Matthew Henry

Josué 22

Argumento

Já lemos muitos detalhes a respeito das duas tribos e meia ao longo dos capítulos anteriores, embora nada as separasse das demais senão o rio Jordão; este capítulo trata inteiramente delas.

I. Josué dispensa do acampamento de Israel os soldados dessas tribos, que haviam servido como auxiliares durante todas as guerras de Canaã, e eles voltam para sua terra, vv. 1-9.

II. O altar que construíram na fronteira do Jordão como sinal de comunhão com a terra de Israel, v. 10.

III. A ofensa que esse altar causou às demais tribos e a mensagem que enviaram, vv. 11-20.

IV. A defesa apresentada pelas duas tribos e meia, vv. 21-29.

V. A satisfação que essa defesa trouxe às demais tribos, vv. 30-34.

É estranho que, enquanto na maioria das divergências ambas as partes têm alguma culpa, neste caso ninguém tenha errado; ao que parece, ninguém merecia censura, mas todos mereciam louvor.

Versículos 1 a 9

A Despedida dos Rubenitas, Gaditas e da Meia Tribo de Manassés. (a.C. 1444.)

Terminada a guerra, e gloriosamente, Josué, como general prudente, dissolve seu exército, pois seus soldados nunca pretenderam fazer da guerra sua profissão. Manda-os para casa, para desfrutar o que haviam conquistado e transformar suas espadas em arados, e suas lanças em foices de podar.

Em particular, dispensa as forças das tribos separadas, que haviam recebido de Moisés sua herança do outro lado do Jordão sob a condição de que seus guerreiros ajudassem as demais tribos a conquistar Canaã. Eles prometeram fazê-lo (Números 32:32) e renovaram a promessa a Josué no início da campanha (Josué 1:16).

Agora que cumpriram o acordo, Josué os dispensa pública e solenemente em Siló. Alguns pensam que isso aconteceu somente depois da divisão da terra, como a ordem do relato parece indicar; outros pensam que foi depois do fim da guerra, mas antes da divisão.

Esses apontam que os soldados não eram necessários para dividir a terra, apenas para conquistá-la, e que nenhuma pessoa dessas tribos foi comissária nessa tarefa; somente as outras dez tribos tiveram representantes (Números 34:18 etc.).

De uma coisa temos certeza: isso só aconteceu depois que Siló se tornou o quartel-general (v. 2) e a divisão da terra começou, antes que partissem de Gilgal (Josué 14:6).

É provável que alguns desse exército de rubenitas e gaditas, que estivera à frente em todas as guerras de Canaã, atravessassem o Jordão nos intervalos dos combates, quando o restante do exército se retirava para os quartéis de inverno.

Não era longe, e eles podiam visitar a família e cuidar dos próprios assuntos. Talvez alguns ficassem em casa enquanto outros, mais capazes, os substituíam. Mesmo assim, essas duas tribos e meia mantinham sua cota de soldados pronta: quarenta mil ao todo, que se apresentavam em seus postos sempre que necessário.

Agora, todos se reuniram para receber a dispensa. Embora o afeto pela família e a preocupação com seus assuntos os fizessem desejar muito voltar depois de uma ausência tão longa, como bons soldados não partiram sem ordem do general.

Por mais desejável que seja a casa de nosso Pai celestial (esta é a comparação do bispo Hall), devemos permanecer na terra até que nossa guerra termine. Esperemos a dispensa no momento certo e não antecipemos a hora de partir.

I. Josué os envia à terra que lhes pertencia (v. 4). Os primeiros a receber a concessão foram os últimos a desfrutá-la; tiveram prioridade no título, mas os irmãos chegaram antes à posse plena. Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros, últimos, para que haja alguma igualdade.

II. Josué os dispensa com seu pagamento, pois quem vai à guerra por conta própria? “Voltem para suas tendas com muitas riquezas” (v. 8). Embora a terra que ajudaram a conquistar fosse destinada às outras tribos, receberam sua parte dos despojos, e assim foi; esse era todo o pagamento esperado pelos soldados, pois as guerras de Canaã custeavam a si mesmas.

“Vão”, diz Josué, “voltem para suas tendas”, isto é, para suas casas, que ele chama de tendas por terem passado tanto tempo nelas no deserto. De fato, as casas mais fortes e majestosas deste mundo não passam de tendas, frágeis e móveis em comparação com nossa morada no alto.

“Voltem para casa com muitas riquezas: não somente rebanhos, despojos do país, mas também prata e ouro, saque das cidades. E: 1. Falem bem dos irmãos que deixam para trás: eles lhes deram sua parte inteira, embora a terra pertença totalmente a eles, e não tentaram descontar nada. Não digam que saíram perdendo por nossa causa.”

“2. Deem uma parte dos despojos aos irmãos a quem estão voltando, que ficaram cuidando dos bens, como se repartiu o que foi tomado na guerra contra Midiã (Números 31:27). Que aqueles que sentiram sua falta durante todo esse tempo sejam beneficiados com sua volta.”

III. Josué os despede com uma avaliação muito honrosa. O serviço que prestaram era uma dívida justa e o cumprimento de uma promessa; não fizeram mais do que deviam. Ainda assim, Josué os elogia muito.

Não apenas os libera das obrigações depois de cumprida a condição, mas também louva seus bons serviços. Embora a posse daquela terra por Israel se devesse ao favor e ao poder de Deus, a quem cabia toda a glória, Josué julgou que também devia reconhecer com gratidão a ajuda dos irmãos, cuja espada e cujo arco foram usados em favor deles.

Ao louvar, devemos olhar principalmente para Deus, mas não deixar de reconhecer os instrumentos que ele usa. Josué os elogia: 1. Pela prontidão em obedecer aos comandantes (v. 2). Depois da morte de Moisés, lembraram-se da ordem que ele lhes dera e a cumpriram. Obedeceram cuidadosamente a todas as ordens de Josué, general das forças; foram, vieram e fizeram o que ele mandou (Mateus 8:9).

Uma das maiores honras de um soldado é obedecer à ordem recebida. 2. Pela constância no afeto e na lealdade aos irmãos: “Vocês não os abandonaram durante todos estes dias”. Josué não diz quantos dias, e não podemos determinar com certeza com base em outro trecho.

Calvisius e outros dos melhores cronologistas calculam que a conquista e a divisão da terra levaram seis ou sete anos. Durante todo esse tempo, essas tribos separadas permaneceram no acampamento e lhes prestaram o melhor serviço possível.

Será uma honra para os que abraçaram a causa do Israel de Deus e uniram seu destino ao dele permanecerem ao seu lado até que Deus lhe dê descanso; então descansarão junto com ele.

  1. Pela fidelidade em obedecer à lei divina. Não cumpriram seu dever apenas para com Josué e Israel; melhor ainda, levaram a sério seu dever para com Deus. “Vocês guardaram o encargo”, ou, como diz o texto, “guardaram a guarda”: cumpriram com cuidado e atenção o mandamento do Senhor, seu Deus.

Isso não diz respeito somente ao fato específico de terem continuado a servir Israel até o fim da guerra. De modo geral, preservaram a religião em sua parte do acampamento, algo raro e excelente entre soldados e digno de louvor.

IV. Josué os despede com bons conselhos. Não lhes diz que cultivem as terras, fortifiquem as cidades e, agora que estavam acostumados à guerra e à vitória, invadam os vizinhos para ampliar seu território; aconselha-os a manter uma piedade séria e viva.

Suas instruções (v. 5) não são políticas, mas piedosas: 1. Em geral, que cuidem diligentemente de cumprir o mandamento e a lei. De nada vale ter o mandamento se não o cumprirmos.

Não o cumpriremos corretamente, tão propensos somos a nos desviar e tão esforçados nossos inimigos espirituais em nos afastar, a menos que prestemos bastante atenção.

  1. Em particular, que amem o Senhor, nosso Deus, o melhor dos seres e o melhor dos amigos. Quando esse princípio governa o coração e é a fonte de suas pulsações, haverá cuidado constante e esforço sincero para andar em todos os caminhos dele, até nos estreitos e íngremes.

Assim, em cada situação e aspecto da vida, guardarão seus mandamentos, em todo tempo e condição, com o propósito firme de apegar-se a ele e servi-lo, honrar seu nome e promover o interesse de seu reino entre os homens, de todo o coração e de toda a alma. Que bom conselho lhes foi dado! Ele também nos é dado. Que Deus nos dê graça para segui-lo!

V. Josué os despede com uma bênção (v. 6), em especial a meia tribo de Manassés. Por ser efraimita, Josué era um pouco mais próximo dela que das outras duas tribos. Talvez eles relutassem mais em partir por deixarem metade da própria tribo para trás; por isso, depois de se despedir várias vezes e ficar para trás, receberam uma segunda despedida e bênção (v. 7).

Josué não apenas orou por eles como amigo, mas os abençoou como pai em nome do Senhor, recomendando-os, junto com suas famílias e assuntos, à graça de Deus.

Alguns entendem que a bênção foram presentes dados por Josué em recompensa pelos serviços prestados; mas Josué era profeta e já lhes dera uma parte da recompensa de profeta com as instruções do v. 5. Sem dúvida, a outra parte foram as orações que fez por eles, como quem tinha autoridade e era representante de Deus.

VI. Depois de dispensados dessa maneira, voltaram juntos à terra que lhes pertencia (v. 9), provavelmente em barcos de travessia preparados para que cruzassem novamente o Jordão.

Às vezes os chefes de família precisam ficar ausentes de casa por muito tempo; mas, quando terminam o trabalho fora, devem lembrar-se de que seu lugar é em casa, de onde não devem vagar como uma ave longe do seu ninho.

Versículos 10 a 20

O Altar dos Rubenitas. (a.C. 1444.)

Temos aqui: I. O cuidado piedoso das tribos separadas em preservar a religião de Canaã, mesmo deixando a terra, para não serem como os filhos do estrangeiro, completamente separados do povo de Deus (Isaías 56:3).

Com esse objetivo, construíram um grande altar na fronteira do Jordão, como testemunho de que eram israelitas e, portanto, participantes do altar do Senhor (1 Coríntios 10:18).

Quando chegaram ao Jordão (v. 10), não pensaram em preservar a lembrança de seus feitos nas guerras de Canaã e dos serviços que prestaram aos irmãos erguendo um monumento para a glória imortal das duas tribos e meia.

O que queriam preservar e perpetuar, com provas e evidências, era seu vínculo com a Igreja de Deus e sua participação na comunhão dos santos. Assim, quando alguns propuseram a ideia, ergueram logo o altar, uma ponte para manter a comunhão com as outras tribos nas coisas de Deus. Embora estivessem alegres por voltar para casa, entristeciam-se por deixar o altar de Deus.

Alguns pensam que construíram o altar do lado de Canaã, na porção de Benjamim, para que, olhando por cima do rio, pudessem ver o modelo do altar de Siló quando não lhes fosse conveniente ir até lá.

Mas é mais provável que o tenham construído do lado deles do Jordão, pois não tinham o direito de construir em terra alheia sem consentimento. Diz-se que o altar ficava em frente à terra de Canaã; além disso, ninguém teria suspeitado que servisse para sacrifícios se não tivesse sido construído entre eles.

O propósito do altar era inocente e sincero. Ainda assim, como parecia haver algo de mau nele e podia ofender os irmãos, teria sido melhor que consultassem o oráculo de Deus antes de construí-lo ou, pelo menos, que tivessem informado os irmãos de sua intenção e lhes dado a explicação antes, para evitar o ciúme que só depois tentaram afastar.

O zelo deles era digno de elogio, mas precisava ser guiado pela prudência. Não havia urgência em erguer o altar para o propósito que tinham em mente: poderiam ter tido tempo para refletir e pedir conselho. Quando sua sinceridade ficou clara, porém, não vemos que os tenham censurado pela precipitação.

Deus releva a fraqueza de um zelo sincero, e as pessoas também devem fazê-lo.

II. O zelo santo das outras tribos pela honra de Deus e de seu altar em Siló. A notícia de que esse altar fora erguido logo chegou aos príncipes de Israel (v. 11).

Eles sabiam como era rigorosa a lei que exigia que os sacrifícios fossem oferecidos somente no lugar que Deus escolhesse, e em nenhum outro (Deuteronômio 12:5-7). Por isso, logo recearam que a construção de outro altar afrontasse a escolha recente de Deus pelo lugar onde pôr seu nome e levasse diretamente à adoração de outro deus.

  1. A suspeita deles era muito desculpável. É preciso reconhecer que, prima facie — à primeira vista —, o caso parecia ruim e sugeria que pretendiam estabelecer um rival para o altar de Siló.

Não era uma inferência exagerada concluir, pela construção de um altar, que pretendiam oferecer sacrifícios nele; isso poderia introduzir a idolatria e terminar numa apostasia total da fé e da adoração ao Deus de Israel. Um grande incêndio podia começar com essa pequena chama.

Deus tem zelo por suas próprias ordenanças; nós também devemos tê-lo e recear tudo o que se pareça com a idolatria ou conduza a ela.

  1. O zelo que demonstraram diante dessa suspeita foi muito louvável (v. 12). Quando pensaram que essas tribos, separadas deles pelo Jordão, estavam se afastando de Deus, consideraram isso a maior ofensa possível contra si mesmos.

Mostraram-se dispostos, se necessário, a arriscar a vida em defesa do altar de Deus, pegar em armas para castigar e reconduzir esses rebeldes e, se nenhum meio mais brando servisse, impedir que a corrupção se espalhasse cortando do corpo o membro gangrenado.

Todos se reuniram, e Siló foi o ponto de encontro, pois agora defendiam a autorização divina concedida recentemente àquele lugar.

Sua resolução convinha a um reino de sacerdotes, consagrados a Deus e ao seu serviço, que “não reconhecia seus irmãos nem conhecia os próprios filhos” (Deuteronômio 33:9). Iriam imediatamente à guerra contra aquelas tribos se ficasse claro que haviam se afastado de Deus e se rebelado contra ele.

Embora fossem osso dos seus ossos, tivessem sido companheiros nas tribulações do deserto e prestado serviço nas guerras de Canaã, se passassem a servir a outros deuses seriam tratados como inimigos, não como filhos de Israel, mas como filhos da prostituição, conforme Deus ordenara (Deuteronômio 13:12 etc.).

Mal haviam embainhado as espadas e se retirado dos perigos e das fadigas da guerra para o descanso que Deus lhes dera; ainda assim, estavam prontos para começar outra guerra, em vez de negligenciar o dever de restringir, reprimir e punir a idolatria e todo passo que levasse a ela.

Era uma resolução corajosa, que demonstra entusiasmo pela religião e, esperamos, cuidado e diligência em praticá-la. É melhor tratar a corrupção religiosa quando começa, antes que se fortaleça e alegue ter direito antigo.

  1. A prudência com que conduziram essa resolução zelosa não foi menos louvável. Deus lhes ordenara investigar e examinar os casos desse tipo (Deuteronômio 13:14), para que não prejudicassem os irmãos sob o pretexto de defender a religião.

Por isso, decidiram não enviar o exército nem iniciar a guerra antes de mandar embaixadores para investigar o mérito da questão. Eram pessoas importantes, uma de cada tribo, e Fineias iria à frente como porta-voz (v. 13, 14).

Assim, a mansidão da sabedoria temperou, guiou e governou seu zelo. O Deus que tudo sabe e odeia todo mal não castigaria os piores criminosos sem antes “descer e ver” (Gênesis 18:21).

Muitas contendas infelizes poderiam ser evitadas ou logo resolvidas por meio de uma investigação imparcial e benevolente do que causou a ofensa. Corrigir os enganos e mal-entendidos, e esclarecer palavras e ações mal interpretadas, seria a forma mais eficaz de acomodar conflitos privados e públicos e levá-los a um fim feliz.

  1. A maneira como os embaixadores conduziram o assunto correspondeu plenamente ao sentimento da assembleia, combinando muito zelo com prudência:

(1.) A acusação que fizeram contra os irmãos era muito grave. A única desculpa era o zelo pela honra de Deus; queriam justificar a indignação da assembleia em Siló e levar os supostos culpados a se defenderem.

Do contrário, poderiam ter suspendido o julgamento ou, pelo menos, suavizado a acusação.

Não deveriam ter dado por certo, como fizeram no v. 16, que construir aquele altar era uma transgressão contra o Deus de Israel, tão grave quanto soldados desertarem de seu comandante — vocês se desviam de seguir o Senhor — e súditos se rebelarem contra seu soberano: para que hoje vocês se rebelem contra o Senhor. Palavras duras!

Felizmente, não puderam provar a acusação. Que os inocentes não estranhem ser assim mal representados e acusados: acusaram-me de coisas que eu não conhecia.

(2.) O agravamento do crime atribuído aos irmãos foi um pouco forçado: “A iniquidade de Peor é pouca coisa para nós?” (v. 17). Provavelmente mencionam esse caso porque Fineias, principal comissário nessa negociação, se destacara naquela ocasião (Números 25:7) e, como podemos supor, eles não se encontravam exatamente no lugar do outro lado do Jordão onde aquele pecado fora cometido.

É bom recordar e aproveitar os exemplos da ira de Deus, revelada do céu contra a impiedade e a injustiça, que aconteceram em nosso tempo e que nós mesmos presenciamos.

Fineias lembra a iniquidade de Peor: [1.] Como um pecado muito grande e provocador diante de Deus. A construção desse altar parecia algo pequeno, mas podia levar a um pecado tão grave quanto o de Peor; por isso, era preciso sufocá-la logo no início.

A lembrança de pecados graves cometidos no passado deve nos levar a vigiar contra as menores ocasiões e os primeiros sinais do pecado, pois seu caminho é sempre descendente.

[2.] Como um pecado pelo qual toda a congregação já sofrera: “Houve uma praga entre o povo do Senhor, e em um só dia morreram nada menos que vinte e quatro mil pessoas. Isso não bastava para alertá-los de uma vez por todas contra a idolatria?”

“Querem trazer outra praga sobre vocês? Estão tão loucos por um altar idólatra que vão se colocar ao alcance da espada dos juízos de Deus? Nosso acampamento ainda sofre por causa daquele pecado e de seu castigo. Até hoje não nos purificamos dele; restam fagulhas.”

Primeiro, “ainda há entre nós o contágio daquele pecado: alguns continuam tão inclinados à idolatria que, se vocês erguerem outro altar, logo aproveitarão a ocasião, que vocês tenham essa intenção ou não, para adorar outro deus”.

Segundo, “ainda permanece a ira de Deus contra nós por causa daquele pecado. Temos razão para temer que, se o provocarmos com outro pecado, ele volte a nos fazer pagar pela iniquidade de Peor, assim como ameaçou fazer pelo pecado do bezerro de ouro (Êxodo 32:34). Ousam despertar o leão adormecido da vingança divina?”

É insensato e perigoso considerar pequenos os pecados antigos, como fazem aqueles que acrescentam pecado a pecado e assim acumulam ira para o dia da ira. Que o tempo passado seja suficiente (1 Pedro 4:3).

(3.) A razão que dão para se envolverem tão intensamente é muito sólida. A lei da autopreservação os obrigava a agir em sua própria defesa: “Se vocês se rebelarem hoje contra Deus, quem sabe se amanhã seus juízos não cairão sobre toda a congregação (v. 18), como no caso de Acã? (v. 20).”

“Ele pecou, e todos sofreram com isso; devemos aprender com o ocorrido, deduzir o que Deus pode fazer daquilo que fez e temer o que fará se não testemunharmos contra o pecado dessas tribos, tão numerosas, e não o castigarmos.”

Em nome da segurança de todos, os responsáveis pela paz pública devem usar seu poder para restringir e reprimir o vício e a profanação. Se isso for tolerado, o pecado pode tornar-se nacional e trazer os juízos de Deus sobre toda a comunidade.

Ou melhor, todos temos o dever de repreender o próximo quando ele erra, para que não respondamos pelo pecado dele (Levítico 19:17).

(4.) A proposta que fazem é muito justa e bondosa (v. 19). Se pensassem que a terra de sua herança era impura por não haver ali um altar e que, por isso, não conseguiriam viver sem um, em vez de erguer outro altar concorrente com o de Siló, seriam bem-vindos à terra onde estava o tabernáculo do Senhor.

Poderiam voltar e estabelecer-se ali, e os outros de boa vontade se apertariam para abrir espaço. Assim demonstraram um zelo sincero e verdadeiramente piedoso contra o cisma.

Mesmo que a justificativa dos irmãos para um altar separado — conforme eles a supunham — fosse fraca e se baseasse num grande engano, estavam dispostos a abrir mão de uma parte considerável da terra que o próprio Deus lhes dera por sorteio, para recebê-los entre eles. Esse era o espírito dos verdadeiros israelitas.

Versículos 21 a 28

Podemos supor que se convocou uma assembleia geral dos príncipes e líderes das tribos separadas para ouvir os embaixadores. Talvez o exército, ao voltar, ainda estivesse reunido e não tivesse se dispersado.

De qualquer forma, havia pessoas suficientes para representar as duas tribos e meia e expressar sua opinião. A resposta à dura repreensão das dez tribos é muito justa e sincera.

Eles não devolveram as acusações nem os censuraram pela injustiça e crueldade das ameaças. Não os repreenderam pelas críticas precipitadas e apressadas, mas deram uma resposta branda, que desvia a ira, evitando as palavras duras que provocam a cólera.

Não contestaram a autoridade dos outros, não alegaram que não precisavam prestar contas do que fizeram, nem mandaram que cuidassem da própria vida. Explicaram aberta e livremente que sua intenção fora sincera; assim, livraram-se da acusação e esclareceram a situação diante dos irmãos.

I. Protestam solenemente não ter a intenção de usar o altar para sacrifícios ou ofertas. Portanto, estavam longe de erguê-lo para competir com o altar de Siló ou de pensar em abandoná-lo.

De fato, tinham construído algo com a forma e o aspecto de um altar, mas não o haviam dedicado ao uso religioso nem realizado cerimônia alguma de consagração; por isso, não deviam ser acusados de pretender usá-lo dessa maneira.

Para dar credibilidade a essa declaração, apresentam: 1. Um solene apelo a Deus, com o qual começam sua defesa, pretendendo primeiro dar glória a Deus e depois satisfazer os irmãos (v. 22).

(1.) A forma do apelo expressa profundo temor e reverência a Deus: “O Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ele sabe”. Ou, numa tradução um pouco mais próxima do original: “O Deus dos deuses, Javé, o Deus dos deuses, Javé, ele sabe”.

Isso manifesta sua autoexistência e suficiência: ele é Javé e tem soberania e supremacia sobre todos os seres e poderes, até os chamados deuses ou adorados como deuses.

Essa breve declaração de fé ajudaria a afastar a suspeita dos irmãos de que pretendiam abandonar o Deus de Israel e adorar outros deuses. Como poderiam pensar assim aqueles que o reconheciam como Deus sobre todos?

Aprendamos sempre a falar de Deus com reverência e seriedade, e a mencionar seu nome com uma pausa solene. Quem apela ao céu com um leviano e descuidado “Deus sabe” deve temer estar tomando o nome dele em vão, pois esse apelo é muito diferente.

(2.) Eles demonstram grande confiança na própria integridade nesse assunto. Entregam a controvérsia ao Deus dos deuses, cujo julgamento, temos certeza, é segundo a verdade e deve ser temido pelos culpados e motivo de alegria para os íntegros.

“Se construímos este altar em rebelião ou transgressão, para nos opor ao altar do Senhor em Siló, formar um partido ou estabelecer novos deuses ou formas de culto”: [1.] “Ele sabe” (v. 22), pois conhece perfeitamente os pensamentos e as intenções do coração, sobretudo toda inclinação à idolatria (Salmos 44:20, 21); isso está especialmente diante dele.

“Cremos que ele sabe e não podemos esconder-lhe isso com nenhum artifício.” [2.] “Que ele nos peça contas disso”, pois sabemos que o fará: ele é Deus zeloso. Somente uma consciência limpa teria apelado assim à justiça divina para castigar a rebelião, se ela tivesse existido.

Observe: primeiro, em tudo o que fazemos na religião, é muito importante agir com integridade diante de Deus, lembrando-nos de que ele conhece o coração. Segundo, quando sofremos a censura das pessoas, é muito consolador poder apelar humildemente a Deus quanto à nossa sinceridade. Veja 1 Coríntios 4:3, 4.

  1. Apresentam aos irmãos uma defesa ponderada: “Israel, ele saberá”. Embora devamos assegurar-nos principalmente do testemunho registrado no céu e do testemunho de nossa consciência, também devemos satisfação aos irmãos que duvidam de nossa integridade; estejamos prontos a dá-la com mansidão e temor.

Se Deus conhece nossa sinceridade, devemos também mostrar seus frutos às pessoas, sobretudo àquelas que, apesar de nos entenderem mal, demonstram zelo pela glória de Deus, como fizeram aqui as dez tribos.

  1. Encerram a defesa com uma renúncia solene e séria à intenção de que eram suspeitos: “Deus nos livre de nos rebelarmos contra o Senhor. Reconhecemos que nos rebelaríamos se tivéssemos erguido esse altar para holocaustos; abominamos tal ideia.”

“Temos pelo altar do Senhor em Siló a mesma consideração e reverência que qualquer tribo de Israel, e estamos firmemente decididos a permanecer fiéis a ele e a frequentá-lo continuamente. Preocupamo-nos tanto quanto vocês com a pureza da adoração de Deus e a unidade de sua Igreja. Longe de nós, muito longe, pensar em deixar de seguir a Deus.”

II. Explicam plenamente sua intenção ao construir o altar. Temos todos os motivos para crer que essa explicação representa fielmente o que pretendiam, e não foi inventada depois para atenuar o ato.

Temos motivos para crer que também foram sinceros quando pediram que sua herança ficasse daquele lado do Jordão, embora naquela ocasião já tivessem a infelicidade de ser mal compreendidos até pelo próprio Moisés.

Em sua defesa, mostram que a construção do altar não era um passo para se separarem dos irmãos e do altar do Senhor em Siló; ao contrário, seria uma garantia e uma salvaguarda de sua comunhão com eles e com o altar de Deus, além de um sinal de sua decisão de servi-lo diante dele (v. 27) e continuar a servi-lo.

  1. Explicam o receio de que, com o passar do tempo, seus descendentes, estabelecidos tão longe do tabernáculo, fossem considerados estrangeiros na comunidade de Israel (v. 24). Temiam muito isso; a palavra indica a grande perplexidade e ansiedade que sentiam até encontrarem essa solução.

Enquanto voltavam para casa — e podemos supor que não haviam pensado nisso antes, senão teriam informado Josué de seu propósito —, alguns começaram a conversar sobre o assunto, e os demais entenderam a ideia.

Imaginaram um futuro muito triste: seus filhos poderiam ser tratados pelas outras tribos como se não tivessem parte no altar de Deus nem nos sacrifícios oferecidos ali.

Naquele momento, eram reconhecidos como irmãos e bem-vindos ao tabernáculo como qualquer outra tribo. Mas e se seus descendentes fossem rejeitados?

Por morarem longe e terem o Jordão entre eles, rio que nem sempre era fácil atravessar, não poderiam frequentar as três festas anuais em tão grande número nem com tanta regularidade quanto as outras tribos, para reivindicar continuamente os privilégios dos israelitas.

Seriam considerados membros sem importância da Igreja e, aos poucos, deixariam de ser considerados membros dela. “Assim, seus filhos, que por orgulho tenderão a monopolizar os privilégios do altar, farão nossos filhos, talvez menos atentos do que deveriam a esses privilégios, deixarem de temer o Senhor.”

Observe: (1.) Os que são privados das ordenanças públicas tendem a perder toda a religião e, aos poucos, deixam de temer o Senhor. Muitos preservam a forma e a profissão da piedade sem sua vida e força; ainda assim, a vida e a força não se mantêm por muito tempo sem a forma e a profissão.

Se você tira os meios da graça, tira também a graça. (2.) Os que descobriram o consolo e o benefício das ordenanças de Deus desejam preservar e transmitir esse legado a seus descendentes, tomando todas as precauções possíveis para que seus filhos não deixem de seguir o Senhor nem sejam considerados alheios a ele.

  1. O plano que elaboraram para impedir isso (vv. 26-28): “Para garantir que os que vierem depois de nós tenham parte no altar de Deus e para provar seu direito, dissemos: Construamos um altar para servir de testemunho entre nós e vocês”.

Assim, conservando uma cópia do altar, poderiam apresentá-la como prova do direito que tinham ao privilégio do original. Qualquer pessoa que visse aquele altar e notasse que nunca era usado para sacrifícios perguntaria o que significava.

A resposta seria que as tribos separadas o construíram como sinal de sua comunhão com os irmãos e de sua participação conjunta no altar do Senhor.

Cristo é o grande altar que santifica toda oferta. A melhor prova de que temos parte nele é o padrão de seu Espírito em nosso coração e nossa conformidade com ele.

Se pudermos mostrar isso, será nosso testemunho de que temos parte no Senhor e uma garantia de nossa perseverança em segui-lo.

Versículos 30 a 34

Temos aqui o bom desfecho dessa controvérsia. Se não houvesse disposição para a paz de ambos os lados, além do zelo por Deus, ela poderia ter tido consequências ruins. Por falta de sabedoria e amor, as disputas religiosas muitas vezes se tornam as mais violentas e difíceis de resolver.

Mas, quando a questão foi apresentada e discutida com justiça, os grupos em conflito tiveram a felicidade de se entender muito bem, e a divergência foi resolvida prontamente.

I. Os embaixadores ficaram muito satisfeitos quando as tribos separadas declararam que suas intenções ao construir o altar eram inocentes. 1. Não puseram em dúvida a sinceridade da declaração nem disseram: “Vocês afirmam que não pretendem usá-lo para sacrifícios e ofertas, mas quem pode acreditar? Que garantia nos dão de que nunca será usado assim?”

Não fizeram isso. O amor crê todas as coisas, espera todas as coisas; acredita e espera o melhor e tem grande relutância em chamar alguém de mentiroso.

  1. Não os repreenderam pela precipitação e imprudência do ato. Não disseram: “Mesmo com uma intenção tão boa, vocês poderiam ter respeitado Josué e Eleazar o bastante para consultá-los ou, ao menos, informá-los; assim teriam evitado o trabalho e as despesas desta embaixada”.

Pequenas faltas de consideração e de boas maneiras devem ser desculpadas e ignoradas naqueles que, temos motivos para pensar, são sinceros.

  1. Muito menos procuraram provas para sustentar a acusação que já haviam apresentado. Ficaram contentes por corrigir seu engano e não tiveram vergonha de reconhecê-lo.

Espíritos orgulhosos e irritadiços, depois de censurarem injustamente os irmãos, persistem na acusação, mesmo quando se apresenta toda a evidência de que estão errados; de modo algum se deixam persuadir a voltar atrás.

Os embaixadores não eram preconceituosos; a defesa dos irmãos lhes agradou (v. 30). Consideraram sua inocência um sinal da presença de Deus (v. 31), sobretudo quando viram que o que fizeram, longe de indicar que haviam esfriado em relação ao altar de Deus, era fruto de um amor zeloso por ele.

“Vocês livraram os filhos de Israel da mão do Senhor”; isto é: “Vocês não os entregaram à mão do Senhor, como temíamos, nem os expuseram aos juízos dele por causa da transgressão de que suspeitávamos”.

II. A congregação ficou plenamente satisfeita quando os embaixadores lhe relataram a defesa dos irmãos. Ao que parece, permaneceram reunidos, ao menos por seus representantes, até saberem o resultado (v. 32). Quando conheceram a verdade, ficaram satisfeitos (v. 33) e louvaram a Deus.

Devemos alegrar-nos muito e dar graças a Deus quando constatamos que nossos irmãos permanecem firmes na religião, zelam pelo poder da piedade e preservam a unidade do Espírito na fé e no amor, apesar de suspeitas de que estivessem rompendo a unidade da Igreja.

Demos glória a Deus por isso e tiremos daí nosso consolo. Satisfeitos, depuseram as armas imediatamente. Longe de pensar em levar adiante a guerra que haviam cogitado contra os irmãos, podemos supor que esperavam a próxima festa, quando os encontrariam em Siló.

III. As tribos separadas ficaram satisfeitas. Como queriam preservar entre si aquele modelo do altar de Deus, Josué e os príncipes permitiram que ficassem com ele, embora talvez nunca surgisse a ocasião que imaginavam.

Não deram ordem para demolir o altar, embora houvesse tanta razão para temer que, com o tempo, levasse à idolatria quanto para esperar que os preservasse dela. Assim, os fortes suportaram as fraquezas dos fracos.

Tomaram apenas o cuidado de registrar a explicação deles: o altar não serviria para outra coisa além de testemunhar a comunhão com o altar de Siló. Segundo o costume daqueles tempos, isso foi feito dando-lhe um nome que expressasse seu propósito (v. 34).

Chamaram-no Ed, “testemunho”, e nada mais: testemunho do vínculo que tinham com Deus e Israel e da concordância com as demais tribos numa só fé comum: Javé é Deus, e nenhum outro.

Era um testemunho para os descendentes de que cuidaram de transmitir a religião pura e íntegra; também seria testemunho contra eles se algum dia abandonassem a Deus e deixassem de segui-lo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra