Matthew Henry

João 2

Argumento

No fim do capítulo anterior, tivemos o relato dos primeiros discípulos que Jesus chamou: André e Pedro, Filipe e Natanael. Estes eram as primícias para Deus e para o Cordeiro, Apocalipse 14:4.

Agora, neste capítulo, temos: I. O relato do primeiro milagre que Jesus realizou, ao transformar água em vinho em Caná da Galileia (vv. 1-11), e de seu aparecimento em Cafarnaum, v. 12.

II. O relato da primeira Páscoa que celebrou em Jerusalém depois de iniciar seu ministério público. A expulsão dos compradores e vendedores do templo por ele (vv. 13-17) e o sinal que deu aos que tiveram uma desavença com ele por isso (vv. 18-22).

Com o relato de alguns quase crentes que, em consequência disso, o seguiram por algum tempo (vv. 23-25), mas ele os conhecia bem demais para depositar neles qualquer confiança.

Versículos 1 a 10

A Água Transformada em Vinho.

Temos aqui o relato da transformação milagrosa que Cristo fez da água em vinho, num casamento em Caná da Galileia. Alguns poucos estavam tão bem dispostos que criam em Cristo e o seguiam quando ele não realizava milagre algum; contudo, não era provável que muitos fossem conquistados até que ele tivesse algo com que responder aos que perguntavam: “Que sinal mostras?”

Ele poderia ter realizado milagres antes, poderia tê-los feito as ações comuns de sua vida e os entretenimentos comuns de seus amigos. Mas, como os milagres foram destinados a ser selos sagrados e solenes de sua doutrina, não começou a realizá-los antes de começar a pregar sua doutrina. Agora observe:

I. A ocasião deste milagre. Maimônides observa que foi para honra de Moisés que todos os sinais feitos por ele no deserto ocorreram por necessidade: precisávamos de alimento, ele nos trouxe maná; e assim fez Cristo. Observe:

  1. O tempo: o terceiro dia depois de ter chegado à Galileia. O evangelista mantém um diário dos acontecimentos, pois nenhum dia passava sem algo extraordinário ser feito ou dito. Nosso Mestre aproveitou seu tempo melhor que seus servos e nunca se deitou à noite reclamando, como o imperador romano, que havia perdido um dia.

  2. O lugar: foi em Caná da Galileia, na tribo de Aser (Josué 19:28), da qual se dissera antes: “Ele fornecerá iguarias reais” (Gênesis 49:20).

Cristo começou a fazer milagres num recanto obscuro do país, distante de Jerusalém, o cenário público da ação, para mostrar que não buscava honra dos homens (João 5:41), mas conferiria honra aos humildes. Sua doutrina e seus milagres não seriam tão combatidos pelos galileus simples e honestos quanto pelos rabinos, políticos e grandes de Jerusalém, orgulhosos e preconceituosos.

  1. A ocasião em si foi um casamento; provavelmente uma ou ambas as partes eram parentes de nosso Senhor Jesus. Diz-se que a mãe de Jesus estava ali, e não que foi chamada, como Jesus e seus discípulos foram, o que indica que estava ali como alguém da casa.

Observe a honra que Cristo assim conferiu à instituição do casamento: adornou sua solenidade não apenas com sua presença, mas com seu primeiro milagre. Isso porque foi instituído e abençoado na inocência, porque por meio dele Cristo buscaria continuamente uma descendência piedosa e porque ele se assemelha à união mística entre Cristo e sua igreja.

Também honrou o casamento porque previu que, no reino papal, enquanto a cerimônia matrimonial seria indevidamente dignificada e elevada a sacramento, o estado conjugal seria indevidamente desprezado como incompatível com qualquer função sagrada.

Havia um casamento, gamos, uma festa de casamento para honrar a solenidade. Os casamentos eram geralmente celebrados com festas (Gênesis 29:22; Juízes 14:10), como sinal de alegria e respeito amigável e para confirmar o amor.

  1. Cristo, sua mãe e seus discípulos eram convidados principais naquela festa. A mãe de Jesus, seu título mais honroso, estava ali; como não se faz menção de José, concluímos que ele havia morrido antes disso.

Jesus foi chamado, veio, aceitou o convite e festejou com eles, para ensinar-nos a ser respeitosos com nossos parentes e sociáveis com eles, ainda que sejam humildes. Cristo viria de modo diferente de João Batista, que veio “nem comendo nem bebendo” (Mateus 11:18, 19). É sabedoria dos prudentes estudar como aproveitar a comunhão em vez de evitá-la.

(1.) Havia um casamento, e Jesus foi chamado. Repare: [1.] É muito desejável, quando há um casamento, ter Jesus Cristo presente nele; ter sua presença espiritual e graciosa; ter o casamento reconhecido e abençoado por ele. O casamento é então honroso de fato; e os que se casam “no Senhor” (1 Coríntios 7:39) não se casam sem ele.

[2.] Os que desejam ter Cristo consigo no casamento devem convidá-lo por oração; essa é a mensageira que deve ser enviada ao céu em busca dele, e ele virá: “Chamarás, e eu responderei”. E ele transformará a água em vinho.

(2.) Os discípulos também foram convidados, aqueles cinco que ele havia chamado (João 1), pois até então não tinha mais. Eram sua família e foram convidados com ele. Haviam se colocado sob seu zelo e logo descobriram que, embora ele não tivesse riquezas, ainda assim tinha bons amigos.

Repare: [1.] Os que seguem Cristo festejarão com ele e receberão o mesmo tratamento que ele, assim ele lhes assegurou: “Onde eu estou, ali estará também o meu servo” (João 12:26). [2.] O amor a Cristo se manifesta no amor aos que são dele, por causa dele; nossa bondade não se estende a ele, mas aos santos.

Calvino observa como foi generoso o anfitrião, embora pareça ter tido apenas poucos recursos, ao convidar mais quatro ou cinco desconhecidos do que havia pensado, porque eram seguidores de Cristo. Isso mostra, diz ele, que há mais liberdade, liberalidade e verdadeira amizade na conduta de algumas pessoas mais humildes do que entre muitas de posição elevada.

II. O milagre em si. Nele, observe:

  1. Faltou-lhes vinho (v. 3). (1.) Houve falta numa festa: embora muito tivesse sido providenciado, contudo, tudo foi gasto. Enquanto estamos neste mundo, às vezes nos encontramos em apertos, mesmo quando pensamos estar na plenitude de nossa suficiência. Se gastamos sempre, talvez tudo esteja gasto antes que percebamos.

(2.) Houve falta numa festa de casamento. Repare: os que, depois de casados, passam a cuidar das coisas do mundo devem esperar tribulação na carne e contar com decepção.

(3.) Parece que Cristo e seus discípulos ocasionaram essa falta, pois havia mais companhia do que se esperava quando a provisão foi feita. Mas os que se apertam por causa de Cristo não perderão por causa dele.

  1. A mãe de Jesus pediu que ele ajudasse seus amigos naquele aperto. Somos informados (vv. 3-5) do que se passou entre Cristo e sua mãe nessa ocasião:

(1.) Ela lhe comunica a dificuldade em que estavam (v. 3): ela lhe diz: “Eles não têm vinho”. Alguns pensam que ela não esperava dele qualquer suprimento milagroso, pois ele ainda não havia realizado milagre, mas queria que ele desse à companhia alguma desculpa decorosa e tirasse o melhor proveito disso para salvar a reputação do noivo e evitar que passasse vergonha.

Ou, como sugere Calvino, queria que ele compensasse a falta de vinho com algum discurso santo e proveitoso. Mas, muito provavelmente, ela esperava um milagre, pois sabia que ele agora aparecia como o grande profeta semelhante a Moisés, que tantas vezes suprira oportunamente as carências de Israel.

Embora este fosse seu primeiro milagre público, talvez ele tivesse algumas vezes socorrido a ela e ao marido dela na condição humilde deles. O noivo poderia ter mandado buscar mais vinho, mas ela era a favor de ir à fonte.

Repare: [1.] Devemos preocupar-nos com as carências e os apertos de nossos amigos, e não buscar apenas nossas próprias coisas. [2.] Em nossos próprios apertos e nos de nossos amigos, é nossa sabedoria e dever recorrermos a Cristo por oração.

[3.] Ao nos dirigirmos a Cristo, não devemos prescrever-lhe o que fazer, mas expor humildemente nosso caso diante dele e então confiar-nos a ele para que faça como lhe agrada.

(2.) Ele lhe deu uma reprimenda por isso, pois viu nisso mais erro do que nós vemos; caso contrário, não teria tratado isso assim. Aqui está:

[1.] A própria repreensão: “Mulher, que tenho eu contigo?” A todos quantos Cristo ama, ele repreende e castiga. Ele a chama mulher, não mãe. Quando começamos a ser presunçosos, devemos ser lembrados do que somos: homens e mulheres, frágeis, insensatos e corrompidos.

A pergunta, ti emoi kai soi, poderia ser lida: “O que isso é para mim e para ti? Que nos importa se eles passam falta?” Mas é sempre como a traduzimos: “Que tenho eu contigo?”, como em Juízes 11:12; 2 Samuel 16:10; Esdras 4:3; Mateus 8:29.

Por isso, expressa desagrado, mas de modo algum é incompatível com a reverência e submissão que ele prestava à mãe, conforme o quinto mandamento (Lucas 2:51). Pois houve um tempo em que foi louvor de Levi dizer a seu pai: “Não o conheci” (Deuteronômio 33:9).

Agora, isso se destinava a ser, primeiro, um freio à sua mãe por intervir num assunto que era obra de sua Divindade, que não dependia dela e da qual ela não era mãe. Embora, como homem, ele fosse Filho de Davi e dela, contudo, como Deus, era Senhor de Davi e dela, e queria que ela soubesse disso.

As maiores elevações não devem fazer-nos esquecer de nós mesmos e de nosso lugar, nem a familiaridade a que a aliança da graça nos admite deve produzir desprezo, irreverência ou qualquer tipo ou grau de presunção.

Segundo, era uma instrução a outros de seus parentes, muitos dos quais estavam presentes aqui, de que nunca deveriam esperar que ele tivesse qualquer consideração pelo seu parentesco segundo a carne ao realizar milagres, ou que nisso os agradasse, pois nessa questão não eram para ele mais do que outras pessoas. Nas coisas de Deus não devemos fazer acepção de pessoas.

Terceiro, é testemunho permanente contra a idolatria na qual Cristo previu que sua igreja cairia em épocas posteriores, concedendo honras indevidas à virgem Maria.

É um crime do qual os católicos romanos, como se chamam, são notoriamente culpados quando a chamam rainha do céu, salvação do mundo, sua mediadora, sua vida e esperança. Não apenas dependem de seu mérito e intercessão, mas lhe suplicam que ordene a seu Filho que lhes faça bem.

Monstra te esse matrem, “Mostra que és sua mãe”. Jussu matris impera salvatori, “Impõe ao Salvador teus mandamentos maternos”.

Não diz ele expressamente aqui, quando um milagre estava para ser realizado, mesmo nos dias de sua humilhação, e sua mãe apenas insinuou tacitamente uma intercessão: “Mulher, que tenho eu contigo?”

Isso foi claramente destinado ou a impedir ou a agravar uma idolatria tão grosseira, uma blasfêmia tão horrível. O Filho de Deus é designado nosso Advogado junto ao Pai; mas a mãe de nosso Senhor jamais foi destinada a ser nossa advogada junto ao Filho.

[2.] O motivo desta repreensão: “A minha hora ainda não chegou”. Para tudo o que Cristo fazia e para tudo o que lhe era feito ele tinha sua hora, o tempo fixado e o mais adequado, que era observado pontualmente.

Primeiro: “Minha hora de realizar milagres ainda não chegou”. Contudo, depois ele realizou este antes da hora, porque previu que confirmaria a fé de seus discípulos iniciantes (v. 11), finalidade de todos os seus milagres. Assim, este foi um penhor dos muitos milagres que faria quando chegasse sua hora.

Segundo: “Minha hora de realizar milagres abertamente ainda não chegou; portanto, não fale disso tão publicamente”. Terceiro: “Ainda não chegou a hora de eu ser isento de tua autoridade, agora que comecei a agir como profeta?” Assim Gregório de Nissa.

Quarto: “Minha hora de realizar este milagre ainda não chegou”. Sua mãe pediu-lhe que os ajudasse quando o vinho começou a escassear, como pode ser lido no v. 3; mas sua hora não chegou até que fosse inteiramente gasto e houvesse uma falta total.

Isso era não apenas para evitar qualquer suspeita de misturar com a água um pouco do vinho que restava, mas para ensinar-nos que a situação extrema do homem é a oportunidade de Deus aparecer para ajudar e aliviar seu povo. A hora dele chega quando somos reduzidos ao aperto extremo e não sabemos o que fazer.

Isso animou os que esperavam por ele a crer que, embora sua hora ainda não tivesse chegado, ainda assim ela chegaria. Repare: as demoras da misericórdia não devem ser interpretadas como recusas à oração. No fim, falará.

(3.) Apesar disso, ela se animou com expectativas de que ele ajudaria seus amigos neste aperto, pois ordenou aos servos que observassem suas ordens (v. 5).

[1.] Ela recebeu a censura com muita submissão e não respondeu a ela. O melhor é não merecer censura de Cristo, mas o segundo melhor é ser manso e quieto sob ela e considerá-la uma bondade (Salmos 141:5).

[2.] Conservou sua esperança na misericórdia de Cristo, de que ele ainda concedesse seu desejo. Quando vamos a Deus em Cristo por qualquer misericórdia, duas coisas nos desanimam: primeiro, a percepção de nossas próprias insensatezes e debilidades. “Certamente orações tão imperfeitas como as nossas não podem prosperar”.

Segundo, a percepção das expressões de desagrado e das repreensões de nosso Senhor. As aflições são prolongadas, as libertações são adiadas e Deus parece irado com nossas orações.

Esse era o caso da mãe de nosso Senhor aqui; contudo, ela se anima na esperança de que ele finalmente lhe dará uma resposta de paz. Isso é para ensinar-nos a lutar com Deus pela fé e pelo fervor na oração, mesmo quando ele parece, em sua providência, caminhar contra nós. Devemos, contra a esperança, crer na esperança (Romanos 4:18).

[3.] Ela orientou os servos a manter os olhos voltados para ele sem mediação e a não dirigir seus pedidos a ela, como provavelmente haviam feito. Abandona todas as alegações de influência sobre ele ou de intercessão junto a ele. Que suas almas esperem somente nele (Salmos 62:5).

[4.] Orientou-os a observar pontualmente suas ordens, sem disputar nem fazer perguntas. Consciente de sua falha ao prescrever-lhe o que fazer, previne os servos para que tomem cuidado com a mesma falha e aguardem tanto o tempo dele quanto o modo dele de suprir:

“Tudo quanto ele vos disser, fazei, ainda que o possais considerar extremamente inadequado. Se ele disser: Dai água aos convidados quando pedirem vinho, fazei-o. Se ele disser: Derramai do fundo dos vasos que estão esgotados, fazei-o. Ele pode multiplicar algumas gotas de vinho em tantos goles.”

Repare: os que esperam os favores de Cristo devem observar suas ordens com obediência incondicional. O caminho do dever é o caminho da misericórdia; e não se deve objetar contra os métodos de Cristo.

(4.) Por fim, Cristo os supriu milagrosamente, pois muitas vezes é melhor que sua palavra, mas nunca pior.

[1.] O milagre em si foi transformar água em vinho: a substância da água adquiriu nova forma e todos os acidentes e qualidades do vinho. Tal transformação é um milagre; já a transubstanciação papista, com a substância mudada e os acidentes permanecendo iguais, é um monstro.

Com isso Cristo mostrou ser o Deus da natureza, que faz a terra produzir vinho (Salmos 104:14, 15). A extração anual do sangue da uva da umidade da terra não é menos uma obra de poder, embora, por seguir a lei comum da natureza, não seja uma obra de prodígio como esta.

O começo dos milagres de Moisés foi transformar água em sangue (Êxodo 4:9; 7:20); o começo dos milagres de Cristo foi transformar água em vinho. Isso dá a entender a diferença entre a lei de Moisés e o evangelho de Cristo.

A maldição da lei transforma água em sangue, os confortos comuns em amargura e terror; a bênção do evangelho transforma água em vinho. Cristo mostrou assim que sua missão no mundo era elevar e aproveitar os confortos da criação para todos os crentes e torná-los confortos de fato.

Diz-se que Siló lava suas vestes em vinho (Gênesis 49:11), a água de lavar sendo transformada em vinho. E o chamado do evangelho é: “Vinde às águas e comprai vinho” (Isaías 55:1).

[2.] As circunstâncias do milagre o engrandeceram e o livraram de qualquer suspeita de embuste ou conluio, pois:

Em primeiro lugar, foi feito em talhas de água (v. 6): “Havia ali seis talhas de pedra para água”. Observe: 1. Para que se destinavam essas talhas: às purificações legais das contaminações cerimoniais prescritas pela lei de Deus, além de muitas outras impostas pela tradição dos anciãos.

Os judeus “não comem sem se lavar muitas vezes” (Marcos 7:3), e usavam muita água nessas lavagens; por isso havia ali seis talhas grandes. Corria entre eles o ditado: Qui multâ utitur aquâ in lavando, multas consequetur in hoc mundo divitias — aquele que usa muita água ao lavar-se obterá muitas riquezas neste mundo.

  1. Para que Cristo as usou, algo bem diferente do propósito original: para receber o vinho miraculoso. Assim Cristo veio introduzir a graça do evangelho, que é como o vinho, que “alegra a Deus e ao homem” (Juízes 9:13), em lugar das sombras da lei, que eram como a água, elementos fracos e pobres.

Eram talhas de água que nunca haviam servido para guardar vinho; além disso, eram de pedra, material que não costuma reter o cheiro de bebidas anteriores, caso algum dia tivessem contido vinho. Cada uma comportava duas ou três metretas; duas ou três medidas, batos ou efas. A quantidade é incerta, mas muito considerável.

Podemos estar certos de que não se pretendia beber tudo naquela festa. Mas se pretendia uma bondade ulterior para com os recém-casados, assim como o azeite multiplicado foi para a viúva pobre: com ele podia pagar sua dívida e viver do que sobrasse, 2 Reis 4:7.

Cristo dá conforme quem ele é: dá abundantemente, segundo as suas riquezas em glória. O escritor diz que as talhas comportavam duas ou três metretas, pois o Espírito Santo poderia ter indicado a quantidade exata. Assim (como em João 6:19), ensina-nos a falar com cautela, e não com certeza, daquilo de que não temos boa comprovação.

Em segundo lugar, as talhas foram enchidas até a borda pelos servos à palavra de Cristo, v. 7. Assim como Moisés, servo do Senhor, quando Deus o mandou, foi à rocha tirar água, assim esses servos, quando Cristo os mandou, foram à água buscar vinho.

Repare: visto que nenhuma dificuldade pode opor-se ao braço do poder de Deus, nenhuma improbabilidade deve ser alegada contra a palavra de sua ordem.

Em terceiro lugar, o milagre se realizou de repente, de uma maneira que o engrandeceu muito.

a. Assim que encheram as talhas, ele disse imediatamente: “Tirai agora” (v. 8), e aconteceu. (a.) Sem nenhuma cerimônia diante dos espectadores. Alguém poderia ter pensado, como Naamã, que ele sairia, ficaria de pé e invocaria o nome de Deus, 2 Reis 5:11.

Não: permanece sentado em seu lugar, não diz uma palavra, apenas quer que aconteça, e assim o realiza. Repare: Cristo faz coisas grandes e maravilhosas sem alarde; opera mudanças visíveis de modo oculto. Às vezes, ao realizar milagres, usava palavras e sinais, mas era por causa dos que estavam presentes, João 11:42.

(b.) Sem nenhuma hesitação ou incerteza em seu íntimo. Ele não disse: “Tirai agora e deixai-me provar”, questionando se a coisa acontecera conforme sua vontade ou não. Mas, com a maior segurança imaginável, embora fosse seu primeiro milagre, recomenda o vinho primeiro ao mestre-sala.

Assim como sabia o que faria, assim sabia o que podia fazer e não procedeu por tentativa em sua obra. Tudo, porém, era bom, muito bom, até mesmo no princípio.

b. Nosso Senhor Jesus orientou os servos: (a.) A tirar o vinho das talhas, não a deixá-lo no recipiente para ser admirado, mas a tirá-lo para ser bebido. Repare:

[a.] Todas as obras de Cristo têm utilidade. Ele não dá a ninguém um talento para ser enterrado, mas para ser negociado. Transformou sua água em vinho, dando a você conhecimento e graça? É para trazer proveito; por isso, tire-os agora.

[b.] Os que desejam conhecer Cristo devem experimentá-lo, aplicar-se a ele usando os meios ordinários e, então, podem esperar uma influência extraordinária. Aquilo que está reservado para todos os que temem a Deus é realizado em favor dos que nele confiam (Salmos 31:19), que, pelo exercício da fé, retiram o que está reservado.

(b.) A apresentá-lo ao mestre-sala. Alguns pensam que esse responsável pela festa era apenas o convidado principal, sentado no lugar de honra à mesa. Mas, se fosse assim, sem dúvida nosso Senhor Jesus deveria ocupar esse lugar, pois era, sob todos os aspectos, o convidado mais importante.

Parece, porém, que outro ocupava o lugar de maior destaque, provavelmente alguém que o amava (Mateus 23:6) e o escolheu, Lucas 14:7. E Cristo, segundo sua própria regra, sentou-se no lugar mais humilde.

Mas, embora não tivesse sido tratado como o Mestre da festa, ainda assim mostrou-se bondosamente amigo dela e, se não foi seu fundador, ainda assim foi seu melhor benfeitor.

Outros pensam que esse responsável era o fiscal e supervisor da festa, o mesmo que o symposiarcha de Plutarco. Sua função era garantir que cada um tivesse o bastante, que ninguém excedesse e que não houvesse indecências nem desordens.

Repare: as festas precisam de responsáveis, pois muitos, quando participam delas, não governam a si mesmos.

Alguns pensam que esse responsável era o capelão, algum sacerdote ou levita que pedia a bênção e dava graças. Cristo quis que lhe levassem a taça para que pudesse abençoá-la e bendizer a Deus por ela. Pois os sinais extraordinários da presença e do poder de Cristo não deviam substituir nem afastar as regras e práticas ordinárias da piedade e da devoção.

Em quarto lugar, o vinho provido milagrosamente era do melhor e mais rico tipo. O mestre-sala reconheceu isso, e que era assim de fato, não mera impressão sua, é certo porque ele não sabia de onde o vinho vinha, v. 9, 10.

  1. Era certo que aquilo era vinho. O mestre-sala soube ao bebê-lo, embora ignorasse sua origem; os servos sabiam de onde vinha, mas ainda não o haviam provado. Se o provador tivesse visto o vinho ser retirado, ou se os que o retiraram o tivessem provado, seria possível atribuir algo à imaginação. Agora, porém, não restava espaço para suspeita.

  2. Era o melhor vinho. Repare: as obras de Cristo recomendam-se até aos que não conhecem seu autor. O que resultava dos milagres era sempre o melhor de sua espécie. Esse vinho tinha corpo mais robusto e sabor melhor que o comum.

O mestre-sala fez notar isso ao noivo, num tom bem-humorado, por ser algo incomum.

(1.) O costume geral era o contrário. O bom vinho é servido com maior proveito no início da festa, quando os convidados estão com a mente clara e o apetite fresco, podem apreciá-lo e irão elogiá-lo. Mas, quando já beberam bastante, a mente está confusa e o apetite saciado; oferecer-lhes bom vinho então é desperdiçá-lo, pois um vinho inferior basta.

Veja a vaidade de todos os prazeres dos sentidos: logo causam fastio, mas nunca satisfazem; quanto mais tempo se desfruta deles, menos agradáveis se tornam.

(2.) Este noivo favoreceu seus amigos reservando o melhor vinho para a taça de ação de graças: “Guardaste o bom vinho até agora”. Sem saber a quem deviam o bom vinho, o mestre-sala dirigiu ao noivo o agradecimento dos presentes à mesa.

“Ela não soube que eu lhe dei o cereal e o vinho”, Oseias 2:8. Agora:

[1.] Ao prover tão abundantemente para os convidados, embora Cristo consinta no uso alegre e sóbrio do vinho, especialmente em ocasiões de celebração (Neemias 8:10), ainda assim ele não invalida sua própria advertência nem a contraria minimamente: que nossos corações não sejam, em momento algum, nem mesmo numa festa de casamento, “sobrecarregados de glutonaria e embriaguez”, Lucas 21:34.

Ao prover tanto vinho bom para os que já haviam bebido bastante, Cristo quis pôr à prova a sobriedade deles e ensiná-los a viver na abundância, assim como na escassez.

A temperança imposta à força é uma virtude que não merece louvor. Mas, se a providência divina nos dá abundância dos prazeres dos sentidos e a graça divina nos capacita a usá-los com moderação, essa é uma abnegação digna de louvor. Cristo também pretendia que sobrasse algum vinho para confirmar a veracidade do milagre à fé de outros.

Temos motivo para pensar que os convidados daquela mesa haviam sido tão bem instruídos, ou pelo menos estavam então tão reverentes diante da presença de Cristo, que nenhum deles abusou daquele vinho até o excesso.

Duas considerações extraídas desta história podem bastar, em qualquer ocasião, para nos fortalecer contra as tentações à intemperança:

Em primeiro lugar, nossa comida e bebida são dádivas da generosidade de Deus para conosco. Devemos à mediação de Cristo tanto a liberdade de usá-las quanto o consolo ao fazê-lo; por isso, abusar delas é ingratidão e impiedade.

Em segundo lugar, onde quer que estejamos, Cristo mantém seus olhos sobre nós. Devemos comer pão diante de Deus (Êxodo 18:12); assim não nos alimentaremos sem temor.

[2.] Ele nos deu um exemplo do modo como trata os que tratam com ele: reserva o melhor para o fim; por isso, eles precisam confiar nele. A recompensa por seus serviços e sofrimentos está reservada para o outro mundo: é uma glória ainda por ser revelada.

Os prazeres do pecado mostram sua cor no cálice, mas no fim mordem; os prazeres da religião, porém, serão prazeres para todo o sempre.

III. Na conclusão desta história (v. 11), somos informados:

  1. Que esse foi o início dos milagres que Jesus realizou. Muitos milagres tinham ocorrido a seu respeito no nascimento e no batismo, e ele próprio era o maior milagre de todos; mas esse foi o primeiro realizado por ele.

Ele poderia ter realizado milagres quando discutiu com os doutores, mas sua hora ainda não chegara. Tinha poder, mas havia um tempo em que esse poder permanecia oculto.

  1. Que nisso manifestou sua glória. Assim provou ser o Filho de Deus, e que sua glória era a do unigênito do Pai. Revelou também a natureza e a finalidade de seu ofício.

O poder de um Deus e a graça de um Salvador, presentes em todos os seus milagres e particularmente neste, manifestaram a glória do Messias havia tanto esperado.

  1. Que seus discípulos creram nele. Aqueles que ele chamara (João 1), que ainda não haviam visto milagre algum e, contudo, o seguiram, agora viram este, participaram dele e tiveram a fé fortalecida por ele. Repare:

(1.) Até mesmo a fé verdadeira é fraca no começo. Os homens mais fortes já foram criancinhas; o mesmo vale para os cristãos mais fortes.

(2.) A manifestação da glória de Cristo é a grande confirmação da fé dos cristãos.

Versículos 12 a 22

O Comércio no Templo Punido; a Morte e a Ressurreição de Cristo Preditas.

Temos aqui:

I. A breve visita de Cristo a Cafarnaum (v. 12). Era uma cidade grande e populosa, a cerca de um dia de viagem de Caná. É chamada sua própria cidade (Mateus 9:1), porque ele a fez sua base na Galileia e ali tinha o pouco descanso que possuía.

Era lugar de grande movimento e, por isso, Cristo o escolheu, para que a fama de sua doutrina e milagres se espalhasse dali mais longe. Observe:

  1. A companhia que o acompanhou até lá: sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Onde quer que Cristo fosse, (1.) não queria ir sozinho, mas queria levar aqueles que se haviam colocado sob sua direção, para instruí-los e para que testemunhassem seus milagres.

(2.) Ele não podia ir sozinho, mas eles o seguiriam, porque gostavam ou da doçura de sua doutrina ou da de seu vinho (João 6:26). Sua mãe, embora ele recentemente lhe tivesse dado a entender que, nas obras de seu ministério, não lhe daria mais consideração que a qualquer outra pessoa, ainda assim o seguiu, não para interceder, mas para aprender dele.

Também foram seus irmãos e parentes, que estavam no casamento e haviam sido tocados pelo milagre, e seus discípulos, que o acompanhavam onde quer que fosse. Parece que as pessoas ficaram mais impressionadas com os milagres de Cristo no começo do que depois, quando o costume os fez parecer menos estranhos.

  1. Sua permanência ali, que dessa vez não durou muitos dias, pois agora pretendia apenas iniciar o contato que depois aproveitaria ali. Cristo continuava mudando de lugar e não confinaria sua utilidade a um só local, pois muitos precisavam dele.

E ele queria ensinar seus seguidores a considerarem-se apenas peregrinos neste mundo, e seus ministros a seguirem suas oportunidades e irem onde seu trabalho os conduzisse. Não o encontramos agora nas sinagogas, mas instruindo privadamente seus amigos, iniciando assim sua obra gradualmente.

É bom que os jovens ministros se acostumem a conversas piedosas e edificantes em particular, para poderem se aproximar de seu trabalho público com melhor preparo e maior reverência.

Ele não permaneceu muito em Cafarnaum porque a Páscoa estava próxima e precisava celebrá-la em Jerusalém, pois tudo é belo em seu tempo. O bem menor deve ceder ao maior, e todas as moradas de Jacó devem dar lugar às portas de Sião.

II. A Páscoa que celebrou em Jerusalém. Foi a primeira depois de seu batismo, e o evangelista registra todas as Páscoas que celebrou depois, quatro ao todo; a quarta foi aquela em que sofreu, três anos depois, e agora havia passado meio ano desde seu batismo.

Cristo, submetido à lei, observou a Páscoa em Jerusalém; veja Êxodo 23:17. Assim nos ensinou por seu exemplo a observar estritamente as instituições divinas e a frequentar diligentemente as assembleias religiosas.

Subiu a Jerusalém quando a Páscoa se aproximava, para estar ali entre os primeiros. É chamada Páscoa dos judeus porque lhes era peculiar; Cristo é a nossa Páscoa. Em breve Deus já não a reconhecerá como sua.

Cristo guardava a Páscoa em Jerusalém todos os anos desde os doze anos, em obediência à lei. Mas agora, tendo iniciado seu ministério público, podemos esperar dele algo mais que antes. Duas coisas nos são contadas sobre o que fez ali:

  1. Expurgou o templo (vv. 14-17). Observe aqui:

(1.) O primeiro lugar em que o encontramos em Jerusalém é o templo, e parece que não fez aparição pública antes de chegar ali. Sua presença e pregação eram a glória da última casa, que excederia a glória da primeira (Ageu 2:9).

Foi predito (Malaquias 3:1): “Enviarei o meu mensageiro”, João Batista. João nunca pregou no templo, mas “o Senhor, a quem buscais, virá subitamente ao seu templo”, logo depois da aparição de João Batista. Esse era, portanto, o tempo e o templo o lugar onde se devia esperar o Messias.

(2.) A primeira obra que o encontramos fazendo no templo foi expurgá-lo, pois assim fora predito ali: “Ele se assentará como refinador e purificará os filhos de Levi” (Malaquias 3:2, 3). Chegara o tempo da reforma.

Cristo veio para ser o grande reformador. Segundo o método dos reis reformadores de Judá, primeiro expurgou o que estava errado, o que também era obra da Páscoa nos dias de Ezequias (2 Crônicas 30:14, 15) e Josias (2 Reis 23:4, etc.), e depois ensinou o povo a fazer o bem.

Primeiro se deve lançar fora o velho fermento e depois celebrar a festa. O desígnio de Cristo ao vir ao mundo era reformá-lo; ele espera que todos os que vêm a ele reformem o coração e a vida (Gênesis 35:2). E ele nos ensinou isso ao expurgar o templo. Veja aqui:

[1.] Quais corrupções deveriam ser expurgadas. Cristo encontrou um mercado num dos pátios do templo, chamado pátio dos gentios, dentro do monte daquele templo.

Ali, primeiro, vendiam bois, ovelhas e pombas para sacrifício. Suponhamos que não para uso comum, mas para conveniência dos que vinham do interior e não podiam trazer consigo seus sacrifícios em espécie; veja Deuteronômio 14:24-26.

Talvez esse mercado antes funcionasse junto ao tanque de Betesda (João 5:2), mas fora admitido no templo pelos principais sacerdotes por lucro torpe. Sem dúvida, os aluguéis dos espaços e as taxas para examinar os animais vendidos e certificar que eram sem defeito lhes proporcionavam receita considerável.

Grandes corrupções na igreja devem sua origem ao amor ao dinheiro (1 Timóteo 6:5, 10). Segundo, eles trocavam dinheiro para facilitar o pagamento anual de meio siclo em moeda corrente, como imposto por pessoa para o serviço do tabernáculo (Êxodo 30:12); sem dúvida também lucravam com isso.

[2.] O método que nosso Senhor empregou para expurgar essas corrupções. Ele já havia visto essas coisas no templo quando vivia em condição privada, mas só agora começou a expulsá-las, ao assumir o caráter público de profeta.

Não reclamou aos principais sacerdotes, pois sabia que apoiavam aquelas corrupções. Ele próprio:

Primeiro, expulsou do templo as ovelhas, os bois e os vendedores. Nunca usou força para introduzir alguém no templo, mas apenas para expulsar os que o profanavam.

Não tomou os animais para si, nem os apreendeu em penhora ou os recolheu a um curral, embora fossem damage faissant — invasores que de fato causavam dano no terreno de seu Pai. Apenas os expulsou, junto com seus donos.

Fez um açoite de pequenas cordas, provavelmente aquelas com que haviam conduzido os animais e lançado ao chão; Cristo as recolheu dali. Os pecadores preparam os açoites com que eles mesmos serão expulsos do templo do Senhor.

Ele não fez o açoite para castigar os infratores, pois seus castigos são de outra natureza, mas apenas para expulsar o gado. Seu objetivo não ia além da reforma. Veja Romanos 13:3, 4; 2 Coríntios 10:8.

Segundo, derramou o dinheiro dos cambistas, to kerma, o dinheiro miúdo, o Nummorum Famulus. Ao derramá-lo, mostrou desprezo por ele, lançando-o ao chão, à terra, tal como era.

Ao derrubar as mesas, mostrou seu desagrado contra os que transformam a religião em ganho mundano. Cambistas no templo são sua vergonha. Repare: na reforma é bom fazer um trabalho completo: expulsou todos e, ao derrubar as mesas, expulsou não apenas o dinheiro, mas também o comércio.

Terceiro, disse aos que vendiam pombas, sacrifícios dos pobres: “Tirai daqui estas coisas”. As pombas ocupavam menos espaço e incomodavam menos que bois e ovelhas, mas nem por isso poderiam permanecer ali.

Pardais e andorinhas eram bem-vindos, deixados à providência de Deus (Salmos 84:3), mas não pombas, apropriadas ao lucro humano. O templo de Deus não deve tornar-se um pombal.

Mas veja a prudência de Cristo em seu zelo. Quando expulsou ovelhas e bois, os donos poderiam segui-los; quando derramou o dinheiro, eles poderiam recolhê-lo novamente. Mas, se tivesse soltado as pombas para voar, talvez não pudessem recuperá-las. Por isso disse aos vendedores: “Tirai daqui estas coisas”.

Repare: a discrição deve sempre dirigir e governar nosso zelo, para que não façamos nada indigno de nós mesmos ou prejudicial aos outros.

Quarto, deu-lhes um bom motivo para o que fazia: “Não façais da casa de meu Pai casa de comércio”. A razão para convencer deve acompanhar a força usada para corrigir.

a. Eis um motivo pelo qual não deviam profanar o templo: era a casa de Deus e não devia ser transformado em casa de comércio. O comércio é coisa boa no mercado, mas não no templo.

Isso era: (a.) Desviar para outro fim aquilo que fora dedicado à honra de Deus; era sacrilégio, era roubar a Deus. (b.) Rebaixar aquilo que era solene e digno de reverência, tornando-o vulgar. (c.) Perturbar e distrair os atos de culto em que os homens deveriam estar mais solenes, sérios e concentrados.

Era uma afronta especial aos filhos do estrangeiro, em seu culto, serem obrigados a amontoar-se com as ovelhas e os bois e a ser distraídos pelo barulho de um mercado, pois este funcionava no pátio dos gentios.

(d.) Era subordinar os assuntos da religião a um interesse secular; a santidade do lugar necessariamente favoreceria o mercado e promoveria a venda de suas mercadorias. Fazem da casa de Deus uma casa de comércio: [a.] Aqueles cuja mente se enche de preocupações com negócios mundanos quando participam dos atos religiosos, como os de Amós 8:5 e Ezequiel 33:31.

[b.] Aqueles que exercem os ofícios divinos por lucro imundo e vendem os dons do Espírito Santo, Atos 8:18.

b. Eis um motivo pelo qual ele se preocupou em expurgá-lo: era a casa de seu Pai. (a.) Portanto, tinha autoridade para expurgá-lo, pois era fiel como Filho sobre sua própria casa, Hebreus 3:5, 6. Ao chamar Deus de seu Pai, indicava que era o Messias, de quem se dissera: “Ele edificará uma casa para o meu nome, e eu serei seu Pai”, 2 Samuel 7:13, 14.

(b.) Portanto, tinha zelo por expurgá-lo: “É a casa de meu Pai; por isso, não suporto vê-la profanada, nem vê-lo desonrado.” Repare: se Deus é nosso Pai no céu e, por isso, desejamos que seu nome seja santificado, não pode deixar de ser nossa dor vê-lo contaminado.

O expurgo do templo por Cristo pode, com justiça, ser contada entre suas obras maravilhosas. Inter omnia signa quæ fecit Dominus, hoc mihi videtur esse mirabilius: “De todas as obras maravilhosas de Cristo, esta me parece a mais maravilhosa.” Assim disse Jerônimo. Considere:

[a.] Que ele o fez sem a assistência de nenhum de seus amigos. Provavelmente não teria sido árduo levantar a multidão, que tinha grande veneração pelo templo, contra os que o profanavam; mas Cristo nunca apoiou nada tumultuoso ou desordenado. Não havia quem o sustentasse, mas seu próprio braço o fez.

[b.] Que ele o fez sem a resistência de nenhum de seus inimigos, ou dos próprios comerciantes ou dos principais sacerdotes que lhes davam licença e tinham à sua disposição o posse templi, a força do templo.

A corrupção, porém, era evidente demais para ser justificada; as próprias consciências dos pecadores são as melhores amigas dos reformadores. Ainda assim, isso não era tudo: manifestou-se aí um poder divino, um poder sobre o espírito dos homens; e, nessa ausência de resistência, cumpriu-se a Escritura, Malaquias 3:2, 3: “Quem subsistirá quando ele aparecer?”

Quinto, eis a observação que seus discípulos fizeram sobre isso (v. 17): lembraram-se de que estava escrito: “O zelo da tua casa me devorou.” A princípio ficaram um tanto surpresos ao ver tão inflamado aquele que lhes fora apontado como o Cordeiro de Deus e ao ver aquele em quem criam como Rei de Israel agir com tão pouca pompa a ponto de fazer isso pessoalmente.

Uma passagem da Escritura, porém, veio-lhes à mente e os ensinou a conciliar essa ação tanto com a mansidão do Cordeiro de Deus quanto com a majestade do Rei de Israel. Davi, falando do Messias, menciona seu zelo pela casa de Deus como tão grande que até o devorava, fazendo-o esquecer-se de si mesmo, Salmos 69:9. Observe:

  1. Os discípulos compreenderam o significado do que Cristo fizera ao se lembrarem das Escrituras: lembraram-se então de que estava escrito. Repare: a palavra de Deus e as obras de Deus explicam-se e esclarecem-se mutuamente.

Passagens obscuras da Escritura são explicadas por seu cumprimento na providência, e providências difíceis tornam-se compreensíveis quando comparadas com as Escrituras. Veja quão útil é para os discípulos de Cristo estarem preparados e serem fortes nas Escrituras, com a memória bem abastecida de suas verdades, pelas quais estarão preparados para toda boa obra.

  1. A passagem da Escritura de que se lembraram era muito apropriada: “O zelo da tua casa me devorou.” Nisso, Davi era figura de Cristo por ser zeloso pela casa de Deus, Salmos 132:2, 3. O que fez por ela, fez com todas as suas forças; veja 1 Crônicas 29:2.

A última parte daquele versículo, Salmos 69:9, é aplicada a Cristo em Romanos 15:3, assim como aqui se aplica a primeira parte. Todas as graças encontradas nos santos do Antigo Testamento estavam em Cristo de modo eminente, sobretudo o zelo pela casa de Deus; e aqueles santos, assim como eram modelos para nós, também eram figuras dele. Observe:

(1.) Jesus Cristo tinha zelo pela casa de Deus, sua igreja: amava-a e zelava continuamente pela sua honra e pelo seu bem-estar. (2.) Esse zelo até o devorou: levou-o a humilhar-se, gastar-se e expor-se. “Meu zelo me consumiu”, Salmos 119:139.

O zelo pela casa de Deus proíbe que olhemos por nosso próprio crédito, conforto e segurança quando estes entram em conflito com nosso dever e com o serviço de Cristo. Às vezes, leva nossa alma tão longe e tão depressa no cumprimento do dever que nosso corpo não consegue acompanhá-la, e nos torna surdos, como nosso Mestre, aos que sugerem: “Poupa-te a ti mesmo.”

As irregularidades aqui corrigidas poderiam parecer pequenas, daquelas a que se deveria fazer vista grossa; mas era tamanho o zelo de Cristo que ele não suportava nem mesmo os que vendiam e compravam no templo. Si ibi ebrios inveniret quid faceret Dominus! (diz Santo Agostinho). Se tivesse encontrado bêbados no templo, quanto maior seria seu desagrado!

  1. Cristo, depois de expurgar assim o templo, deu aos que o exigiram um sinal para provar sua autoridade para agir desse modo. Observe aqui:

(1.) A exigência de um sinal: então os judeus responderam, isto é, a multidão, com seus líderes. Por serem judeus, deveriam antes ter ficado ao lado dele e ajudado a defender a honra do templo; em vez disso, contestaram o que fizera. Repare: os que se dedicam seriamente à obra da reforma devem esperar oposição.

Como não podiam fazer objeção ao ato em si, questionaram sua autoridade para praticá-lo: “Que sinal nos mostras para provar que tens autorização e comissão para fazer estas coisas?” Expurgar o templo era, de fato, uma boa obra; mas que direito tinha ele de empreendê-la, se ali não ocupava cargo algum?

Consideravam aquilo um ato de jurisdição e julgavam que ele deveria provar ser profeta, sim, e ainda mais que profeta. Mas o próprio ato não era sinal suficiente? Sua capacidade de expulsar tantos de seus postos, sem oposição, provava sua autoridade; quem estava revestido de tal poder divino certamente possuía uma comissão divina.

Que aconteceu com aqueles compradores e vendedores para que fugissem e fossem repelidos? Certamente foi diante da presença do Senhor, Salmos 114:5, 7, e não de uma presença menor.

(2.) A resposta de Cristo à exigência, v. 19. Ele não realizou imediatamente um milagre para convencê-los, mas lhes deu um sinal relativo a algo futuro, cuja verdade deveria aparecer pelo desfecho, conforme Deuteronômio 18:21, 22.

Agora, [1.] O sinal que lhes dá é sua própria morte e ressurreição. Ele os remete àquele que seria, primeiro, seu último sinal. Se não fossem convencidos pelo que viam e ouviam, que esperassem.

Segundo, seria o grande sinal de que ele era o Messias; pois a respeito dele fora predito que seria esmagado (Isaías 53:5), cortado (Daniel 9:26) e, ainda assim, não veria a corrupção (Salmos 16:10). Essas coisas se cumpriram no bendito Jesus; portanto, na verdade, ele era o Filho de Deus e tinha autoridade no templo, a casa de seu Pai.

[2.] Ele prediz sua morte e ressurreição, não em termos claros, como muitas vezes fez aos discípulos, mas em expressões figuradas. Mais tarde, ao apresentar isso como sinal, chamou-o de sinal do profeta Jonas; aqui, diz: “Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei”.

Assim falava por parábolas àqueles que eram voluntariamente ignorantes, para que não percebessem (Mateus 13:13, 14). Os que não querem ver não verão. Ou melhor: essa linguagem figurada se tornou para eles tamanho tropeço que foi apresentada como prova contra ele no julgamento, para demonstrar que era blasfemo (Mateus 26:60, 61).

Se lhe tivessem perguntado humildemente o significado do que disse, ele lhes teria explicado, e isso teria sido para eles cheiro de vida para vida. Mas estavam decididos a contestar, e isso se tornou cheiro de morte para morte. Os que não quiseram ser convencidos foram endurecidos, e o modo de expressar a predição ocasionou o cumprimento da própria predição.

Primeiro, ele prediz sua morte pela malícia dos judeus, nestas palavras: Destruam vocês este templo; isto é: “Vós o destruireis, sei que o fareis. Tolerarei que o destruais”. Repare: Cristo, mesmo no começo de seu ministério, previa claramente todos os sofrimentos que teria no fim e, ainda assim, prosseguiu alegremente. É bom esperar o pior ao começar.

Segundo, prediz sua ressurreição pelo próprio poder: “Em três dias eu o levantarei”. Outros foram ressuscitados, mas Cristo ressuscitou a si mesmo e retomou a própria vida.

[3.] Ele escolheu expressar isso pela destruição e reedificação do templo. Primeiro, porque agora precisava justificar seu expurgo do templo, que eles haviam profanado; como se dissesse: “Vós, que maculais um templo, destruireis outro; e provarei minha autoridade para expurgar o que maculastes levantando o que destruireis”.

Profanar o templo é destruí-lo, e reformá-lo é ressuscitá-lo. Segundo, porque a morte de Cristo foi, de fato, a destruição do templo judaico, a causa que a produziu; e sua ressurreição foi o levantamento de outro templo, a igreja do evangelho (Zacarias 6:12). As ruínas do lugar e da nação deles (João 11:48) foram as riquezas do mundo. Veja Amós 9:11; Atos 15:16.

(3.) A objeção que fizeram a essa resposta: “Este templo esteve em construção por quarenta e seis anos” (v. 20). “A obra do templo sempre foi demorada; e tu podes concluí-la tão depressa?” Aqui, [1.] demonstram algum conhecimento: sabiam dizer quanto tempo levou a construção do templo.

O dr. Lightfoot calcula que se passaram exatamente quarenta e seis anos desde a fundação do templo de Zorobabel, no segundo ano de Ciro, até o pleno estabelecimento do serviço do templo, no trigésimo segundo ano de Artaxerxes. O mesmo intervalo se deu desde que Herodes começou a construir este templo, no décimo oitavo ano de seu reinado, até aquele momento.

Os judeus disseram que haviam transcorrido precisamente quarenta e seis anos: okodomethe, “tem sido edificado este templo”. [2.] Demonstram ainda mais ignorância. Primeiro, quanto ao sentido das palavras de Cristo. Repare: os homens muitas vezes caem em erros grosseiros ao entender literalmente o que a Escritura diz em sentido figurado.

Quanto dano foi causado por interpretar “Isto é o meu corpo” de maneira corporal e carnal! Segundo, ignoravam o poder onipotente de Cristo, como se ele não pudesse fazer mais que qualquer outro homem. Se soubessem que ele construiu todas as coisas em seis dias, não julgariam absurdo que construísse um templo em três.

(4.) A defesa da resposta de Cristo contra a objeção deles. A dificuldade se resolve prontamente pela explicação dos termos: “Ele falava do templo do seu corpo” (v. 21).

Embora Cristo tivesse demonstrado grande respeito pelo templo ao expurgá-lo, ainda assim quer que saibamos que sua santidade, pela qual tinha tanto zelo, era apenas típica e nos conduz a considerar outro templo, do qual aquele era somente a sombra, sendo Cristo a realidade (Hebreus 9:9; Colossenses 2:17).

Alguns pensam que, ao dizer “Destruí este templo”, ele apontou para o próprio corpo ou pôs a mão sobre ele. Seja como for, é certo que falava do templo do seu corpo. Repare: o corpo de Cristo é o verdadeiro templo, do qual o de Jerusalém era um tipo.

[1.] Como o templo, foi edificado por direção divina direta: “Um corpo me preparaste” (1 Crônicas 28:19). [2.] Como o templo, era uma casa santa; é chamado “aquele ente santo”. [3.] Como o templo, era a habitação da glória de Deus: nele habitava a Palavra eterna, a verdadeira shechinah. Ele é Emanuel, Deus conosco.

[4.] O templo era o lugar e o meio de comunhão entre Deus e Israel: ali Deus se revelava a eles, e ali eles se apresentavam, com seus serviços, a ele. Assim, por meio de Cristo, Deus fala conosco, e nós falamos com Deus. Os adoradores olhavam para aquela casa (1 Reis 8:30, 35); assim também devemos adorar a Deus com os olhos voltados para Cristo.

(5.) Uma reflexão que os discípulos fizeram sobre isso muito tempo depois, inserida aqui para esclarecer o relato (v. 22): quando ele ressuscitou dos mortos, alguns anos depois, seus discípulos lembraram que havia dito isso.

No v. 17, vimos que se lembraram do que antes fora escrito a respeito dele; aqui, vemos que se lembraram do que ouviram dele. Repare: a memória dos discípulos de Cristo deve ser como o tesouro do bom pai de família, abastecido de coisas tanto novas quanto velhas (Mateus 13:52). Observe agora:

[1.] Quando se lembraram dessa palavra: quando ele ressuscitou dos mortos. Parece que, naquele momento, não compreenderam plenamente o sentido do que Cristo dizia, pois ainda eram apenas criancinhas no conhecimento; mas guardaram a palavra no coração, e depois ela se tornou tanto compreensível quanto útil.

Repare: é bom ouvir com vistas ao futuro (Isaías 42:23). Os mais novos em idade e na profissão de fé devem guardar as verdades de que no presente não entendem bem ou o sentido ou o uso, pois lhes serão úteis mais tarde, quando tiverem progredido mais.

Dizia-se dos alunos de Pitágoras que seus preceitos pareciam congelar neles até os quarenta anos, quando então começavam a descongelar. Assim, essa palavra de Cristo reviveu na memória dos discípulos quando ele ressuscitou dos mortos. E por que então?

Primeiro, porque então o Espírito foi derramado para lhes trazer à lembrança o que Cristo lhes dissera e para tornar essas palavras claras e prontamente acessíveis (João 14:26). No próprio dia em que Cristo ressuscitou dos mortos, abriu-lhes o entendimento (Lucas 24:45).

Segundo, porque então essa palavra de Cristo se cumpriu. Quando o templo de seu corpo foi destruído e novamente levantado, e isso no terceiro dia, eles se lembraram dessa palavra entre outras que Cristo dissera com o mesmo sentido. Repare: observar o cumprimento da Escritura contribui muito para compreendê-la. O desfecho explicará a profecia.

[2.] O uso que fizeram dela: creram na Escritura e na palavra que Jesus havia dito; sua fé nelas foi confirmada e recebeu novo sustento e vigor. Eram lentos de coração para crer (Lucas 24:25), mas estavam certos.

A Escritura e a palavra de Cristo são aqui colocadas juntas, não porque se juntem e concordem exatamente entre si, mas porque se esclarecem e fortalecem mutuamente. Ao verem cumprido na morte e ressurreição de Cristo tanto o que haviam lido no Antigo Testamento quanto o que haviam ouvido da própria boca dele, os discípulos ficaram mais firmes na fé em ambos.

Versículos 23 a 25

O Êxito do Ministério de Cristo.

Temos aqui um relato do êxito, do escasso êxito, da pregação e dos milagres de Cristo em Jerusalém, enquanto celebrava ali a Páscoa. Observe:

I. Que nosso Senhor Jesus, quando esteve em Jerusalém na Páscoa, pregou e realizou milagres. O fato de as pessoas crerem nele implica que pregou; e se diz expressamente: “Viram os milagres que ele fazia”. Estava agora em Jerusalém, a cidade santa, de onde a palavra do Senhor devia sair.

Sua residência era principalmente na Galileia; por isso, quando estava em Jerusalém, mantinha-se muito ocupado. A ocasião era santa, o dia da festa, tempo designado para o serviço de Deus. Na Páscoa, os levitas ensinavam “o bom conhecimento do Senhor” (2 Crônicas 30:22).

Cristo aproveitou essa oportunidade para pregar, quando era grande a multidão reunida. Assim, reconheceria e honraria a instituição divina da Páscoa.

II. Que, por esse meio, muitos foram levados a crer em seu nome e a reconhecê-lo como “mestre vindo de Deus”, como fez Nicodemos (João 3:2), e como grande profeta.

Provavelmente, alguns dos que aguardavam a redenção em Jerusalém creram que ele era o Messias prometido: estavam tão prontos a acolher a primeira aparição daquela resplandecente estrela da manhã.

III. Que, ainda assim, Jesus não se confiava a eles (v. 24): ouk episteuen heauton autois, “Ele não confiava a si mesmo a eles”. É a mesma palavra usada para crer nele. Portanto, crer em Cristo é confiar-nos a ele e à sua direção.

Cristo não via motivo para depositar confiança nesses novos convertidos em Jerusalém, onde tinha muitos inimigos que procuravam destruí-lo, por um destes motivos:

  1. Porque eram falsos, pelo menos alguns deles, e o trairiam se tivessem oportunidade ou fossem fortemente tentados a fazê-lo. Ele tinha entre os galileus mais discípulos em quem podia confiar do que entre os moradores de Jerusalém.

Em tempos e lugares perigosos, é sábio tomar cuidado com aqueles em quem você confia. Memneso apistein: aprenda a desconfiar.

Ou, 2. Porque eram fracos, e eu gostaria de esperar que esse fosse o pior da situação; não que fossem traiçoeiros e planejassem causar-lhe dano, mas:

(1.) Eram medrosos, faltavam-lhes zelo e coragem e talvez pudessem ser intimidados a fazer algo errado. Em tempos de dificuldade e perigo, covardes não são dignos de confiança.

Ou, (2.) Eram tumultuosos e lhes faltavam discernimento e capacidade de se conduzir. Esses de Jerusalém talvez tivessem, mais do que outros, expectativas elevadas quanto ao reinado temporal do Messias.

Com essa expectativa, estariam prontos a desferir golpes ousados contra o governo se Cristo tivesse se confiado a eles e se colocado à sua frente; mas ele não quis, pois seu reino não é deste mundo.

Devemos guardar distância de pessoas turbulentas e inquietas, como nosso Mestre fez aqui, embora professem crer em Cristo, como aquelas professavam.

IV. Que o motivo de ele não se confiar a eles era que os conhecia (v. 25): conhecia a maldade de alguns e a fraqueza de outros. O evangelista aproveita a ocasião para afirmar a onisciência de Cristo:

  1. Ele conhecia todos os homens: não só seus nomes e rostos, como nos é possível conhecer os de muitos, mas também sua natureza, suas disposições, seus afetos e seus desígnios, como não conhecemos homem algum, mal conhecendo a nós mesmos.

Ele conhece todos os homens, pois sua mão poderosa fez a todos, e seu olhar penetrante vê a todos, vê o que há dentro deles. Conhece seus inimigos astutos e todos os seus projetos secretos; seus falsos amigos e o verdadeiro caráter deles; o que realmente são, seja o que for que aleguem ser.

Conhece os que são verdadeiramente seus, conhece sua integridade e também sua debilidade. Conhece como são constituídos.

  1. Não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem. Seu conhecimento não vinha da informação de outros, mas de sua própria intuição infalível.

É o infortúnio dos príncipes terrenos ter de ver pelos olhos de outros, ouvir pelos ouvidos de outros e aceitar as coisas como lhes são apresentadas; Cristo, porém, age apenas com base em seu próprio conhecimento.

Os anjos são seus mensageiros, mas não seus espiões, pois seus próprios olhos vão de um lado a outro por toda a terra, 2 Crônicas 16:9. Isso pode nos consolar diante das acusações de Satanás: Cristo não aceitará dele a descrição do caráter das pessoas.

  1. Ele sabia o que havia no homem: em pessoas específicas, na natureza e na raça humana. Sabemos o que os homens fazem; Cristo sabe o que há neles e sonda o coração e os rins. Essa é a prerrogativa daquela Palavra essencial e eterna, Hebreus 4:12, 13. Invadimos sua prerrogativa se presumimos julgar o coração dos homens.

Quão apto é Cristo para ser o Salvador dos homens, e muito apto para ser o médico, pois tem conhecimento tão perfeito da condição e do caso, do temperamento e das enfermidades do paciente; sabe o que há nele!

Quão apto é também para ser o Juiz de todos! Pois o julgamento daquele que conhece todos os homens e tudo o que há neles necessariamente será conforme a verdade.

Agora, esse é todo o êxito da pregação e dos milagres de Cristo em Jerusalém nessa viagem. O Senhor vem ao seu templo, e ninguém vai a ele senão um grupo de pessoas fracas e simples, das quais não pode obter crédito nem nelas depositar confiança. Ainda assim, por fim verá o resultado do penoso trabalho de sua alma.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra