Matthew Henry

Juízes 2

Argumento

Neste capítulo temos:

I. Uma mensagem específica que Deus enviou a Israel por meio de um anjo e a impressão que ela causou neles (vv. 1-5).

II. Um panorama geral da situação de Israel durante o governo dos juízes. Observe:

  1. A adesão deles a Deus enquanto Josué e os anciãos estavam vivos (vv. 6-10).

  2. A rebelião posterior deles para a idolatria (vv. 11-13).

  3. O desagrado de Deus contra eles e os seus juízos sobre eles por causa disso (v. 14, 15).

  4. A compaixão de Deus, demonstrada ao levantar libertadores para eles (vv. 16-18).

  5. A recaída na idolatria depois que o juízo terminava (vv. 17-19).

  6. A interrupção completa que Deus, em ira, impôs aos êxitos deles (vv. 20-23).

Estes são os assuntos não apenas deste capítulo, mas de todo o livro.

Versículos 1 a 4

Um Anjo Repreende os Israelitas. (a.C. 1425.)

Israel tinha o privilégio não apenas de receber do céu uma lei geral, dada de uma vez por todas para guiá-los e mantê-los no caminho da felicidade, mas também de receber mensagens específicas do céu quando surgia a ocasião: mensagens de censura, correção e instrução na justiça, sempre que se desviassem daquele caminho.

Além da palavra escrita que tinham diante de si para ler, muitas vezes ouviam uma palavra atrás deles dizer: “Este é o caminho” (Isaías 30:21). Aqui começa esse modo de Deus lidar com eles. Quando não quiseram ouvir Moisés, experimente-se se ouvirão os profetas. Nestes versículos temos um sermão que despertava muito, pregado a eles quando começaram a esfriar na religião.

I. O pregador era um anjo do Senhor (v. 1), não um profeta nem Fineias, como imaginam os judeus. É verdade que os ministros do evangelho são chamados de anjos das igrejas, mas os profetas do Antigo Testamento nunca são chamados de anjos do Senhor. Sem dúvida, era um mensageiro do céu.

Neste livro, às vezes encontramos mensageiros extraordinários encarregados de levantar juízes que libertaram Israel, como Gideão e Sansão. Agora, para mostrar a variedade dos bons serviços que prestam ao Israel de Deus, um deles é enviado para pregar ao povo, a fim de evitar que caíssem em pecado e problemas.

Esse mensageiro extraordinário foi enviado para que, se possível, dessem maior atenção à mensagem e para tocar o coração de um povo que parecia só se comover com o que era palpável. O erudito bispo Patrick é claramente da opinião de que não se tratava de um anjo criado, mas do Anjo da aliança, o mesmo que apareceu a Josué como comandante dos exércitos do Senhor e que era o próprio Deus.

“O próprio Cristo”, diz o dr. Lightfoot. Quem, senão Deus e Cristo, poderia dizer: “Fiz-vos subir do Egito”? Pouco antes, Josué os advertira a não se enredarem com os cananeus, mas eles não deram atenção às palavras de um moribundo. Por isso, o próprio Deus vivo lhes traz o mesmo aviso, quando o Filho de Deus aparece como anjo. Se desprezam os seus servos, certamente reverenciarão o seu Filho.

Diz-se que esse anjo do Senhor veio de Gilgal. Talvez não tenha caminhado sobre a terra, mas voado rapidamente, como o anjo Gabriel foi até Daniel, no firmamento aberto do céu. Seja caminhando, seja voando, pareceu vir de Gilgal por um motivo especial.

Gilgal foi por muito tempo o quartel-general deles depois que chegaram a Canaã. Ali receberam muitos favores notáveis de Deus e a aliança da circuncisão foi renovada (Miquéias 6:5). A vinda do anjo daquele lugar deveria lembrá-los de tudo isso. A lembrança do que recebemos e ouvimos nos preparará para um aviso para conservarmos o que temos (Apocalipse 3:2, 3).

II. As pessoas a quem o sermão foi pregado eram todos os filhos de Israel, v. 4. Uma grande congregação para um grande pregador! Eles se reuniram para a guerra, com cada tribo enviando suas tropas para uma grande expedição, ou, mais provavelmente, para a adoração. Nesse caso, devem ter-se reunido em Siló, onde ficava o tabernáculo e onde todos deviam se apresentar três vezes por ano.

Quando nos aplicamos a Deus nas ordenanças instituídas, podemos esperar ouvi-lo e receber os seus dons às portas dele mesmo. O lugar passou a chamar-se Boquim (v. 1), por causa do que aconteceu ali. Todos os israelitas precisavam da censura e do aviso dados naquela ocasião; por isso, o sermão foi dirigido a todos.

III. O sermão é breve, mas incisivo. Deus lhes diz claramente:

  1. O que fizera por eles, v. 1. Tirara-os do Egito, terra de escravidão e trabalho pesado, e os levara a Canaã, terra de descanso, liberdade e abundância. As misérias de uma serviam de contraste às alegrias da outra.

Deus fora bondoso com eles e fiel ao juramento que fizera a seus antepassados. Dera-lhes provas tão claras de seu poder que não podiam desculpar-se por desconfiar dele; e dera-lhes vínculos tão fortes com o seu serviço que não podiam desculpar-se por abandoná-lo.

  1. O que lhes prometera: “Eu disse: nunca quebrarei a minha aliança convosco”. Ao tomá-los como seu povo especial, não era com nenhum desígnio de rejeitá-los depois nem trocá-los por outro povo quando bem entendesse. Bastava que lhe fossem fiéis; eles o encontrariam imutavelmente constante para com eles.

Deixou claro que a aliança que fizera com eles jamais se romperia, a menos que eles mesmos a rompessem.

  1. O que esperava deles, com justiça e razão (v. 2): já que haviam entrado em aliança com Deus, não deviam fazer pacto algum com os cananeus, tanto inimigos dele quanto deles. Depois de erguerem o altar de Deus, deviam derrubar os altares cananeus, para que não fossem tentados a servir aos deuses dos cananeus. Poderia haver exigência mais fácil?

  2. Como o haviam desobedecido justamente nesse ponto, ao qual Deus dera maior ênfase: Mas vocês não obedeceram à minha voz numa questão tão pequena.

Desprezando a aliança com Deus e o compromisso que haviam assumido uns com os outros naquela aliança, fizeram pactos de amizade com os cananeus idólatras, condenados à destruição, e toleraram seus altares, embora rivalizassem com os de Deus.

Por que vocês fizeram isso? Que relato podem dar dessa perversidade de vocês diante do tribunal da razão correta? Que defesa podem fazer de si mesmos ou que desculpa podem oferecer? Os que rompem a comunhão com Deus e se associam às obras infrutíferas das trevas não sabem o que fazem agora e, no dia próximo do acerto de contas, não terão nada a dizer em sua defesa.

  1. Como deviam esperar sofrer em breve por essa sua insensatez, v. 3. Ao tolerar os cananeus no meio deles:

(1.) Israel poria fim às próprias vitórias: Vocês não querem expulsá-los, diz Deus, e por isso eu não os expulsarei. Assim, o pecado deles se tornou o próprio castigo.

Assim, os que alimentam os seus desejos e as suas corrupções que deveriam mortificar perdem a graça de Deus, que é justamente retirada deles. Se não resistirmos ao diabo, não podemos esperar que Deus o esmague debaixo dos nossos pés.

(2.) Israel ficaria sujeito a problemas constantes: Eles serão espinhos nos seus flancos para feri-los, para onde quer que se virem, sempre lhes causando um dano ou outro. Enganam a si mesmos os que esperam tirar vantagem da amizade com os inimigos de Deus.

(3.) Pior de tudo, Israel seria exposto a tentações constantes e levado ao pecado: Os deuses deles (suas abominações, segundo o caldeu) serão uma armadilha para vocês; vocês se descobrirão miseravelmente enredados numa afeição por eles, e isso será a ruína de vocês. Assim interpretam alguns.

Os que se aproximam do pecado são justamente deixados a si mesmos para caírem nele e perecerem. Muitas vezes Deus faz do pecado das pessoas o seu castigo; espinhos e armadilhas estão no caminho dos que agem perversamente e caminham contra Deus.

IV. Os bons resultados do sermão são muito notáveis: “O povo levantou a sua voz e chorou”, v. 4.

  1. O anjo lhes falou de seus pecados, pelos quais expressaram tristeza. Levantaram a voz para confessá-los e clamar contra a sua própria insensatez e ingratidão. Choraram, envergonhados e indignados consigo mesmos, por terem agido de modo tão contrário tanto à sua razão quanto ao seu interesse.

  2. O anjo os ameaçou com os juízos de Deus, e eles expressaram temor. Levantaram a voz em oração para que Deus afastasse deles a sua cólera e choraram por medo dessa cólera. Diante desse alarme, cederam; seus corações se derreteram dentro deles, e eles tremeram diante da palavra, e não sem motivo.

Isso foi bom e mostrou que a palavra ouvida os impressionara. É espantoso que pecadores consigam sequer ler sua Bíblia com os olhos secos. Mas não foi suficiente: choraram, mas não lemos que tenham se emendado, voltado para casa e destruído todos os vestígios de idolatria e dos idólatras entre eles. Muitos se comovem sob o efeito da palavra, mas endurecem novamente antes de serem moldados de novo.

No entanto, aquele choro coletivo:

(1.) Deu um novo nome ao lugar (v. 5): chamaram-no Boquim, “Chorões”. É um bom nome ao qual nossas assembleias religiosas devem corresponder. Se tivessem permanecido fiéis a Deus e ao dever, nenhuma voz senão a de canto teria sido ouvida na congregação deles. Mas, por seu pecado e sua insensatez, criaram outro trabalho para si; agora só se ouvia o choro.

(2.) Deu ocasião para oferecer um sacrifício solene: “Sacrificaram ali ao Senhor”. Supõe-se que tivessem se reunido em Siló, onde ficava o altar de Deus. Ofereceram sacrifícios para afastar a cólera de Deus, obter seu favor e mostrar que se dedicavam a ele, e somente a ele, firmando uma aliança por meio daquele sacrifício.

Tendo a doença sido assim detectada a tempo e tendo o remédio administrado feito tão bom efeito, seria de esperar que uma cura pudesse ser efetuada. Mas pela continuação da história, parece que ela estava enraizada fundo demais para ser curada pelo choro.

Versículos 6 a 23

A Idolatria dos Israelitas. (a.C. 1425.)

O início desta seção apenas repete o que já lemos sobre o bom caráter do povo durante o governo de Josué, bem como sobre a morte e o sepultamento dele (Josué 24:29, 30). O relato é retomado aqui para preparar o que este capítulo dirá sobre a decadência e a apostasia de Israel.

O anjo predissera que os cananeus e seus ídolos seriam uma armadilha para Israel. O historiador agora se propõe a mostrar que assim aconteceu. Para deixar isso mais claro, volta um pouco e repara:

  1. A feliz estabilidade deles na terra de Canaã. Depois de repartir a terra entre eles, Josué os despediu para que tomassem posse dela em paz e com conforto, v. 6. Não mandou apenas cada tribo à sua herança; mandou cada homem, sem dúvida dando-lhes a sua bênção.

  2. A perseverança na fé e no temor do santo nome de Deus enquanto Josué viveu, v. 7.

Assim como foram para suas propriedades com boas resoluções de apegar-se a Deus, assim perseveraram por algum tempo nessas boas resoluções, enquanto tinham bons governantes que lhes davam bons exemplos e boas instruções, censuravam e continham as corrupções que se infiltravam entre eles, e enquanto tinham fresca na memória a lembrança das grandes coisas que Deus fez por eles ao levá-los a Canaã.

Os que haviam visto aquelas maravilhas tinham discernimento suficiente para crer no que seus próprios olhos viram e razão suficiente para servir ao Deus que agira tão gloriosamente em favor deles. Os que vieram depois, porém, não creram, porque não tinham visto.

  1. A morte e o sepultamento de Josué, que deram um golpe fatal aos interesses da religião entre o povo, v. 8, 9. Mesmo assim, tinham consciência de quanto deviam a Josué e lhe prestaram homenagem ao morrer e o sepultaram em Timnate-Heres. Aqui o nome aparece assim, e não Timnate-Sera, como em Josué.

Heres significa “sol”. Alguns pensam que havia uma representação do sol sobre a sepultura de Josué, o que lhe teria dado esse nome para recordar que, por sua palavra, o sol parou. Vários escritores judeus dizem isso.

Duvido muito, porém, que, naquela época, permitissem uma imagem do sol em homenagem a Josué, pois, como as pessoas tinham forte inclinação para adorar o sol, a imagem poderia ser usada para desonrar a Deus.

  1. O surgimento de uma nova geração, v. 10. Em poucos anos, toda aquela geração desapareceu, e suas boas instruções e exemplos morreram e foram enterrados com ela. Surgiu outra geração de israelitas com tão pouco senso religioso e tão pouca preocupação com a religião que, apesar de todas as vantagens que tiveram na educação, podia-se dizer com razão que não conheciam o Senhor.

Não o conheciam corretamente, como ele se revelara; do contrário, não o teriam abandonado. Eram inteiramente dedicados ao mundo, absorvidos por seus negócios ou entregues ao conforto e aos prazeres da carne. Nunca davam atenção ao Deus verdadeiro e à sua santa religião e, por isso, eram facilmente atraídos aos deuses falsos e às suas superstições abomináveis.

Assim, o historiador passa a apresentar um panorama geral da sequência dos acontecimentos em Israel durante o período dos juízes, repetida sempre na mesma ordem.

I. O povo de Israel abandonou o Deus de Israel e deu às divindades de esterqueira dos cananeus a adoração e a honra que pertenciam somente a ele.

Espantem-se com isso, ó céus, e admirem-se, ó terra! Acaso uma nação, uma nação tão bem alimentada e instruída, trocou seu Deus, um Deus de poder infinito, pureza imaculada e bondade inesgotável, tão zeloso de não ter rival, por troncos e pedras que não podiam fazer nem bem nem mal? (Jeremias 2:11, 12).

Nunca houve exemplo igual de insensatez, ingratidão e traição. Observe como isso é descrito nos vv. 11-13. Em geral, fizeram o mal; nada podia ser mais mau, isto é, mais provocador a Deus, nem mais prejudicial a eles mesmos, e foi à vista do Senhor. Todo mal está diante dele, mas ele dá atenção especial ao pecado de ter outros deuses.

  1. Abandonaram o Senhor (v. 12, e novamente v. 13), uma das duas grandes maldades de que eram culpados (Jeremias 2:13). Estavam unidos ao Senhor por uma aliança, mas agora o abandonaram como uma esposa que trai o marido. O Targum caldeu diz: “Abandonaram a adoração do Senhor”, pois os que abandonam a adoração a Deus, na prática, abandonam o próprio Deus.

Isso se agravava pelo fato de que ele era o Deus de seus antepassados: haviam nascido em sua casa e, por isso, tinham obrigação de servi-lo. Ele os tirara da terra do Egito, desatara suas amarras e, também por essa razão, eles eram obrigados a servi-lo.

  1. Ao abandonarem o único Deus verdadeiro, não se tornaram ateus nem foram tão insensatos a ponto de dizer “Não há Deus”; mas seguiram outros deuses. Ainda lhes restava tanto da natureza pura que reconheciam a existência de um Deus, mas a natureza corrompida se mostrava tanto que multiplicaram os deuses, aceitaram qualquer um e seguiram o costume, em vez da regra, no culto religioso.

Israel tinha a honra de ser um povo especial, elevado acima de todos os outros, e, contudo, foram tão infiéis aos seus próprios privilégios que se encantaram com os deuses dos povos ao redor. Baal e Astarote, deuses e deusas; prestavam culto ao sol e à lua, a Júpiter e Juno. Baalim significa “senhores”, e Astarote, “bem-aventuradas”; ambas as palavras estão no plural.

Quando abandonaram Javé, que é um só, passaram a ter muitos deuses e muitos senhores, tantos quantos sua imaginação exuberante quisesse multiplicar.

Quaisquer que tomassem por deuses, serviam-nos e se prostravam diante deles, prestando-lhes honra e pedindo-lhes favores.

II. Com isso, provocaram a ira do Deus de Israel, que os entregou nas mãos dos inimigos, v. 14, 15. Ele se encolerizou, pois é Deus zeloso e é fiel à honra de seu próprio nome. Para puni-los pela apostasia, fez dos mesmos povos a que se submeteram como tentadores aqueles que os atormentariam.

Ao abandonar a Deus, Israel se tornou tão miserável e desprezível quanto poderia ter sido grande e feliz se tivesse continuado fiel a ele.

  1. O rumo das vitórias se voltou contra eles. Depois de abandonarem a Deus, sempre que empunhavam a espada, podiam ter certeza de que seriam derrotados, assim como antes podiam ter certeza da vitória.

Antes, os inimigos não conseguiam resistir a eles e, por onde fossem, a mão do Senhor os favorecia. Quando começaram a esfriar na religião, Deus suspendeu seu favor, interrompeu o avanço das vitórias e deixou de expulsar os inimigos (v. 3), permitindo apenas que mantivessem suas posições.

Agora, porém, depois de se entregarem por completo à idolatria, a guerra se voltou diretamente contra eles e já não conseguiam resistir aos inimigos. Deus preferiria dar a vitória aos que nunca o conheceram nem reconheceram a entregá-la aos que fizeram ambas as coisas, mas depois o abandonaram.

Por onde fossem, podiam perceber que o próprio Deus se tornara seu inimigo e lutava contra eles (Isaías 63:10).

  1. Naturalmente, o equilíbrio do poder também se voltou contra eles. Quem quisesse podia saqueá-los; quem quisesse podia oprimi-los. Deus os vendeu nas mãos dos inimigos. Não apenas os entregou de graça, como entregamos o que vendemos, mas o fez por uma contrapartida valiosa: obter honra como Deus zeloso, que não poupa nem o próprio povo especial quando este o provoca.

Vendeu-os como se vendem os devedores insolventes (Mateus 18:25), para que, por meio dos sofrimentos deles, houvesse alguma reparação à glória de Deus, lesada pela apostasia. Observe como o castigo:

(1.) Correspondeu ao que haviam feito. Serviram aos deuses das nações vizinhas, até aos mais vis, e Deus os fez servir aos príncipes dessas mesmas nações, até aos mais vis. Quem se associa a qualquer tolo é justamente feito de tolo por toda companhia.

(2.) Correspondeu ao que Deus dissera. A mão do céu se voltou contra eles, como o Senhor dissera e como o Senhor jurara (v. 15), referindo-se à maldição e à morte colocadas diante deles na aliança, junto com a bênção e a vida. Os que descobriram que Deus é fiel às promessas podem concluir que ele também será fiel às ameaças.

III. O Deus de misericórdia infinita teve compaixão deles em suas angústias, embora tivessem causado tudo por seu próprio pecado e insensatez, e os livrou. Contudo, embora seus problemas fossem o castigo de seu pecado e o cumprimento da palavra de Deus, ainda assim, com o tempo, foram salvos de seus problemas, vv. 16-18. Observe:

  1. O motivo do livramento. Veio unicamente da compaixão e da terna misericórdia de Deus; sua origem estava nele mesmo. Não se diz: Eles se arrependeram por causa de suas iniquidades (pois parece, v. 17, que muitos continuaram sem se emendar), mas: “O Senhor se arrependeu por causa dos gemidos deles”, embora se diga que gemiam não tanto sob o peso do pecado quanto sob o peso da aflição.

É verdade que mereciam perecer para sempre debaixo da maldição de Deus. Mas este é o tempo de sua paciência e da nossa provação; por isso, ele não desencadeia toda a sua cólera. Ele poderia, com justiça, tê-los abandonado, mas não podia fazê-lo por compaixão.

  1. Os instrumentos de seu livramento. Deus não enviou anjos do céu para resgatá-los nem trouxe uma potência estrangeira para ajudá-los. Quando surgia a ocasião, levantava juízes de entre o próprio povo, homens a quem Deus dava qualificações extraordinárias e chamados para aquele serviço especial ao qual eram destinados: reformar e livrar Israel.

Coroava com êxito maravilhoso seus grandes empreendimentos: “O Senhor estava com os juízes” quando os levantava, e assim eles se tornavam salvadores. Observe:

(1.) Nos dias de maior decadência e aflição da igreja, haverá alguns que Deus encontrará ou formará para reparar seus agravos e pôr as coisas em ordem.

(2.) Devemos reconhecer a mão de Deus quando homens úteis surgem no momento certo para o serviço público. Ele lhes concede sabedoria e coragem e lhes dá disposição para agir e arriscar-se. Todos os que são bênção para seu país devem ser considerados dons de Deus.

(3.) Deus apoiará aqueles a quem chama e lhes dará sua presença. Estará com os que ele levanta.

(4.) Os juízes de uma terra são seus salvadores.

IV. Os israelitas decadentes não foram reformados de modo eficaz e completo, nem mesmo pelos juízes, vv. 17-19:

  1. Mesmo quando os juízes estavam com eles e se empenhavam na reforma, havia quem não lhes desse ouvidos. Naquele mesmo período, seguiam outros deuses e se prostituíam com eles; estavam loucos por seus ídolos e obstinados em retroceder.

Haviam se desposado com Deus, mas romperam a aliança do casamento e se prostituíram com esses deuses. A idolatria é adultério espiritual: coisa vil, baixa e traiçoeira, da qual dificilmente se recuperam os que nela se entregaram.

  1. Os que começavam a se corrigir durante as reformas logo voltavam ao caminho errado e se tornavam tão maus como antes. Abandonaram o caminho dos antepassados piedosos, no qual estes os haviam criado. Logo escaparam à influência tanto do bom exemplo dos pais quanto da sua própria boa educação.

Os filhos maus de pais piedosos fazem isso e, por isso, terão muito a responder por essa atitude. No entanto, quando o juiz morria, pensavam que a barreira que continha a correnteza da idolatria havia sido removida; então ela voltava a correr com ainda mais fúria, e a geração seguinte parecia pior por causa das tentativas de reforma, v. 19.

Corrompiam-se mais do que seus antepassados, esforçando-se para superá-los na multiplicação de deuses estranhos e na invenção de ritos profanos e ímpios, como se quisessem desafiar os reformadores. Não abandonavam nenhuma de suas práticas — ou, como diz o texto, não as deixavam de lado.

Não se envergonhavam dos serviços idólatras mais detestáveis nem se cansavam dos mais bárbaros; não recuavam nem um passo de seu caminho duro e obstinado.

Assim acontece com os que abandonam os bons caminhos de Deus, que um dia conheceram e professaram: em geral, tornam-se mais ousados e desesperados no pecado e ficam com o coração ainda mais endurecido.

V. Em resposta a isso, a justa resolução de Deus foi continuar mantendo a vara sobre eles:

  1. O pecado deles foi poupar os cananeus, desprezando e violando a aliança que Deus fizera com eles e os mandamentos que lhes dera, v. 20.

  2. O castigo foi que os cananeus foram poupados; assim, foram açoitados com sua própria vara. Durante a vida de Josué, nem todos foram entregues em poder dele, v. 23.

Nosso Senhor Jesus, embora tenha despojado principados e potestades, ainda assim não completou sua vitória a princípio. Ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele. Restam interesses de Satanás na igreja, assim como restavam cananeus na terra; mas nosso Josué vive para sempre e, no grande dia, completará sua conquista.

Depois da morte de Josué, por muito tempo quase nada se fez contra os cananeus. Israel os tolerava e se familiarizava com eles; por isso, Deus não os expulsaria mais, v. 21. Se querem ter hóspedes como esses entre eles, que os tomem e vejam no que isso dará. Deus escolheu as ilusões deles (Isaías 66:4).

Assim, as pessoas alimentam e satisfazem os próprios apetites e paixões corrompidos, em vez de mortificá-los, e Deus, justamente, as deixa a si mesmas sob o poder dos seus pecados, que serão sua ruína. Assim será sua condenação; elas mesmas a decidiram.

Esses remanescentes dos cananeus foram deixados para provar Israel (v. 22), para saber se guardariam ou não o caminho do Senhor. Não para que Deus os conhecesse, mas para que eles se conhecessem. O teste serviria para verificar:

(1.) Se poderiam resistir às tentações de idolatria que os cananeus lhes apresentariam. Deus lhes dissera que não poderiam resistir (Deuteronômio 7:4), mas eles pensavam que sim. Bem, disse Deus, vou provar vocês. E a experiência mostrou que o encanto dos tentadores era forte demais para eles.

Deus nos disse como nosso coração é enganoso e perverso ao extremo, mas não queremos acreditar até que, ao ousarmos brincar com a tentação, descubramos pela triste experiência como isso é verdadeiro.

(2.) Se fariam bom uso das vexações que os nativos restantes lhes causariam e dos muitos problemas que provocariam; se, por meio deles, seriam convencidos do pecado, humilhados por causa dele, reformados e conduzidos de volta a Deus e ao dever; se os alarmes constantes os manteriam reverentes e os fariam temer provocar a Deus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra