Jó 8
Argumento
Os amigos de Jó se parecem com seus mensageiros: estes se sucederam rapidamente com más notícias; aqueles o seguiram com censuras severas. Sem perceber, ambos serviram ao desígnio de Satanás: os amigos, para afastar Jó de sua integridade; os mensageiros, para privá-lo do consolo que ela lhe dava.
Elifaz não respondeu ao que Jó dissera em resposta a ele, mas deixou isso para Bildade, que sabia pensar como ele a respeito do assunto. Não são os mais sábios da companhia, e sim os mais fracos, os que querem dominar toda a conversa. Deixemos que outros falem na sua vez e que o primeiro se cale (1 Coríntios 14:30, 31).
Elifaz se propusera a mostrar que Jó era certamente perverso porque sofria muito. Bildade pensa quase o mesmo e concluirá que Jó é perverso, a menos que Deus venha logo em seu socorro. Neste capítulo, procura convencê-lo:
I. De que falou com paixão excessiva, v. 2. II. De que ele e seus filhos sofreram com justiça, v. 3, 4. III. De que, se houvesse verdadeiro arrependimento nele, Deus logo reverteria seu cativeiro, vv. 5-7.
IV. De que a Providência costuma extinguir as alegrias e esperanças dos perversos, como as de Jó foram extintas; por isso, havia motivo para suspeitarem que ele era hipócrita, vv. 8-19. V. De que sua suspeita seria amplamente confirmada, a menos que Deus viesse logo em seu socorro, vv. 20-22.
Versículos 1 a 7
O Discurso de Bildade. (a.C. 1520.)
Aqui, I. Bildade censura Jó pelo que dissera (v. 2). Freia sua paixão, talvez, como acontece com frequência, com paixão ainda maior. Achávamos que Jó dissera muitas coisas sensatas e pertinentes, e que tinha a razão e o direito a seu lado.
Bildade, porém, como um debatedor exaltado e irritado, descarta tudo com a pergunta: “Até quando falarás essas coisas?” Parte do pressuposto de que Elifaz dissera o suficiente para fazê-lo calar-se e, portanto, de que tudo o que Jó dissera era irrelevante.
Assim, como observa Caryl, muitas censuras se baseiam em enganos. Não se compreende corretamente o que alguém quer dizer e então o repreendem com solenidade, como se fosse malfeitor.
Bildade compara o discurso de Jó a um vento forte. Jó se desculpara dizendo que suas palavras eram apenas como vento (Jó 6:26) e que, por isso, os amigos não deviam fazer tanto caso delas. “Sim, mas”, responde Bildade, “são como um vento forte, que sopra e ameaça, impetuoso e perigoso; por isso precisamos proteger-nos contra elas”.
II. Bildade justifica o que Deus fizera. Não havia motivo para fazê-lo naquele momento, pois Jó não condenara Deus, como Bildade queria dar a entender. Ou, ao menos, poderia tê-lo feito sem atacar os filhos de Jó, como faz aqui. Não podia defender Deus sem acusar os irmãos?
- Em termos gerais, está certo: Deus não perverte o direito nem jamais age contra qualquer regra estabelecida de justiça, v. 3. Longe esteja dele fazê-lo, e longe esteja de nós suspeitar disso. Nunca oprime o inocente nem impõe ao culpado um peso maior do que merece.
Ele é Deus, o Juiz; e “o Juiz de toda a terra não fará justiça?” (Gênesis 18:25). Se houvesse injustiça em Deus, como julgaria o mundo? (Romanos 3:5, 6).
Ele é Todo-Poderoso, Shaddai, plenamente suficiente. Às vezes os homens pervertem a justiça por medo do poder alheio; Deus, porém, é Todo-Poderoso e não teme ninguém. Outras vezes o fazem para obter o favor alheio; Deus, porém, é plenamente suficiente e não pode beneficiar-se do favor de ninguém.
É a fraqueza e a impotência humanas que tantas vezes levam o homem a ser injusto; é a onipotência divina que impede Deus de sê-lo.
- Ainda assim, Bildade não é justo nem generoso ao aplicar esse princípio. Pressupõe que os filhos de Jó, cuja morte foi uma de suas maiores aflições, cometeram alguma perversidade notória e que as circunstâncias infelizes da morte deles bastavam para provar que eram mais pecadores que todos os filhos do Oriente, v. 4.
Jó reconhecia prontamente que Deus não perverte o direito. Disso, porém, não se segue que seus filhos fossem rejeitados por Deus nem que tivessem morrido por alguma grande transgressão.
É verdade que nós e nossos filhos pecamos contra Deus e devemos reconhecer sua justiça em tudo o que faz recair sobre nós e sobre os nossos. Aflições extraordinárias, contudo, nem sempre punem pecados extraordinários; às vezes provam graças extraordinárias.
Ao julgar a situação de outra pessoa, salvo se houver prova em contrário, devemos escolher a interpretação mais favorável, conforme orienta nosso Salvador (Lucas 13:2-4). Foi nisso que Bildade errou.
III. Bildade deu a Jó esperança de que, se ele fosse de fato reto, como dizia, ainda veria um bom desfecho para seus sofrimentos atuais: Embora seus filhos tenham pecado contra ele e tenham sido rejeitados por sua transgressão — morreram no próprio pecado —, se você mesmo for puro e reto e, como prova disso, buscar agora a Deus e se submeter a ele, tudo ainda acabará bem, vv. 5-7.
Isso pode ser entendido de duas maneiras:
- Como tentativa de provar que Jó era hipócrita e perverso, não pela gravidade de suas aflições, mas por sua duração. “Quando empobreceste e teus filhos foram mortos, se tivesses sido puro e reto e te mostrado assim na provação, Deus já teria voltado para ti em misericórdia e te consolado conforme o tempo de tua aflição”.
“Como ele não o faz, temos motivo para concluir que não és tão puro e reto quanto alegas. Se te tivesses comportado bem na aflição anterior, não terias recebido o golpe da seguinte.”
Bildade não tinha razão nisso: um homem bom pode ser afligido para ser provado, não apenas de maneira muito severa, mas também por muito tempo. Ainda que a aflição dure toda a vida, em comparação com a eternidade não passa de um momento.
Já que Bildade colocou a questão nesses termos, porém, Deus teve por bem aceitar o desafio e provar, pela própria razão apresentada por ele, que seu servo Jó era homem íntegro. Pouco depois, abençoou o fim de sua vida mais do que seu começo.
Ou 2. Como conselho e ânimo para que Jó não se entregasse ao desespero nem considerasse tudo perdido. Ainda poderia haver esperança, se seguisse o caminho certo. Inclino-me a pensar que Bildade pretendia condená-lo, mas queria parecer alguém que lhe dava conselho e consolo.
(1.) Dá-lhe bom conselho, embora talvez não esperasse que o seguisse: o mesmo conselho de Elifaz (Jó 5:8), buscar a Deus desde cedo, isto é, prontamente e com seriedade, sem demora nem descuido em seu retorno e arrependimento.
Aconselha Jó a não se queixar, mas a fazer petições; a suplicar ao Todo-Poderoso com humildade e fé; e a verificar se há sinceridade em seu coração — o que Bildade receava ter faltado até então — e honestidade em sua casa: “Você deve ser puro e reto”.
“Sua casa deve ser morada de sua justiça, e não estar cheia de bens mal adquiridos; do contrário, Deus não ouvirá suas orações” (Salmos 66:18). Somente a oração do justo é aceitável e eficaz (Provérbios 15:8).
(2.) Dá-lhe boas esperanças de que ainda verá dias bons, embora suspeite secretamente que Jó não reúne as condições necessárias para isso. Assegura-lhe que, se buscar a Deus desde cedo, Deus despertará para ajudá-lo, lembrar-se-á dele e voltará para ele, embora agora pareça tê-lo esquecido e abandonado.
Se sua casa for justa, será próspera. Quando retornamos a Deus no caminho do dever, temos motivo para esperar que ele retorne a nós no caminho da misericórdia.
Que Jó não objete que lhe restou tão pouco para recomeçar no mundo que seria impossível voltar a prosperar como antes. Não: “Por menor que seja teu começo, ainda que tenhas apenas um pouco de farinha no barril e de azeite na botija, a bênção de Deus os multiplicará até produzirem grande aumento”.
É assim que Deus enriquece a alma de seu povo com graças e consolos: não per saltum, por um salto, mas per gradum, passo a passo. O começo é pequeno, mas o progresso tende à perfeição. A luz da aurora cresce até o meio-dia; um grão de mostarda se torna grande árvore.
Portanto, não desprezemos o dia das pequenas coisas, mas esperemos o dia das grandes coisas.
Versículos 8 a 19
Bildade fala aqui muito bem sobre o triste fim dos hipócritas e malfeitores e o término fatal de todas as suas esperanças e alegrias. Não chega a afirmar, como Elifaz, que nenhum justo jamais foi eliminado desse modo (Jó 4:7).
Pressupõe, porém, que Deus costuma, no curso de sua providência, envergonhar e arruinar neste mundo os perversos que pareciam piedosos e viviam prósperos. Ao abreviar-lhes a prosperidade, revela que sua piedade era falsa.
Bildade não afirma que isso prove com certeza que todos os que caem em ruína eram hipócritas; prefere suspeitar disso e julga fácil aplicar esse princípio ao caso presente.
I. Ele prova a verdade da destruição certa de todas as esperanças e alegrias dos hipócritas recorrendo à antiguidade e ao juízo e à observação concordes de todos os homens sábios e bons. É uma verdade indubitável se incluirmos o outro mundo: caso não seja nesta vida, na vida futura os hipócritas perderão tudo em que confiam e todos os seus triunfos.
Quer Bildade tivesse isso em mente ou não, é assim que devemos entender o princípio. Observemos o método de sua demonstração, vv. 8-10.
- Ele não insiste em seu próprio juízo nem no de seus companheiros: “Somos de ontem e nada sabemos”, v. 9. Percebeu que Jó não tinha boa opinião das capacidades deles e achava que sabiam pouco.
“Admitiremos”, diz Bildade, “que nada sabemos; estamos tão prontos a confessar nossa ignorância quanto tu a condená-la. Em comparação com os antigos, somos de ontem; nossos dias na terra são curtos e passageiros e fogem como uma sombra”. E daí:
(1.) “Não estamos tão perto da fonte da revelação divina” — que, segundo parece, era então transmitida pela tradição — “quanto as gerações anteriores; por isso, devemos investigar o que disseram e relatar o que nos foi contado de suas opiniões”.
Graças a Deus, agora que temos a palavra escrita e recebemos a orientação de examiná-la, não precisamos consultar as gerações anteriores nem nos preparar para investigar seus pais. Embora também sejamos de ontem, a palavra de Deus nas Escrituras está tão perto de nós quanto estava perto deles (Romanos 10:8).
Ela é ainda a palavra profética mais segura, à qual devemos prestar atenção. Se estudarmos e guardarmos os preceitos de Deus, por meio deles poderemos entender mais que os antigos (Salmos 119:99, 100).
(2.) “Não vivemos tanto tempo quanto os das gerações anteriores para observar os caminhos da providência divina; por isso, não podemos julgar uma causa dessa natureza com a mesma competência que eles”.
Repare: a brevidade da vida é grande obstáculo ao aperfeiçoamento do conhecimento, assim como a fragilidade e a fraqueza do corpo. Vita brevis, ars longa — a vida é breve, e o progresso da arte não tem limites.
- Bildade recorre ao testemunho dos antigos e ao conhecimento que o próprio Jó tinha de suas opiniões. Consulte a geração passada e deixe que seus membros lhe digam não apenas o que eles próprios julgam da questão, mas também o que julgaram seus pais, v. 8.
Eles lhe ensinarão e informarão (v. 10) que, em seu tempo, os juízos de Deus sempre alcançaram os perversos. Dirão isso do fundo do coração, isto é, como algo em que eles mesmos creem firmemente, que muito os comove e que desejam comunicar aos outros para comovê-los também. Repare:
(1.) Para compreender corretamente a Providência divina e esclarecer suas dificuldades, convém comparar as observações e experiências de épocas anteriores com os acontecimentos de nossos dias. Para isso, consultemos a história, sobretudo a história sagrada, a mais antiga, infalivelmente verdadeira e escrita para nos instruir.
(2.) Os que querem obter conhecimento das gerações anteriores precisam investigar com diligência, preparar-se para essa investigação e dedicar-se a ela.
(3.) As palavras com maior possibilidade de chegar ao coração dos alunos são as que vêm do coração dos mestres. Ensinarão melhor aqueles que falam de coração, por experiência, e não por mera repetição, acerca das coisas espirituais e divinas.
O erudito bispo Patrick sugere que Bildade, sendo suíta, descendente de Suá, um dos filhos de Abraão com Quetura (Gênesis 25:2), pensava especialmente em dois fatos ao recorrer à história.
O primeiro eram as recompensas que a bênção de Deus assegurou aos descendentes do fiel Abraão, os quais continuaram em sua religião até então e por muito tempo depois. O segundo era a destruição dos povos orientais vizinhos de Jó, em cuja terra eles haviam se estabelecido, por causa de sua perversidade.
Daí Bildade conclui que Deus costuma fazer prosperar os justos e arrancar os perversos pela raiz, embora estes floresçam por algum tempo.
II. Ele ilustra essa verdade por algumas comparações:
- As esperanças e alegrias do hipócrita são comparadas aqui ao junco e ao papiro, vv. 11-13. (1.) A planta cresce no lodo e na água. O hipócrita só consegue formar sua esperança sobre algum terreno falso e podre, do qual ela brote e pelo qual seja sustentada e permaneça viva, assim como o junco só cresce no lodo.
Baseia-a na prosperidade mundana, na aparência convincente de sua profissão de fé, na boa opinião de seus vizinhos e na elevada opinião que tem de si mesmo. Nada disso é fundamento sólido sobre o qual possa edificar sua confiança. Tudo não passa de lodo e água; a esperança que daí cresce não passa de junco e papiro.
(2.) A planta pode parecer verde e vistosa por algum tempo — o junco cresce mais que a relva —, mas é leve, oca, vazia e inútil. É verde para exibição, sem ter utilidade.
(3.) Logo murcha, antes de qualquer outra planta, v. 12. Ainda verde, seca e desaparece em pouco tempo. Repare: até a melhor condição dos hipócritas e malfeitores está à beira de murchar; mesmo enquanto verde, vai fenecendo.
A relva é cortada e murcha (Salmos 90:6); o junco, porém, murcha sem ser cortado, murcha antes de crescer (Salmos 129:6). Assim como não tem utilidade, também não dura.
Assim são os caminhos de todos os que se esquecem de Deus (v. 13): seguem o mesmo caminho do junco, pois a esperança do hipócrita perecerá. Repare:
[1.] O esquecimento de Deus está na raiz da hipocrisia humana e das esperanças vãs com que as pessoas se afagam e enganam a si mesmas em sua hipocrisia.
Não seriam hipócritas se não esquecessem que o Deus com quem lidam sonda o coração e exige verdade nele, que é Espírito e mantém os olhos sobre nosso espírito. Os hipócritas não teriam esperança se não esquecessem que Deus é justo e não será escarnecido com animais dilacerados e mancos.
[2.] A esperança dos hipócritas é um grande embuste contra eles próprios. Ainda que floresça por algum tempo, acabará perecendo, e eles com ela.
- Os hipócritas são comparados aqui a uma teia de aranha, ou à casa de uma aranha, como traz a margem, v. 14, 15. A esperança do hipócrita:
(1.) É tecida de suas próprias entranhas; é criação de sua imaginação e surge apenas da ideia que faz dos próprios méritos e da própria capacidade. Há grande diferença entre o trabalho da abelha e o da aranha.
O cristão diligente, como a abelha laboriosa, recolhe todo o seu consolo dos orvalhos celestiais da palavra de Deus. O hipócrita, porém, como a aranha astuta, tece o seu com base numa hipótese falsa que ele mesmo formulou acerca de Deus, como se Deus fosse em tudo semelhante a ele.
(2.) Ele se apega muito à esperança, como a aranha à teia: agrada-se dela, envolve-se nela, chama-a de casa, apoia-se nela e a agarra com firmeza. Diz-se da aranha que se segura com as mãos e está nos palácios dos reis (Provérbios 30:28).
Assim também o homem mundano e carnal se afaga na abundância e na aparente firmeza de sua prosperidade exterior. Orgulha-se dessa casa como de um palácio, nela se fortifica como numa fortaleza e a usa como a aranha usa a teia: para enredar aqueles de quem deseja fazer presa.
Assim também procede quem apenas aparenta professar a fé: ilude-se a seus próprios olhos, não duvida da salvação, julga seguro seu lugar no céu e engana o mundo com sua confiança vã.
(3.) A teia será varrida com facilidade e certeza, como por uma vassoura, quando Deus vier purificar sua casa. A prosperidade dos mundanos lhes faltará quando esperarem encontrar nela segurança e felicidade.
Procuram apegar-se aos bens, mas Deus os arranca de suas mãos. E de quem serão todas as coisas que acumularam? Ou que proveito lhes trarão? A confiança dos hipócritas lhes faltará. “Digo-vos: não vos conheço”.
A casa construída sobre a areia cairá na tempestade, justamente quando o construtor mais precisar dela e esperar seu benefício. Quando o perverso morre, perece sua expectativa.
O fundamento de suas esperanças se mostrará falso. Ele não obterá aquilo que esperava, e a esperança insensata com que se sustentava se converterá em desespero sem fim. Assim sua esperança será cortada, sua teia, esse refúgio de mentiras, será varrida e ele será esmagado nela.
- O hipócrita é comparado aqui a uma árvore viçosa e bem enraizada que, embora não murche por si, pode ser facilmente derrubada e esquecida em seu lugar. O pecador próspero e confiante pode sentir-se injustiçado ao ser comparado a um junco e a um papiro, pois pensa ter raízes melhores.
“Concedamos-lhe essa ideia”, diz Bildade, “demos-lhe toda a vantagem que possa desejar e, ainda assim, mostremos que de repente ele será eliminado”. É apresentado aqui como Nabucodonosor em seu próprio sonho (Daniel 4:10): uma grande árvore.
(1.) Veja essa árvore bela e viçosa (v. 16), como um loureiro verde (Salmos 37:35), verde diante do sol: conserva o verdor apesar de seus raios abrasadores. Seus ramos brotam protegidos pelo muro do jardim e favorecidos pelo solo dali.
Veja-a firme e profundamente enraizada, sem parecer sujeita a ser derrubada por ventos tempestuosos, pois suas raízes se entrelaçam com as pedras (v. 17). Cresce em terra firme, não no lodo e na água como o junco.
Assim o perverso, quando prospera no mundo, julga-se seguro; em sua imaginação, as riquezas são uma alta muralha.
(2.) Veja, contudo, que essa árvore é derrubada e esquecida. É destruída em seu lugar (v. 18) e arrancada de tal maneira que não resta vestígio do ponto em que cresceu. O próprio lugar diz: “Nunca te vi”, e os que estão ali dizem o mesmo.
“Procurei-o, mas não foi encontrado” (Salmos 37:36). Por algum tempo fez grande exibição e muito ruído; de repente desaparece, sem que lhe reste raiz ou ramo (Malaquias 4:1).
Essa é a alegria — isto é, o fim e a conclusão — do caminho do perverso (v. 19). A isso se reduz toda a sua alegria. “O caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1:6). Ele pensava que sua esperança acabaria em alegria; mas esse é o fim, essa é a alegria.
“A colheita será um montão no dia da dor e da tristeza desesperada” (Isaías 17:11). Esse é o melhor desfecho; qual será, então, o pior?
Mas não deixará uma família para desfrutar do que possui? Não: da terra, não de suas raízes, crescerão outros sem nenhum parentesco com ele. Ocuparão seu lugar e governarão aquilo pelo qual trabalhou.
Outros, isto é, pessoas do mesmo espírito e disposição, crescerão em seu lugar e se sentirão tão seguras quanto ele, sem receber aviso de sua queda. O caminho dos mundanos é sua insensatez, e ainda assim há uma geração que aprova suas palavras (Salmos 49:13).
Versículos 20 a 22
Ao concluir seu discurso, Bildade resume em poucas palavras o que tem a dizer. Põe diante de Jó a vida e a morte, a bênção e a maldição. Assegura-lhe que receberá tratamento conforme aquilo que é; por isso, os amigos poderiam concluir, pelo tratamento que recebe, aquilo que ele é.
- Por um lado, se Jó fosse íntegro e reto, Deus não o rejeitaria, v. 20. Embora agora parecesse abandonado por Deus, este ainda voltaria para ele e, aos poucos, transformaria seu pranto em dança (Salmos 30:11). Os consolos fluiriam sobre ele em tamanha abundância que sua boca se encheria de riso, v. 21.
Essa feliz mudança seria muito comovente, Salmos 126:2. Os que o amavam se alegrariam com ele; os que o odiavam e tinham triunfado com sua queda se envergonhariam da própria insolência ao vê-lo novamente próspero.
É verdade que Deus não rejeitará o homem reto. Ele pode ser abatido por algum tempo, mas não será rejeitado para sempre. É verdade que, se não neste mundo, ao menos no outro a boca dos justos se encherá de alegria.
Ainda que seu sol se ponha sob uma nuvem, ainda assim voltará a nascer claro, para nunca mais se encobrir. Ainda que sigam de luto até o túmulo, isso não os impedirá de entrar na alegria do seu Senhor.
É verdade que os inimigos dos santos serão cobertos de vergonha ao vê-los coroados de honra. Disso, porém, não se segue que Jó perderia o caráter de homem íntegro se não voltasse plenamente à antiga prosperidade.
- Por outro lado, se fosse perverso e malfeitor, Deus não o ajudaria, mas o deixaria perecer nas angústias presentes (v. 20), e sua morada se reduziria a nada, v. 22.
Também aqui é verdade que Deus não ajudará os malfeitores. Eles próprios se retiram de sua proteção e perdem seu favor. Deus não tomará o ímpio pela mão, como diz a margem; não terá convivência nem comunhão com ele, pois que comunhão pode haver entre a luz e as trevas?
Deus não lhes estenderá a mão para tirá-los das misérias, das misérias eternas em que se lançaram. Então estenderão a mão para pedir-lhe ajuda, mas será tarde demais: ele não os tomará pela mão. “Entre nós e vós há um grande abismo fixado”.
É verdade que a morada dos perversos, cedo ou tarde, se reduzirá a nada. Somente quem faz de Deus sua morada está seguro para sempre (Salmos 90:1; 91:1). Quem se refugia em outras coisas ficará decepcionado. O pecado traz ruína a pessoas e famílias.
Ainda assim, argumentar, como suspeito que Bildade faz com astúcia, que Jó era certamente ímpio e perverso porque sua família fora arruinada e ele próprio agora parecia desamparado não era justo nem caridoso, enquanto não houvesse nenhuma outra prova de sua perversidade e impiedade.
Não julguemos nada antes do tempo. Esperemos até que os segredos de todos os corações sejam revelados e as dificuldades atuais da Providência sejam resolvidas para satisfação universal e eterna, quando o mistério de Deus chegar ao fim.