Matthew Henry

Juízes 18

Argumento

Como a idolatria se insinuou na família de Mica, lemos no capítulo anterior; de como foi transferida dali para a tribo de Dã e de como ganhou estabilidade numa cidade importante, temos um relato neste capítulo; pois quão grande incêndio um pequeno fogo acende!

A tribo de Dã recebeu sua porção por último entre todas as tribos e, como ela se mostrou estreita demais para eles, acrescentaram-lhe uma cidade considerável no extremo norte de Canaã. “Que a obtenham e a tomem”; ela se chamava Laís ou Lesém (Josué 19:47).

Agora, aqui nos é contado:

I. Como enviaram espias para lhes trazer um relato do lugar, os quais, no caminho, conheceram o sacerdote de Mica (vv. 1-6).

II. Que relato animador esses espias trouxeram de volta (vv. 7-10).

III. Que forças enviaram para conquistar Laís (vv. 11-13).

IV. Como, no caminho, saquearam os deuses de Mica (vv. 14-26).

V. Como conquistaram Laís com facilidade (vv. 27-29) e, depois de tomá-la, instalaram nela a imagem esculpida (v. 30, 31).

Versículos 1 a 6

A Expedição dos Danitas. (a.C. 1406.)

Aqui está: 1. O interesse que esses danitas tinham por Laís, não a tribo inteira de Dã, mas uma família dela, à qual aquela cidade coube por sorte na subdivisão de Canaã. Até então, essa família havia vivido entre seus irmãos, que tinham tomado posse da porção deles, situada entre Judá e os filisteus.

Eles tinham evitado ir à sua própria cidade porque não havia rei em Israel para governá-los (v. 1). Ela ficava muito longe, separada do restante da tribo; estava inteiramente nas mãos do inimigo e, por isso, preferiam viver à custa dos irmãos a ir longe para prover o próprio sustento.

Mas, por fim, a necessidade os obrigou a despertar, e começaram a pensar numa herança onde pudessem morar. É melhor ter um pouco que seja seu do que depender sempre dos outros.

  1. A investigação que essa família dos danitas fez sobre Laís: enviaram cinco homens para explorar a terra (v. 2), a fim de conhecer o caráter da região, se era uma herança pela qual valia a pena ir tão longe, e a situação do povo: se tornarem-se senhores dela era algo praticável, que força seria necessária para isso e qual seria a melhor maneira de atacá-lo.

Os homens enviados eram valentes e, se caíssem nas mãos dos inimigos, sabiam encarar o perigo. É prudente olhar antes de saltar. Dã tinha a astúcia de uma serpente no caminho (Gênesis 49:17), assim como a coragem de um filhote de leão que salta de Basã (Deuteronômio 33:22).

  1. O contato que os espias fizeram com o sacerdote de Mica e o uso que deram a esse contato. Parece que já tinham conhecido esse levita, que, em suas andanças, estivera algumas vezes na região deles; e, embora seu semblante pudesse ter mudado, reconheceram-no de novo pela voz (v. 3).

Surpresos por encontrá-lo tão longe, perguntaram o que o levara até ali, e ele lhes contou (v. 4) que ocupação tinha ali e que ânimo recebia. Entendendo que ele tinha um oráculo sob sua guarda, pediram-lhe que lhes dissesse se prosperariam em seu empreendimento presente (v. 5).

Veja o descuido e a indiferença deles para com Deus e sua providência: não teriam consultado o Senhor se a menção do levita aos terafins que levava consigo não lhes tivesse dado essa ideia. Muitos só pensam na religião quando ela lhes aparece no caminho e não conseguem evitá-la, como clientes que chegam por acaso.

Veja a ignorância que tinham da lei divina: imaginavam que Deus, que proibira o uso religioso de imagens esculpidas, ainda assim os aprovaria por consultarem uma imagem e lhes daria uma resposta de paz. Deveria ele ser consultado por eles? (Ezequiel 14:3).

Parece que tinham mais consideração pelos terafins de Mica do que pelo urim de Deus, pois passaram por Siló e, ao que tudo indica, não consultaram ali o sumo sacerdote de Deus; mas o levita maltrapilho de Mica seria para eles um oráculo.

Ele recorre ao seu método habitual de consultar seus terafins; e, acreditasse ele próprio nisso ou não, representou tão bem a coisa que os fez crer que tinha uma resposta de Deus, animando-os a prosseguir e assegurando-lhes bom êxito (v. 6).

Vão em paz, vocês estarão seguros e poderão ficar tranquilos, pois diante do Senhor está o seu caminho, isto é, ele o aprova (como se diz que o Senhor conhece o caminho dos justos com aceitação).

E, por isso, ele o fará prosperar, seu olhar estará sobre vocês para o bem, ele dirigirá seu caminho e preservará sua saída e entrada.

Repare: nosso maior zelo deve ser que o nosso caminho seja tal que Deus o aprove; se for assim, podemos seguir em paz. Se Deus zela por nós, lancemos sobre ele o nosso zelo e estejamos certos de que não podemos perder o caminho quando ele vai à nossa frente.

Versículos 7 a 13

Aqui está: I. A observação que os espias fizeram sobre a cidade de Laís e a situação de seus habitantes (v. 7). Nunca houve lugar tão mal governado e tão mal protegido, o que o tornaria presa muito fácil para um invasor.

  1. Era mal governada, pois cada um podia ser tão mau quanto quisesse, e não havia magistrado, nenhum herdeiro da contenção (como diz a palavra), que pudesse sequer envergonhá-los em alguma coisa, muito menos matá-los.

Assim, com as imoralidades mais descaradas, provocavam a cólera de Deus e, por toda espécie de danos mútuos, enfraqueciam e consumiam uns aos outros. Veja aqui: (1.) Qual é a função dos magistrados:

Eles devem ser herdeiros da contenção, isto é, devem preservar uma transmissão hereditária constante do poder, como herdeiros de uma herança, nos lugares onde estão, para conter o que é mau. São detentores do poder de contenção, encarregados dessa autoridade para coibir e suprimir tudo o que é vicioso e aterrorizar os que praticam o mal.

Somente a graça de Deus pode renovar a mente depravada das pessoas e transformar-lhes o coração; mas a autoridade do magistrado pode restringir suas más práticas e amarrar-lhes as mãos, para que a maldade dos perversos não seja tão prejudicial nem tão contagiosa quanto seria de outro modo.

Embora a espada da justiça não possa arrancar a raiz da amargura, pode cortar-lhe os ramos e impedir que cresça e se espalhe, para que o vício não fique sem freio; pois então se torna ousado e perigoso, e a comunidade compartilha a culpa.

(2.) Veja que método deve ser usado para conter a maldade. Os pecadores precisam ser envergonhados, para que aqueles que não se deixam conter pela vergonha do pecado diante de Deus e da própria consciência sejam contidos pela vergonha da punição diante das pessoas.

Deve-se tentar tudo para fazer o pecado perder a face e cobri-lo de desprezo, envergonhando as pessoas por sua preguiça, embriaguez, embuste, mentira e outros pecados, e sempre colocando a reputação do lado da virtude.

(3.) Veja quão miseráveis e próximos da ruína estão os lugares que não têm magistrados ou não têm quem use a espada com eficácia; então “os perversos andam por todos os lados” (Salmos 12:8). E quão felizes somos por termos boas leis e bom governo!

  1. A cidade era mal protegida. O povo de Laís vivia descuidado, tranquilo e seguro; deixava os portões abertos e os muros sem reparo, pois não imaginava perigo algum, embora sua maldade fosse tão grande que tinha razão para temer a vingança divina todos os dias.

Isso mostrava que, por sua indolência e covardia, os israelitas já não eram um terror para os cananeus como quando chegaram pela primeira vez. Caso contrário, a cidade de Laís, que provavelmente sabia ter sido destinada a eles, não viveria tão despreocupada.

Embora fosse uma cidade aberta, no interior do país, vivia segura como os sidônios (que eram cercados pelo mar e bem fortificados tanto por meios artificiais quanto pela natureza); mas ficava longe dos sidônios, que, por isso, não podiam vir ajudá-la nem defendê-la do perigo que, ao corromperem seus costumes, eles próprios tinham ajudado a atrair.

Por fim, não tinham negócios com ninguém, o que indica ou a ociosidade que cultivavam (não exerciam comércio algum e, assim, tornaram-se preguiçosos, luxuosos e totalmente incapazes de se defender) ou a independência que pretendiam ter: desprezavam tanto a submissão quanto o pacto com qualquer de seus vizinhos e, por isso, não tinham quem os protegesse ou lhes trouxesse socorro.

Não se importavam com ninguém e, portanto, ninguém se importava com eles. Assim eram os homens de Laís.

II. O ânimo que, em consequência, deram aos compatriotas que os haviam enviado para executar seu desígnio contra aquela cidade (vv. 8-10):

É provável que os danitas tivessem imaginado dificuldades insuperáveis para a expedição, achassem impossível dominar Laís e, por isso, por tanto tempo não tivessem tomado posse dela.

Talvez também sugerissem uns aos outros, por falta de fé, que não valia a pena ir tão longe e correr tamanho risco por aquela terra. Os espias consideraram essas dúvidas em seu relatório (e, nesse ponto, não eram espias maus).

  1. Apresentam o lugar como desejável: Se confiarem em nossos juízos, vimos a terra e concordamos em nosso veredicto após examiná-la: eis que ela é muito boa (v. 9), melhor do que esta região montanhosa em que os filisteus nos comprimem aqui.

Não precisam duvidar de que viverão com conforto ali, pois é um lugar onde nada falta (v. 10). Veja que boa terra era Canaã: até aquela cidade, a mais distante ao norte, no extremo do país, ficava numa região tão fértil.

  1. Apresentam o lugar como alcançável. Não duvidam de modo algum de que, com a bênção de Deus, logo podem tomar posse dele, pois “o povo está seguro” (v. 10). E quanto mais seguro, sempre menos protegido. Deus a entregou nas suas mãos, e vocês podem obtê-la simplesmente tomando-a.

Eles os estimulam ao empreendimento: Levantem-se, para que subamos contra eles; vamos empreender isso depressa e resolutamente.

Eles protestam com eles por suas demoras e altercam com eles para tirá-los da indolência: “Estais parados? Não sejais indolentes para ir”. As pessoas precisam ser assim estimuladas a atentar até para seu interesse.

O Céu é uma terra muito boa, onde nada falta; nosso Deus, pela promessa, entregou-a em nossas mãos. Portanto, não sejamos preguiçosos para assegurá-la e nos apossar da vida eterna; mas contendamos para entrar.

III. A expedição dos danitas contra Laís. Por fim, essa família específica, à qual a cidade coube, pôs-se a caminho (vv. 11-13). Os homens de guerra eram apenas seiscentos ao todo, menos de um centésimo daquela tribo, pois, quando entraram em Canaã, os danitas eram mais de 64 mil (Números 26:43).

Era estranho que nenhum de seus irmãos da própria tribo, muito menos de outra, viesse ajudá-los; mas, muito tempo depois da chegada de Israel a Canaã, ainda não havia entre eles espírito público nem preocupação com o interesse comum.

Por isso raramente se uniam sob uma liderança comum, o que os mantinha rebaixados e insignificantes.

Parece (pelo v. 21) que esses seiscentos eram todos os que foram estabelecer-se ali, pois levavam consigo as famílias e os bens, seus pequeninos e o gado, tão confiantes estavam no êxito. As outras tribos permitiram-lhes atravessar livremente suas terras. A primeira jornada os levou a Quiriate-Jearim (v. 12).

Acampamentos militares haviam se tornado tão raros em Israel que o lugar onde descansaram naquela noite passou a ser chamado Maané-Dã, o acampamento de Dã; provavelmente o lugar de onde iniciaram a marcha, entre Zorá e Estaol, também se chamava assim e é mencionado em Juízes 13:25.

A segunda jornada os levou ao monte Efraim, perto da casa de Mica (v. 13); ali precisamos fazer uma pausa.

Versículos 14 a 26

Os Deuses de Mica Roubados; a Tentativa de Mica de Recuperar Seus Ídolos. (a.C. 1406.)

Os danitas tinham enviado espias para encontrar uma terra para eles e foram bem-sucedidos na busca; mas agora que chegaram ao lugar (pois até isso lhes chamar a atenção, não parece que tivessem falado disso aos irmãos), eles os agraciam com uma descoberta ulterior: sabem onde há deuses.

“Aqui, nestas casas, há um éfode, terafins e muitas coisas bonitas para a devoção, como não temos em nossa região; portanto, pensem no que devem fazer” (v. 14). “Nós os consultamos e recebemos uma boa resposta deles; vale a pena tê-los, ou melhor, vale a pena roubá-los, isto é, obtê-los pelos piores meios.”

“E, se ao menos conseguirmos dominar esses deuses, poderemos esperar melhor prosperar e dominar Laís.” Até aí estavam certos: era desejável ter a presença de Deus com eles.

Mas estavam terrivelmente enganados ao tomarem essas imagens (mais apropriadas a uma peça de marionetes do que a atos de devoção) por sinais da presença de Deus.

Pensavam que um oráculo seria uma boa companhia na expedição e substituiria um conselho de guerra a consultar em cada emergência. Como o lugar onde pretendiam estabelecer-se ficava tão longe de Siló, achavam que precisavam mais de uma casa de deuses entre eles do que Mica, que morava tão perto dali.

Poderiam ter feito um éfode e terafins tão bons quanto aqueles, que serviriam igualmente bem ao propósito deles; mas a reputação que encontraram associada àqueles objetos (embora só tivessem essa reputação havia pouco tempo) os enredou numa veneração estranha por aquela casa de deuses.

Logo teriam abandonado isso se tivessem juízo suficiente para investigar a origem dela e examinar se havia algo divino em sua instituição.

Determinados a levar aqueles deuses consigo, agora nos é contado como roubaram as imagens, bajularam o sacerdote e intimidaram Mica para que desistisse de tentar resgatá-las.

I. Os cinco homens que conheciam a casa e seus acessos, especialmente a capela, entraram e levaram as imagens, o éfode, os terafins e todos os objetos associados, enquanto os seiscentos mantinham o sacerdote em conversa junto ao portão (vv. 16-18).

Veja quão pouco aquele infeliz sacerdote cuidava de seus deuses: enquanto passeava pelo portão e observava os visitantes, seu tesouro (tal como era) desapareceu. Veja quão impotentes eram aqueles infelizes deuses, incapazes de impedir que os roubassem.

A própria ida deles para o cativeiro é mencionada como descrédito dos ídolos (Isaías 46:2).

Ó estupidez desses danitas! Como podiam imaginar que aqueles deuses os protegeriam, se não conseguiam impedir que fossem roubados?

Ainda assim, por serem chamados de deuses, como se não bastasse terem consigo a presença do Deus invisível nem estarem ligados ao tabernáculo, onde havia até sinais visíveis da presença dele, nada lhes servia: precisavam de deuses que fossem à sua frente.

Não eram deuses feitos por eles mesmos, é verdade, mas, o que era igualmente mau, eram deuses roubados por eles mesmos. A idolatria deles começou com um roubo, prólogo apropriado para uma ópera assim. Para violar o segundo mandamento, começaram pelo oitavo e tomaram os bens do próximo para fazer deles seus deuses.

O Deus santo detesta o roubo oferecido como holocausto, mas o diabo o ama. Se aqueles danitas tivessem tomado as imagens para desfigurá-las e aboli-las, e o sacerdote para puni-lo, teriam agido como verdadeiros israelitas e demonstrado zelo pelo seu Deus, como seus pais haviam feito (Josué 22:16).

Mas tomá-los para uso próprio foi um crime tão composto que mostrou que não temiam a Deus nem respeitavam as pessoas: haviam perdido completamente tanto a piedade quanto a honestidade.

II. Eles abordaram o sacerdote e o bajularam até deixá-lo satisfeito, não apenas para que deixasse que os deuses fossem embora, mas também para que fosse com eles; sem ele, não sabiam bem como usar os deuses. Observe: 1. Como o atraíram (v. 19). Garantiram-lhe um cargo melhor entre eles do que a que tinha então.

Ser capelão de um regimento (pois não passavam disso, embora se chamassem tribo) lhe daria mais honra e lucro do que ser apenas capelão particular de um cavalheiro. Se fosse com eles, teria mais dependentes, mais sacrifícios levados ao seu altar e mais honorários por consultar os seus terafins do que tinha ali.

  1. Como o conquistaram. Bastou pouca persuasão: “seu coração ficou contente” (v. 20). A proposta agradou bem à sua imaginação errante, que nunca o deixava ficar muito tempo num lugar, e satisfez sua cobiça e ambição. Não tinha motivo para dizer que passava mal onde estava; Mica não o enganara nem mudara seu salário.

Ele não sentiu remorso algum por servir a uma imagem esculpida. Se tivesse ido a Siló para servir aos sacerdotes do Senhor, como cabia a um levita, poderia ter sido bem recebido (Deuteronômio 18:6), e sua mudança teria sido louvável.

Mas, em vez disso, levou as imagens consigo e levou a infecção da idolatria por uma cidade inteira.

Teria sido muito injusto e ingrato com Mica se tivesse ido embora sozinho; foi muito pior levar consigo as imagens, às quais sabia que Mica estava tão apegado. Ainda assim, não se podia esperar coisa melhor de um levita traidor. Que casa pode confiar em alguém que abandonou a casa do Senhor?

Ou a que amigo será fiel aquele que foi infiel ao seu Deus? Ele não podia alegar que fora forçado, pois estava contente de coração por partir. Se dez siclos o conquistaram (como diz o bispo Hall), onze o perderiam; pois o que pode deter quem naufragou na boa consciência? O mercenário foge porque é mercenário.

O sacerdote e seus deuses foram no meio do povo. Colocaram-no ali para impedi-lo de voltar por conta própria caso mudasse de ideia, ou de ser levado de volta por Mica. Talvez também lhe tenham dado esse posto imitando a ordem da marcha de Israel pelo deserto, em que a arca e os sacerdotes iam no meio do acampamento.

III. Eles intimidaram Mica, que os perseguiu para recuperar seus deuses. Assim que percebeu que sua capela fora saqueada e seu capelão fugira, reuniu todas as forças que conseguiu e perseguiu os ladrões (v. 22).

Seus vizinhos, e talvez arrendatários, que costumavam juntar-se a ele em suas devoções, mostraram-se prontos a ajudá-lo nessa ocasião. Reuniram-se e perseguiram os ladrões, que, levando à frente os filhos e o gado (v. 21), não podiam avançar depressa; por isso logo os alcançaram.

Esperavam recuperar o que fora roubado pela força da razão, pois a diferença entre o número dos dois grupos era tão grande que não podiam esperar fazê-lo pela força dos braços.

Os perseguidores gritaram atrás deles, desejando trocar uma palavra com eles. Os que vinham na retaguarda (onde provavelmente haviam colocado os mais ferozes e fortes, esperando um ataque por ali) viraram-se e perguntaram a Mica por que estava tão preocupado e o que queria (v. 23).

Ele argumenta com eles e apela para seu direito, que pensava que deveria conseguir o intento; mas eles, em resposta, apelam para sua força, que, como se viu, conseguiu o intento. É comum que o poder vença o direito.

  1. Ele insiste na injustiça que certamente lhe haviam feito (v. 24): Vocês levaram meus deuses, minhas imagens de Deus, às quais tenho direito incontestável, pois eu mesmo as fiz, e pelas quais tenho tal afeição que estou arruinado se as perder; pois o que mais tenho que me fará algum bem se elas se perderem?

Agora, (1.) Isso nos revela a insensatez dos idólatras e o poder que Satanás exerce sobre eles. Que insensatez chamar de deuses as coisas que ele próprio fizera, quando somente aquele que nos fez deve ser adorado por nós como Deus!

Era uma grande insensatez apegar o coração a coisas tão tolas e inúteis e considerar-se arruinado ao perdê-las!

(2.) Isso pode nos mostrar nossa idolatria espiritual. A criatura em que depositamos nossa felicidade, à qual damos afeto desordenado e da qual não conseguimos abrir mão, a respeito da qual dizemos: O que mais temos?, dessa fazemos um ídolo.

Aquilo que colocamos no lugar de Deus e que usurpa esse lugar é aquilo que nos preocupa como se nossa vida e nosso conforto, nossa esperança e nossa felicidade e nosso tudo, estivessem presos a isso.

(3.) Mas, se todos andam assim no nome do seu deus, não deveríamos também ser assim afetados para com o nosso Deus, o Deus verdadeiro? Tenhamos por certo que ter parte em Deus e comunhão com ele é incomparavelmente a herança mais rica, e que perdê-lo é a perda mais dolorosa.

Ai de nós se ele partir, pois o que mais temos? As almas abandonadas, que lamentam a ausência do Senhor, podem muito bem se admirar, como Mica, de que lhes perguntem o que há de errado: os sinais do favor de Deus estão suspensos, seus consolos são retirados; e o que mais elas têm?

  1. Os danitas insistiram no dano que certamente lhe fariam se ele mantivesse sua reivindicação. Não quiseram ouvir a razão, fazer justiça, nem sequer oferecer o preço de custo que ele pagara pelas imagens.

Tampouco prometeram restituir o que tinham levado, depois de usá-las para seu propósito naquela expedição e terem tempo de copiá-las e fazer outras iguais para si; muito menos tiveram compaixão por uma perda que ele lamentava tão amargamente.

Nem sequer lhe dirigiram palavras gentis, mas resolveram justificar o roubo com assassinato, caso ele não desistisse imediatamente de suas reivindicações (v. 25): Tome cuidado para que homens irados não se lancem contra você e você perca sua vida, e isso é pior que perder seus deuses.

Pessoas perversas e irracionais consideram grande provocação que lhes peçam justiça e se amparam por seu poder para se impor contra o direito e a razão. O crime de Mica foi pedir o que era seu; mesmo assim, por isso correu o risco de perder a vida, ele e os de sua casa.

Mica não teve coragem de arriscar a vida para resgatar seus deuses; tinha tão pouca confiança de que eles pudessem protegê-lo e defendê-lo que os entregou sem resistência (v. 26): “Voltou-se e regressou à sua casa”.

Se a perda dos ídolos ao menos o convenceu (como seria de esperar) de sua vaidade e impotência, de sua própria insensatez em apegar-se a eles, e o fez voltar para o Deus verdadeiro, de quem se afastara, então aquele que os perdeu fez negócio muito melhor do que os que os levaram à força.

Se a perda dos nossos ídolos nos curar do amor por eles e nos fizer dizer: O que mais temos a ver com ídolos?, essa perda será um ganho indescritível. Veja Isaías 2:20; 30:22.

Versículos 27 a 31

A Conquista de Laís. (a.C. 1406.)

Aqui está: I. Laís conquistada pelos danitas. Prosseguiram a marcha e, como não sofreram nenhum desastre, talvez tenham concluído que não fizeram mal ao roubar Mica. Muitos justificam a própria impiedade por prosperarem. Observe:

  1. Em que situação encontraram o povo de Laís, tanto os habitantes da cidade quanto os da região ao redor. Viviam tranquilos e seguros; não desconfiavam dos cinco espias que estiveram entre eles para explorar a terra, nem tinham notícia da aproximação daquele inimigo.

Por isso, foram presa muito fácil para aquele pequeno grupo que os atacou (v. 27). Repare: muitos são levados à destruição por sua segurança. Satanás tira vantagem de nós quando somos descuidados e não estamos atentos. Feliz é, portanto, quem teme sempre.

  1. Que vitória completa obtiveram sobre eles: passaram todo o povo ao fio da espada e queimaram a parte da cidade que decidiram reconstruir (v. 27, 28); ao que tudo indica, não encontraram resistência. A medida da iniquidade dos cananeus estava cheia; a dos danitas apenas começava a encher.

  2. Como os conquistadores se estabeleceram no lugar deles (v. 28, 29):

Construíram de novo a cidade, ou grande parte dela (pois as construções antigas estavam em ruínas), e deram-lhe o nome de Dã, para que servisse de testemunho de que, embora estivessem tão longe de seus irmãos, ainda assim eram danitas de nascimento; mais tarde, por causa da distância, isso poderia ser posto em dúvida.

Devemos preocupar-nos em não perder o privilégio de pertencer ao Israel de Deus; por isso, devemos aproveitar todas as ocasiões para reconhecer essa relação e preservar sua lembrança para os nossos depois de nós.

II. A idolatria imediatamente estabelecida ali. Deus havia cumprido graciosamente sua promessa e lhes dado posse daquilo que lhes coubera, obrigando-os, assim, a ser fiéis àquele que fora fiel a eles. “Herdaram o trabalho do povo, para que observassem seus estatutos” (Salmos 105:44, 45).

Mas a primeira coisa que fizeram depois de se estabelecer foi quebrar os estatutos dele. Assim que começaram a se instalar, ergueram a imagem esculpida (v. 30), atribuindo perversamente o sucesso ao ídolo que, se Deus não tivesse sido infinitamente paciente, teria sido a ruína deles.

Assim, o idólatra próspero continua a ofender, “atribuindo esse seu poder ao seu deus” (Habacuque 1:11).

Aqui, por fim, é dado o nome do levita que servia como sacerdote: Jônatas, filho de Gérson, filho de Manassés. No original, a palavra Manassés traz a letra n suspensa acima da palavra. Alguns rabinos judeus dizem que isso indica que a letra deveria ser omitida; então, em vez de Manassés, se leria Moisés.

Segundo eles, esse levita seria neto do famoso Moisés, que de fato teve um filho chamado Gérson. Dizem, porém, que o historiador, para honrar Moisés, transformou o nome em Manassés mediante a meia inserção daquela letra. A Vulgata Latina traz Moisés.

Se Moisés de fato teve um neto libertino, escolhido como instrumento apropriado para estabelecer a idolatria, não é o único caso (quisera Deus que fosse!) de a posteridade de homens grandiosos e bons degenerar infelizmente. Os netos nem sempre são a coroa dos idosos.

Mas o erudito bispo Patrick considera essa uma ideia ociosa dos rabinos e supõe que esse Jônatas pertencia a outra família dos levitas.

No fim, somos informados de quanto tempo duraram essas corrupções. 1. Que os descendentes desse Jônatas continuaram a servir como sacerdotes para essa família de Dã, estabelecida em Laís e na região ao redor, até o cativeiro (v. 30).

Depois que a imagem de Mica foi removida, essa família conservou a condição de sacerdotes, e a cidade os respeitava como tais. É muito provável que Jeroboão tenha pensado neles quando instalou um de seus bezerros ali (que eles podiam receber em Dã e conferir-lhe certa reputação, enquanto os sacerdotes do Senhor nada queriam ter com eles) e que essa família tenha servido como sacerdotes dele.

  1. Que essas imagens permaneceram até o tempo de Samuel, pois até então a arca de Deus esteve em Siló; é provável que, durante a época de Samuel, tenham sido tomadas medidas eficazes para reprimir e abolir essa idolatria. Veja como é perigoso admitir uma infecção: as doenças espirituais não se curam tão depressa quanto se contraem.

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra