Matthew Henry

Josué 7

Argumento

Mais de uma vez vimos os assuntos de Israel, mesmo quando estavam na situação mais favorável e ofereciam as perspectivas mais promissoras, ficarem confusos e embaraçados pelo pecado, que interrompia assim os empreendimentos mais esperançosos.

O bezerro de ouro, a murmuração em Cades e a iniquidade de Peor haviam frustrado os planos do povo e causado grande perturbação. Neste capítulo temos outro exemplo de como o pecado interrompeu o avanço de suas tropas.

Mas, como foi o pecado de uma só pessoa ou família e logo expiado, as consequências não foram tão danosas quanto as daqueles outros pecados; ainda assim, serviu para lembrá-los de que sua boa conduta continuava sob prova.

Aqui temos: I. O pecado de Acã, ao tomar o que fora amaldiçoado (v. 1); II. A derrota de Israel diante de Ai em consequência disso (vv. 2-5); III. A humilhação e a oração de Josué por causa daquele triste desastre (vv. 6-9); IV. As instruções que Deus lhe deu para remover a culpa que levara Deus a contender com eles (vv. 10-15).

V. A descoberta, o julgamento, a declaração de culpa, a condenação e a execução do culpado, pelas quais a ira de Deus foi desviada (vv. 16-26). Esta história mostra que, assim como as leis, a própria Canaã “não aperfeiçoou coisa alguma”; a perfeição da santidade e da paz para o Israel de Deus só deve ser esperada na Canaã celestial.

Versículos 1 a 4

O Pecado de Acã. (a.C. 1451.)

A história deste capítulo começa com um “mas”. O Senhor estava com Josué e sua fama se espalhara por toda aquela região: assim termina o capítulo anterior, sem deixar dúvida de que ele prosseguiria como começara, conquistando e para conquistar. Ele fez o que era certo e obedeceu a todas as ordens.

Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão e, assim, puseram Deus contra eles; então nem mesmo o nome e a fama de Josué, nem sua sabedoria e coragem, puderam ajudá-los. Se perdermos nosso Deus, perderemos nossos amigos, que não podem nos ajudar a menos que Deus esteja conosco. Aqui temos:

I. Acã pecando (v. 1). O pecado é mencionado aqui apenas em termos gerais; mais adiante teremos um relato mais detalhado, contado por sua própria boca. Diz-se que o pecado foi tomar o que fora amaldiçoado, desobedecendo à ordem e desafiando a ameaça (Josué 6:18).

Quando Jericó foi saqueada, receberam ordem de não poupar vidas nem tomar para si qualquer tesouro. Não lemos que a primeira proibição tenha sido violada — não houve ninguém a quem mostrassem misericórdia —, mas a segunda foi: a compaixão foi deixada de lado e cedeu à lei, enquanto a cobiça foi satisfeita.

O amor ao mundo é aquela raiz de amargura que, mais do que qualquer outra, é difícil de arrancar.

Ainda assim, a história de Acã indica claramente que, entre os milhares de Israel, ele foi o único culpado nesse caso. Se houvesse outros igualmente culpados, sem dúvida teríamos ouvido falar deles; é estranho que não houvesse mais. A tentação era forte.

Era fácil sugerir que pena seria que tantas coisas valiosas fossem queimadas: para que esse desperdício? Ao saquear cidades, cada homem se considera no direito de ficar com o que conseguir pôr as mãos. Também era fácil prometer a si mesmos segredo e impunidade.

Contudo, pela graça de Deus, as ordenanças divinas — a circuncisão e a Páscoa, das quais haviam participado havia pouco — e as providências de Deus em favor deles tinham causado tamanha impressão em seu espírito que reverenciaram o preceito e o juízo divinos e, com nobreza, renunciaram ao que desejavam em obediência ao seu Deus.

E, embora só uma pessoa tenha pecado, diz-se que os filhos de Israel cometeram a transgressão, pois um dos membros do povo o fez e ainda não havia sido separado deles nem repudiado por eles. O que Acã fez trouxe culpa sobre toda a comunidade a que pertencia.

Isso deve nos advertir a tomar cuidado para não pecarmos, pois por nosso pecado muitos podem ser contaminados ou perturbados (Hebreus 12:15); e também a não nos associarmos com pecadores nem fazermos pacto com eles, para não compartilharmos sua culpa. Muitos comerciantes cuidadosos foram arruinados por um sócio descuidado.

Também nos convém vigiar uns aos outros para prevenir o pecado, pois os pecados alheios podem trazer prejuízo para nós.

II. O acampamento de Israel sofreu por causa da mesma coisa: “A ira do Senhor se acendeu contra Israel”. Deus viu a ofensa, embora eles não a vissem, e tomou providências para que a enxergassem; pois, de um modo ou de outro, mais cedo ou mais tarde, os pecados secretos virão à luz.

Se as pessoas não investigarem, Deus o fará, e suas investigações despertarão as delas. Muitas comunidades estão culpadas e sob a ira divina sem saber disso, até que o fogo irrompe; aqui, irrompeu rapidamente.

  1. Josué envia um destacamento para tomar a cidade seguinte em seu caminho, Ai. Foram enviados apenas três mil homens, pois os espias lhe informaram que a cidade era pequena e que não era necessária uma força maior para conquistá-la (v. 2, 3).

Talvez tenham sido a confiança indevida, ou antes, a negligência que os levou a enviar tão poucos homens nessa expedição. Pode ter sido também um modo de satisfazer o desejo do povo de não trabalhar muito, pois não queriam que todos fossem até lá.

Talvez o povo estivesse menos disposto a essa expedição porque lhe haviam negado os despojos de Jericó, e os espias quisessem agradá-lo. No entanto, mesmo que Deus derrubasse os muros da cidade por seu próprio poder, todos tinham de trabalhar para chegar lá e também de trabalhar ali, marchando ao redor dela.

Não era bom sinal que o Israel de Deus começasse a se queixar do trabalho e a planejar como poupar esforços.

É preciso desenvolver a nossa salvação, embora seja Deus quem opere em nós. Também muitas vezes foi ruim tratar um inimigo com excessiva leviandade. “São poucos”, disseram os espias; mas, por poucos que fossem, eram numerosos demais para Israel. Considerar que lutamos contra principados e potestades despertará em nós cuidado e diligência na batalha cristã.

  1. O grupo que Josué enviou foi repelido no primeiro ataque à cidade, com algumas perdas (v. 4, 5). Eles fugiram diante dos homens de Ai, sentindo-se inexplicavelmente desalentados e vendo os inimigos saírem da cidade contra eles com mais vigor e determinação do que esperavam.

Na retirada, cerca de trinta e seis homens foram mortos: uma perda pequena em relação ao número total, mas uma surpresa terrível para quem não tinha motivo para esperar outra coisa em qualquer ataque senão uma vitória fácil, barata e certa. Como se vê, foi bom que apenas três mil tivessem passado por essa humilhação.

Se o exército inteiro estivesse ali, não teria conseguido manter sua posição, agora que estava debaixo da culpa e da ira, mais do que aquele pequeno grupo; e a derrota teria sido muito mais grave e desonrosa para todos.

Ainda assim, foi suficientemente ruim e serviu: (1.) para humilhar o Israel de Deus e ensiná-lo a sempre se alegrar com temor.

Quem veste a armadura não deve se vangloriar como quem a tira; (2.) para endurecer os cananeus e torná-los mais confiantes, apesar do terror que os havia acometido, a fim de que sua ruína, quando chegasse, fosse ainda mais terrível; (3.) para servir de prova do desagrado de Deus contra Israel e chamá-lo a eliminar o fermento velho. Esse foi o propósito principal da derrota.

  1. A retirada desordenada daquele grupo apavorou todo o acampamento de Israel. “O coração do povo se derreteu”, não tanto pela perda, mas pela decepção. Josué lhes assegurara que o Deus vivo expulsaria infalivelmente os cananeus de diante deles (Josué 3:10). Como conciliar esse acontecimento com a promessa?

Para todo israelita ponderado, parecia sinal do desagrado de Deus e prenúncio de algo pior; não admira que tenham ficado tão consternados. Se Deus se tornar inimigo deles e lutar contra eles, o que será deles? Os verdadeiros israelitas tremem quando Deus está irado.

Versículos 6 a 9

Aqui vemos a profunda preocupação de Josué nessa triste ocasião. Como figura pública, ele se interessou por essa perda pública mais do que qualquer outro e, nisso, é exemplo para príncipes e grandes homens, ensinando-os a levar muito a sério as calamidades que atingem seu povo. Também é um tipo de Cristo, para quem o sangue dos seus súditos é precioso (Salmos 72:14). Observe:

I. Como ele se entristeceu. Rasgou as roupas (v. 6), em sinal de grande pesar por aquele desastre público e, em especial, de temor do desagrado de Deus, que certamente o causara.

Se tivesse sido apenas o que chamamos com tanta facilidade de acaso comum da guerra, não teria sido próprio de um general desanimar assim; mas, quando Deus estava irado, sentir-se assim era seu dever e sua honra. Um dos soldados mais corajosos que já existiram declarou que sua carne tremia de temor de Deus (Salmos 119:120).

Humilhando-se sob a poderosa mão de Deus, caiu de rosto em terra. Não considerou desonroso prostrar-se assim diante do grande Deus, a quem dirigia esse gesto de reverência, mantendo os olhos voltados para a arca do Senhor.

Os anciãos de Israel, envolvidos na causa e influenciados pelo exemplo de Josué, prostraram-se com ele e, em profunda humilhação, puseram pó sobre a cabeça, não só como enlutados, mas como penitentes.

Sem duvidar de que Deus contendia com eles por algum pecado — embora não soubessem qual —, humilharam-se diante dele e assim suplicaram que sua ira não avançasse.

Permaneceram nessa posição até o anoitecer, para mostrar que não se tratava de uma emoção passageira, mas de profunda convicção da miséria e do perigo que corriam se, de algum modo, provocassem Deus a afastar-se deles.

Josué não repreendeu os espias por terem informado mal sobre a força do inimigo nem os soldados por sua covardia, embora talvez ambos fossem culpados. Seu olhar se voltou para Deus: acaso há algum mal no acampamento que ele não tenha feito? Ele vê Deus descontente, e isso o aflige.

II. Como ele orou, ou antes, pleiteou, expondo humildemente o caso a Deus. Não ficou amuado, como Davi quando o Senhor abriu uma brecha contra Uzá; estava profundamente comovido. Seu espírito parecia um tanto perturbado e descomposto, mas não a ponto de ficar incapaz de orar. Ao dar vazão à aflição numa súplica humilde a Deus, conservou o equilíbrio, e tudo terminou bem.

  1. Ele desejou que tivessem se contentado com a herança das duas tribos do outro lado do Jordão (v. 7). Pensou que teria sido melhor permanecer ali, mesmo com uma herança reduzida, do que vir até aqui para ser destruído.

Isso revela descontentamento e desconfiança de Deus em excesso e não pode ser justificado, embora a surpresa e a decepção de alguém tão comprometido com o interesse público possam desculpá-lo em parte.

A pergunta de Josué sobre por que Deus os fizera atravessar o Jordão para destruí-los se parece demais com o que os murmuradores tantas vezes disseram (Êxodo 14:11, 12; 16:3; 17:3; Números 14:2, 3). Mas aquele que sonda o coração sabia que ela vinha de outro espírito e, por isso, não foi rigoroso em cobrar o que Josué disse de errado.

Se Josué tivesse considerado que aquela desordem nos assuntos do povo sem dúvida decorria de algo errado, que poderia ser facilmente corrigido e tudo restabelecido — como muitas vezes ocorrera no tempo de seu antecessor —, não teria falado como se já estivesse decidido que seriam entregues aos amorreus para serem destruídos.

Deus sabe o que faz, embora nós não saibamos; e podemos ter certeza de que nunca nos fez nem fará injustiça.

  1. Ele fala como alguém inteiramente sem saber o que aquele acontecimento significava (v. 8): que poderia dizer, que interpretação dar, quando Israel, o próprio povo de Deus, por quem ele fizera há pouco coisas grandiosas e a quem prometera a posse completa desta terra, virava as costas diante dos inimigos — ou, como diz o termo, oferecia-lhes o pescoço?

O povo não apenas fugia deles, mas caía diante deles e se tornava sua presa. O que pensar do poder divino? Teria o braço do Senhor se encurtado? E da promessa divina? Seria sua palavra sim e não? E de tudo o que Deus fizera por eles? Seria tudo desfeito e teria sido em vão?

Repare: as maneiras de agir da Providência muitas vezes são intrincadas e confusas, e nem os homens mais sábios e bons sabem o que dizer; mas depois entenderão (João 13:7).

  1. Ele pleiteia o perigo de Israel ser arruinado. Dá tudo por perdido: os cananeus os cercariam por todos os lados, concluindo que a defesa de Israel o abandonara e que a balança se inclinara a favor deles; logo os israelitas seriam tão desprezíveis quanto antes eram temíveis, e os cananeus apagariam da terra o nome de Israel (v. 9).

Mesmo homens bons, quando as coisas lhes são um pouco desfavoráveis, tendem a temer o pior e tirar conclusões mais duras do que há razão para tirar. Mas Josué apresenta isso como um apelo: “Senhor, não permitas que o nome de Israel, tão querido para ti e tão conhecido no mundo, seja apagado”.

  1. Ele pleiteia o descrédito que recairia sobre Deus e o prejuízo à sua glória se Israel fosse arruinado. “Eles apagarão o nosso nome”, diz ele; mas, como se corrigisse a si mesmo por insistir nisso, pensa que pouco importa o que aconteça ao pequeno nome deles — apagá-lo seria uma perda pequena.

“Mas o que farás pelo teu grande nome?” Ele vê nisso e lamenta o grande agravante da calamidade. Temia que ela se refletisse sobre Deus, sua sabedoria e poder, sua bondade e fidelidade. O que diriam os egípcios?

Repare: nada é mais doloroso para uma alma piedosa do que a desonra feita ao nome de Deus. Josué também insiste nisso como apelo para afastar seus temores e para que o favor de Deus retornasse. É a única palavra de sua súplica que traz algum ânimo, e ele conclui com ela, deixando o caso assim: “Pai, glorifica o teu nome.”

O nome de Deus é grande, acima de todo nome. Aconteça o que acontecer, devemos crer que ele agirá em favor do próprio nome e orar para que o faça, a fim de que não seja profanado. Essa deve ser nossa preocupação acima de todas as outras.

Devemos manter nele os olhos, como o fim de todos os nossos desejos, e buscar nele o ânimo, fundamento de toda esperança. Não podemos apresentar apelo melhor: Senhor, o que você fará por seu grande nome? Que Deus seja glorificado em tudo; então, acolhamos toda a sua vontade.

Versículos 10 a 15

Temos aqui a resposta de Deus à súplica de Josué, que, podemos supor, veio do oráculo sobre a arca, diante da qual ele se prostrara (v. 6). Quem deseja conhecer a vontade de Deus deve esperar junto aos oráculos vivos e aguardar as instruções à porta da sabedoria (Provérbios 8:34).

E os que percebem sinais do desagrado de Deus não devem jamais queixar-se dele, mas queixar-se a ele; receberão uma resposta de paz. A resposta veio imediatamente, enquanto Josué ainda falava (Isaías 65:24), como a de Daniel (Daniel 9:20, etc.).

I. Deus anima Josué diante do desânimo e das sombrias apreensões que tinha sobre a situação de Israel (v. 10): manda que se levante, não deixe que seu espírito se abata e afunde assim, e pergunta por que está prostrado com o rosto em terra. Sem dúvida, Josué agira bem ao se humilhar diante de Deus e lamentar, como fez, os sinais do seu desagrado.

Mas agora Deus lhe diz que basta: não quer que ele continue naquele estado de tristeza. Deus não se agrada da dor dos penitentes quando afligem a alma além do necessário para prepará-los para o perdão e a paz; os dias daquele luto também devem chegar ao fim. Levante-se e sacuda-se do pó (Isaías 52:2).

Josué continuou a lamentar até o anoitecer (v. 6), tão tarde que naquela noite não puderam investigar quem era o culpado e tiveram de deixar isso para a manhã. Daniel (Daniel 9:21) e Esdras (Esdras 9:5, 6) lamentaram apenas até a hora do sacrifício da tarde, que a ambos reanimou.

Josué passou dessa hora e, por isso, é chamado a levantar-se e a não ficar deitado ali a noite inteira. Contudo, lemos que Moisés se prostrou diante do Senhor por quarenta dias e quarenta noites para interceder por Israel (Deuteronômio 9:18).

Josué deve levantar-se porque tem outro trabalho a fazer além de ficar deitado ali: é preciso descobrir e eliminar o que foi amaldiçoado, e quanto antes, melhor. Josué é o homem que deve fazê-lo; já é hora, portanto, de deixar as roupas de luto, vestir as vestes de juiz e cobrir-se de zelo como de um manto.

O choro não deve impedir a semeadura, nem um dever religioso tomar o lugar de outro. Tudo é belo a seu tempo. Talvez Secanias tivesse isso em mente ao falar com Esdras numa ocasião semelhante (Esdras 10:2-4).

II. Deus lhe revela a única e verdadeira causa daquele desastre e mostra por que contende com eles (v. 11): “Israel pecou”. Josué não devia pensar que a disposição de Deus mudara, que seu braço encolhera ou que sua promessa estava prestes a falhar.

Não: era o pecado, era o pecado, esse grande causador de dano, que interrompera o curso dos favores divinos e abrira aquela brecha contra eles.

O pecador não é nomeado, embora o pecado seja descrito; fala-se dele como ato de Israel em geral até que o culpado seja identificado e a tristeza piedosa dos israelitas produza a comprovação de sua inocência, como aconteceu com os coríntios (2 Coríntios 7:11).

Observe como o pecado é mostrado como excessivamente pecaminoso: 1. “Transgrediram a minha aliança”: um preceito expresso, com pena anexa. Ficara combinado que Deus receberia todos os despojos de Jericó e eles poderiam ficar com os das outras cidades de Canaã; ao roubar a parte de Deus, transgrediram essa aliança.

  1. Tomaram até do que fora consagrado à destruição, desprezando a maldição solenemente anunciada contra quem ousasse se apoderar da propriedade de Deus, como se ela não fosse temível.

  2. Também roubaram: fizeram-no às escondidas, como se pudessem ocultar o ato da onisciência divina, e estavam prontos a dizer: “O Senhor não vê” ou “não sentirá falta de tão pouco em meio a tantos despojos”. “Assim pensavas que eu era inteiramente como tu.”

  3. Também dissimularam. É provável que, terminado o saque, Josué tenha convocado as tribos, perguntado se haviam destinado fielmente os despojos conforme a ordem divina e pedido que denunciassem qualquer transgressão de que soubessem.

Acã se juntou aos demais num protesto geral de inocência e não deixou transparecer nada, como a mulher adúltera que come, limpa a boca e diz: “Não pratiquei maldade alguma”.

Ou melhor: 5. Puseram o que fora amaldiçoado entre os seus próprios bens, como se tivessem tanto direito àquilo quanto a qualquer outra coisa sua, sem esperar ser chamados a prestar contas nem pretender restituir.

Josué, embora fosse governante sábio e vigilante, nada sabia de tudo isso até Deus lhe contar. Deus conhece toda a maldade secreta no mundo, que os homens desconhecem.

Naquele momento, Deus poderia ter-lhe dito quem praticara aquilo, mas não o fez: (1.) para despertar o zelo de Josué e Israel na busca do culpado; (2.) para dar ao pecador tempo de arrepender-se e confessar. Sem dúvida, Josué proclamou imediatamente pelo acampamento que tal transgressão havia sido cometida.

Se Acã tivesse se apresentado, confessado a culpa com arrependimento e evitado a investigação, quem sabe poderia ter se beneficiado da lei que aceitava uma oferta pela culpa e restituição de quem pecasse por ignorância nas coisas santas (Levítico 5:15, 16).

Mas Acã não se revelou até que a sorte o descobriu; isso demonstrou a dureza do seu coração e, por isso, não encontrou misericórdia.

III. Deus o desperta a investigar mais, dizendo-lhe: 1. Que esse era o único motivo da contenda de Deus com eles, e nenhum outro. Assim, uma vez eliminado o que fora amaldiçoado, Josué não precisava temer: tudo ficaria bem e, removido esse único obstáculo, o curso das vitórias voltaria a correr com a mesma força.

  1. Que, se aquilo não fosse destruído, não poderiam esperar que a graciosa presença de Deus retornasse. Em termos claros, Deus não estaria mais com eles como antes, a menos que destruíssem o que fora amaldiçoado, isto é, a pessoa amaldiçoada por causa daquilo.

O que é amaldiçoado será destruído; e os que Deus encarregou de empunhar a espada a empunham em vão se não fizerem dela terror para a maldade que traz os juízos divinos sobre a terra.

Por arrependimento e reforma pessoais, destruímos o que é amaldiçoado em nosso próprio coração; sem isso, jamais devemos esperar o favor do Deus bendito. Todos saibam que só o pecado nos separa de Deus; se não nos arrependermos sinceramente dele e o abandonarmos, ele nos separará para sempre.

IV. Deus orienta Josué sobre o método para investigar e processar o caso. 1. Durante a noite, deve santificar o povo; ou, como se explica, ordenar que se santifique (v. 13). O que mais magistrados ou ministros podem fazer pela santificação?

Devem preparar-se devidamente para comparecer diante de Deus e submeter-se ao escrutínio divino; devem examinar a si mesmos, agora que Deus viria examiná-los, e preparar-se para encontrar-se com ele.

Foram chamados a se santificar quando iam receber a lei divina (Êxodo 19), e também agora, ao se colocarem sob o juízo divino; em ambos os casos Deus deve ser recebido com a máxima reverência.

Havia algo amaldiçoado no meio deles; por isso, deviam santificar-se: que todos os inocentes pudessem provar sua inocência e fossem ainda mais diligentes em purificar-se. Podemos aproveitar o pecado dos outros como meio de avançar em nossa santificação.

Foi assim que o escândalo do incestuoso entre os coríntios produziu uma reforma abençoada naquela igreja (2 Coríntios 7:11).

  1. Deve levar todos ao escrutínio da sorte (v. 14): primeiro seria identificada a tribo do culpado, depois a família, a casa e, por fim, a pessoa. A declaração de culpa veio gradualmente para que ele tivesse algum tempo para se apresentar e entregar-se, pois Deus não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Diz-se que o Senhor tomou a tribo, a família e a casa sobre as quais caiu a sorte, porque sua decisão vem do Senhor; embora pareça casual, é dirigida por sabedoria e justiça infinitas. Isso mostra que, quando o pecado alcança os pecadores, devemos reconhecer a ação de Deus: é ele quem os prende, e os mandados são expedidos em seu nome.

“Deus descobriu a iniquidade dos teus servos” (Gênesis 44:16). Também se indica com que certeza e precisão o justo Deus distingue e distinguirá entre inocentes e culpados. Mesmo que por algum tempo pareçam estar condenados juntos — como aconteceu com toda a tribo quando a sorte a indicou primeiro —, aquele que tem a pá na mão separará efetivamente o precioso do vil.

Ainda que os justos pertençam à mesma tribo, família e casa dos ímpios, nunca serão tratados como eles (Gênesis 18:25).

  1. Quando o culpado fosse descoberto, deveria ser morto sem misericórdia (Hebreus 10:28) e com todas as expressões de santa repulsa (v. 15). Ele e tudo o que possuía deveriam ser queimados, para que não restasse entre eles nada do que fora amaldiçoado.

A sentença severa se justifica pelos crimes do culpado: (1.) Ele afrontou gravemente a Deus: “Transgrediu a aliança do Senhor”, que zela especialmente pela honra da aliança santa.

(2.) Cometeu grande injúria contra a igreja de Deus: “Fez loucura em Israel”, envergonhando aquela nação considerada sábia e entendida pelos vizinhos, contaminando aquela nação santificada a Deus e perturbando aquela nação de que ele é protetor.

Como esses crimes eram tão graves por natureza e tão perniciosos pelas consequências e pelo exemplo, a execução, que de outro modo seria considerada cruel, deve ser reconhecida como justiça necessária.

Foi sacrilégio: invadir os direitos de Deus, alienar sua propriedade e destinar ao uso privado aquilo que lhe fora consagrado e reservado ao serviço do santuário. Esse foi o crime punido com tamanha severidade, como advertência a todos os povos de todas as épocas para que tomem cuidado para não roubar a Deus.

Versículos 16 a 26

A Acusação Formal de Acã; a Confissão de Acã; a Execução de Acã. (a.C. 1451.)

Nestes versículos temos:

I. A descoberta de Acã por meio da sorte, que se mostrou perfeita, embora tenha ocorrido gradualmente. Podemos supor que Josué dormiu melhor e com mais tranquilidade e satisfação ao conhecer a gravidade da doença daquele corpo do qual, sob Deus, era a cabeça, e ao saber que havia um método certo para curá-la.

Ainda assim, levantou-se cedo pela manhã (v. 16), tão empenhado estava em eliminar o que fora amaldiçoado. Já o vimos levantar-se cedo em outras ocasiões; aqui isso mostra seu zelo e grande desejo de ver Israel restaurado ao favor divino. Observe, na investigação:

  1. A tribo culpada foi Judá, a mais honrada e ilustre de todas as tribos, tanto naquela época quanto no futuro. Isso diminuía sua dignidade e podia servir para conter o orgulho: muitos eram sua glória, mas um lhe trazia descrédito. As melhores famílias não devem estranhar se houver quem lhes cause tristeza e vergonha entre seus membros e descendentes.

Judá receberia a primeira e maior porção em Canaã; por isso era ainda mais indesculpável que alguém daquela tribo, sem esperar pela própria parte, invadisse a propriedade de Deus.

Segundo a tradição judaica, quando Judá foi escolhida, os homens valentes daquela tribo desembainharam as espadas e prometeram não guardá-las até verem o culpado punido e a própria inocência reconhecida.

  1. Por fim, identificou-se o culpado, e a sorte declarou: “Tu és o homem” (v. 18). É estranho que Acã, consciente da culpa, ao ver a sorte aproximar-se cada vez mais dele, não tenha tido sequer o bom senso de fugir nem a graça de confessar; mas seu coração se endureceu pela sedução do pecado, o que acabou levando-o à destruição.

Podemos imaginar como mudou seu semblante e como o horror e a confusão o tomaram quando foi apontado como culpado, com os olhos de todo Israel fixos nele e todos prontos a perguntar se enfim haviam encontrado o inimigo deles. Veja aqui: (1.) a insensatez dos que prometem a si mesmos segredo ao pecar.

O Deus justo dispõe de muitos meios para trazer à luz as obras ocultas das trevas e envergonhar e arruinar os que continuam em comunhão com essas obras infrutíferas. Quando Deus quer, “uma ave do céu levará a voz” (Eclesiastes 10:20; veja também Salmos 94:7 etc.).

(2.) Como nos convém, quando Deus contende conosco, descobrir qual é a causa da ação e qual é o pecado específico que, como Acã, perturba nosso acampamento.

Devemos examinar a nós mesmos e rever cuidadosamente os registros da consciência para encontrar o que foi amaldiçoado; e orar com fervor, como o santo Jó: Senhor, mostre-me por que você contende comigo. Descubram o traidor, e ele não será mais acolhido.

II. A acusação formal e o interrogatório de Acã (v. 19). Josué preside como juiz e, embora a sorte já o tivesse declarado culpado, insiste para que ele faça uma confissão penitente, a fim de que sua alma pudesse ser salva no outro mundo, mesmo sem lhe dar ânimo para esperar que salvaria a vida. Observe:

  1. Como se dirige a Acã com a maior brandura e ternura possíveis, como verdadeiro discípulo de Moisés. Poderia chamá-lo com razão de “ladrão”, “rebelde”, “Raca” e “néscio”; em vez disso, chama-o de “filho”.

Poderia intimá-lo a confessar, como o sumo sacerdote fez com nosso bendito Salvador, ou ameaçá-lo com tortura para arrancar-lhe uma confissão; mas, por amor, prefere suplicar: “Peço-lhe que faça confissão”.

Isso ensina a todos que não insultem os que sofrem, mesmo quando causaram a própria miséria por sua maldade, mas tratem até os ofensores com mansidão, pois não sabemos o que nós mesmos teríamos sido ou feito se Deus nos tivesse entregado aos nossos próprios conselhos.

É também um exemplo para os magistrados: ao fazer justiça, devem governar as próprias paixões com rigor e prudência, sem se deixarem levar por elas a comportamentos ou palavras indecorosos, nem mesmo diante dos que os provocaram gravemente.

A ira humana não produz a justiça de Deus. Lembrem-se de que o julgamento pertence a Deus, que é Senhor de sua ira. Esse é o método mais provável de levar os ofensores ao arrependimento.

  1. O que Josué quer que ele faça: confessar o fato e confessá-lo a Deus, a parte ofendida pelo crime. Josué estava no lugar de Deus para ele; portanto, ao confessar a Josué, confessava a Deus. Assim satisfaria Josué e a congregação quanto à acusação que lhe fora feita.

Sua confissão também seria prova de arrependimento e advertência para que outros não pecassem da mesma maneira.

Mas o que Josué busca com isso é que Deus seja honrado como Senhor de conhecimento e poder infinitos, de quem nenhum segredo se esconde, e como Deus de Israel, que se ressente particularmente das afrontas feitas ao seu povo e também das afrontas que seu povo lhe faz.

Ao confessarmos o pecado, envergonhamo-nos, mas também damos glória a Deus como justo, reconhecendo que ele tem razão em estar descontente conosco; e como bom, pois não aproveitará nossas confissões como provas contra nós, mas é fiel e justo para perdoar quando reconhecemos que também seria fiel e justo se nos punisse. Pelo pecado, ferimos a honra de Deus.

Cristo, por sua morte, ofereceu satisfação pela injúria; mas é necessário que, por arrependimento, mostremos nosso desejo de honrá-lo e, tanto quanto pudermos, lhe demos glória.

O bispo Patrick cita a crônica samaritana, segundo a qual Josué diz aqui a Acã: “Levante os olhos ao rei do céu e da terra e reconheça que nada pode se esconder daquele que conhece os maiores segredos”.

III. A confissão de Acã. Finalmente, ao ver que era inútil ocultar o crime, ele confessa com bastante espontaneidade e franqueza (v. 20, 21). Temos aqui: 1. O reconhecimento penitente da culpa: “Na verdade, pequei”. O que lhe imputavam era verdadeiro demais para ser negado e grave demais para ser desculpado.

Ele reconhecia e lamentava o pecado; o Senhor era justo ao trazê-lo à luz, pois de fato ele pecara. Essa é a linguagem de um penitente cansado do próprio pecado e com a consciência sobrecarregada. Não tinha ninguém para acusar além de si mesmo, mas muito a dizer contra si.

O que fora amaldiçoado estava com ele; era ele quem pervertera o que era correto, sem tirar proveito disso. Ele agrava o pecado lembrando que foi cometido contra o Senhor, Deus de Israel. Ele próprio era israelita e compartilhava com o restante daquela nação elevada os seus privilégios.

Ao ofender o Deus de Israel, ofendeu seu próprio Deus, incorrendo na mais vil traição e ingratidão imaginável.

  1. O relato detalhado do que fez: “Assim e assim fiz”. Deus dissera a Josué em termos gerais que uma parte do que fora consagrado à destruição tinha sido desviada; coube a Josué obter de Acã os pormenores. De um modo ou de outro, Deus fará com que a língua dos pecadores se volte contra eles (Salmos 64:8).

Se os levar ao arrependimento, eles mesmos se acusarão, e a consciência desperta será como mil testemunhas.

Convém que os penitentes sejam muito específicos ao confessar os pecados a Deus: não apenas “pequei”, mas “foi neste e naquele caso que pequei”, revendo com pesar cada passo que levou ao pecado, cada circunstância que o agravou e o tornou excessivamente pecaminoso. Acã confessa:

(1.) O que tomou. Ao saquear uma casa em Jericó, encontrou uma bela roupa babilônica. A palavra significa um manto, como os príncipes vestiam quando apareciam em público, provavelmente pertencente ao rei de Jericó; era uma peça trazida de longe, como traduzimos, da Babilônia. Alguns traduzem como uma roupa de várias cores. Seja o que for, aos olhos de Acã parecia magnífica.

“Que pena imensa”, pensou, “que seja queimada; assim não fará bem a ninguém. Se eu a tomar para mim, servirá por muitos anos como minha melhor roupa”. Com essas desculpas, atreveu-se a tomar primeiro essa peça, pensando não fazer mal em salvá-la do fogo.

Mas, depois de começar, tomou também uma bolsa de dinheiro, duzentos siclos, isto é, cem onças de prata, e uma barra de ouro de cinquenta siclos, ou vinte e cinco onças.

Não podia alegar que, ao tomar a prata e o ouro, os salvava do fogo, pois deveriam ser depositados no tesouro. Quem inventa uma desculpa fraca para ousar cometer um pecado endurece tanto o coração que se arrisca ao seguinte sem precisar de desculpa. O caminho do pecado é ladeira abaixo.

Veja que prêmio desprezível levou Acã a correr tamanho perigo e que perda indizível teve com o negócio (Mateus 16:26).

(2.) Como os tomou. [1.] O pecado começou nos olhos. Ele viu aquelas coisas finas, como Eva viu o fruto proibido, e ficou estranhamente fascinado pela visão. Veja o que acontece quando se permite que o coração siga os olhos e como precisamos fazer este pacto com eles: se vaguearem, certamente chorarão por isso.

Não olhe para o vinho vermelho nem para a mulher formosa; feche o olho direito que o faz tropeçar, para não precisar arrancá-lo e lançá-lo longe de você (Mateus 5:28, 29).

[2.] O pecado veio do coração. Ele reconhece: “Eu as cobicei”. Assim, o desejo pecaminoso concebeu e deu à luz o pecado. Quem quer evitar atos pecaminosos precisa mortificar e refrear os desejos pecaminosos, em especial o desejo de riqueza mundana, que chamamos mais particularmente de cobiça. Quanta maldade nasce do amor ao dinheiro, que é sua raiz!

Se Acã tivesse olhado para aquelas coisas com os olhos da fé, teria visto objetos amaldiçoados e teria se horrorizado; mas, olhando apenas com os olhos dos sentidos, viu coisas belas e as cobiçou. Não foi olhar que o arruinou, mas cobiçar.

[3.] Depois de cometer o pecado, ele se esforçou muito para escondê-lo. Tomou os tesouros proibidos e, com medo de que procurassem os bens proibidos, escondeu-os na terra, decidido a ficar com o que obtivera e jamais restituir. Assim Acã confessou tudo, para que Deus fosse reconhecido como justo na sentença contra ele.

Veja a sedução do pecado: o que agrada ao ser cometido se torna amargo quando lembrado; no fim, morde como serpente. Veja especialmente o destino dos bens obtidos injustamente e como serão enganados os que roubam de Deus. Jó 20:15 diz: “Ele engoliu riquezas e há de vomitá-las outra vez.”

IV. A declaração de culpa. Deus já o tinha declarado culpado por meio da sorte; ele próprio se declarara culpado pela confissão. Mas, para que o israelita mais descontente não tivesse motivo de contestar o processo, Josué mandou revistar sua tenda e comprovou a culpa com os objetos que Acã confessara ter tomado.

A narrativa destaca a pressa dos mensageiros enviados para a busca: “correram até a tenda” (v. 22), não apenas para mostrar prontidão em obedecer às ordens de Josué, mas também o quanto estavam inquietos até que o acampamento se livrasse do que fora amaldiçoado e recuperasse o favor divino.

Os que se sentem debaixo da ira percebem que não devem adiar a remoção do pecado. A demora é perigosa; não é hora de brincar.

Quando trouxeram os bens roubados, expuseram-nos diante do Senhor (v. 23), para que todo Israel visse quão clara era a prova contra Acã, reverenciasse a severidade dos juízos de Deus ao punir o roubo de coisas tão pequenas e a justiça desses juízos ao defender seu direito sobre aquilo que lhe fora consagrado, e temesse cometer algo semelhante.

Ao expô-los diante do Senhor, reconheceram que lhe pertenciam e aguardaram suas instruções a respeito deles. Quem pensa aplicar um embuste a Deus apenas engana a si mesmo: ele recuperará o que lhe tirarem (Oseias 2:9) e, no fim, não sairá perdendo por causa de ninguém.

V. A condenação. Josué profere a sentença (v. 25): “Por que nos perturbaste?”. Aí está o fundamento da sentença. “Quanto nos perturbaste!”, traduzem alguns. Josué se refere à advertência contra tomar o que fora amaldiçoado, para que não se tornasse maldição e perturbação para o acampamento de Israel (Josué 6:18).

O pecado causa muita perturbação, não só ao pecador, mas a todos ao redor. Quem é ganancioso, como Acã, perturba a própria casa (Provérbios 15:27) e todas as comunidades a que pertence. Agora, diz Josué, Deus o perturbará.

Vemos por que Acã foi tratado com tamanha severidade: não só roubou a Deus, mas perturbou Israel. Sobre sua cabeça estava escrita, por assim dizer, a acusação: “Acã, o perturbador de Israel”, como se disse de Acabe (1 Reis 18:18). Essa é, portanto, a condenação: Deus o perturbará.

O Deus justo certamente retribuirá com tribulação aos que perturbam seu povo (2 Tessalonicenses 1:6); os que perturbam serão perturbados.

Alguns doutores judeus concluem, com base na expressão “neste dia”, que ele não seria perturbado no mundo vindouro: sua carne foi destruída para que o espírito fosse salvo; se assim foi, a punição foi de fato menos severa do que parecia.

Na descrição tanto do pecado quanto da punição, a perturbação de ambos faz clara alusão ao nome de Acã — chamado Acar em 1 Crônicas 2:7 —, que significa “perturbação”. Ele correspondeu demais ao próprio nome.

VI. A execução. Não se podia obter adiamento; um membro gangrenado tinha de ser amputado imediatamente. Quando se provou que ele era amaldiçoado e perturbava o acampamento, podemos supor que todos gritassem: “Fora com ele! Fora com ele! Apedrejem-no! Apedrejem-no!”. Temos aqui:

  1. O local da execução. Levaram-no para fora do acampamento, como sinal de que afastavam do meio deles aquele homem perverso (1 Coríntios 5:13). Quando nosso Senhor Jesus se fez maldição por nós, para que por seu sofrimento tivéssemos paz, sofreu como algo amaldiçoado fora da porta, suportando nosso descrédito (Hebreus 13:12, 13).

A execução ocorreu longe para que o acampamento, perturbado pelo pecado de Acã, não fosse contaminado por sua morte.

  1. Quem participou da execução. Foi um ato de todo Israel (v. 24, 25). Todos foram espectadores, para que vissem e temessem. Execuções públicas servem de exemplo público. Ou melhor, todos consentiram em sua morte, e tantos quantos puderam participaram, para mostrar o repúdio universal à tentativa sacrílega e o temor do desagrado de Deus.

  2. Quem compartilhou a punição com ele, pois não morreu sozinho por sua iniquidade (Josué 22:20). (1.) Os bens roubados foram destruídos com ele.

A roupa foi queimada, como deveria ter sido junto com os demais objetos inflamáveis em Jericó; a prata e o ouro foram danificados, derretidos, perdidos e enterrados sob o monte de pedras, entre as cinzas dos outros bens, sem jamais receber outro uso.

(2.) Todos os seus demais bens também foram destruídos: não só a tenda e seu mobiliário, mas também os bois, os jumentos e as ovelhas. Isso mostrou que os bens obtidos injustamente, sobretudo por sacrilégio, não trazem proveito algum e ainda arruínam e consomem os outros bens a que se juntam.

Na fábula, a águia que roubou carne do altar levou consigo uma brasa que incendiou seu ninho (Habacuque 2:9, 10; Zacarias 5:3, 4). Quem agarra mais do que lhe pertence acaba perdendo o que é seu.

(3.) Seus filhos e filhas foram mortos com ele. Alguns pensam que os trouxeram para fora (v. 24) apenas para assistir ao castigo do pai; a maioria, porém, conclui que morreram com ele e que são eles a quem se refere o versículo 25, quando diz que os queimaram depois de apedrejá-los.

Deus havia determinado expressamente que os magistrados não matassem os filhos por causa dos pais; mas não pretendeu sujeitar a si mesmo àquela lei e, neste caso, ordenara expressamente (v. 15) que o culpado e tudo o que tinha fossem queimados.

Talvez seus filhos e filhas tenham sido cúmplices e o ajudado a carregar o que fora amaldiçoado. É muito provável que tenham participado do acobertamento, pois ele não poderia esconder os bens no meio da tenda sem que soubessem e guardassem segredo; assim, tornaram-se accessaries ex post facto — cúmplices depois do fato.

E, se participaram ainda que pouco do crime, este foi tão grave que partilharam justamente a punição. De todo modo, Deus foi glorificado e o juízo executado se tornou ainda mais terrível.

  1. A própria pena. Ele foi apedrejado — alguns pensam que por violar o sábado, supondo que o sacrilégio ocorreu nesse dia —, e depois seu cadáver foi queimado como coisa amaldiçoada, da qual não devia restar nada.

A participação de todo o povo nessa execução ensina quanto interessa a uma nação que todos contribuam, em seu lugar, para suprimir o vício e a profanação e reformar os costumes. O pecado traz descrédito a qualquer povo; por isso, todo israelita verdadeiro terá uma pedra para atirar contra ele.

  1. O apaziguamento da ira de Deus (v. 26): “O Senhor afastou o furor da sua ira”. Eliminar o pecado por arrependimento verdadeiro e reforma é o único caminho e também o caminho seguro e mais eficaz para recuperar o favor divino. Eliminada a causa, cessa o efeito.

VII. O registro da condenação e execução de Acã. Cuidou-se de preservar sua lembrança para advertência e instrução das gerações futuras. 1. Ergueram um monte de pedras no lugar onde Acã foi executado. Talvez cada pessoa da congregação tenha lançado ali uma pedra, em sinal de repulsa pelo crime.

  1. Deram um novo nome ao lugar: Vale de Acor, ou seja, perturbação. Isso foi uma marca permanente de infâmia para o nome de Acã e uma advertência contínua para que ninguém invadisse a propriedade de Deus.

Com essa severidade contra Acã, manteve-se a honra do governo de Josué, ainda no início, e Israel, ao entrar na Canaã prometida, foi lembrado de que devia observar, por sua conta e risco, as condições e limitações da concessão pela qual possuía a terra.

Diz-se que o Vale de Acor foi dado como porta de esperança, pois, quando eliminamos o que foi amaldiçoado, começa a haver esperança em Israel (Oseias 2:15; Esdras 10:2).


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra