Matthew Henry

Juízes 14

Argumento

A impressão que este capítulo nos dá de Sansão não é a que se poderia esperar de alguém que, por designação especial do céu, era nazireu de Deus e libertador de Israel; e, no entanto, ele era de fato ambas as coisas. Aqui está: I. O namoro de Sansão com uma filha dos filisteus e seu casamento com ela, vv. 1-5, 7, 8.

II. Sua vitória sobre um leão e o prêmio que encontrou na carcaça dele, v. 5, 6, 8, 9. III. O enigma de Sansão proposto aos seus companheiros (vv. 10-14) e decifrado pela traição de sua esposa, vv. 15-18. IV. A ocasião que isso lhe deu para matar trinta filisteus (v. 19) e desfazer sua nova aliança, v. 20.

Sansão Escolhe uma Esposa Filisteia; um Leão Morto por Sansão. (a.C. 1141.)

Versículos 1 a 8

Aqui, I. Sansão, sob a orientação extraordinária da Providência, busca uma ocasião para contender com os filisteus, unindo-se a eles por casamento. Era um método estranho, mas a verdade é que Sansão era ele próprio um enigma, um homem paradoxal: fez o que era realmente grandioso e bom por meio do que parecia fraco e mau.

Isso porque ele foi destinado não a ser um exemplo para nós, que devemos andar segundo a regra, não segundo exemplos, mas um tipo daquele que, embora não conhecesse pecado, foi feito pecado por nós e apareceu em semelhança de carne pecaminosa, para condenar e destruir o pecado na carne, Romanos 8:3.

  1. Como a negociação do casamento de Sansão foi um caso comum, podemos observar: (1.) Foi algo fraco e insensato ele se afeiçoar a uma filha dos filisteus; a escolha parecia muito imprópria. Será que alguém que não era apenas israelita, mas nazireu, consagrado ao Senhor, desejaria unir-se a uma adoradora de Dagom?

Será que alguém marcado para ser patriota de seu país se casaria com uma das inimigas juradas dele? Ele viu aquela mulher (v. 1), e ela lhe agradou muito, v. 3.

Não parece que ele tivesse qualquer motivo para considerá-la sábia, virtuosa ou de algum modo capaz de ser uma companheira adequada para ele; mas viu algo no rosto dela que agradou muito à sua fantasia e, por isso, nada mais servia: ela tinha de ser sua esposa.

Quem, ao escolher uma esposa, se guia apenas pelos olhos e é governado pela fantasia, depois só poderá culpar a si mesmo se encontrar uma filisteia em seus braços.

(2.) Contudo, foi sábio e correto ele não avançar nem mesmo a ponto de cortejá-la antes de informar os pais sobre o assunto. Contou-lhes e pediu que a conseguissem como esposa para ele, v. 2. Nisso é exemplo para todos os filhos.

De acordo com a lei do quinto mandamento, os filhos não devem casar-se nem dar passos nessa direção sem o conselho e o consentimento dos pais. Os que o fazem, como o bispo Hall expressa aqui, voluntariamente deixam de ser filhos e trocam afeições naturais por afeições violentas. Os pais têm direito sobre os filhos, que são partes deles mesmos.

No casamento, esse direito é transferido, pois a lei da relação determina que o homem deixará pai e mãe e se unirá à esposa. Portanto, não é apenas falta de bondade e ingratidão, mas grande injustiça alienar esse direito sem a anuência dos pais.

Quem assim rouba pai ou mãe, furtando a si mesmo deles, sendo mais próximo e querido que seus bens, e ainda diz: “Não é transgressão”, é companheiro do destruidor, Provérbios 28:24.

(3.) Os pais fizeram bem em dissuadi-lo de unir-se assim, de modo desigual, aos incrédulos.

Que os que professam a religião, mas cortejam uma aliança com pessoas profanas e irreligiosas, casando-se em famílias nas quais têm motivo para pensar que não há temor nem culto a Deus, ouçam o argumento dos pais e o apliquem a si mesmos: “Não há sequer uma mulher entre as filhas dos seus irmãos ou, se não houver na nossa tribo, sequer uma entre todo o seu povo?”

“Não há nenhuma israelita que lhe agrade, ou que você considere digna da sua afeição, para que tenha de se casar com uma filisteia?” No mundo antigo, os filhos de Deus corromperam e arruinaram a si mesmos, suas famílias e aquela igreja verdadeiramente primitiva ao se casarem com as filhas dos homens, Gênesis 6:2.

Deus proibira o povo de Israel de se casar com as nações devotadas à destruição, entre as quais estavam os filisteus, Deuteronômio 7:3.

(4.) Se não houvesse uma razão especial para isso, certamente teria sido impróprio que ele insistisse na própria escolha e que os pais acabassem concordando.

Ainda assim, a terna concordância deles com os sentimentos do filho pode servir de exemplo aos pais, para que não contrariem de modo irracional as escolhas dos filhos nem neguem seu consentimento, sobretudo aos que o pediram no momento oportuno e com o devido respeito, sem uma razão muito boa.

Assim como os filhos devem obedecer aos pais no Senhor, os pais não devem provocar os filhos à ira, para que não desanimem.

Esse nazireu, ao se sujeitar aos pais, pedir-lhes o consentimento e não prosseguir antes de obtê-lo, foi não só exemplo para todos os filhos, mas tipo do santo menino Jesus, que desceu com os pais a Nazaré (daí ser chamado nazareno) e lhes era sujeito, Lucas 2:51.

  1. Mas se diz expressamente que esse acordo de casamento veio do Senhor, v. 4. Não apenas porque Deus mais tarde o dirigiu para servir aos seus desígnios contra os filisteus, mas porque pôs no coração de Sansão fazer essa escolha, para que tivesse ocasião de agir contra os filisteus. Não era algo mau em si que ele se casasse com uma filisteia.

Isso fora proibido pelo perigo de sofrer dano por causa de idólatras; onde não só não havia perigo desse tipo, como também se esperava uma oportunidade de lhes causar dano em favor de Israel, a lei podia muito bem ser dispensada.

Foi dito (Juízes 13:25) que o Espírito do Senhor começou a movê-lo em certas ocasiões; temos razão para pensar que ele próprio percebeu o Espírito movendo-o naquele momento, quando fez essa escolha, e que, de outro modo, teria cedido aos argumentos dissuasivos dos pais.

Eles tampouco teriam consentido afinal, se ele não os tivesse convencido de que isso vinha do Senhor.

Isso o levaria a conhecer e conviver com os filisteus, criando oportunidades de afligi-los que de outra maneira não teria. Ao que parece, os filisteus oprimiam Israel não com grandes exércitos, mas por incursões clandestinas de seus gigantes e pequenos grupos de saqueadores. Sansão deveria lidar com eles da mesma maneira.

Bastava que, por meio desse casamento, se aproximasse deles para se tornar um espinho em seu lado.

Jesus Cristo, que devia nos libertar deste presente mundo mau e expulsar o seu príncipe, ele próprio visitou este mundo cheio de corrupção e inimizade e, ao assumir um corpo, uniu-se a ele em certo sentido, para destruir nossos inimigos espirituais e, com o próprio braço, realizar a salvação.

II. Por uma providência especial, Sansão recebe ânimo e estímulo para atacar os filisteus. Como esse era o serviço para o qual fora designado, Deus, ao chamá-lo para isso, preparou-o por meio de dois acontecimentos:

  1. Capacitou-o, numa viagem a Timna, a matar um leão, v. 5, 6. Muitos deixam de prestar o serviço que poderiam prestar porque não conhecem a própria força. Deus mostrou a Sansão o que ele podia fazer pela força do Espírito do Senhor, para que nunca temesse encarar de frente as maiores dificuldades.

Davi, que completaria a destruição dos filisteus, devia primeiro provar sua força contra um leão e um urso, para daí concluir, podemos supor que Sansão também concluiu, que aquele filisteu incircunciso seria como um deles, 1 Samuel 17:36.

(1.) O encontro de Sansão com o leão foi perigoso. Era um leão jovem, de uma das espécies mais ferozes, que o atacou, rugindo por sua presa e mirando especialmente nele; rugiu ao encontrá-lo, conforme diz a palavra.

Sansão estava sozinho nas vinhas, para onde se desviara do caminho e dos pais, que seguiram pela estrada principal, provavelmente para comer uvas. Os filhos não consideram como se expõem ao leão que ruge e procura devorar quando, por um tolo amor à liberdade, se afastam do olhar e da proteção de pais prudentes e piedosos.

Os jovens tampouco consideram os leões que se escondem nas vinhas, nas vinhas de vinho tinto, perigosos como cobras debaixo da grama verde. Se Sansão tivesse encontrado esse leão no caminho, teria mais razão para esperar ajuda tanto de Deus quanto das pessoas do que ali, nas vinhas solitárias, fora da estrada. Mas havia uma providência especial nisso.

(2.) Quanto mais perigoso o encontro, tanto mais ilustre foi a vitória. Ele a obteve sem dificuldade: estrangulou o leão e rasgou-lhe a garganta tão facilmente como teria estrangulado um cabrito. Não usou instrumento algum: nem espada ou arco, nem sequer um cajado ou faca; não tinha nada nas mãos.

Cristo enfrentou o leão que ruge e o venceu no começo de sua obra pública, Mateus 4:1 etc.; depois despojou principados e potestades, triunfando sobre eles em si mesmo, como alguns leem, sem instrumento algum. Foi exaltado pela própria força.

O que acrescentou muita glória ao triunfo de Sansão sobre o leão foi que, depois de realizar esse grande feito, não se vangloriou dele; nem sequer contou ao pai e à mãe, algo que muitos logo teriam divulgado por todo o país. Modéstia e humildade formam a coroa mais brilhante das grandes realizações.

  1. Na viagem seguinte, Deus providenciou mel na carcaça daquele leão, v. 8, 9. Quando desceu na vez seguinte para celebrar suas núpcias, acompanhado dos pais, teve a curiosidade de desviar-se para a vinha onde matara o leão.

Talvez a visão do lugar o ajudasse a se lembrar da misericórdia daquele grande livramento e a agradecer solenemente a Deus por ele. É bom assim nos lembrarmos dos favores anteriores de Deus. Ali encontrou a carcaça do leão.

Provavelmente, aves ou animais de rapina tinham comido a carne, e, dentro do esqueleto, um enxame de abelhas fizera sua colmeia. Elas não ficaram ociosas: armazenaram ali uma boa quantidade de mel, um dos produtos básicos de Canaã. Havia tanto que se dizia que a terra manava leite e mel.

Sansão, com mais direito à colmeia do que qualquer outro, apanhou o mel com as mãos. Isso pressupõe que enfrentou as abelhas; mas quem não temeu as patas do leão não tinha razão para temer as picadas delas.

Assim como a vitória sobre o leão lhe deu coragem para enfrentar os gigantes filisteus, se fosse preciso, apesar da força e ferocidade deles, ao desalojar as abelhas aprendeu a não temer a multidão dos filisteus. Embora o cercassem como abelhas, em nome do Senhor ele os destruiria, Salmos 118:12.

Do mel que encontrou, (1.) comeu, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois os ossos mortos de um animal impuro não causavam a contaminação cerimonial que os ossos de uma pessoa causavam. João Batista, aquele nazireu do Novo Testamento, vivia de mel silvestre.

(2.) Deu aos pais, e eles comeram; não comeu tudo sozinho. Achou mel? Coma o que lhe basta, e não mais, Provérbios 25:16. Deixou os pais compartilharem com ele. Os filhos devem ser gratos aos pais com os frutos do próprio trabalho e assim mostrar piedade em casa, 1 Timóteo 5:4.

Que os que, pela graça de Deus, encontraram doçura na religião compartilhem sua experiência com amigos e parentes e os convidem a participar dela. Sansão não contou aos pais de onde viera o mel, para que não tivessem escrúpulos em comê-lo.

O bispo Hall observa que são menos sábios e mais escrupulosos que Sansão os que recusam os dons de Deus porque os encontram em recipientes impróprios. O mel continua sendo mel, mesmo dentro de um leão morto.

Depois que nosso Senhor Jesus venceu Satanás, aquele leão que ruge, os crentes encontram mel na carcaça: força e satisfação abundantes, suficientes para si mesmos e para todos os amigos.

Versículos 10 a 20

O Enigma de Sansão; a Matança dos Filisteus. (a.C. 1141.)

Temos aqui o relato da festa de casamento de Sansão e da ocasião que ela lhe deu para se voltar contra os filisteus.

I. Sansão seguiu o costume do país e fez uma festa para celebrar suas núpcias, que durou sete dias, v. 10. Embora fosse nazireu, não quis ser diferente dos outros numa questão assim; fez como os jovens costumavam fazer nessas ocasiões. Não faz parte da religião contrariar os usos inocentes dos lugares onde vivemos.

Pelo contrário, é uma vergonha para a religião quando os que a professam dão aos outros motivo justo para chamá-los de avarentos, dissimulados e mal-humorados. Um homem bom deve esforçar-se para ser, no melhor sentido, um bom companheiro.

II. Na ocasião, os parentes de sua esposa lhe prestaram a homenagem costumeira naquele lugar e trouxeram trinta rapazes para lhe fazer companhia durante a celebração e acompanhá-lo como padrinhos, v. 11.

Ao vê-lo, notaram como era belo e como tinha um olhar franco e gracioso; trouxeram aqueles homens para honrá-lo e aproveitar seu convívio enquanto permanecesse entre eles. Ou, antes, quando viram como era forte e robusto, trouxeram os rapazes, aparentemente como companheiros, mas na realidade como guarda dele ou como espiões para observá-lo.

Já desconfiavam bastante dele, mas desconfiariam ainda mais se soubessem que vencera o leão, algo que ele escondera cuidadosamente. Os favores dos filisteus muitas vezes escondem algum dano planejado.

III. Para entreter o grupo, Sansão propôs um enigma e apostou com eles que não conseguiriam decifrá-lo em sete dias, vv. 12-14.

Parece que, em ocasiões assim, era costume muito antigo que os amigos reunidos se divertissem inocentemente: sem passar todo o tempo comendo e bebendo de modo enfadonho, como expressa o bispo Patrick, nem em outros prazeres dos sentidos, como música, dança e espetáculos, mas propondo perguntas que testavam e aprimoravam o saber e a inteligência.

Isso convém a homens sábios, que medem o próprio valor pela razão; bem diferente disso são as diversões infames e piores que brutais desta época decadente, nas quais só circulam o copo e os brindes, até que a razão se afogue e a sabedoria se afunde.

  1. O enigma de Sansão foi invenção dele, pois sua própria façanha lhe dera ocasião para propô-lo: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. Decifrem meu enigma: o que é?”

Os animais de rapina não fornecem alimento aos homens, mas a comida veio do devorador; e as criaturas fortes quando vivas em geral exalam cheiro forte e são desagradáveis de todos os modos quando mortas, como os cavalos. Ainda assim, do forte, ou do amargo, como leem o siríaco e o árabe, veio doçura.

Se tivessem juízo suficiente para refletir sobre qual comedor é mais forte e qual alimento é mais doce, teriam decifrado o enigma. Nem leões nem mel eram tão desconhecidos em seu país que não pudessem pensar neles; e a solução teria dado a Sansão ocasião de contar a história interessante que o inspirara.

Esse enigma se aplica a muitos métodos da providência e da graça divina. Quando Deus, por sua providência soberana, faz o bem surgir do mal para sua igreja e seu povo; quando aquilo que ameaçava arruiná-los se transforma em vantagem; quando seus inimigos se tornam úteis a eles e a ira dos homens redunda em louvor a Deus, então do comedor vem comida e do forte vem doçura. Veja Filipenses 1:12.

  1. A aposta tinha mais importância para ele do que para os outros, pois era um contra trinta parceiros. Não era uma aposta sobre a providência de Deus, nem sobre o acaso de um dado ou de uma carta, mas sobre a inteligência deles. Não passava de uma recompensa honorífica pela sagacidade e de uma desonra pela estupidez.

IV. Como não conseguiram explicar o enigma, os companheiros obrigaram a esposa de Sansão a arrancar dele a explicação, v. 15.

Quer tivessem pouca capacidade, quer estivessem tomados por uma cegueira especial naquele momento, era estranho que nenhum dos trinta, em todo aquele tempo, tivesse pensado numa coisa tão simples: o que é mais doce que o mel? E o que é mais forte que um leão?

Ao que parece, eram bárbaros tanto na inteligência quanto nas maneiras; bárbaros de fato, pois ameaçaram a noiva de queimá-la, junto com a casa do pai, se ela não se valesse de sua influência junto ao noivo para que ele lhes revelasse o significado. Poderia haver algo mais brutal?

Já era vil transformar uma brincadeira em algo sério; pessoas assim não eram dignas de convívio, pois se tornariam tão violentas em vez de confessar que não sabiam e perder uma aposta tão pequena. Tampouco salvaria a reputação delas revelar o enigma depois que alguém lhes contasse.

Mais desprezível ainda foi envolver a esposa de Sansão para que traísse o próprio marido e alegar ter sobre ela maior influência do que ele. Agora que estava casada, devia esquecer seu próprio povo.

Mas o mais desumano de tudo foi ameaçar, caso ela não conseguisse convencê-lo, queimá-la com todos os parentes, tudo por medo de perder, cada um, o valor de uma camisa e uma capa: “Vocês nos convidaram para tomar o que temos?” Quem não sabe perder de maneira mais calma e fácil nunca deve fazer apostas.

V. Com insistência desmedida, a esposa obtém de Sansão a chave do enigma. Foi no sétimo dia, isto é, o sétimo dia da semana, como conjectura o dr. Lightfoot, mas o quarto dia da festa, que eles a instaram a induzir o marido (v. 15). Ela fez isso:

  1. Com grande artimanha e manejo (v. 16), decidida a não acreditar que ele a amava se não a satisfizesse nesse assunto. Sabia que ele não suportaria que seu amor fosse posto em dúvida; por isso, se algo pudesse influenciá-lo, seria aquilo: “Você só me odeia, não me ama, se me negar isso”. Ele tinha muito mais razão para responder: “Você só me odeia, não me ama, se insistir nisso”.

Para que ela não usasse isso como prova do afeto dele, Sansão lhe garantiu que não contara nem mesmo aos pais, apesar da confiança que depositava neles.

Se isso não funcionasse, ela tentaria a eloquência poderosa das lágrimas: chorou diante dele pelo restante dos dias da festa, preferindo estragar a alegria, como as lágrimas da noiva inevitavelmente fariam, a deixar de alcançar seu objetivo e favorecer os compatriotas, v. 17.

  1. Com grande sucesso. Por fim, completamente cansado da insistência dela, ele lhe explicou o enigma. Podemos supor que ela tenha prometido guardar segredo e que, se ele ao menos lhe contasse, não revelaria a ninguém; mas logo contou aos filhos do seu povo.

Sansão não podia esperar coisa melhor de uma filisteia, especialmente quando os interesses do país dela estivessem minimamente envolvidos. Veja Miquéias 7:5, 6.

Afinal, o enigma é decifrado (v. 18): “O que é mais doce que o mel?”, ou que alimento é melhor? Provérbios 24:13. “O que é mais forte que um leão?”, ou que devorador é maior?

Sansão generosamente reconhece que eles ganharam a aposta, embora tivesse bons motivos para contestar: não haviam declarado o enigma, como dizia o acordo (v. 12); alguém o revelara a eles. Mas ele só lhes disse: “Se vocês não tivessem lavrado com a minha novilha”, isto é, se não tivessem usado sua influência junto à minha esposa, “não teriam descoberto meu enigma”.

Satanás não nos causaria o dano que causa por meio das tentações se não lavrasse com a novilha da nossa própria natureza corrupta.

VI. Sansão paga a aposta aos filisteus com os despojos de outros compatriotas deles, v. 19. Aproveitou a ocasião para entrar em desavença com os filisteus. Desceu a Ascalom, uma de suas cidades, onde provavelmente sabia que acontecia naquele momento uma grande festa à qual muitos compareciam.

Escolheu trinta homens entre eles, matou-os, tomou suas roupas e as deu aos que haviam decifrado o enigma. Ao acertar as contas, os filisteus saíram perdendo, pois uma das vidas que perderam valia mais que todas as roupas que ganharam: o corpo vale mais que a roupa.

O Espírito do Senhor veio sobre Sansão tanto para autorizá-lo quanto para capacitá-lo a fazer isso.

VII. Isso se tornou uma boa ocasião para afastar Sansão de seus novos parentes. Ele descobriu como os companheiros o haviam maltratado e como a esposa o traíra; por isso, sua ira se acendeu, v. 19. Melhor ficar irado com filisteus do que apaixonado por eles, pois, quando nos unimos a eles, corremos o maior perigo de sermos enredados por eles.

Diante desse mau tratamento, Sansão subiu à casa do pai. Seria bom se as faltas de bondade que encontramos no mundo e as decepções nele tivessem ao menos este bom efeito: levar-nos, pela fé e pela oração, de volta à casa do nosso Pai celestial, para ali descansar. Os inconvenientes que surgem pelo caminho deveriam fazer-nos amar o lar e desejar estar lá.

Mal ele partiu, deram sua esposa a outro, v. 20. Em vez de pedir perdão pelo mal que lhe fizera, quando ele apenas demonstrou justamente seu ressentimento afastando-se por algum tempo, ela logo se casou com aquele que fora o principal dos convidados, o amigo do noivo, a quem talvez amasse demais e a quem estivesse disposta a agradar quando convenceu o marido a revelar o enigma.

Veja quão pouca confiança se pode depositar nas pessoas: aqueles que usamos como amigos podem se mostrar nossos inimigos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra