Matthew Henry

Juízes 20

Argumento

O relato deste capítulo precisa ser incluído no livro das guerras do Senhor, mas parece tão triste e desalentador quanto qualquer outro trecho daquela história. Nada nele parece minimamente luminoso ou agradável, exceto o zelo piedoso de Israel contra a maldade dos homens de Gibeá, que tornou justa e santa a guerra do lado israelita.

De resto, há três aspectos que tornam a história melancólica do começo ao fim: a obstinação dos benjamitas em proteger os criminosos, que deu origem à guerra; as enormes perdas sofridas pelos israelitas durante ela; e o desfecho da guerra na quase completa extinção da tribo de Benjamim, embora a causa justa tenha vencido por fim.

E isso aconteceu pouco depois de Israel se estabelecer gloriosamente na terra prometida, quando se poderia esperar que tudo fosse próspero e tranquilo. Neste capítulo temos:

I. A causa do levita ouvida numa assembleia geral das tribos, vv. 1-7.

II. A decisão unânime de vingar a sua causa contra os homens de Gibeá, vv. 8-11.

III. Os benjamitas defendendo os criminosos, vv. 12-17.

IV. A derrota de Israel nas batalhas do primeiro e do segundo dia, vv. 18-25.

V. A humilhação deles diante de Deus naquela ocasião, vv. 26-28.

VI. A derrota completa dos benjamitas no terceiro confronto, por meio de uma estratégia que os exterminou, exceto 600 homens, vv. 29-48.

Tudo isso foi consequência das afrontas feitas a um pobre levita e à sua mulher. Tão pouco consideram os que praticam a iniquidade qual será o seu fim.

Versículos 1 a 11

A Coalizão contra Gibeá. (a.C. 1410.)

Temos aqui: I. Uma reunião geral de toda a congregação de Israel para examinar o caso da concubina do levita e considerar o que fazer a respeito, v. 1, 2.

Não parece que alguém, na qualidade de líder comum, os tenha convocado; eles se reuniram por consentimento e acordo, por assim dizer, como se tivessem um só coração, inflamado de zelo santo pela honra de Deus e de Israel. 1. O local da reunião foi Mispá.

Ali se reuniram diante do Senhor, pois Mispá ficava tão perto de Siló que se pode supor que o acampamento se estendia de Mispá a Siló.

Siló era uma cidade pequena e, por isso, quando o povo se reunia em geral para se apresentar diante de Deus, escolheu Mispá como quartel-general, a cidade importante mais próxima, talvez porque não quisesse impor a Siló o transtorno que uma assembleia tão grande causaria, já que ali residiam os sacerdotes que serviam no tabernáculo.

  1. Os que se reuniram eram todo o Israel, de Dã, cidade chamada assim havia pouco tempo (Juízes 18:29), ao norte, até Berseba, ao sul, incluindo a terra de Gileade, isto é, as tribos do outro lado do Jordão; todos como um só homem, tão unânimes estavam no interesse pelo bem público.

Ali estava reunido o povo de Deus, não uma convocação de levitas e sacerdotes, embora um levita fosse o principal interessado no caso, mas uma assembleia do povo, a quem o levita recorreu com um Appello populum — “Apelo ao povo”.

O povo de Deus era formado por 400 mil homens de infantaria que empunhavam a espada, isto é, armados, treinados e aptos para o serviço; alguns talvez tivessem conhecido as guerras de Canaã (Juízes 3:1).

Nessa assembleia de todo o Israel, apresentaram-se os chefes (ou “cantos”) do povo, pois os governantes são as pedras angulares que mantêm o povo unido, como representantes dos demais.

Cada um se apresentou no posto que lhe cabia, à frente dos milhares, das centenas, dos grupos de cinquenta e dos de dez que governava; podemos supor que havia entre eles ao menos essa ordem e esse governo, embora não tivessem general nem comandante supremo. Assim, havia: (1) um congresso geral das tribos para deliberar.

Os chefes do povo se apresentaram para liderar e orientar esse assunto. (2) Uma convocação geral da milícia para agir: todos os que empunhavam a espada e eram homens de guerra (v. 17), não mercenários nem recrutados à força, mas os melhores proprietários livres, que foram às próprias custas.

Israel tinha mais de 600 mil homens quando entrou em Canaã, e temos razão para pensar que, nessa época, havia crescido ainda mais; mas então todos os homens entre vinte e sessenta anos eram soldados, ao passo que agora podemos supor que mais da metade estava dispensada do serviço militar para cultivar a terra; portanto, estes eram como as tropas treinadas.

A milícia das duas tribos e meia contava 40 mil homens (Josué 4:13), mas as demais tribos eram muito mais numerosas.

II. A tribo de Benjamim foi informada dessa reunião (v. 3): ouviram que “os filhos de Israel tinham subido a Mispá”.

Provavelmente receberam uma convocação legal para comparecer junto dos seus irmãos, a fim de que o caso fosse discutido com justiça antes de qualquer decisão; assim, os males que se seguiram poderiam ter sido evitados.

Mas a notícia da reunião, em vez de levá-los a pensar no que dizia respeito à sua paz e honra, parece tê-los endurecido e irritado.

III. O crime atribuído aos homens de Gibeá foi examinado com solenidade. Os mensageiros enviados para convocá-los tinham feito um relato horrível, mas era preciso investigar mais a fundo, porque muitas vezes as coisas são apresentadas como piores do que realmente foram.

Por isso, nomeou-se uma comissão para interrogar as testemunhas — sem dúvida, sob juramento — e apresentar o caso.

Só o testemunho do próprio levita foi registrado aqui, mas é provável que seu servo e o homem idoso também tenham sido interrogados e dado seu depoimento; percebe-se que mais de uma pessoa foi examinada pelo texto original (v. 3), que diz: “Contai-nos”.

A lei determinava que ninguém fosse condenado à morte com base no testemunho de uma única testemunha, muito menos tantas pessoas.

O levita contou o caso em detalhes: disse que chegou a Gibeá apenas como viajante, para se hospedar, sem dar o menor motivo para suspeitarem que pretendia fazer algum mal (v. 4); e que os homens de Gibeá, inclusive os de posses, que deveriam ter protegido o estrangeiro dentro das portas, atacaram desordenadamente a casa onde ele se hospedava e quiseram matá-lo.

Por vergonha, não podia relatar o pedido que eles, sem vergonha, fizeram (Juízes 19:22). Declararam o seu pecado como o de Sodoma, o próprio pecado de Sodoma, mas o pudor dele não permitiu repeti-lo.

Bastava dizer que quiseram matá-lo, pois teria preferido morrer a se submeter à perversidade deles; e, se o tivessem conseguido agarrar, teriam abusado dele até a morte, como prova o que fizeram à sua concubina: “Eles a violentaram, e ela morreu” (v. 5).

Para despertar nos seus compatriotas indignação contra essa maldade, ele enviou pedaços do corpo mutilado a todas as tribos, o que as reuniu para testemunhar contra a libertinagem e a loucura cometidas em Israel (v. 6). Toda libertinagem é loucura, mas a libertinagem em Israel o é especialmente.

É loucura os que têm na carne o selo honroso da aliança profanarem o próprio corpo e desafiarem a vingança divina, tão claramente revelada desde o céu. “Nabal” é o nome deles, e com eles está a loucura.

Ele concluiu seu depoimento apelando à decisão do tribunal (v. 7): “Todos vocês são filhos de Israel e, portanto, conhecem a lei e o juízo” (Ester 1:13). “Vocês são um povo santo para Deus e temem tudo o que desonra a Deus e profana a terra.

Pertencem à mesma comunidade, são membros do mesmo corpo e, por isso, devem sentir os males que o afetam. São filhos de Israel e devem cuidar de modo especial dos levitas, a tribo de Deus entre vocês; portanto, deem seu parecer e conselho sobre o que deve ser feito.”

IV. A decisão a que chegaram foi que, já estando reunidos, não se dispersariam até que vissem a vingança cair sobre aquela cidade perversa, que era vergonha e escândalo para a nação. Observe: 1. O zelo deles contra a libertinagem cometida.

Não voltariam para casa, por mais que suas famílias e seus afazeres precisassem deles, antes de defenderem a honra de Deus e de Israel e obterem com a espada, se não fosse possível de outro modo, a reparação que a justiça da nação exigia (v. 8).

Assim mostraram ser, de fato, filhos de Israel, pois colocaram o interesse público acima dos assuntos particulares. 2. A prudência em enviar uma parte considerável das tropas para buscar provisões para os demais (v. 9, 10).

Um em cada dez, escolhido por sorteio — 40 mil ao todo —, deveria ir às próprias terras buscar pão e outras coisas necessárias para sustentar aquele grande exército. Ao sair de casa, levaram provisões apenas para a viagem até Mispá, não para uma permanência, talvez longa, diante de Gibeá.

Fizeram isso para impedir que se dispersassem em busca de alimento, pois, se o fizessem, seria difícil reuni-los de novo, sobretudo com tão boa disposição.

Quando há no povo zelo piedoso por uma boa obra, é melhor agir enquanto o ferro está quente, pois esse zelo tende a esfriar rapidamente se a execução da obra for adiada. Nunca se diga que deixamos para amanhã uma boa obra que poderíamos fazer hoje. 3. A unanimidade dessas decisões e sua execução.

A resolução foi aprovada Nemine contradicente — sem voto contrário (v. 8); todos concordaram. E, ao executá-la, ficaram unidos como um só homem (v. 11). Essa era a glória e a força deles: quando o bem comum estava em jogo, as tribos não tinham interesses separados.

Versículos 12 a 17

A Guerra contra os Benjamitas. (a.C. 1410.)

Temos aqui: I. A exigência justa e razoável que as tribos de Israel, agora acampadas, enviaram à tribo de Benjamim: que entregasse à justiça os malfeitores de Gibeá (v. 12, 13).

Se a tribo de Benjamim tivesse comparecido à assembleia, como deveria, e concordado com a decisão, só seria preciso tratar dos homens de Gibeá. Mas, pela ausência, tomando o partido dos criminosos, tornou-se necessário dirigir-se a todos eles.

Os israelitas estavam cheios de zelo contra a maldade cometida, mas seu zelo era ponderado: não achavam que isso justificasse atacar toda a tribo de Benjamim, a menos que ela própria se tornasse culpada, como cúmplice depois do fato, ao se recusar a entregar os criminosos e protegê-los da justiça.

Pediram que considerassem a gravidade do mal cometido (v. 12) e o fato de que acontecera entre eles; e que reconhecessem como era necessário que eles próprios punissem os malfeitores com a morte, segundo a lei de Moisés, ou os entregassem à assembleia geral, para que fossem punidos de forma ainda mais pública e solene.

Assim o mal seria removido de Israel, a culpa nacional seria eliminada, o contágio seria detido ao extirpar a parte gangrenada e os juízos nacionais seriam evitados.

O pecado se parecia tanto com o dos sodomitas que podiam temer, com razão, que, se não o punissem, Deus fizesse chover granizo do céu sobre eles, como fez não apenas sobre Sodoma, mas também sobre as cidades vizinhas.

Se os israelitas não tivessem feito essa exigência razoável, teriam muito mais razão para lamentar as desolações que recaíram sobre Benjamim. Antes de guerrear ou iniciar um processo, devemos tentar todos os meios de conciliação.

A exigência se parecia com a de Joabe a Abel (2 Samuel 20:20, 21): “Entreguem apenas o traidor, e deporemos as armas”.

Deus só estará em paz conosco nestes termos, e em nenhum outro: que abandonemos os nossos pecados, mortifiquemos e crucifiquemos as nossas paixões desordenadas; então tudo ficará bem, e a ira dele se desviará.

II. A obstinação miserável e a perversidade dos homens de Benjamim. Eles parecem ter sido tão unânimes e zelosos em sua decisão de apoiar os criminosos quanto as demais tribos em puni-los; tão pouco se importavam com sua honra, dever e interesse. 1. Foram tão perversos que apoiaram o crime cometido.

“Não quiseram ouvir a voz de seus irmãos” (v. 13), talvez porque, em geral, os daquela tribo fossem então mais viciosos e dissolutos que os das demais; não tolerariam que se punisse nos outros aquilo de que sabiam ser culpados.

Algumas das partes mais férteis e agradáveis de Canaã couberam a essa tribo; sua terra, como a de Sodoma, era como o jardim do Senhor, o que talvez tenha ajudado a tornar seus habitantes, como os homens de Sodoma, perversos e grandes pecadores diante do Senhor (Gênesis 13:10, 13).

Ou talvez, como sugere o bispo Patrick, tenham se ressentido de as outras tribos se intrometerem em seus assuntos: não fariam o que sabiam ser seu dever porque os irmãos os lembravam disso, e desprezavam receber deles instrução e correção.

Mesmo que houvesse entre eles homens sábios dispostos a atender à exigência, a maioria pode tê-los vencido, tornando deles o crime dos homens de Gibeá.

Temos comunhão com as obras infrutíferas das trevas se nos unimos aos que as praticam, dizendo: “Uma aliança!”; tornamo-nos culpados dos pecados alheios ao tolerá-los e defendê-los. Parece que não há causa tão ruim que não encontre apoiadores e defensores; mas ai daqueles por meio de quem vêm tais ofensas.

Os que impedem o curso da justiça necessária e fortalecem as mãos dos perversos, dizendo: “Ó homem perverso! Tu não morrerás”, terão muito que responder.

  1. Foram tão perversamente vaidosos e presunçosos que se levantaram contra a força unida de todo Israel. Certamente nunca houve homens tão desvairados como eles, ao pegarem em armas contra: (1) uma causa tão boa quanto a de Israel.

Como poderiam esperar prosperar lutando contra a justiça e, portanto, contra o próprio Deus justo, contra aqueles que tinham o sumo sacerdote e o oráculo divino a seu favor, rebelando-se assim abertamente contra a autoridade sagrada e suprema da nação? (2) Uma força tão grande quanto a de Israel.

A diferença numérica era muito maior que a de Lucas 14:31, 32, em que o que tinha apenas 10 mil não ousou enfrentar o que vinha contra ele com 20 mil e, por isso, pediu condições de paz. Lá o inimigo tinha apenas o dobro; aqui, mais de quinze vezes o número. Mesmo assim, desprezaram as condições de paz.

Todas as forças que podiam reunir no campo de batalha somavam apenas 26 mil homens, além de 700 de Gibeá (v. 15); ainda assim, ousaram enfrentar os 400 mil homens de Israel (v. 17). Assim os pecadores se entregam à própria ruína e provocam aquele que é infinitamente mais forte que eles (1 Coríntios 10:22).

Parece, porém, que confiavam na habilidade dos seus homens para compensar a falta de números, sobretudo num grupo de 700 fundeiros. Embora canhotos, eram tão hábeis em lançar pedras que não erravam o alvo nem pela largura de um fio de cabelo (v. 16).

Mas esses bons atiradores erraram muito ao abraçar uma causa tão ruim. Benjamim significa “filho da mão direita”, mas encontramos seus descendentes canhotos.

Versículos 18 a 25

Temos aqui a derrota dos homens de Israel na primeira e na segunda batalha contra os benjamitas.

I. Antes do primeiro confronto, consultaram a Deus sobre a ordem da batalha e receberam orientação, mas ainda assim foram duramente derrotados.

Não acharam apropriado perguntar a Deus se deveriam marchar contra Benjamim — o caso era claro o bastante: os homens de Gibeá tinham de ser punidos por sua maldade, e Israel precisava aplicar a punição, pois, do contrário, ela não aconteceria.

Perguntaram: “Quem subirá primeiro?” (v. 18), isto é: “Quem será o general do nosso exército?”, pois a tribo designada a ir primeiro teria seu príncipe como comandante de todo o grupo. Se quisessem saber apenas a ordem da marcha, seria apropriado perguntar: “Quem vai em seguida?”, e depois: “Quem vem depois?”.

Mas, sabendo que Judá deveria ir primeiro, saberiam que todos deviam seguir as ordens do príncipe daquela tribo. Essa honra foi dada a Judá porque o nosso Senhor Jesus viria dessa tribo e teria preeminência em todas as coisas.

A tribo que marchava primeiro recebia o posto mais honroso, mas também o mais perigoso e provavelmente sofria as maiores perdas no confronto. Quem disputaria a precedência se enxergasse o perigo dela?

Ainda que Judá, a tribo forte e valente, fosse primeiro e todas as tribos de Israel a acompanhassem, o pequeno Benjamim — como é chamado (Salmos 68:27) — mostrou-se mais forte que todos eles. Todo o exército cercou Gibeá (v. 19).

Os benjamitas avançaram para romper o cerco, e o exército se preparou para recebê-los com violência (v. 20). Mas, entre os benjamitas que os atacaram de frente com fúria incrível e os homens de Gibeá que saíram para atacá-los pela retaguarda, Israel entrou em confusão e perdeu 22 mil homens (v. 21). Não se tomaram prisioneiros nem se deu quartel; todos foram passados à espada.

II. Antes do segundo confronto, consultaram novamente a Deus, desta vez de modo mais solene, pois choraram diante do Senhor até a noite (v. 23), lamentando a perda de tantos homens valentes, sobretudo porque era sinal do desagrado de Deus e daria aos benjamitas ocasião de se vangloriarem do êxito de sua maldade.

Dessa vez, não perguntaram quem deveria subir primeiro, mas se deveriam subir de todo. O texto dá a entender uma razão para hesitarem, sobretudo agora que a Providência se mostrara contrária: Benjamim era seu irmão, e estariam prontos a depor as armas se Deus assim ordenasse.

Deus lhes mandou subir; permitiu a tentativa, pois, embora Benjamim fosse seu irmão, era um membro gangrenado do corpo e precisava ser cortado.

Com isso, encorajaram-se, talvez confiando mais na própria força que na ordem divina, e atacaram pela segunda vez as forças rebeldes, no mesmo lugar da primeira batalha (v. 22). Esperavam recuperar ali a reputação perdida e não mudaram supersticiosamente de lugar, como se houvesse algum azar naquele terreno.

Mas dessa vez também foram repelidos, com a perda de 18 mil homens (v. 25). As perdas do dia anterior e desse totalizaram 40 mil, exatamente um décimo do exército e o mesmo número que haviam escolhido por sorteio para buscar mantimentos (v. 10).

Separaram um décimo para aquele serviço, e agora Deus voltou a separar um décimo para a matança. Mas que diremos diante disso? Uma causa tão justa e honrosa foi vencida duas vezes. Eles não lutavam a batalha de Deus contra o pecado? Não tinham recebido a ordem dele? Como, então, podiam fracassar?

  1. Os juízos de Deus são um grande abismo, e o caminho dele passa pelo mar. Nuvens e escuridão muitas vezes o cercam, mas justiça e retidão são a base do seu trono. Podemos ter certeza da retidão dos atos de Deus quando não enxergamos as razões deles.

  2. Assim Deus mostrou a eles e, neles, a nós que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha, dos fortes; não devemos confiar nos números, como talvez os israelitas tenham feito com confiança excessiva. Nunca devemos depositar o peso num braço de carne: só a Rocha dos séculos pode sustentá-lo.

  3. Deus pretendia corrigir Israel pelos seus pecados. Fizeram bem em demonstrar tanto zelo contra a maldade de Gibeá, mas não havia entre eles, no próprio meio deles, pecados contra o Senhor, seu Deus? Os que se apressam a condenar a iniquidade alheia também precisam reconhecer a própria culpa.

Alguns pensam que Deus os repreendeu por não terem testemunhado contra a idolatria de Mica e dos danitas, que corrompera sua religião, como agora testemunhavam contra a libertinagem de Gibeá e dos benjamitas, que perturbara a paz pública; Deus lhes dera ordem específica de guerrear contra idólatras (Deuteronômio 13:12, etc.).

  1. Deus queria ensinar-nos a não achar estranho que uma boa causa sofra uma derrota por algum tempo, nem a julgar seu mérito pelo êxito.

O interesse da graça no coração e da religião no mundo pode ser derrotado, sofrer grandes perdas e parecer arrasado, mas, por fim, o juízo será levado à vitória. Vincimur in prælio, sed non in bello — “Somos vencidos numa batalha, mas não na campanha inteira”. O que é justo pode cair, mas se levantará.

Versículos 26 a 48

A Derrota dos Benjamitas. (a.C. 1410.)

Temos aqui um relato completo da vitória total que os israelitas obtiveram sobre os benjamitas no terceiro confronto. A causa justa finalmente foi vitoriosa quando os responsáveis por ela corrigiram o que haviam feito de errado, pois, quando uma boa causa sofre, isso se deve à falta de boa condução. Observe, então, como a vitória foi obtida e como foi levada adiante.

I. Como a vitória foi obtida: Nas batalhas anteriores, eles haviam confiado demais em duas coisas: a justiça da sua causa e a superioridade numérica.

Era verdade que tinham tanto o direito quanto a força ao seu lado, grandes vantagens; mas confiaram demais nelas e negligenciaram deveres aos quais se dedicaram agora, pela terceira vez, depois de reconhecerem o erro.

  1. Antes, confiaram tanto na justiça da causa que acharam desnecessário buscar a presença e a bênção de Deus. Deram como certo que Deus os abençoaria; ou melhor, talvez concluíssem que ele lhes devia favor e não poderia, com justiça, reter esse favor, já que se apresentaram e tomaram armas em defesa da virtude.

Mas Deus lhes mostrou que não tinha obrigação de fazer prosperar a empreitada, que não precisava deles nem estava vinculado a eles, e que eles eram mais devedores a Deus pela honra de serem ministros da sua justiça do que Deus a eles pelo serviço prestado. Agora, tornaram-se humildes suplicantes por sucesso.

Antes, apenas consultavam o oráculo de Deus: “Quem subirá primeiro?” e “Subiremos?”. Dessa vez, imploraram o favor divino, jejuaram, oraram e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas (v. 26), para expiar o pecado e reconhecer sua dependência de Deus, além de expressar o desejo que tinham dele.

Não podemos esperar que Deus esteja conosco sem buscarmos sua presença da maneira que ele designou. E quando estavam nessa disposição e assim buscaram o Senhor, ele não apenas ordenou que atacassem os benjamitas pela terceira vez, mas também lhes prometeu a vitória: “Amanhã os entregarei na tua mão” (v. 28).

  1. Antes, confiaram tanto na força do seu exército que acharam desnecessário usar qualquer arte, preparar qualquer emboscada ou elaborar um estratagema; não duvidavam que venceriam simplesmente pela força. Agora, viram que era necessário usar alguma sagacidade, como se o inimigo fosse numericamente superior.

Por isso, puseram homens de emboscada (v. 29) e conseguiram o que queriam, como seus pais fizeram contra Ai (Josué 8). Estratagemas desse tipo tendem a funcionar melhor depois de uma derrota anterior, que encheu o inimigo de confiança e tornou menos suspeita uma retirada fingida.

O texto descreve muito amplamente a condução desse artifício. A certeza que Deus lhes dera do sucesso na ação daquele dia, em vez de torná-los negligentes e presunçosos, pôs todas as mentes e todas as mãos em ação para cumprir o que Deus prometera.

(1.) Observe o método que empregaram. O grosso do exército se posicionou diante de Gibeá, como antes, avançando em direção aos portões (v. 30). Os benjamitas, cujo exército principal estava então alojado em Gibeá, saíram para atacá-los e avançaram com grande bravura.

Os sitiantes recuaram e retiraram-se precipitadamente, como se tivessem perdido a coragem ao ver os benjamitas; estes estavam dispostos a acreditar nisso, imaginando com orgulho que suas vitórias anteriores os haviam tornado muito temíveis.

Os israelitas sofreram algumas perdas nessa fuga fingida: cerca de trinta homens foram mortos na retaguarda (v. 31, 39). Mas, quando todos os benjamitas foram atraídos para fora da cidade, a emboscada tomou a cidade (v. 37) e deu um sinal ao corpo principal do exército (v. 38, 40), que imediatamente se voltou contra eles.

Parece que outro grupo considerável, estacionado em Baal-Tamar, atacou ao mesmo tempo (v. 33). Assim os benjamitas ficaram completamente cercados, o que os lançou na maior consternação possível. Agora um sentimento de culpa os desalentou; e, quanto mais altas haviam sido suas esperanças, mais dolorosa foi a confusão.

No início, “a batalha foi dura” (v. 34), pois os benjamitas lutaram com fúria. Mas, ao perceberem a armadilha em que haviam caído, concluíram que, como se diz, um par de calcanhares valia mais que dois pares de mãos e correram o mais depressa possível para o deserto (v. 42).

Mas em vão: “a batalha os alcançou” e, para completar sua angústia, os homens que tinham saído das cidades de Israel que esperavam ver o desfecho da batalha se juntaram aos perseguidores e ajudaram a exterminá-los. A mão de cada homem estava contra eles.

(2.) Observe nesta história: [1.] Que, no começo da batalha, os benjamitas estavam certos de que a vitória era deles: “São abatidos diante de nós” (v. 32, 39). Às vezes Deus permite que os perversos se elevem com vitórias e esperanças, para que sua queda seja ainda mais dolorosa.

Veja como a alegria deles dura pouco e como seu triunfo é apenas momentâneo. Quem veste a armadura para a batalha não se vanglorie, a menos que tenha razão para se vangloriar em Deus. [2.] “O mal estava perto deles, e eles não o sabiam” (v. 34).

Mas, quando já era tarde demais para evitá-lo, viram que o mal lhes sobreviera (v. 41). Não sabemos que males podem estar perto de nós a qualquer momento; quanto menos são temidos, mais pesadamente caem.

Não se pode convencer os pecadores de que o mal está perto, mas como será terrível quando chegar e não houver escape! (1 Tessalonicenses 5:3.) [3.] Embora os homens de Israel tivessem desempenhado tão bem seus papéis nesse confronto, ainda assim a vitória é atribuída a Deus (v. 35): “O Senhor feriu Benjamim diante de Israel”.

A batalha era dele, assim como o êxito. [4.] Quando Deus lutava contra os benjamitas, os israelitas os pisotearam sem dificuldade (v. 43). É fácil pisotear aqueles que fizeram de Deus seu inimigo. Veja Malaquias 4:3.

II. Como a vitória foi levada adiante e aproveitada numa execução militar contra esses pecadores contra suas próprias almas. 1. Gibeá, o próprio ninho de libertinagem, foi destruída primeiro.

A emboscada que entrou de surpresa na cidade estendeu-se ao longo dela ; isto é, dispersou-se pelas diversas partes dela, o que podia fazer facilmente, pois todos os homens de guerra tinham saído numa investida e a deixado, com grande presunção, sem defesa.

Os israelitas passaram à espada todos os que encontraram, inclusive mulheres e crianças (v. 37), e incendiaram a cidade (v. 40). O pecado traz ruína às cidades. 2. O exército no campo foi completamente derrotado e exterminado: 18 mil homens valentes ficaram mortos no local (v. 44).

  1. Os que escaparam do campo foram perseguidos e mortos na fuga, num total de 7 mil (v. 45). Não adianta tentar escapar correndo da vingança divina. O mal persegue os pecadores e os alcançará. 4. Até os que ficaram em casa foram envolvidos na ruína.

Deixaram que sua espada devorasse para sempre, sem considerar que, no fim, isso seria amargo, como Abner apela muito tempo depois, quando comandava um exército de benjamitas, provavelmente com os olhos voltados para esta mesma história (2 Samuel 2:25, 26).

Passaram à espada todos os que respiravam e incendiaram todas as cidades (v. 48). Assim, de toda a tribo de Benjamim, ao que parece, só restaram vivos 600 homens, que se refugiaram na penha de Rimom e permaneceram escondidos ali por quatro meses (v. 47).

Agora, (1.) É difícil justificar a severidade desse ato de Israel. Toda a tribo de Benjamim era culpada, mas, por isso, deveria ser tratada como os cananeus destinados à destruição?

O fato de terem agido no calor da guerra, de esse ser o modo como Israel costumava levar adiante as vitórias com a espada e de os israelitas estarem extremamente irritados com os benjamitas pela matança que estes tinham provocado nos dois confrontos anteriores pouco justifica a crueldade daquela execução.

É verdade que haviam jurado que todo aquele que não subisse a Mispá seria morto (Juízes 21:5). Mas isso, se fosse um juramento justificável, ainda assim, aplicava-se somente aos homens de guerra; não se esperava que os demais comparecessem. Ainda assim, (2.) É fácil justificar a mão de Deus nisso.

Benjamim pecara contra ele, e Deus ameaçara que, se o esquecessem, pereceriam como pereceram as nações que estavam antes deles (Deuteronômio 8:20), todas exterminadas daquela maneira. (3.) Também é fácil tirar disso um aviso contra o início do pecado.

Os começos do pecado são como a saída de água; por isso, deixe-o antes de se envolver com ele, pois não sabemos qual será o desfecho. A ruína eterna das almas será pior e mais terrível que toda essa devastação de uma tribo.

O profeta Oseias fala duas vezes sobre o caso de Gibeá como o início da corrupção de Israel e modelo para tudo o que veio depois (Oseias 9:9): “Eles se corromperam profundamente, como nos dias de Gibeá”; e (Oseias 10:9): “Pecaste desde os dias de Gibeá”.

Acrescenta-se que “a batalha em Gibeá contra os filhos da iniquidade não” (isto é, não no princípio) “os alcançou”.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra