Juízes 1
Argumento
Juízes
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DE
JUÍZES.
Em hebraico, este livro se chama Sefer Shophtim, o Livro dos Juízes. As versões siríaca e árabe ampliam o título e o chamam de Livro dos Juízes dos Filhos de Israel. Como os julgamentos dessa nação eram peculiares, também o eram seus juízes, cujo cargo diferia muito do dos juízes de outras nações. A Septuaginta o intitula simplesmente Kritai, Juízes.
O livro relata a história da comunidade de Israel sob o governo dos juízes, de Otniel a Eli, tanto quanto Deus considerou apropriado transmitir-nos.
Segundo o cálculo do dr. Lightfoot, contém a história de 299 anos: Otniel, de Judá, julgou por quarenta anos; Eúde, de Benjamim, por oitenta; Baraque, de Naftali, por quarenta; Gideão, de Manassés, por quarenta; Abimeleque, seu filho, por três; Tolá, de Issacar, por vinte e três.
Jair, de Manassés, julgou por vinte e dois anos; Jefté, de Manassés, por seis; Ibsã, de Judá, por sete; Elom, de Zebulom, por dez; Abdom, de Efraim, por oito; e Sansão, de Dã, por vinte. No total, foram 299 anos.
Quanto aos anos de servidão, como quando se diz que Eglom os oprimiu por dezoito anos e Jabim por vinte, assim como alguns outros, devem ser contados como coincidentes com os anos de um ou outro juiz. Os juízes aqui parecem ter pertencido a oito tribos diversas; assim, essa honra se distribuiu entre elas até, por fim, concentrar-se em Judá.
Eli e Samuel, os dois juízes que não aparecem neste livro, eram da tribo de Levi. Parece que não houve juiz de Rúben, Simeão, Gade ou Aser.
A história desses juízes, em sua ordem, vai até o fim de Juízes 16. E então, nos cinco últimos capítulos, temos relatos de alguns acontecimentos particulares e memoráveis ocorridos — como a história de Rute (Rute 1:1) — nos dias em que os juízes governavam. Não se sabe, porém, durante o governo de qual juiz eles se deram. Foram reunidos no fim do livro para não interromper o fio da história geral.
Quanto à situação da comunidade de Israel durante esse período:
I. O povo não parece aqui tão grande nem tão bom quanto se poderia esperar de uma nação tão singular, governada por tais leis e enriquecida com tais promessas. Encontramo-lo terrivelmente corrompido e terrivelmente oprimido pelos povos vizinhos.
Em parte alguma do livro, seja na guerra, seja nos conselhos, ele se destaca de maneira proporcional à entrada gloriosa em Canaã. O que devemos concluir? Deus quis mostrar a lamentável imperfeição de todas as pessoas e coisas debaixo do sol, para que esperemos santidade e felicidade completas no outro mundo, e não neste.
II. Contudo, podemos esperar que, embora o historiador neste livro se alongue sobretudo em suas provocações e agravos, ainda assim houvesse uma presença da religião na terra. Embora houvesse entre eles quem se desviasse para a idolatria, ainda assim o serviço do tabernáculo, conforme a lei de Moisés, continuava, e muitos o frequentavam.
Os historiadores não registram o curso comum da justiça e do comércio de uma nação, pois o dão por certo; relatam apenas as guerras e os distúrbios que ocorrem. O leitor deve levar em conta o que ficou de fora para equilibrar o quadro sombrio.
III. Parece que, naqueles tempos, cada tribo governava em grande medida seus próprios assuntos cotidianos e agia separadamente, sem um chefe ou conselho comum. Isso provocava muitas divergências entre elas e as impedia de se destacar ou de realizar algo importante.
IV. O governo dos juízes não era contínuo, mas ocasional. Quando se diz que, depois da vitória de Eúde, a terra descansou por oitenta anos e que, depois da vitória de Baraque, descansou por quarenta, não é certo que eles tenham vivido todo esse tempo, muito menos que tenham governado por tantos anos.
Mas eles e os demais foram levantados e animados pelo Espírito de Deus para prestar um serviço específico ao povo quando surgia a ocasião: vingar Israel de seus inimigos e purgá-lo da idolatria, os dois sentidos principais de julgar Israel.
Débora, porém, como profetisa, era procurada por todo o Israel para julgar, antes de surgir a ocasião de sua atuação na guerra, Juízes 4:4.
V. Durante o governo dos juízes, Deus era, de modo muito especial, o rei de Israel. Foi o que Samuel lhes disse quando decidiram rejeitar aquela forma de governo, 1 Samuel 12:12. Deus quis provar o que sua própria lei e as instituições dela poderiam fazer para mantê-los em ordem.
O resultado mostrou que, quando não havia rei em Israel, cada um fazia o que lhe parecia certo. Por isso, na parte final desse período, Deus tornou o governo dos juízes mais contínuo e abrangente do que fora no início e, por fim, deu-lhes Davi, um rei segundo o seu coração.
Só então Israel começou a prosperar. Isso deve nos tornar muito gratos pelos magistrados, tanto os supremos quanto os subordinados, pois são ministros de Deus para o nosso bem.
Quatro dos juízes de Israel foram canonizados (Hebreus 11:32): Gideão, Baraque, Sansão e Jefté. O erudito bispo Patrick pensa que o profeta Samuel escreveu este livro.
Este capítulo nos dá um relato específico do progresso que as diversas tribos de Israel fizeram para subjugar Canaã depois da morte de Josué. Ele, como se diz, quebrou a espinha dorsal daquela grande obra e deixou tudo numa situação em que poderiam tê-la concluído facilmente no devido tempo, se não tivessem falhado consigo mesmos.
Somos informados do que fizeram para esse fim e de onde ficaram aquém.
I. As tribos unidas de Judá e Simeão agiram com bravura:
Deus designou Judá para começar (v. 1, 2).
Judá chamou Simeão para agir em conjunto com ele (v. 3).
Tiveram êxito em suas campanhas contra Bezeque (vv. 4-7), Jerusalém (v. 8), Hebrom e Debir (vv. 9-15), Hormá, Gaza e outros lugares (vv. 17-19).
No entanto, quando encontraram carros de ferro, perderam a coragem (v. 19). Menciona-se o estabelecimento dos queneus entre eles (v. 16).
II. Em comparação com eles, as outras tribos agiram com covardia:
Benjamim falhou (v. 21).
A casa de José agiu bem contra Betel (vv. 22-26), mas em outros lugares não aproveitaram suas vantagens, nem Manassés (v. 27, 28), nem Efraim (v. 29).
Zebulom poupou os cananeus (v. 30).
Aser se submeteu aos cananeus mais do que qualquer outra tribo (v. 31, 32).
Naftali foi impedida de tomar posse plena de diversas de suas cidades (v. 33).
Dã ficou limitada pelos amorreus (v. 34).
Não há relato sobre Issacar nem sobre as duas tribos e meia do outro lado do Jordão.
Versículos 1 a 8
Judá Ataca os Cananeus; o Castigo de Adoni-Bezeque. (a.C. 1425.)
Aqui, I. Os filhos de Israel consultam o oráculo de Deus para saber qual tribo deveria primeiro tentar limpar seu território dos cananeus e vivificar e animar as demais. Isso aconteceu depois da morte de Josué. Enquanto ele viveu, dirigiu o povo, e todas as tribos lhe obedeceram; mas, quando morreu, não deixou sucessor com a mesma autoridade que ele tinha.
Mas o povo precisava consultar o peitoral do juízo e receber dali a ordem de comando, pois o próprio Deus, que era seu Rei, assim também era o Senhor dos seus exércitos.
A pergunta que fazem é: “Quem subirá primeiro?”, v. 1. Podemos supor que, a essa altura, eles haviam se multiplicado tanto que as terras de que haviam tomado posse começavam a ficar apertadas para eles; precisavam expulsar o inimigo para abrir espaço. Agora perguntam quem deve pegar em armas primeiro.
Não sabemos se cada tribo ambicionava ser a primeira e contendia por essa honra ou se temia ser a primeira e contendia para recusá-la. Por anuência comum, porém, deixaram a questão nas mãos do próprio Deus, que é o mais indicado tanto para distribuir honras como para designar tarefas.
II. Deus designou que Judá subisse primeiro e prometeu-lhe êxito (v. 2): “Entreguei a terra nas mãos dele, para que tome posse dela; por isso também entregarei em suas mãos o inimigo que o impede de possuí-la, para que seja destruído”. Por que Judá deveria ser o primeiro nessa tarefa?
Judá era a tribo mais numerosa e poderosa; portanto, que fosse a primeira a se arriscar. Repare: Deus designa o serviço segundo a força que deu. Dos que têm mais capacidade, espera-se mais trabalho.
Judá tinha a primazia em dignidade e, portanto, devia ter a primazia no dever. Seus irmãos deveriam louvá-lo; por isso, devia liderar os serviços perigosos. Que o peso da honra acompanhe o peso do trabalho.
Judá foi o primeiro a receber a sua herança: o sorteio recaiu primeiro sobre Judá; portanto, Judá devia lutar primeiro.
Judá era a tribo da qual nasceria nosso Senhor. Assim, Cristo, o Leão da tribo de Judá, foi adiante deles em Judá. Cristo enfrentou primeiro os poderes das trevas e os derrotou, o que nos anima para os nossos conflitos; é nele que somos mais que vencedores.
Observe: o serviço e o êxito aparecem juntos: “Judá subirá; faça a sua parte e então verá que entreguei a terra nas suas mãos”. Seu serviço não será eficaz a menos que Deus lhe dê o êxito; mas Deus não lhe dará o êxito a menos que se dedique vigorosamente ao serviço.
III. Então Judá se prepara para subir, mas convida seu irmão e vizinho, a tribo de Simeão — cuja herança ficava dentro da de Judá e fora separada dela —, a unir forças com ele, v. 3. Observe aqui:
Que os mais fortes não devem desprezar, mas desejar a ajuda até dos que são mais fracos. Judá era a mais importante das tribos e Simeão, a menos importante. Mesmo assim, Judá pede a amizade de Simeão e solicita sua ajuda. A cabeça não pode dizer ao pé: “Não tenho necessidade de ti”, pois somos membros uns dos outros.
Os que pedem ajuda devem estar prontos para ajudar: “Vem comigo à minha herança, e depois irei contigo à tua”. Convém que os israelitas ajudem uns aos outros contra os cananeus.
E todos os cristãos, mesmo os de tribos diferentes, devem fortalecer as mãos uns dos outros contra os interesses comuns do reino de Satanás. Os que assim se ajudam em amor têm motivo para esperar que Deus, em sua graça, ajude a ambos.
IV. Os exércitos aliados de Judá e Simeão vão à guerra: “Judá subiu” (v. 4), e Simeão com ele, v. 3. É provável que Calebe fosse o comandante em chefe dessa expedição. Quem seria mais adequado do que aquele que tinha tanto a cabeça de um velho quanto a mão de um jovem, a experiência da idade e o vigor da juventude? (Josué 14:10, 11).
Pelo que se segue (v. 10, 11), parece também que ele ainda não havia tomado posse de sua própria herança. Foi bom para eles terem um general que, conforme o significado de seu nome, era todo coração.
Alguns pensam que os cananeus se haviam reunido num exército, um exército temível quando Israel consultou quem deveria combatê-los e que começaram a agir ao ouvir da morte de Josué, cujo nome lhes inspirava grande temor. Se foi assim, só se envolveram para o próprio prejuízo.
V. Deus lhes deu grande êxito. Quer tenham atacado o inimigo, quer o inimigo tenha dado o primeiro alerta, “o Senhor os entregou nas suas mãos”, v. 4. Embora o exército de Judá fosse forte e corajoso, ainda assim a vitória é atribuída a Deus: ele entregou os cananeus nas mãos deles.
Depois de lhes dar autoridade, aqui lhes dá capacidade para destruí-los; pôs o inimigo ao alcance deles e assim provou sua obediência à ordem de exterminá-lo por completo.
O bispo Patrick observa que não encontramos nos escritores pagãos expressões religiosas como as que aparecem aqui e em outras partes desta história sagrada a respeito do êxito das armas. Eu gostaria que tais reconhecimentos piedosos da providência divina não tivessem caído em desuso nesta época entre muitos que são chamados cristãos. Agora:
Somos informados de como o exército cananeu foi derrotado em campo aberto, em Bezeque ou perto dali, onde se posicionara e que depois Saul usou como ponto de reunião geral (1 Samuel 11:8). Abateram dez mil homens; esse golpe, se levado adiante, não poderia deixar de enfraquecer muito os que já haviam sido reduzidos a tão pouco.
Seu rei foi capturado e humilhado. Chamava-se Adoni-Bezeque, isto é, senhor de Bezeque. Houve quem desse seu próprio nome às terras, como lemos (Salmos 49:11); mas este, como tantos outros, tomou para si o nome de sua terra. Foi capturado depois da batalha, e aqui nos dizem como o trataram.
Cortaram-lhe os polegares para incapacitá-lo para a luta e os dedões dos pés para que não pudesse fugir, v. 6. Teria sido bárbaro triunfar assim sobre um homem aflito e à mercê deles, se ele não fosse um cananeu destinado à destruição e não tivesse abusado de outros da mesma maneira, como provavelmente ouviram dizer.
Josefo diz: “Cortaram-lhe as mãos e os pés”, provavelmente supondo que essas feridas teriam maior probabilidade de ser mortais do que o corte apenas dos polegares e dos dedões. Mas essa humilhação que lhe impuseram arrancou dele um reconhecimento de a justiça de Deus, v. 7. Observe aqui:
(1.) Quão grande homem esse Adoni-Bezeque havia sido: grande no campo de batalha, onde os exércitos fugiam diante dele, e grande em casa, onde os reis eram postos junto aos cães do seu rebanho. Contudo, agora ele próprio era prisioneiro, reduzido à mais extrema baixeza e desonra. Veja como este mundo é inconstante e como são escorregadios seus lugares elevados.
Que os mais importantes não se orgulhem nem os mais fortes se julguem seguros; não sabem a que baixeza poderão ser reduzidos antes de morrer.
(2.) Que desolação causara entre os seus vizinhos: subjugara completamente setenta reis e os mantivera prisioneiros. Naquele tempo, o principal homem de uma cidade era chamado rei; a grandeza do título só agravava a vergonha deles e alimentava o orgulho de quem os humilhava.
Não podemos supor que Adoni-Bezeque tivesse simultaneamente setenta desses pequenos príncipes como escravos. Ao longo de seu reinado, porém, depôs e maltratou tantos deles, muitos dos quais talvez fossem reis das mesmas cidades que se opuseram a ele sucessivamente. Tratou-os assim para satisfazer seu próprio capricho imperioso e bárbaro e aterrorizar os demais.
Parece que os cananeus haviam sido devastados por guerras civis sangrentas entre si, o que facilitaria muito sua conquista por Israel. “Ao conquistar Adoni-Bezeque”, diz o dr. Lightfoot, “Judá conquistou, na prática, setenta reis”.
(3.) Como foi justo tratá-lo da mesma maneira que tratara os outros. Às vezes, em sua providência, o Deus justo faz o castigo corresponder ao pecado e mantém a igualdade em seus juízos: quem saqueia será saqueado, e com o traidor se agirá traiçoeiramente (Isaías 33:1). Aos que não mostraram misericórdia também não se mostrará misericórdia (Tiago 2:13). Veja Apocalipse 13:10; 18:6.
(4.) Como reconheceu honestamente a justiça de Deus nesse caso: “Assim como fiz, Deus me retribuiu”. Veja o poder da consciência quando Deus a desperta por meio de seus juízos: ela traz o pecado à lembrança e subscreve a justiça de Deus.
Aquele que, orgulhoso, desafiara a Deus agora se rende a ele e olha com tanto pesar para os reis que ficavam debaixo de sua mesa quanto antes os olhava com prazer, quando os tinha ali. Parece reconhecer que foi tratado melhor do que tratara seus prisioneiros.
Os israelitas o mutilaram — conforme a lei de talião, olho por olho e, portanto, polegar por polegar —, mas não o puseram debaixo da mesa para comer as migalhas. Embora a mutilação pudesse ser considerada ato de justiça, fazer isso teria demonstrado um orgulho e uma arrogância que não caberiam a um israelita.
VI. Dá-se atenção especial à conquista de Jerusalém, v. 8. Nossos tradutores consideram que isso aconteceu na época de Josué e é repetido aqui por causa da morte de Adoni-Bezeque naquela cidade; por isso traduzem “haviam lutado contra Jerusalém” e põem o versículo entre parênteses. O original, porém, fala disso como algo que acontece agora.
Essa interpretação parece mais provável porque se diz que foram os filhos de Judá em particular, não todo o Israel sob o comando de Josué, que o fizeram.
Josué de fato conquistou e abateu Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém (Josué 10), mas não lemos ali que tenha tomado a cidade. É provável que, enquanto prosseguia suas conquistas em outros lugares, Adoni-Bezeque, príncipe vizinho, tenha tomado Jerusalém.
Depois de vencê-lo em campo aberto, a cidade caiu nas mãos de Israel, e eles abateram seus habitantes, exceto os que se refugiaram na fortaleza e resistiram até o tempo de Davi.
E incendiaram a cidade para mostrar sua aversão à idolatria que a contaminara profundamente, mas provavelmente não ao ponto de consumi-la por completo; deixaram moradias convenientes para tantos quantos tinham para pôr na posse dela.
Versículos 9 a 20
As Conquistas de Judá. (a.C. 1425.)
Temos aqui um relato ulterior daquela campanha gloriosa e bem-sucedida conduzida por Judá e Simeão.
- O território de Judá foi quase todo, mas não completamente, limpo dos cananeus.
Os que habitavam a região montanhosa — as montanhas ao redor de Jerusalém — foram expulsos (v. 9, 19), mas os da planície resistiram, pois tinham carros de ferro, como lemos em Josué 17:16. Os homens de Judá falharam nisso e prejudicaram a influência que seu exemplo poderia ter tido sobre as outras tribos.
Estas os imitaram na covardia, em vez de imitá-los nos muitos outros exemplos de coragem.
Como os inimigos tinham carros de ferro, pensaram que não era seguro atacá-los. Mas Israel não tinha Deus ao seu lado, cujos carros são milhares de anjos (Salmos 68:17)? Diante dele, aqueles carros de ferro seriam como palha diante do fogo. Deus não lhes prometera expressamente, pelo oráculo (v. 2), vitória contra os cananeus nessa mesma expedição, sem excluir os que tinham carros de ferro?
Contudo, permitiram que seus medos prevalecessem contra sua fé. Não confiaram em Deus diante de qualquer desvantagem e não ousaram enfrentar os carros de ferro. Retiraram suas tropas de modo vergonhoso, quando poderiam ter concluído as vitórias com um único golpe corajoso; isso teve consequências funestas. Eles corriam bem; o que os impediu? (Gálatas 5:7).
- Calebe foi posto na posse de Hebrom. Josué lhe dera essa cidade dez ou doze anos antes, segundo o cálculo do dr. Lightfoot. Como Calebe estava ocupado no serviço público, ajudando a estabelecer as tribos, e dava mais valor a isso que aos interesses particulares, parece que só agora tomou posse.
Aquele bom homem se contentava em servir aos outros e deixar a si mesmo por último. Poucos pensam assim, pois “todos buscam o que é seu” (Filipenses 2:20, 21).
Agora, porém, todos os homens de Judá foram ajudá-lo a conquistar Hebrom (v. 10). Abateram os filhos de Anaque e o puseram na posse da cidade, v. 20: “Deram Hebrom a Calebe”. Para retribuir a bondade de seus compatriotas, Calebe estava impaciente por ver Debir conquistada e entregue aos homens de Judá.
A fim de apressar a conquista, ofereceu sua filha a quem assumisse o comando do cerco daquela importante cidade (v. 11, 12).
Otniel aceitou corajosamente o desafio e conquistou a cidade e a jovem (v. 13). Pela influência e pela atuação de sua esposa junto ao pai dela, conseguiu uma herança muito boa para si e sua família (v. 14, 15). Já lemos essa passagem antes (Josué 15:16-19), onde foi explicada e aproveitada extensamente.
- Simeão conquistou terreno dos cananeus em sua fronteira, v. 17, 18. Na parte oriental de seu território, destruíram os cananeus de Zefate e lhe deram o nome de Hormá, isto é, destruição. Acrescentaram essa cidade a outras cidades condenadas à destruição nas proximidades, que algum tempo antes, e com razão, haviam recebido o mesmo nome (Números 21:2, 3).
E talvez isso tenha sido o cumprimento completo do voto que então fizeram de destruir totalmente aquelas cidades cananeias do sul. Na parte ocidental, tomaram Gaza, Asquelom e Ecrom, cidades dos filisteus. Obtiveram a posse imediata das cidades, mas não destruíram os habitantes. Com o tempo, os filisteus as recuperaram e se tornaram inimigos implacáveis do Israel de Deus.
Nada melhor se podia esperar de quem fazia a obra pela metade.
- Os queneus se estabeleceram no território da tribo de Judá. Preferiram essa região às demais porque era a mais forte e ali esperavam ficar seguros e em paz, v. 16. Eram descendentes de Jetro.
Ou foram com Israel quando Moisés os convidou (Números 10:29), ou encontraram os israelitas nas proximidades quando estes saíram do deserto, 38 anos depois, e então os acompanharam até Canaã. Moisés lhes prometera que passariam pelo que Israel passasse (Números 10:32).
Primeiro, haviam se instalado na Cidade das Palmeiras, isto é, Jericó, cidade que jamais seria reconstruída e, portanto, adequada para pessoas que viviam em tendas e não se preocupavam em construir. Mais tarde, mudaram-se para o deserto de Judá, talvez por gostarem daquele lugar solitário e retirado ou por afeição àquela tribo, que talvez tivesse sido especialmente bondosa com eles.
No entanto, encontramos bem ao norte, no território de Naftali, a tenda de Jael, que pertencia àquela família, quando Sísera se refugiou ali (Juízes 4:17). Israel lhes demonstrou respeito, permitindo que se estabelecessem onde quisessem. Eram um povo pacífico, satisfeito com pouco onde quer que estivessem. Os que não molestavam ninguém não eram molestados por ninguém.
Bem-aventurados os mansos, porque assim herdarão a terra.
Versículos 21 a 36
Os Israelitas Misturados com os Cananeus. (a.C. 1425.)
Aqui nos dizem em que condições as outras tribos se encontravam diante dos cananeus que restaram.
I. Benjamim deixou de expulsar os jebuseus daquela parte de Jerusalém que lhe coube, v. 21. Judá lhes dera bom exemplo e lhes trouxera grandes vantagens com suas conquistas (v. 9), mas, por falta de determinação, não continuaram o ataque.
II. A casa de José:
- Agitou-se um pouco para tomar posse de Betel, v. 22. Essa cidade é mencionada entre as cidades de Benjamim (Josué 18:22). Mas ali é descrita (v. 13) como uma cidade na fronteira dessa tribo. Ao que parece, a divisa passava por ela; metade pertencia a Benjamim e a outra metade a Efraim.
Talvez a iniciativa dos efraimitas, que naquela ocasião recuperaram a cidade dos cananeus, tenha garantido que passasse inteiramente, ou ao menos em sua maior parte, para eles. Mais tarde, vemos que estava tão sob o poder das dez tribos — e Benjamim não era uma delas — que Jeroboão pôs ali um de seus bezerros. Neste relato da expedição dos efraimitas contra Betel, observe:
(1.) Sua participação no favor divino: “O Senhor estava com eles” e teria estado com as outras tribos se tivessem exercido sua força. O Targum caldeu traduz aqui, como em muitos outros lugares: “A Palavra do Senhor era seu ajudador”, isto é, o próprio Cristo, o comandante do exército do Senhor, agora que agiam separadamente, assim como quando estavam todos juntos.
(2.) As medidas prudentes que tomaram para conquistar a cidade. Enviaram espiões para observar qual parte era mais fraca e por onde poderiam atacar com maior vantagem, v. 23. Esses espiões receberam informações excelentes de um homem que encontraram por providência divina.
Ele lhes mostrou uma passagem secreta para entrar na cidade, que fora deixada sem vigilância porque, como poucos a conheciam, ninguém suspeitava de perigo daquele lado.
Aqui, [1.] Não se deve culpá-lo por lhes dar essa informação, se o fez convencido de que o SENHOR estava com eles e de que, pela dádiva de Deus, tinham direito à terra. Tampouco se deve culpar Raabe por receber aqueles que sabia serem inimigos de sua pátria, mas amigos de Deus.
[2.] Também não se deve culpar os israelitas por tratarem o homem com misericórdia e darem a ele e à sua família não apenas a vida, mas liberdade para ir aonde quisessem, pois uma boa ação merece outra. Parece, porém, que ele não quis unir-se ao povo de Israel: tinha medo deles em vez de amá-los.
Por isso, mudou-se para junto de uma colônia hitita que, ao que parece, fora para a Arábia e se estabelecera ali durante a invasão do país por Josué.
O homem escolheu viver entre eles e ali construiu uma cidade, provavelmente pequena, como costumam fazer os colonos. Em seu nome, preservou o antigo nome de sua cidade natal, Luz, que significa amendoeira, preferindo-o ao nome novo, Betel — Casa de Deus —, que expressava uma religião.
(3.) O êxito deles. Os espiões levaram, ou enviaram, ao exército a informação que obtiveram. O exército aproveitou suas vantagens, surpreendeu a cidade e passou todos os seus habitantes ao fio da espada, v. 25. Mas:
- Além dessa conquista, parece que os filhos de José não fizeram nada de notável.
(1.) Manassés deixou de expulsar os cananeus de diversas cidades muito importantes de sua herança e nem sequer tentou conquistá-las, v. 27. Mas os cananeus, que já estavam de posse delas, resolveram não sair; permaneceriam naquela terra.
Manassés não teve determinação suficiente para tentar expulsá-los, como se não fosse possível enfrentá-los a menos que estivessem dispostos a ceder, coisa que ninguém poderia esperar.
Só à medida que Israel ganhava força, avançava em seu território e se servia dos cananeus tanto por meio de tributos como de trabalho pessoal, v. 28, 35.
(2.) Efraim, igualmente, embora fosse uma tribo poderosa, também negligenciou a importante cidade de Gezer e permitiu que os cananeus vivessem no meio deles (v. 29). Alguns pensam que isso indica que lhes consentiram um estabelecimento tranquilo e lhes deram os privilégios de um povo não conquistado, sem sequer torná-los tributários.
III. Zebulom talvez tivesse inclinação pelo comércio marítimo, pois fora predito que seria um porto para navios. Deixou de conquistar Quitrom e Naalol (v. 30) e apenas tornou tributários os habitantes dessas cidades.
IV. Aser se saiu pior do que qualquer uma das tribos (v. 31, 32): deixou mais cidades nas mãos dos cananeus que todas as outras e submeteu-se aos cananeus, em vez de torná-los tributários. A expressão indica que os aseritas viviam no meio dos cananeus, como se estes fossem mais numerosos e poderosos, continuassem senhores do país e os israelitas só pudessem viver ali por tolerância.
V. Naftali também tolerou que os cananeus vivessem em seu território (v. 33), embora, aos poucos, os tenha subjugado o bastante para cobrar-lhes tributos.
VI. Dã não apenas deixou de ampliar suas conquistas na herança que lhe coube; sem coragem para enfrentar os amorreus, foi forçada por eles a recuar para as montanhas e morar nas cidades dali. Não ousava aventurar-se no vale, onde provavelmente havia carros de ferro, v. 34. Ou melhor: também algumas cidades nas montanhas resistiram aos ataques, v. 35.
Assim, ficaram limitados em seu território e tiveram de procurar mais espaço em Laís, muito longe dali (Juízes 18:1, etc.). Na bênção de Jacó, Judá é comparado a um leão e Dã, a uma serpente. Observe como Judá, com a coragem de um leão, prosperou e prevaleceu, ao passo que Dã, com toda a astúcia de uma serpente, não conquistou terreno algum.
A astúcia e a atuação habilidosa nem sempre realizam as maravilhas que alegam realizar.
O que Dã não conseguiu fazer, ao que parece, seus vizinhos efraimitas fizeram em parte em favor dela: submeteram os amorreus a tributo, v. 35.
Considerando tudo, fica claro que o povo de Israel foi, em geral, muito negligente tanto com seu dever como com seus interesses nesta questão. Não fez o que poderia ter feito para expulsar os cananeus e abrir espaço para si.
E, 1. Isso se deveu à preguiça e à covardia. Não quiseram se dar ao trabalho de concluir suas conquistas. Como o preguiçoso que sonhou com um leão no caminho, um leão nas ruas, imaginaram dificuldades insuperáveis e se assustaram com o vento e as nuvens, deixando de semear e colher.
Isso se deveu à ganância. Pensavam que o trabalho e o dinheiro dos cananeus lhes seriam mais úteis do que o sangue deles. Por isso, estavam dispostos a deixá-los viver no meio de Israel para tirar proveito deles.
Não tinham o horror e a aversão à idolatria que deveriam ter tido. Achavam uma pena passar esses cananeus ao fio da espada, embora a medida de sua iniquidade estivesse cheia. Pensavam que não faria mal deixá-los viver no meio deles e que não correriam perigo por causa disso.
A mesma coisa que manteve seus antepassados fora de Canaã por quarenta anos os impedia agora de tomar posse plena da terra: a incredulidade. A desconfiança do poder e da promessa de Deus os fez perder suas vantagens e os lançou em mil danos.