Matthew Henry

Juízes 19

Argumento

Os três capítulos restantes deste livro contêm um relato muito trágico da maldade dos homens de Gibeá, apoiada pela tribo de Benjamim, pela qual essa tribo foi severamente castigada e quase totalmente exterminada pelas demais tribos.

Isso parece ter acontecido pouco depois da morte de Josué, pois não havia rei nem juiz em Israel (v. 1; Juízes 21:25), e Fineias era então o sumo sacerdote (Juízes 20:28). Essas iniquidades específicas, a idolatria dos danitas e a imoralidade dos benjamitas, abriram caminho para aquela apostasia geral (Juízes 3:7).

O abuso da concubina do levita é relatado aqui com muitos detalhes. I. A fuga adúltera dela, afastando-se dele (v. 1, 2). II. A reconciliação dele com ela e a viagem que fez para buscá-la de volta para casa (v. 3). III. A recepção bondosa que o pai dela lhe ofereceu (vv. 4-9). IV. O abuso que sofreu em Gibeá, onde foi obrigado a parar ao anoitecer.

  1. Os homens de Gibeá o desprezaram (vv. 10-15), e um efraimita que morava entre eles o recebeu (vv. 16-21). 2. Eles o atacaram no lugar onde estava hospedado, como os sodomitas fizeram com os hóspedes de Ló (vv. 22-24). 3. Forçaram perversamente a concubina dele até a morte (vv. 25-28). V. O meio que usou para dar notícia disso a todas as tribos de Israel (v. 29, 30).

A Fuga da Concubina do Levita; O Levita Reconciliado com sua Concubina; O Levita Surpreendido pela Noite em Gibeá. (a.C. 1410.)

Versículos 1 a 15

Os assuntos domésticos desse levita não teriam sido relatados com tantos detalhes se não fosse para preparar o caminho ao relato seguinte das injustiças que lhe fizeram, pelas quais toda a nação se interessou. A primeira observação do bispo Hall sobre essa história é que não há relato de desordem pública sem que haja um levita envolvido, como agente ou como vítima.

Na idolatria de Mica, um levita agiu; na maldade de Gibeá, um levita foi vítima. Nenhuma tribo sentirá a falta de governo antes da de Levi; e, em todo o livro de Juízes, não se menciona ninguém dessa tribo além desses dois. Esse levita era da região montanhosa de Efraim (v. 1). Casou-se com uma mulher de Belém de Judá.

Ela é chamada de concubina porque não recebeu dote, talvez porque ele não tivesse nada para lhe dar, sendo ele próprio um residente temporário, sem moradia fixa. Mas não parece que ele tivesse outra esposa, e a nota marginal a chama de esposa, uma concubina (v. 1).

Ela veio da mesma cidade de onde veio o levita de Mica, como se Belém de Judá devesse uma dupla desgraça à região montanhosa de Efraim: ela foi uma esposa de levita tão ruim quanto o outro foi um levita.

I. A concubina desse levita se prostituiu e fugiu do marido (v. 2). A paráfrase caldaica diz apenas que ela se comportou insolentemente com ele, ou o desprezou; e, como ele ficou desgostoso com isso, ela se afastou dele e (o que não foi correto) foi recebida e acolhida na casa do pai. Se o marido a tivesse expulsado injustamente, o pai deveria ter sentido compaixão por sua aflição.

Mas, quando ela traiçoeiramente abandonou o marido para se entregar ao abraço de um estranho, o pai não deveria ter apoiado o pecado dela. Talvez ela não tivesse violado o dever para com o marido se não soubesse tão bem que seria recebida com bondade. Muitas vezes, os pais contribuem muito para a ruína dos filhos ao serem indulgentes com eles.

II. O próprio levita foi procurá-la para persuadi-la a voltar. Era sinal de que não havia rei nem juiz em Israel; do contrário, ela teria sido processada e condenada à morte como adúltera. Em vez disso, o marido que ela ofendeu a trata com a maior bondade e faz uma longa viagem de propósito para suplicar que se reconciliem (v. 3).

Se ele a tivesse mandado embora, seria crime voltar a recebê-la (Jeremias 3:1). Mas, como foi ela quem partiu, perdoar a ofensa foi uma virtude da parte dele e, embora fosse o ofendido, ele tomou a iniciativa de fazer as pazes. Parte da sabedoria que vem do alto é ser amável e fácil de persuadir.

Ele lhe falou com carinho, ou de modo consolador (pois a expressão hebraica para falar ao coração costuma ter esse sentido), o que indica que ela estava triste e arrependida do que fizera de errado; é provável que ele tenha sabido disso quando foi buscá-la. Assim, Deus promete a respeito de Israel adúltero (Oseias 2:14), “Vou levá-la ao deserto e falar ao coração dela”.

III. O pai dela o recebeu muito bem e, com sua bondade extraordinária, tentou compensar o apoio que dera à filha quando ela se afastou do marido e confirmar nele a disposição de se reconciliar com ela. 1. Recebeu-o com carinho e alegrou-se ao vê-lo (v. 3); tratou-o generosamente durante três dias (v. 4). O levita, para mostrar que estava plenamente reconciliado, aceitou a bondade dele.

Não lemos que tenha censurado o pai ou a filha pelo que dera errado; foi tão tranquilo e alegre quanto na primeira festa de casamento. Todos, e em especial os levitas, devem perdoar como Deus perdoa. Tudo entre eles dava sinais promissores de que viveriam bem juntos dali em diante.

Mas, se pudessem prever o que lhes aconteceria um ou dois dias depois, como a alegria deles teria sido amarga e se transformado em luto! Quando os assuntos de nossa família estão no melhor estado, devemos nos alegrar com temor, pois não sabemos que problemas o dia seguinte pode trazer.

Não podemos prever o mal que está perto, mas devemos considerar o que pode acontecer, para não vivermos despreocupados como se amanhã tivesse de ser igual a hoje, e ainda muito mais próspero (Isaías 56:12).

  1. O pai insistiu muito para que ele ficasse, como demonstração adicional de que era bem-vindo. O afeto por ele e o prazer de sua companhia vinham (1.) da consideração civil por ele como genro e ramo incorporado à sua casa. O amor e o dever são devidos àqueles a quem estamos ligados pelo casamento, assim como aos que são da nossa própria carne e osso.

Quem demonstra bondade, como esse levita fez, pode esperar recebê-la, como ele recebeu. (2.) Também vinham de respeito piedoso por ele como levita, servo da casa de Deus.

Se ele era um levita como devia ser (e nada indica o contrário), o pai merece elogio por querer que ficasse, por considerar proveitosa a convivência com ele, por ter a oportunidade de aprender com ele o bom conhecimento do Senhor e por esperar que o Senhor lhe fizesse bem por ter um levita como genro, abençoando-o por causa dele.

[1.] O pai o fez ficar até o quarto dia, e isso foi bondoso. Como não sabia quando poderiam estar juntos de novo, conseguiu que ficasse o máximo possível. Embora fosse tratado com tanta generosidade, o levita tinha muita pressa de partir. O coração de um homem bom está onde está o seu trabalho; pois, como a ave que vagueia longe do ninho, assim é o homem que vagueia para longe do seu lugar.

É sinal de que alguém tem pouco a fazer em casa ou pouca disposição para fazer o que precisa quando sente prazer em ficar muito tempo fora, onde não tem nada a fazer. É especialmente bom ver um levita disposto a voltar para suas poucas ovelhas no deserto. Contudo, aquele levita cedeu à insistência e à persuasão bondosa e ficou mais do que pretendia (vv. 5-7).

Devemos evitar tanto ceder facilmente demais, negligenciando nosso dever, quanto ser fechados e obstinados, negligenciando nossos amigos e a bondade deles. Nosso Salvador, depois da ressurreição, foi convencido a ficar com os amigos por mais tempo do que a princípio dera a entender (Lucas 24:28, 29).

[2.] O pai o fez ficar até a tarde do quinto dia; como se viu, isso não foi bondoso (v. 8, 9). Não queria deixá-lo partir antes do almoço e prometeu que a refeição seria cedo, planejando, como fizera no dia anterior, retê-lo por mais uma noite. Mas o levita estava decidido a ir à casa do Senhor em Siló (v. 18) e, ansioso para chegar lá, não ficaria mais tempo.

Se tivessem partido cedo, poderiam ter encontrado um lugar melhor para se hospedar do que aquele onde foram obrigados a parar; poderiam até ter chegado a Siló. A bondade que nossos amigos planejam muitas vezes acaba sendo, na prática, um prejuízo; o que pretendiam para nosso bem se torna uma armadilha. Quem sabe o que é bom para alguém nesta vida?

O levita não agiu com sabedoria ao partir tão tarde; teria chegado em casa em melhores condições se tivesse ficado mais uma noite e partido com o dia inteiro pela frente.

IV. Na viagem de volta, ele foi obrigado a se hospedar em Gibeá, cidade da tribo de Benjamim, mais tarde chamada Gibeá de Saul, que ficava no caminho para Siló e para a região montanhosa de Efraim. Quando a noite se aproximava e as sombras do entardecer se alongavam, começaram a pensar onde se hospedariam, como devemos fazer ao perceber que o dia de nossa vida se aproxima do fim.

Quando a noite chegou, não puderam continuar a viagem. Quem anda na escuridão não sabe aonde vai. Não podiam deixar de desejar o descanso, para o qual a noite foi feita, assim como o dia foi feito para o trabalho.

  1. O servo sugeriu que se hospedassem em Jebus, mais tarde Jerusalém, que ainda estava nas mãos dos jebuseus. “Venha”, disse o servo, “vamos passar a noite nesta cidade dos jebuseus” (v. 11). Se tivessem feito isso, provavelmente teriam sido tratados muito melhor do que foram em Gibeá de Benjamim. Israelitas devassos e dissolutos são piores e muito mais perigosos que os próprios cananeus.

Mas o senhor, como convinha a alguém da tribo de Deus, não quis de modo algum se hospedar, nem por uma noite, numa cidade de estrangeiros (v. 12). Não era por desconfiar da segurança entre eles; ele não queria, se pudesse evitar, ter tanta intimidade e familiaridade com eles quanto implicava passar a noite sob seu teto, nem ficar tão dependente deles.

Ao evitar aquele lugar, daria testemunho contra a perversidade dos que cultivavam amizade e intimidade com aquelas nações condenadas. Que os israelitas, especialmente os levitas, convivam com israelitas, e não com estrangeiros.

  1. Depois de passar por Jebus, que ficava a uns oito ou dez quilômetros de Belém, de onde vinham, e sem luz do dia suficiente para chegar a Ramá, pararam em Gibeá (vv. 13-15). Sentaram-se na rua, sem que ninguém lhes oferecesse hospedagem.

Naqueles países e naquela época não havia hospedarias nem estabelecimentos abertos ao público onde os viajantes, como entre nós, pudessem ser acolhidos mediante pagamento.

Eles levavam consigo suas provisões (como esse levita, v. 19) e dependiam da cortesia e hospitalidade dos moradores para encontrar um lugar onde ficar. Quando viajarmos, aproveitemos a ocasião para agradecer a Deus por essa e outras comodidades: há hospedarias para receber estrangeiros, onde podem ser acolhidos e bem acomodados em troca de pagamento.

Certamente não há país no mundo onde se possa ficar em casa com mais satisfação ou viajar com mais conforto do que na nossa própria nação.

Esse viajante, embora fosse levita — e Deus ordenara especialmente ao povo que fosse bondoso com os da tribo em todas as ocasiões —, recebeu uma acolhida muito fria em Gibeá: ninguém os levou para casa. Se tinham algum motivo para pensar que ele era levita, talvez isso tenha deixado aquelas pessoas mal-intencionadas ainda mais receosas de recebê-lo.

No grande dia, alguns terão de ouvir a acusação: “Eu era estrangeiro, e não me recebestes”.

Versículos 16 a 21

O Levita Recebido em Gibeá. (a.C. 1410.)

Embora não houvesse ninguém de Gibeá ali, descobriu-se que havia um homem em Gibeá que tratou o levita aflito com alguma cortesia, e ele ficou contente por alguém ter reparado nele.

Era estranho que algumas daquelas pessoas perversas, que à noite planejavam fazer tanto mal a ele e à concubina, não os convidassem para entrar sob pretexto de bondade, a fim de terem oportunidade melhor de praticar sua vilania. Ou não tinham inteligência suficiente para planejar tal coisa, ou não eram perversas o bastante para enganar desse modo.

Talvez nenhuma delas tenha pensado nessa maldade sozinha; foi só quando se juntaram na noite escura que tramaram o dano que fariam. Pessoas más, quando conspiram, tornam umas às outras muito piores do que seriam por conta própria.

Quando o levita, sua mulher e o servo começaram a temer que teriam de passar a noite na rua (e tanto faria dormir numa cova de leões), por fim foram convidados para uma casa. Aqui nos dizem:

I. Quem era aquele homem bondoso que os convidou. 1. Era da região montanhosa de Efraim e apenas morava temporariamente em Gibeá (v. 16). De todas as tribos de Israel, os benjamitas tinham mais razão para ser bondosos com viajantes pobres, pois o antepassado deles, Benjamim, nasceu à beira do caminho, quando a mãe estava viajando e bem perto daquele lugar (Gênesis 35:16, 17).

Apesar disso, foram duros com o viajante aflito, enquanto um efraimita honesto se compadeceu dele e, sem dúvida, foi ainda mais bondoso ao descobrir que era conterrâneo, também da região montanhosa de Efraim. Aquele que também morava temporariamente em Gibeá se compadeceu ainda mais de um viajante, pois conhecia o coração do estrangeiro (Êxodo 23:9; Deuteronômio 10:19).

As pessoas boas que se consideram estrangeiras e peregrinas neste mundo devem ser compassivas umas com as outras, pois todas pertencem à mesma pátria melhor e não estão em casa aqui.

  1. Era um homem idoso, que conservava um pouco da virtude de Israel, então já prestes a desaparecer. A geração mais nova estava completamente corrompida; se ainda restava alguma bondade, encontrava-se apenas entre os velhos que estavam partindo.

  2. Voltava do trabalho no campo ao anoitecer. O entardecer chama os trabalhadores de volta para casa (Salmos 104:23). Mas parece que, naquela tarde, esse foi o único trabalhador que voltou para Gibeá. Os outros tinham se entregado à preguiça e ao luxo.

Não é de admirar que houvesse entre eles tanta impureza quanto em Sodoma, pois também havia entre eles, como em Sodoma, muita ociosidade (Ezequiel 16:49). Mas aquele que trabalhou honestamente durante o dia estava disposto a receber com generosidade aqueles pobres estrangeiros à noite. Que as pessoas trabalhem para ter o que dar (Efésios 4:28).

O v. 21 mostra que ele tinha alguns bens e, ainda assim, trabalhava no campo. Os bens de ninguém dão direito à ociosidade.

II. Como ele foi generoso e espontâneo no convite. Não esperou que lhe pedissem um lugar para passar a noite. Ao vê-los (v. 17), perguntou sobre a situação deles e se antecipou com sua bondade. Assim, nosso bom Deus responde antes que clamemos. Uma disposição caridosa espera apenas uma oportunidade, não que insistam, para fazer o bem; socorre assim que vê alguém, sem que lhe peçam.

Por isso lemos sobre o olhar generoso (Provérbios 22:9). Se Gibeá era como Sodoma, aquele idoso era como Ló em Sodoma, que ficou sentado à porta da cidade para convidar estrangeiros (Gênesis 19:1). Jó também abria a porta ao viajante e não deixava ninguém passar a noite na rua (Jó 31:32).

Observe: 1. Ele estava pronto a acreditar no relato do levita, sem motivo algum para duvidar da verdade. A caridade não tende a desconfiar, mas “espera todas as coisas” (1 Coríntios 13:7) e não usa como desculpa para a grosseria com Davi as palavras de Nabal: “Hoje em dia, muitos servos fogem de seus senhores” (1 Samuel 25:10).

Ao explicar quem era, o levita disse que ia à casa do Senhor (v. 18), onde pretendia comparecer, talvez com uma oferta pela culpa dos pecados da família, ou uma oferta pacífica pelas bênçãos recebidas por ela, ou ambas, antes de voltar para casa. Se os homens de Gibeá souberam que ele ia para lá, provavelmente isso os deixou menos inclinados a recebê-lo.

Os samaritanos não receberam Cristo porque ele seguia em direção a Jerusalém (Lucas 9:53). Mas, por ele ser levita e ir à casa do Senhor, aquele bom idoso foi ainda mais bondoso. Assim, recebeu um discípulo por ser discípulo, um servo de Deus por causa do seu Mestre.

  1. Ele se dispôs livremente a recebê-lo. O próprio levita tinha todos os mantimentos (v. 19); nada lhe faltava além de hospedagem. Mesmo assim, o anfitrião generoso arcaria com as despesas (v. 20): “Deixe comigo todas as suas necessidades”. Então o levou para casa (v. 21). Assim, de um modo ou de outro, Deus levantará amigos para seu povo e seus ministros, mesmo quando parecem abandonados.

Versículos 22 a 30

A Maldade de Gibeá; Os Israelitas Incitados à Vingança. (a.C. 1410.)

Aqui está: I. A grande maldade dos homens de Gibeá. Ninguém poderia imaginar que entrasse no coração de pessoas dotadas de razão humana, israelitas que receberam a revelação divina, serem tão perversas. “Senhor, que é o homem!”, disse Davi: “Que criatura desprezível ele é!”

Ao ler esta história, podemos dizer: “Senhor, que é o homem! Que criatura vil ele se torna quando é entregue aos desejos do próprio coração!” Os pecadores são chamados aqui de filhos de Belial, isto é, homens indomáveis, que não suportam jugo, filhos do diabo (pois ele é Belial), parecidos com ele e unidos a ele na rebelião contra Deus e seu governo.

Os filhos de Benjamim, a respeito de quem Moisés dissera: “O amado do Senhor habitará em segurança junto dele” (Deuteronômio 33:12), tornaram-se filhos de Belial a tal ponto que um homem honesto não podia se hospedar em segurança entre eles.

As vítimas foram um levita, sua mulher e o homem bondoso que os acolhera. Somos estrangeiros na terra e devemos esperar tratamento estranho. Diz-se que estavam alegrando o coração quando a aflição os atingiu (v. 22). Se a alegria era inocente, isso nos ensina quão incertos e passageiros são todos os nossos confortos e prazeres terrenos.

Quando estamos muito satisfeitos com nossos amigos, não sabemos quão perto estão nossos inimigos; e, se tudo vai bem nesta hora, não podemos ter certeza de que continuará assim na próxima.

Se a alegria era pecaminosa e excessiva, sirva-nos de aviso para nos vigiarmos de perto: não devemos ser intemperantes no uso de coisas permitidas nem nos deixar levar pela alegria a comportamentos indecentes, pois o fim dessa alegria é tristeza. Deus pode logo mudar o tom de quem se alegra, transformando o riso em luto e a alegria em tristeza.

Vejamos em que consistiu a maldade desses benjamitas. 1. Eles fizeram um ataque insolente e violento, à noite, contra a casa de um homem honesto, que não só vivia em paz entre eles, mas mantinha uma casa hospitaleira e era uma bênção e um ornamento para a cidade. Cercaram a casa e, para grande terror de quem estava dentro, bateram à porta com toda a força (v. 22).

A casa de um homem é seu castelo, onde deve estar seguro e tranquilo; onde há lei, ela recebe proteção especial. Mas não havia rei em Israel para manter a paz e proteger pessoas honestas dos homens violentos.

  1. Eles tinham rancor específico dos estrangeiros que estavam dentro de seus portões e só queriam passar uma noite entre eles, contrariando as leis da hospitalidade, que todas as nações civilizadas consideram sagradas e que o dono da casa invocou (v. 23): “Visto que este homem veio à minha casa”.

Só espíritos baixos e desprezíveis pisoteiam os indefesos e tratam alguém pior por ser estrangeiro, sem conhecerem nada de mau a seu respeito.

  1. Planejaram abusar do levita da maneira mais repugnante e abominável, algo que não se pode imaginar sem horror e aversão. Talvez tenham notado que ele era jovem e bonito: “Tragam-no para fora, para que o conheçamos”.

Certamente concluiríamos que queriam apenas saber de onde ele vinha e conhecer seu caráter, se o dono da casa, que entendeu muito bem o que queriam dizer, não tivesse deixado claro na resposta que pretendiam satisfazer aquele desejo antinatural e pior que o dos animais, expressamente proibido pela lei de Moisés e chamado de abominação (Levítico 18:22).

No Novo Testamento, os culpados disso são incluídos entre os piores e mais vis pecadores (1 Timóteo 1:10), que não herdarão o reino de Deus (1 Coríntios 6:9).

(1.) Esse era o pecado de Sodoma e, por isso, é chamado de sodomia. O mar Morto, monumento permanente da vingança de Deus contra a impureza de Sodoma, era um dos limites de Canaã e ficava a poucos quilômetros de Gibeá.

Podemos supor que os homens de Gibeá o viram muitas vezes e, ainda assim, não aceitaram o aviso: fizeram pior do que Sodoma (Ezequiel 16:48) e repetiram a transgressão deles. Quem esperaria, diz o bispo Hall, tamanha abominação dos descendentes de Jacó? Até os piores pagãos eram santos em comparação com eles. De que lhes adiantava ter a arca de Deus em Siló, se tinham Sodoma nas ruas?

Tinham a lei de Deus nas franjas, mas o diabo no coração. Só o próprio inferno poderia produzir criatura pior do que um israelita corrompido.

(2.) Esse foi o castigo pela idolatria, o pecado a que eram mais inclinados do que a qualquer outro. Como não acharam bom conservar Deus em seu conhecimento, ele os entregou a paixões vergonhosas, pelas quais desonraram a si mesmos, assim como haviam desonrado a Deus com sua idolatria e transformado sua glória em vergonha (Romanos 1:24, 28). Veja e admire, neste caso, a paciência de Deus.

Por que aqueles filhos de Belial não ficaram cegos, como os sodomitas? Por que não choveu fogo e enxofre do céu sobre a cidade? Porque Deus deixaria que Israel os castigasse com a espada e reservaria seu próprio castigo para o estado futuro, no qual os que vão atrás de carne estranha sofrerão a vingança do fogo eterno (Judas 1:7).

  1. Eles não deram ouvidos à repreensão e aos argumentos do bom dono da casa, que, conhecendo bem — podemos supor — a história de Ló e dos sodomitas, procurou imitar Ló (v. 23, 24). Compare Gênesis 19:6-8.

Saiu até eles, como Ló, falou com cortesia, chamou-os de irmãos, pediu que desistissem, invocou a proteção que sua casa devia oferecer aos hóspedes e mostrou a grande maldade da tentativa: “Não façam algo tão perverso, tão perverso assim”. Chamou-a de loucura e infâmia.

Mas, num ponto, imitou Ló além do que devia — como tendemos a seguir até os passos errados dos homens bons que imitamos —, oferecendo a filha para que fizessem com ela o que quisessem. Não tinha autoridade para prostituir a filha desse modo, nem deveria fazer o mal para que viesse algum bem.

Sua proposta perversa pode ser parcialmente desculpada pelo grande espanto e terror que sentia, pela preocupação com os hóspedes e por considerar demais o que Ló fizera numa situação parecida, sobretudo porque não lemos que os anjos presentes o tenham repreendido. Talvez também esperasse que, ao mencionar uma satisfação mais natural para o desejo deles, os fizesse voltar às prostitutas de sempre.

Mas não lhe deram ouvidos (v. 25). Desejos desenfreados são como a víbora surda que tapa os ouvidos; cauterizam a consciência e a tornam insensível.

  1. Eles levaram a mulher do levita e a violentaram até a morte (v. 25). Desprezaram a oferta da filha do idoso, talvez porque ela não fosse bonita ou porque soubessem que era muito séria e modesta. Mas, quando o levita lhes entregou a concubina, eles a arrastaram à força para o lugar escolhido para sua perversão.

Josefo, ao narrar essa história, diz que ela era a pessoa que os homens queriam quando cercaram a casa e nada menciona sobre a intenção perversa deles contra o próprio levita. Segundo ele, viram-na na rua ao chegar à cidade e ficaram encantados com sua beleza. Talvez, embora estivesse reconciliada com o marido, sua aparência não desse a entender que fosse muito modesta.

Muitas pessoas atraem para si esse tipo de desgraça com comportamento e conduta indecentes; uma faísca pequena pode acender um grande incêndio.

Pensaríamos que o levita deveria tê-los seguido para ver o que aconteceria à mulher, mas é provável que não ousasse, com medo de que o ferissem. No fim miserável dela, podemos ver a mão justa de Deus castigando a impureza anterior, quando ela se prostituiu contra o marido (v. 2).

Embora o pai a tivesse apoiado, o marido a perdoado e a falta já tivesse sido esquecida depois da reconciliação, Deus a trouxe à memória ao permitir que aqueles homens perversos a maltratassem tão cruelmente. Por mais injustos que tenham sido ao tratá-la, o Senhor foi justo ao permitir aquilo.

A pena correspondeu ao pecado: Culpa libido fuit, poena libido fuit — a luxúria foi seu pecado e a luxúria foi seu castigo. Pela lei de Moisés, ela deveria ter sido condenada à morte por adultério. Escapou desse castigo pelas mãos dos homens, mas a vingança a alcançou; pois, mesmo que não houvesse rei em Israel, havia um Deus em Israel, um Deus que julga a terra.

Não devemos pensar que basta fazer as pazes com as pessoas que prejudicamos com nossos pecados. Precisamos, por arrependimento e fé, fazer as pazes com Deus, que não vê como os homens veem nem trata o pecado com a mesma leviandade que eles tantas vezes demonstram. A justiça de Deus neste caso não diminui em nada a maldade horrenda dos homens de Gibeá; nada poderia ser mais bárbaro e desumano.

II. A notícia dessa maldade foi enviada a todas as tribos de Israel. A pobre mulher violentada dirigiu-se à hospedagem do marido assim que a luz do dia obrigou aqueles filhos de Belial a deixá-la ir, pois as obras das trevas odeiam e temem a luz (v. 25).

Caiu junto à porta, com as mãos no limiar, como se pedisse perdão por sua transgressão anterior, e morreu naquela postura de penitente, com a boca no pó. O levita a encontrou ali (v. 26, 27); pensou que estivesse dormindo ou vencida pela vergonha e confusão do que acontecera, mas logo percebeu que estava morta (v. 28).

Pegou o corpo sem vida, que, podemos supor, tinha marcas por toda parte das mãos, dos golpes e dos outros abusos que sofrera.

Por causa daquela tristeza, abandonou o plano de ir a Siló e foi diretamente para casa. Saiu com a esperança de voltar alegre, mas voltou abatido e desolado. Sentou-se e refletiu: “Será que uma injustiça dessas deve ser ignorada?” Não podia pedir que descesse fogo do céu para consumir os homens de Gibeá, como os anjos fizeram depois de receberem insulto semelhante dos sodomitas.

Não havia rei em Israel nem, ao que parece, sinédrio ou grande conselho a quem pudesse recorrer e pedir justiça. Fineias era o sumo sacerdote, mas cuidava de perto dos assuntos do santuário e não seria juiz nem árbitro.

Não lhe restava outra opção além de recorrer ao povo e deixar que a comunidade julgasse. Embora não houvesse uma assembleia geral permanente com representantes de todas as tribos, é provável que cada tribo tivesse uma reunião própria de seus chefes.

O levita enviou mensageiros especiais às reuniões de cada tribo, com uma exposição da injustiça que sofrera e de todas as circunstâncias agravantes; junto, mandou um pedaço do corpo morto da mulher (v. 29), tanto para confirmar a verdade do relato quanto para comovê-los ainda mais.

Dividiu-o em doze pedaços, segundo os ossos — assim alguns leem —, isto é, pelas articulações, enviando um a cada tribo, inclusive a Benjamim, na esperança de que alguns daquela tribo fossem levados a participar do castigo de uma perversidade tão grande e se sentissem ainda mais indignados por ela ter sido cometida por gente da própria tribo.

De fato, parecia bárbaro mutilar assim um corpo morto, que, depois de ter sido tão cruelmente desonrado, deveria ter recebido um sepultamento digno. Mas o levita queria representar com isso o tratamento bárbaro que deram à mulher — teria sido melhor cortá-la em pedaços daquele modo do que tratá-la como trataram — e também expressar a própria indignação para despertar a mesma indignação nos outros.

O gesto teve o efeito desejado. Todos os que viram os pedaços do corpo e ouviram o que acontecera expressaram a mesma opinião.

  1. Os homens de Gibeá haviam cometido uma perversidade muito grave, sem igual em Israel até então (v. 30). Era um crime complexo, agravado e marcado por tudo o que poderia torná-lo pior. Não eram tão tolos a ponto de zombar desse pecado ou tratar a história como piada.

  2. Deveria ser convocada uma assembleia geral de todo o Israel para discutir o castigo adequado para essa maldade, a fim de deter a inundação ameaçadora da depravação e impedir que a ira de Deus fosse derramada sobre toda a nação por causa dela. O caso era extraordinário, por isso incitavam uns aos outros a se reunir para tratar do assunto: “Considerem, aconselhem-se e digam o que pensam”.

Temos aqui as três grandes regras que devem orientar os que se reúnem em conselho para tratar de qualquer questão difícil.

(1.) Cada um deve recolher-se em si mesmo e ponderar o assunto de forma imparcial e completa, refletindo com seriedade e calma, sem preconceito de nenhum lado, antes de se pronunciar.

(2.) Todos devem conversar livremente sobre o assunto. Cada um deve pedir a opinião de um amigo, conhecer seus motivos e avaliá-los.

(3.) Então cada um deve dizer o que pensa e votar de acordo com a própria consciência. Na multidão de conselheiros assim reunidos há segurança.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra