Josué 6
Argumento
Josué iniciou a campanha cercando Jericó. A cidade não confiava tanto na coragem de seus habitantes a ponto de agir ofensivamente e enviar tropas para impedir que Israel chegasse à margem e acampasse; mas confiava tanto na força de suas muralhas que se limitou à defesa, sem se render nem pedir condições de paz. Temos aqui o relato da conquista:
I. As instruções e garantias que o capitão do exército do Senhor deu a respeito da cidade, vv. 1-5.
II. A prova da paciente obediência do povo, marchando ao redor dela por seis dias, vv. 6-14.
III. A maravilhosa entrega da cidade nas mãos de Israel no sétimo dia, com a ordem solene de tratá-la como coisa consagrada, vv. 15-21, 24.
IV. A preservação de Raabe e de seus parentes, v. 22, 23, 25.
V. A maldição pronunciada contra quem ousasse reconstruir a cidade, v. 26, 27. Encontramos um resumo dessa história entre os triunfos da fé (Hebreus 11:30): “Pela fé caíram as muralhas de Jericó, depois de serem rodeadas por sete dias.”
Versículos 1 a 5
O Cerco de Jericó. (a.C. 1451.)
Temos aqui um conflito entre Deus e os habitantes de Jericó, cada qual decidido a agir de um modo; é fácil saber qual palavra prevalecerá.
I. Jericó decide que Israel não será seu senhor (v. 1). A cidade estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel. Ela se fechou e foi fechada, como diz a margem: fortificou-se com força natural e arte humana, e seus habitantes, obstinados e resolvidos, decidiram que nunca se renderiam nem sequer pediriam trégua.
Ninguém saiu como desertor nem para negociar a paz; tampouco se permitiu que alguém entrasse para oferecê-la. Assim, ficaram iludidos e tiveram o coração endurecido para a própria destruição: essa é a condição miserável e o caráter de todos os que se fortalecem contra o Todo-Poderoso (Jó 15:25).
II. Deus decide que Israel será senhor de Jericó, e em breve. O capitão do exército do Senhor, chamado aqui SENHOR, observou as fortes fortificações e a rigorosa guarda da cidade.
Conhecendo os pensamentos e as preocupações de Josué a respeito de sua conquista — talvez também seu receio de sofrer uma derrota e tropeçar logo no primeiro passo —, deu-lhe toda a garantia de sucesso que poderia desejar (v. 2): “Vê, entreguei Jericó em tua mão.”
Não disse “farei isso”, mas “já fiz”; a cidade era toda dele, tão certamente como se já estivesse em sua posse.
Como Jericó era as primícias de Canaã, a cidade devia ser inteiramente consagrada a Deus; nem Josué nem Israel poderiam enriquecer-se com um só centavo dela. Ainda assim, diz-se que foi entregue nas mãos deles, pois devemos considerar mais nosso aquilo que temos oportunidade de usar para honrar a Deus e pôr a seu serviço.
- O capitão do exército do Senhor dá instruções sobre como cercar a cidade. Não deviam abrir trincheiras, erguer baterias, aproximar aríetes nem fazer qualquer preparação militar. Os sacerdotes deviam carregar a arca de Deus ao redor da cidade uma vez por dia, durante seis dias seguidos; no sétimo, deviam rodeá-la sete vezes.
Os guerreiros os acompanhariam em silêncio, enquanto os sacerdotes tocavam continuamente trombetas feitas de chifres de carneiro (v. 3, 4). Era tudo o que deviam fazer.
- O capitão lhes garante que, antes do anoitecer do sétimo dia, sem falta seriam senhores da cidade. Ao sinal, todos deviam gritar e, imediatamente, a muralha cairia. Isso não só exporia os habitantes, mas também os desanimaria de tal modo que seriam incapazes de resistir (v. 5). Deus escolheu esse método:
(1.) Para engrandecer seu próprio poder, a fim de ser exaltado por sua força, não pela força dos instrumentos (Salmos 21:13). Assim mostraria ainda mais seu braço onipotente, encorajando Israel e aterrorizando e confundindo os cananeus.
(2.) Para honrar a arca, o sinal instituído de sua presença, e explicar por que as leis obrigavam o povo a olhá-la com profunda reverência e respeito. Muito tempo depois, levaram a arca ao acampamento sem ordem de Deus; isso foi considerado profanação, e o povo pagou caro pela presunção (1 Samuel 4:3 e seguintes).
Agora, porém, tudo foi feito por ordem divina, para honrar a arca de Deus e encorajar muito a fé de Israel.
(3.) Para honrar os sacerdotes, escolhidos nessa ocasião para carregar a arca e tocar as trombetas. Em geral, os sacerdotes eram dispensados da guerra.
Para que o povo não lhes invejasse esse privilégio e as outras honras e autoridades que a lei lhes concedera, os sacerdotes foram empregados principalmente nesse serviço; assim o povo reconheceria as bênçãos que eles eram para a comunidade e como mereciam todas as vantagens que lhes haviam sido concedidas.
(4.) Para provar a fé, a obediência e a paciência do povo. Verificaria se obedeceriam a um preceito que, segundo a política humana, parecia insensato, e se creriam numa promessa que, segundo as probabilidades humanas, parecia impossível.
Também provaria se suportariam com paciência as zombarias dos inimigos e esperariam com paciência a salvação do Senhor. Foi pela fé, e não pela força, que as muralhas de Jericó caíram.
(5.) Para encorajar a esperança de Israel diante das demais dificuldades que tinha pela frente. Assim seria silenciada para sempre a insinuação dos espias perversos de que Canaã jamais poderia ser conquistada porque suas cidades tinham muralhas que chegavam até o céu (Deuteronômio 1:28). As muralhas mais fortes e altas não resistem ao Onipotente.
Israel não precisava lutar nem temer, pois Deus lutava por ele.
Versículos 6 a 16
Temos aqui o relato do cortejo que Israel formou ao redor de Jericó, das ordens dadas por Josué conforme as recebera do Senhor e da obediência exata a essas ordens.
Não vemos que Josué tenha dado ao povo a garantia expressa que Deus lhe dera de entregar a cidade, mas quis provar se obedeceriam às instruções confiando em geral que tudo terminaria bem. Vemos que foram muito obedientes a Deus e a Josué.
I. Sempre que a arca se movia, o povo a acompanhava (v. 9). Os homens armados iam à frente para abrir caminho, sem considerar indigno que, mesmo sendo guerreiros, servissem de pioneiros à arca de Deus.
Se encontrassem obstáculos nas estradas que levavam à cidade — pois deviam percorrê-las —, removeriam-nos; se o inimigo oferecesse resistência, enfrentá-lo-iam, para que os sacerdotes pudessem marchar com a arca com facilidade e segurança. É honra para os maiores homens prestar qualquer serviço à arca e promover os interesses da religião em seu país.
A retaguarda — outro grupo de soldados armados, talvez o destacamento de Dã que marchava por último no deserto, ou, como pensam alguns, a multidão de pessoas sem armas nem treinamento para a guerra, tantas quantas quisessem acompanhar — seguia a arca. Faziam isso para mostrar-lhe respeito, abrilhantar a solenidade e testemunhar o que acontecia.
Todo israelita fiel e zeloso estaria disposto a passar pelos mesmos trabalhos e correr os mesmos perigos que os sacerdotes que carregavam a arca.
II. Sete sacerdotes caminhavam imediatamente diante da arca com trombetas nas mãos, tocando-as continuamente (v. 4, 5, 9, 13). Os sacerdotes eram ministros de Deus e, assim, em nome dele: 1. Proclamavam guerra contra os cananeus e os aterrorizavam; seriam conquistados e subjugados pelo terror que lhes tomaria o espírito.
Do mesmo modo, os ministros de Deus devem tocar a trombeta em Sião e dar o alarme em seu santo monte, proclamando solenemente a ira divina contra toda impiedade e injustiça dos homens, para que os pecadores de Sião temam.
São arautos de Deus, que anunciam guerra a todos os que persistem em suas transgressões, mas dizem: “Teremos paz, mesmo que prossigamos assim.”
- Proclamavam a presença graciosa de Deus com Israel e, assim, lhe davam vida e coragem. Deus determinara que, quando fossem à guerra, os sacerdotes encorajassem o povo assegurando-lhe que ele estaria presente (Deuteronômio 20:2-4).
Em especial, o toque das trombetas era um sinal de que seriam lembrados diante do Senhor, seu Deus, no dia da batalha (Números 10:9). Isso encorajou Abias (2 Crônicas 13:12).
Assim também os ministros de Deus, ao tocarem a trombeta do jubileu do evangelho eterno, que proclama liberdade e vitória, devem encorajar os bons soldados de Jesus Cristo em sua guerra espiritual.
III. As trombetas usadas não eram as trombetas de prata, ordenadas para o serviço comum, mas trombetas feitas de chifres de carneiro, talvez perfurados e escavados para esse propósito. Eram do material mais vil, tinham o som mais apagado e a aparência menos impressionante, para que a excelência do poder fosse de Deus.
Assim, pela loucura da pregação — bem comparável ao som dessas trombetas de chifre —, o reino do diabo é derrubado. As armas da nossa guerra, embora não sejam carnais nem pareçam capazes, aos olhos carnais, de realizar alguma coisa, são poderosas em Deus para destruir fortalezas (2 Coríntios 10:4, 5).
A expressão usada aqui é trombetas de Jobel, isto é, trombetas como as que se tocavam no ano do jubileu. Muitos intérpretes entendem que isso representa a plena liberdade a que Israel chegara e a entrega da terra de Canaã nas mãos de seus legítimos proprietários.
IV. Ordenou-se a todo o povo que permanecesse em silêncio, sem falar uma palavra nem fazer ruído (v. 10), para que prestasse mais atenção ao som das trombetas sagradas, que devia considerar a voz de Deus entre eles; não nos convém falar quando Deus está falando. Isso também indicava sua expectativa reverente do que aconteceria.
“Cale-se toda carne diante do Senhor” (Zacarias 2:13). Deus lutará, e vocês ficarão em silêncio (Êxodo 14:14).
V. Deviam fazer isso uma vez por dia durante seis dias seguidos e sete vezes no sétimo; e foi o que fizeram (v. 14, 15). Deus poderia ter derrubado as muralhas de Jericó na primeira volta, mas o povo precisaria rodeá-las treze vezes antes que caíssem, para aprender a esperar com paciência pelo Senhor.
Embora tivessem acabado de chegar a Canaã e seu tempo fosse muito precioso, pois havia muito trabalho pela frente, deveriam passar tantos dias em torno de Jericó, aparentemente sem nada fazer nem avançar em sua missão. Assim como as libertações prometidas devem ser esperadas pelo caminho de Deus, devem também ser esperadas no tempo de Deus.
Quem crê não se apressa: não se adianta mais do que Deus deseja. Vá ainda sete vezes, antes de aparecer qualquer sinal de esperança (1 Reis 18:43).
VI. Um desses dias deve ter sido sábado. Os judeus dizem que foi o último, mas isso não é certo. De todo modo, se aquele que ordenou que descansassem nos outros sábados ordenou que marchassem nesse, isso bastava para justificar a marcha; Deus nunca pretendeu sujeitar-se às próprias leis de modo que não pudesse suspendê-las quando quisesse.
O homem enfermo partiu desse princípio ao argumentar: “Aquele que me curou” (e que, portanto, tem poder divino) “disse-me: ‘Toma o teu leito’” (João 5:11). Nesse caso, foi uma honra para o sábado que, como nosso tempo é dividido em semanas, exatamente sete dias fossem dedicados a essa obra e sete sacerdotes tocassem sete trombetas.
Nessa ocasião, como em muitas outras, o número sete foi destacado em lembrança dos seis dias da criação e do descanso no sétimo.
Além disso, a lei do sábado proíbe o trabalho próprio, servil e secular; o que eles faziam, porém, era um ato religioso. Certamente não se viola o descanso do sábado ao realizar o trabalho do sábado, para o qual o descanso foi instituído. E que trabalho sabático seria mais apropriado do que acompanhar a arca em todos os seus movimentos?
VII. Prosseguiram assim durante o tempo determinado e deram sete voltas no sétimo dia, embora não vissem qualquer resultado. Creram que, no fim, a visão falaria e não mentiria (Habacuque 2:3). Se perseverarmos no caminho do dever, a longo prazo nada perderemos por isso.
É provável que marchassem a distância suficiente das muralhas para não serem alcançados pelas flechas inimigas nem ouvirem suas zombarias.
Podemos imaginar que, no início, a estranheza do ritual divertisse os sitiados; no sétimo dia, porém, talvez já estivessem tranquilos, pois nada lhes acontecera por causa do que provavelmente consideravam um encantamento. É provável que zombassem dos sitiantes como os homens de Neemias: “Que fazem esses judeus fracos? É esse o povo que julgávamos tão temível?”
“São esses seus métodos de ataque?” (Neemias 4:2). Assim proclamavam paz e segurança, para que a destruição fosse ainda mais terrível quando chegasse.
Os ímpios, diz o bispo Hall, pensam que Deus está brincando quando ele prepara o juízo deles; tarde demais, porém, serão convencidos de que estavam enganados.
VIII. Por fim, deviam gritar. Assim fizeram, e imediatamente as muralhas caíram (v. 16). Foi um grito de vitória, pois “o grito de um rei está entre eles” (Números 23:21). Foi um grito de fé: creram que as muralhas de Jericó cairiam, e por essa fé foram derrubadas.
Foi um grito de oração, ecoando o som das trombetas que proclamavam a promessa de que Deus se lembraria deles; unidos, como se fossem um só homem, clamaram aos céus por ajuda, e ela veio.
Alguns usam essa passagem para mostrar que nunca devemos esperar vitória completa sobre nossas próprias corrupções até a tarde do último dia; então triunfaremos sobre elas, quando chegarmos ao número e à medida de nossa perfeição, como diz o bispo Hall.
Um coração bom, diz ele, geme ao sentir suas fraquezas, deseja livrar-se delas, luta e ora; mas, até o fim do sétimo dia, isso não é possível. Então o juízo será levado à vitória.
No fim dos tempos, quando nosso Senhor descer do céu com um grito e ao som de trombeta, o reino de Satanás será destruído por completo. Isso só ocorrerá então, quando todo governo, principado e poder opositor forem derrubados eficaz e eternamente.
Versículos 17 a 27
A Destruição de Jericó e a Preservação de Raabe. (a.C. 1451.)
O povo obedecera religiosamente às ordens que recebera para cercar Jericó, e por fim Josué lhe dissera (v. 16): “O SENHOR vos deu a cidade; entrem e tomem posse.” Nestes versículos temos:
I. As regras a observar na tomada da cidade. Deus a entrega ao povo e, portanto, pode determinar seu uso e propósito, assim como estabelecer as condições e limitações que julgar apropriadas. Jericó lhe foi entregue para ser consagrada a Deus, como a primeira e talvez a pior de todas as cidades de Canaã:
- A cidade devia ser queimada, e todas as vidas que nela houvesse, sacrificadas sem misericórdia à justiça de Deus. O povo sabia que isso estava incluído nas palavras do v. 17: a cidade seria anátema, coisa consagrada ao SENHOR, juntamente com tudo o que nela havia.
Ninguém podia ter a vida resgatada sob condição alguma; todos deviam ser mortos sem falta (Levítico 27:29). Deus, como Criador de todos, lhes dera a vida e, como pecadores, eles a haviam perdido; quem pode contestar a sentença dele? Deus seria injusto ao executar a vingança? De modo algum devemos sequer pensar assim!
Mais de Deus se revelou na tomada de Jericó do que na de qualquer outra cidade de Canaã; por isso, ela devia ser mais consagrada a ele que as demais. O tratamento rigoroso dado à cidade aterrorizaria todas as outras e faria seu coração desfalecer ainda mais diante de Israel.
Nessa ordem severa, porém, Raabe e sua família foram excluídas: ela e todos os que estavam com ela viveriam. Por ter-se separado dos vizinhos na bondade que demonstrara a Israel, seria distinguida deles pela pronta retribuição dessa bondade.
- Todos os tesouros da cidade — dinheiro, prataria e bens valiosos — deviam ser consagrados ao serviço do tabernáculo e acrescentados aos objetos dedicados a Deus. Os judeus dizem que isso se devia ao fato de a cidade ter sido conquistada no sábado.
Assim Deus seria honrado pelo embelezamento e enriquecimento do tabernáculo, e haveria recursos para as despesas extraordinárias do culto. Os israelitas também aprenderiam a não apegar o coração às riquezas deste mundo nem buscar acumular grande fortuna para si.
Deus lhes prometera uma terra que manava leite e mel, não uma terra cheia de prata e ouro; queria que vivessem com conforto nela e o servissem com alegria, mas não que desejassem negociar com países distantes nem guardar riquezas para tempos futuros.
Deus também queria que considerassem que, ao enriquecer o tabernáculo, enriqueciam a si mesmos, e que o que era depositado na casa de Deus era verdadeiramente uma honra e uma riqueza para eles, como se estivesse depositado em sua própria casa.
- Receberam uma advertência específica para não tocar nos despojos proibidos. O que fora dedicado a Deus se tornaria maldição para eles caso tentassem apropriar-se daquilo.
Por isso, Josué diz (v. 18): “De modo algum vos aproximeis da coisa maldita; vocês sentirão vontade de estender a mão para ela, mas se controlem e se afastem por completo.”
Ele fala como se previsse o pecado de Acã, relatado no capítulo seguinte, ao explicar a razão da advertência: para que não tornassem maldito o acampamento de Israel e o perturbassem, como Acã de fato fez.
II. A entrada na cidade lhes foi aberta pela queda repentina das muralhas, ou pelo menos daquela parte que estava diante deles quando gritaram (v. 20): “A muralha desabou completamente.” Provavelmente, matou muitos, como os guardas que estavam de sentinela sobre ela e outros que se aglomeraram para observar os israelitas marchando ao redor.
Lemos que a queda de um muro matou milhares de pessoas (1 Reis 20:30). Aquilo em que confiavam para a defesa tornou-se sua destruição.
Sem dúvida, a queda repentina da muralha aterrorizou tanto os habitantes que perderam a força e o ânimo para resistir; tornaram-se presa fácil da espada de Israel e viram como era inútil fechar os portões contra um povo que tinha “o SENHOR à sua frente” (Miquéias 2:13).
Repare: o Deus do céu pode facilmente, e certamente irá, derrubar todo o poder que se opõe a ele e à sua igreja. Para Deus, portões de bronze e barras de ferro não passam de palha e madeira podre (Isaías 45:1, 2). “Quem me levará à cidade forte? Não és tu, ó Deus?” (Salmos 60:9, 10).
Assim também cairá o reino de Satanás, e ninguém que endurece o coração contra Deus prosperará.
III. Executaram-se as ordens dadas a respeito da cidade consagrada. Mataram a fio de espada todos os seres vivos, não somente os homens encontrados armados, mas também as mulheres, as crianças e os idosos. Embora gritassem por clemência e implorassem com insistência pela vida, não havia espaço para a compaixão: a piedade devia ser esquecida. Destruíram tudo por completo (v. 21).
Se não tivessem recebido do Juiz justo de toda a terra uma autorização divina, confirmada por milagres, essa execução não poderia ser justificada; tampouco justificaria atos semelhantes hoje, quando sabemos que não se pode apresentar autorização alguma.
Mas, tendo sido designados pelo Juiz justo do céu e da terra para executá-la — e ele não é injusto quando se vinga —, devem ser louvados como ministros fiéis de sua justiça.
Naquele tempo, o trabalho para Deus era sangrento; maldito era quem o fazia de modo enganoso, retendo a espada do sangue (Jeremias 48:10). O espírito do evangelho, porém, é muito diferente: Cristo não veio destruir a vida dos homens, mas salvá-la (Lucas 9:56). As vitórias de Cristo são de outra natureza.
Os animais foram mortos com seus donos, como sacrifícios adicionais à justiça divina. Os animais dos israelitas, quando sacrificados no altar, eram aceitos como sacrifícios em favor deles; os dos cananeus, porém, deviam ser mortos como sacrifício junto com seus donos, pois a iniquidade deles não seria purificada por sacrifícios nem ofertas. Em ambos os casos, tudo era feito para a glória de Deus.
A cidade foi queimada a fogo com tudo o que havia nela (v. 24). Talvez os israelitas esperassem estabelecer seu quartel-general em Jericó, uma cidade grande e bem construída, depois de conquistá-la. Mas Deus queria que ainda morassem em tendas; por isso incendiou aquele ninho, para que não se instalassem nele.
Toda a prata e todo o ouro, assim como os objetos que podiam ser purificados pelo fogo, foram levados para o tesouro da casa do Senhor. Não porque Deus precisasse deles, mas para honrá-lo como Senhor dos Exércitos, em especial dos exércitos de Israel, o Deus que lhes dera a vitória e, portanto, podia exigir o despojo inteiro, como aqui, ou, em outras ocasiões, um décimo (Hebreus 7:4).
IV. Preservou-se Raabe, a prostituta ou dona da hospedaria, que não pereceu com os que não creram (Hebreus 11:31). Os dois espias, que agiram ali como representantes públicos, tinham empenhado a palavra da nação para garantir a segurança dela. Assim, embora a agitação da tomada da cidade fosse certamente muito grande, Josué cuidou eficazmente de salvá-la.
As mesmas pessoas que ela protegera foram encarregadas de protegê-la (v. 22, 23). Eram as mais capazes, pois conheciam Raabe e sua casa; e as mais indicadas, para que se visse que ela fora distinguida e preservada por causa da bondade que lhes mostrara e que sua vida lhe era poupada como presa.
Todos os seus parentes foram salvos com ela. Como Noé, Raabe creu para salvar sua família; a fé em Cristo traz salvação a uma casa (Atos 16:31). Alguns perguntam como a casa, que ficava sobre a muralha (Josué 2:15), pôde escapar de sua queda. Temos certeza de que escapou, pois Raabe e seus parentes estavam sãos e salvos ali.
Talvez, embora fosse considerada parte da muralha, ficasse a certa distância dela e não caísse junto nem fosse soterrada. Ou, mais provavelmente, a parte da muralha em que ficava a casa não desabou.
Depois de serem salvos, 1. Deixaram Raabe por algum tempo fora do acampamento, para que fosse purificada da superstição pagã que devia renunciar e preparada para ser admitida como prosélita. 2. No devido tempo, ela foi incorporada à igreja de Israel. Ela e seus descendentes passaram a morar em Israel, e sua família foi ilustre por muito tempo.
Foi esposa de Salmom, príncipe de Judá, mãe de Boaz e figura entre os antepassados de nosso Salvador (Mateus 1:5). Por ter recebido israelitas na qualidade de israelitas, recebeu a recompensa de um israelita.
O bispo Pierson observa que Josué salvar Raabe, a prostituta, e admiti-la em Israel prefigurava Cristo recebendo em seu reino e acolhendo “os publicanos e as prostitutas” (Mateus 21:31). A passagem também pode ser aplicada à conversão dos gentios.
V. Jericó foi condenada à desolação perpétua, e pronunciou-se uma maldição contra quem tentasse reconstruí-la no futuro (v. 26). Josué fez os israelitas jurarem — os anciãos e o povo —, não apenas consentindo que se obrigassem, juntamente com seus descendentes, a nunca reconstruir a cidade, mas por determinação divina. O próprio Deus a proibira sob a severa pena ali declarada.
Deus queria mostrar a gravidade de uma maldição divina. Onde ela recai, ninguém pode resistir nem escapar dela: traz ruína sem remédio nem reparação.
Queria que as ruínas permanecessem como testemunho da ira contra os cananeus, quando sua iniquidade chegou ao limite, e da misericórdia para com seu povo, quando chegou o tempo de estabelecê-lo em Canaã. A desolação dos inimigos testemunhava o favor de Deus a Israel e o repreendia por sua ingratidão a quem tanto fizera por ele.
A localização da cidade era muito agradável e sua proximidade do Jordão provavelmente lhe dava vantagem; isso poderia tentar alguém a construir naquele mesmo lugar. Mas Josué advertiu que seria por conta e risco de quem o fizesse.
As pessoas constroem pensando em seus descendentes; porém, quem reconstruísse Jericó perderia a descendência que desfrutaria da obra. Seu filho mais velho morreria quando começasse a construção e, se não aprendesse com esse golpe e parasse, mas prosseguisse com presunção, a conclusão da obra seria acompanhada do funeral do filho mais novo.
Devemos supor que todos os outros também morreriam nesse intervalo.
Essa maldição, que não foi lançada sem motivo, caiu sobre o homem que muito tempo depois reconstruiu Jericó (1 Reis 16:34). Mas não devemos pensar que, depois de reconstruída, o lugar tenha ficado pior por causa da maldição, nem que os habitantes tenham sofrido algum mal por morar ali.
Mais tarde, Jericó foi honrada pela presença não só dos dois grandes profetas Elias e Eliseu, mas também do nosso bendito Salvador (Lucas 18:35; 19:1; Mateus 20:29).
Repare: é perigoso tentar reconstruir aquilo que Deus quer ver destruído. Veja Malaquias 1:4.
Por fim, tudo isso engrandeceu Josué e elevou sua reputação (v. 27). Ele não só se tornou querido por Israel, mas também temido pelos cananeus, pois ficou claro que Deus estava realmente com ele. “A Palavra do Senhor estava com ele”, diz a versão caldaica, referindo-se ao próprio Cristo, aquele que estivera com Moisés.
Nada pode elevar mais a reputação de alguém nem fazê-lo parecer verdadeiramente grande do que as evidências da presença de Deus com ele.