Matthew Henry

Juízes 5

Argumento

Este capítulo contém o cântico triunfal composto e entoado por ocasião da gloriosa vitória que Israel obteve sobre as forças de Jabim, rei de Canaã, e das felizes consequências dessa vitória.

Provavelmente era costume publicar poemas nessas ocasiões, como hoje; mas, de todos os poemas da época dos juízes, só este foi preservado, porque foi ditado pela profetisa Débora, destinado a ser um salmo de louvor naquela época e um modelo de louvor para as gerações futuras, e lança muita luz sobre a história daqueles dias.

I. Começa com louvor a Deus (v. 2, 3). II. O conteúdo do cântico preserva a memória desse grande feito.

  1. Compara as manifestações de Deus em favor deles nessa ocasião com as que ocorreram no monte Sinai (vv. 4-5). 2. Engrandece o livramento ao recordar a condição calamitosa em que viviam (vv. 6-8). 3. Convida a louvar os que compartilharam os benefícios da vitória (vv. 9-13).

  2. Honra as tribos que se empenharam na guerra e envergonha as que se recusaram a servir (vv. 14-19, 23). 5. Observa que o próprio Deus lutou por eles (vv. 20-22). 6. Celebra especialmente a honra de Jael, que matou Sísera, tema a que dedica grande parte do cântico (vv. 24-30). Conclui com uma oração a Deus (v. 31).

Versículos 1 a 5

O Cântico de Débora e Baraque. (a.C. 1285.)

O capítulo anterior nos mostrou as grandes coisas que Deus fez por Israel. Neste vemos a gratidão que o povo lhe ofereceu, para que todas as gerações da igreja aprendessem aquela obra do céu: louvar a Deus.

I. Deus é louvado com um cântico, que é: 1. Uma expressão muito natural de alegria. “Está alguém alegre? Cante louvores”; a alegria santa é a própria alma e raiz do louvor e da ação de graças. Deus tem prazer em considerar-se glorificado por nossa alegria nele e em suas obras maravilhosas. A alegria dos seus servos é o seu deleite, e seus cânticos são música para ele.

  1. É um meio muito apropriado para divulgar o conhecimento e perpetuar a lembrança de grandes acontecimentos. Os vizinhos aprenderiam esse cântico uns dos outros, e os filhos, dos pais.

Assim, até os que não tivessem livros ou não soubessem ler conheceriam as obras de Deus; uma geração louvaria as obras dele à seguinte e anunciaria seus poderosos feitos (Salmos 145:4 etc.).

II. Débora compôs o cântico, como se vê no versículo 7: “Até que eu, Débora, me levantei”. As primeiras palavras deveriam ser traduzidas: “Então ela cantou, sim, Débora”. 1. Usou seus dons de profetisa para compô-lo.

O tom é muito belo e elevado do começo ao fim, com imagens vivas, expressões elegantes e admirável mistura de doçura e majestade. Nenhuma poesia se compara à poesia sagrada.

  1. Podemos supor que usou sua autoridade de princesa para obrigar o exército vitorioso de Israel a aprender e cantar esse cântico. Não esperava que, por meio de seus poemas, celebrassem seus louvores e a engrandecessem; exigiu que, nesse poema, se unissem a ela para celebrar os louvores de Deus e engrandecê-lo. Ela fora a primeira roda a mover a ação e agora o era também na ação de graças.

III. O cântico foi entoado naquele dia, não necessariamente no próprio dia da batalha, mas por causa dela, pouco depois, assim que foi possível marcar um dia de ação de graças. Quando recebemos misericórdia de Deus, devemos logo oferecer-lhe louvor, enquanto a lembrança da dádiva está viva. É um tributo que se paga no dia devido.

  1. Débora começa com um aleluia geral: “Louvem” — ou “bendigam”, pois essa é a palavra — “ao Senhor” (v. 2). O propósito do cântico é dar glória a Deus; por isso essa exortação vem primeiro, explicando e orientando tudo o que segue, como o primeiro pedido da oração do Senhor: “Santificado seja o teu nome”.

Débora louva a Deus por duas coisas: (1.) pela vingança que executou contra os inimigos de Israel, retribuindo aos opressores orgulhosos e cruéis, no próprio peito deles, todos os danos que haviam causado ao seu povo. O Senhor se dá a conhecer como Deus justo, a quem pertence a vingança, pelos juízos que executa.

(2.) Pela graça concedida aos amigos de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente para servir nessa guerra. Toda boa ação que nos fazem deve ser creditada à glória de Deus; e, quanto mais voluntariamente a fazem, mais devemos reconhecer a graça que produz tanto o querer quanto o realizar.

Por essas duas coisas, Débora decidiu registrar o cântico em honra do Deus eterno (v. 3): “Eu, sim, eu cantarei ao Senhor, Jeová”, Deus de soberania indiscutível e poder irresistível, “ao Senhor, Deus de Israel”, que governa todas as coisas para o bem da igreja.

  1. Ela convoca os grandes deste mundo, que se assentam à cabeceira da mesa, para ouvirem o cântico e atentarem para seu tema: “Ouçam, ó reis!”

“Deem ouvidos, ó príncipes!” (1.) Queria que soubessem que, por grandes e elevados que fossem, há alguém acima deles com quem é insensato contender e a quem lhes convém submeter-se; cavalos e carros são inúteis para salvar.

(2.) Queria que se unissem a ela para louvar o Deus de Israel e deixassem de louvar seus falsos deuses, como fez Belsazar: “Louvou os deuses de ouro e de prata” (Daniel 5:4). Ela lhes fala como o salmista: “Agora, pois, ó reis, sejam prudentes! Sirvam ao Senhor com temor” (Salmos 2:10-11).

(3.) Queria que aprendessem com o destino de Sísera a não ousar fazer mal ao povo de Deus, cuja causa, cedo ou tarde, o próprio Deus defenderá com zelo.

  1. Ela recorda as manifestações anteriores de Deus e as compara a esta, para engrandecer ainda mais o glorioso autor daquela grande salvação. O que Deus está fazendo deve nos lembrar do que já fez, pois ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre (v. 4): “Senhor, quando saíste de Seir”.

Isso pode ser entendido de duas maneiras. (1.) Pode referir-se às manifestações do poder e da justiça de Deus contra os inimigos de Israel, para subjugá-los e conquistá-los. Habacuque 3:3-4 etc. apresenta uma descrição semelhante da destruição dos inimigos da igreja.

Quando Deus conduziu seu povo de Israel para fora da terra de Edom, pôs Seom e Ogue sob seus pés, atingindo-os e a seus exércitos com tamanho terror e assombro que pareciam pensar que céu e terra desabavam juntos. O coração deles derreteu, como se o mundo inteiro se desfizesse ao redor.

Isso também pode indicar as gloriosas manifestações da majestade divina e os efeitos surpreendentes do poder de Deus, capazes de fazer tremer a terra, fazer os céus gotejarem como neve diante do sol e derreter os montes. Compare Salmos 18:7.

Os planos de Deus não podem ser impedidos por criatura alguma. Quando chega a hora de se cumprirem, aquilo que parecia estar no caminho não só cede, como passa a servi-los. Veja Isaías 64:1-2.

(2.) Ou pode referir-se às manifestações da glória e da majestade de Deus a Israel quando lhe deu a Lei no monte Sinai. Então, literalmente, a terra tremeu e os céus derramaram água etc. Compare Deuteronômio 33:2 e Salmos 68:7-8.

Que todos os reis e príncipes saibam que esse é o Deus que Débora louva, e não divindades vis e impotentes como aquelas a que prestavam homenagem.

A paráfrase caldaica aplica essas palavras à entrega da Lei, mas faz uma estranha glosa da frase “os montes derreteram”: Tabor, Hermom e Carmelo teriam competido entre si; um dizia “Que a majestade divina habite em mim”, e outro dizia “Que habite em mim”.

Mas Deus fez com que habitasse no monte Sinai, o mais humilde e menor dos montes. Suponho que “menor” signifique menos valioso, por ser árido e rochoso.

Versículos 6 a 11

Aqui, I. Débora descreve a condição aflita de Israel sob a tirania de Jabim, para que a grandeza do sofrimento tornasse o livramento ainda mais glorioso e misericordioso (v. 6). Dos dias de Sangar, que contribuiu de algum modo para livrar Israel dos filisteus, até os dias de Jael, o presente, em que ela se destacou, o país ficou praticamente desolado.

  1. Não havia comércio. Faltavam soldados para proteger os homens de negócios em seus negócios das incursões inimigas e magistrados para conter e punir os ladrões e assaltantes. Eram homens arruinados e desesperados que, sem trabalho, roubavam nas estradas principais.

Todo comércio parou, e as estradas ficaram desertas, sem caravanas de mercadores como antes.

  1. Não se podia viajar. Quando havia alguma ordem e governo, os viajantes podiam andar em segurança pelas estradas abertas, e os ladrões eram obrigados a se esconder nos atalhos.

Agora ocorria o contrário: os ladrões assaltavam impunemente nas estradas, e os viajantes honestos precisavam se esgueirar pelos desvios, sempre assustados.

  1. Não se cultivava a terra. Os campos ficavam devastados e abandonados quando os habitantes das aldeias, os lavradores, deixavam seus ofícios e suas casas, constantemente ameaçadas e saqueadas por bandos de assaltantes, e precisavam refugiar-se com as famílias em cidades muradas e fortificadas.

  2. Não se administrava a justiça. Havia guerra às portas das cidades, onde funcionavam os tribunais (v. 8). Só depois que esse livramento aconteceu o povo do Senhor ousou descer às portas (v. 11). As incursões constantes dos inimigos privaram os magistrados da dignidade e o povo dos benefícios do governo.

  3. Não havia paz para quem saía nem para quem voltava. O inimigo infestava as portas por onde as pessoas entravam e saíam; até os lugares onde se buscava água eram ameaçados pelos arqueiros — grande proeza, aterrorizar quem ia buscar água!

  4. Não havia armas nem ânimo para se defender: não se via escudo nem lança entre quarenta mil homens (v. 8). Ou os opressores os haviam desarmado, ou o próprio povo negligenciara a arte da guerra.

Mesmo que tivessem lanças e escudos, não se viam: haviam sido abandonados e deixados enferrujar, pois faltava habilidade e vontade para usá-los.

II. Em poucas palavras, ela revela o que causou toda aquela miséria: “Escolheram deuses novos” (v. 8). A idolatria levou Deus a entregá-los assim nas mãos dos inimigos. O Senhor, seu Deus, era um só, mas isso não lhes bastou: queriam mais, muitos mais, sempre mais.

Seu Deus era o Ancião de Dias, sempre o mesmo; por isso se cansaram dele e quiseram deuses novos, pelos quais se entusiasmaram como crianças por roupas novas: nomes inventados havia pouco, heróis recém-canonizados.

Quando puderam escolher, seus pais escolheram o Senhor como Deus (Josué 24:21); eles, porém, não quiseram manter essa escolha e preferiram deuses que eles mesmos escolheram.

III. Ela observa a grande bondade de Deus para com Israel ao levantar pessoas que corrigissem essas injustiças. Primeiro ela própria (v. 7): “Até que eu, Débora, me levantei”, para reprimir e punir os que perturbavam a paz pública e proteger as pessoas em seu trabalho.

Logo a situação melhorou: as feras se retiraram com o despontar dessa luz alegre, e o ser humano voltou ao seu trabalho e à sua labuta (Salmos 104:22-23).

Assim ela se tornou mãe em Israel, uma mãe que amamenta: tamanho era o afeto que nutria pelo seu povo e tamanho o cuidado e esforço que dedicava ao bem público. Sob seu governo havia outros governantes em Israel (v. 9), que, como ela, fizeram sua parte para reformar o povo e, depois, como ela, ofereceram-se de bom grado para servir na guerra.

Não insistiram na isenção a que sua dignidade e cargo lhes davam direito, pois tinham tão boa oportunidade de defender a causa do país.

Sem dúvida, o exemplo dos governantes também levou o povo a se oferecer voluntariamente (v. 2). A respeito deles, Débora diz: “Meu coração está com eles”, isto é: “Eu os amo e honro de verdade; conquistaram para sempre o meu coração, e nunca os esquecerei”.

São dignos de dupla honra os que, voluntariamente, abrem mão das prerrogativas de sua posição para servir a Deus e à sua igreja.

IV. Ela chama os que tiveram parte especial nos benefícios dessa grande salvação a oferecer agradecimentos específicos a Deus (vv. 10-11). Cada um conte a bondade de Deus conforme a experimentou nessa feliz mudança na situação pública.

  1. Vocês que montam jumentos brancos, isto é, os nobres e os homens de posição. Cavalos eram pouco usados naquela região; talvez tivessem uma raça de jumentos muito melhor que a nossa.

As pessoas de qualidade, ao que parece, distinguiam-se pela cor dos jumentos em que montavam; os brancos eram mais raros e por isso mais valorizados.

Conta-se que os filhos e netos de Abdom montavam jumentinhos, sinal de que eram homens importantes (Juízes 12:14). Que aqueles a quem esse livramento restituiu não só a liberdade, como aos outros israelitas, mas também a dignidade, louvem a Deus.

  1. Que os que se assentam para julgar reconheçam e agradeçam essa grande misericórdia: podem sentar-se ali em segurança e a espada da justiça não lhes foi arrancada pela espada da guerra.

  2. Que os que caminham pelas estradas sem encontrar alguém que os amedronte falem consigo mesmos, em meditações piedosas, e com os companheiros de viagem, em conversas religiosas, da bondade de Deus ao livrar as estradas dos bandidos que por tanto tempo as infestaram.

  3. Que os que buscam água em paz, sem terem seus poços tomados ou tapados nem correrem o risco de serem capturados pelos inimigos quando saem para buscá-la, narrem ali, onde se sentem muito mais seguros e à vontade do que antes, os feitos do Senhor, não os de Débora nem os de Baraque, mas os do Senhor.

Reconheçam que foi sua mão que trouxe paz às fronteiras e criou proteção sobre toda a glória. Esta é obra do Senhor.

Observe nestes feitos dele: (1.) A justiça executada contra os inimigos ousados. São os atos justos do Senhor. Vejam-no defender uma causa justa e sentar-se no trono para julgar com retidão; deem glória a ele como Juiz de toda a terra.

(2.) A bondade demonstrada ao seu povo temeroso, os moradores das aldeias, mais expostos aos inimigos, que mais sofreram e corriam maior perigo (Ezequiel 38:11). É glória de Deus proteger os mais expostos e ajudar os mais fracos.

Reconheçamos a parte que cada um de nós tem na paz e tranquilidade públicas, sobretudo os moradores das aldeias, e demos graças a Deus por isso.

Versículos 12 a 23

Aqui temos: I. Débora anima a si mesma e a Baraque a celebrar solenemente esta vitória, para a glória de Deus e honra de Israel, encorajamento dos amigos e maior confusão dos inimigos (v. 12).

  1. Como profetisa, Débora deve fazê-lo por meio de um cântico. Para compô-lo e cantá-lo, exorta a si mesma: “Desperta, desperta”, e de novo: “Desperta, desperta”. Isso demonstra que reconhecia a excelência e a dificuldade da tarefa; ela precisava e merecia toda a vivacidade e energia da alma.

Todas as faculdades da alma, com a máxima intensidade e aplicação, deviam empenhar-se nisso.

Assim, ela também reconhece sua própria fraqueza e tendência a esmorecer e diminuir o zelo nessa obra. Repare: devemos despertar e estimular a nós mesmos para louvar a Deus (Salmos 108:2). 2. Como general, Baraque devia fazê-lo com um triunfo: “Leve cativos os seus cativos”.

Embora o exército de Sísera tenha sido abatido no campo e não se tenha dado quartel, podemos supor que, ao prosseguir com a vitória e levar a guerra ao território inimigo, muitos que não portavam armas foram capturados como prisioneiros de guerra.

Débora queria que Baraque os conduzisse acorrentados quando fizesse sua entrada pública em sua cidade, para abrilhantar o triunfo; não porque lhe desse prazer pisotear seus semelhantes, mas porque assim glorificaria a Deus e serviria ao grande propósito do governo de Deus: olhar para os orgulhosos e humilhá-los.

II. Ela apresenta boas razões para esse louvor e triunfo (v. 13). Essa gloriosa vitória engrandeceu o remanescente de Israel e, em particular, Débora; isso se devia inteiramente a Deus. 1. Os israelitas haviam se tornado poucos e insignificantes, mas Deus lhes deu domínio sobre os nobres.

Muitos foram mortos pelo inimigo, muitos morreram de tristeza e talvez alguns tenham levado a família e os bens para outros países.

Ainda assim, os poucos que restaram, com auxílio divino e um só esforço corajoso e generoso, não só sacudiram o jugo da opressão, mas dominaram os opressores.

Enquanto houver israelitas de Deus — e ele sempre preservará um remanescente, mesmo nos piores tempos — haverá esperança, ainda que esse remanescente seja muito pequeno. Deus pode fazer com que quem restou, mesmo sendo uma única pessoa, triunfe sobre os mais orgulhosos e poderosos.

  1. Débora era mulher, o sexo considerado mais fraco e que, desde a queda, fora submetido; ainda assim, o Senhor, que está acima dos mais elevados, autorizou-a a governar os homens poderosos de Israel, que se submeteram voluntariamente à sua direção.

Também a capacitou a triunfar sobre os poderosos cananeus, derrotados pelo exército que ela comandava. Assim elevou maravilhosamente a condição humilde de sua serva: “O Senhor fez de mim, uma mulher, senhora de homens poderosos”. A pedra desprezada tornou-se a principal pedra angular. Esta é obra do Senhor, admirável aos nossos olhos.

III. Ela faz observações específicas sobre os grupos envolvidos nessa grande ação, indicando quem lutou contra Israel, quem lutou a seu favor e quem permaneceu neutro.

  1. Quem lutou contra Israel. É preciso reconhecer o poder do inimigo para que a vitória pareça mais gloriosa. A história já mencionara Jabim e Sísera; aqui aprendemos mais.

(1.) Amaleque firmara pacto com Jabim e lhe enviou auxílio ou tentou fazê-lo. Diz-se que Efraim agiu contra Amaleque (v. 14), provavelmente interceptando e eliminando forças amalequitas que marchavam para juntar-se a Sísera. Amaleque ajudara Moabe a oprimir Israel (Juízes 3:13) e agora ajudava Jabim.

Era inimigo inveterado do povo de Deus: sua mão sempre se levantava contra o trono do Senhor (Êxodo 17:16), e por isso era ainda mais perigoso. (2.) Outros reis de Canaã, que haviam recuperado parte das forças perdidas na derrota para Josué, juntaram-se a Jabim e reforçaram seu exército.

Tinham o mesmo ódio implacável a Israel, e aqueles reinos, em seu apogeu, haviam sido subordinados a Hazor (Josué 11:10).

Esses reis vieram lutar (v. 19). Israel não tinha rei; seus inimigos tinham muitos, e seu poder e influência, sobretudo quando unidos, tornavam-nos temíveis. Ainda assim, Israel, tendo o Senhor por Rei, foi mais forte que todos.

Diz-se que esses reis não receberam pagamento: não eram mercenários contratados por Jabim, que muitas vezes falham no momento decisivo, mas voluntários sinceramente comprometidos contra Israel. Segundo o Targum, não desejavam riquezas de prata, mas somente a satisfação de ajudar a destruir Israel. Com esse propósito, eram ainda mais temíveis e seriam mais cruéis.

  1. Quem lutou por Israel. As tribos que ajudaram nessa grande façanha são aqui honradas. Embora a glória principal pertença a Deus, os instrumentos merecem o devido reconhecimento, para encorajar outros; mas, acima de tudo, foi o céu que decidiu a vitória.

(1.) Efraim e Benjamim, as tribos entre as quais a própria Débora vivia, agiram com bravura sob sua influência. Sua palmeira ficava no território de Efraim, muito perto de Benjamim (v. 14): de Efraim surgiu uma raiz, com vida nela, contra Amaleque.

Havia em Efraim um monte chamado monte de Amaleque (Juízes 12:15), que alguns pensam ser mencionado aqui. Outros entendem: havia uma raiz em Amaleque, isto é, naquele monte, uma firme resolução daquele povo de resistir aos opressores, raiz de todo o movimento.

Benjamim lhes dera bom exemplo entre seu povo: “Depois de você, ó Benjamim, Efraim avançou”. Embora Benjamim fosse a tribo mais jovem e, especialmente naquela época, muito inferior a Efraim em número e riqueza, quando ela liderou, Efraim seguiu para defender a causa comum.

Se não somos corajosos o bastante para liderar uma boa obra, não devemos ser tão orgulhosos e obstinados que nos recusemos a seguir até os inferiores.

Efraim estava longe do campo de batalha e, por isso, não podia enviar muitos de seus ramos para o serviço. Mas Débora, que era daquela tribo, sabia que havia nela uma raiz, gente que apoiava sinceramente a causa.

O dr. Lightfoot dá outra interpretação: Josué, de Efraim, havia sido raiz de vitórias contra Amaleque (Êxodo 17), e Eúde, de Benjamim, acabara de vencer Amaleque e Moabe.

(2.) Depois que Efraim e Benjamim abriram caminho, Maquir — a meia tribo de Manassés do outro lado do Jordão — e Zebulom enviaram homens muito úteis ao empreendimento. Para formar um exército, sobretudo nas condições difíceis de Baraque, depois de longo desuso das armas e desânimo do povo, era importante dispor de:

[1.] Oficiais corajosos. A família de Maquir os forneceu, pois dali vieram governantes. Os descendentes de Maquir eram famosos por sua coragem nos dias de Moisés (Números 32:39), qualidade que permaneceu na família, talvez ainda mais por viverem na fronteira.

[2.] Secretários de guerra instruídos e hábeis, fornecidos por Zebulom. De lá vieram os que manejavam a pena do escritor: funcionários que expediam ordens, escreviam cartas circulares, preparavam comissões, reuniam os homens e mantinham registros.

Cada pessoa deve servir ao bem público com o dom que recebeu (1 Pedro 4:10); os olhos veem e os ouvidos ouvem em benefício do corpo inteiro.

Sei que muitos entendem a passagem como referência ao entusiasmo dos estudiosos dessa tribo, que estudavam e explicavam a Lei e, embora fossem mais versados nos livros que na arte da guerra, pegaram em armas por essa causa. Sir Richard Blackmore a parafraseia assim:

Os escribas e sábios de Zebulom, Para empunhar a espada, depuseram a pena.

(3.) Issacar também prestou bons serviços. Embora reconhecesse que o descanso era bom e por isso inclinasse o ombro para carregar, conforme a descrição dessa tribo (Gênesis 49:15), recusou-se a suportar o tributo de Jabim e preferiu o nobre trabalho da guerra a um descanso servil.

Talvez não houvesse muitos soldados comuns dessa tribo, mas seus príncipes estavam com Débora e Baraque (v. 15), provavelmente como um grande conselho de guerra, para aconselhá-los nas emergências. Parece que os príncipes de Issacar acompanharam Baraque pessoalmente ao campo.

Se ele foi a pé, eles foram a pé com ele, sem pensar na honra ou no conforto próprios. Se foi ao vale, lugar de maior perigo, expuseram-se com ele e permaneceram à sua direita para aconselhá-lo. Os homens de Issacar entendiam os tempos (1 Crônicas 12:32).

(4.) Zebulom e Naftali foram as tribos mais corajosas e ativas, não só por afeição particular a Baraque, seu conterrâneo, mas porque viviam mais perto de Jabim e sentiam o jugo da opressão com maior peso.

Melhor morrer com honra que viver em cativeiro; por isso, em zelo piedoso por Deus e pelo país, arriscaram a vida até a morte nos altos do campo de batalha (v. 18). Com que bravura avançaram contra os carros de ferro, desprezando o perigo e desafiando a própria morte por uma causa tão boa!

(5.) As estrelas do céu se mostraram, ou pelo menos agiram, a favor de Israel (v. 20): “As estrelas, nas suas órbitas”, conforme a ordem daquele que é o grande Senhor dos exércitos celestiais, “lutaram contra Sísera”.

Talvez por influências nocivas, talvez provocando tempestades de granizo e trovões que contribuíram muito para dispersar o exército.

O Targum lê: “Do céu, do lugar de onde saem as estrelas, travou-se guerra contra Sísera”, isto é, o poder do Deus do céu se empenhou contra ele e usou o ministério dos anjos celestiais. De um modo ou de outro, os astros — sem interromper seu curso, como quando o sol parou à ordem de Josué — lutaram contra Sísera.

Quando Deus é inimigo de alguém, toda a criação está em guerra contra essa pessoa. Talvez os relâmpagos, por meio dos quais as estrelas combateram, tenham assustado os cavalos, que empinaram até quebrar os cascos (v. 22), e provavelmente derrubaram os carros de ferro ou os fizeram voltar-se contra os próprios donos.

(6.) O rio Quisom lutou contra os inimigos. Arrastou muitos dos que esperavam escapar por ele (v. 21). Em geral, era um rio raso, e, como ficava em seu próprio território, podemos supor que conhecessem bem seus vaus e passagens mais seguras.

Mas agora, talvez por causa da forte chuva, suas águas cresceram e a correnteza ficou profunda e forte. Os que tentaram atravessá-lo se afogaram, fracos e exaustos, sem conseguir vencer a correnteza. Os cascos dos cavalos se quebraram com os mergulhos, como diz a margem (v. 22).

O Quisom é chamado “rio antigo” porque historiadores ou poetas antigos o descreveram ou celebraram; ou, antes, porque desde muito tempo fora destinado, no conselho de Deus, a servir ao propósito contra Sísera, como se tivesse sido criado justamente para isso.

Assim, diz-se que Deus formou havia muito tempo a água do antigo reservatório para o uso a que foi destinada (Isaías 22:11).

(7.) A própria alma de Débora lutou contra eles. Ela fala com santa exultação (v. 21): “Ó minha alma, pisaste a força deles”. Fez isso ao encorajar e ajudar os outros, com todo o coração, e também por suas orações. Assim como Moisés venceu Amaleque ao erguer a mão, Débora derrotou Sísera ao elevar o coração.

Quando a alma se ocupa de exercícios santos e deles participa de todo o coração, pela graça de Deus a força de nossos inimigos espirituais será esmagada e cairá diante de nós.

  1. Nesse grande combate, ela observa quem permaneceu neutro e não se aliou a Israel, como seria de esperar. É surpreendente quantos, mesmo entre os chamados israelitas, desertaram vergonhosamente dessa causa gloriosa e se recusaram a comparecer.

Judá e Simeão não são mencionados entre as tribos envolvidas, pois viviam muito longe do local do combate e não tiveram oportunidade de participar; por isso, nada se esperava deles. Mas sobre os que viviam perto e, mesmo assim, não se arriscaram, recaem marcas indeléveis de vergonha, como mereciam.

(1.) Rúben recusou covardemente o serviço (v. 15, 16). Com justiça já havia perdido os privilégios da primogenitura, e a sentença de seu pai moribundo ainda o acompanhava: “Instável como a água, não serás o primeiro”. Duas coisas o impediram de participar:

[1.] As divisões. Débora toca duas vezes nessa nota dissonante, para sua vergonha: “Pelas divisões de Rúben houve grandes pensamentos do coração”, impressões e exames do coração.

Não se trata apenas de estarem separados de Canaã pelo Jordão, o que não deveria tê-los impedido se estivessem comprometidos com a causa; Gileade permaneceu do outro lado do Jordão, mas de Maquir, de Gileade, vieram governantes.

Pode significar que estavam divididos entre si, sem concordar sobre quem devia ir ou liderar; cada um buscava os postos de honra e evitava os de perigo. Disputas infelizes na tribo impediram que se unissem entre si e com os irmãos pelo bem comum.

Ou discordavam das outras tribos sobre a guerra, julgando a tentativa injustificável ou inviável; por isso criticaram os que lutaram e se abstiveram.

Isso causou profunda inquietação nas outras tribos, sobretudo quando suspeitaram que, qualquer que fosse a desculpa, a passividade de Rúben decorria do esfriamento do afeto pelos irmãos e do afastamento deles, gerando muita tristeza.

Dói-nos ver os filhos de nossa mãe irritados conosco por cumprirmos nosso dever e nos tratando com frieza quando mais precisamos da amizade e do auxílio deles.

[2.] Os afazeres do mundo. Rúben permaneceu entre os apriscos, lugar mais quente e seguro que o acampamento, alegando que não podia deixar convenientemente as ovelhas sob seus cuidados.

Gostava de ouvir o balido dos rebanhos ou, segundo alguns, os assobios dos rebanhos, a música que os pastores faziam com flautas de cana e as canções pastoris. Rúben preferiu tudo isso ao tambor e à trombeta de guerra.

Assim, o medo das dificuldades, o amor ao conforto e o apego excessivo aos negócios e vantagens mundanos impedem muitos de cumprir seu dever. Pessoas de espírito estreito e egoísta não se importam com o que acontece aos interesses da igreja de Deus, desde que possam ganhar, guardar e poupar dinheiro. “Todos buscam o que é seu” (Filipenses 2:21).

(2.) Dã e Aser fizeram o mesmo (v. 17). Viviam na costa do mar. [1.] Dã alegou que, se deixasse seus navios, ficariam expostos; por isso: “Peço que me desculpe”. Talvez os dessa tribo alegassem que o comércio marítimo os tornava incapazes para o serviço em terra e os desviava dele.

Mas Zebulom também tinha portos e era uma tribo de marinheiros, e mesmo assim se empenhou nessa expedição. Não existe desculpa que usemos para escapar ao dever que alguém, com coragem e resolução, não tenha vencido e posto de lado; seu exemplo se levantará contra nós e nos envergonhará.

[2.] Aser alegou que precisava ficar em casa para reparar os estragos que o mar fizera em alguns trechos da terra e reforçar as defesas contra o avanço das águas; ou permaneceu em suas enseadas e pequenos portos, cuidando dos navios mercantes ancorados ali.

Uma desculpa insignificante basta para que fiquem em casa os que não querem participar dos serviços mais necessários, por causa das dificuldades e dos perigos.

(3.) Mas Meroz é especialmente condenada, e uma maldição é pronunciada sobre seus habitantes: “Não vieram em auxílio do Senhor” (v. 23). Provavelmente era uma cidade próxima do campo de batalha.

Seus habitantes tiveram boa oportunidade de mostrar obediência a Deus, preocupação com Israel e serviço à causa comum; mas covardemente se recusaram, temendo os carros de ferro de Jabim e querendo preservar a própria pele.

O Senhor não precisava da ajuda deles; demonstrou que podia realizar sua obra sem eles. Mas isso não lhes dá crédito. Até onde sabiam, a tentativa poderia fracassar sem sua participação; por isso foram amaldiçoados por não virem em auxílio do Senhor, quando, na prática, se proclamava: “Quem está do lado do Senhor?”

A causa entre Deus e os poderosos — os principados e poderes do reino das trevas — não admite neutralidade. Deus considera seus adversários os que não estão com ele. A maldição foi pronunciada pelo Anjo do Senhor, nosso Senhor Jesus, comandante do exército do Senhor; os que ele amaldiçoa são de fato amaldiçoados.

Não podemos amaldiçoar além do que ele nos autorizou. Aquele que recompensará generosamente seus bons soldados certamente punirá com severidade os covardes e desertores.

Meroz parece ter sido uma cidade importante naquela época, pois se esperava muito dela. Mas talvez, depois que o Anjo do Senhor pronunciou essa maldição, tenha decaído e murchado como a figueira amaldiçoada por Cristo, de modo que nunca mais é mencionada nas Escrituras.

Versículos 24 a 31

Débora conclui aqui este cântico triunfal:

I. Louvando Jael, sua irmã heroína, cujo ato corajoso completou e coroou a vitória. Antes a mencionara (v. 6) como alguém que teria servido à sua pátria se pudesse; agora a louva por tê-la servido tão admiravelmente quando teve oportunidade. A poesia de Débora é mais bela e florida nesta parte final.

Quão honrosamente fala de Jael (v. 24), que preferiu estar em paz com o Deus de Israel a estar em paz com o rei de Canaã! Embora, ao que parece, não fosse israelita, abraçou sinceramente a causa de Israel naquele momento decisivo e arriscou a vida como se estivesse nos altos do campo de batalha.

Lutou com bravura por aqueles em cujo favor viu Deus lutar. “Bendita seja entre as mulheres que habitam em tendas.”

Repare: os que vivem em tendas, numa esfera de atividade humilde e limitada, se servem a Deus de acordo com sua capacidade, não perderão de modo algum a recompensa. Jael na tenda recebe bênção tão rica quanto Baraque no campo. Nada é mais desconcertante, doloroso e vergonhoso que a decepção.

Débora descreve com grande elegância duas decepções, cuja vergonha simbolizava a vergonha eterna dos pecadores.

  1. Sísera encontrou um inimigo mortal onde esperava um amigo firme e fiel. (1.) Jael mostrou-lhe bondade e talvez, naquele momento, não pretendesse outra coisa.

Mas então Deus, por um impulso direto em sua mente, a orientou a agir de outro modo (v. 25). Naquela época, impulsos assim deviam ser considerados e traziam provas próprias suficientes para que se confiasse neles; hoje, porém, ninguém pode alegá-los.

Ele pediu apenas água fresca para matar a sede. Mas ela, para mostrar não só sua habilidade doméstica e boa administração da casa, como também seu respeito por ele, deu-lhe leite e trouxe manteiga.

Alguns intérpretes entendem que era leite do qual se retirara a manteiga, o que chamamos de leitelho. Não, dizem outros: era leite que ainda continha a manteiga, isto é, creme. Fosse qual fosse, provavelmente era o melhor que havia na casa.

Para servi-lo, ela o pôs numa travessa nobre, como ela a chamava: a melhor que tinha, superior às que costumava usar à mesa.

Isso confirmou a impressão de amizade de Sísera e o fez dormir mais profundamente e com maior segurança. (2.) Ela, porém, tornou-se sua inimiga mortal e lhe deu o golpe fatal; isso é descrito em pormenor (vv. 26-27).

[1.] Como Jael parece grandiosa ao golpear Sísera, como diz a margem, espancando aquele homem orgulhoso que por tanto tempo aterrorizara os poderosos e enviando-o morto à sepultura com suas iniquidades sobre os ossos (Ezequiel 32:27)!

Ela parece agir sem mais temor ou preocupação do que se fosse pregar uma tábua ou travessa da tenda, tão certa estava do auxílio e da proteção divinos.

O texto diz que ela lhe cortou a cabeça, provavelmente com a espada dele, que ousou tirar de seu lado depois que a cabeça foi atravessada, mas não antes, para não acordá-lo. Como não havia motivo para cortá-la e a história não menciona isso, muitos pensam que deveria ser “atravessou-lhe a cabeça”.

Aquela cabeça se erguera orgulhosamente contra Deus e Israel e tramara planos sangrentos para destruir o povo de Deus. Jael encontrou nela um lugar macio e cravou com gosto a estaca.

[2.] Como Sísera parece desprezível, caído aos pés de Jael (v. 27)! Aos pés dessa executora, ele se curvou e caiu; seus esforços para salvar a vida não adiantaram. Ela prosseguiu com o golpe até que ele caiu morto.

Ali jaz o cadáver abandonado daquele homem orgulhoso, não no leito de honra nem nos altos do campo de batalha, sem uma ferida gloriosa de espada brilhante ou arco de aço, mas no canto de uma tenda, aos pés de uma mulher, com uma vergonhosa ferida causada por uma simples estaca que lhe atravessou a cabeça.

Assim a vergonha é o destino dos orgulhosos. Isso também representa vividamente a ruína dos pecadores cuja prosperidade os mata.

Ela os lisonjeia e acaricia com leite e manteiga numa travessa nobre, como se fosse torná-los tranquilos e felizes; mas prega ao chão sua cabeça e seu coração, tornando-os terrenos, e os atravessa com muitas dores. Suas lisonjas são fatais e, por fim, os levam à destruição e perdição (1 Timóteo 6:9-10).

  1. A mãe de Sísera recebeu a notícia da queda e ruína do filho quando esperava ansiosamente seu retorno glorioso e triunfal (vv. 28-30). (1.) Ela desejava ardentemente vê-lo voltar em triunfo: “Por que tarda em vir o seu carro?”

Não falava tanto por preocupação com sua segurança nem por receio de que tivesse sido derrotado — não temia isso, tão confiante estava na vitória —, mas por desejar sua glória.

Com a fraqueza de uma mulher, mal podia esperar para vê-la; censurava a demora do carro e perguntava por que tardava, sem pensar que seu infeliz filho já fora obrigado a abandonar aquele carro de que tanto se orgulhavam e que ela imaginava vir tão lentamente.

Os carros que lhe davam glória tornaram-se vergonha de sua casa (Isaías 22:18). Tenhamos cuidado para não alimentar desejos assim por coisas temporais, sobretudo pelas que fomentam a vanglória. Era disso que ela se encantava. Ansiedade e impaciência em nossos desejos nos prejudicam e tornam intolerável a frustração.

Mas devemos esperar com esse anseio a segunda vinda de Jesus Cristo e as glórias daquele dia: “Vem, Senhor Jesus, vem depressa”, pois nisso não seremos decepcionados.

(2.) Ela alimentava a esperança tola e a confiança de que ele chegaria, afinal, com pompa ainda maior. Suas sábias damas lhe deram uma explicação que consideravam muito boa para a demora. E ela, “em sua sabedoria”, diz a paráfrase caldaica, respondeu ironicamente a si mesma: “Acaso não tiveram êxito?”

“Sem dúvida tiveram êxito; e o que os atrasa é a divisão do despojo, que é tão grande que leva tempo para distribuí-lo”.

Observe, no despojo com que se alegravam: [1.] Como aquelas damas se gabavam descaradamente, para vergonha e escândalo de seu sexo, das muitas moças de quem os soldados abusariam.

[2.] Como se alegravam infantilmente com a esperança de ver o próprio Sísera vestido com um manto vistoso de várias cores. Que bela aparência teria, bordado em cores diferentes e saqueado do guarda-roupa de alguma israelita!

Repetem a descrição como aquilo que mais agradava à imaginação: bordado de várias cores dos dois lados e, por isso, muito valioso. Esperavam que Sísera trouxesse peças assim para presentear a mãe e as damas.

Somos propensos a enganar a nós mesmos com grandes expectativas e esperanças confiantes de honra, prazer e riqueza neste mundo, preparando assim a vergonha e a tristeza da decepção. Deus muitas vezes arruína seus inimigos quando estão mais exaltados.

II. Débora conclui com uma oração a Deus. 1. Pede a destruição de todos os seus inimigos: “Assim, assim, tão vergonhosa e miseravelmente, pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor; que todos os que esperam triunfar sobre a ruína de Israel sejam decepcionados e vencidos. Faze a todos como fizeste a Sísera” (Salmos 83:9).

Embora devamos orar por nossos inimigos, devemos orar contra os inimigos de Deus enquanto tais. Quando vemos alguns deles notavelmente humilhados e abatidos, isso nos encoraja a pedir a queda dos demais.

Débora era profetisa, e essa oração predizia que, no devido tempo, todos os inimigos de Deus perecerão (Salmos 92:9). Ninguém endureceu o coração contra Deus e prosperou.

  1. Pede a exaltação e o consolo de todos os amigos de Deus: “Mas os que o amam e sinceramente desejam o bem de seu reino entre os homens sejam como o sol quando sai na sua força”.

Que brilhem com intensidade, pareçam gloriosos aos olhos do mundo e exerçam influência benigna; que fiquem fora do alcance dos inimigos, que amaldiçoam o sol nascente porque os queima.

Que se alegrem como um homem forte que corre uma corrida (Salmos 19:5). Que sejam luzes ardentes e brilhantes em seus lugares, dissipem as trevas e brilhem com fulgor e poder cada vez maiores até o dia perfeito (Provérbios 4:18).

Essa será para sempre a honra e a alegria de todos os que amam a Deus com sinceridade; brilharão como o sol no firmamento de nosso Pai.

A vitória celebrada neste cântico teve consequências tão felizes para Israel que o povo desfrutou, durante a maior parte de uma geração, da paz que ela tornou possível. “A terra teve descanso por quarenta anos”, isto é, esse foi o intervalo entre a vitória e o surgimento de Gideão.

Teria sido bom se, durante o descanso das igrejas e das tribos, elas tivessem sido edificadas e andado no temor do Senhor.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra