Juízes 15
Argumento
Quando cortejou uma aliança com os filisteus, Sansão apenas buscava uma ocasião contra eles (Juízes 14:4). Aqui temos outro relato das ocasiões que aproveitou para enfraquecê-los e vingar neles as contendas, não suas, mas de Israel.
Tudo aqui é surpreendente. Se algo parecer incrível por ser impossível, lembre-se de que nada é impossível para Deus. Foi o Espírito do Senhor que veio sobre Sansão, dirigindo-o e fortalecendo-o para esses modos incomuns de guerrear.
I. Da perfídia de sua mulher e do pai dela, aproveitou a ocasião para incendiar as plantações (vv. 1-5).
II. Da crueldade bárbara dos filisteus contra sua mulher e o pai dela, aproveitou a ocasião para abatê-los numa grande matança (vv. 6-8).
III. Da traição de seus compatriotas, que o entregaram amarrado aos filisteus, aproveitou a ocasião para matar mil deles com a queixada de um jumento (vv. 9-17).
IV. Da aflição em que ficou por falta de água, Deus aproveitou a ocasião para mostrar-lhe favor, suprindo-o no momento oportuno (vv. 18-20).
Versículos 1 a 8
Os Fachos de Sansão. (a.C. 1141.)
Aqui está: I. O retorno de Sansão à mulher, que ele deixara aborrecido. Sem saber, talvez, que ela fora dada a outro, quando seu ressentimento já havia esfriado um pouco, voltou para ela e a visitou levando um cabrito (v. 1). O presente tinha pouco valor, mas pretendia servir de sinal de reconciliação. Talvez esse fosse o costume quando pessoas em desavença voltavam a se unir.
Ele o enviou para cear com ela em seus aposentos, usando o que providenciara, e assim fazerem as pazes. Foi generoso da parte de Sansão, embora ele fosse o ofendido e tivesse posição superior; por isso, cabia a ela procurar a paz e tomar a iniciativa da reconciliação.
Quando surgem diferenças entre parentes próximos, consideremos mais sábios e melhores os que se apressam a perdoar e esquecer as ofensas e se dispõem a ceder pela paz.
II. A rejeição que sofreu. O pai dela o proibiu de aproximar-se, pois, de fato, havia casado a filha com outro (v. 2). Ele procura: 1. Justificar esse mal: “Eu realmente pensei que você a tivesse odiado completamente.” Tinha péssima opinião de Sansão, medindo aquele nazireu pelo temperamento comum dos filisteus.
Poderia pensar algo pior dele do que suspeitar que, por ter ficado justamente irado com a mulher, a odiava por completo e que, por ter voltado por algum tempo à casa do pai, a abandonara para sempre? Contudo, foi só isso que apresentou para desculpar a injustiça. Assim, usou as piores suspeitas para justificar o pior roubo.
Nunca nos justificaremos por fazer o mal dizendo: “Pensamos que os outros pretendiam fazer o mal.” 2. Procura apaziguar Sansão oferecendo-lhe a filha mais nova, que julgava que ele aceitaria por ser mais bonita, como plena reparação pela injustiça.
Veja a desordem a que se entregavam e a que submetiam suas famílias aqueles que não eram governados pelo temor e pela lei de Deus: casavam uma filha com alguém numa semana e, na seguinte, com outro; primeiro davam uma filha a um homem, depois outra. Sansão desprezou a proposta: sabia que não devia tomar a irmã dela como outra esposa (Levítico 18:18).
III. A vingança de Sansão contra os filisteus por esse abuso. Se quisesse defender apenas a própria causa, teria desafiado seu rival e castigado somente ele e o sogro. Mas considerava-se representante público, e via a afronta como feita a toda a nação de Israel; provavelmente o desprezaram por ele ser israelita e se alegraram por terem maltratado um israelita.
Por isso decidiu causar dano aos filisteus, sem duvidar de que o tratamento que recebera entre eles o justificava (v. 3): “Agora serei mais irrepreensível do que os filisteus.” Ele fizera o que lhe cabia ao oferecer reconciliação com a mulher; como ela tornou isso impossível, não poderiam culpá-lo se demonstrasse justa indignação.
Quando surgem diferenças, devemos cumprir nosso dever para encerrá-las; então, sejam quais forem as más consequências, seremos irrepreensíveis. Para vingar-se, Sansão incendiou os campos de cereais, enfraquecendo e empobrecendo muito o país (v. 4, 5).
- O método que usou foi muito estranho. Soltou cento e cinquenta pares de raposas nos campos de cereais, amarradas cauda com cauda; entre as caudas de cada par havia um tição aceso. Apavoradas, correram para os cereais em busca de abrigo e os incendiaram.
Assim o fogo começou em muitos lugares ao mesmo tempo e não podia ser dominado, sobretudo se, como é provável, isso aconteceu de noite. Ele poderia ter empregado homens, mas talvez não encontrasse israelitas corajosos o bastante; sozinho, só poderia agir num lugar de cada vez, o que não alcançaria seu objetivo.
Nunca encontramos Sansão usando alguém, servo ou soldado, em seus feitos; por isso, nesse plano, escolheu raposas como incendiárias. Os filisteus haviam prejudicado Sansão com astúcia e malícia, e ele retribuiu com raposas astutas e tições destrutivos. Ao empregar animais tão insignificantes e fracos, quis desprezar os inimigos contra os quais lutava.
Muitas vezes se alude a essa estratégia para mostrar como os adversários da igreja, embora tenham interesses e planos diferentes e sigam direções opostas em outras coisas, tantas vezes se unem num facho: algum plano maldito para devastar a igreja de Deus, especialmente acendendo nela o fogo da divisão.
- O dano que causou aos filisteus foi enorme. Era tempo da colheita do trigo (v. 1); como a palha estava seca, logo arderam os feixes já cortados, o cereal ainda de pé, as vinhas e as oliveiras. Foi desperdício das boas dádivas de Deus; mas, quando outros atos de hostilidade são legítimos, destruir a forragem é justamente considerado assim.
Se podia tirar-lhes a vida, podia tirar-lhes o sustento. Deus foi justo nisso: o cereal, o vinho e o azeite que preparavam para Dagom, como oferta de alimentos, foram então transformados em oferta queimada à justiça de Deus.
IV. A violência dos filisteus contra a mulher traidora de Sansão e o pai dela. Ao saberem que o haviam provocado a causar esse dano ao país, a multidão os atacou e os queimou, talvez em sua própria casa (v. 6).
Não ousaram atacar o próprio Sansão; com mais justiça do que talvez pretendessem, fizeram recair sua vingança sobre aqueles que, não podiam negar, lhe haviam dado motivo para irar-se. Em vez de se vingarem de Sansão, vingaram-se por ele, embora, por respeito ao vínculo que tivera com aquelas pessoas, ele não quisesse fazê-lo por si mesmo.
Veja a mão daquele a quem pertence a vingança. Os que agem com traição serão saqueados e traídos; o Senhor se dá a conhecer pelos juízos que executa, especialmente quando, como aqui, usa os inimigos de seu povo para que um se vingue do outro pelas contendas de seu povo.
Quando um filisteu bárbaro põe fogo num traidor, o justo pode alegrar-se ao ver a vingança (Salmos 58:10, 11). Assim a ira humana louvará a Deus (Salmos 76:10).
Os filisteus haviam ameaçado a mulher de Sansão: se ela não descobrisse o enigma, queimariam com fogo a ela e à casa de seu pai (Juízes 14:15). Para salvar-se e agradar a seus compatriotas, ela traiu o marido. E o que aconteceu?
Veio sobre ela justamente aquilo que temia e tentara evitar pecando: ela e a casa de seu pai foram queimadas, e seus compatriotas, a quem tentara agradar com a injustiça contra o marido, trouxeram-lhe esse mal. Muitas vezes atraímos sobre nossa própria cabeça o dano de que tentamos escapar por meios ilícitos. Quem assim salvar a própria vida a perderá.
V. A ocasião que Sansão aproveitou para lhes causar um dano ainda maior, atingindo-lhes os ossos e a carne (v. 7, 8): “Embora tenham feito isso a eles, mostrando o que fariam comigo se pudessem, isso não me impedirá de continuar a afligi-los.”
Ou: “Embora pensem que, fazendo isso, me compensaram pela afronta que sofri entre vocês, ainda tenho a causa de Israel para defender como representante público; vingarei em vocês as injustiças feitas a eles. Se então deixarem de me insultar, pararei, pois não busco mais do que a libertação de Israel.” Assim os feriu “quadril e coxa, com grande golpe”; é isso que diz a expressão.
Supomos que os ferimentos fossem mortais, como muitas vezes são os golpes no quadril ou na coxa; por isso traduzimos assim. Alguns pensam que apenas os aleijou, incapacitando-os para o serviço, como se fazia com cavalos ao cortar-lhes os tendões. Parece uma expressão para um ataque terrível: matou-os em confusão, ou derrotou cavalaria e infantaria.
Golpeou-os com o quadril sobre a coxa, isto é, empregou a força das pernas, não dos braços e mãos; chutou-os, derrubou-os e os esmagou, pisando-os em sua ira e calcando-os em seu furor (Isaías 63:3). Depois retirou-se para uma fortaleza natural no alto do rochedo de Etã, onde esperou para ver se os filisteus seriam domados pelo castigo que lhes dera.
Versículos 9 a 17
Sansão Amarrado pelos Homens de Judá. (a.C. 1140.)
Aqui está: I. Sansão perseguido violentamente pelos filisteus. Eles subiram em grupo, com força maior do que tinham reunido quando Sansão os abateu com grande matança. Acamparam em Judá e se espalharam pelo país para encontrar Sansão, pois souberam que viera para aquela região (v. 9).
Quando os homens de Judá, que haviam se submetido mansamente ao jugo, alegaram que pagavam tributo e que ninguém de sua tribo os ofendera, os filisteus admitiram abertamente que a invasão pretendia apenas capturar Sansão.
Não lutariam contra ninguém, pequeno ou grande, mas somente contra aquele juiz de Israel (v. 10), para fazer com ele o que fizera conosco, isto é, golpear-lhe o quadril e a coxa: olho por olho. Um exército foi enviado contra um só homem, pois ele era, de fato, um exército.
Assim enviaram um bando inteiro para prender nosso Senhor Jesus, aquele bendito Sansão, embora um décimo bastasse quando chegara sua hora, e dez vezes mais nada conseguiriam se ele não tivesse se rendido.
II. Sansão traído vilmente e entregue pelos homens de Judá (v. 11). Eram de Judá? Ramos degenerados daquela tribo valente! Totalmente indignos de levar em seu estandarte o leão da tribo de Judá. Talvez estivessem ressentidos com Sansão por ele não ser de sua tribo.
Por apego tolo ao direito de precedência que haviam perdido, preferiam ser oprimidos pelos filisteus a serem resgatados por um danita. Muitas vezes tais ciúmes e falsos pontos de honra impediram a libertação da igreja. Ou talvez temessem os filisteus e estivessem dispostos a qualquer coisa para tirá-los do país.
Se seus ânimos não tivessem sido completamente amedrontados e abatidos por seus pecados e dificuldades, e se não tivessem sido entregues a um espírito de torpor, teriam aproveitado essa boa ocasião para sacudir o jugo filisteu.
Se lhes restasse a menor centelha de franqueza e coragem, com um homem tão valente como Sansão para liderá-los, teriam feito uma tentativa ousada de recuperar a liberdade. Mas não admira que os que se degradaram até o inferno adorando seus deuses da esterqueira (Isaías 57:9) também se rebaixassem ao pó, submetendo-se a opressores insolentes.
O pecado desanima as pessoas, e ainda as entorpece, escondendo de seus olhos as coisas que lhes trariam paz.
Provavelmente Sansão entrou na fronteira daquele território para oferecer seus serviços, supondo que seus irmãos entenderiam que Deus os libertaria por sua mão, assim como Moisés pensou (Atos 7:25). Mas eles o afastaram com grande falta de caráter. 1. Culparam-no pelo que fizera contra os filisteus, como se lhes tivesse causado grande injustiça.
Muitas vezes receberam ingratidão assim os que prestaram ao país o melhor serviço possível. Nosso Senhor Jesus fez muitas boas obras, e por elas estavam prontos a apedrejá-lo. 2. Pediram-lhe que permitisse que o amarrassem e o entregassem aos filisteus. Covardes ingratos! Gostavam de suas correntes e amavam a servidão!
Assim os judeus entregaram o Salvador, alegando temor de que os romanos viessem e lhes tirassem o lugar e a nação. Com que espírito servil e desprezível argumentaram: “Não sabes que os filisteus dominam sobre nós?” E de quem era a culpa?
Sabiam que os filisteus não tinham direito de dominá-los; nem teriam sido vendidos às mãos deles se primeiro não tivessem se vendido para praticar o mal.
III. Sansão se deixou amarrar mansamente por seus compatriotas e ser entregue aos inimigos enfurecidos (v. 12, 13). Poderia facilmente tê-los expulsado, defendido o alto do rochedo contra aqueles três mil homens, e nenhum deles teria podido ou ousado tocá-lo. Mas submeteu-se com paciência: 1. Para dar exemplo de grande mansidão, aliada a grande força e coragem.
Como alguém que governava o próprio espírito, sabia ceder tanto quanto vencer. 2. Para ter ocasião de fazer uma matança entre os filisteus, ao ser entregue a eles. 3. Para ser tipo de Cristo, que, depois de mostrar o que podia fazer ao derrubar os que vieram prendê-lo, aceitou ser amarrado e levado como cordeiro ao matadouro.
Sansão justificou o que fizera contra os filisteus: “Assim como fizeram comigo, fiz com eles; foi um ato de justiça necessário, e não devem revidar contra mim, pois começaram.” Fez um acordo com os homens de Judá: se se entregasse a eles, não o atacariam, pois então poderia ser tentado a atacá-los, e tinha muita relutância em fazê-lo.
Eles lhe prometeram isso (v. 13), e então ele se rendeu. Os homens de Judá, sendo seus traidores, foram de fato seus assassinos: não o mataram com as próprias mãos, mas fizeram algo pior; entregaram-no aos filisteus incircuncisos, que, sabiam, fariam pior do que matá-lo: abusariam dele e o torturariam até a morte.
Talvez pensassem, como alguns supõem que Judas pensou ao trair Cristo, que ele se livraria deles por sua grande força. Mas não mereceriam agradecimento se ele se libertasse; e, se achavam que ele o faria, poderiam também concluir que ele poderia e queria libertá-los caso se apegassem a ele e o fizessem seu líder.
A miséria daqueles que, para agradar os piores inimigos, maltratam assim o melhor amigo, prolonga-se com justiça. Nunca houve pessoas tão entorpecidas, exceto as que trataram assim nosso bendito Salvador.
IV. Sansão enfrentou os filisteus mesmo depois de ser entregue a eles, firmemente amarrado com duas cordas novas. Quando o tiveram entre si, os filisteus gritaram contra ele (v. 14), triunfando com seu êxito e zombando dele.
Se Deus não lhes tivesse amarrado as mãos com mais firmeza do que os homens de Judá amarraram as dele, teriam atirado nele, como seus arqueiros fizeram com Saul, para matá-lo imediatamente, em vez de gritar e lhe dar tempo para agir. Mas sua confiança e alegria anunciavam a própria ruína.
Quando gritaram contra ele como alguém derrotado, certos de que tudo lhes pertencia, o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele, inspirando-lhe força e resolução extraordinárias.
- Ele se livrou logo das amarras. Ao primeiro esforço, as duas cordas novas se partiram e se derreteram de suas mãos, conforme diz a palavra original. Sem dúvida isso causou grande espanto e terror aos que gritavam contra ele, e seus gritos viraram berros de medo. Repare: quando o Espírito do Senhor veio sobre ele, suas cordas se soltaram.
Onde está o Espírito do Senhor, há liberdade; os que assim são libertos são realmente livres. Isso prefigurava a ressurreição de Cristo pelo poder do Espírito de santidade. Nela, ele rompeu os laços da morte, e as faixas do túmulo caíram de suas mãos sem serem desatadas, ao contrário das de Lázaro, pois era impossível que o poderoso Salvador fosse retido por elas.
Assim triunfou sobre os poderes das trevas, que gritavam contra ele como se o tivessem seguro.
- Causou grande destruição entre os filisteus, que se reuniram todos ao redor dele para zombar (v. 15). Veja como era pobre sua arma: não tinha nada melhor que a queixada de um jumento, e, no entanto, que estrago fez com ela! Não a largou até ter deixado mil filisteus mortos no chão. Assim se cumpriu mais que plenamente a promessa: “Um de vocês perseguirá mil” (Josué 23:10).
A queixada era incômoda para segurar e, ao que parece, poderia ser facilmente arrancada de sua mão; alguns golpes como aqueles poderiam esmagá-la e quebrá-la, mas ela resistiu até o fim. Se fosse a queixada de um leão, sobretudo do que ele próprio matara, talvez isso alimentasse sua imaginação e o fizesse considerar-se mais temível.
Mas tomar o osso daquele animal desprezível foi fazer maravilhas pelas coisas loucas do mundo, para que a excelência do poder fosse de Deus, não dos homens.
Um dos valentes de Davi matou trezentos filisteus de uma só vez, mas com uma lança (1 Crônicas 11:11). Outro matou tantos que sua mão se cansou e ficou presa à espada (2 Samuel 23:10). Mas todos ficaram aquém de Sansão. O que poderia parecer difícil demais, grande demais para ele fazer, quando o Espírito do Senhor vinha poderosamente sobre ele?
Por meio de Deus, agiremos com valentia. Foi estranho que os homens de Judá não o ajudassem naquele momento; covardes conseguem atacar um inimigo caído. Mas Sansão devia ser tipo daquele que pisou sozinho no lagar.
V. Sansão celebrou a própria vitória, já que os homens de Judá nem isso fizeram por ele. Compôs uma canção breve e a cantou para si; as filhas de Israel não foram ao seu encontro, como depois fizeram com Saul, para cantar, com mais razão, Sansão feriu seus milhares. O refrão era: “Com a queixada de um jumento, montões sobre montões, matei mil homens” (v. 16).
A mesma palavra hebraica, chamor, significa tanto “jumento” quanto “montão”; assim, há um elegante jogo de palavras que representa os filisteus caindo tão mansamente quanto jumentos. Também deu um nome ao lugar para perpetuar a desonra dos filisteus (v. 17): Ramate-Leí, “o levantar da queixada”.
Ainda assim, não levou a queixada consigo para exibi-la; jogou-a fora quando terminou de usá-la. Naquele tempo, davam tão pouco valor a relíquias.
Versículos 18 a 20
A Sede de Sansão Aliviada. (a.C. 1140.)
Aqui está: I. A aflição de Sansão depois daquele grande feito (v. 18): “estava com muita sede.” Foi um efeito natural do grande calor que sentira e do esforço que fizera. Seu zelo o consumiu, devorou-o e o fez esquecer de si, até que, quando pôde parar um pouco, percebeu que estava no limite, sem água e prestes a desmaiar.
Talvez houvesse nisso uma ação especial de Deus, como em toda aquela situação: impedir que se orgulhasse de sua grande força e de seus feitos, e mostrar-lhe que era apenas um homem, sujeito às aflições comuns a todos. Josefo diz que isso foi planejado para castigá-lo por não mencionar Deus e sua mão ao registrar a vitória, mas tomar para si todo o louvor: “Matei mil homens.”
Agora, prestes a morrer de sede, estava plenamente convencido de que seu próprio braço não poderia tê-lo salvado sem a mão direita e o braço de Deus.
Sansão bebera muito do sangue dos filisteus, mas o sangue jamais mata a sede de alguém. A providência ordenou que não houvesse água perto dele, e ele estava tão exausto que não podia ir longe à sua procura.
Seria de esperar que os homens de Judá o recebessem, agora que voltara vencedor, com pão e vinho, como Melquisedeque recebeu Abrão, reparando a injustiça que lhe haviam feito. Mas deram tão pouca atenção ao libertador que ele quase morreu por falta de um gole de água. Assim, muitas vezes, os que prestam os maiores serviços recebem os maiores desprezos.
Cristo, na cruz, disse: “Tenho sede.”
II. Sua oração a Deus nessa aflição. Quem se esquece de louvar a Deus talvez seja levado a procurá-lo em oração. Muitas vezes as aflições são enviadas para trazer a Deus pessoas ingratas. Em sua oração, ele apresenta dois argumentos: 1. Havia experimentado o poder e a bondade de Deus em seu recente êxito: “Tu deste esta grande libertação nas mãos de teu servo.”
Reconhece-se servo de Deus no que fizera: “Senhor, não acolherás um pobre servo teu, que se consumiu no teu serviço? Sou teu; salva-me.” Chama sua vitória de libertação, uma grande libertação; pois, se Deus não o tivesse ajudado, não só não teria vencido os filisteus como teria sido devorado por eles.
Reconhece que a vitória vinha de Deus e agora corrige o erro anterior de atribuí-la demais a si mesmo; apresenta isso em favor de seu pedido na aflição presente. Repare: as experiências passadas do poder e da bondade de Deus são excelentes argumentos na oração por nova misericórdia: “Senhor, tantas vezes livraste; não livrarás ainda?” (2 Coríntios 1:10).
“Começaste; não terminarás?” “Fizeste o maior; não farás o menor?” (Salmos 56:13).
- Estava exposto aos inimigos: “Para que eu não caia nas mãos dos incircuncisos; então triunfarão e contarão isso em Gate e nas ruas de Asquelom. Isso não redundaria em desonra para Deus se seu campeão se tornasse presa tão fácil dos incircuncisos?” Os melhores argumentos são os que apelam à glória de Deus.
III. O socorro oportuno que Deus lhe enviou. Deus ouviu sua oração e lhe deu água, seja de dentro do osso, seja da terra por meio do osso (v. 19). O osso que ele fizera instrumento do serviço de Deus tornou-se, como recompensa da parte de Deus, instrumento de seu sustento. Mas prefiro a leitura marginal: Deus abriu uma cavidade que havia em Leí.
O lugar desse acontecimento recebeu o nome de Leí por causa da queixada; antes mesmo do acontecimento já o encontramos assim chamado (v. 9, 14).
Ali, naquele campo, colina, planície ou seja lá o que fosse, Deus fez brotar de repente e no momento oportuno uma fonte bem ao lado dele, de onde jorrou água em abundância. A fonte continuou como poço dali em diante. Ele bebeu daquela água pura, e seu ânimo voltou.
Seríamos mais gratos pela misericórdia da água se considerássemos quanto precisamos dela. Esse socorro dado a Sansão deve nos encorajar a confiar em Deus e buscá-lo, pois, quando quer, ele pode abrir rios nos lugares altos (Isaías 41:17, 18).
IV. A lembrança disso no nome que Sansão deu àquela fonte recém-aberta: En-Hacoré, “o poço daquele que clamou”. Assim preservou na memória tanto sua aflição, que o levou a clamar, quanto o favor de Deus, que respondeu ao clamor. Deus abre muitas fontes de consolo para seu povo, que podem receber apropriadamente esse nome: o poço daquele que clamou.
Sansão dera ao lugar um nome que o mostrava grande e triunfante, Ramate-Leí, “o levantar da queixada”; agora lhe dá outro, que o mostra necessitado e dependente.
V. A continuidade do governo de Sansão depois desses feitos (v. 20). Por fim, Israel se submeteu àquele a quem havia traído. Já não se podia discutir que Deus estava com ele; desde então, todos o reconheceram e foram guiados por ele como juiz. A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra principal.
Isso mostra a condição humilde de Israel: os anos de governo eram contados pelo período dos filisteus. Ainda assim, foi misericórdia para Israel que, embora oprimido por um inimigo estrangeiro, tivesse um juiz que mantinha a ordem e o impedia de destruir a si mesmo. O governo de Sansão durou vinte anos, conforme o costume da administração dos juízes.
Não temos relato dos detalhes, exceto o início de seu governo neste capítulo e seu fim no seguinte.