Juízes 8
Argumento
Este capítulo nos dá um relato mais completo da vitória de Gideão sobre os midianitas, junto com o restante da história de sua vida e governo.
I. Gideão apazigua com prudência os efraimitas ofendidos, vv. 1-3.
II. Ele persegue com bravura os midianitas em fuga, v. 4; vv. 10-12.
III. Ele castiga com justiça a insolência dos homens de Sucote e Penuel, que o trataram vergonhosamente (vv. 5-9), e são chamados a responder por isso, vv. 13-17.
IV. Ele mata honrosamente os dois reis de Midiã, vv. 18-21.
V. Depois de tudo isso, recusa com modéstia o governo de Israel, vv. 22-23.
VI. Ele satisfaz tolamente a inclinação supersticiosa de seu povo ao instalar um éfode em sua própria cidade, o qual se torna uma grande armadilha, vv. 24-27.
VII. Mantém o país em paz por quarenta anos, v. 28.
VIII. Morre honrado e deixa para trás uma família numerosa, vv. 29-32.
IX. Tanto ele quanto o seu Deus são logo esquecidos pelo ingrato Israel, vv. 33-35.
Versículos 1 a 3
Gideão Apazigua os Efraimitas. (a.C. 1249.)
Assim que os midianitas, o inimigo comum, foram subjugados, por causa da violência de alguns homens de espírito exaltado os filhos de Israel ficaram prestes a brigar entre si. Acendeu-se uma faísca infeliz que, se Gideão não a tivesse apagado imediatamente com grande sabedoria e graça, poderia ter irrompido numa chama de consequências fatais.
Quando os efraimitas levaram a Gideão, como general, as cabeças de Orebe e Zeebe, em vez de felicitá-lo por seus êxitos e agradecer-lhe por seus grandes serviços, como deveriam, procuraram briga com ele e se exaltaram muito por causa disso.
I. A acusação deles foi muito irritadiça e sem razão: “Por que não nos chamaste quando foste lutar contra os midianitas?” v. 1. Efraim era irmão de Manassés, a tribo de Gideão, e tinha preeminência na bênção de Jacó e na de Moisés; por isso, tinha muito ciúme de Manassés, para que essa tribo não eclipsasse em algum momento a honra da sua.
Daí encontramos Manassés contra Efraim e Efraim contra Manassés, Isaías 9:21. “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte, e as suas contendas são como as trancas de um castelo”, Provérbios 18:19. Mas como era injusta a briga deles com Gideão! Estavam zangados porque ele não os convocara para iniciar o ataque contra Midiã, assim como para dar seguimento ao golpe.
Por que não foram chamados para liderar a vanguarda? Pensavam que o posto de honra lhes pertencia. Mas:
Gideão fora chamado por Deus e devia agir conforme a direção dele. Não tomou a honra para si nem distribuiu honras por conta própria; deixou que Deus fizesse tudo. Assim, nessa briga, os efraimitas censuravam a condução divina. E quem era Gideão para que murmurassem contra ele?
Por que os efraimitas não se ofereceram voluntariamente para o serviço? Sabiam que o inimigo estava em seu território e tinham ouvido falar das forças que estavam sendo reunidas para enfrentá-lo; deviam ter se unido a elas por zelo pela causa comum, embora não tivessem recebido um convite formal.
Os que se preocupam mais consigo mesmos do que com Deus insistem num ponto de honra para se desculpar de prestar verdadeiro serviço a Deus e à sua geração. No tempo de Débora havia uma raiz de Efraim, Juízes 5:14. Por que ela não apareceu agora? A própria situação os convocava; não precisavam esperar um chamado de Gideão.
- Gideão preservara a reputação deles ao não convocá-los. Se os tivesse chamado, sem dúvida muitos teriam voltado com os medrosos ou sido dispensados junto com os preguiçosos, indolentes e intemperantes; assim, ao não convocá-los, evitou que essas censuras recaíssem sobre eles.
Os covardes parecem valentes quando o perigo já passou; mas cuidam da própria reputação os que não põem a coragem à prova quando o perigo está perto.
II. A resposta de Gideão foi muito calma e pacífica; seu propósito não era tanto justificar-se quanto agradá-los e apaziguá-los, vv. 2-3. Ele lhes responde:
Com grande mansidão e equilíbrio. Não se ressentiu da afronta nem respondeu à ira com ira; antes, ponderou o caso com eles serenamente. Com o domínio que exerceu sobre a própria paixão, conquistou uma honra tão verdadeira quanto a que obtivera vencendo os midianitas. “Melhor é o paciente do que o guerreiro.”
Com grande modéstia e humildade, engrandecendo os feitos deles acima dos seus: “Não vale mais a respiga das uvas de Efraim”, os que recolheram os retardatários do inimigo e eliminaram os que escaparam, “do que a vindima de Abiezer”, uma honra maior para eles e um serviço melhor para o país do que o primeiro ataque de Gideão contra os midianitas?
A destruição dos inimigos da igreja é comparada a uma vindima, Apocalipse 14:18. Nisso ele reconhece que a respiga deles foi melhor que a sua colheita. Aproveitar uma vitória costuma ser mais honroso e ter maior importância do que vencê-la; eles se distinguiram nisso, por sua própria coragem e conduta; ou, melhor, Deus os honrou.
Pois, embora esteja disposto a diminuir os próprios feitos para engrandecer os deles, não tirará flores da coroa de Deus para adorná-los: “Deus entregou nas mãos de vocês os príncipes de Midiã, e suas numerosas tropas fizeram grande mortandade entre os inimigos. O que eu podia fazer com trezentos homens em comparação com vocês e seus bravos feitos?”
Gideão se mostra aqui um grande exemplo de abnegação, e esse caso nos ensina:
(1.) Que a humildade no comportamento é o melhor modo de afastar a inveja. É verdade que até mesmo as boas obras são muitas vezes invejadas, Eclesiastes 4:4; ainda assim, isso é menos provável quando quem as pratica não demonstra orgulho delas. São de fato maliciosos os que procuram derrubar de sua excelência aqueles que se humilham e se rebaixam.
(2.) É também o método mais seguro para acabar com a contenda, pois “da soberba só provém a contenda”, Provérbios 13:10.
(3.) A humildade é mais amável e admirável em meio a grandes realizações e progresso. As conquistas de Gideão realçaram muito sua condescendência.
(4.) O ato próprio da humildade é considerar os outros melhores do que nós e, em honra, dar preferência uns aos outros.
Qual foi o desfecho dessa controvérsia? Os efraimitas tinham altercado asperamente com ele (v. 1), esquecendo o respeito devido ao seu general, a alguém que Deus honrara, e dando vazão à paixão com uma liberdade de fala muito indecorosa, sinal certo de uma causa fraca e indefensável. Quando a repreensão sobe de tom, a razão fica rebaixada. Mas “a resposta branda desvia o furor”, Provérbios 15:1.
A ira deles contra Gideão diminuiu, v. 3. Dá-se a entender que ainda guardaram algum ressentimento, mas ele prudentemente o ignorou e deixou que esfriasse aos poucos. Homens muito grandes e bons devem esperar que até a falta de bondade e a insensatez daqueles a quem servem ponham sua paciência à prova; não devem estranhar isso.
Versículos 4 a 17
Gideão Persegue os Midianitas. (a.C. 1249.)
Nestes versículos temos:
I. Gideão, como general valente, perseguindo os midianitas restantes e dando com bravura seguimento ao golpe. A princípio houve grande mortandade entre os inimigos: cento e vinte mil homens que empunhavam a espada, v. 10. Tão terrível foi a matança que fizeram entre si, e tão fácil presa se tornaram para Israel.
Mas parece que os dois reis de Midiã, mais bem preparados que os demais para escapar, atravessaram o Jordão com quinze mil homens antes que os efraimitas pudessem proteger as passagens e seguiram em direção ao próprio país. Gideão pensa que não cumpre plenamente sua missão de salvar Israel se os deixar escapar. Não se contenta em expulsá-los do país: vai expulsá-los do mundo, Jó 18:18.
Essa resolução é levada adiante com grande firmeza e coroada de muito sucesso.
- Sua firmeza foi um exemplo extraordinário. Ele alcançou seu propósito em meio às maiores desvantagens e dificuldades que poderia enfrentar.
(1.) Não levou ninguém consigo além dos trezentos homens, que agora deixaram de lado as trombetas e tochas e pegaram espadas e lanças. Deus dissera: “Por estes trezentos homens salvarei vocês”, Juízes 7:7; confiando nessa promessa, Gideão ficou somente com eles, v. 4.
Esperava mais de trezentos homens sustentados por uma promessa particular do que de muitos milhares amparados apenas pela própria valentia.
(2.) Eles estavam cansados, mas continuavam perseguindo; muito fatigados pelo que já tinham feito, ainda desejavam fazer mais contra os inimigos de seu país. Assim deve prosseguir a nossa guerra espiritual, com a força que temos, ainda que tenhamos pouca. Muitas vezes, esse é o caso do verdadeiro cristão: desfalecer e ainda assim perseguir.
(3.) Embora tenha recebido desânimo do próprio povo e sido ridicularizado pelo que fazia, como se empreendesse algo que jamais conseguiria realizar, continuou. Se aqueles que deveriam nos ajudar no caminho do dever se tornam obstáculos, que isso não nos afaste dele. Não sabem valorizar a aprovação de Deus os que não sabem desprezar os insultos e o desprezo dos homens.
(4.) Fez uma longa marcha pelo caminho dos que moravam em tendas, v. 11, talvez porque esperasse encontrar neles mais bondade do que nos homens de Sucote e Penuel, que moravam em cidades muradas (às vezes há mais generosidade e caridade em tendas do campo do que em palácios da cidade), ou porque aquela era uma estrada em que seria menos esperado e sua chegada os surpreenderia ainda mais.
É evidente que não poupou esforços para completar a vitória. Agora lhe foi vantajoso ter trezentos homens capazes de suportar fome, sede e fadiga. Parece que atacou o inimigo à noite, como fizera antes, pois o exército estava seguro de si. A segurança dos pecadores muitas vezes se torna a sua ruína, e os perigos são mais fatais quando menos temidos.
- Seu sucesso encorajou muito a resolução e o empenho numa boa causa. Ele desbaratou o exército (v. 11) e fez os dois reis prisioneiros, v. 12. Repare: o temor dos ímpios cairá sobre eles. Os que pensam escapar da espada do Senhor e de Gideão acabam correndo para ela. Se fugirem da arma de ferro, o arco de bronze os atravessará; pois o mal persegue os pecadores.
II. Aqui vemos Gideão, como juiz justo, castigando a insolência dos israelitas desleais: os homens de Sucote e os de Penuel, ambos da tribo de Gade, do outro lado do Jordão.
- O crime deles foi grave. Gideão, com um pequeno grupo de gente fraca, perseguia o inimigo comum para completar a libertação de Israel. Seu caminho passava primeiro pela cidade de Sucote e depois por Penuel.
Não esperava que os magistrados o recebessem com cerimônias, o felicitassem pela vitória, lhe entregassem as chaves da cidade e lhe oferecessem um banquete, muito menos que enviassem tropas para ajudá-lo, embora tudo isso lhe fosse devido.
Pediu apenas o alimento necessário para seus soldados, que estavam prestes a desfalecer de fome; fez o pedido com muita humildade e insistência: “Peço que deem alguns pães ao povo que me segue”, v. 5. O pedido seria razoável até se fossem apenas viajantes pobres em dificuldade.
Mas eram soldados convocados, escolhidos e fiéis (Apocalipse 17:14), homens a quem Deus honrara muito e a quem Israel devia muito, que haviam prestado grande serviço ao país e agora prestavam ainda mais; eram vencedores, tinham poder para impor uma contribuição e lutavam as batalhas de Deus e de Israel.
Nada seria mais justo do que seus irmãos lhes fornecerem os melhores mantimentos que a cidade oferecia. Mas os príncipes de Sucote não temiam a Deus nem respeitavam os homens.
(1.) Em desprezo a Deus, recusaram atender ao pedido justo daquele que Deus levantara para salvá-los.
Afrontaram-no, zombaram dele, menosprezaram o sucesso já concedido, descreram do êxito de sua empreitada, tentaram desanimá-lo na guerra e estavam dispostos a crer que as forças restantes de Midiã, que viram passar por seu território, seriam fortes demais para ele: “Já estão nas suas mãos Zebá e Zalmuna?” “Não, nem jamais estarão”, concluíram, julgando pela desproporção dos números.
(2.) Fecharam o coração à compaixão por seus irmãos; não tinham amor nem fé e não quiseram dar alguns bocados de pão, como alguns traduzem, aos que estavam prestes a perecer. Eram esses príncipes? Eram israelitas? Não mereciam nenhum desses títulos: eram homens vis e degenerados! Certamente adoravam Baal ou defendiam os interesses de Midiã.
Os homens de Penuel deram a mesma resposta ao mesmo pedido, desafiando a espada do Senhor e de Gideão, v. 8.
- O aviso que ele lhes deu sobre o castigo de seu crime foi muito justo:
(1.) Não os castigou imediatamente, porque não queria perder tanto tempo na perseguição ao inimigo em fuga; porque não queria parecer agir num acesso de ira; e porque os envergonharia e confundiria mais depois de completar a empreitada, que eles julgavam impossível.
(2.) Mas disse como os castigaria, v. 7, 9, para mostrar que confiava no sucesso pela força de Deus e para que, se ainda lhes restasse um mínimo de graça e ponderação, pudessem reconsiderar, arrepender-se de sua insensatez, humilhar-se e pensar em como reparar o erro, enviando-lhe reforços e suprimentos. Se tivessem feito isso, sem dúvida Gideão os teria perdoado.
Deus avisa do perigo e dá tempo para o arrependimento, para que os pecadores fujam da ira vindoura.
- Como o aviso foi desprezado, o castigo, embora muito severo, foi de fato muito justo.
(1.) Os príncipes de Sucote foram os primeiros a servir de exemplo. Gideão obteve informações sobre o número deles, setenta e sete homens, seus nomes e seus lugares de residência, que lhe foram descritos por escrito, v. 14. Para grande surpresa deles, quando pensavam que ele mal havia alcançado os midianitas, voltou como vencedor.
Seus trezentos homens agora foram agentes de sua justiça: prenderam todos esses príncipes e os levaram a Gideão, que lhes mostrou os reis cativos acorrentados. “Estes são os homens que vocês julgavam páreo demais para mim e para cuja perseguição se recusaram a me ajudar”, v. 15. Ele os castigou com espinhos e abrolhos, mas parece que não até a morte. Com eles:
[1.] Atormentou o corpo deles, fosse açoitando-os, fosse fazendo-os rolar pelos espinhos e abrolhos; de algum modo rasgou-lhes a carne, v. 7. Os que não tiveram misericórdia receberão juízo sem misericórdia. Talvez tenha percebido que eram homens frágeis e delicados, que desprezavam sua rudeza e resistência e a de seus companheiros; por isso Gideão os humilhou por sua efeminação.
[2.] Instruiu-lhes a mente: “Com eles ensinou os homens de Sucote”, v. 16. O castigo que lhes aplicou não visava destruí-los, mas corrigi-los de modo salutar, para que se tornassem mais sábios e melhores no futuro.
O verbo significa “fez com que soubessem”: fez com que conhecessem a si mesmos e sua insensatez, a Deus e seu dever; fez com que soubessem quem era Gideão, já que não quiseram reconhecê-lo pelo sucesso com que Deus o coroara. Repare: muitos aprendem com os espinhos e abrolhos da aflição o que não aprenderiam de outro modo.
Deus dá sabedoria por meio da vara e da repreensão; castiga e ensina, e pela correção abre o ouvido à disciplina. Nosso bendito Salvador, embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, Hebreus 5:8.
Interprete e aproveite assim cada espinho que fere e cada abrolho que aflige, sobretudo quando se torna um espinho na carne: “Deus quer me ensinar por meio disso; que boa lição devo aprender?”
(2.) Em seguida vem a condenação dos homens de Penuel; parece que ele os tratou com mais severidade do que aos outros, e sem dúvida por boa razão, v. 17.
[1.] Derrubou a torre deles, da qual se orgulhavam e na qual confiavam. Talvez tivessem aconselhado Gideão e seus homens, com desprezo, a se protegerem nela em vez de perseguirem os midianitas. Aquilo de que os homens se orgulham é justamente transformado em vergonha por sua ruína.
[2.] Matou os homens da cidade, talvez não todos, nem os anciãos ou príncipes, mas os que o haviam afrontado; somente esses. Matou alguns dos homens da cidade que foram mais insolentes e abusivos, para servir de terror aos demais; assim ensinou os homens de Penuel.
Versículos 18 a 21
Zebá e Zalmuna São Mortos. (a.C. 1249.)
O juízo começou pela casa de Deus, com o justo castigo dos homens de Sucote e Penuel, que eram israelitas, mas não terminou ali. Agora era a vez de os reis de Midiã responderem por seus atos, depois de servirem para demonstrar as vitórias de Gideão e abrilhantar seus triunfos.
- São acusados pelo assassinato dos irmãos de Gideão, ocorrido havia algum tempo no monte Tabor. Quando os filhos de Israel, por medo dos midianitas, fizeram covas nas montanhas, Juízes 6:2, aqueles jovens provavelmente se abrigaram nessa montanha; ali foram encontrados por esses dois reis e mortos da maneira mais vil e bárbara, a sangue-frio.
Quando Gideão lhes pergunta que tipo de homens eram, v. 18, não é porque estivesse incerto sobre o fato ou precisasse de provas. Não se importava tão pouco com o sangue de seus irmãos que só agora fosse investigar, e aqueles tiranos orgulhosos tampouco se mostravam ansiosos por escondê-lo.
Ele faz a pergunta para que, ao reconhecerem a beleza extraordinária das pessoas que mataram, o crime parecesse ainda mais grave e, por consequência, o castigo mais justo.
Não puderam deixar de admitir que, embora tivessem sido encontrados em condição humilde e desprezível, havia neles uma grandeza e majestade incomuns no semblante, não muito diferentes das de Gideão naquele momento: pareciam filhos de um rei, nascidos para algo grandioso.
- Considerados culpados desse assassinato pela própria confissão, Gideão, embora pudesse tê-los condenado à morte como juiz de Israel pelos danos que causaram ao povo em geral, como Orebe e Zeebe, Juízes 7:25, prefere assumir o papel de vingador do sangue, como parente mais próximo dos mortos: “Eram meus irmãos”, v. 19.
Seus outros crimes poderiam ter sido perdoados; ao menos, Gideão não os teria matado pessoalmente, e deixaria que respondessem perante o povo. Mas o sangue de seus irmãos clama, clama a ele, agora que está em seu poder vingá-lo; portanto, não há remédio: ele mesmo deve derramar o sangue deles, embora sejam reis.
Mal imaginavam que ouviriam falar disso tanto tempo depois; mas raramente o assassinato fica impune, mesmo nesta vida.
- Gideão executa a sentença com as próprias mãos, por ser o vingador do sangue. Mandou seu filho matá-los, pois era parente próximo dos assassinados e a pessoa mais indicada para representá-lo e substituí-lo; assim também o treinaria em atos de justiça e coragem, v. 20. Mas:
(1.) O próprio jovem pediu para ser dispensado. Embora os reis estivessem amarrados e não pudessem resistir, ele temeu fazê-lo, pois ainda era moço e não estava acostumado àquele serviço. A coragem nem sempre corre no sangue.
(2.) Os próprios prisioneiros pediram que Gideão o dispensasse, v. 21. Rogaram que, se tinham de morrer, morressem pelas mãos dele, o que lhes seria um pouco mais honroso e mais fácil; graças à grande força de Gideão, seriam despachados mais depressa e livres da dor.
“Qual o homem, tal a sua força.” Ou se referiam a si mesmos — eram tão fortes que seria preciso alguém mais forte do que aquele jovem para vencê-los depressa — ou a Gideão: “Você está no vigor pleno; ele ainda não chegou a isso. Portanto, seja você o executor.” Espera-se que aqueles que alcançaram a maturidade realizem cada serviço com mais vigor.
Gideão os matou depressa e tomou os ornamentos que estavam nos pescoços dos camelos, semelhantes à lua, conforme diz a margem: talvez insígnias da realeza deles ou sinais de idolatria, pois Astarote era representada pela lua, assim como Baal pelo sol. Junto com esses, tomou todos os outros ornamentos, como se vê no v. 26, e não os empregou tão bem quanto se poderia desejar.
Muito tempo depois, a destruição desses dois reis e a dos dois príncipes, Juízes 7:25, é invocada como precedente numa oração pela ruína de outros inimigos da igreja: “Faze os seus nobres como Orebe e Zeebe, e todos os seus príncipes como Zebá e Zalmuna; sejam todos eles abatidos da mesma maneira”, Salmos 83:11.
Versículos 22 a 28
Gideão Recusa a Coroa Oferecida. (a.C. 1249.)
Aqui temos:
I. A louvável modéstia de Gideão, que, depois de sua grande vitória, recusou o governo que o povo lhe ofereceu:
- Foi honesto da parte deles oferecê-lo: “Domina sobre nós, pois tu nos livraste”, v. 22.
Pensavam ser muito razoável que aquele que enfrentara os trabalhos e perigos da libertação deles desfrutasse para sempre da honra e do poder de governá-los; e muito desejável que aquele que, naquele momento tão decisivo e crítico, dera sinais tão evidentes de que Deus estava com ele continuasse a presidir os assuntos deles.
Apliquemos isso ao Senhor Jesus: ele nos livrou das mãos de nossos inimigos, os inimigos espirituais, os piores e mais perigosos; por isso, é justo que governe sobre nós. Como poderíamos ser governados melhor do que por alguém que demonstra ter tanto favor no céu e tanto afeto por esta terra? Fomos libertos para servi-lo sem medo, Lucas 1:74, 75.
- Foi honroso da parte dele recusar: “Não dominarei sobre vocês”, v. 23. Seu propósito era servi-los, não governá-los: torná-los seguros, tranquilos e felizes, não tornar a si mesmo grande ou honrado.
E, como não ambicionava grandeza para si, também não desejava transmiti-la à família: “Meu filho não dominará sobre vocês, nem enquanto eu viver nem depois que eu partir; o Senhor continuará a governar sobre vocês e designará seus juízes por escolha especial de seu próprio Espírito, como fez até agora.” Isso indica:
(1.) Sua modéstia e a opinião modesta que tinha de si mesmo e de seus méritos. Considerava que a honra de fazer o bem era recompensa suficiente por todos os seus serviços, sem precisar ser recompensado com a honra de exercer domínio. “O maior entre vocês seja como o que serve.”
(2.) Sua piedade e a alta consideração que tinha pelo governo de Deus. Talvez tenha percebido no povo aversão à teocracia, ou governo divino, e o desejo de ter um rei como as outras nações; pensou que invocavam seus méritos como pretexto plausível para pedir essa mudança de governo. Mas Gideão de modo algum admitiria isso.
Nenhum homem bom pode se agradar de uma honra que lhe é dada quando ela deveria pertencer somente a Deus. “Fostes batizados em nome de Paulo?”, 1 Coríntios 1:13.
II. O zelo irregular de Gideão para perpetuar a lembrança daquela vitória, por meio de um éfode feito com os despojos mais valiosos:
- Pediu aos homens de Israel os brincos que haviam tomado como presa, pois tinham despojado os mortos desses adornos em grande quantidade. Pediu-os ou porque eram do ouro mais fino e, portanto, os mais adequados para uso religioso, ou porque, como brincos, talvez tivessem algum significado supersticioso, que ele valorizou demais. Arão pediu os brincos para fazer o bezerro de ouro, Êxodo 32:2.
Gideão pediu esses, v. 24. Tinha motivos suficientes para pensar que aqueles que lhe ofereceram uma coroa, quando ele a recusou, não lhe negariam seus brincos quando os pedisse; e eles não negaram, v. 25.
Ele próprio acrescentou os despojos que tomara dos reis de Midiã, os quais, ao que parece, lhe couberam como parte, v. 26. Os generais recebiam a parte mais esplêndida da presa, os despojos de várias cores, Juízes 5:30.
Com isso fez um éfode, v. 27. A ideia parecia bastante plausível e talvez pretendesse preservar, na própria cidade do juiz, uma lembrança de uma vitória tão divina. Mas foi muito imprudente fazer dessa lembrança um éfode, uma veste sagrada. Eu gostaria de interpretar da melhor maneira possível as ações dos homens bons, e temos certeza de que Gideão era um deles.
Mas há razão para suspeitar que esse éfode tinha, como de costume, um terafim ligado a ele (Oseias 3:4) e que, tendo já construído um altar por ordem divina, Juízes 6:26, o qual equivocadamente imaginava que ainda poderia usar para sacrifícios, pretendia fazer dele um oráculo a consultar nos casos duvidosos. É o que supõe o erudito dr. Spencer.
Agora que cada tribo tinha em grande medida seu próprio governo, eram muito inclinadas a querer sua religião para si.
Lemos muito pouco sobre Siló e a arca que estava ali em toda a história dos juízes. Às vezes por disposição divina, e com muito mais frequência por transgressão humana, parece que a lei que os obrigava a adorar somente naquele altar não era observada tão religiosamente como se esperaria; tampouco o foi mais tarde, quando, mesmo nos reinados de reis muito bons, os lugares altos não foram removidos.
Disso podemos concluir que aquela lei apontava também para algo mais, como tipo de Cristo, por cuja mediação somente todos os nossos serviços são aceitos. Portanto, Gideão pecou ao fazer esse éfode, por ignorância ou falta de ponderação, embora tivesse boa intenção. É verdade que Siló não ficava longe, mas estava em Efraim, e essa tribo o havia ofendido havia pouco, v. 1.
Talvez por isso ele não quisesse ir tantas vezes até lá, embora as ocasiões o levassem a consultar o oráculo; preferiu ter um mais perto de casa.
Mesmo que a intenção fosse honesta e, no começo, isso causasse pouco mal, com o tempo:
(1.) Israel se prostituiu diante dele, isto é, abandonou o altar e o sacerdócio de Deus. Gostava de mudanças, era propenso à idolatria e tinha alguma desculpa para respeitar esse éfode, pois um homem tão bom como Gideão o havia instalado. Aos poucos, o respeito por ele se tornou cada vez mais supersticioso. Repare: muitos são conduzidos a caminhos falsos por um único passo falso de um homem bom.
O começo do pecado, sobretudo da idolatria e do culto inventado pelos homens, é como quando se abre uma brecha para a água; assim se viu nas corrupções fatais da igreja de Roma. Portanto, pare antes de se envolver nisso.
(2.) O éfode tornou-se uma armadilha para o próprio Gideão, enfraquecendo na velhice seu zelo pela casa de Deus; tornou-se uma armadilha ainda maior para sua casa, que foi levada ao pecado por meio dele e acabou destruída.
III. A feliz contribuição de Gideão para o descanso de Israel, v. 28. Os midianitas, que haviam causado tantos transtornos, nunca mais os perturbaram. Embora não assumisse a honra e o poder de um rei, Gideão governou como juiz e fez todo o bem que pôde por seu povo; assim, o país ficou em paz por quarenta anos.
Até então, os períodos da história de Israel tinham sido contados em grupos de quarenta anos. Otniel julgou Israel por quarenta anos; Eúde, por oitenta, exatamente dois grupos de quarenta; Baraque, por quarenta; e agora Gideão, por quarenta. A providência assim ordenou para trazer à memória os quarenta anos que passaram vagando pelo deserto.
“Durante quarenta anos estive desgostoso com esta geração.” Veja também Ezequiel 4:6. Depois deles, Eli governou por quarenta anos, 1 Samuel 4:18; Samuel e Saul, por quarenta, Atos 13:21; Davi, por quarenta; e Salomão, por quarenta. Quarenta anos correspondem aproximadamente a uma geração.
Versículos 29 a 34
Israel Volta à Idolatria. (a.C. 1249.)
Temos aqui a conclusão da história de Gideão.
Viveu sem ostentação, v. 29. Não se envaideceu com suas grandes honras nem desejou morar num palácio ou castelo; retirou-se para a casa em que vivia antes de ser elevado. Assim também aquele bravo romano que, numa emergência repentina, foi chamado do arado para comandar o exército voltou ao arado quando a campanha terminou.
Sua família cresceu. Teve muitas mulheres, transgredindo nisso a lei; delas teve setenta filhos, v. 30. Mas teve também, de uma concubina, um filho a quem deu o nome de Abimeleque, que significa “meu pai é rei”; esse veio a causar a ruína da família, v. 31.
Morreu honrado, em boa velhice, depois de viver tanto quanto era capaz de servir a Deus e ao seu país; quem desejaria viver mais? Foi sepultado no túmulo de seus pais.
Depois da morte dele, o povo se corrompeu e se entregou completamente ao mal. Assim que Gideão morreu, ele, que os mantinha firmes na adoração ao Deus de Israel, deixou de ser uma restrição para eles; então se prostituíram após os baalins, v. 33.
Primeiro se prostituíram após outro éfode (v. 27), irregularidade para a qual o próprio Gideão lhes dera ocasião demais; agora se prostituíram após outro deus. Falsas formas de culto abriram caminho para falsos deuses. Escolheram então um deus novo, Juízes 5:8, um deus com nome novo: Baal-Berite (alguns dizem que era uma deusa).
Alguns pensam que Berite era Berito, lugar em que os fenícios adoravam esse ídolo. O nome significa “senhor de uma aliança”. Talvez fosse chamado assim porque seus adoradores se comprometiam com ele por uma aliança, imitando a aliança de Israel com Deus; pois o diabo, como um macaco, imita a Deus.
Nessa revolta de Israel para a idolatria, mostraram:
(1.) Grande ingratidão para com Deus, v. 34: “Não se lembraram do Senhor”, que não só os entregara nas mãos dos inimigos para puni-los por sua idolatria, mas também os livrara das mãos dos inimigos para convidá-los a voltar ao seu serviço. Esqueceram tanto os juízos quanto as misericórdias, e perderam a impressão que haviam deixado.
(2.) Grande ingratidão para com Gideão, v. 35. Ele havia mostrado muita bondade a Israel, como um pai para seu país; por isso, deveriam ter sido bondosos com sua família depois que ele partiu. Uma maneira de demonstrar gratidão a nossos amigos e benfeitores é tratar bem os seus, e assim podemos retribuir-lhes a bondade quando já estão no túmulo.
Mas Israel não mostrou essa bondade à família de Gideão, como veremos no capítulo seguinte. Não surpreende que os que se esquecem de seu Deus também se esqueçam de seus amigos.