Matthew Henry

Josué 9

Argumento

Neste capítulo temos:

I. A confederação imprudente dos reis de Canaã contra Israel, v. 1, 2.

II. A confederação sagaz dos habitantes de Gibeão com Israel:

  1. Como foi astutamente proposta e solicitada pelos gibeonitas, que alegavam vir de um país distante, vv. 3-13.

  2. Como Josué e os israelitas anuíram a ela sem cautela, para desgosto da congregação quando a fraude foi descoberta, vv. 14-18.

  3. Como a questão foi ajustada para satisfação de todas as partes, concedendo aos gibeonitas a vida, porque haviam feito aliança com eles, mas privando-os de suas liberdades, porque a aliança não fora obtida de maneira honesta, vv. 19-27.

Versículo 1

A Petição dos Gibeonitas. (a.C. 1450.)

Até aqui os cananeus haviam agido na defensiva; os israelitas foram os agressores contra Jericó e Ai. Agora, porém, os reis de Canaã consultam-se para atacar Israel e combinar uma ação vigorosa de suas forças unidas, a fim de deter o avanço das armas vitoriosas de Israel. Ora:

  1. Era estranho que não o tivessem feito antes. Sabiam havia muito tempo que Israel se aproximava. O desígnio de Israel sobre Canaã não era segredo.

Seria de esperar que uma preocupação prudente com a segurança comum deles os levasse a tomar medidas para impedir que Israel atravessasse o Jordão e a defender aquela passagem, ou a lhes dar uma recepção calorosa assim que cruzassem. Era estranho que não tentassem romper o cerco de Jericó ou ao menos se juntassem aos homens de Ai quando estes derrotaram Israel.

Mas, por presunção ou desespero, ficaram extraordinariamente insensatos e sem saber o que fazer. Muitos não percebem o que contribui para a sua paz até que isso seja ocultado dos seus olhos.

  1. Foi mais estranho que o fizessem agora. Agora que a conquista de Jericó dera prova tão evidente do poder de Deus, e a de Ai, da sagacidade de Israel, seria de esperar que concluíssem suas consultas decidindo não lutar contra Israel, mas fazer as pazes e conseguir as melhores condições que pudessem para si mesmos.

Essa teria sido a sabedoria deles (Lucas 14:32); porém, tinham a mente obscurecida e o coração endurecido para a própria destruição. Observe:

(1.) O que enfim os levou agora a essa consulta. Quando souberam disso (v. 1), não só da conquista de Jericó e Ai, mas da assembleia dos estados no monte Ebal, da qual temos o relato logo antes, souberam que Josué, como se já se julgasse completamente senhor do país, reunira todo o seu povo.

Ele lhes lera as leis pelas quais deviam ser governados e recebera suas promessas de se submeterem a elas. Então perceberam que os israelitas estavam falando sério e acharam que era mais do que hora de agir.

Às vezes, a devoção piedosa do povo de Deus provoca e exaspera seus inimigos mais do que qualquer outra coisa.

(2.) Quão unânimes foram em suas resoluções. Embora fossem muitos reis de nações diferentes — heteus, amorreus, ferezeus, etc. —, sem dúvida com interesses distintos e que muitas vezes tinham estado em conflito entre si, contudo decidiram, nemine contradicente — por unanimidade —, unir-se contra Israel.

Quem dera Israel aprendesse dos cananeus a sacrificar interesses particulares pelo bem público e a deixar de lado todas as animosidades entre eles, para unir-se de coração contra os inimigos comuns do reino de Deus entre os homens!

Versículos 3 a 14

A Artimanha dos Gibeonitas. (a.C. 1450.)

Aqui, I. Os gibeonitas desejam fazer as pazes com Israel, alarmados com as notícias que ouviram sobre a destruição de Jericó (v. 3). Outros ouviram as mesmas notícias e se irritaram, decidindo guerrear contra Israel; mas os gibeonitas as ouviram e foram levados a fazer as pazes com eles.

Assim, a revelação da glória e da graça de Deus no evangelho é para alguns aroma de vida para vida, mas para outros aroma de morte para morte (2 Coríntios 2:16). O mesmo sol amolece a cera e endurece o barro.

Não me lembro de lermos em algum lugar que Gibeão tivesse um rei. Se naquele momento o governo estivesse nas mãos de uma só pessoa, talvez seu coração fosse orgulhoso demais para se render a Israel, e ele se juntasse aos outros reis contra Israel.

Mas aquelas quatro cidades unidas (v. 17) parecem ter sido governadas por anciãos ou senadores (v. 11), que olhavam mais pela segurança comum do que pela sua própria dignidade pessoal. Os habitantes de Gibeão agiram bem em benefício próprio. Temos:

II. O método que usaram para conseguir isso. Sabiam que todos os habitantes da terra de Canaã deviam ser exterminados. Talvez tivessem alguns espias na assembleia em Ebal, durante a leitura da lei, que observaram e lhes contaram a ordem dada a Israel: não ter misericórdia dos cananeus nem lhes dar quartel em batalha (Deuteronômio 7:1-3).

Isso os fez temer lutar contra Israel. E os israelitas não deviam fazer aliança com eles, o que os fez perder a esperança de obter alguma vantagem tratando com Israel.

Por isso, a única maneira de salvar a vida da espada de Israel era disfarçar-se e convencer Josué de que vinham de algum país muito distante, contra o qual os israelitas não tinham recebido ordem de guerrear nem proibição de fazer a paz; pelo contrário, tinham ordem específica de oferecer-lhe a paz (Deuteronômio 20:10, 15).

Se não conseguissem ser aceitos sob essa ideia, viam que só lhes restava um caminho: submeter-se ao destino de Jericó e Ai.

Embora os príncipes vizinhos soubessem que todos os homens de Gibeão eram poderosos (Josué 10:2), e eles mesmos também o soubessem, contudo não ousavam contender com Israel, que tinha ao seu lado um Deus Todo-Poderoso. Portanto, esta é a única jogada que lhes resta, e observe:

  1. Eles a executam com muita habilidade e sucesso. Nunca algo assim foi conduzido com maior astúcia.

(1.) Apresentaram-se sob o caráter de embaixadores de um Estado estrangeiro, pensando que isso agradaria aos príncipes de Israel e os deixaria orgulhosos por serem cortejados por terras distantes. Vemos Ezequias encantado com os que vieram de um país distante (Isaías 39:3); os israelitas não estavam acostumados a ser assim cortejados.

(2.) Alegaram ter enfrentado as fadigas de uma viagem muito longa e apresentaram o que parecia prová-lo aos olhos. Parece que era costume, na época, levar consigo provisões de todo tipo em espécie nas viagens longas, como fazemos hoje nas viagens marítimas. O país não dispunha de hospedarias como o nosso agora; pela comodidade delas temos motivo para ser muito gratos quando precisamos usá-las.

Ora, aqui alegavam que, ao trazerem de casa suas provisões, elas estavam frescas e novas, mas agora pareciam velhas e secas. Podia-se supor que não haviam perdido tempo e tinham seguido pelo caminho mais rápido; assim, concluiriam que vinham, como diziam, de um país muito distante.

Seus sacos ou alforjes estavam velhos; o vinho havia sido todo bebido e os odres em que o haviam levado estavam rompidos; os sapatos e as roupas estavam mais gastos do que os dos israelitas depois de quarenta anos, e o pão estava mofado (v. 4, 5, e novamente v. 12, 13).

Assim, o Israel de Deus muitas vezes tem sido enganado e iludido por uma aparência de antiguidade. Mas, como diz o bispo Hall, os erros não ficam mais antigos por serem remendados e parecerem velhos; mas quem se deixa apanhar por essa artimanha gibeonita demonstra não ter consultado a Deus.

E assim há os que se fazem de pobres, com os sinais de falta e angústia, e contudo têm grandes riquezas (Provérbios 13:7) ou ao menos não precisam de ajuda. Por essa fraude, a caridade é mal aplicada e desviada de quem realmente precisa.

(3.) Quando se suspeitou deles e foram interrogados com mais rigor sobre sua origem, evitaram cuidadosamente dizer o nome do país até concluírem o acordo. [1.] Os homens de Israel suspeitaram de fraude (v. 7): “Talvez habiteis entre nós; nesse caso, não podemos, não devemos fazer pacto convosco.”

Isso poderia ter desanimado os gibeonitas de insistir mais na questão, levando-os a concluir que, mesmo que a paz fosse feita, os israelitas não se julgariam obrigados a cumpri-la, pois já haviam protestado solenemente contra o acordo caso eles morassem ali.

Mas, sabendo que não tinham esperança alguma se resistissem, ousaram corajosamente submeter-se: “Quem sabe o povo de Israel nos deixe viver, apesar de ter sido assim seduzido a fazer uma promessa? E, se no fim lhes contarmos, apenas morreremos.”

[2.] Josué lhes fez as perguntas: “Quem sois? E de onde vindes?”

Entendeu que precisava precaver-se tanto contra a fraude secreta quanto contra a força aberta. Em nossa batalha espiritual, devemos resistir às artimanhas do diabo, lembrando que ele é tanto uma serpente astuta quanto um leão que ruge.

Em todos os pactos de relacionamento e amizade, primeiro devemos provar e depois confiar, para não nos arrependermos com vagar de acordos feitos às pressas.

[3.] Eles não quiseram dizer de onde vinham, mas repetem continuamente a mesma coisa: viemos de um país muito distante (v. 9). Querem que se pense que é um país que Josué não conhece nem de que jamais ouviu falar; portanto, ele não ficaria mais esclarecido se lhe dissessem o nome.

(4.) Professam respeito pelo Deus de Israel, para conquistar ainda mais o favor de Josué, e cremos benevolentemente que eram sinceros nessa profissão:

“Viemos por causa do nome do Senhor, teu Deus (v. 9), por causa do que ouvimos desse nome, o que nos convenceu de que está acima de todo nome, e porque temos desejo por esse nome e pela sua lembrança, e de bom grado ficaríamos sob sua proteção.”

(5.) Buscam seus motivos em acontecimentos de algum tempo antes, durante o governo de Moisés, cujas notícias se poderia facilmente supor que já tivessem chegado a regiões distantes: as pragas do Egito e a destruição de Seom e Ogue (v. 9, 10).

Mas, com prudência, nada disseram sobre a destruição de Jericó e Ai — embora essa fosse a verdadeira razão (v. 3) —, porque querem que se suponha que haviam partido de casa muito antes dessas conquistas. Nunca precisamos procurar muito as razões para nos submetermos ao Deus de Israel; podemos dispor de razões ou novas ou antigas, como quisermos.

(6.) Fazem uma submissão geral: “Somos vossos servos”; e suplicam humildemente por um acordo geral: “Fazei um pacto conosco” (v. 11). Não insistiram em condições; aceitariam a paz em quaisquer termos. O caso não admitia demora, para que a fraude não fosse descoberta.

Queriam muito fechar o negócio imediatamente: se Josué ao menos fizesse pacto com eles, teriam tudo o que vieram buscar; esperavam que suas roupas rasgadas e sandálias remendadas não fossem usadas como argumento contra eles. Deus e Israel não rejeitam ninguém por ser pobre.

  1. Mas há uma mistura de bem e mal na conduta deles. (1.) A mentira não pode ser justificada nem deve servir de precedente. Não devemos fazer o mal para que venha o bem.

Se tivessem revelado de que país eram, renunciado às suas idolatrias e entregado a terra a Israel e a si mesmos ao Deus de Israel, temos motivo para pensar que Josué teria recebido orientação do oráculo divino para poupar-lhes a vida; não precisavam ter feito essas alegações.

Observe-se que, depois de dizerem uma vez “Viemos de uma terra distante” (v. 6), viram-se obrigados a repetir isso (v. 9) e a mentir descaradamente sobre o pão, os odres e as roupas (v. 12, 13). Uma mentira abre caminho para outra, depois para uma terceira, e assim por diante. O caminho desse pecado é ladeira abaixo.

Mas (2.) a fé e a prudência deles merecem muitos elogios. Nosso Senhor elogiou até o administrador injusto por ter agido sabiamente e bem em seu próprio benefício (Lucas 16:8). Ao se submeterem a Israel, submeteram-se ao Deus de Israel; isso implicava renunciar ao deus a quem serviam e obedecer às leis da religião verdadeira.

Tinham ouvido o suficiente para se convencer do poder infinito do Deus de Israel e, daí, podiam deduzir suas outras perfeições, a sabedoria e a bondade. Como poderíamos cuidar melhor de nós mesmos do que nos rendendo incondicionalmente à sabedoria infinita e nos lançando à misericórdia de um Deus de bondade infinita?

A submissão dos gibeonitas foi ainda mais louvável porque foi:

[1.] Singular. Seus vizinhos seguiram outro caminho e esperavam que os gibeonitas se unissem a eles.

[2.] Rápida. Não esperaram Israel cercar suas cidades, então seria tarde demais para capitular; mas, enquanto estavam a alguma distância, pediram condições de paz. O seu caminho para evitar um juízo é sair ao seu encontro com arrependimento.

Imitemos esses gibeonitas e façamos as pazes com Deus vestidos dos trapos da humilhação, da dor segundo Deus e da mortificação; assim, nossa iniquidade não será nossa ruína. Sejamos servos de Jesus, nosso bendito Josué, e façamos pacto com ele e com o Israel de Deus; então viveremos.

Versículos 15 a 21

O Pacto com os Gibeonitas. (a.C. 1450.)

Aqui está:

I. O tratado logo concluído com os gibeonitas, v. 15. Não houve muita formalidade; em resumo:

  1. Concordaram em deixá-los viver, e os gibeonitas não pediram mais do que isso. Numa guerra comum, ter concedido tal coisa teria sido pouco; mas, nas guerras de Canaã, que deviam resultar numa destruição geral, era grande favor para um cananeu receber a vida como despojo (Jeremias 45:5).

  2. O acordo foi feito não apenas por Josué, mas também pelos príncipes da congregação em conjunto com ele. Embora Josué tivesse sido chamado de maneira extraordinária para governar e tivesse qualificações extraordinárias, contudo não quis agir em assunto dessa natureza sem o conselho e a concordância dos príncipes.

Eles não eram mantidos no escuro nem debaixo dos pés, mas eram tratados por ele como participantes do governo.

  1. O pacto foi ratificado por juramento. Juraram aos gibeonitas, não em nome de algum deus de Canaã, mas somente pelo Deus de Israel (v. 19). Quem age com sinceridade não se assusta com garantias; satisfaz aqueles com quem negocia e glorifica a Deus chamando-o como testemunha da sinceridade das próprias intenções.

  2. O único aspecto aparentemente censurável foi terem agido precipitadamente. Tomaram das provisões dos gibeonitas e assim se convenceram de que eram de fato velhas e secas, mas não consideraram que isso não provava que tivessem sido trazidas frescas de casa. Usaram apenas os sentidos, não a razão; aceitaram os homens — assim diz a margem — por causa das provisões.

Talvez, ao olhar e provar o pão, tenham percebido não só que agora era velho, mas que no início fora esmerado e muito bom; daí concluíram que eram pessoas de certa posição e que a amizade de seu país não devia ser desprezada.

Mas não pediram conselho à boca do Senhor. Tinham consigo o Urim e o Tumim e poderiam ter pedido orientação nesse caso difícil; eles não lhes teriam dito mentira nem os conduzido ao erro. Mas confiaram tanto na sua própria sagacidade que acharam desnecessário levar o assunto ao oráculo. O próprio Josué não está inteiramente livre de culpa nesse ponto.

Repare: em qualquer assunto, fazemos mais pressa do que progresso quando não paramos para levar Deus conosco e consultá-lo pela palavra e pela oração. Muitas vezes vemos motivo para refletir com pesar que tal ou tal assunto fracassou porque não pedimos conselho à boca do Senhor. Se o reconhecêssemos em todos os nossos caminhos, eles seriam mais seguros, fáceis e bem-sucedidos.

II. A fraude que permitiu obter o pacto logo foi descoberta. A língua mentirosa dura apenas um instante; a verdade será filha do tempo.

Em três dias, para grande surpresa de Israel, descobriram que as cidades em nome das quais os embaixadores haviam negociado ficavam muito perto: apenas uma marcha a pé de uma noite desde o acampamento em Gilgal (Josué 10:9).

Ou seus próprios batedores, ou os grupos que saíram para conhecer a região, ou talvez alguns desertores que passaram do inimigo para eles lhes informaram a verdade nessa questão.

Quem permite ser enganado pelas artimanhas de Satanás logo perde a ilusão, para sua vergonha, e encontra perto, à porta, aquilo que imaginava muito distante.

III. A congregação se indignou com a situação. De fato, aceitaram as restrições impostas pelo pacto: não atacaram as cidades dos gibeonitas, não abateram ninguém nem tomaram os despojos. Mas ficaram irritados por terem as mãos amarradas e murmuraram contra os príncipes (v. 18).

Receia-se que o fizessem mais por preocupação com o seu próprio lucro do que por zelo em cumprir a ordem de Deus, embora alguns talvez levassem isso em conta.

Muitos se apressam a acusar e censurar os atos dos príncipes sem conhecer as fontes desses atos nem ser juízes competentes das razões de Estado que os governam.

Portanto, enquanto estivermos geralmente convencidos de que nossos governantes só procuram o bem público e buscam sinceramente o bem-estar do seu povo, devemos interpretar da melhor forma o que fazem, em vez de nos ocupar com assuntos acima de nós.

IV. Os príncipes se esforçaram prudentemente para acalmar a congregação descontente e resolver a questão. Nisso todos os príncipes concordaram e foram unânimes, o que sem dúvida dispôs o povo a aquiescer.

  1. Resolveram poupar a vida dos gibeonitas, pois haviam jurado expressamente que os deixariam viver (v. 15). (1.) O juramento era lícito; caso contrário, não os teria obrigado mais do que o juramento de Herodes o obrigava a cortar a cabeça de João Batista. É verdade que Deus ordenara destruir todos os cananeus.

Mas a lei deve ser interpretada in favorem vitæ — com certa concessão compassiva —, aplicando-se apenas aos que resistissem e se recusassem a entregar seu país.

A ordem não deveria obrigar os israelitas a abandonar o senso de honra e humanidade a ponto de abater os que nunca haviam levantado a mão contra eles nem jamais o fariam, mas que se humilharam de comum acordo antes de serem levados a qualquer extremo ou de praticarem qualquer hostilidade.

Os reis de Israel certamente eram reis misericordiosos demais para isso (1 Reis 20:31), e o Deus de Israel, um Deus misericordioso demais para ordenar tal coisa. Satis est prostrasse leoni — basta ter prostrado o leão.

E, além disso, o motivo da lei é a própria lei: o dano que ela tinha por desígnio impedir era que os israelitas fossem contaminados pela idolatria dos cananeus (Deuteronômio 7:4).

Mas, se os gibeonitas renunciam à sua idolatria e se tornam amigos e servos da casa de Deus, o perigo é eficazmente evitado, o motivo da lei cessa e, por consequência, a obrigação dela, sobretudo quanto a algo dessa natureza. A conversão dos pecadores impedirá sua ruína.

(2.) Sendo lícito o juramento, tanto os príncipes quanto o povo em nome de quem agiram estavam obrigados por ele: obrigados em consciência e por honra ao Deus de Israel, pelo qual haviam jurado. Os cananeus teriam blasfemado contra o nome de Deus se violassem o juramento.

Falam como os que temiam um juramento (Eclesiastes 9:2), quando assim argumentam: “Deixá-los-emos viver, para que não haja cólera sobre nós, por causa do juramento que fizemos” (v. 20).

Quem confirma uma promessa por juramento invoca a vingança divina se a quebrar deliberadamente e tem motivo para esperar que a justiça divina o tome pela palavra. De Deus não se zomba; portanto, não se deve brincar com juramentos.

Os príncipes cumpririam sua palavra:

[1.] Mesmo que tivessem prejuízo. Um cidadão de Sião jura para seu próprio prejuízo e não muda (Salmos 15:4). Josué e os príncipes, ao perceberem o prejuízo que lhes causava terem se comprometido assim, não pediram a Eleazar que os dispensasse do juramento e muito menos alegaram que não se deve manter a palavra com hereges ou cananeus.

Não: desconheciam os artifícios modernos da igreja romana para escapar das amarras mais sagradas e até santificar os perjúrios.

[2.] Mesmo que o povo estivesse descontente e isso pudesse terminar em motim, os príncipes não violariam o compromisso com os gibeonitas. Jamais devemos nos deixar intimidar pela autoridade nem pela multidão a fazer o que é pecaminoso e contrário às nossas consciências.

[3.] Mesmo que tivessem sido levados a esse pacto por uma artimanha e pudessem ter uma alegação muito plausível para declará-lo nulo e sem efeito, contudo o mantiveram. Poderiam ter alegado que, embora aqueles fossem os homens com quem trocaram as ratificações, contudo aquelas não eram as cidades visadas no pacto.

Tinham prometido poupar certas cidades sem nome, muito distantes, especificamente porque eram distantes; mas estas ficavam perto e, portanto, não seriam as cidades com que haviam feito pacto.

E muitos eruditos têm pensado que os gibeonitas os iludiram tão grosseiramente que teria sido lícito voltar atrás na promessa. Mas, para preservar a reputação e manter em Israel a reverência pelo juramento, decidiram cumpri-la. Mas é evidente que se consideravam indispensavelmente obrigados por ela e receavam que a cólera de Deus caísse sobre eles caso a quebrassem.

E, por mais que sua adesão ao pacto pudesse desagradar à congregação, é evidente que foi aceitável a Deus. Em cumprimento desse pacto, eles assumiram a proteção dos gibeonitas, e Deus lhes concedeu a vitória mais gloriosa de todas as suas guerras (Josué 10). Muito tempo depois, Deus vingou severamente a injustiça que Saul fez aos gibeonitas ao violar esse mesmo pacto (2 Samuel 21:1).

Que isso convença a todos nós de quão religiosamente devemos cumprir nossas promessas e honrar nossos negócios, e de quanto zelo de consciência devemos ter com nossas palavras, uma vez dadas. Se uma aliança obtida por tantas mentiras e enganos não podia ser quebrada, será que podemos escapar da obrigação de cumprir as que fizemos com toda a honestidade e justiça possíveis?

Se a fraude dos outros não justifica nem desculpa nossa falsidade, a honestidade dos que negociam conosco certamente torna nossa desonestidade ainda mais grave e condenável.

  1. Embora lhes poupassem a vida, contudo tomaram suas liberdades e os sentenciaram a ser cortadores de lenha e tiradores de água para a congregação (v. 21).

Essa proposta acalmou a congregação descontente, pois:

(1.) Os que se iravam por os gibeonitas viverem podiam se contentar ao vê-los condenados àquilo que, no entender geral, é pior que a morte: a servidão perpétua.

(2.) Os que se iravam por eles não terem sido despojados podiam se contentar, pois o serviço deles à congregação seria mais vantajoso ao público do que os seus melhores bens poderiam ser.

E, em suma, os israelitas não perderiam nem em honra nem em lucro com essa paz com os gibeonitas; convençam-nos disso, e ficarão satisfeitos.

Versículos 22 a 27

Os Gibeonitas Reduzidos à Servidão. (a.C. 1450.)

A questão é aqui resolvida entre Josué e os gibeonitas, e se chega a um acordo sobre uma explicação do pacto. Podemos supor que agora não estavam presentes os mensageiros enviados antes, mas os próprios anciãos de Gibeão e das cidades dependentes dela, que negociaram para resolver a questão por completo.

I. Josué os censura pela fraude (v. 22), e eles se desculpam o melhor que podem (v. 24). 1. Josué faz a censura com muita brandura: “Por que nos enganastes?” Não os cobre de insultos, não lhes dirige palavras ásperas e provocadoras, nem os chama, como mereciam, de vis mentirosos; apenas pergunta: Por que nos enganaram?

Mesmo diante das maiores provocações, é nossa sabedoria e nosso dever conservar a calma e refrear a paixão. Uma causa justa não precisa de ira para defendê-la; e uma causa injusta não fica nem um pouco melhor por causa dela.

  1. Eles apresentam a melhor desculpa possível (v. 24). Pela palavra de Deus, souberam que a sentença de morte fora proferida contra eles: a ordem era destruir todos os habitantes da terra, sem exceção. Pelas obras que Deus já realizara, entenderam que não havia como impedir a execução da sentença.

Consideraram que a soberania de Deus é incontestável, sua justiça inflexível e seu poder irresistível; por isso, decidiram descobrir como era sua misericórdia e viram que não era inútil lançar-se sobre ela.

Não tentaram justificar a mentira; na prática, pediram perdão por ela, apelando para o fato de que o fizeram puramente para salvar a vida.

Por isso, todo aquele que sente em si a força da lei de autopreservação fará grandes concessões nesse ponto, sobretudo num caso como este, em que não temiam apenas o poder humano — se fosse só isso, poderiam fugir para a proteção divina —, mas o próprio poder de Deus, que viam empenhado contra eles.

II. Josué os condena à servidão como castigo pela fraude (v. 23), e eles se submetem à sentença (v. 25); pelo que se vê, ambos os lados ficaram satisfeitos.

  1. Josué os condena a serem servos para sempre. Compraram a vida com uma mentira; mas, como isso não era contraprestação válida, ele os obriga a manter a vida sob o tributo e a condição de seu trabalho contínuo: cortar lenha e tirar água, as tarefas mais humildes e penosas. Assim se castigou a mentira.

Se tivessem tratado Israel com franqueza e sinceridade, talvez lhes tivessem sido concedidas condições mais honrosas. Mas, como obtiveram a vida com roupas rasgadas e sandálias remendadas, sinais de servidão, foram condenados a usá-las para sempre; assim deve ser sua condenação.

E assim é pago o resgate da vida deles: o domínio se adquire ao preservar uma vida que está à mercê de outro (servus dicitur a servando — servo é assim chamado a partir do ato de salvar). Devem o serviço àqueles a quem devem a vida.

Observe como é proferido o julgamento contra eles: (1.) A servidão foi uma maldição: “Agora sois amaldiçoados com a antiga maldição de Canaã”, de quem descendiam esses heveus: você será um servo de servos, Gênesis 9:25. Que se fará à língua falsa senão isto? Maldita será.

(2.) Contudo essa maldição se transformou em bênção: seriam servos, mas para a casa do meu Deus. Os príncipes queriam que fossem escravos de toda a congregação (v. 21), ou ao menos escolheram expressar-se assim para acalmar o povo descontente. Josué amenizou a sentença, tanto em honra a Deus quanto em favor dos gibeonitas.

Seria duro demais torná-los criados de todos; se tinham de cortar lenha e tirar água — tarefas que não podiam ser mais humilhantes, sobretudo para cidadãos de uma cidade real e todos homens poderosos (Josué 10:2) —, ao menos fariam isso para a casa do meu Deus, cargo que não podia ser mais elevado. O próprio Davi poderia ter desejado ser porteiro ali.

Até o trabalho servil se torna honroso quando é feito para a casa do nosso Deus e seus serviços.

[1.] Por isso foram excluídos das liberdades e dos privilégios dos israelitas de nascimento, e sua posteridade carregaria essa marca distintiva por todas as suas gerações.

[2.] Por isso foram empregados para tarefas que exigiam sua presença pessoal junto ao altar de Deus, no lugar que ele escolhesse (v. 27).

Isso os levaria ao conhecimento da lei de Deus, os manteria firmes naquela religião santa à qual se haviam convertido e evitaria que voltassem à idolatria de seus antepassados.

[3.] Isso seria grande vantagem para os sacerdotes e levitas: teriam tantos ajudantes, todos homens poderosos, constantemente a serviço deles e encarregados por ofício de todo o trabalho pesado do tabernáculo. Era preciso cortar muita lenha como combustível para a casa de Deus, não só para manter o fogo aceso continuamente no altar, mas também para ferver a carne das ofertas pacíficas, etc.

Também era preciso tirar muita água para as diversas lavagens prescritas pela lei. Os gibeonitas foram designados para essas e outras tarefas servis: lavar os utensílios, retirar as cinzas, varrer os pátios e assim por diante, que de outro modo os próprios levitas teriam de fazer.

[4.] Também eram servos da congregação, pois tudo o que promove e ajuda o culto a Deus é serviço verdadeiro à comunidade. É do interesse de todo israelita que o altar de Deus seja bem servido. Com isso, a congregação também ficou livre de muito trabalho servil que talvez de outro modo fosse esperado de alguns israelitas.

Deus havia feito uma lei de que os israelitas nunca escravizassem seus irmãos; se tivessem escravos, deviam ser dos povos pagãos ao redor (Levítico 25:44).

Em honra a essa lei e ao povo de Israel, honrado por ela, Deus não quis que o trabalho pesado, nem mesmo o do próprio tabernáculo, fosse feito por israelitas, mas por gibeonitas, mais tarde chamados netineus, homens dados aos levitas, assim como os levitas eram dados aos sacerdotes (Números 3:9), para servi-los no culto a Deus.

[5.] Isso pode ser visto como um tipo da admissão dos gentios na igreja do evangelho. Naquele tempo, foram admitidos, mediante sua submissão, como oficiais subordinados; mas depois Deus promete que tomará dentre eles sacerdotes e levitas (Isaías 66:21).

  1. Eles aceitaram essa condição (v. 25). Conscientes de uma falta ao maquinar uma mentira para enganar os israelitas e percebendo que escaparam por pouco com vida e que era grande favor terem sido poupados, aceitaram a proposta: “Faze como te parecer certo.” Melhor viver em servidão — sobretudo em tal servidão — do que não viver.

Os da condição mais humilde e desprezível são descritos como cortadores de lenha e tiradores de água (Deuteronômio 29:11). Mas pele por pele, liberdade, trabalho e tudo o que o homem tem dará pela sua vida, e não é mau negócio.

Assim, a questão foi decidida. (1.) Josué os livrou das mãos dos israelitas, para que não fossem abatidos (v. 26). Parece que alguns teriam avançado contra eles com a espada se Josué não tivesse intervindo com sua autoridade; mas generais sábios sabem quando embainhar a espada, assim como sabem quando desembainhá-la.

(2.) Em seguida, entregou-os de novo às mãos dos israelitas, para que fossem escravizados (v. 27). Não conservariam a posse das próprias cidades, pois mais tarde três couberam à tribo de Benjamim e uma à de Judá; tampouco ficariam livres para decidir o próprio destino.

Mas, como pensa o bispo Patrick, foram espalhados pelas cidades dos sacerdotes e levitas e subiam com eles, conforme suas turmas, para servir no altar; provavelmente eram sustentados com os rendimentos do altar.

Assim, os escravos de Israel se tornaram homens livres do Senhor, pois servi-lo no mais humilde ofício é liberdade, e seu trabalho é seu próprio salário. Foi isso que obtiveram ao se submeterem cedo. Da mesma maneira, submetamo-nos ao nosso Senhor Jesus e entreguemos a vida a ele, dizendo: “Estamos em tuas mãos; faze conosco o que te parecer bom e justo.”

“Salva apenas as nossas almas, e não nos arrependeremos disso”. Se ele nos mandar carregar sua cruz, puxar sob seu jugo e servir ao seu altar, isso depois não nos será motivo nem de vergonha nem de dor, ao passo que o mais humilde ofício no serviço de Deus nos dará direito a morar na casa do Senhor todos os dias da nossa vida.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra