Juízes 3
Argumento
Neste capítulo:
I. Um relato geral dos inimigos de Israel e do dano que lhes causaram é apresentado de início (vv. 1-7).
II. Um relato particular dos feitos corajosos dos três primeiros juízes:
Otniel, a quem Deus levantou para lutar as batalhas de Israel e pleitear a causa deles contra o rei da Mesopotâmia (vv. 8-11).
Eúde, encarregado de libertar Israel das mãos dos moabitas, o que fez apunhalando o rei de Moabe (vv. 12-30).
Sangar, que se destacou num confronto com os filisteus (v. 31).
Versículos 1 a 7
A Idolatria dos Israelitas. (a.C. 1406.)
Aqui nos é contado o que restava dos antigos habitantes de Canaã. 1. Alguns deles continuavam reunidos em corpos unidos, intactos (v. 3): “os cinco governantes dos filisteus”, a saber, Asdode, Gaza, Asquelom, Gate e Ecrom (1 Samuel 6:17).
Três dessas cidades haviam sido parcialmente conquistadas (Juízes 1:18). Parece, porém, que os filisteus recuperaram o domínio delas, provavelmente com a ajuda das outras duas, que desde então fortaleceram a confederação entre si.
Esses foram os que mais perturbaram Israel entre os povos nativos, sobretudo nos últimos tempos dos juízes, e nunca foram totalmente subjugados até os dias de Davi. Havia uma nação específica chamada cananeus, que conservou seu território junto aos sidônios, na costa do grande mar.
No norte, os heveus ocupavam grande parte do monte Líbano, uma região remota onde talvez fossem apoiados por alguns Estados vizinhos.
Mas, além desses, 2. Havia por toda parte, em todas as regiões do país, alguns remanescentes dispersos das nações (v. 5): heteus, amorreus etc. Pela insensata tolerância e complacência de Israel, eram tão numerosos, tão à vontade e tão insolentes. Por isso se diz que os israelitas habitavam entre eles, como se o direito à terra ainda pertencesse aos cananeus.
Era como se os israelitas tivessem sido admitidos por permissão deles, apenas como inquilinos sujeitos à vontade dos donos.
Agora, acerca desses remanescentes dos povos nativos, observe:
I. Quão sabiamente Deus tolerou que permanecessem: No fim do capítulo anterior, isso é mencionado como ato da justiça de Deus: ele os deixou para corrigir Israel. Aqui, porém, apresenta-se outra explicação. Parece ter sido um ato da sabedoria de Deus, para o verdadeiro benefício de Israel: aqueles que não haviam conhecido as guerras de Canaã aprendessem a guerra (v. 1, 2).
Era a vontade de Deus que o povo de Israel se acostumasse à guerra. 1. Porque sua terra era muito rica e fértil, abundante em delícias de todo tipo. Se não fossem levados de vez em quando a conhecer agruras, correriam o risco de afundar no mais alto grau de luxo e efeminação.
Às vezes precisavam atravessar sangue, e não atravessar sempre leite e mel. Assim, até os seus guerreiros, após longo desuso das armas, não se tornariam tão moles e delicados quanto a mulher terna e delicada, que por ternura e delicadeza não punha sequer a planta do pé no chão.
Tal disposição destrói tudo o que é bom, assim como tudo o que é grandioso, e por isso todo o Israel de Deus deve precaver-se cuidadosamente contra ela. 2. Porque a terra ficava em grande parte cercada de inimigos, dos quais deviam esperar insultos. Pois a herança de Deus era uma ave de plumagem variada; as aves ao redor estavam contra ela (Jeremias 12:9).
Era necessário, portanto, que fossem bem disciplinados, para defender suas fronteiras quando invadidas e, mais tarde, ampliá-las, conforme Deus lhes havia prometido. A arte da guerra se aprende melhor pela experiência, que não só ensina disciplina militar, mas também, o que não é menos necessário, inspira disposição militar.
Era do interesse de Israel formar soldados, assim como é do interesse de uma ilha formar marinheiros.
Por isso Deus deixou cananeus entre eles: pelas dificuldades e agruras menores que encontravam ao enfrentá-los, poderiam preparar-se para maiores e, correndo com os homens a pé, aprender a contender com cavalos (Jeremias 12:5). Israel era figura da igreja militante, que precisa lutar até alcançar o estado triunfante.
Os soldados de Cristo devem “suportar dureza” (2 Timóteo 2:3).
Assim, a corrupção permanece até no coração dos bons cristãos, para que aprendam a guerra, conservem vestida toda a armadura de Deus e permaneçam continuamente em guarda. O erudito bispo Patrick propõe outro sentido para o v. 2: “Que eles soubessem ensinar-lhes a guerra”, isto é, eles saberão o que é serem deixados à própria sorte.
Seus pais lutaram por poder divino. Deus ensinou suas mãos a guerrear e seus dedos a combater; mas, agora que perderam o favor dele, que aprendam o que é lutar como os outros homens.
II. Quão perversamente Israel se mesclou com os que permaneceram: Uma das intenções de Deus ao deixá-los entre o povo era provar Israel (v. 4), para que os fiéis ao Deus de Israel tivessem a honra de resistir às atrações dos cananeus à idolatria. Os falsos e insinceros seriam descobertos e envergonhados por ceder a essas atrações.
Assim, nas igrejas cristãs precisa haver heresias, para que os perfeitos se manifestem (1 Coríntios 11:19).
Posto à prova, Israel se mostrou mau. 1. Casaram-se com os cananeus (v. 6), embora esses casamentos não pudessem elevar ou sua honra ou seus bens. Em vez de melhorar sua linhagem, corromperiam-na; em vez de aumentar seus bens, fariam-nos diminuir.
- Assim foram levados a unir-se a eles na adoração: “serviram aos deuses deles” (v. 6), “a Baalim e aos bosques” (v. 7), isto é, imagens adoradas em bosques de árvores densas, uma espécie de templos naturais.
Em casamentos tão desiguais, há mais razão para temer que os maus corrompam os bons do que para esperar que os bons reformem os maus, como ao pôr duas peras juntas, uma podre e outra sã.
Ao se inclinarem a adorar outros deuses, esqueceram o Senhor, seu Deus. Para agradar aos novos parentes, não falavam de outra coisa além de Baalim e dos bosques.
Aos poucos perderam a lembrança do Deus verdadeiro, esqueceram que havia tal Ser e as obrigações que tinham para com ele.
Em nada a memória corrompida do ser humano é mais traiçoeira do que nisso: tende a esquecer Deus. Como ele está fora de vista, fica fora do pensamento; e aqui começa toda a maldade que há no mundo: perverteram o seu caminho, pois se esqueceram do Senhor, seu Deus.
Versículos 8 a 11
O Governo de Otniel. (a.C. 1336.)
Chegamos agora aos relatos do governo dos juízes em particular. O primeiro foi Otniel, por meio de quem a história deste livro se liga à de Josué, pois Otniel já começara a se destacar nos dias de Josué. Isso mostra que não muito depois de Israel se estabelecer em Canaã sua pureza começou a se corromper e, por consequência, sua paz foi perturbada.
Os que se dedicaram a pesquisar a cronologia sagrada geralmente concordam que a idolatria dos danitas e a guerra contra os benjamitas ocorreram por volta dessa época, durante ou antes do governo de Otniel. A guerra aconteceu por causa do abuso cometido contra a concubina do levita, embora esses episódios sejam relatados no fim deste livro.
Apesar de ser juiz, Otniel não era um rei em Israel que impedisse as pessoas de fazer o que lhes parecia certo.
Neste breve relato do governo de Otniel, temos:
I. A angústia em que Israel foi lançado por causa do seu pecado (v. 8). Deus ficou justamente indignado porque arrancaram a cerca que os distinguia e se nivelaram às nações. Então arrancou a cerca de sua proteção e os expôs a elas.
Pôs-os à venda como mercadoria de que estava disposto a se desfazer. O primeiro a lançar mão deles foi Cusã-Risataim, rei da Síria situada entre os grandes rios Tigre e Eufrates, chamada por isso Mesopotâmia, que significa “no meio dos rios”.
É provável que fosse um príncipe guerreiro que, buscando ampliar seus domínios, invadiu primeiro as duas tribos do outro lado do Jordão, mais próximas dele, e depois, talvez aos poucos, penetrou no coração do país.
Por onde avançava, sujeitava o povo a tributos rigorosos e talvez alojasse soldados entre eles. Labão, que submeteu Jacó a um serviço árduo, era daquele país. Mas ficava tão longe que ninguém imaginaria que a tribulação de Israel viria de uma terra tão distante, o que torna ainda mais evidente a ação de Deus nisso.
II. O retorno deles a Deus nessa angústia: quando ele os abateu, então buscaram aquele que antes haviam desprezado. Os filhos de Israel, até a maioria deles, “clamaram ao Senhor” (v. 9). No começo, fizeram pouco caso da tribulação e pensaram que poderiam sacudir facilmente o jugo de um príncipe tão distante.
Mas, quando ela durou oito anos, começaram a sentir a dor; então clamaram aqueles que antes riam dela.
No tempo de alegria, haviam clamado aos baalins e a Astarote; agora, em sua tribulação, clamavam ao Senhor, de quem se haviam afastado, cuja justiça os levara a essa tribulação e somente cujo poder e favor poderiam tirá-los dela.
A aflição leva a clamar com insistência a Deus aqueles que antes mal lhe dirigiam a palavra.
III. O retorno misericordioso de Deus para o livramento deles: Embora a necessidade os tivesse levado a ele, Deus não rejeitou por isso suas orações; antes, levantou graciosamente um libertador, ou salvador, como diz a palavra. Observe:
- Quem foi o libertador: Foi Otniel, que se casara com a filha de Calebe, um dos da antiga geração que havia visto as obras do Senhor. Sem dúvida, ele próprio mantivera a sua integridade e lamentara em segredo a apostasia de seu povo, aguardando um chamado divino para agir publicamente e reparar seus agravos.
Podemos supor que já estivesse avançado em idade quando Deus o levantou a essa honra. Mas o declínio da idade não impediu sua utilidade quando Deus tinha uma obra para ele realizar.
- De onde recebeu sua comissão: Não de um homem nem por meio de um homem; “o Espírito do Senhor veio sobre ele” (v. 10), o espírito de sabedoria e coragem para capacitá-lo para o serviço, e um espírito de poder para despertá-lo para ele. Assim, ele e os outros tiveram plena certeza de que era vontade de Deus que se empenhasse nessa missão.
O caldeu diz: “O espírito de profecia permaneceu sobre ele”.
- Que método adotou: Primeiro julgou Israel, censurou o povo, chamou-o a prestar contas dos pecados e o reformou; depois foi à guerra. Esse era o método correto. Que o pecado dentro de casa, o pior dos inimigos, seja vencido, e então será mais fácil lidar com os inimigos de fora.
Assim, que Cristo seja nosso Juiz e Legislador; então ele nos salvará, e sob nenhuma outra condição (Isaías 33:22).
Que bom resultado obteve: Conseguiu quebrar o jugo da opressão e, ao que parece, quebrar o pescoço do opressor, pois se diz: “O Senhor entregou Cusã-Risataim na sua mão”. Então Judá, tribo de Otniel, era como um filhote de leão que subiu da presa.
A feliz consequência dos bons serviços de Otniel: A terra, embora não ampliasse seu território, ainda assim teve descanso e alguns frutos da reforma durante quarenta anos. O benefício teria sido permanente se o povo tivesse permanecido fiel a Deus e ao seu dever.
Versículos 12 a 30
Israel Oprimido por Eglom; Eglom Abatido por Eúde. (a.C. 1336.)
Eúde é o próximo juiz cujos feitos são relatados nesta história. Aqui temos um relato de suas ações.
I. Quando Israel torna a pecar, Deus levanta um novo opressor (vv. 12-14). Agravou a maldade deles fazerem novamente o que era mau, depois de terem sofrido tanto por suas iniquidades anteriores, feito promessas tão boas durante o governo de Otniel e recebido de Deus tanta misericórdia em seu livramento.
Como poderiam, depois de tudo isso, voltar a quebrar os seus mandamentos? A doença resistia a todos os tratamentos, tanto aos corrosivos quanto aos lenitivos? Parece que sim.
Talvez tenham pensado que podiam repetir os antigos pecados com mais ousadia porque não corriam perigo do antigo opressor: o poder daquele reino fora enfraquecido e diminuído. Mas Deus lhes mostrou que tinha muitas varas para castigá-los: “Fortaleceu Eglom, rei de Moabe, contra eles”.
Esse opressor vivia mais perto que o anterior e, por isso, lhes causaria mais dano. Assim os juízos de Deus se aproximavam aos poucos, para conduzi-los ao arrependimento.
Quando Israel vivia em tendas e permanecia íntegro, Balaque, rei de Moabe, que quisera se fortalecer contra o povo, foi frustrado. Agora, porém, haviam abandonado a Deus e adorado os deuses das nações vizinhas, talvez inclusive os dos moabitas. Outro rei de Moabe foi fortalecido por Deus contra eles.
Deus pôs poder em suas mãos, embora fosse um homem mau, para que servisse de açoite a Israel.
O bordão com que ele golpeava Israel era a indignação de Deus; “contudo, ele não tinha essa intenção, nem seu coração pensava assim” (Isaías 10:6-7). Israel agiu mal e, podemos supor, os moabitas agiram pior.
No entanto, como Deus costuma castigar neste mundo os pecados do seu próprio povo, para que, destruída a carne, o espírito seja salvo, Israel é enfraquecido e Moabe fortalecido contra eles.
Deus não permitiu que os israelitas, quando eram mais fortes, afligissem os moabitas nem os perturbassem, embora fossem idólatras (Deuteronômio 2:9). Agora, porém, permitiu que os moabitas afligissem Israel e os fortaleceu justamente para isso. Seus juízos, ó Deus, são um grande abismo.
O rei de Moabe chamou os amonitas e os amalequitas para ajudá-lo (v. 13), e assim ficou mais forte. E aqui nos é contado como conseguiram o intento:
- Derrotaram-nos no campo: “Foram e feriram Israel” (v. 13). Não só atacaram as tribos mais próximas, do outro lado do Jordão, que, embora tivessem sido as primeiras a se estabelecer, eram tribos de fronteira e por isso sofriam mais perturbações; atacaram também as que viviam dentro do Jordão.
Tomaram a cidade das palmeiras, provavelmente uma fortaleza construída perto do lugar onde ficava Jericó, assim chamada (Deuteronômio 34:3). Os moabitas instalaram ali uma guarnição para manter Israel sob controle e proteger as passagens do Jordão, preservando a comunicação com seu próprio país.
Foi bom para os queneus terem deixado aquela cidade (Juízes 1:16) antes de ela cair nas mãos do inimigo. Veja como os israelitas perdeu depressa, pelo seu próprio pecado, aquilo que haviam conquistado por milagres da misericórdia divina.
- “Fizeram-nos servir” (v. 14), isto é, cobraram tributo deles, em produtos da terra ou em dinheiro no lugar dos produtos. Israel negligenciou o serviço de Deus e não lhe pagou tributo; por isso Deus recuperou deles o vinho e o azeite, a prata e o ouro que preparavam para Baal (Oseias 2:8).
O que deveria ter sido pago à graça divina e não foi acabou confiscado e pago à justiça divina. A servidão anterior durou apenas oito anos (v. 8); esta durou dezoito. Se aflições menores não cumprirem o propósito, Deus enviará outras maiores.
II. Quando Israel torna a orar, Deus levanta um novo libertador (v. 15), chamado Eúde. Aqui somos informados:
- Que ele era benjamita. A cidade das palmeiras ficava no território dessa tribo. É provável, portanto, que os benjamitas fossem os que mais sofriam e por isso tenham sido os primeiros a se levantar para sacudir o jugo.
Os cronologistas supõem que a guerra de Israel contra Benjamim por causa da maldade de Gibeá, que reduziu toda a tribo a seiscentos homens, aconteceu antes disso. Podemos, então, considerar que essa tribo era a mais fraca de todas.
Ainda assim, Deus levantou dela esse libertador, como sinal de que estava plenamente reconciliado com ela, para manifestar seu poder ao fazer nascer força da fraqueza e conceder honra ainda maior à parte que dela carecia (1 Coríntios 12:24).
- Que era canhoto, como parece que muitos daquela tribo também eram (Juízes 20:16). Benjamim significa “filho da mão direita”, embora multidões daquela tribo fossem canhotas, pois a natureza das pessoas nem sempre corresponde aos seus nomes.
Os Setenta dizem que ele era ambidestro, alguém que podia usar igualmente as duas mãos, supondo que isso o ajudou na missão para a qual fora chamado. Mas a expressão hebraica, “fechado da mão direita”, indica que, ou por doença ou por falta de uso, ele a usava pouco ou nada, servindo-se somente da esquerda. Por isso era menos apto para a guerra, pois precisava manejar a espada com pouca destreza.
Contudo, Deus escolheu esse canhoto para ser o homem da sua mão direita, a quem tornaria forte para si (Salmos 80:17). Foi a mão direita de Deus que deu a vitória a Israel (Salmos 44:3), e não a mão direita dos instrumentos que ele empregou.
- Aqui nos é contado o que Eúde fez para libertar Israel das mãos dos moabitas. Salvou os oprimidos destruindo os opressores, quando a medida da iniquidade deles se completou e chegou o tempo determinado para favorecer Israel.
(1.) Executou Eglom, rei de Moabe. Digo que o executou, não que o matou criminosamente ou o assassinou, mas que, como juiz ou ministro da justiça divina, executou os juízos de Deus contra um inimigo implacável de Deus e de Israel. A história é relatada em pormenor.
[1.] Teve uma ocasião propícia para aproximar-se dele. Sendo um homem inteligente, ativo e apto a estar diante de reis, seu povo o escolheu para levar um presente em nome de todo Israel, além do tributo, ao seu grande senhor, o rei de Moabe, a fim de conquistar seu favor (v. 15).
No original, o presente é chamado mincha, palavra usada na Lei para as ofertas apresentadas a Deus a fim de obter seu favor. Os filhos de Israel não as haviam oferecido no tempo devido ao Deus que os amava.
Agora, para puni-los por essa negligência, eram obrigados a levar ofertas a um príncipe pagão que os odiava.
Eúde cumpriu sua missão junto a Eglom e apresentou o presente com as cerimônias e expressões costumeiras de respeito, disfarçando melhor sua intenção e evitando suspeitas.
[2.] Parece que desde o início planejou matá-lo. Deus pôs isso em seu coração e também lhe fez saber que o impulso vinha dele, por meio do Espírito que veio sobre Eúde. Esses impulsos traziam sua própria confirmação, dando-lhe plena certeza tanto da legitimidade quanto do êxito daquela tentativa ousada, coisas que, de outro modo, ele teria bons motivos para questionar.
Se tem certeza de que Deus lhe ordena fazer isso, tem certeza tanto de que pode fazê-lo quanto de que o fará. Pois uma ordem de Deus basta para nos amparar e nos livrar, tanto contra nossa consciência quanto contra o mundo inteiro.
Que ele tramou e imaginou a morte desse tirano fica evidente pela arma que preparou: um punhal curto, de apenas meia jarda, semelhante a uma baioneta, que podia esconder facilmente sob a roupa (v. 16).
Talvez porque a ninguém fosse permitido aproximar-se do rei com a espada ao lado. Eúde usava o punhal na coxa direita, para que estivesse mais à mão esquerda e despertasse menos suspeitas.
[3.] Maquinou como ficar a sós com o rei, o que agora lhe seria mais fácil, pois já se apresentara a ele e conquistara seu favor com o presente e talvez com elogios. Observe como armou sua trama:
Primeiro, escondeu seu desígnio até dos seus próprios acompanhantes: levou-os por parte do caminho e depois mandou que seguissem para casa, enquanto ele voltou à corte do rei de Moabe, como se tivesse esquecido algo (v. 18).
Só uma mão era necessária para executar o plano; se mais pessoas estivessem envolvidas, seria mais difícil guardar segredo e escapar.
Em segundo lugar, voltou desde as pedreiras junto a Gilgal (v. 19), isto é, desde as imagens esculpidas que ficavam perto de Gilgal, segundo a margem. Talvez os moabitas as tivessem erguido junto às doze pedras que Josué colocou ali.
Alguns sugerem que a visão daqueles ídolos despertou nele tal indignação contra o rei de Moabe que o levou a executar aquele desígnio que, de outro modo, pensara em abandonar por enquanto.
Ou talvez tenha ido até aquelas imagens para que, ao mencionar de onde voltara, o rei de Moabe acreditasse mais facilmente que ele trazia uma mensagem de Deus.
Em terceiro lugar, pediu uma audiência privada e a obteve numa sala reservada, aqui chamada aposento de verão. Disse ao rei que tinha um recado secreto para ele, e Eglom mandou todos os seus acompanhantes se retirarem (v. 19).
Talvez esperasse receber instruções particulares de um oráculo ou informações secretas sobre a situação de Israel, como se Eúde fosse trair seu país. Foi muito imprudente ficar sozinho com um desconhecido que tinha motivos para considerar inimigo.
Mas os que estão destinados à ruína perdem o juízo, e seu coração fica sem entendimento; Deus os priva de discernimento.
[4.] Quando ficou a sós com ele, logo o eliminou. O aposento de verão, onde o rei costumava entregar-se ao conforto e ao luxo, foi o lugar de sua execução.
Primeiro, Eúde exige sua atenção para uma mensagem de Deus (v. 20), e essa mensagem era um punhal.
Deus nos envia mensagens tanto pelos juízos de sua mão quanto pelos juízos de sua boca. Em segundo lugar, Eglom demonstra respeito por uma mensagem de Deus.
Embora fosse rei, embora rei pagão, embora rico e poderoso, embora agora tiranizasse o povo de Deus, embora um homem gordo e desajeitado que não podia levantar-se facilmente nem ficar de pé por muito tempo.
Embora estivesse a sós e o que fazia não estivesse sob observação, ainda assim, quando esperou receber ordens do céu, levantou-se do assento.
Fosse ele baixo e confortável, fosse alto e imponente, saiu dele e ficou em pé quando Deus estava prestes a lhe falar, reconhecendo assim Deus como seu superior.
Isso envergonha a irreverência de muitos que se dizem cristãos, mas, quando recebem uma mensagem de Deus, procuram mostrar por todos os sinais de descuido quanto pouco se importam com ela.
Ao chamar de mensagem de Deus o que estava prestes a fazer, Eúde declarou claramente que tinha uma comissão divina. O fato de Deus ter levado Eglom a ficar em pé confirmou essa comissão e facilitou sua execução.
Em terceiro lugar, a mensagem foi entregue não ao ouvido, mas diretamente e literalmente, ao coração: a faca fatal foi cravada nele e ali ficou (vv. 21-22).
A gordura extrema de Eglom o impediu de resistir ou defender-se. Provavelmente era consequência de seu luxo e excesso; quando a gordura cobriu a lâmina, por essa circunstância, Deus mostraria que os que engordam o corpo só preparam a própria miséria.
De todo modo, era emblema de sua segurança carnal e irreflexão. Seu coração era gordo como banha, e ele pensava estar protegido por isso (Salmos 119:70; 17:10).
Eglom significa “bezerro”, e ele caiu como um bezerro cevado sob a faca, sacrifício aceitável à justiça divina. Repara-se na saída da sujeira ou do esterco para que a morte daquele tirano orgulhoso parecesse ainda mais ignominiosa e vergonhosa.
Ele, que era tão cuidadoso e esmerado com o corpo, mantendo-o confortável e limpo, agora será encontrado revolvendo-se em seu próprio sangue e excrementos. Assim Deus derrama desprezo sobre os príncipes.
Esse ato de Eúde pode justificar-se porque ele recebeu orientação especial de Deus para fazê-lo, conforme o método que Deus costumava usar naquela dispensação para vingar seu povo dos inimigos e manifestar sua justiça ao mundo. Mas isso de modo algum justifica alguém hoje a fazer o mesmo.
Agora não são dadas tais comissões; alegar que as recebemos é blasfemar contra Deus e fazê-lo patrocinar as piores atrocidades. Cristo mandou Pedro embainhar a espada, e não lemos que lhe tenha mandado desembainhá-la outra vez.
[5.] A Providência favoreceu maravilhosamente sua fuga depois da execução. Primeiro, o tirano caiu em silêncio, sem grito nem clamor que pudesse ser ouvido pelos servos à distância. Como ele desce silenciosamente à cova, talvez sufocado pela própria gordura, que abafou seus gemidos de morte, embora tivesse feito tão grande alarde no mundo e sido o terror dos poderosos na terra dos viventes!
Em segundo lugar, o heroico executor dessa vingança, com tal presença de espírito que não revelava apenas ausência de consciência de culpa, mas também forte confiança na proteção divina, fechou as portas atrás de si, levou a chave e atravessou os guardas com tal ar de inocência, ousadia e despreocupação que ninguém suspeitou de que tivesse feito algo errado.
Em terceiro lugar, quando os servos que esperavam na antecâmara chegaram à porta do aposento interior, depois da partida de Eúde, para saber a vontade de seu senhor, encontraram tudo quieto e a porta trancada. Concluíram que o rei se deitara para dormir, cobrira os pés no leito e fora consultar o travesseiro sobre a mensagem recebida, e sonhar com ela (v. 24); por isso, não quiseram abrir a porta.
Assim, pelo zelo em não perturbarem o sono do rei, perderam a oportunidade de vingar sua morte. Veja o que resulta de as pessoas assumirem pompa excessiva e obrigarem aqueles ao redor a manter distância: um dia isso pode voltar-se contra elas, mais do que imaginam.
Em quarto lugar, por fim os servos abriram a porta e descobriram que, de fato, seu senhor dormira o sono longo (v. 25).
O horror daquela cena trágica e a confusão por perceberem que a própria falta de atenção os impedira de abrir a porta antes afastaram qualquer ideia de enviar perseguidores atrás de Eúde; já não esperavam alcançá-lo.
Por fim, Eúde conseguiu escapar para Seirá, um bosque espesso, segundo alguns (v. 26).
Não se diz em que lugar Eglom vivia então. Como não há menção de Eúde atravessar o Jordão para ir e voltar, inclino-me a pensar que Eglom deixara seu país, Moabe, do outro lado do Jordão, e estabelecera sua residência principal naquele tempo na cidade das palmeiras, dentro de Canaã, uma terra mais rica que a sua.
Ali teria sido morto, e as pedreiras perto de Gilgal não ficavam longe.
No lugar onde se estabelecera, pensando estar bem fortificado para dominar o povo de Deus, foi eliminado e mostrou ter sido alimentado para o matadouro como cordeiro em pasto vasto.
(2.) Depois de abater o rei de Moabe, Eúde derrotou completamente as tropas moabitas que estavam entre os israelitas e assim sacudiu com eficácia o jugo da opressão. [1.] Reuniu imediatamente um exército na região montanhosa de Efraim, a certa distância do quartel-general moabita, e assumiu o comando dele (v. 27).
A trombeta que tocou era, na verdade, uma trombeta de jubileu que proclamava liberdade. Foi um som alegre para os israelitas oprimidos, que por muito tempo não haviam ouvido outras trombetas além das de seus inimigos.
[2.] Como homem piedoso, que fazia tudo isso pela fé, tomou ânimo para si e deu ânimo aos seus soldados com o poder de Deus empenhado em favor deles (v. 28): Sigam-me, pois o Senhor entregou os seus inimigos nas suas mãos; temos certeza de ter Deus conosco e, por isso, podemos avançar ousadamente e avançaremos triunfantemente.
[3.] Como general sagaz, primeiro assegurou as passagens do Jordão, colocando guardas fortes em todos os vaus para cortar a comunicação entre os moabitas que estavam na terra de Israel, pois eram o único alvo de seu desígnio, e os de seu próprio país, do outro lado do Jordão.
Assim, se ao receberem o alarme resolvessem fugir, não escapariam para lá; e, se resolvessem lutar, não receberiam reforços de lá.
Eúde os confinou naquela terra, que para eles era prisão, embora a imaginassem palácio e paraíso. [4.] Depois atacou-os e passou todos ao fio da espada: eram dez mil, aparentemente o número designado para manter Israel subjugado (v. 29). “Nenhum homem deles escapou”.
E eram os melhores e mais escolhidos de todas as forças do rei de Moabe, todos homens robustos, de grande porte e estatura, não apenas de corpo vigoroso, mas também de espírito elevado e homens de valor (v. 29). Porém, nem sua força nem sua coragem lhes serviram quando chegou o tempo determinado para Deus entregá-los nas mãos de Israel.
[5.] A consequência dessa vitória foi que o poder de Moabe na terra de Israel ficou totalmente quebrado. O país foi desimpedido desses opressores, e a terra teve descanso por oitenta anos (v. 30).
Podemos esperar que também tenha havido uma reforma e que a idolatria tenha sido refreada pela influência de Eúde durante boa parte desse período.
Oitenta anos foi muito tempo para a terra descansar; ainda assim, que são eles comparados ao descanso eterno dos santos na Canaã celestial?
Versículo 31
Sangar Abate Seiscentos Filisteus. (a.C. 1316.)
Quando se diz que a terra teve descanso por oitenta anos, alguns pensam que isso se refere principalmente à parte oriental, nas margens do Jordão, que os moabitas haviam oprimido. Mas esta passagem parece indicar que, nesse período, a outra parte do país, a sudoeste, era atacada pelos filisteus, contra os quais Sangar se levantou.
- Parece que Israel precisava de livramento, pois Sangar o livrou. Débora descreveu depois, em seu cântico, quão grande era a aflição (Juízes 5:6): “nos dias de Sangar, as estradas estavam desocupadas” etc.
A parte do país mais próxima dos filisteus era tão infestada por saqueadores que as pessoas não podiam viajar com segurança pelas estradas, sob risco de serem atacadas e roubadas. Também não ousavam morar em aldeias sem defesa e precisavam refugiar-se nas cidades fortificadas.
- Deus o levantou para livrá-los, ao que parece, enquanto Eúde ainda vivia, mas estava velho demais para o serviço. Os inimigos eram tão poucos que parece que matar seiscentos deles equivalia a um livramento para libertar Israel. Sangar abateu tantos com uma aguilhada de bois ou, segundo alguns, com uma relha de arado.
É provável que estivesse arando quando os filisteus invadiram a região para saqueá-la. E Deus pôs em seu coração que se opusesse a eles.
Como o impulso foi repentino e forte, e ele não tinha espada nem lança, pegou o instrumento que estava mais à mão, alguma das ferramentas de seu arado. Com ela matou tantas centenas de homens e saiu ileso.
Veja aqui: (1.) Que Deus pode tornar muito úteis para sua glória e para o bem da igreja aqueles cuja linhagem, educação e ocupação são muito humildes e obscuras. Aquele que tem o restante do Espírito podia, quando quisesse, fazer lavradores juízes e generais, e pescadores apóstolos.
(2.) Pouco importa quão fraca seja a arma, se Deus dirigir e fortalecer o braço. Quando Deus quer, uma aguilhada de bois realiza mais que a espada de Golias. E às vezes ele escolhe agir por meios improváveis, para que a excelência do poder se mostre como sendo de Deus.