Josué 4
Argumento
Este capítulo continua o relato da passagem milagrosa de Israel pelo Jordão:
I. A providência tomada para preservar sua memória: doze pedras levantadas no Jordão (v. 9) e outras doze retiradas do rio, vv. 1-8.
II. A marcha do povo pelo leito do Jordão: primeiro as duas tribos, depois todo o povo e, por último, os sacerdotes que levavam a arca, vv. 10-14.
III. O fechamento das águas quando os sacerdotes saem com a arca, vv. 15-19.
IV. A construção do monumento em Gilgal, para conservar entre as gerações futuras a lembrança dessa obra maravilhosa, vv. 20-24.
Versículos 1 a 9
A Travessia do Jordão. (a.C. 1451.)
Podemos imaginar a agitação de Josué e de todos os guerreiros enquanto atravessavam o Jordão.
Além de marcharem para uma terra inimiga, diante do próprio inimigo, o que não podia deixar de inquietá-los, precisavam transportar por aquele caminho estranho e inexplorado as mulheres, os filhos, as famílias, o gado, as tendas e todos os pertences, bagagem e equipamento.
Devemos supor que o leito fosse muito lamacento ou pedregoso, difícil para os fracos e assustador para os tímidos, com descida íngreme até o fundo do rio e subida igualmente íngreme do outro lado. Todos deviam estar cheios de preocupações e ocupados até as mãos, Josué mais do que qualquer um.
Ainda assim, em meio a toda aquela correria, era preciso cuidar para perpetuar a lembrança dessa obra maravilhosa de Deus; não se podia deixar esse cuidado para um momento mais tranquilo.
Repare: por mais ocupados que estejamos com os negócios nossos e de nossas famílias, não devemos negligenciar nem omitir o que devemos fazer pela glória de Deus e para honrá-lo, pois esse é o nosso melhor trabalho. Agora:
I. Deus deu ordens para preparar esse memorial. Se Josué o tivesse feito sem direção divina, poderia parecer que pretendia perpetuar o próprio nome e a própria honra. A posteridade também não lhe prestaria o respeito sagrado e reverente que agora lhe prestaria, pois foi o próprio Deus quem o ordenou.
As obras maravilhosas de Deus devem ser lembradas para sempre, e convém criar meios para conservar sua memória.
Talvez alguns israelitas que atravessaram o Jordão fossem tão insensíveis e pouco tocados por esse grande favor de Deus que não se preocupassem em manter sua lembrança.
Outros, quem sabe, ficaram tão comovidos e tão profundamente marcados que pensaram não ser necessário erguer memorial algum: o coração e a língua de cada israelita, em todas as gerações, seriam um monumento vivo e duradouro. Mas Deus conhecia a natureza deles e sabia como se inclinavam a esquecer depressa as suas obras.
Por isso determinou um meio de conservar a lembrança do acontecimento para todas as gerações.
Os que não pudessem ou não quisessem ler o relato na história sagrada poderiam conhecê-lo pelo monumento erguido em sua memória; a tradição comum do país explicaria sua origem. O monumento também corroboraria a prova do acontecimento e permaneceria como testemunho para os que, em épocas futuras, questionassem sua veracidade.
O monumento devia ser erguido assim:
- Josué, como comandante supremo, devia dar instruções a respeito (v. 1). Quando todo o povo atravessou completamente o Jordão, sem que nem mesmo os fracos que marchavam por último ficassem para trás, a obra de Deus estava completa e todos os israelitas chegaram em segurança a Canaã. Então o Senhor falou a Josué para que providenciasse o material do monumento.
O erudito bispo Patrick conjectura piedosamente que Josué se retirara a algum lugar para agradecer imediatamente por essa misericórdia maravilhosa; então Deus o encontrou e lhe falou. Ou talvez Deus tenha dado essas instruções a Josué por meio do sacerdote Eleazar.
Embora não seja mencionado aqui, quando Josué foi ordenado para essa grande responsabilidade pela imposição de mãos, Deus determinou que Eleazar o aconselhasse por meio do Urim; à palavra de Eleazar, Josué e todo o povo de Israel sairiam e entrariam (Números 27:21).
- Um homem escolhido de cada tribo devia ser encarregado de preparar o material do monumento, para que cada tribo ouvisse o relato por meio de um dos seus e contribuísse de algum modo para a glória de Deus (v. 2, 4): “De cada tribo, um homem.”
Não somente os levitas, mas cada israelita devia, em sua posição, ajudar a anunciar aos homens os feitos poderosos de Deus (Salmos 145:12). As duas tribos, embora já instaladas em sua herança, deviam participar do memorial, pois também haviam recebido essa misericórdia.
- As pedras deviam ser tiradas do meio do leito do rio, onde provavelmente havia muitas pedras grandes, de um ponto tão próximo quanto possível daquele em que os sacerdotes estavam com a arca (v. 3, 5).
Seria possível fazer esse monumento com pedras cuidadosamente lavradas pela arte mais refinada; mas as pedras tiradas do fundo do rio eram mais naturais e indicavam melhor o milagre. Que a posteridade saiba, por elas, que o Jordão fora empurrado para trás, pois as próprias pedras tinham sido retiradas de seu leito.
Ao instituir sinais, Deus sempre escolheu o que era mais apropriado e significativo, em vez do que fosse pomposo ou elaborado; pois Deus escolheu as coisas loucas do mundo.
Depois de atravessarem o Jordão, os doze homens deviam voltar ao lugar onde estava a arca, autorizados a aproximar-se dela, ao contrário dos demais, para esse serviço: “Passai adiante da arca” (v. 5), isto é, entrem na presença da arca, que agora está no meio do Jordão, e dali retirem estas pedras.
- Deus determina que essas pedras sirvam de sinal (v. 6) e de memorial (v. 7). Elas dariam às crianças ocasião de perguntar aos pais no futuro: “Como estas pedras vieram parar aqui?” (provavelmente, não havia muitas pedras naquela região).
Então os pais lhes contariam, como alguém lhes contara, que naquele lugar o Jordão fora dividido pelo poder onipotente de Deus, para dar a Israel passagem para Canaã, como Josué explica em seguida (v. 22 e seguintes).
II. Tudo foi feito conforme essas ordens. 1. Doze pedras foram retiradas do meio do Jordão e levadas, à vista do povo, para o lugar em que naquela noite estabeleceram o quartel-general (v. 8). É provável que fossem tão grandes quanto os homens conseguiam carregar e, tanto quanto possível, de tamanho e formato semelhantes.
Não sabemos se as levaram imediatamente para o lugar ou se ficaram esperando a arca e acompanharam seu cortejo solene, para abrilhantar sua entrada triunfal em Canaã.
Por meio dessas pedras, Deus como que lhes concedia formalmente a posse daquela boa terra: ela era toda deles; podiam entrar e tomar posse. Por isso se diz que os filhos de Israel fizeram o que aqueles doze fizeram (v. 8): eles representavam suas respectivas tribos.
Podemos observar, por alusão, que quando o Senhor Jesus, nosso Josué, venceu o rigor da morte e secou aquele Jordão, abrindo o reino dos céus a todos os crentes, escolheu doze apóstolos, conforme o número das tribos de Israel, para, por meio do memorial do evangelho, transmitir essa notícia a lugares distantes e a gerações futuras.
- Outras doze pedras, provavelmente muito maiores que as primeiras, pois não lemos que cada uma pudesse ser carregada por um homem, foram levantadas no meio do Jordão (v. 9).
Foram empilhadas numa coluna tão alta que o topo talvez aparecesse acima da água quando o rio baixasse, ou pudesse ser visto dentro da água quando ela estivesse clara; ao menos, o ruído e a agitação da água ao passar por cima seriam perceptíveis, e os barqueiros evitariam aquele lugar, como fazem diante de uma rocha.
De algum modo, é provável que fossem visíveis, indicando o lugar exato em que a arca estivera e servindo de duplicata do outro monumento, que seria erguido em terra seca, em Gilgal. Essa duplicação confirmaria o testemunho e preservaria a tradição. Como o sinal foi duplicado, o acontecimento certamente era verdadeiro.
Versículos 10 a 19
O historiador inspirado parece tão satisfeito com esse assunto que reluta em deixá-lo; por isso, é muito minucioso no relato, sobretudo ao mostrar como Josué seguiu de perto as ordens de Deus e nada fez sem direção divina, concluindo tudo o que o Senhor lhe ordenara (v. 10), o que também é apresentado como ordem de Moisés.
Não lemos que Moisés tivesse dado a Josué alguma ordem específica a esse respeito; o assunto era inteiramente novo para ele.
Devemos entender, portanto, que se trata das instruções gerais de Moisés: seguir a direção divina, transmitir ao povo o que recebesse do Senhor e aproveitar todas as ocasiões para lembrá-lo de seu dever para com Deus, a melhor resposta aos favores divinos.
Josué se lembrou então do que Moisés, já morto, lhe dissera e agiu de acordo com aquilo. É bom manter à mão as boas instruções que recebemos, para usá-las quando houver ocasião.
I. O povo se apressou e atravessou (v. 10). Alguns entendem que isso se refere aos doze homens que carregavam as pedras; parece, porém, que se refere ao povo em geral. Embora a travessia já tenha sido relatada (v. 1), repete-se aqui para destacar uma circunstância: atravessaram com pressa.
Talvez Josué, por meio dos oficiais, tenha ordenado que se apressassem, pois a travessia devia ser concluída num só dia e não podiam deixar para trás nem um casco; talvez tenham se apressado por vontade própria.
- Alguns se apressaram porque não conseguiam confiar em Deus.
Temiam que as águas voltassem, conscientes da própria culpa e desconfiados do poder e da bondade divinos.
Outros não queriam tentar a Deus, prolongando o milagre além do necessário, nem exigir demais da paciência dos sacerdotes que levavam a arca com uma demora inútil.
Outros estavam ansiosos para chegar a Canaã e mostravam quanto desejavam aquela terra agradável.
Os que menos refletiram também se apressaram porque os demais faziam o mesmo. Quem crê não se apressa a antecipar os planos de Deus, mas se apressa a obedecer-lhes (Isaías 28:16).
II. As duas tribos e meia marcharam à frente (v. 12, 13). Assim haviam prometido quando receberam sua parte da terra deste lado do Jordão (Números 32:27), e Josué lhes lembrara recentemente a promessa (Josué 1:12-15).
Era justo que os que primeiro receberam sua herança fossem os primeiros a enfrentar as dificuldades, sobretudo porque não levavam consigo suas famílias, como as outras tribos, e eram todos homens escolhidos, aptos para o serviço e prontos para a guerra. Foi uma boa providência que um contingente tão forte marchasse na frente, encorajando os demais.
As duas tribos não tinham motivo para reclamar: o posto de perigo é o posto de honra.
III. Depois que todo o povo chegou em segurança ao outro lado, os sacerdotes que carregavam a arca saíram do Jordão. Alguém poderia pensar que isso ocorreria naturalmente: os sacerdotes perceberiam que já não eram necessários.
Mesmo assim, não se moveram até Josué ordenar que o fizessem; e Josué não lhes ordenou que saíssem do Jordão até Deus o instruir (vv. 15-17). Eles obedeciam a Josué, e Josué obedecia a Deus. Essa obediência era motivo de louvor e também uma bênção, pois estavam sob direção tão boa.
Por mais baixo que Deus às vezes leve seus sacerdotes ou seu povo, que esperem pacientemente até que, por sua providência, ele os chame para fora, como os sacerdotes foram chamados a sair do Jordão. Não se cansem de esperar enquanto tiverem consigo os sinais da presença de Deus, como eles tinham a arca da aliança no fundo de sua adversidade.
IV. Assim que os sacerdotes e a arca saíram do Jordão, as águas do rio, que haviam ficado empilhadas, retomaram gradualmente seu curso e logo preencheram outra vez o leito (v. 18). Isso torna ainda mais evidente que a interrupção do rio não se devia a alguma causa natural oculta, mas exclusivamente ao poder da presença de Deus e em favor de Israel.
Quando Israel já atravessara e o sinal da presença de Deus fora retirado, as águas voltaram imediatamente a correr. Se perguntarmos: “O que aconteceu contigo, ó Jordão, para recuares?”, devemos responder: foi inteiramente por obediência ao Deus de Israel e por bondade para com o Israel de Deus.
Não há, portanto, ninguém como o Deus de Jesurum; e feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu, povo?
Alguns observam, por alusão, que, quando a arca e os sacerdotes que a carregam são retirados de algum lugar, levantam-se as comportas e a proteção parte; logo se deve esperar uma inundação de juízos. Os que ficam sem igreja logo serão arruinados. Se a arca for retirada, a glória terá partido.
V. Observa-se a honra concedida a Josué por tudo isso (v. 14): “Naquele dia o Senhor engrandeceu Josué.” Fez isso ao admiti-lo à comunhão consigo, falando-lhe em cada ocasião e estando pronto a ser consultado por ele, e também ao confirmar a autoridade de Josué sobre sacerdotes e povo.
Deus honra os que o honram; quando decide engrandecer alguém, como dissera que engrandeceria Josué (Josué 3:7), faz isso eficazmente.
Josué, porém, não foi engrandecido apenas por si mesmo, mas para que pudesse prestar ainda mais serviço a Israel. Por isso o povo passou a temê-lo como temera Moisés.
Veja qual é o melhor e mais seguro modo de conquistar o respeito dos subordinados e receber sua consideração: não agir com arrogância e ameaças nem impor-se com mão pesada, mas demonstrar santidade e amor, e dar todos os sinais possíveis de preocupação constante com o bem-estar deles e com a vontade e a honra de Deus.
São respeitados da melhor maneira e para o melhor propósito aqueles que mostram que Deus está com eles e que o mantêm diante dos olhos. Os santificados são verdadeiramente engrandecidos e dignos de honra dobrada. Os favoritos do céu devem ser olhados com reverência.
VI. Registra-se a data desse grande acontecimento (v. 19): foi no décimo dia do primeiro mês, quase quarenta anos depois que saíram do Egito, faltando cinco dias para completar os quarenta anos. Deus dissera, em sua ira, que vagariam quarenta anos pelo deserto.
Para completar esse período, porém, devemos contar o primeiro ano, já transcorrido, que foi de triunfo pela libertação do Egito, e este último, também triunfal do outro lado do Jordão. Assim, nem todos os quarenta anos foram de tristeza.
Por fim, Deus os introduziu em Canaã cinco dias antes de se completarem os quarenta anos, para mostrar quão pouco prazer tem em castigar, quão rápido é em demonstrar misericórdia e como, por causa dos eleitos, os dias de aflição são abreviados (Mateus 24:22).
Deus ordenou que entrassem em Canaã quatro dias antes da celebração anual da Páscoa, justamente no dia em que devia começar sua preparação (Êxodo 12:3).
Queria que a entrada em Canaã fosse adornada e santificada por essa festa religiosa e que o povo se lembrasse então da libertação do Egito; comparando as duas, glorificaria a Deus como o Alfa e o Ômega de sua felicidade.
Versículos 20 a 24
As doze pedras colocadas em Gilgal (v. 8) são aqui erguidas, talvez umas sobre as outras, mas de modo que pudessem ser contadas separadamente, ou lado a lado, em fileiras. Depois de assentadas, não são chamadas de monte de pedras, mas simplesmente de “estas pedras”.
I. Parte-se do princípio de que as gerações futuras perguntariam seu significado, pois entendiam que haviam sido colocadas como memorial: “Os filhos de vocês perguntarão aos pais” — a quem mais perguntariam? —: “O que significam estas pedras?” Repare: quem deseja ser sábio na velhice deve ser curioso na juventude.
Nosso Senhor Jesus, embora tivesse em si a plenitude do conhecimento, ensinou com seu exemplo as crianças e os jovens a ouvir e fazer perguntas (Lucas 2:46).
Talvez, quando João batizava no Jordão, em Betabara, a casa da passagem, onde o povo atravessara, apontasse para essas mesmas pedras ao dizer: “Deus pode, destas pedras”, levantadas no início pelas doze tribos, “suscitar filhos a Abraão” (Mateus 3:9).
Como as pedras eram o memorial do milagre, a pergunta das crianças dava ocasião de explicar seu significado. Nosso Salvador diz, porém: se as crianças se calassem, as pedras clamariam imediatamente (Lucas 19:40), pois, de um modo ou de outro, o Senhor será glorificado por suas obras maravilhosas.
II. Os pais recebem instruções sobre o que responder à pergunta (v. 22): “Contem a seus filhos o que vocês mesmos aprenderam da Palavra escrita e de seus pais.” É dever dos pais ensinar desde cedo aos filhos a Palavra e as obras de Deus, para que sejam instruídos no caminho em que devem andar.
- Devem contar que o Jordão recuou diante de Israel e que o povo o atravessou em terra seca; aquele era exatamente o lugar da travessia. Viram como o Jordão era profundo e caudaloso naquele momento, mas o poder divino o deteve, mesmo quando transbordava todas as margens. “E fez isso por vocês, que viveriam tanto tempo depois.”
As misericórdias de Deus para com nossos antepassados foram misericórdias para conosco; devemos aproveitar todas as ocasiões para renovar a lembrança das grandes obras que Deus fez por nossos pais no passado.
O lugar marcado serviria de lembrança: Israel atravessou este Jordão. Uma memória ligada ao lugar lhes seria útil, e ver o lugar recordaria o que acontecera ali. Não só os habitantes daquele país, mas também estrangeiros e viajantes olhariam para as pedras e seriam instruídos.
Muitos, ao vê-las, consultariam a Bíblia e leriam a história dessa obra maravilhosa; outros, talvez, ao lerem a história, embora morassem longe, ficariam curiosos para ir ver as pedras.
- Devem aproveitar a ocasião para contar aos filhos que o mar Vermelho secou quarenta anos antes, assim como o Senhor, seu Deus, fizera então.
Repare: (1.) Comparar as misericórdias mais recentes com as antigas as engrandece muito, pois a comparação mostra que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. (2.) As misericórdias mais recentes devem trazer à memória as antigas e renovar nossa gratidão por elas.
- Devem ensinar os filhos a fazer bom uso dessas obras maravilhosas, cujo conhecimento lhes foi transmitido com tanto cuidado (v. 24). (1.) O poder de Deus foi engrandecido por meio delas.
O mundo inteiro foi ou poderia ser convencido de que a mão do Senhor é poderosa e de que nada é difícil demais para Deus; nenhum poder, nem mesmo o da própria natureza, pode impedir o que ele decidiu realizar. Os livramentos do povo de Deus instruem todas as nações e são advertências claras para que ninguém lute contra o Onipotente.
(2.) O povo de Deus foi levado e encorajado a perseverar em seu serviço: “Para que temam o Senhor, seu Deus e, por consequência, cumpram seu dever para com ele, e isso para sempre”, ou “todos os dias”, como diz a margem: “todos os dias da vida de vocês e a descendência de vocês por todas as gerações.”
A lembrança dessa obra maravilhosa devia impedi-los eficazmente de adorar outros deuses e levá-los a permanecer e crescer no serviço de seu próprio Deus.
Repare: ao instruírem e informarem os filhos, os pais devem ter principalmente em vista ensiná-los e levá-los a temer a Deus para sempre. A piedade sincera é o melhor aprendizado.