Jó 40
Argumento
No capítulo anterior, Deus fizera a Jó muitas perguntas que o humilhavam e deixavam perplexo. Neste capítulo:
I. Exige uma resposta a elas, v. 1, 2.
II. Jó se submete em humilde silêncio, vv. 3-5.
III. Deus continua a argumentar com ele, para convencê-lo da distância e desproporção infinitas entre ambos, mostrando-lhe que de modo algum podia enfrentar Deus em pé de igualdade.
Deus o desafia (v. 6, 7) a competir com ele, se ousasse, em justiça (v. 8), poder (v. 9), majestade (v. 10) e domínio sobre os orgulhosos (vv. 11-14). Dá ainda um exemplo de seu poder num animal específico, aqui chamado “beemote”, vv. 15-24.
Versículos 1 a 4
A Humilde Submissão de Jó. (a.C. 1520.)
Temos aqui:
I. Um desafio humilhante que Deus fez a Jó. Depois de lhe apresentar muitas perguntas árduas, para mostrar, pela evidente ignorância de Jó acerca das obras da natureza, quão incompetente era para julgar os métodos e desígnios da Providência, Deus rebate o prego com mais uma exigência. Ela aparece aqui isolada como aplicação de todo o argumento.
Parece que Deus fez uma pausa, como Eliú fizera, para dar a Jó tempo de falar ou de refletir sobre o que ouvira. Jó, porém, estava tão confuso que permaneceu calado; por isso, Deus o exorta aqui a responder, v. 1, 2.
Não se diz que essas palavras foram pronunciadas do meio do redemoinho, como antes. Alguns, portanto, pensam que Deus as disse numa voz mansa e delicada, que impressionou Jó mais do que o redemoinho, como ocorreu com Elias, 1 Reis 19:12, 13. “Minha doutrina cairá como a chuva”; então ela faz maravilhas.
Embora Jó nada tivesse dito, afirma-se que Deus lhe respondeu, pois conhece os pensamentos dos homens e pode dar ao seu silêncio uma resposta apropriada. Aqui:
- Deus lhe faz uma pergunta convincente: “Aquele que contende com o Todo-Poderoso o instruirá? Pretenderá ditar regras à sabedoria de Deus ou prescrever-lhe a vontade? Deus receberá instruções de todo aquele que se queixa de mau humor e mudará seus planos para agradá-lo?” É uma pergunta feita com desdém.
“Alguém ensinará conhecimento a Deus?”, Jó 21:22. Isso indica que os que têm desavenças com Deus, na prática, tentam ensinar-lhe a corrigir sua obra. Se contendemos com homens semelhantes a nós por julgarmos que não agiram bem, devemos instruí-los a agir melhor. Mas seria admissível que um homem ensinasse seu Criador?
Quem contende com Deus é justamente considerado seu inimigo. Pretenderá, então, ter vencido a disputa a ponto de lhe prescrever regras? Somos ignorantes e temos visão curta, mas diante de Deus todas as coisas estão nuas e descobertas. Somos criaturas dependentes, mas ele é o Criador soberano. Pretenderemos instruí-lo?
Alguns leem: “Há alguma sabedoria em contender com o Todo-Poderoso?” A resposta é fácil. Não: essa é a maior insensatez do mundo. Seria sábio contender com aquele a quem certamente seria ruinoso resistir e a quem nos seria indizivelmente proveitoso submeter-nos?
- Deus exige uma resposta imediata: “Aquele que lança descrédito sobre Deus responda a essa pergunta à própria consciência, dizendo: ‘Longe de mim contender com o Todo-Poderoso ou instruí-lo’.”
“Que responda, se puder, a todas as perguntas que lhe fiz. Que responda por sua presunção e insolência diante do tribunal de Deus, para sua vergonha.” Quem censura qualquer palavra ou ato de Deus pensa muito de si e pouco de Deus.
II. A humilde submissão de Jó em resposta. Agora Jó voltou a si e começou a enternecer-se numa tristeza segundo Deus. Quando seus amigos argumentaram com ele, não cedeu; mas a voz do Senhor é poderosa. Quando vier o Espírito da verdade, ele convencerá.
Os amigos o haviam condenado como homem perverso; o próprio Eliú o tratara com muita dureza (Jó 34:7, 8, 37). Deus, porém, não lhe dirigira palavras tão ásperas. Às vezes, podemos esperar de Deus um tratamento melhor e uma interpretação mais generosa de nossos atos do que a que encontramos entre nossos amigos.
É por isso que esse homem bom é vencido aqui e se entrega como prisioneiro conquistado pela graça de Deus.
- Jó reconhece que errou e nada tem a dizer em defesa própria (v. 4): “Eis que sou vil”, não apenas insignificante e desprezível, mas vil e abominável aos próprios olhos. Agora percebe que pecou e, por isso, chama a si mesmo de vil.
O pecado nos rebaixa, e os penitentes se humilham, lançam descrédito sobre si mesmos e ficam envergonhados, sim, e ainda: até confundidos. “Agi sem obedecer a meu Pai, sem gratidão para com meu benfeitor e sem sabedoria para meu próprio bem; por isso, sou vil.” Jó agora se rebaixa tanto quanto antes se justificara e engrandecera. O arrependimento muda a opinião que os homens têm de si mesmos.
Jó fora ousado demais ao exigir um colóquio com Deus e pensara poder defender sua causa diante dele. Agora, porém, está convencido de seu erro e reconhece que é inteiramente incapaz de permanecer diante de Deus ou apresentar algo digno de sua atenção: é o mais completo verme do esterco que já rastejou sobre a terra de Deus.
Enquanto os amigos falavam, Jó lhes respondia, pois se julgava tão bom quanto eles. Quando Deus lhe falou, nada teve a dizer, pois, em comparação com ele, viu-se como nada, menos que nada, pior que nada, a própria vaidade e vileza. Por isso pergunta: “Que te responderei?” Deus exigira uma resposta, v. 2.
Aqui Jó explica seu silêncio: não se calava por teimosia, mas porque estava convencido de seu erro. Os que têm verdadeira consciência de sua própria pecaminosidade e vileza não ousam justificar-se diante de Deus. Envergonham-se até de ter cogitado essa ideia e, em sinal de vergonha, põem a mão sobre a boca.
- Jó promete não voltar a ofender como fizera, pois Eliú lhe dissera que era apropriado dizer isso a Deus. Quando falamos mal, devemos arrepender-nos, não repetir as palavras nem defendê-las.
Jó impõe silêncio a si mesmo (v. 4): “Porei a mão sobre minha boca e a guardarei como com um freio, para reprimir os pensamentos apaixonados que surgirem em minha mente e impedir que se manifestem em palavras desmedidas”.
Pensar mal é ruim, mas falar mal é muito pior, pois isso é uma concessão ao mau pensamento e lhe dá um imprimatur, uma sanção; é publicar o libelo sedicioso. Portanto, “se pensaste o mal, põe a mão sobre a boca” e não deixe que vá adiante (Provérbios 30:32). Isso mostrará que você não aprova o que pensou.
Jó permitira que seus maus pensamentos extravasassem: “Uma vez falei mal, sim, e ainda: duas vezes”, isto é, diversas vezes, num discurso e em outro. “Mas terminei: não responderei; não defenderei o que disse nem o repetirei; não prosseguirei.” Observe aqui o que é o verdadeiro arrependimento:
(1.) Corrigir nossos erros e os falsos princípios em que nos apoiamos ao agir. Aquilo que defendemos por muito tempo, repetidas vezes e com vigor, uma vez, sim, e ainda: duas vezes, devemos retirar assim que nos convencemos do erro. Não devemos continuar apegados a ele, mas envergonhar-nos de tê-lo mantido por tanto tempo.
(2.) Voltar de todo desvio e não dar mais um passo nele: “Não acrescentarei”, como diz o texto. “Nunca mais alimentarei tanto minha paixão nem me permitirei tanta liberdade de falar; não direi novamente o que disse nem farei o que fiz.” Enquanto não chegamos a esse ponto, nosso arrependimento é insuficiente.
Observe ainda: os que discutem com Deus acabarão calados. Jó fora muito ousado e impetuoso ao exigir um colóquio com Deus. Falara com grande confiança sobre como exporia claramente sua causa e como tinha certeza de que seria justificado. Aproximar-se-ia dele como um príncipe (Jó 31:37) e chegaria até seu assento (Jó 23:3).
Logo, porém, isso lhe basta: abandona sua alegação e não quer responder. “Senhor, toda a sabedoria e todo o direito estão do teu lado; fui insensato e perverso ao questioná-los.”
Versículos 6 a 14
A Justiça e o Poder Divinos; o Domínio de Deus sobre os Orgulhosos. (a.C. 1520.)
Jó ficara muito humilhado com o que Deus já dissera, mas não o suficiente. Fora rebaixado, mas ainda não o bastante. Por isso, Deus continua a argumentar com ele do mesmo modo e com o mesmo propósito de antes, v. 6. Observe:
Os que recebem devidamente o que ouvem de Deus e tiram proveito disso ouvirão mais dele.
Até os que estão verdadeiramente convencidos do pecado e arrependidos precisam ser convencidos mais completamente e conduzidos a um arrependimento mais profundo. Os que estão sob essa convicção, cujos pecados são postos em ordem diante dos próprios olhos e cujo coração se quebranta por causa deles, devem aprender aqui a não buscar consolo cedo demais.
O consolo, quando vier, durará para sempre. Portanto, é necessário que sejamos preparados para ele por profunda humilhação, que a ferida seja examinada até o fundo e não apenas coberta de pele, e que não saiamos apressadamente da convicção antes que ela produza um bom resultado.
Quando nosso coração começa a derreter e ceder, continuemos a meditar nas considerações que o conduzirão a um degelo completo e eficaz.
Deus começa com um desafio (v. 7), como antes em Jó 38:3: “Cinge agora os lombos como um homem. Se você tem a coragem e a confiança que alegou ter, mostre-as agora. Mas logo reconhecerá que não pode competir comigo”.
A isso, por fim, todo coração orgulhoso terá de chegar, pelo arrependimento ou pela ruína. Mais cedo ou mais tarde, toda montanha e colina terá de ser rebaixada assim. Devemos reconhecer:
I. Que não podemos competir com Deus em justiça. O Senhor é justo e santo no trato conosco, ao passo que somos injustos e profanos em nossa conduta para com ele.
Temos muito pelo que censurar a nós mesmos, mas nada pelo que censurá-lo (v. 8): “Você anulará meu juízo? Contestará minhas palavras e ações e apresentará um recurso por erro judicial para revogar minha sentença, como se fosse errada e injusta?”
Muitas das queixas de Jó tendiam excessivamente nessa direção. Ele dissera: “Clamo que sofro violência, mas não sou ouvido”. Contudo, tal linguagem de modo algum pode ser permitida. O juízo de Deus não pode nem deve ser anulado, pois sabemos que é segundo a verdade. Colocá-lo em dúvida é, portanto, grande insolência e iniquidade de nossa parte.
“Você”, diz Deus, “me condenará para justificar a si mesmo? Minha honra deve sofrer para sustentar sua reputação? Devo ser acusado de tratá-lo injustamente porque você não encontra outro meio de livrar-se das censuras que pesam sobre si?” Nosso dever é condenar-nos para que Deus seja reconhecido como justo.
Por isso, Davi está pronto a reconhecer o mal que praticou à vista de Deus, para que Deus seja justificado quando fala e puro quando julga, Salmos 51:4. Ver Neemias 9:33; Daniel 9:7.
São muito orgulhosos, e muito ignorantes tanto de Deus como de si mesmos, aqueles que condenam a Deus para se justificar. Virá o dia em que, se não corrigirem esse erro a tempo pelo arrependimento, o juízo eterno refutará sua alegação e envergonhará o acusado. Os céus anunciarão a justiça de Deus, e todo o mundo se tornará culpado diante dele.
II. Que não podemos competir com Deus em poder. Por isso, contender com ele é tanto grande impiedade quanto grande insolência, e contraria nossos interesses tanto quanto a razão e a justiça (v. 9): “Você tem um braço como o de Deus, igual ao dele em extensão e força? Ou pode trovejar com voz semelhante à dele, como fez em Jó 37:1, 2, ou como faz agora do meio do redemoinho?”
Para convencer Jó de que não era tão capaz de contender com Deus quanto imaginava, Deus lhe mostra:
- Que jamais poderia vencê-lo em combate nem ganhar sua causa pela força das armas. Entre os homens, às vezes se decidiram controvérsias por batalha, e se considerava que o campeão vitorioso tinha a justiça a seu favor.
Se, porém, uma controvérsia entre Deus e o homem fosse decidida assim, o homem certamente seria derrotado. Todas as forças que pudesse reunir contra o Todo-Poderoso seriam como espinhos e sarças diante de um fogo consumidor, Isaías 27:4.
“Você, pobre e fraco verme da terra, tem um braço comparável ao daquele que sustenta todas as coisas?” O poder das criaturas, até dos anjos, deriva de Deus, é limitado por ele e depende dele. O poder divino, porém, é original, independente e ilimitado. Ele pode fazer tudo sem nós; nós nada podemos fazer sem ele. Portanto, não temos um braço como o de Deus.
- Que jamais poderia vencê-lo com palavras nem ganhar sua causa pelo barulho e por palavras grandiosas, meios que, entre os homens, às vezes ajudam muito a alcançar um objetivo: “Você pode trovejar com voz como a dele? Não: a voz dele logo abafará a sua, e um de seus trovões dominará e se sobreporá a todos os seus sussurros”.
O homem não pode falar de modo tão convincente, poderoso e irresistível como Deus, que fala e a coisa acontece. Sua voz criadora é chamada de trovão (Salmos 104:7), assim como a voz com que aterroriza e derrota seus inimigos, 1 Samuel 2:10. A cólera de um rei às vezes se assemelha ao rugido de um leão, mas jamais pode alegar imitar o trovão de Deus.
III. Que não podemos competir com Deus em beleza e majestade, v. 10:
“Se deseja comparar-se a ele e mostrar-se mais amável, vista suas melhores roupas: revista-se agora de majestade e excelência. Apresente-se com toda a pompa militar e todo o aparato real que possui; aproveite tudo o que possa realçá-lo.”
“Vista-se de glória e beleza capazes de impressionar seus inimigos e encantar seus amigos. Mas o que é tudo isso diante da majestade e beleza divinas? Não mais que a luz de um vaga-lume diante do sol quando se ergue em toda a sua força.”
Deus se reveste de majestade e glória que aterrorizam os demônios e todos os poderes das trevas, fazendo-os tremer. Também se veste de glória e beleza que maravilham os anjos e todos os santos na luz, fazendo-os alegrar-se. Davi podia passar todos os dias na casa de Deus para contemplar a beleza do Senhor.
Comparada a isso, que vale toda a majestade e excelência com que os príncipes procuram ser temidos, ou toda a glória e beleza com que os amantes procuram ser amados? Jó estaria muito enganado se pensasse vencer a disputa com Deus parecendo grandioso e ostentando posição. O sol se envergonhará e a lua ficará confundida quando Deus resplandecer.
IV. Que não podemos competir com Deus no domínio sobre os orgulhosos, vv. 11-14. Aqui a questão é reduzida a uma prova simples: se Jó conseguir humilhar e rebaixar tiranos e opressores orgulhosos com a mesma facilidade e eficácia que Deus, reconhecer-se-á que tem alguma aparência de razão para competir com ele. Observe aqui:
- A justiça que Jó é desafiado a exercer: derrubar os orgulhosos com um olhar. Se pretende rivalizar com Deus, sobretudo se pretende julgar seus atos, deve ser capaz de fazê-lo.
(1.) Pressupõe-se aqui que Deus pode fazê-lo e o fará; caso contrário, não proporia a Jó tal comparação. Deus demonstra ser Deus por resistir aos orgulhosos, sentar-se como Juiz sobre eles e ser capaz de levá-los à ruína. Observe aqui:
[1.] Os orgulhosos são perversos. O orgulho está na raiz de grande parte da perversidade que existe no mundo, tanto contra Deus como contra os homens.
[2.] Os orgulhosos certamente serão humilhados e rebaixados, pois o orgulho precede a destruição. Se não se dobrarem, serão quebrados. Se não se humilharem por verdadeiro arrependimento, Deus os humilhará para sua vergonha eterna.
“Os perversos serão pisados no lugar onde estão”, isto é, onde quer que sejam encontrados. Embora aleguem ter um lugar próprio e estar nele enraizados, ali mesmo serão pisados. Nenhuma riqueza, poder ou influência que a posição lhes dê poderá protegê-los.
[3.] A cólera de Deus, espalhada entre os orgulhosos, os humilhará, quebrará e derrubará. Se ele derramar a fúria de sua cólera, como fará no grande dia e às vezes faz nesta vida, nem o coração mais valente poderá resistir-lhe. Quem conhece o poder de sua ira?
[4.] Deus pode rebaixar, e de fato rebaixa, os tiranos orgulhosos com facilidade. Pode olhar para eles e derrubá-los; com um olhar irado, pode cobri-los de vergonha e medo e arruiná-los por completo. Com um olhar gracioso, pode reanimar o coração dos contritos.
[5.] Por fim, Deus pode e por fim os humilhará eficazmente (v. 13): não apenas fazê-los cair no pó, de onde poderiam esperar levantar-se, mas escondê-los no pó, como o egípcio orgulhoso a quem Moisés abateu e escondeu na areia (Êxodo 2:12). Isso significa que serão levados não só à morte, mas à sepultura, aquele poço sem retorno.
Orgulhavam-se da importância que tinham, mas serão sepultados no esquecimento e não serão mais lembrados do que aqueles escondidos no pó, fora da vista e da memória. Uniram-se em pactos e confederações para causar dano; agora estão amarrados em feixes. Estão escondidos juntos: não seu descanso, mas sua vergonha está junta no pó, Jó 17:16.
Ou melhor, são tratados como malfeitores cujos rostos eram cobertos depois da condenação, como aconteceu com Hamã: ele lhes prende o rosto em segredo. Ou são tratados como mortos: Lázaro, na sepultura, tinha o rosto enfaixado. Assim será completa a vitória que Deus, por fim, alcançará sobre os pecadores orgulhosos que se opõem a ele.
Com isso ele demonstra ser Deus. Odeia os orgulhosos? Então é santo. Vai puni-los? Então é o justo Juiz do mundo. Pode humilhá-los assim? Então é o Senhor Todo-Poderoso.
Depois que Deus rebaixou o orgulhoso faraó e o escondeu na areia do mar Vermelho, Jetro concluiu que, sem dúvida, o Senhor é maior que todos os deuses. Nas questões em que os orgulhosos inimigos de Israel agiram com soberba, Deus foi superior e forte demais para eles, Êxodo 18:11. Ver Apocalipse 19:1, 2.
(2.) Propõe-se a Jó que faça isso. Ele tivera desavenças com Deus e sua providência com paixão, lançando a fúria de sua cólera contra o céu, como se imaginasse, por esse meio, fazer com que o próprio Deus cedesse à sua vontade.
“Vamos”, diz Deus, “experimente primeiro com os orgulhosos. Logo verá quão pouco se importam com a fúria de sua cólera. Deveria eu, então, levá-la em conta ou deixar-me mover por ela?” Jó se queixara da prosperidade e do poder de tiranos e opressores e estava pronto a acusar Deus de governar mal ao permitir isso. Não deveria, porém, encontrar defeitos se não pudesse corrigi-los.
Se Deus, e somente ele, tem poder suficiente para humilhar e rebaixar os orgulhosos, sem dúvida também tem sabedoria suficiente para saber quando e como fazê-lo. Não cabe a nós prescrever-lhe regras nem ensiná-lo a governar o mundo. Se não temos um braço como o de Deus, não devemos pensar em tirar-lhe das mãos sua obra.
- A justiça que se promete fazer a Jó caso ele realize obras tão poderosas (v. 14): “Então eu também reconhecerei que sua mão direita é suficiente para salvá-lo, embora, mesmo assim, fosse fraca demais para contender comigo”.
O orgulho e a ambição inatos do homem o levam a querer ser seu próprio salvador, a desejar que as próprias mãos lhe bastem e a ser independente. Mas é presunção alegar que isso é possível. Nossas mãos não podem salvar-nos por nos recomendarem à graça de Deus; muito menos podem resgatar-nos de sua justiça.
Se não podemos humilhar nossos inimigos pelo nosso próprio poder, não podemos alegar salvar-nos por ele. Se pudéssemos, o próprio Deus o reconheceria. Ele nunca privou ninguém do justo louvor nem negou a honra merecida, e jamais o fará.
Como não podemos realizar essas obras, devemos confessar-lhe que nossas próprias mãos não podem nos salvar. Portanto, precisamos entregar-nos às mãos dele.
Versículos 15 a 24
Descrição do Beemote. (a.C. 1520.)
Para demonstrar ainda mais seu próprio poder e refutar as pretensões de Jó, Deus conclui o discurso descrevendo dois animais enormes e poderosos, muito superiores ao homem em tamanho e força. Chama um de beemote e o outro de leviatã. Nestes versículos, temos a descrição do primeiro.
“Veja agora o beemote e considere se você é capaz de contender com aquele que fez esse animal e lhe deu todo o poder que possui, e se não seria mais sábio submeter-se ao Criador e fazer as pazes com ele.”
Beemote significa animais em geral, mas aqui deve referir-se a uma espécie específica. Alguns entendem que é o touro; outros, um animal anfíbio bem conhecido, segundo dizem, no Egito, chamado cavalo do rio, ou hipopótamo. Ele vive entre os peixes do Nilo, mas sai para alimentar-se em terra.
Confesso, porém, que não vejo razão para abandonar a opinião antiga e mais geralmente aceita: aqui se descreve o elefante. É um animal muito forte e majestoso, de estatura muito superior à dos demais, de admirável sagacidade e tão reputado no reino animal que mal podemos supor que fosse omitido depois de conhecermos a história natural de tantos quadrúpedes (Jó 38 e 39). Observe:
I. A descrição do beemote apresentada aqui:
- Seu corpo é muito forte e bem formado. A força está em seus lombos, v. 16. Seus ossos, comparados aos dos outros animais, são como barras de ferro, v. 18. Sua espinha é tão forte que, embora a cauda não seja grande, ele a move como um cedro, com força dominadora, v. 17.
Alguns entendem que se trata da tromba do elefante, pois a palavra significa qualquer extremidade, e de fato há nela uma força admirável. Tamanha é a força do elefante nas costas, nos lombos e nos tendões das coxas que ele pode carregar uma grande torre de madeira com um grande número de combatentes dentro dela.
Nenhum outro animal se aproxima dele em força corporal, o ponto principal dessa descrição.
- Ele se alimenta dos produtos da terra e não caça outros animais: “Come erva como um boi” (v. 15); “os montes lhe produzem alimento” (v. 20). Os animais do campo não tremem diante dele nem fogem como fugiriam de um leão. Brincam ao seu redor, sabendo que ele não os ameaça. Isso nos dá ocasião:
(1.) De reconhecer a bondade de Deus ao determinar que uma criatura tão grande, que precisa de tanto alimento, não se alimente de carne. Nesse caso, multidões teriam de morrer para mantê-la viva. Deus a fez contentar-se com a erva do campo, evitando a destruição de tantas vidas que, de outro modo, ocorreria.
(2.) De recomendar uma alimentação de ervas e frutos, sem carne, conforme a ordem original relativa ao alimento do homem, Gênesis 1:29. Até a força de um elefante, assim como a de um cavalo e de um boi, pode ser sustentada sem carne. Por que não a de um homem?
Embora, portanto, façamos uso da liberdade cujo exercício Deus nos consentiu, ainda assim “não estejais entre os comedores desenfreados de carne”, Provérbios 23:20.
(3.) De recomendar uma vida tranquila e pacífica. Quem não preferiria, como o elefante, ter vizinhos à vontade e satisfeitos ao seu redor a, como o leão, ser temido por todos eles?
- Ele repousa sob as árvores frondosas (v. 21), que o cobrem com sua sombra (v. 22), onde dispõe de ar livre e aberto para respirar. Os leões, porém, que vivem da caça, quando querem repousar, precisam recolher-se a uma cova fechada e escura, morar nela e permanecer abrigados ali, Jó 38:40.
Os que causam terror aos outros não podem deixar de às vezes causar terror também a si mesmos. Aqueles que permitem que os outros vivam à vontade ao seu redor, porém, terão tranquilidade. Os juncos, os pântanos e os salgueiros junto ao ribeiro são uma fortificação frágil e pequena; ainda assim, bastam para defender e proteger quem não teme sofrer prejuízo porque não tem o desígnio de causá-lo.
- Ele bebe muito e com avidez, não vinho ou bebida forte — a avidez por essas bebidas é peculiar ao homem, que pela embriaguez se torna como um animal —, mas água pura.
(1.) Seu tamanho é extraordinário e, por isso, precisa de provisão correspondente, v. 23. Bebe tanto que se poderia imaginar que esgotaria um rio, se lhe dessem tempo e não o apressassem. Ou, quando bebe, não se apressa como quem o faz com medo. Confia em sua própria força e segurança e, por isso, bebe sem pressa, mas no ritmo adequado.
(2.) Seus olhos antecipam mais do que pode beber. Quando sente muita sede após longo tempo sem água, acredita poder engolir o Jordão e chega a abarcá-lo com os olhos, v. 24. Assim como os olhos do avarento se lançam sobre a riqueza deste mundo, que ele cobiça, diz-se que esse enorme animal arrebata ou sorve até um rio com os olhos.
(3.) Seu nariz tem força suficiente para ambas as coisas. Quando o usa para beber avidamente, atravessa laços ou redes que talvez tenham sido postos na água para capturar peixes. Diante da própria força e do apetite intenso, não dá importância às dificuldades em seu caminho.
II. O uso que devemos fazer dessa descrição. Contemplamos esse animal enorme, essa montanha viva colocada diante de nós. Não se trata apenas de um espetáculo, como às vezes é em nossa terra, para satisfazer a curiosidade e nos divertir. A descrição é uma razão para nos humilharmos diante do grande Deus, pois:
- Deus fez esse animal imenso, formado de maneira temível e admirável. É obra de suas mãos, invenção de sua sabedoria e produto de seu poder: “O beemote que eu fiz”, v. 15. Toda a força que ele ou qualquer outra criatura possui vem de Deus. Portanto, devemos reconhecer que Deus tem em si todo o poder de maneira original e infinita, e um braço com o qual não nos cabe contender.
Esse animal é chamado o principal, entre os de sua espécie, dos caminhos de Deus (v. 19), exemplo notável do poder e da sabedoria do Criador. Quem ler o que os historiadores escreveram sobre o elefante verá que suas capacidades se aproximam mais da razão do que as de qualquer outro animal irracional.
Por isso, ele é apropriadamente chamado o principal dos caminhos de Deus na parte inferior da criação; nenhuma criatura abaixo do homem lhe é superior.
- Deus o fez junto com o homem, como fez os outros quadrúpedes, no mesmo dia em que criou o homem (Gênesis 1:25, 26), ao passo que peixes e aves foram feitos no dia anterior. Fez ambos viverem e moverem-se na mesma terra, no mesmo elemento. Por isso, diz-se que homem e animal são preservados juntos pela Providência divina, como beneficiários da mesma provisão, Salmos 36:6.
“É o beemote, que fiz contigo. Fiz esse animal, assim como fiz você, e ele não tem desavença comigo; por que você tem? Por que exigiria favores especiais por eu haver criado você (Jó 10:9), se criei também o beemote junto com você?”
“Fiz você, assim como fiz esse animal; portanto, posso governar você segundo minha vontade com a mesma facilidade com que o governo e o farei, quer recuse, quer escolha. Fiz o animal junto com você para que o observe e aprenda.”
Não precisamos ir longe à procura de provas e exemplos do poder onipotente e do domínio soberano de Deus: estão perto de nós, conosco e diante de nossos olhos onde quer que estejamos.
- “Aquele que o fez pode fazer sua espada aproximar-se dele” (v. 19). A mesma mão que o criou pode, apesar de seu tamanho e força, desfazê-lo quando quiser e matar um elefante tão facilmente quanto mata um verme ou uma mosca, sem dificuldade e sem que se lhe possa acusar de desperdício ou injustiça.
Deus, que deu existência a todas as criaturas, pode retirar-lhes a existência que lhes deu; não pode fazer o que quiser com o que é seu? Certamente pode. Aquele que tem poder para criar com uma palavra sem dúvida também pode destruir com uma palavra. Tão facilmente quanto no princípio chamou a criatura do nada à existência, pode reduzi-la à inexistência.
Talvez o beemote, assim como o leviatã mais adiante, represente os tiranos e opressores orgulhosos que Deus acabara de desafiar Jó a humilhar e derrubar. Eles se julgam tão protegidos contra os juízos de Deus quanto o elefante por seus ossos de bronze e ferro.
Mas aquele que fez a alma humana conhece todos os caminhos de acesso a ela e pode fazer a espada da justiça, sua cólera, aproximar-se e tocar-lhe a parte mais delicada e sensível. Quem construiu o mecanismo e uniu suas peças sabe desmontá-lo.
Ai, portanto, daquele que contende com seu Criador: quem o fez tem, portanto, poder para torná-lo infeliz e não o fará feliz, a menos que ele se deixe governar por Deus.