Matthew Henry

Jó 39

Argumento

Deus passa aqui a mostrar a Jó quão pouca razão ele tinha para acusá-lo de falta de bondade, quando Deus é tão compassivo com as criaturas inferiores e zela por elas com tanta ternura. Também lhe mostra quão pouca razão tinha para vangloriar-se diante de Deus de si mesmo e de suas próprias boas obras, que nada eram em comparação com as misericórdias divinas.

Mostra-lhe ainda quanta razão tinha para ser humilde, pois sabia tão pouco da natureza das criaturas ao redor e exercia tão pouca influência sobre elas, e para submeter-se ao Deus de quem todas dependem.

Trata particularmente: I. das cabras monteses e das corças, vv. 1-4; II. do jumento selvagem, vv. 5-8; III. do unicórnio, vv. 9-12; IV. do pavão, v. 13; V. da avestruz, vv. 13-18; VI. do cavalo, vv. 19-25; VII. do falcão e da águia, vv. 26-30.

A Ignorância do Homem Acerca da Criação Animal; Descrição da Cabra Montês, da Corça, do Jumento Selvagem e do Unicórnio. (a.C. 1520.)

Versículos 1 a 12

Deus mostra aqui a Jó quão pouco conhecia as criaturas indomadas que correm livres pelos desertos, mas estão sob o zelo da Providência divina. Por exemplo:

I. As cabras monteses e as corças. O que se destaca nelas é o nascimento e a criação dos filhotes. Assim como cada indivíduo é alimentado, também cada espécie animal é preservada pelo zelo da Providência divina e, até onde sabemos, nenhuma se extinguiu até hoje. Observe aqui:

  1. Quanto ao nascimento dos filhotes: (1.) O homem ignora por completo a época em que elas dão à luz, v. 1, 2. Como podemos alegar que sabemos o que está no ventre da Providência, ou o que um dia trará, se nem sabemos o tempo de gestação de uma corça ou de uma cabra montês?

(2.) Embora deem à luz com muita dificuldade e dor, sem ajuda humana, pela boa providência de Deus seus filhotes nascem a salvo, e suas dores são lançadas fora e esquecidas, v. 3. Alguns entendem que Salmos 29:9 dá a entender que Deus ajuda as corças a parir por meio do trovão.

Para consolo das mulheres em trabalho de parto, observe-se que Deus ajuda até as corças a dar à luz. Quanto mais socorrerá e salvará no parto as mulheres que são suas filhas, em aliança com ele?

  1. Quanto ao crescimento dos filhotes (v. 4): Eles se desenvolvem bem. Embora nasçam em meio à dor, depois que as mães os amamentam por algum tempo, passam a sustentar-se por conta própria nos campos de cereais e deixam de ser um peso para elas.

Isso serve de exemplo aos filhos: quando crescerem, não devem continuar sempre dependentes dos pais, pedindo-lhes sustento, mas esforçar-se para ganhar o próprio pão e retribuir-lhes o que receberam.

II. O jumento selvagem, criatura mencionada com frequência nas Escrituras e, segundo alguns, impossível de domesticar. Diz-se que o homem nasce como o potro do jumento selvagem, tão difícil é governá-lo. A Providência destinou duas coisas a esse animal:

  1. Liberdade sem limites (v. 5): Quem, senão Deus, soltou o jumento selvagem? Deus lhe deu a disposição para a liberdade e, portanto, a permissão para exercê-la. O jumento doméstico é obrigado a trabalhar; o selvagem não tem amarras. Repare: Estar livre do serviço e poder vagar à vontade são apenas privilégios de um jumento selvagem.

É lamentável que algum dos filhos dos homens cobice tal liberdade ou se orgulhe dela. Melhor trabalhar e ser útil para alguma coisa do que andar sem rumo e não servir para nada. Mas, se entre os homens a Providência dá liberdade a alguns e lhes permite viver sem esforço, enquanto outros são condenados à servidão, não devemos estranhar: o mesmo acontece entre os animais brutos.

  1. Morada sem cercas (v. 6): “Fiz do deserto a sua casa”, onde há espaço de sobra para percorrer seus caminhos e farejar o vento à vontade, como se diz do jumento selvagem em Jeremias 2:24. É como se vivesse do ar, pois habita em terra estéril.

Observe: O jumento doméstico, que trabalha e é útil ao homem, encontra no cocho de seu dono abrigo e alimento, e vive em terra fértil. O jumento selvagem, porém, que quer sua liberdade, precisa gozá-la em terra estéril.

Quem não quiser trabalhar, que não coma. Quem quiser trabalhar comerá do trabalho das próprias mãos e terá também o que dar a quem precisa. Jacó, o pastor, tinha um bom cozido vermelho de sobra, enquanto Esaú, o caçador, estava prestes a morrer de fome.

Uma descrição mais ampla da liberdade e do sustento do jumento selvagem aparece no v. 7, 8. (1.) Ele não tem dono nem aceita sujeição: “Despreza a multidão da cidade.” Se tentam capturá-lo e, para isso, o cercam com uma multidão, logo escapa; o grito do condutor nada significa para ele.

Ele ri dos que vivem entre o tumulto e a agitação das cidades, segundo o bispo Patrick, por julgar-se mais feliz no deserto; e o valor das coisas depende da opinião que se tem delas.

(2.) Como não tem dono, também não tem quem o alimente nem quem lhe prepare provisões; precisa sustentar-se sozinho: “A extensão dos montes é o seu pasto”, um pasto escasso. Ali procura, aqui e acolá, algum broto verde que consiga encontrar e colher, enquanto os jumentos de trabalho têm vegetação verde em abundância, sem precisar procurá-la.

Da indocilidade dessa criatura e de outras semelhantes podemos inferir quão incapazes somos de ditar leis à Providência, nós que não conseguimos ditá-las nem a um potro de jumento selvagem.

III. O unicórnio, reém, criatura forte (Números 23:22), majestosa e altiva, Salmos 92:10. É capaz de servir, mas não quer; e Deus desafia Jó a obrigá-lo a isso. Jó esperava que tudo fosse exatamente como desejava.

“Já que tu alegas”, diz Deus, “submeter tudo ao teu domínio, começa pelo unicórnio e põe à prova tua habilidade com ele.” “Agora que perdeste todos os bois e jumentos, vê se estará disposto a servir-te no lugar deles (v. 9) e se ficará satisfeito com a provisão que costumavas dar-lhes.” “Ficará junto ao teu cocho? Não.”

  1. “Não podes domesticá-lo nem prendê-lo com suas correias, nem pô-lo a puxar a grade”, v. 10. Há criaturas dispostas a servir o homem, que parecem sentir prazer nisso e ter afeição por seus donos. Outras, porém, jamais se deixarão levar a servi-lo, e isso é efeito do pecado.

O homem se rebelou contra a sujeição ao Criador e, por isso, é justamente punido com a rebelião das criaturas inferiores contra a sujeição a ele. Ainda assim, como demonstração da boa vontade de Deus para com o homem, algumas continuam a servi-lo.

Embora o touro selvagem, que alguns julgam ser o animal aqui chamado unicórnio, não sirva ao homem nem se submeta à sua mão nos sulcos da lavoura, há novilhos domésticos que o fazem, além de outros animais que não são feræ naturæ, de natureza selvagem.

O homem pode possuí-los, provê para eles e tem direito a seus serviços. Senhor, que é o homem para que você assim se lembre dele?

  1. “Não ousas confiar nele; embora seja muito forte, não lhe entregarás o teu trabalho, como fazes com teus jumentos ou bois, que até uma criança pode conduzir, deixando com eles todo o esforço. Jamais contarás com o touro selvagem para vir ao trabalho da colheita, muito menos para terminá-lo, trazer para casa a tua semente e recolhê-la ao celeiro”, v. 11, 12.

Como ele não serve no trabalho com os cereais, também não é tão bem alimentado quanto o boi doméstico, cuja boca não devia ser amordaçada enquanto debulhava os grãos. Ele, porém, não puxa o arado porque aquele que o fez nunca o destinou a isso.

A disposição para o trabalho é dom de Deus tanto quanto a capacidade de trabalhar. É grande misericórdia quando Deus dá, junto com a força para servir, um coração disposto.

Devemos orar por isso e convencer-nos disso pelo raciocínio, coisa que os animais brutos não podem fazer; pois, assim como entre os animais, também entre os homens podem com razão ser considerados selvagens e relegados ao deserto aqueles que não têm vontade nem de se esforçar nem de fazer o bem.

Versículos 13 a 18

Descrição do Pavão e da Avestruz. (a.C. 1520.)

A avestruz é um animal admirável, uma ave muito grande que, porém, nunca voa. Alguns a chamaram de camelo alado. Deus a descreve aqui e observa:

I. Algo que ela tem em comum com o pavão: belas penas (v. 13). Deste modo alguns leem: foi você quem deu asas altivas aos pavões? Belas penas fazem aves orgulhosas. O pavão é emblema do orgulho: quando se pavoneia e exibe suas belas penas, nem Salomão em toda a sua glória se veste como ele.

A avestruz também tem penas formosas e, contudo, é uma ave tola, pois nem sempre a sabedoria acompanha a beleza e o esplendor. As outras aves não invejam as cores vistosas do pavão ou da avestruz nem se queixam de não as possuir. Por que, então, nos ressentiríamos ao ver outros com roupas melhores do que podemos comprar?

Deus distribui seus dons de modos diversos, e os que oferecem o espetáculo mais belo nem sempre são os mais valiosos. Quem não preferiria a voz do rouxinol à cauda do pavão, o olhar da águia e suas asas capazes de subir às alturas, e a afeição natural da cegonha, às belas asas e penas da avestruz, que nunca consegue erguer-se acima da terra e não tem afeição natural?

II. Algo que lhe é peculiar:

  1. Descuido com os filhotes. É bom que isso lhe seja peculiar, pois é um traço muito ruim. Observe: (1.) Como expõe seus ovos. Não se retira para um lugar reservado a fim de fazer ali um ninho, como fazem os pardais e as andorinhas (Salmos 84:3), pôr os ovos e chocar os filhotes.

A maioria das aves, assim como os outros animais, é guiada de maneira admirável pelo instinto natural a cuidar da preservação de seus filhotes. A avestruz, porém, é uma aberração da natureza: põe os ovos em qualquer lugar do chão e não cuida de chocá-los.

Se a areia e o sol os chocarem, ótimo; podem fazê-lo por ela, pois ela não os aquecerá, v. 14. Ou melhor: nem sequer cuida de preservá-los: o pé de um viajante pode esmagá-los e um animal selvagem pode quebrá-los, v. 15.

Como, então, alguns filhotes chegam a nascer, e por que a espécie não desapareceu? Devemos supor ou que Deus, por uma providência especial e com o calor do sol e da areia, como alguns pensam, choca os ovos abandonados da avestruz, assim como alimenta os filhotes abandonados do corvo, ou que, embora muitas vezes ela deixe os ovos assim, nem sempre o faz.

(2.) A razão pela qual expõe os ovos desse modo é: [1.] Falta de afeição natural (v. 16): “Ela é dura com os seus filhotes.” Ser duro com alguém é desagradável até num animal bruto, e muito mais numa criatura racional que se orgulha de sua humanidade.

É especialmente ruim ser duro com os filhotes, que não podem cuidar de si mesmos e por isso merecem compaixão, e que não provocam ninguém e por isso não merecem maus-tratos. Pior ainda é ser dura com os próprios filhotes, como se não fossem seus, quando na realidade são partes dela mesma.

Seu trabalho de pôr os ovos é vão e se perde por completo, porque ela não tem o temor nem a terna solicitude que deveria ter por eles. Os que menos receiam perder seu trabalho são os que mais provavelmente o perderão.

[2.] Falta de sabedoria (v. 17): “Deus a privou da sabedoria.” Isso dá a entender que a habilidade dos outros animais para alimentar e preservar seus filhotes é dom de Deus e que, onde ela não existe, Deus a nega.

Assim, pela insensatez da avestruz e pela sabedoria da formiga, podemos aprender a ser sábios. Pois, em primeiro lugar, assim como a avestruz é descuidada com os ovos, muitas pessoas são descuidadas com a própria alma.

Não fazem provisão para ela nem lhe preparam um ninho adequado onde esteja segura; deixam-na exposta a Satanás e a suas tentações, prova certa de que foram privadas de sabedoria.

Em segundo lugar, muitos pais são igualmente descuidados com os filhos. Alguns descuidam do corpo deles, pois não provêm para sua própria casa, para os filhos de suas próprias entranhas; por isso são piores que os infiéis e tão ruins quanto a avestruz.

Muitos mais, porém, descuidam da alma dos filhos: não se importam com sua educação e os enviam ao mundo sem ensino nem defesa, esquecidos da corrupção que há no mundo por causa da concupiscência e que certamente os esmagará.

Assim, o trabalho de criá-los acaba sendo vão; teria sido melhor para o país deles que nunca tivessem nascido. Em terceiro lugar, ministros demais descuidam do povo junto ao qual deveriam residir: deixam-no sobre a terra e se esquecem de como Satanás se ocupa em semear joio enquanto os homens dormem.

Deixam de prestar atenção àqueles por quem deveriam velar e, na verdade, são duros com eles.

  1. Zelo por si mesma. Ela deixa os ovos em perigo, mas, se ela própria estiver em perigo, nenhuma criatura se esforçará mais para escapar do que a avestruz, v. 18. Então ergue bem alto as asas, cuja força lhe serve melhor nessa hora que sua beleza, e, com a ajuda delas, corre tão depressa que um cavaleiro a toda velocidade não consegue alcançá-la: “Ela despreza o cavalo e seu cavaleiro.”

Os que menos se sujeitam à lei da afeição natural muitas vezes mais lutam pela lei da autopreservação. Que o cavaleiro não se orgulhe da rapidez de seu cavalo, quando um animal como a avestruz é capaz de ultrapassá-lo.

Versículos 19 a 25

Descrição do Cavalo de Guerra. (a.C. 1520.)

Depois de mostrar seu poder nas criaturas fortes que desprezam o homem, Deus o mostra aqui numa que dificilmente é inferior a qualquer delas em força e, contudo, é muito mansa e útil ao homem: o cavalo, especialmente aquele preparado para o dia da batalha, quando o homem tem necessidade mais que comum de seus serviços.

Parece que na terra de Jó havia uma raça nobre e vigorosa de cavalos. É provável que Jó possuísse muitos, embora não sejam citados entre seus bens.

Ali se dava mais valor aos animais úteis à lavoura do que aos destinados à ostentação e à guerra, únicas finalidades para as quais se reservavam os cavalos naquela época. Eles não eram então empregados em serviços tão humildes quanto aqueles em que costumamos empregá-los.

Sobre o grande cavalo, esse animal majestoso, observa-se aqui:

  1. Que tem muita força e espírito (v. 19): “Deste tu força ao cavalo?” Ele emprega sua força a serviço do homem, mas não a recebe do homem: Deus a deu a ele, pois é a fonte de todas as forças da natureza. Contudo, o próprio Deus não se agrada da força do cavalo (Salmos 147:10) e nos disse que o cavalo é inútil para garantir a segurança, Salmos 33:17.

Para correr, puxar e transportar, nenhuma criatura comumente a serviço do homem tem tanta força quanto o cavalo, nem espírito tão valente e ousado. Ele não se deixa assustar como um gafanhoto, mas é atrevido e avança para enfrentar o perigo.

É uma misericórdia para o homem possuir tal servo: embora muito forte, submete-se à direção de uma criança e não se rebela contra o dono. Mas não se deve confiar na força do cavalo, Oseias 14:3; Salmos 20:7; Isaías 31:1, 3.

  1. Que seu pescoço e suas narinas têm aspecto imponente. Seu pescoço está revestido de trovão, com uma crina grande e esvoaçante, que o torna temível e lhe serve de ornamento. A glória de suas narinas, quando resfolega, ergue a cabeça e espalha espuma, é aterradora, v. 20. Talvez houvesse naquele tempo e naquela terra uma raça de cavalos mais majestosa que qualquer uma das que temos hoje.

  2. Que é muito impetuoso e furioso na batalha e ataca com coragem indomável, mesmo quando avança diante do perigo iminente de perder a vida. (1.) Veja como está animado (v. 21): “Escarva no vale”, quase sem saber em que chão pisa.

Orgulha-se de sua força, e tem muito mais razão para isso do que o jumento selvagem: usa a força a serviço do homem e sob sua direção, ao passo que o jumento a usa para desprezar o homem e rebelar-se contra ele, v. 8.

(2.) Veja como anseia entrar em combate: Avança ao encontro dos homens armados, animado não pela justiça da causa nem pela perspectiva de honra, mas apenas pelo som da trombeta, pelo trovoar dos comandantes e pelos gritos dos soldados.

Esses sons são como foles para o fogo de sua coragem inata e o fazem saltar à frente com a maior avidez, como se bradasse: “Ah! Ah!”, v. 25. De modo admirável as criaturas brutas são capacitadas e inclinadas aos serviços para os quais foram destinadas.

(3.) Veja como não teme nada, como despreza a morte e os perigos mais ameaçadores (v. 22): “Zomba do medo” e faz dele motivo de riso. Golpeie-o com uma espada, faça a aljava chocalhar, branda a lança para fazê-lo recuar: ele não fugirá, mas avançará e ainda infundirá coragem no cavaleiro.

(4.) Veja como é furioso. Empina-se, dá saltos e corre contra o inimigo com tamanha violência e ardor que se diria que engole a terra com ferocidade e furor, v. 24. Grande ímpeto é elogio para um cavalo, mais que para um homem, a quem a ferocidade e o furor ficam mal.

Essa descrição do cavalo de guerra ajuda a explicar o retrato dos pecadores presunçosos em Jeremias 8:6: “Cada um se volta para o seu curso, como o cavalo que se precipita na batalha”.

Quando o coração de um homem está inteiramente resolvido a praticar o mal, e ele é levado por um caminho perverso pela violência de apetites e paixões desordenados, nada o faz temer a cólera de Deus nem as consequências fatais do pecado.

Que a própria consciência lhe ponha diante dos olhos a maldição da lei, a morte que é o salário do pecado e todos os terrores do Todo-Poderoso em ordem de batalha: ele zomba desse medo, não se assusta nem recua diante da espada flamejante dos querubins.

Que os ministros ergam a voz como trombeta para anunciar a cólera de Deus contra ele: não acredita que seja o som da trombeta, nem que Deus e seus arautos estejam falando sério com ele. Mas é fácil prever qual será o fim disso.

Versículos 26 a 30

Descrição do Falcão e da Águia. (a.C. 1520.)

As aves do céu, assim como os animais da terra, dão prova do maravilhoso poder de Deus e de seus atos de providência. Aqui ele se refere em particular a duas aves majestosas:

  1. O falcão, ave nobre de grande força e sagacidade, embora seja uma ave de rapina, v. 26. O que se destaca nela aqui é seu voo, rápido e vigoroso, especialmente o rumo que toma para o sul. Segue o sol no inverno, deixando as regiões mais frias do norte, sobretudo quando precisa trocar as penas e renová-las.

Nisso está sua sabedoria, que foi Deus, não o homem, quem lhe deu. Talvez a extraordinária sabedoria do falcão para voar atrás da presa não fosse então usada para a diversão e o entretenimento dos homens, como passou a ser depois.

É lamentável que o falcão adestrado, ensinado a voar sob o comando do homem e a diverti-lo, seja alguma vez empregado para desonrar a Deus, pois é de Deus que recebe a sabedoria que torna seu voo agradável e útil.

  1. A águia, ave régia, mas também ave de rapina. A permissão para que ela capture suas presas, ou melhor, o poder que lhe foi dado para isso, pode ajudar-nos a aceitar a prosperidade dos opressores entre os homens. A águia é destacada aqui:

(1.) Pela altura de seu voo. Nenhuma ave voa tão alto, tem asas tão fortes ou suporta tão bem a luz do sol. Agora: “Ela se eleva por tua ordem?”, v. 27. “É por alguma força que recebeu de ti?” “Ou és tu que diriges seu voo?” “Não; é pelo poder natural e pelo instinto que Deus lhe deu que ela sobe para além da tua vista, quanto mais do alcance da tua voz.”

(2.) Pela solidez de seu ninho. Sua casa é seu castelo e sua fortaleza. Ela o constrói no alto, na rocha, no penhasco (v. 28), pondo a si mesma e aos filhotes fora do alcance do perigo.

Os pecadores despreocupados se julgam tão seguros em seus pecados quanto a águia em seu ninho no alto, entre as fendas da rocha; mas “de lá te farei descer”, diz o Senhor, Jeremias 49:16. Quanto mais alto os maus se colocam, acima da indignação dos homens na terra, mais próximos devem considerar-se da vingança do Céu.

(3.) Pela agudeza da vista (v. 29): “Seus olhos enxergam de longe”, não para cima, mas para baixo, à procura de presa. Nisso ela é emblema do hipócrita que, embora pareça elevar-se rumo ao céu ao professar a religião, mantém os olhos e o coração na presa que está na terra.

Ele visa a alguma vantagem temporal, a alguma casa de viúva que espera devorar sob pretexto de devoção.

(4.) Pelo modo como sustenta a si mesma e aos filhotes. Ela caça animais vivos, agarra-os, despedaça-os e os leva aos filhotes, que aprendem a sugar sangue. Fazem isso por instinto e não conhecem outro modo. Mas que homens dotados de razão e consciência tenham sede de sangue seria quase inacreditável se não houvesse exemplos deploráveis disso em todas as épocas.

Ela também se alimenta de cadáveres humanos: “Onde estiverem os que foram abatidos, ali estará ela.” Essas aves de rapina, em sentido diferente daquele atribuído ao cavalo no v. 25, farejam de longe a batalha.

Por isso, quando está para ocorrer uma grande matança entre os inimigos da igreja, as aves são convidadas à ceia do grande Deus para comer a carne de reis e comandantes, Apocalipse 19:17, 18.

Nosso Salvador se refere a esse instinto da águia em Mateus 24:28: “Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias.” Cada criatura se dirige ao que lhe serve de alimento, pois aquele que lhe provê alimento implantou nela essa inclinação.

Esses e muitos outros exemplos de força e sagacidade naturais das criaturas inferiores, que não conseguimos explicar, nos obrigam a reconhecer nossa fraqueza e ignorância e a glorificar a Deus como fonte de todo ser, poder, sabedoria e perfeição.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra