Juízes 7
Argumento
Este capítulo nos apresenta Gideão em campanha, comandando o exército de Israel e derrotando o exército dos midianitas. No capítulo anterior, vimos como ele foi preparado para esse grande feito por sua comunhão com Deus e sua vitória sobre Baal.
Aqui nos é contado: I. Que orientação Deus deu a Gideão para organizar o exército, reduzido a 300 homens, v. 1, 8.
II. Que incentivo Deus lhe deu para atacar o inimigo, enviando-o secretamente ao acampamento deles para ouvir um midianita contar o seu sonho, vv. 9-15.
III. Como ele preparou o ataque ao acampamento inimigo com seus 300 homens, não para combatê-los, mas para assustá-los, vv. 16-20.
IV. O resultado desse ataque: pôs os inimigos em fuga e lhes impôs uma derrota completa; então as forças dispensadas e os outros vizinhos deles vieram ajudá-lo, vv. 21-25. É uma história que brilha intensamente no livro das guerras do Senhor.
Versículos 1 a 8
Os Trezentos Homens de Gideão. (a.C. 1249.)
Aqui, I. Gideão se empenha com todo o cuidado e dedicação em cumprir o papel de um bom general, conduzindo as tropas de Israel contra os midianitas (v. 1). Levantou-se cedo, como alguém cujo coração estava voltado para o trabalho e que temia perder tempo. Agora que tem certeza de que Deus está com ele, não quer demora.
Acampou perto de um poço famoso, para que seu exército não sofresse falta de água, e tomou o terreno mais alto, o que talvez lhe desse alguma vantagem, pois os midianitas estavam abaixo dele, no vale. Repare: a fé nas promessas de Deus não deve diminuir nossos esforços; deve, antes, acelerá-los.
Quando temos certeza de que Deus vai adiante de nós, devemos nos pôr em movimento (2 Samuel 5:24).
II. Deus providencia para que o louvor pela vitória que se aproxima seja reservado inteiramente para si, designando apenas 300 homens para esse serviço.
- O exército era composto por 32 mil homens, pouco em comparação com o número de midianitas que agora tinham vindo para a batalha. Gideão estava quase pensando que eram poucos demais, mas Deus lhe diz que eram muitos (v. 2). Isso não significa que não agiram bem os que se ofereceram de livre vontade para essa expedição; Deus, porém, decidiu não usar todos os que vieram.
Muitas vezes vemos Deus realizar grandes coisas por meio de poucas pessoas, mas esta foi a única vez em que ele deliberadamente reduziu o número. Débora havia pouco censurado os que não vieram ajudar o Senhor; e, ainda assim, na ação importante seguinte, seriam dispensados os que vieram? Sim:
(1.) Assim Deus mostraria que, ao empregar instrumentos apropriados em seu serviço, não precisava deles: podia realizar sua obra sem eles. Portanto, não era Deus quem lhes ficava devendo pelo serviço; eles é que lhe deviam por serem empregados.
(2.) Assim ele envergonharia os que, por covardia, haviam se submetido passivamente aos midianitas e não ousavam enfrentá-los por causa da desproporção numérica. Agora viam que, se tivessem apenas garantido o favor de Deus, um deles poderia perseguir mil.
(3.) Assim ele silenciaria e excluiria toda vanglória. Esta é a razão dada por aquele que conhece o orgulho que há no coração das pessoas: “Para que Israel não se vanglorie contra mim”.
Com justiça, esses homens foram privados da honra do sucesso. “A minha própria mão me salvou” é algo que nunca deve sair da boca daqueles que serão salvos. Quem se gloria, glorie-se no Senhor, e toda carne se cale diante dele.
- Deus usou dois meios para diminuir o número:
(1.) Mandou dispensar todos os que se declarassem medrosos e desanimados (v. 3). Eles estavam acampados num monte perto do inimigo, chamado Monte Gileade, nome derivado de Gileade, antepassado comum das famílias de Manassés que habitavam deste lado do Jordão (Números 26:30).
Talvez dali pudessem ver o enorme número de inimigos; por isso, os que desanimassem ao vê-los ficariam livres para voltar, se quisessem. Havia uma lei que determinava uma proclamação como essa (Deuteronômio 20:8). Mas Gideão talvez pensasse que ela se aplicava somente às guerras para ampliar o território, e não, como esta, à defesa necessária contra um invasor.
Portanto, Gideão não teria feito essa proclamação se Deus, que sabia como ela reduziria suas forças, não lhe tivesse ordenado.
Os covardes seriam tão propensos quanto os outros a tomar para si a honra da vitória depois dela; por isso, Deus não lhes daria a honra de empregá-los. Seria de imaginar que quase nenhum israelita, diante de inimigo como os midianitas e sob um líder como Gideão, se declarasse medroso.
No entanto, mais de dois terços aproveitaram a proclamação e se retiraram quando viram a força do inimigo e a própria fraqueza, sem considerar as garantias da presença divina que seu general recebera do Senhor e, ao que parece, lhes transmitira.
Alguns pensam que a longa opressão lhes havia quebrado o ânimo; outros, com mais probabilidade, que a consciência da própria culpa lhes havia tirado a coragem. O pecado estava diante deles; por isso, não ousavam encarar a morte.
Repare: pessoas medrosas e desanimadas não estão aptas para servir a Deus. Entre os que se alistam sob a bandeira de Cristo, há mais pessoas assim do que imaginamos.
(2.) Deus ordenou que todos os que restassem fossem dispensados, exceto 300 homens, e fez isso por meio de um sinal: O povo ainda é numeroso demais para que eu o use (v. 4). Veja como os pensamentos e caminhos de Deus estão acima dos nossos. É provável que o próprio Gideão pensasse que eram poucos demais, embora fossem tantos quanto os que Baraque levou contra Sísera (Juízes 4:14).
Se não tivesse vencido o desânimo pela força da fé, ele mesmo teria recuado diante de uma empreitada tão perigosa e voltado pelo caminho mais fácil. Mas Deus diz que são numerosos demais; mesmo reduzidos a um terço, ainda são numerosos demais.
Isso pode nos ajudar a entender providências que às vezes parecem enfraquecer a igreja e os seus interesses: seus amigos são numerosos, poderosos e sábios demais para que Deus os use a fim de trazer livramento. Deus está agindo para reduzi-los, para ser exaltado por sua própria força.
Gideão recebe ordem de levar os soldados para beber água, provavelmente junto ao poço de Harode (v. 1) e ao riacho que dele corria. Ele, ou alguém designado por ele, deveria observar como bebiam. Devemos supor que todos estavam com sede e queriam beber.
É provável que Gideão lhes tenha dito que se preparassem para entrar em ação imediatamente e, por isso, se revigorassem, sem esperar beber mais nada depois disso além do sangue dos inimigos. Alguns, sem dúvida a maioria, se ajoelhariam para beber, levando a boca à água como os cavalos, e assim beberiam à vontade.
Outros talvez não fizessem disso uma cerimônia: como o cão que lambe, tomariam depressa um pouco de água nas mãos, molhariam a boca e seguiriam caminho. Eram 300, e nenhum outro, os que beberam assim apressadamente. Deus diz a Gideão que por meio deles derrotaria os midianitas (v. 7).
Pela primeira distinção, ficaram apenas homens valentes, decididos a fazer o máximo para recuperar a liberdade de Israel. Pela distinção seguinte, ficou estabelecido que Deus usaria somente:
[a.] Homens resistentes, capazes de suportar longa fadiga sem reclamar de sede ou cansaço, sem qualquer resquício de preguiça ou luxo.
[b.] Homens apressados, que mal podiam esperar para enfrentar o inimigo e preferiam o serviço de Deus e de sua pátria ao necessário revigoramento. Deus escolhe pessoas assim para seu serviço: não apenas bem-dispostas, mas intensamente dedicadas a uma boa causa.
E, como eram em menor número e, por isso, menos propensos a alcançar o objetivo para o qual foram designados, Deus salvaria Israel por meio deles. Foi uma grande prova da fé e da coragem de Gideão quando Deus lhe ordenou que mandasse todos os outros, exceto aqueles 300, para suas casas, isto é, que fossem para onde quisessem, deixando de segui-lo e de obedecer às suas ordens.
Ainda assim, podemos supor que os que estavam firmes na causa, embora agora dispensados, não se afastaram tanto a ponto de não poder ouvir; estavam prontos para seguir o ataque depois que os 300 abrissem caminho, embora o texto não o diga.
Assim, de maneira extraordinária, o exército de Gideão foi purificado, organizado e reduzido, em vez de reforçado, como se poderia pensar que uma ação tão importante exigiria e mereceria.
- Agora, vejamos como esse pequeno e desprezível regimento, sobre o qual recairia o peso da batalha, foi equipado e preparado. Se esses 300 tivessem o dobro de servos e auxiliares, e o dobro de espadas e lanças, pensaríamos que teriam mais chance de realizar algo. Mas, em vez de serem mais úteis por causa do equipamento, tornam-se menos preparados para a luta. Pois:
(1.) Cada soldado vira despenseiro: pegaram mantimentos nas mãos (v. 8), deixaram para trás seus sacos e bagagens, e cada homem levou consigo os próprios mantimentos. Isso pôs à prova a fé deles: confiariam em Deus quando não tivessem consigo mais provisões do que podiam carregar? Também pôs à prova sua diligência: levariam provisões suficientes? Assim, viviam de mão em boca.
(2.) Cada soldado vira trombeteiro. Os regimentos dispensados deixaram suas trombetas para esses 300 homens, que as receberam em vez de armas de guerra, como se fossem participar de um jogo, e não de uma batalha.
Versículos 9 a 14
Como vimos, o exército de Gideão foi reduzido. Agora ele precisa lutar pela fé ou não lutar de modo algum. Por isso, Deus lhe dá reforço para a fé, em vez de reforços para suas tropas.
I. Deus lhe dá uma boa base sobre a qual firmar a fé. Somente uma palavra de Deus pode servir de apoio à fé. Gideão recebe essa palavra de maneira tão completa e explícita quanto poderia desejar (v. 9).
Uma ordem que autorizava a ação, que de outro modo pareceria imprudente, precipitada e indigna de um general sensato: Levante-se e desça com esse punhado de homens até o acampamento.
Uma promessa que lhe assegurava o sucesso, que de outro modo pareceria muito improvável: Eu o entreguei nas suas mãos; ele é todo seu. Essa palavra do Senhor chegou a Gideão naquela mesma noite, quando, podemos supor, ele estava muito inquieto e preocupado com o que aconteceria. Em meio à multidão de pensamentos que havia dentro dele, esses consolos alegraram sua alma.
Os consolos divinos são concedidos aos que creem não apenas com grande força, mas no momento oportuno.
II. Deus lhe dá um bom apoio para sustentar sua fé.
- Ordena que ele próprio seja seu espião e, já no meio da noite, desça em segredo ao acampamento dos midianitas para ver que informações conseguiria obter: Se você teme descer para lutar, vá primeiro somente com seu servo (v. 10) e ouça o que dizem (v. 11). Fica implícito que ele ouviria algo que fortaleceria muito sua fé.
Deus conhece as fraquezas de seu povo e sabe como, às vezes, uma coisa pequena pode lhe dar grande ânimo. Por isso, sabendo de antemão o que Gideão encontraria naquela parte do acampamento a que desceria, ordena que vá escutar o que diziam, para que cresse com mais firmeza no que Deus dissera.
Ele deve levar consigo seu servo Purá, em quem podia confiar, provavelmente um dos dez que o haviam ajudado a derrubar o altar de Baal. Deve levá-lo, e a mais ninguém, para que testemunhe o que ouvir os midianitas dizerem; assim, pela boca dessas duas testemunhas, quando o caso fosse relatado a Israel, a palavra ficaria confirmada.
Deve levar o servo porque duas pessoas são melhores do que uma, e pouca ajuda é melhor do que nenhuma.
Assim, Deus lhe mostra algo desanimador. Talvez à luz da lua, Gideão discerniu o imenso número do inimigo (v. 12), homens numerosos como gafanhotos; e, em força e coragem, não se mostraram melhores que gafanhotos. Não se podiam contar os camelos, assim como não se pode contar a areia. Isso bastava para apavorá-lo.
Mas Deus faz com que ouça algo que lhe serve de excelente presságio. Depois de ouvi-lo, Gideão voltou imediatamente, supondo que já obtivera o que fora buscar. Ele escutou dois soldados inimigos que eram companheiros conversando; provavelmente estavam deitados juntos, acordados durante a noite.
(1.) Um deles conta seu sonho. Como geralmente acontece com os nossos sonhos, e por isso não valeria a pena contá-lo de novo, é um sonho muito tolo.
Sonhou que viu um bolo de cevada rolando montanha abaixo até o acampamento dos midianitas.
“E me pareceu”, diz ele (pois assim contamos nossos sonhos), “que esse bolo rolante atingiu uma de nossas tendas” (talvez a tenda de um chefe) “com tal violência que” (quem diria?) “derrubou a tenda, arrancou as estacas e rompeu as cordas de um só golpe; a tenda caiu e soterrou os que estavam dentro” (v. 13).
“Na abundância de sonhos há diversas vaidades”, diz Salomão (Eclesiastes 5:7). É de admirar que, em nossos sonhos, uma imaginação brincalhona junte tantas vezes coisas estranhas e sem nexo.
(2.) O outro, talvez entre o sono e a vigília, se dispõe a interpretar o sonho, e a interpretação é muito forçada: “Isto não é outra coisa senão a espada de Gideão” (v. 14).
Nossos intérpretes agora podem explicar como a comparação era apropriada: Gideão, que debulhou cereal para sua família e fez bolos para seu amigo (Juízes 6:11-19), era bem representado por um bolo.
Ele e seu exército eram tão insignificantes quanto um bolo feito de pouca farinha, tão desprezíveis quanto um bolo de cevada, tão reunidos às pressas quanto um bolo assado rapidamente sobre as brasas, e tão incapazes de derrotar esse grande exército quanto um bolo de derrubar uma tenda.
Mas, afinal, não pertencem a Deus as interpretações? Ele pôs na cabeça de um homem o sonho e na boca do outro a interpretação. Se Gideão tivesse ouvido apenas o sonho e ele e seu servo fossem deixados a interpretá-lo, o sonho teria tão pouco significado que pouco lhe serviria.
Mas, recebendo a interpretação da boca de um inimigo, não só lhe pareceu que vinha de Deus, que tem nas mãos o coração e a língua de todas as pessoas, como também provou que o inimigo estava completamente desanimado e que o nome de Gideão se tornara tão temível para eles que perturbava o sono.
A vitória seria fácil, pois já se rendiam tão passivamente: “Deus entregou Midiã nas mãos dele”. Não era provável que lutassem os que viam Deus lutar contra eles.
Por fim, Gideão percebe que o dedo de Deus o guiara precisamente àquele lugar e naquele momento, para ouvir aquele sonho e sua interpretação. Isso o encoraja muito contra os pensamentos sombrios que tivera quando seu exército foi reduzido. Ficou muito satisfeito por ser comparado a um bolo de cevada, já que este realizaria coisas tão grandiosas. Com isso animado, conforme nos é dito (v. 15):
- Ele deu glória a Deus. Adorou imediatamente; inclinou a cabeça ou, talvez, ergueu os olhos e as mãos e, numa breve oração, agradeceu a Deus pela vitória de que agora tinha certeza e por esse incentivo para esperá-la. Onde quer que estejamos, podemos falar com Deus, adorá-lo e encontrar aberto o caminho para o céu.
Deus deve receber o louvor por aquilo que encoraja nossa fé, e sua providência deve ser reconhecida nos acontecimentos que, embora pequenos e aparentemente acidentais, se mostram úteis para nós.
- Ele compartilhou com os seus companheiros o ânimo que recebera: Levantem-se, preparem-se para marchar imediatamente; o Senhor entregou Midiã nas suas mãos.
Versículos 16 a 22
Os Midianitas Surpreendidos. (a.C. 1249.)
Aqui está:
I. O alarme que Gideão deu aos exércitos de Midiã no meio da noite. Aqueles que por tanto tempo aterrorizaram Israel e tantas vezes o assustaram seriam derrotados e destruídos pelo terror.
- O ataque teve muitos aspectos semelhantes ao que Abraão fez contra o exército que havia levado Ló cativo. O número de homens era quase o mesmo: Abraão tinha 318, e Gideão, 300. Ambos dividiram suas forças, atacaram à noite e venceram apesar de grandes desvantagens (Gênesis 14:14, 15).
Gideão não era apenas descendente de Abraão (os midianitas também eram descendentes dele, por meio de Quetura), mas herdeiro da sua fé.
Gideão:
(1.) Dividiu seu exército, embora pequeno, em três batalhões (v. 16), e comandou um deles (v. 19), pois os grandes exércitos, e ele queria dar essa impressão, costumavam ser divididos em ala direita, ala esquerda e corpo principal.
(2.) Ordenou a todos que fizessem o mesmo que ele (v. 17). É muito provável que tenha explicado o que deveriam fazer, pois, sem isso, a manobra era tão estranha que dificilmente a teriam executado de repente. Mas, fazendo primeiro, daria o sinal para que o imitassem, como os oficiais treinam os soldados por ordens ou ao toque do tambor: “Olhem para mim e façam o mesmo”.
Essa é a ordem que nosso Senhor Jesus, capitão da nossa salvação, dá aos seus soldados, pois deixou um exemplo com a instrução de segui-lo: “Assim como eu faço, vocês também farão”.
(3.) Avançou à noite, quando os midianitas estavam desprevenidos e menos esperavam um ataque. Isso os deixaria em grande consternação, e impediria que percebessem quão pequeno era o exército de Gideão. À noite, todo susto é mais assustador, sobretudo no meio da noite, como aconteceu aqui, pouco depois da meia-noite, quando começava a vigília do meio; o alarme os despertaria do sono.
Lemos que o terror da noite é muito terrível (Salmos 91:5), assim como o medo da noite (Cantares de Salomão 3:8).
(4.) Gideão queria aterrorizar aquele enorme exército e infligir-lhe uma derrota não apenas fatal, mas também vergonhosa. Equipou cada homem com uma trombeta na mão direita e um jarro de barro com uma tocha dentro, na mão esquerda. E não considerou indigno de si mesmo marchar à frente deles assim equipado.
Faria da conquista daquele exército uma brincadeira; avançava como se enfrentasse um grupo de crianças, e não um exército de soldados. “A virgem, filha de Sião, te desprezou e zombou de ti” (Isaías 37:22). O pequeno número de seus homens favorecia seu plano: como eram poucos, marcharam com maior sigilo e rapidez, sem serem vistos até chegarem perto do acampamento.
Gideão planejou dar o alarme logo depois da troca da guarda (v. 19), para que as sentinelas, então bem despertas, o espalhassem pelo acampamento com maior rapidez, o que seria o melhor serviço que podiam prestar.
Gideão planejou aterrorizar e confundir aquele exército de três maneiras:
[a.] Com grande barulho. Cada homem devia tocar a trombeta da maneira mais assustadora possível e, ao mesmo tempo, quebrar ruidosamente o jarro de barro. Talvez cada um batesse seu jarro contra o do companheiro ao lado, quebrando os dois juntos. Isso produziria um grande estrondo e simbolizaria os efeitos do susto: os midianitas matariam uns aos outros.
[b.] Com grande clarão. As tochas acesas ficaram escondidas dentro dos jarros, como uma vela debaixo de um alqueire. Ao chegarem ao acampamento, todos as tirariam de repente, criando um clarão intenso que atravessaria o acampamento como um relâmpago. Talvez com elas incendiassem algumas tendas na periferia do acampamento, aumentando muito a confusão.
[c.] Com grande grito. Cada homem devia gritar: “Pelo Senhor e por Gideão”. Alguns pensam que assim se deve ler o v. 18, pois ali a palavra “espada” não está no original, embora apareça no v. 20: “A espada do Senhor e de Gideão”. Parece que Gideão tomou essa expressão do sonho do midianita (v. 14): “É a espada de Gideão”.
Ao perceber que seu nome os aterrorizava, usou-o contra eles, mas colocou à frente o nome de Jeová, como o algarismo sem o qual seu próprio nome seria apenas um zero sem valor. Isso animaria seus homens, que podiam ter coragem ao lutar por um Deus como Jeová e por um homem como Gideão, enquanto ambos lutavam por eles. Com esses líderes, podiam segui-los com confiança.
O grito também assustaria os inimigos, que desde tempos antigos tinham ouvido falar do grande nome de Jeová e, mais recentemente, do nome de Gideão. A espada do Senhor é tudo para o sucesso da espada de Gideão; ainda assim, a espada de Gideão deve ser usada.
Devemos considerar os homens como instrumentos e Deus como o agente principal, cada qual no devido lugar, mas os homens, mesmo os maiores e melhores, sempre sujeitos e subordinados a Deus. Esse exército seria derrotado inteiramente pelo terror, e o terror é especialmente a espada do Senhor.
Se esses soldados tinham espadas à cintura, era só isso: não as empunharam, mas venceram gritando “A espada!”. Assim também os inimigos da igreja são derrotados por uma espada que sai da boca (Apocalipse 19:21).
- O método usado aqui para derrotar os midianitas pode ser entendido:
(1.) Como símbolo da destruição do reino do diabo no mundo pela pregação do evangelho eterno, pelo toque daquela trombeta e pela exibição daquela luz de dentro de vasos de barro. Assim são os ministros do evangelho, nos quais está depositado o tesouro dessa luz (2 Coríntios 4:6, 7).
Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios e um bolo de cevada para derrubar as tendas de Midiã, para que a excelência do poder fosse somente de Deus. O evangelho é uma espada, não na mão, mas na boca: a espada do Senhor e de Gideão, de Deus e de Jesus Cristo, daquele que está sentado no trono e do Cordeiro.
(2.) Como representação dos terrores do grande dia.
Assim aplica a história o excelente bispo Hall: se aqueles jarros, trombetas e fachos de fogo aterrorizaram e abalaram as orgulhosas tropas de Midiã e de Amaleque, quem poderá permanecer de pé diante do terror final, quando soar a trombeta do arcanjo, os elementos estiverem em chamas, os céus passarem com grande estrondo e o próprio Senhor descer com um grito?
II. O resultado maravilhoso desse alarme. Os gritos tiraram a vida dos midianitas, assim como fizeram cair os muros de Jericó, para que Gideão visse aquilo que pouco antes desesperava de ver: as maravilhas de que seus pais lhes haviam falado.
Os soldados de Gideão obedeceram às ordens e ficaram cada um no seu posto, ao redor do acampamento (v. 21), tocando a trombeta para incitar os midianitas a lutar uns contra os outros e mantendo a tocha erguida para iluminar o caminho dos midianitas rumo à própria ruína deles.
Não avançaram contra o exército de Midiã, ávidos por sangue ou saque; ficaram pacientemente parados para ver o livramento do Senhor, obra inteiramente dele. Observe como o plano deu certo.
- Os midianitas ficaram aterrorizados com os israelitas. Todo o exército foi imediatamente alertado; o alarme se espalhou como relâmpago por todas as fileiras. Eles correram, gritaram e fugiram (v. 21). Havia uma causa natural para esse susto.
Podemos supor que não soubessem da grande redução do exército de Gideão; pelo contrário, talvez pensassem que ele aumentava desde as últimas notícias.
Sabendo como se haviam tornado odiosos e opressivos, e das medidas audaciosas tomadas para sacudir o jugo deles, tinham razão para suspeitar que um exército muito grande se aproximava, anunciado por tantos tocadores de trombeta e portadores de tochas. Mas um poder sobrenatural também lhes impôs esse terror.
O próprio Deus infundiu esse terror, para mostrar como se teria cumprido a promessa, caso eles não a tivessem perdido: “Um de vocês perseguirá mil”. Veja o poder da imaginação e como, às vezes, ela pode se tornar motivo de terror, assim como em outras ocasiões pode causar prazer.
- Eles se atacaram uns aos outros: “O Senhor pôs a espada de cada um contra o seu companheiro” (v. 22). Na confusão, vendo os tocadores de trombeta e os portadores de tochas parados fora do acampamento, imaginaram que o grosso do exército já havia entrado e estava no meio deles. Por isso, cada um atacou o primeiro que encontrou, mesmo que fosse amigo, supondo ser um inimigo.
Um erro desses provocaria muitos outros: quem matasse o companheiro certamente seria confundido com um inimigo e imediatamente morto. É do nosso interesse manter o domínio sobre o próprio espírito e jamais nos deixar dominar pelo terror, pois não imaginamos o mal que assim podemos atrair sobre nós.
Veja também como Deus muitas vezes faz dos inimigos de sua igreja instrumentos para destruírem uns aos outros. É lamentável que os amigos da igreja alguma vez se tornem tão insensatos.
- Fugiram para salvar a vida. Talvez, quando amanheceu, tenham percebido que se enganaram ao lutar uns contra os outros.
Concluíram que esse erro fatal os havia enfraquecido tanto que agora seria impossível resistir a Israel; por isso, trataram de voltar para sua própria terra, embora, pelo que se vê, os 300 homens mantivessem suas posições. O ímpio foge sem que ninguém o persiga (Provérbios 28:1). Terrores o amedrontam por todos os lados e o põem em fuga (Jó 18:11).
Versículos 23 a 25
A Vitória de Gideão. (a.C. 1249.)
Vemos aqui a continuação dessa gloriosa vitória. 1. Os soldados de Gideão que haviam sido dispensados e talvez já estivessem se dispersando se reuniram novamente ao saber que os inimigos fugiam e os perseguiram com vigor, embora não tivessem tido coragem de enfrentá-los.
Os homens de Israel de Naftali e Aser que fizeram isso (v. 23) não vieram então dessas regiões distantes; eram os mesmos que se haviam alistado (Juízes 6:35), mas tinham sido dispensados. Os que tiveram medo de lutar (v. 3) criaram coragem quando o pior já havia passado e estavam prontos para dividir o despojo, embora tivessem hesitado em iniciar o ataque.
Os que, mesmo querendo lutar, não puderam fazê-lo porque Deus ordenara que fossem dispensados, não agiram como aqueles de 2 Crônicas 25:10, 13, que voltaram com grande indignação. Esperaram uma oportunidade de servir perseguindo o inimigo, embora lhes tivesse sido negada a honra de ajudar a romper as linhas.
- Os efraimitas atenderam por unanimidade ao chamado de Gideão e tomaram os pontos de passagem sobre o Jordão, nos vários vaus, para cortar a retirada dos inimigos à sua própria terra e destruí-los por completo, a fim de impedir que voltassem a fazer o mesmo mal a Israel.
Agora que começavam a cair, era fácil dizer: Abaixo com eles (Ester 6:13). Eles tomaram as águas (v. 24), isto é, posicionaram-se ao longo da margem do rio, de modo que os midianitas, ao fugirem dos que os perseguiam, caíram nas mãos dos que esperavam interceptá-los. Ali estavam o terror, a cova e a armadilha (Isaías 24:17).
- Dois dos principais comandantes do exército de Midiã foram capturados e mortos pelos efraimitas deste lado do Jordão (v. 25). Talvez os nomes deles indicassem sua natureza: Orebe significa corvo, e Zeebe, lobo (corvus e lupus).
Durante a fuga, um se refugiou numa rocha (Isaías 2:21; Apocalipse 6:15), e o outro, junto a um lagar, assim como Gideão, por medo deles, havia escondido seu cereal junto a um lagar (Juízes 6:11).
Mas os lugares em que se refugiaram se tornaram os lugares de sua morte, e a lembrança disso foi preservada para a posteridade nos nomes dos lugares, para sua perpétua infâmia: Aqui caíram os príncipes de Midiã.