Juízes 12
Argumento
Neste capítulo temos: I. O confronto de Jefté com os efraimitas e o sangue derramado naquela ocasião infeliz (vv. 1-6), além da conclusão da vida e do governo de Jefté, v. 7. II. Um breve relato de outros três juízes de Israel: Ibsã (vv. 8-10), Elom (v. 11, 12) e Abdom (vv. 13-15).
Versículos 1 a 7
Desagrado dos Efraimitas; Castigo dos Efraimitas. (a.C. 1143.)
Aqui temos: I. O desagrado injustificado dos homens de Efraim contra Jefté, porque ele não os convocou para ajudá-lo contra os amonitas, a fim de que participassem dos triunfos e dos despojos, v. 1. O orgulho estava na raiz da contenda. Só por causa dele surge a contenda.
Os orgulhosos pensam que toda honra que passa ao largo deles está perdida; então, quem pode resistir à inveja? Os efraimitas tiveram a mesma contenda com Gideão (Juízes 8:1), que era de Manassés, do lado deles do Jordão, assim como Jefté era de Manassés, do outro lado.
Efraim e Manassés eram parentes mais próximos do que quaisquer outras tribos, pois ambos eram filhos de José; contudo, tinham mais ciúmes um do outro do que quaisquer outras tribos. Jacó cruzou as mãos e deu preferência a Efraim, olhando tão adiante quanto ao reino das dez tribos, do qual Efraim seria o líder após a revolta contra a casa de Davi.
Essa tribo, não satisfeita com tal honra na promessa, ficava descontente se Manassés recebia alguma honra nesse meio-tempo. É uma pena que o parentesco, que deveria ser motivo de amor e paz, acabe sendo ocasião (como tantas vezes acontece) de contenda e discórdia.
“O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte, e as contendas entre irmãos são como as trancas de um castelo.” A ira dos efraimitas contra Jefté era: 1. Sem causa e injusta.
“Por que não nos chamaste para ir contigo?” Por uma boa razão: os homens de Gileade o haviam feito comandante, não os de Efraim; portanto, ele não tinha autoridade para convocá-los. Se a sua tentativa tivesse fracassado por falta da ajuda deles, poderiam justamente censurá-lo por não a ter pedido.
Mas, quando a obra estava concluída, e concluída com eficácia, os amonitas subjugados e Israel libertado, nenhum mal havia sido feito porque eles não tinham participado. 2. Foi cruel e violenta.
Eles se ajuntaram tumultuosamente, atravessaram o Jordão até Mispá, em Gileade, onde Jefté morava, e a fúria deles só se satisfaria incendiando a casa dele com ele dentro. “Maldita seja a ira deles, porque é feroz.”
Os ressentimentos menos justificados costumam ser os mais furiosos. Jefté era agora vencedor dos inimigos comuns de Israel, e eles deveriam ter vindo felicitá-lo e agradecer-lhe, em nome de sua tribo, pelos bons serviços prestados.
Mas não devemos estranhar se recebermos mal daqueles a quem fizemos bem. Jefté também estava de luto pela calamidade de sua família por causa de sua filha; eles deveriam ter vindo lamentar com ele e consolá-lo.
Mas homens bárbaros sentem prazer em acrescentar aflição aos aflitos. Neste mundo, o fim de uma dificuldade muitas vezes se torna o começo de outra; nunca devemos nos gabar como se já tivéssemos deposto a armadura.
II. A vigorosa defesa de Jefté. Ele não tentou apaziguá-los, como Gideão fizera num caso semelhante; os efraimitas estavam agora mais violentos do que naquela ocasião, e Jefté não tinha um espírito tão manso e tranquilo quanto o de Gideão.
Quisessem ou não se apaziguar, Jefté cuidou de: 1. Justificar-se, v. 2, 3. Ele demonstra que eles não tinham motivo algum para brigar com ele, pois: (1) Não se empenhara naquela guerra em busca de glória, mas para defender seu país, que os filhos de Amom atacavam com insistência.
(2) Ele convidara os efraimitas a se juntarem a ele, embora não precisasse deles nem tivesse obrigação de lhes prestar essa consideração; mas eles recusaram o serviço: “Eu vos chamei, e vós não me livrastes das mãos deles”.
Ainda que fosse verdade a acusação contra ele, isso não seria motivo justo para a contenda; mas, ao que os fatos agora mostram, era falso. Ele tinha mais razão para brigar com eles por abandonarem os interesses comuns de Israel num momento de necessidade.
Não é novidade que os mais culpados sejam os mais barulhentos ao acusar os inocentes. (3) A empreitada era muito arriscada; eles tinham mais razão para compadecer-se dele do que para se irar: “Pus a minha vida nas minhas mãos”, isto é, “expus-me ao maior perigo no que fiz, com um exército tão pequeno”.
A honra que invejavam fora conquistada a alto preço; não precisavam ressentir-se por ele tê-la recebido. Poucos deles teriam se arriscado tanto por ela. (4) Ele não toma para si a glória do sucesso, o que teria provocado inveja, mas a atribui inteiramente a Deus: “O Senhor os entregou nas minhas mãos”.
“Se Deus teve por bem servir-se de mim para a sua glória, por que vocês se ofendem com isso? Têm motivo para lutar contra mim? Isso não equivale a lutar contra Deus, em cujas mãos fui apenas um instrumento indigno?”
- Quando essa resposta justa, embora não tão branda quanto a de Gideão, não conseguiu aplacar a ira deles, Jefté cuidou tanto de se defender da fúria quanto de castigar a insolência deles com a espada, em virtude de sua autoridade como juiz de Israel.
(1) Os efraimitas não apenas brigaram com Jefté; quando seus vizinhos e amigos apareceram para apoiá-lo, eles os insultaram e lhes dirigiram palavras ofensivas, pois sigo a nossa tradução e assim interpreto o v. 4.
Disseram com desprezo: “Vocês, gileaditas que moram aqui do outro lado do Jordão, não passam de fugitivos de Efraim, a escória e a borra das tribos de José, das quais Efraim é o principal; são o refugo da família e assim são considerados entre os efraimitas e os manassitas. Quem se importa com vocês?
Todos os seus vizinhos sabem o que vocês são: nada mais que fugitivos e vagabundos, separados de seus irmãos e expulsos para este canto.” Os gileaditas eram israelitas tão verdadeiros quanto quaisquer outros e, naquela ocasião, haviam se destacado acima de todas as famílias de Israel, tanto ao escolher Jefté quanto na guerra contra Amom.
Mesmo assim, foram chamados de fugitivos da maneira mais vil e injusta. É ruim atribuir nomes ou características de desprezo a pessoas ou países, como é comum, sobretudo aos que enfrentam desvantagens externas; muitas vezes isso provoca contendas de graves consequências, como ocorreu aqui.
Veja também como é nociva a língua ofensiva, que chama os outros por nomes injuriosos e usa linguagem grosseira: ela “incendeia o curso da natureza e é incendiada pelo inferno” (Tiago 3:6); muitas vezes corta a garganta de quem a usa, como aconteceu aqui (Salmos 64:8).
Se os efraimitas tivessem renunciado à pobre satisfação de chamar os gileaditas de fugitivos, poderiam ter evitado muito derramamento de sangue. “Palavras duras suscitam a ira”; quem sabe quão grande incêndio uma pequena fagulha pode acender?
(2) Esse insulto atiçou o sangue dos gileaditas, e a afronta contra eles próprios, bem como contra seu comandante, precisava ser vingada. [1.] Eles os derrotaram em campo aberto, v. 4.
Lutaram contra Efraim e, como os efraimitas eram apenas uma turba grosseira e sem liderança, derrotaram-nos e os puseram em fuga. [2.] Cortaram-lhes a retirada e, assim, completaram a vingança, v. 5, 6.
Os gileaditas, talvez mais familiarizados com as passagens do Jordão do que os efraimitas, protegeram-nas com fortes guardas, que receberam ordem de matar todo efraimita que tentasse atravessar o rio.
Primeiro, houve crueldade bastante na destruição deles. Certamente bastava o castigo aplicado a tantos; depois de derrotá-los em campo, não era necessário tamanha severidade para matar todos os fugitivos. “Deverá a espada devorar para sempre?”
Não sei se Jefté merece louvor por isso; talvez entendesse que era um ato de justiça necessário. Segundo, houve astúcia bastante para identificá-los. Parece que os efraimitas, embora falassem a mesma língua dos outros israelitas, adquiriram no dialeto de sua região o costume de pronunciar a letra hebraica shin como samech.
Tinham se habituado tanto a isso que não conseguiam fazer diferente, nem mesmo para salvar a vida. Aprendemos a falar por imitação. Os primeiros que usaram “s” no lugar de “sh” fizeram isso porque era mais breve ou mais elegante, e seus filhos aprenderam a falar como eles.
Assim, era possível reconhecer um efraimita por sua pronúncia, como na Inglaterra se reconhece um homem do oeste ou do norte, talvez até um homem de Shropshire ou Cheshire. “Tu és galileu, e a tua fala te denuncia.”
Assim os efraimitas foram identificados. Se apanhavam um homem suspeito de ser efraimita, mas ele negava, mandavam que dissesse “Chibolete”. Porém, ele não conseguia, como diz a nossa tradução, ou não prestava atenção, não se aplicava nem se orientava a pronunciá-la corretamente, como alguns traduzem; dizia “Sibolete” e era imediatamente reconhecido como efraimita e morto.
“Chibolete” significa rio ou correnteza: “Peça licença para atravessar Chibolete, o rio”. Os que foram assim mortos completaram o número total de efraimitas abatidos: quarenta e dois mil, v. 6. Desse modo, impediu-se outra revolta daquela tribo irada.
- Observemos agora a justiça de Deus no castigo desses efraimitas orgulhosos e irascíveis, que em vários aspectos correspondeu ao pecado deles. (1) Orgulhavam-se da honra de sua tribo e se gloriavam de serem efraimitas; mas quão depressa passaram a ter vergonha ou medo de reconhecer sua origem!
“És efraimita?” “Não; agora, qualquer tribo, menos essa.” (2) Eles tinham atravessado o Jordão furiosos para incendiar a casa de Jefté; agora voltaram ao Jordão tão furtivamente quanto o haviam atravessado com fúria e foram impedidos de voltar para suas próprias casas.
(3) Censuraram os gileaditas pela infelicidade de seu país, tão distante, mas sofreram por uma deficiência própria de sua região: não conseguir pronunciar “Chibolete”.
(4) Chamaram injustamente os gileaditas de fugitivos, mas agora se tornaram fugitivos de verdade. Em hebraico, a mesma palavra usada para os efraimitas que escaparam ou fugiram, no v. 5, foi usada com desprezo para chamar os gileaditas de fugitivos.
Quem rola injustamente sobre outra pessoa a pedra da afronta deve esperar que ela volte justamente contra si.
III. Aqui termina o governo de Jefté. Ele julgou Israel por apenas seis anos e então morreu, v. 7. Talvez a morte de sua filha o tenha abatido tanto que nunca mais se recuperou; isso encurtou seus dias, e ele foi para a sepultura em luto.
Versículos 8 a 15
Sucessores de Jefté. (a.C. 1112.)
Temos aqui um breve relato dos curtos governos de mais três juízes de Israel: o primeiro governou apenas sete anos, o segundo, dez, e o terceiro, oito. “Por causa da transgressão de uma terra, muitos são os seus príncipes”, muitos em rápida sucessão (Provérbios 28:2); homens bons são removidos no começo de sua utilidade, justamente quando já se dedicaram ao trabalho.
I. Ibsã de Belém, provavelmente Belém de Judá, a cidade de Davi, não a de Zebulom, mencionada uma única vez (Josué 19:15). Ele governou apenas sete anos; mas, pelo número de filhos e por ele próprio providenciar o casamento de todos, parece que viveu muito.
Provavelmente, o grande crescimento de sua família e as muitas alianças que estabeleceu, somados aos seus méritos pessoais, tornaram-no mais apto a ser escolhido pelo povo como Jefté ou chamado imediatamente por Deus, como Gideão, para ser juiz de Israel e manter e promover a obra de Deus entre eles.
O que chama atenção a respeito dele é: 1. Teve muitos filhos: sessenta ao todo, uma aljava cheia dessas flechas. Assim, Belém já era famosa pela fecundidade, a própria cidade onde nasceria aquele cuja descendência espiritual seria como as estrelas do céu.
Teve o mesmo número de filhos de cada sexo: trinta filhos e trinta filhas. Isso raramente acontece numa mesma família; contudo, na grande família da humanidade, aquele que no princípio fez dois, homem e mulher, em sua sábia providência mantém certa igualdade na sucessão de ambos, conforme necessário para conservar as gerações humanas na terra.
Cuidou para que todos se casassem. Enviou suas filhas para longe, et maritis dedit, acrescenta a Vulgata: providenciou maridos para elas. E, por assim dizer, em troca, fortalecendo seus vínculos nos dois sentidos, tomou por noras trinta moças vindas de fora.
Os judeus dizem: todo pai deve três coisas ao filho: ensiná-lo a ler a lei, dar-lhe uma profissão e conseguir-lhe uma esposa. Que diferença entre a família de Ibsã e a de seu predecessor imediato, Jefté! Ibsã tem sessenta filhos, todos casados; Jefté tem apenas uma, uma filha que morre ou permanece solteira. Alguns aumentam; outros diminuem: ambas as coisas vêm do Senhor.
II. Elom, de Zebulom, no norte de Canaã, foi em seguida levantado para presidir os assuntos públicos, administrar a justiça e corrigir abusos. Continuou sendo uma bênção para Israel por dez anos e então morreu, v. 11, 12.
O doutor Lightfoot calcula que, no começo do período de Elom, teve início a opressão filisteia de quarenta anos (mencionada em Juízes 13:1), e que Sansão nasceu por essa época. Provavelmente, como a residência de Elom ficava no norte, os filisteus, que faziam fronteira com as regiões meridionais de Canaã, aproveitaram a ocasião para invadi-las.
III. Abdom, da tribo de Efraim, sucedeu-lhe; nele, aquela ilustre tribo começa a recuperar a reputação, pois não dera pessoa notável desde Josué. Abimeleque, o siquemita, fora antes uma vergonha para ela.
Abdom ficou famoso pela multidão de seus descendentes (v. 14): teve quarenta filhos e trinta netos, que viveu para ver crescer; todos montavam setenta jumentinhos, quer como juízes e oficiais, quer como pessoas de posição e distinção.
Foi uma satisfação para ele ver assim os filhos de seus filhos; mas receio que não tenha visto paz sobre Israel, pois, a essa altura, os filisteus já haviam começado a invadi-lo.
Sobre esse juiz e os demais, dos quais se conta tão pouco, registra-se onde foram sepultados (v. 7, 10, 12, 15). Talvez as inscrições em seus monumentos — pois eram usados antigamente (2 Reis 23:17) — confirmassem e ampliassem sua história, e pudessem ser consultadas por quem desejasse mais informações.
Pedro, ao falar de Davi, diz: “A sua sepultura está entre nós até hoje” (Atos 2:29). Ou isso pretendia honrar os lugares onde depositaram seus ossos; ainda assim, pode servir para diminuir nossa estima por toda glória mundana, cujo orgulho a morte e a sepultura mancham.
Esses juízes, que eram como deuses para Israel, morreram como homens, e toda a sua honra foi lançada ao pó.
É muito estranho que, na história de todos esses juízes — alguns dos quais têm ações relatadas com tantos detalhes —, não haja uma só menção ao sumo sacerdote nem a qualquer outro sacerdote ou levita atuando para aconselhar ou agir em assuntos públicos, desde Fineias (Juízes 20:28) até Eli, período que se estima em 250 anos.
Só foram preservados os nomes dos sumos sacerdotes daquele tempo (1 Crônicas 6:4-7; Esdras 7:3-5). Como essa longa obscuridade do sacerdócio, agora no começo de sua existência, pode se harmonizar com o grande esplendor com que foi instituído e com a posição que ocupa na lei de Moisés?
Certamente, isso indica que a instituição pretendia ser sobretudo um tipo, e que os grandes benefícios que parecia prometer deveriam ser buscados principalmente em seu antítipo, o sacerdócio eterno de nosso Senhor Jesus.
Em comparação com a glória superior desse sacerdócio, aquele não teve glória alguma (2 Coríntios 3:10).