nuvens voltam depois da chuva, Eclesiastes 4:1.
(4.) Os que estavam separados dos pagãos agora vivem entre os pagãos. Os que eram um povo particular agora são um povo mesclado, v. 3. Judá foi levado cativo de sua própria terra para a terra de seus inimigos, onde permanece e provavelmente continuará a permanecer, entre pessoas alheias a Deus e às alianças da promessa.
Entre elas, não encontra descanso, satisfação da mente nem morada estável. Antes, é continuamente levado de um lugar a outro ao arbítrio dos tiranos vencedores e arrogantes.
E novamente, v. 5: “Seus filhos foram levados cativos diante do inimigo; os que deveriam ser a descendência da geração seguinte foram levados embora; assim, é provável que a terra, hoje desolada, continue desolada e se perca por falta de herdeiros.”
Os que vivem entre seu próprio povo, são um povo livre e estão em sua própria terra seriam mais gratos pelas misericórdias de que assim desfrutam se ao menos considerassem as misérias dos que são obrigados a viver em países estrangeiros.
(5.) Os que costumavam vencer nas guerras agora foram vencidos e servem de troféu. “Todos os seus perseguidores a alcançaram entre os apertos”, v. 3. Conseguiram todas as vantagens possíveis contra ela, de modo que seu povo inevitavelmente caiu nas mãos do inimigo, pois não havia caminho por onde escapar, v. 7.
Foram cercados por todos os lados. Qualquer que fosse a direção em que tentassem fugir, viam-se embaraçados. Mesmo quando escolhiam o melhor caminho, não conseguiam avançar: eram alcançados e vencidos.
Por isso, em toda parte seus adversários são os principais, e seus inimigos prosperam, v. 5. Para onde quer que a espada deles se volte, levam a melhor. São esses os apertos em que os homens se colocam pelo pecado.
Se consentirmos que nosso maior adversário e inimigo nos domine e ocupe o primeiro lugar em nós, será justo que se permita a nossos outros inimigos nos dominar.
(6.) Os que tinham sido não apenas um povo distinto, mas também honrado, a quem Deus dera honra e a quem todos os seus vizinhos tinham prestado respeito, são agora desprezados, v. 8. Todos os que antes a honravam agora a desprezam. Os que buscavam aliança com ela agora não lhe dão valor.
Os que a adulavam quando vivia em pompa e prosperidade agora a menosprezam em sua aflição, porque viram sua nudez. Pela prevalência dos inimigos contra ela, percebem sua fraqueza e veem que ela não é um povo tão forte quanto pensavam.
Pela prevalência dos juízos de Deus contra ela, percebem sua perversidade, agora revelada e comentada por toda parte. Vê-se agora como se aviltaram pelos pecados: os inimigos se engrandecem contra eles, v. 9.
Pisam-nos e os insultam. Aos olhos dos inimigos, tornaram-se vis, a cauda das nações, embora antes fossem a cabeça. Repare: o pecado é o descrédito de qualquer povo.
(7.) Os que viviam em terra fértil estavam prestes a perecer, e muitos de fato pereceram, por falta do alimento necessário, v. 11. Todo o seu povo suspira em abatimento e desespero. Estão prestes a desfalecer; perdem o ânimo e por isso suspiram, pois procuram pão e o procuram em vão.
Por fim, chegaram ao extremo de não haver pão para o povo da terra, Jeremias 52:6. No cativeiro, tiveram muita dificuldade para conseguir pão, Lamentações 5:6.
Deram suas coisas agradáveis, joias, quadros e todos os objetos de seus aposentos e armários que costumavam contemplar com prazer. Venderam essas coisas para comprar pão para si e suas famílias; trocaram-nas por alimento para aliviar a alma ou, como diz a margem, para fazer a alma voltar, quando estavam prestes a desfalecer.
Não desejavam outro revigorante além de alimento. Tudo o que alguém tem dará pela vida e pelo pão, que é o esteio da vida. Quem tem muitas coisas agradáveis não se orgulhe delas nem se apegue a elas, pois pode chegar o dia em que ficará contente em trocá-las pelo necessário.
Quem tem alimento suficiente para aliviar a alma contente-se com isso e seja grato, mesmo que não tenha coisas agradáveis.
- Temos aqui o relato de suas misérias na condição eclesiástica: a ruína de seus interesses sagrados, muito mais digna de lamento que a dos interesses seculares.
(1.) Suas festas religiosas já não eram celebradas nem frequentadas, v. 4. “Os caminhos de Sião pranteiam”: têm aparência triste, tomados de capim e ervas daninhas. Antes era agradável ver gente passando continuamente de um lado a outro pela estrada que levava ao templo; agora é possível ficar ali por muito tempo sem ver ninguém passar.
Ninguém vai às festas solenes, que cessaram inteiramente com a destruição da cidade de nossas solenidades, Isaías 33:20. As festas tinham sido negligenciadas e profanadas, Isaías 1:11, 12, e por isso é justo que tenham acabado.
Mas, quando os caminhos de Sião pranteiam assim, todos os filhos de Sião não podem deixar de prantear com eles. É muito penoso para as pessoas piedosas ver as assembleias religiosas desfeitas e dispersas, e impedidos de frequentá-las aqueles que de bom grado iriam a elas.
Assim como os caminhos de Sião pranteavam, também suas portas, onde os fiéis costumavam reunir-se para adorar, estão desoladas, pois não há ninguém para se encontrar nelas.
Houve tempo em que o Senhor amava as portas de Sião mais que todas as habitações de Jacó. Agora, porém, abandonou-as e foi provocado a afastar-se delas. Por isso, não podem ter destino diferente do templo quando Cristo o deixou: “Eis que a vossa casa vos é deixada deserta”, Mateus 23:38.
(2.) As pessoas dedicadas ao culto ficaram inteiramente incapazes de realizar seus serviços habituais e ficaram inteiramente desalentadas. Seus sacerdotes suspiram pela desolação do templo; seus cânticos tornaram-se suspiros. Suspiram porque não têm nada a fazer e, portanto, nada a receber.
Como o povo, v. 11, suspiram por falta de pão, pois cessaram as ofertas do Senhor, das quais tiravam o sustento. É tempo de suspirar quando os sacerdotes, ministros do Senhor, suspiram.
Também suas virgens, que costumavam abrilhantar as solenidades das festas com música e dança, estão aflitas e entristecidas. Seu serviço é mencionado no dia da prosperidade de Sião, Salmos 68:25: “Entre eles estavam as moças tocando tamborins”. Por isso, agora também se menciona a interrupção desse serviço.
Suas virgens estão aflitas e, por isso, ela está amargurada. Isto é, todos os habitantes de Sião o estão. Sua característica é entristecer-se pela assembleia solene e sentir como peso o descrédito lançado sobre ela, Sofonias 3:18.
(3.) Seus lugares de culto foram profanados, v. 10. Os pagãos entraram em seu santuário, no próprio templo, onde nenhum israelita, por mais reverente e devoto que fosse, tinha permissão de entrar, mas apenas os sacerdotes. O estrangeiro que se aproximasse, mesmo para adorar ali, seria morto.
Agora os pagãos entram ali em multidão e com dureza, não para adorar, mas para saquear. Deus ordenara que os pagãos nem sequer entrassem na congregação ou fossem incorporados ao povo judeu, Deuteronômio 23:3. Agora, porém, entram livremente no santuário.
Repare: nada é mais doloroso para os que realmente se importam com a glória de Deus, nem mais lamentado por eles, que a violação das leis de Deus e o desprezo que veem lançado sobre as coisas sagradas. O mal que o inimigo fez no santuário foi lamentado em Salmos 74:3, 4.
(4.) Seus utensílios de culto e todas as coisas preciosas que adornavam e embelezavam o templo e eram usadas na adoração de Deus tornaram-se presa do inimigo, v. 10. “O adversário estendeu a mão sobre todas as suas coisas agradáveis”: agarrou e tomou todas para si.
Podemos saber quais eram essas coisas agradáveis em Isaías 64:11, onde à queixa pelo incêndio do templo se acrescenta: “Todas as nossas coisas agradáveis foram devastadas.” A arca, o altar e todos os demais sinais da presença de Deus com eles eram as coisas que mais lhes agradavam. Agora foram despedaçadas e levadas embora.
Assim, toda a beleza da filha de Sião a deixou, v. 6. A beleza da santidade era a beleza da filha de Sião. Quando o templo, aquela casa santa e bela, foi destruído, sua beleza se foi. Foi a quebra do cajado da beleza, a retirada dos penhores e selos da aliança, Zacarias 11:10.
(5.) Seus dias de culto viraram motivo de zombaria, v. 7: “Os adversários a viram e zombaram de seus sábados.” Riram deles por observarem um dia em cada sete como descanso das atividades do mundo. Juvenal, poeta pagão, ridiculariza os judeus de sua época por perderem a sétima parte do tempo:
cui septima quæque fuit lux
Ignava et vitæ partem non attigit ullam
Guardam os sábados para seu prejuízo,
pois assim se perde um dia em cada sete.
Contudo, se forem santificados como devem ser, os sábados darão resultado melhor que todos os outros dias da semana juntos.
Como os judeus professavam guardá-los em obediência ao seu Deus e para honrá-lo, os adversários perguntavam: “Que ganham com isso agora? Que proveito há em guardar as ordenanças de seu Deus, que agora os abandona na aflição?”
Repare: para todos os que amam a Deus, é grande aflição ouvir suas ordenanças serem ridicularizadas, sobretudo seus sábados. Sião os chama seus sábados, pois o sábado foi feito para os homens. São instituições de Deus, mas privilégios dela.
Todos os filhos de Sião tomam para si o desprezo lançado sobre os sábados e o guardam no coração. Também não considerarão os sábados, nem qualquer outra ordenança divina, menos honrosos nem lhes darão menor valor por serem ridicularizados.
(6.) O que agravava muito todas essas queixas era que sua condição presente era exatamente o contrário da passada, v. 7. Agora, nos dias de aflição e miséria, quando tudo é sombrio e lúgubre, ela se lembra de todas as coisas agradáveis que possuía nos tempos antigos.
Agora sabe valorizá-las mais que antes, quando as desfrutava plenamente. Deus muitas vezes nos faz conhecer o valor das misericórdias pela falta delas. A adversidade é suportada com maior dificuldade por aqueles que caíram nela depois de viver em grande prosperidade.
Isso cortou o coração de Davi quando foi afastado das ordenanças de Deus: podia lembrar-se de quando caminhava com a multidão para a casa de Deus, Salmos 42:4.
II. Lamentam-se aqui os pecados de Jerusalém como a causa que trouxe e provocou todas essas calamidades. Quem quer que tenha servido de instrumento, Deus é o autor de todos esses sofrimentos. Foi o Senhor quem a afligiu, v. 5, e o fez como justo Juiz, porque ela pecou.
- Seus pecados são incontáveis. São muitos os seus sofrimentos? Seus pecados são ainda mais numerosos. Foi pela multidão de suas transgressões que o Senhor a afligiu. Veja Jeremias 30:14.
Quando se multiplicam as transgressões de um povo, não podemos dizer, como Jó disse sobre si mesmo, que as feridas se multiplicam sem causa, Jó 9:17.
- Por sua natureza, seus pecados são extremamente hediondos, v. 8. “Jerusalém pecou gravemente”, “pecou pecado”, conforme a expressão original. Pecou de propósito, deliberadamente. Cometeu o pecado que, entre todos, é a coisa abominável que o Senhor odeia: a idolatria.
Os pecados de Jerusalém, que faz tamanha profissão de fé e desfruta de tais privilégios, são os mais graves de todos. Ela pecou gravemente, v. 8, e por isso caiu de maneira espantosa, v. 9.
Repare: pecados graves trazem ruína espantosa. Há praticantes da iniquidade para os quais se reserva um castigo extraordinário, Jó 31:3. São pecados que se podem ler claramente no castigo:
(1.) Foram muito opressivos e, por isso, são oprimidos com justiça, v. 3. Judá foi levado cativo por causa da aflição e da grande servidão, porque os ricos afligiam os pobres e os faziam servir com rigor. Em particular, como diz a paráfrase caldaica, oprimiram seus servos hebreus, fato de que são acusados em Jeremias 34:11.
A opressão era um de seus pecados que clamavam, Jeremias 6:6, 7; é um pecado que clama em alta voz.
(2.) Aviltaram-se e, por isso, são aviltados com justiça. Todos a desprezam, v. 8, pois sua imundície está em suas saias. Suas roupas mostram que ela as revolveu na lama do pecado. Ninguém poderia manchar nossa glória se nós mesmos não a manchássemos.
(3.) Sentiam-se muito seguros e, por isso, foram surpreendidos com justiça por esta ruína, v. 9. Ela não se lembra de seu fim último. Não deu ouvidos ao aviso de considerar seu fim e o resultado dos caminhos perversos que seguia.
Por isso, caiu de maneira espantosa, de modo assombroso, para que fosse levada a sentir aquilo que não quis temer. Assim, Deus tornará espantosas as pragas deles.
III. Lamenta-se aqui que os amigos de Jerusalém tenham sido falsos, medrosos e muito pouco bondosos. Todos agiram traiçoeiramente para com ela, v. 2, de modo que, na prática, tornaram-se seus inimigos.
Os que a enganaram lhe causaram tanta aflição quanto os que a destruíram. O cajado que se quebra sob nós pode causar-nos tanto dano quanto o cajado que nos fere, Ezequiel 29:6, 7.
Seus príncipes, que deveriam tê-la protegido, não têm coragem suficiente para enfrentar o inimigo em defesa de si mesmos. São como cervos que, ao primeiro alarme, fogem sem oferecer resistência.
Ou melhor: são como cervos famintos por falta de pasto e que, por isso, correm sem forças diante do perseguidor. Sem força para fugir, são logo alcançados e feitos presa.
Seus vizinhos não se comportam como vizinhos, pois:
- Não há ninguém para ajudá-la, v. 7. Ou não podiam, ou não queriam.
Ou melhor, 2. Ela não tem consolador: ninguém que se compadeça dela ou sugira algo que alivie suas dores, v. 7, 9. Como os amigos de Jó, viram que era inútil, tamanha era sua dor. Todos foram consoladores miseráveis numa situação dessas.
IV. Apresenta-se a Deus de Jerusalém uma queixa sobre tudo isso, e tudo é entregue à sua consideração compassiva, v. 9: “Ó Senhor, vê a minha aflição e toma conhecimento dela”; e, no v. 11: “Vê, ó Senhor, e considera; toma providências a respeito.”
Repare: o único modo de encontrar alívio sob nossos fardos é lançá-los primeiro sobre Deus e deixar que ele faça conosco o que lhe parecer bom.
Versículos 12 a 22
Deus Reconhecido na Aflição; A Queixa de Jerusalém. (a.C. 588.)
As queixas aqui são, em essência, as mesmas da parte anterior do capítulo. Nestes versículos, porém, o profeta, em nome da igreja que lamenta, reconhece mais especificamente a mão de Deus nessas calamidades e a justiça dessa mão.
I. A igreja aflita engrandece sua aflição, mas não além do que havia motivo para fazê-lo: seus gemidos não eram mais intensos que os golpes recebidos. Apela a todos os que a veem: “Vede se há dor como a minha dor”, v. 12.
Talvez isso pudesse ser dito com verdade das dores de Jerusalém. Quando sofremos, porém, somos inclinados a aplicar a frase a nós mesmos com sensibilidade excessiva e sem motivo suficiente. Como sentimos mais o peso de nosso próprio fardo e não conseguimos resignar-nos a ele, estamos prontos a exclamar: certamente nunca houve dor como a nossa.
Mas, se nossos sofrimentos fossem lançados num fundo comum com os dos outros e depois divididos em partes iguais, cada um recebendo a mesma parcela, em vez de aceitar isso, cada um de nós diria: “Por favor, devolvam-me o que era meu.”
II. Ela olha além dos instrumentos, para o autor de seus sofrimentos, e reconhece que todos são dirigidos, determinados e dispostos por ele: “Foi o Senhor quem me afligiu, e ele me afligiu porque está irado comigo. A grandeza de seu desagrado pode ser medida pela grandeza de minha aflição. É no dia de sua ira ardente”, v. 12.
As aflições necessariamente nos causam grande dor quando vemos que procedem da cólera de Deus. É assim que a igreja as vê aqui:
Ela é como alguém com febre, e a febre é enviada por Deus: “Ele enviou fogo aos meus ossos (v. 13), um calor fora do natural que prevalece contra eles, de modo que queimam como um fogareiro (Salmos 102:3), doem, se consomem e ressecam.”
Ela é como alguém preso numa rede: quanto mais se debate para sair, mais se enreda. Foi Deus quem estendeu essa rede. “Os inimigos não teriam tido êxito em seus estratagemas se Deus não tivesse estendido uma rede para os meus pés.”
Ela é como alguém no deserto, cujo caminho é embaraçado, solitário e cansativo: “Ele me fez voltar atrás, para que eu não pudesse avançar. Deixou-me desolada, sem nada que me sustente, e desfalecida o dia inteiro.”
Ela é como alguém sob um jugo, não posto para trabalhar, mas para cumprir castigo, com o pescoço e os calcanhares atados um ao outro, v. 14. “O jugo de minhas transgressões está atado por sua mão.”
Observe: nunca ficamos presos a um jugo que não seja formado por nossas próprias transgressões. O pecador é retido pelas cordas de seus próprios pecados, Provérbios 5:22. O jugo dos mandamentos de Cristo é suave, Mateus 11:30, mas o de nossas transgressões é pesado.
Diz-se que Deus ata esse jugo quando nos atribui culpa e nos traz os sofrimentos interiores e exteriores que nossos pecados merecem. Quando a consciência, como sua representante, nos obriga a comparecer a seu juízo, o jugo é atado e entrelaçado pela mão de sua justiça. Só a mão de sua misericórdia perdoadora pode desatá-lo.
- Ela é como alguém caído na lama. Foi Deus quem pisou todos os seus homens valentes, tirando-lhes a capacidade de resistir e derrotando-os com um juízo após outro. Assim, deixou-os para serem pisoteados por seus orgulhosos conquistadores, v. 15.
Ou melhor: ela é como alguém no lagar, não apenas pisada, mas despedaçada sob os pés, esmagada como uvas no lagar da cólera de Deus. Seu sangue foi espremido como vinho, e foi Deus quem assim pisou a virgem, a filha de Judá.
- Ela está nas mãos de seus inimigos, e foi o Senhor quem a entregou a eles, v. 14: ele fez minha força cair, de modo que não consigo resistir-lhes; ou melhor, não só não consigo erguer-me contra eles, mas nem erguer-me de sob eles, e então ele me entregou em suas mãos.
Ou melhor, v. 15: “Ele convocou contra mim uma assembleia para esmagar meus jovens”, e uma assembleia tal que é inútil pensar em resistir. E ainda, v. 17: “O Senhor ordenou acerca de Jacó que seus adversários o cercassem.”
Aquele que muitas vezes ordenou libertações para Jacó, Salmos 44:4, agora ordena uma invasão contra ele, porque Jacó desobedeceu aos mandamentos de sua lei.
III. Com justiça, ela pede uma parcela da piedade e compaixão dos que testemunham sua miséria, v. 12: “Nada significa para vocês, todos os que passam? Podem olhar para mim sem se importar? Como! Seu coração é de diamante e seus olhos de mármore, a ponto de não me concederem um pensamento, um olhar ou uma lágrima de compaixão?”
“Vocês também não são de carne e osso? Nada significa para vocês que a casa do seu vizinho esteja em chamas?” Há pessoas para quem as dores e ruínas de Sião nada significam. Não se entristecem com a aflição de José.
Com que comoção ela pede compaixão, v. 18: “Ouçam, peço-lhes, todos os povos, e vejam minha dor. Ouçam minhas queixas e vejam quantos motivos tenho para apresentá-las.” É um pedido semelhante ao de Jó, Jó 19:21: “Tende piedade de mim, tende piedade de mim, ó meus amigos!”
Um fardo fica mais leve quando nossos amigos se compadecem de nós e mesclam suas lágrimas às nossas. Isso prova que, embora estejamos aflitos, não somos desprezados. O desprezo costuma ser tão temido numa aflição quanto qualquer outra coisa.
IV. Ela justifica sua própria dor por essas calamidades, embora fosse extrema, v. 16: “Por estas coisas choro; choro de noite”, v. 2, “quando ninguém vê. Meu olho, meu olho verte água.”
Repare: este mundo é um vale de lágrimas para o povo de Deus. Os filhos de Sião muitas vezes são os que pranteiam por Sião. Sião estende as mãos, v. 17, expressão aqui mais de desespero que de desejo: lança as mãos para longe, como quem dá tudo por perdido. Vejamos como explica essa dor intensa:
- Seu Deus afastou-se dela. Mica, que só tinha deuses de ouro, ao serem-lhe roubados, clamou: “Que mais tenho eu? E que é isso que me dizeis: Que tens?” A igreja aqui sofre intensamente, pois, diz ela, “o consolador que deveria aliviar minha alma está longe de mim”.
Deus é o consolador. Costumava sê-lo para ela; só ele pode dar consolos eficazes. Sua palavra os anuncia, e seu Espírito os comunica a nós. Os consolos de Deus são fortes: podem aliviar a alma e trazê-la de volta quando ela se foi e não conseguimos por nós mesmos recuperá-la.
Agora, porém, ele se afastou por desagrado; está longe de mim e me observa de longe. Repare: não admira que a alma dos santos desfaleça quando Deus, o único Consolador capaz de aliviá-la, se mantém distante.
- Seus filhos foram afastados dela e não têm condição de ajudá-la. É por eles que chora, como Raquel chorou pelos seus, porque já não existiam. Por isso, recusa-se a ser consolada.
Seus filhos estavam desolados, porque o inimigo prevaleceu contra eles. Não há entre todos os seus filhos quem a tome pela mão, Isaías 51:18. Não conseguem ajudar a si mesmos; como poderiam ajudá-la?
Tanto as moças quanto os rapazes, sua alegria e esperança, foram levados cativos, v. 18. Diz-se dos caldeus que não tiveram compaixão de rapazes nem de moças, nem do sexo considerado belo nem da idade florescente, 2 Crônicas 36:17.
- Seus amigos lhe faltaram. Uns não queriam e outros não podiam dar-lhe alívio algum. Ela estendeu as mãos pedindo ajuda, mas não há quem a console, v. 17: ninguém capaz de fazê-lo, ninguém interessado em fazê-lo.
Chamou seus amantes e, para levá-los a ajudá-la, chamou-os assim; mas eles a enganaram, v. 19. Foram como ribeiros de verão para o viajante sedento, Jó 6:15.
Repare: as criaturas às quais prendemos o coração e das quais muito esperamos costumam enganar-nos e decepcionar-nos. Seus ídolos eram seus amantes; Egito e Assíria, seus confidentes. Mas a enganaram.
Os que a cortejavam na prosperidade mostraram-se reservados e distantes na adversidade. Felizes os que fizeram de Deus seu amigo e permanecem em seu amor, pois ele não os enganará!
- Os que tinham o encargo de guiá-la ficaram incapazes de lhe prestar qualquer serviço. Sacerdotes e anciãos, que deveriam estar à frente dos acontecimentos, morreram de fome, v. 19.
Entregaram o espírito, ou estavam prestes a morrer, enquanto procuravam alimento. Mendigaram pão para continuar vivos. A fome é de fato severa numa terra quando não há pão para os sábios, quando sacerdotes e anciãos morrem de fome.
Sacerdotes e anciãos deveriam ser seus consoladores. Como, porém, poderiam consolar os outros quando eles próprios não tinham consolo? “Ouviram que suspiro, o que deveria tê-los chamado para me ajudar; mas não há quem me console. Afastaste de mim o amante e o amigo.”
- Seus inimigos eram fortes demais para ela e a insultavam; prevaleceram, v. 16. Fora da cidade, a espada priva de entes queridos e abate tudo o que encontra pelo caminho. Dentro, os sitiadores cortam todo o abastecimento, de modo que há como que morte, isto é, fome, tão ruim quanto a peste ou pior.
“A espada por fora e o terror por dentro”, Deuteronômio 32:25. Os inimigos, instrumentos da calamidade, eram muito cruéis. Também o eram os que ficavam olhando, os edomitas e amonitas, que tinham má vontade para com Israel.
Ouviram da minha aflição e se alegram porque você a causou, v. 21. Alegram-se com a própria aflição e com o fato de ela ser obra de Deus. Agrada-lhes descobrir que Deus e seu Israel estão em desacordo, e agem em consequência disso com grande frieza para com eles.
Jerusalém é como uma mulher menstruada entre eles: receiam tocá-la e dela se esquivam, v. 17. Por todos esses motivos, não é de admirar nem de censurar que sejam muitos os seus suspiros pelo que acontece e que seu coração desfaleça, v. 22, pelo temor do que ainda pode vir.
V. Ela reconhece que Deus é justo em tudo o que lhe sobreveio e que seus pecados mereciam esses castigos severos. O jugo que pesa tanto e aperta com tanta força é o jugo de suas transgressões, v. 14. Nós mesmos fabricamos as correntes que nos prendem, e somos castigados com nossa própria vara.
Depois de falar aqui como se julgasse o Senhor severo, a igreja faz bem em corrigir-se, ou pelo menos em explicar-se, reconhecendo, v. 18: “O Senhor é justo.”
Ele não nos faz mal algum ao tratar-nos assim, nem podemos acusá-lo de injustiça. Por mais injustos que sejam os homens, sabemos que o Senhor é justo e manifesta sua justiça, embora eles contrariem todas as leis da justiça deles.
Repare: quaisquer que sejam os sofrimentos que Deus tem por bem nos impor, devemos reconhecer que nisso ele é justo. Não compreendemos nem a ele nem a nós mesmos se não o reconhecemos, 2 Crônicas 12:6.
Ela reconhece a equidade dos atos de Deus ao reconhecer a iniquidade dos seus próprios atos: rebelei-me contra os mandamentos dele, v. 18. E novamente, v. 20: “Rebelei-me gravemente.”
Nunca podemos falar mal demais do pecado e devemos sempre falar pior do nosso próprio pecado. Devemos chamá-lo rebelião, rebelião grave. Para todos os verdadeiros penitentes, o pecado é gravíssimo.
É isso que pesa sobre ela mais que as aflições que sofre: “Minhas entranhas se agitam; revolvem-se dentro de mim como o mar revolto. Meu coração se revira dentro de mim; não encontra repouso, está de cabeça para baixo, pois me rebelei gravemente.”
Repare: a tristeza por nosso pecado deve ser grande e atingir a alma.
VI. Ela apela tanto à misericórdia quanto à justiça de Deus na situação presente:
- Apela à misericórdia de Deus em relação às suas dores, que a tornaram objeto apropriado de sua compaixão, v. 20: “Vê, ó Senhor, pois estou angustiada. Toma conhecimento de minha situação e toma as providências para aliviar-me que te agradarem.”
Repare: é motivo de consolo para nós saber que os sofrimentos que oprimem nosso espírito estão diante dos olhos de Deus.
- Apela à justiça de Deus em relação às injúrias que seus inimigos lhe fizeram, v. 21, 22: “Tu trarás o dia que anunciaste, o dia fixado nos conselhos de Deus e publicado nas profecias, em que meus inimigos, que agora me perseguem, serão tornados semelhantes a mim, quando o cálice do tremor, agora posto em minhas mãos, for posto nas deles.”
Pode-se ler como oração: “Venha o dia designado.” E prossegue: “Que a perversidade deles venha diante de ti, seja lembrada e lhes seja cobrada. Vinga-te deles por todos os males que me fizeram”, Salmos 109:14, 15.
“Apressa o tempo em que farás com eles, por suas transgressões, o mesmo que fizeste comigo pelas minhas.” Esta oração equivale a uma declaração de que não cogita aliar-se a eles e a uma predição de sua ruína, dando assentimento ao que Deus disse a esse respeito em sua palavra.
Repare: nossas orações podem e devem concordar com a palavra de Deus. Devemos pedir o dia que Deus aqui anunciou, e nenhum outro.
Embora a caridade nos obrigue a perdoar nossos inimigos e a orar por eles, contudo, podemos, com fé, pedir o cumprimento daquilo que Deus falou contra os inimigos dele e de sua igreja que não se arrependem para lhe dar glória.