Jó 38
Argumento
Na maioria das disputas, a contenda é por quem terá a última palavra. Nesta controvérsia, os amigos de Jó a haviam cedido docilmente a ele, e Jó a cedera a Eliú. Depois de todas as altercações dos advogados diante do tribunal, porém, o juiz deve dar a última palavra.
Assim Deus a deu aqui e a dará em toda controvérsia, pois dele procede o juízo de cada homem. Sua sentença definitiva determina se cada um permanecerá de pé ou cairá, e se cada causa será ganha ou perdida.
Jó muitas vezes apelara a Deus e falara com ousadia sobre como exporia sua causa diante dele e se aproximaria dele como um príncipe. Quando Deus tomou assento no tribunal, porém, Jó nada teve a dizer em defesa própria; permaneceu calado diante dele. Contender com o Todo-Poderoso não é tão fácil quanto alguns imaginam.
Os amigos de Jó também haviam apelado a Deus algumas vezes: “Ah! Se Deus falasse!”, Jó 11:5. Por fim, Deus fala, quando as razões claras e convincentes de Eliú já haviam abrandado e humilhado um pouco Jó, preparando-o para ouvir o que Deus tinha a dizer. É função dos ministros preparar o caminho do Senhor.
O desígnio do grande Deus neste discurso é humilhar Jó e levá-lo a arrepender-se das expressões apaixonadas e impróprias que usara acerca do trato providencial de Deus com ele, bem como a retratar-se delas. Para isso, chama Jó a comparar a eternidade divina com o breve tempo de sua vida, a onisciência divina com sua ignorância e a onipotência divina com sua impotência.
I. Começa com um desafio e uma exigência gerais que devem despertá-lo, v. 2, 3.
II. Prossegue com diversos exemplos e provas particulares da total incapacidade de Jó para contender com Deus, em razão de sua ignorância e fraqueza:
Jó nada sabia da fundação da terra, vv. 4-7.
Nada sabia da delimitação do mar, vv. 8-11.
Nada sabia da luz da manhã, vv. 12-15.
Nada sabia dos recantos escuros do mar e da terra, vv. 16-21.
Nada sabia dos reservatórios nas nuvens (vv. 22-27) nem dos conselhos secretos pelos quais são dirigidos.
Nada podia fazer para produzir a chuva, a geada ou os relâmpagos (vv. 28-30, 34, 35, 37, 38), nem para dirigir as estrelas e suas influências (vv. 31-33), nem para criar sua própria alma, v. 36.
Por fim, não podia prover alimento para os leões e os corvos, vv. 39-41. Se Jó ficava perplexo diante dessas obras comuns da natureza, como ousaria pretender sondar os conselhos do governo de Deus e julgá-los?
Nisso, como observa o bispo Patrick, Deus retoma a razão iniciada por Eliú, que chegou mais perto da verdade, e a desenvolve com palavras inimitáveis. Elas superam as de Eliú e as de todos os outros homens na elevação do estilo, assim como o trovão supera um sussurro.
Versículos 1 a 3
Deus Responde do Meio do Redemoinho. (a.C. 1520.)
Observemos aqui:
- Quem fala: o Senhor, Jeová, não um anjo criado, mas o próprio Verbo eterno, a segunda pessoa da bendita Trindade. Foi por meio dele que os mundos foram feitos, e ele não era outro senão o Filho de Deus. Aquele que fala aqui é o mesmo que mais tarde falou do monte Sinai.
Aqui, começa pela criação do mundo; no Sinai, pela libertação de Israel do Egito. De ambas se deduz a necessidade de nos sujeitarmos a ele. Eliú dissera que Deus fala aos homens, mas eles não o percebem (Jó 33:14). Esta fala, porém, eles não podiam deixar de perceber; ainda assim, temos a palavra profética mais segura, 2 Pedro 1:19.
- Quando falou: “Então”. Depois que todos haviam apresentado suas razões sem alcançar o que pretendiam, chegou a hora de Deus intervir, pois seu juízo é segundo a verdade. Quando não sabemos quem tem razão e talvez duvidemos até de nós mesmos, podemos descansar nisto: Deus em breve decidirá no vale da decisão, Joel 3:14.
Jó calara seus três amigos, mas não conseguira convencê-los de sua integridade essencial. Eliú calara Jó, mas não conseguira levá-lo a reconhecer que conduzira mal essa disputa. Agora Deus vem e realiza as duas coisas. Primeiro convence Jó de que falara sem prudência e o leva a clamar: Peccavi, “Agi mal”. Depois de humilhá-lo, honra-o ao convencer os três amigos de que o haviam injustiçado.
Mais cedo ou mais tarde, Deus fará essas duas coisas por seu povo: mostrará a seus servos as próprias faltas, para que se envergonhem delas, e mostrará aos outros a justiça deles, trazendo-a à luz, para que se envergonhem das censuras injustas que lhes fizeram.
- Como falou: “Do meio do redemoinho”, da nuvem que rodopia e envolve tudo, observada por Eliú em Jó 37:1, 2, 9. Um redemoinho precedeu a visão de Ezequiel (Ezequiel 1:4) e a de Elias, 1 Reis 19:11. Diz-se que Deus tem seu caminho no redemoinho (Naum 1:3). Para mostrar que até o vento tempestuoso cumpre sua palavra, ele o transformou aqui no veículo dessa palavra.
Isso mostra quão poderosa é a voz de Deus: ela não se perdeu no ruído do redemoinho, mas foi ouvida perfeitamente. Deus teve, assim, o desígnio de sobressaltar Jó e exigir sua atenção. Às vezes responde a seu próprio povo com correções terríveis, como que do meio do redemoinho, mas sempre com justiça.
A quem falou: respondeu a Jó. Dirigiu-se a ele para convencê-lo do que havia de errado, antes de livrá-lo das acusações injustas lançadas contra ele. Só Deus pode convencer eficazmente do pecado, e ele humilhará aqueles a quem pretende exaltar. Os que desejam ouvir Deus, como Jó desejava, certamente acabarão por ouvi-lo.
O que disse. Podemos supor que Eliú, ou algum outro dos presentes, registrou palavra por palavra o que foi dito do meio do redemoinho. Afinal, lemos que, quando os trovões fizeram ouvir suas vozes, João estava pronto para escrever, Apocalipse 10:4.
Ou, se não houve registro naquela ocasião, o autor do livro foi inspirado pelo Espírito Santo. Portanto, podemos ter certeza de que temos aqui um relato muito verdadeiro e exato do que foi dito. Cristo ensina que o Espírito lhes trará à memória as palavras de Cristo, como aconteceu aqui. O prefácio é penetrante:
(1.) Deus acusa Jó de ignorância e presunção no que dissera (v. 2):
“Quem é este que fala desse modo? É Jó? O quê! Um homem? Uma criatura fraca, tola e desprezível pretenderá prescrever-me o que devo fazer ou discutir comigo pelo que fiz? É Jó? O quê! Meu servo Jó, um homem íntegro e reto? Poderia esquecer-se tanto de si e agir tão contrariamente ao seu caráter?”
“Quem é este, onde está aquele que assim obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? Mostre-se, se ousar, e sustente o que disse”.
Repare: obscurecer os conselhos da sabedoria divina com nossa insensatez é uma grande afronta e provocação a Deus. Quanto aos conselhos divinos, devemos reconhecer que não temos conhecimento. São profundezas que não conseguimos sondar; estamos inteiramente fora do nosso campo e perdidos quando pretendemos explicá-los.
Contudo, somos inclinados a falar deles como se os compreendêssemos, com grande sutileza e ousadia. Infelizmente, em vez de esclarecê-los, apenas os obscurecemos. Confundimos e perturbamos a nós mesmos e uns aos outros quando discutimos a ordem dos decretos de Deus, bem como os desígnios, motivos e métodos de suas obras de providência e graça.
A fé humilde e a obediência sincera enxergarão mais longe e melhor nos segredos do Senhor do que toda a filosofia das escolas e as investigações da chamada ciência. Esta primeira palavra de Deus merece atenção especial porque Jó, ao se arrepender, a toma como aquilo que o calou e humilhou, Jó 42:3.
Jó a repete e ecoa como a flecha que nele ficou cravada: “Eu sou o insensato que obscureceu o conselho”. Havia algum pretexto para atribuir essas palavras a Eliú, como se Deus se referisse a ele, pois fora o último a falar e ainda falava quando o redemoinho começou.
Jó, porém, aplicou-as a si mesmo. É isso que devemos fazer quando recebemos censuras fiéis, em vez de atribuí-las aos outros, como costuma acontecer.
(2.) Deus o desafia a apresentar provas de conhecimento suficientes para justificar suas perguntas acerca dos conselhos divinos (v. 3): “Cinge agora os lombos como homem forte; prepara-te para o encontro. Eu te interrogarei e te farei algumas perguntas. Responde-me, se puderes, antes que eu responda às tuas”.
Os que pretendem exigir contas de Deus devem esperar ser interrogados e chamados a prestar contas, para que reconheçam a própria ignorância e arrogância. Aqui Deus lembra a Jó o que ele mesmo dissera em Jó 13:22: “Chama tu, e eu responderei”. “Agora cumpra sua palavra.”
Versículos 4 a 11
A Criação do Mundo. (a.C. 1520.)
Para humilhar Jó, Deus lhe mostra aqui que ele ignora até mesmo as coisas relativas à terra e ao mar. Embora estejam tão perto e sejam tão grandes, Jó não podia explicar sua origem. Muito menos poderia explicar o céu acima ou o inferno abaixo, tão distantes, ou as diversas partes diminutas da matéria; menos ainda poderia explicar os conselhos divinos.
I. Quanto à fundação da terra. “Se Jó tem, como pretende, uma compreensão tão profunda dos conselhos de Deus, explique um pouco a terra sobre a qual anda e que foi dada aos filhos dos homens.”
- Que diga onde estava quando este mundo inferior foi criado, e se aconselhou ou auxiliou nessa obra maravilhosa (v. 4): “Onde estavas quando lancei os fundamentos da terra? Suas pretensões são elevadas; pode alegar tal coisa? Estava presente quando o mundo foi criado?” Vejamos aqui:
(1.) A grandeza e a glória de Deus: “Eu lancei os fundamentos da terra”. Isso prova que ele é o único Deus vivo e verdadeiro, um Deus poderoso (Isaías 40:21; Jeremias 10:11, 12), e nos anima a confiar nele em todo tempo, Isaías 51:13, 16.
(2.) A pequenez e insignificância do homem: “Onde você estava então? Você, que se destacou tanto entre os filhos do Oriente e se apresenta como oráculo e juiz dos conselhos divinos, onde estava quando os fundamentos da terra foram lançados?”
Estávamos tão longe de participar da criação do mundo, o que poderia dar-nos algum direito de domínio sobre ele, ou mesmo de testemunhá-la, o que poderia dar-nos algum conhecimento dela, que naquela época nem existíamos. O primeiro homem ainda não existia; muito menos nós.
É honra de Cristo ter estado presente quando isso aconteceu (Provérbios 8:22, etc.; João 1:1, 2). Nós, porém, somos de ontem e nada sabemos. Portanto, não critiquemos as obras de Deus nem lhe prescrevamos regras. Ele não nos consultou ao criar o mundo, e ainda assim o mundo foi bem-feito. Por que, então, esperar que siga nossas orientações ao governá-lo?
- Que descreva como este mundo foi feito e explique em detalhes de que maneira esse edifício sólido e majestoso foi formado e erguido: “Diga, se tem tanto entendimento quanto imagina, quais foram as etapas dessa obra”. Quem alega possuir entendimento superior ao dos demais deve comprová-lo. Mostre-me sua fé por suas obras e seu conhecimento por suas palavras. Que Jó o explique, se puder:
(1.) Como o mundo veio a ser construído com tamanha precisão, simetria e proporção admiráveis em todas as suas partes (v. 5): “Apresente-se e diga quem estabeleceu suas medidas e estendeu sobre ele a linha de medir”. Foi Jó o arquiteto que fez o projeto e depois traçou, por regra, as dimensões segundo esse projeto?
A imensa massa da terra é moldada com tanta regularidade como se tivesse sido feita com linha e medida. Quem, porém, pode descrever como ela adquiriu essa forma?
Quem pode determinar sua circunferência e seu diâmetro, e todas as linhas traçadas sobre o globo terrestre? Até hoje se discute se a terra permanece imóvel ou gira; como, então, poderíamos determinar por quais medidas ela foi formada a princípio?
(2.) Como veio a ser firmada com tanta solidez. Embora esteja suspensa sobre o nada, está estabelecida de modo que não pode ser movida. Quem, porém, pode dizer sobre o que foram fixados seus fundamentos para que ela não afunde sob o próprio peso? Ou quem assentou sua pedra angular para que suas partes não se desfaçam? V. 6.
“Aquilo que Deus faz permanece para sempre” (Eclesiastes 3:14). Por isso, assim como não podemos censurar a obra de Deus, tampouco precisamos temer por ela: durará e cumprirá seu propósito. Isso vale para as obras de sua providência e para a obra da criação; as medidas de nenhuma delas poderão ser desfeitas.
A obra da redenção não é menos firme: o próprio Cristo é tanto seu fundamento quanto sua pedra angular. A igreja está tão firmada quanto a terra.
- Que repita, se puder, os cânticos de louvor entoados naquela solenidade (v. 7), quando as estrelas da manhã cantaram juntas. Eram os benditos anjos, primogênitos do Pai da luz, que, na aurora do tempo, brilhavam tanto quanto a estrela da manhã.
Eles precediam imediatamente a luz que Deus mandou brilhar das trevas sobre as sementes deste mundo inferior, a terra, então sem forma e vazia. Eram os filhos de Deus que exultaram de alegria ao ver lançados os fundamentos da terra.
Embora a terra não tivesse sido feita para eles, mas para os filhos dos homens, e embora aumentasse seu trabalho e serviço, sabiam que a Sabedoria e o Verbo eternos, a quem deviam adorar (Hebreus 1:6), se alegrariam nas partes habitáveis da terra e teriam grande prazer nos filhos dos homens, Provérbios 8:31.
Os anjos são chamados filhos de Deus porque trazem muito de sua imagem, habitam com ele em sua casa celestial e o servem como um filho serve ao pai. Observemos agora:
(1.) Todas as criaturas racionais devem celebrar com alegria e triunfo a glória de Deus como Criador do mundo. Elas possuem capacidade e foram designadas para reunir os louvores das criaturas inferiores, que só podem louvá-lo como objetos que manifestam a obra de suas mãos.
(2.) A obra dos anjos é louvar a Deus. Quanto mais abundamos em louvor santo, humilde, grato e alegre, mais cumprimos a vontade divina como eles a cumprem. Como nosso louvor a Deus é tão escasso e imperfeito, consola-nos pensar que eles o louvam de maneira melhor.
(3.) Eram unânimes ao entoar os louvores de Deus: cantaram juntos, em pleno acordo, sem dissonância em sua harmonia. Os mais doces concertos são os de louvor a Deus.
(4.) Todos participaram, até aqueles que mais tarde caíram e abandonaram sua condição original. Mesmo os que louvaram a Deus podem, pelo poder enganoso do pecado, acabar blasfemando contra ele. Deus, porém, será eternamente louvado.
II. Quanto à delimitação do mar no lugar que lhe foi designado, v. 8, etc. Isso se refere à obra do terceiro dia, quando Deus disse (Gênesis 1:9): “Ajuntem-se as águas debaixo do céu num só lugar”, e assim aconteceu.
Do grande abismo, ou caos, onde a terra e a água estavam misturadas, as águas irromperam em obediência à ordem divina, como uma criança que sai do ventre prestes a dar à luz, v. 8. Então as águas que haviam coberto as profundezas e se erguido acima dos montes recuaram precipitadamente. À repreensão de Deus, fugiram, Salmos 104:6, 7.
Esse bebê recém-nascido recebe roupas e faixas, v. 9. A nuvem se torna sua veste e o cobre; a densa escuridão, isto é, as margens muito distantes umas das outras e inteiramente ocultas entre si, torna-se sua faixa. Vejamos com que facilidade o grande Deus governa o mar revolto.
Apesar da violência das marés e da força das ondas, ele o governa como uma ama cuida de uma criança envolta em faixas. Não se diz que fez das rochas e dos montes suas faixas, mas das nuvens e da escuridão, elementos que nem percebemos e que julgaríamos os menos adequados a esse fim.
- Há também um berço preparado para esse bebê: “Abri para ele o lugar que lhe determinei”, v. 10. Vales foram cavados na terra, espaçosos o bastante para recebê-lo, e ali o mar é posto para dormir. Se por vezes os ventos o agitam, isso, como observa o bispo Patrick, não passa do balançar do berço, que faz a criança dormir ainda mais profundamente.
Assim como para o mar, há para cada um de nós um lugar determinado, pois aquele que fixou os tempos previamente estabelecidos fixou também os limites de nossa habitação.
- Como esse bebê se tornou indisciplinado e perigoso em consequência do pecado humano, origem de toda inquietação e perigo neste mundo inferior, também lhe foi preparada uma prisão: colocaram-se portas e ferrolhos, v. 10. Para conter sua insolência, diz-se ao mar: “Até aqui chegarás, mas não passarás”.
O mar pertence a Deus, pois ele o fez e o restringe. Diz-lhe: “Aqui se deterão as tuas ondas orgulhosas”, v. 11. Podemos considerar isso um ato do poder divino sobre o mar. Embora seja tão vasto e por vezes se mova com extrema violência, Deus o mantém sob controle.
Suas ondas não sobem mais alto, e suas marés não avançam além do que Deus permite. Isso é mencionado como razão para temermos a Deus (Jeremias 5:22) e, ao mesmo tempo, para nos animarmos nele. Aquele que faz cessar o bramido do mar e de suas ondas pode, quando quiser, aquietar o tumulto dos povos, Salmos 65:7.
Também devemos ver nisso um ato da misericórdia de Deus para com a humanidade e um exemplo de sua paciência para com essa raça provocadora.
Embora pudesse facilmente cobrir de novo a terra com as águas do mar — e, a meu ver, cada maré enchente, duas vezes ao dia, nos ameaça e mostra o que o mar poderia e faria se Deus o permitisse —, ele as restringe. Deus não quer que ninguém pereça e reservou para o fogo o mundo atual, 2 Pedro 3:7.
Versículos 12 a 24
As Obras de Deus. (a.C. 1520.)
O Senhor prossegue fazendo a Jó muitas perguntas difíceis para convencê-lo de sua ignorância e, assim, envergonhá-lo pela insensatez de querer prescrever regras a Deus. Se nos examinarmos com perguntas como essas, logo reconheceremos que aquilo que sabemos é nada em comparação com o que ignoramos. Jó é desafiado aqui a explicar seis coisas:
I. As fontes da manhã, a aurora do alto, vv. 12-15. Não existe algo visível cuja existência possamos afirmar com mais certeza do que a luz. Contudo, nada nos deixa tão perplexos ao descrevê-lo ou tão incertos ao determinar o que ele é. Recebemos bem a manhã e nos alegramos com a aurora, mas:
A ordem dada à manhã não começou em nossos dias: ela é hoje o que já era muito antes de nascermos. Portanto, não foi feita por nós nem destinada primordialmente a nós. Apenas a recebemos como a encontramos e como a receberam as muitas gerações anteriores. A aurora já conhecia seu lugar antes que conhecêssemos o nosso, pois somos de ontem.
Não fomos nós, nem qualquer outro homem, que originalmente ordenamos o surgimento da luz da manhã, determinamos o lugar de onde nasceria e brilharia ou fixamos sua hora. A sucessão constante e regular do dia e da noite não é obra de nosso engenho; ela manifesta a glória de Deus e a obra de suas mãos, não das nossas, Salmos 19:1, 2.
Alterar esse curso está completamente fora de nosso poder: “Você já revogou a ordem dada à manhã desde o início de seus dias? Já fez a luz matinal nascer antes da hora determinada para servir aos seus propósitos enquanto esperava o amanhecer? Já mandou a aurora surgir em outro lugar, para sua conveniência? Não, nunca.”
“Por que, então, pretende dirigir os conselhos divinos ou espera que os métodos da providência sejam alterados a seu favor?”
Podemos romper a aliança do dia e da noite tão pouco quanto qualquer parte da aliança de Deus com seu povo, especialmente esta: “Eu os castigarei com a vara dos homens”.
- É Deus quem determinou que a aurora visitasse a terra e quem espalha pelo ar a luz matinal. O ar a recebe tão prontamente quanto o barro recebe o selo (v. 14): admite imediatamente suas impressões e, de repente, fica inteiramente iluminado, assim como o selo imprime sua imagem na cera.
“Eles se apresentam como uma veste”, ou como se estivessem vestidos. A terra assume um novo aspecto a cada manhã; veste-se como nós, reveste-se de luz como de uma roupa, e então se torna visível.
- Isso se torna motivo de terror para os malfeitores. Nada é mais agradável aos seres humanos do que a luz da manhã: é prazerosa aos olhos, útil à vida e a seus afazeres, e seu favor alcança a todos, pois “se apodera das extremidades da terra” (v. 13). Em nossos hinos à luz, deveríamos destacar os benefícios que ela traz à terra.
Deus, porém, observa aqui quanto ela desagrada aos que praticam o mal e, por isso, odeiam a luz. Ele a torna instrumento de sua justiça tanto quanto de sua misericórdia. Foi designada para sacudir os perversos da terra; para isso, agarra-lhe as extremidades, como agarramos as pontas de uma roupa para sacudir dela a poeira e as traças.
Jó observara como a luz da manhã aterroriza os criminosos ao revelá-los (Jó 24:13, etc.). Deus confirma essa observação e lhe pergunta se o mundo devia a Jó esse benefício. Não: o grande Juiz do mundo envia os raios da luz matinal como seus mensageiros para descobrir os criminosos.
Esses raios são enviados para que os propósitos dos criminosos não apenas sejam frustrados e eles passem vergonha, mas também sejam conduzidos ao castigo merecido (v. 15); para que sua luz lhes seja retirada, isto é, percam o conforto, a confiança, a liberdade e a vida; e para que seu braço erguido contra Deus e os homens seja quebrado, e eles fiquem sem poder para causar dano.
Não afirmarei que as palavras sobre a luz matinal pretendam representar figuradamente a luz do evangelho de Cristo e servir de tipo dela. Tenho certeza, porém, de que podem lembrar-nos dos louvores ao evangelho feitos quando sua estrela da manhã começava a surgir.
Zacarias o louvou em seu Benedictus (Lucas 1:78-79): “Pela terna misericórdia de nosso Deus, a aurora do alto nos visitou, para dar luz aos que estão assentados nas trevas”, cujos corações se voltam para essa luz como o barro recebe o selo, 2 Coríntios 4:6.
A virgem Maria o louvou em seu Magnificat (Lucas 1:51), mostrando que Deus, em seu evangelho, revelou a força de seu braço, dispersou os orgulhosos e derrubou os poderosos. Fez isso por meio da luz com que pretendia sacudir da terra os perversos e a própria perversidade, quebrando-lhe o braço erguido.
II. As fontes do mar (v. 16): “Você entrou nelas ou percorreu as profundezas para explorá-las? Sabe o que há no fundo do mar, que tesouros estão escondidos em suas areias? Pode explicar de onde vieram e onde se originaram as águas do mar? Vapores se elevam dele continuamente. Sabe como se renova a água que o reabastece sem cessar?”
“Os rios despejam-se nele constantemente. Sabe como as águas são continuamente escoadas, para que o mar não transborde sobre a terra? Conhece as passagens subterrâneas ocultas por onde as águas circulam?”
Diz-se que o caminho de Deus no governo do mundo está no mar e nas grandes águas (Salmos 77:19). Isso indica que está oculto de nós e que não devemos tentar sondá-lo.
III. As portas da morte: “Foram abertas a você?”, v. 17. A morte é um grande mistério:
Não sabemos antecipadamente quando, como e por quais meios nós ou outros seremos levados à morte. Ignoramos por qual estrada tomaremos o caminho sem volta e qual doença ou desastre será a porta pela qual entraremos na casa destinada a todos os viventes. O homem não conhece seu tempo.
Não podemos descrever o que é a morte, como se desata o vínculo entre o corpo e a alma nem como o espírito do homem sobe (Eclesiastes 3:21), “para tornar-se não sabemos o quê e viver não sabemos como”, conforme expressa o Sr. Norris. Com que terrível curiosidade, diz ele, a alma se lança no vasto oceano da eternidade e se entrega a um abismo jamais experimentado!
Tratemos de assegurar que as portas do céu se abrirão para nós do outro lado da morte. Então não precisaremos temer a abertura das portas da morte, embora só tenhamos de percorrer esse caminho uma vez.
- Não mantemos contato algum com as almas separadas do corpo nem conhecemos sua condição. Elas foram levadas para uma região desconhecida e inexplorada; não podemos receber notícias delas nem enviar-lhes mensagens.
Enquanto estamos aqui, num mundo que percebemos pelos sentidos, falamos do mundo dos espíritos como cegos falam das cores. Quando formos para lá, ficaremos admirados de descobrir quanto nos enganávamos.
IV. A extensão da terra (v. 18): “Você a percebeu?” Esse conhecimento poderia parecer-lhe o mais acessível e ao alcance de suas capacidades. Ainda assim, é desafiado a descrevê-la, se puder. Habitamos na terra, que Deus deu aos filhos dos homens. Mas quem já a mediu por inteiro ou poderia informar quantos acres ela tem?
Ela não passa de um ponto diante do universo. Contudo, por pequena que seja, não podemos determinar suas dimensões com exatidão. Jó jamais navegara ao redor do mundo, nem alguém antes dele. Os homens conheciam tão pouco a extensão da terra que o vasto continente americano, oculto desde tempos imemoriais, só foi descoberto alguns séculos atrás.
A perfeição divina é mais extensa do que a terra e mais larga do que o mar. Portanto, é presunçoso que nós, incapazes de perceber a extensão da terra, pretendamos sondar as profundezas dos conselhos de Deus.
V. O lugar e o caminho da luz e das trevas. Deus já falara da aurora (v. 12) e volta a tratar dela (v. 19): “Onde está o caminho para a morada da luz?” E mais adiante (v. 24): “Por qual caminho se reparte a luz?” Deus desafia Jó a descrever:
- Como a luz e as trevas foram criadas no princípio. Quando Deus primeiro estendeu as trevas sobre a face do abismo e depois mandou a luz brilhar das trevas com a poderosa palavra “Haja luz”, Jó testemunhou essa ordem e essa obra?
Pode dizer onde estão as fontes da luz e das trevas e onde esses poderosos príncipes mantêm suas cortes afastadas uma da outra, enquanto governam alternadamente o mesmo mundo?
Por mais que desejemos o brilho da manhã ou as sombras da tarde, não sabemos aonde mandar alguém, ou ir nós mesmos, para buscá-los, nem conhecemos os caminhos de suas moradas, v. 20. Ainda não havíamos nascido; nossos dias tampouco são tão numerosos que possamos descrever o nascimento da primogênita da criação visível, v. 21.
Assumiremos, então, a tarefa de discorrer sobre os conselhos de Deus, que existem desde a eternidade, ou de encontrar os caminhos de sua morada para solicitar que sejam alterados?
Deus se gloria de formar a luz e criar as trevas. Se precisamos recebê-las como as encontramos e à medida que chegam, sem discutir com nenhuma das duas, mas aproveitando ambas da melhor maneira, devemos igualmente ajustar-nos à paz e ao mal que Deus também criou, Isaías 45:7.
- Como a luz e as trevas continuam a alternar-se. É Deus quem faz alegrar-se as saídas da manhã e da tarde (Salmos 65:8). É a ordem dele, não a nossa, que se cumpre quando vêm a luz da manhã e as trevas da noite.
Não sabemos sequer de onde vêm nem para onde vão (v. 24): “Por qual caminho se reparte a luz?” Pela manhã, num instante, ela se lança a todas as partes do ar acima do horizonte, como se voasse nas asas do vento oriental. É levada com tamanha rapidez e força que dispersa as trevas da noite como o vento oriental dispersa as nuvens.
Por isso lemos sobre “as asas da manhã” (Salmos 139:9), que levam a luz até os confins do mar e a espalham sobre a terra como um vento oriental. É maravilhosa a mudança que experimentamos a cada manhã com o retorno da luz e a cada noite com o retorno das trevas. Contudo, como as esperamos, elas não nos surpreendem nem perturbam.
Se, do mesmo modo, contássemos com mudanças em nossa condição exterior, não esperaríamos um dia perpétuo ao meio-dia mais claro nem perderíamos a esperança da volta da manhã à meia-noite mais escura. Deus colocou uma condição em contraste com a outra, como o dia e a noite. Devemos fazer o mesmo, Eclesiastes 7:14.
VI. Os tesouros da neve e do granizo (v. 22, 23): “Você entrou neles e os examinou?” A neve e o granizo se formam nas nuvens e delas vêm em tamanha abundância que se poderia imaginar haver ali tesouros armazenados. Na realidade, são produzidos extempore, de repente, por assim dizer, e pro re nata, para a ocasião.
Às vezes, surgem tão oportunamente para servir aos propósitos da providência, quando Deus luta por seu povo e contra os inimigos de Deus e de seu povo, que parecem ter sido guardados como depósitos de armas, munições e provisões para o tempo da angústia, o dia da batalha e da guerra.
Nessa ocasião, Deus pode contender com o mundo inteiro, como fez no dilúvio. Então se abriram as janelas do céu, e as águas foram retiradas desses tesouros para afogar um mundo perverso que guerreava contra o céu.
Também pode contender com pessoas ou grupos específicos, como quando tirou desses tesouros grandes pedras de granizo para lutar contra os cananeus, Josué 10:11. Vejamos quão insensato é contender com Deus, que está assim preparado para a batalha e a guerra, e quanto nos convém fazer as pazes com ele e conservar-nos em seu amor.
Se quiser, Deus pode lutar com neve e granizo tão eficazmente quanto com trovões e relâmpagos ou com a espada de um anjo!
Versículos 25 a 41
O Domínio Soberano e a Bondade de Deus. (a.C. 1520.)
Até aqui Deus fizera a Jó perguntas adequadas para convencê-lo de sua ignorância e visão limitada. Agora, do mesmo modo, passa a mostrar-lhe sua impotência e fraqueza. Jó sabe muito pouco e, por isso, não deve acusar formalmente os conselhos divinos. Também pode fazer muito pouco e, por isso, não deve resistir às obras da providência.
Que considere as grandes coisas que Deus faz e veja se pode fazer outras iguais, ou se julga estar em pé de igualdade com ele.
I. Deus comanda o trovão, os relâmpagos, a chuva e a geada; Jó não os comanda. Portanto, não deve ousar comparar-se a Deus nem contender com ele. Nada é mais incerto do que o tempo que fará, e nada está mais fora do nosso alcance do que determiná-lo.
O tempo será o que Deus quiser, não o que nós quisermos, a menos que, como convém, queiramos tudo o que ele quiser. Observemos quanto a isso:
- Como Deus é grande:
(1.) Ele tem domínio soberano sobre as águas e lhes determinou o curso, mesmo quando parecem transbordar e escapar ao seu controle, v. 25. Abriu um caminho para as águas e dirige a chuva ao lugar onde cairá, mesmo nos temporais mais violentos, com tanta precisão como se fosse transportada por canais ou tubulações.
Assim se diz que o coração dos reis está na mão de Deus. Como faz com as chuvas, esses rios de Deus, ele o dirige para onde quiser. Cada gota vai para onde foi enviada. Deus jurou que as águas de Noé não voltariam a cobrir a terra. Vemos que ele pode cumprir essa promessa, pois mantém a chuva em seu curso.
(2.) Ele domina os relâmpagos e os trovões, que não seguem ao acaso, mas pelo caminho que lhes indica. São mencionados aqui porque Deus prepara os relâmpagos para a chuva, Salmos 135:7. Os que temem a Deus não devem temer relâmpagos ou trovões. Eles não são projéteis disparados às cegas; seguem o caminho indicado pelo próprio Deus, que não pretende causar dano a seus servos.
(3.) Ao dirigir o curso da chuva, Deus não se esquece das regiões desertas (v. 26, 27), onde não há ninguém:
[1.] Não há homem que cuide do que ali cresce. A providência divina alcança lugares a que a atividade humana não chega. Se Deus não tivesse mais bondade do que o homem para com muitas criaturas inferiores, elas sofreriam muito.
Ele pode tornar a terra fértil sem nossa técnica ou trabalho, Gênesis 2:5, 6. Quando ainda não havia homem para lavrar o solo, subia uma neblina que o regava. Nós, porém, não podemos torná-lo fértil sem Deus; é ele quem dá o crescimento.
[2.] Não há homem a sustentar nem a aproveitar os frutos ali produzidos. Embora Deus visite e considere o homem com favor muito especial, não se esquece das criaturas inferiores. Faz brotar a erva tenra para alimentar todos os seres vivos, bem como para servir ao homem. Até os jumentos selvagens terão a sede saciada, Salmos 104:11.
Deus tem o suficiente para todos e provê de maneira admirável até mesmo para as criaturas das quais o homem não recebe serviço e para as quais não faz provisão.
(4.) Em certo sentido, ele é o Pai da chuva, v. 28; ela não tem outro pai. Produz a chuva por seu poder, governa-a, dirige-a e a usa conforme lhe agrada. Como Deus da natureza, destila sobre a terra até as pequenas gotas do orvalho. Como Deus da graça, faz chover justiça sobre nós e é ele próprio como o orvalho para Israel. Ver Oseias 14:5, 6; Miquéias 5:7.
(5.) O gelo e a geada, que congelam as águas e cobrem a terra de uma crosta, são produzidos por sua providência, v. 29, 30. São coisas muito comuns, e por isso nos parecem menos surpreendentes. Contudo, fazem uma mudança enorme em pouquíssimo tempo.
As águas ficam escondidas como sob uma pedra, como sob uma lápide posta sobre elas, tão espessa e resistente é a camada de gelo que as cobre. Às vezes, até a superfície das profundezas congela. Diante disso, podemos perguntar: “De que ventre saiu o gelo? Que poder criado poderia produzir obra tão admirável?” Nenhum, a não ser o poder do próprio Criador.
A geada e a neve vêm dele; portanto, devem dirigir nossos pensamentos e meditações àquele que faz coisas tão grandes e insondáveis. Suportaremos mais facilmente os inconvenientes do inverno se aprendermos a tirar dele esse bom proveito.
- Como o homem é fraco. Pode fazer coisas assim? Jó poderia? Não, v. 34, 35.
(1.) Não pode ordenar sequer uma chuva para aliviar a si ou aos amigos: “Você pode erguer a voz às nuvens, esses odres do céu, para que uma abundância de água o cubra e regue seus campos secos e ressequidos?” Se erguermos a voz a Deus em oração, pedindo chuva, poderemos recebê-la (Zacarias 10:1).
Se, porém, erguermos a voz às nuvens para exigi-la, logo mostrarão que não obedecem às nossas ordens, e ficaremos sem ela, Jeremias 14:22. Os céus não ouvirão a terra a menos que Deus os ouça, Oseias 2:21. Vejamos quão pobres, necessitadas e dependentes são as criaturas humanas: não podemos viver sem chuva nem recebê-la quando queremos.
(2.) Não pode enviar sequer um relâmpago, ainda que quisesse usá-lo para aterrorizar seus inimigos (v. 35): “Você pode mandar os relâmpagos para que cumpram suas ordens e executem o que deseja? Virão quando os chamar e lhe dirão: ‘Aqui estamos’?” Não. Os ministros da cólera de Deus não serão ministros da nossa. Por que seriam, se a cólera do homem não produz a justiça de Deus? Ver Lucas 9:55.
II. Deus comanda e conhece as estrelas do céu; nós não as comandamos nem as conhecemos desse modo. Nossos pensamentos devem agora elevar-se muito acima das nuvens, até as gloriosas luzes celestes. Deus menciona especificamente não os planetas, que se movem em órbitas mais baixas, mas as estrelas fixas, que estão muito mais altas.
Supõe-se que, apesar da grande distância, as estrelas exerçam influência sobre a terra, não sobre a mente dos homens nem sobre os desfechos da providência, pois o destino humano não é determinado pelos astros. Elas influem, porém, no curso comum da natureza; foram postas para sinais e estações, para dias e anos, Gênesis 1:14.
Se as estrelas exercem tal domínio sobre a terra (v. 33), embora ocupem seu lugar no céu e sejam mera matéria, muito maior é o domínio daquele que as criou e nos criou, a Mente eterna. Vejamos agora como somos fracos:
- Não podemos alterar as influências das estrelas (v. 31). Não podemos controlar as das estrelas que contribuem para os prazeres da primavera: “Você pode soltar as amarras de Órion?” Essa magnífica constelação ocupa posição de grande destaque, e nenhuma outra é maior; exerce influências ásperas e desagradáveis que não podemos controlar nem repelir.
Tanto o verão quanto o inverno seguirão seu curso. Deus pode mudá-los quando quiser, fazendo uma primavera fria e, assim, prendendo as doces influências das Plêiades, ou um inverno quente e, assim, soltando as amarras de Órion. Nós não podemos fazê-lo.
- Não está em nosso poder ordenar os movimentos das estrelas; seu governo não nos foi confiado. Deus, que chama as estrelas pelo nome (Salmos 147:4), faz que apareçam nas respectivas estações e determina quando nascem e se põem. Isso, porém, não é da nossa competência.
Não podemos fazer surgir Mazarote, as estrelas dos signos do sul, nem guiar Arcturo, as do norte, v. 32. Deus pode fazer as estrelas saírem para a batalha, como fez quando, de suas órbitas, lutaram contra Sísera, e guiá-las nos ataques que lhes ordena realizar. O homem não pode fazê-lo.
- Além de não participarmos do governo das estrelas, nem do governo a que estão sujeitas nem daquele que lhes foi confiado, pois governam e são governadas, não o conhecemos absolutamente: ignoramos as ordenanças dos céus, v. 33. Estamos tão longe de poder mudá-las que nem sequer podemos explicá-las; são um segredo para nós.
Pretenderemos, então, conhecer os conselhos de Deus e suas razões? Se coubesse a nós estabelecer o domínio das estrelas sobre a terra, logo ficaríamos perdidos. Pretenderemos, então, ensinar a Deus como governar o mundo?
III. Deus é autor e doador, pai e fonte, de toda sabedoria e todo entendimento, v. 36. As almas humanas são seres mais nobres e excelentes do que as próprias estrelas do céu, e brilham mais intensamente.
Os poderes e as faculdades da razão de que o homem foi dotado, e as admiráveis obras do pensamento, aproximam-no de algum modo dos benditos anjos. De onde viria essa luz, senão do Pai das luzes? Quem mais pôs sabedoria no íntimo do homem e deu entendimento ao coração?
A própria alma racional e suas capacidades vêm dele, o Deus da natureza, pois é ele quem forma o espírito do homem dentro dele. Não criamos nossa própria alma, nem podemos explicar como ela age ou como está unida ao corpo. Só quem a criou a conhece e sabe governá-la. Deus forma o coração dos homens de modo semelhante em alguns aspectos e diferente em outros.
A verdadeira sabedoria, com todos os recursos que a acompanham e seu desenvolvimento, vem dele, o Deus da graça e Pai de toda dádiva boa e perfeita. Pretenderemos ser mais sábios do que Deus, se toda a nossa sabedoria vem dele?
Ou melhor: pretenderemos ser sábios além de nossa esfera, ultrapassando os limites que aquele que nos deu entendimento lhe estabeleceu? Ele pretendia que o usássemos para servir a Deus e cumprir nosso dever, nunca para nos apresentarmos como diretores das estrelas ou dos relâmpagos.
IV. Deus conhece e governa as nuvens; nós não, v. 37. Algum homem, com toda a sua sabedoria, poderia contar as nuvens ou, como também se pode ler, declarar e descrever sua natureza? Embora estejam próximas de nós, em nossa própria atmosfera, sabemos pouco mais sobre elas do que sobre as estrelas tão distantes.
Quando as nuvens derramaram chuva em abundância, a ponto de o pó tornar-se lama firme e os torrões aderirem uns aos outros (v. 38), quem pode fechar os odres do céu? Quem pode detê-los para que não chova sem parar?
Devemos reconhecer nisso o poder e a bondade de Deus: ele dá à terra chuva suficiente, sem saturá-la; amolece-a, sem afogá-la; torna-a própria para o arado, sem torná-la imprópria para a semente. Assim como não podemos ordenar uma chuva, também não podemos ordenar um dia de tempo bom sem Deus. Nossa dependência dele é tão necessária quanto constante.
V. Deus provê alimento para as criaturas inferiores. Elas são alimentadas por sua providência, não por nosso zelo ou esforço. O capítulo seguinte trata inteiramente dos exemplos do poder e da bondade de Deus para com os animais. Por isso, alguns transferem para lá os três últimos versículos deste capítulo, que falam da provisão feita:
- Para os leões, v. 39, 40. “Você não pretende que as nuvens e as estrelas dependam de você, pois estão acima de você. Na terra, porém, julga-se soberano. Vamos pôr isso à prova: você caçará a presa para o leão?”
“Você se orgulha dos animais que antes possuía, dos bois, jumentos e camelos alimentados em seu estábulo.”
“Mas assumirá o sustento dos leões e de seus filhotes, quando se agacham nos covis à espera da presa? Não. Você não precisa fazê-lo; eles sabem sobreviver sem você. Não pode fazê-lo, pois não tem com que saciá-los. Nem ousa fazê-lo, pois, se fosse alimentá-los, eles o atacariam. Eu, porém, faço isso.”
Vejamos a plena suficiência da providência divina: ela tem com que satisfazer o desejo de todos os seres vivos, até os mais vorazes. Vejamos sua generosidade: onde quer que tenha dado vida, dará também sustento, mesmo às criaturas que, além de não servir ao homem, representam perigo para ele.
Vejamos também sua soberania: permite que algumas criaturas sejam mortas para sustentar outras. Ovelhas indefesas são despedaçadas para satisfazer o apetite dos filhotes de leão. Ainda assim, às vezes os leões passam necessidade e fome, como castigo por sua crueldade, enquanto aos que temem a Deus nada de bom falta.
- Para os filhotes de corvo, v. 41. Assim como os animais vorazes, as aves vorazes são alimentadas pela providência divina. Quem, senão Deus, providencia alimento para o corvo? O homem não o faz; cuida apenas dos animais que lhe são ou podem ser úteis. Deus, porém, considera todas as obras de suas mãos, até as mais humildes e menos valorizadas.
Os filhotes dos corvos têm necessidades especiais, e Deus as supre, Salmos 147:9. O fato de Deus alimentar as aves, especialmente estas (Mateus 6:26), nos anima a confiar nele quanto ao pão de cada dia. Vejamos aqui:
(1.) A aflição em que muitas vezes se encontram os filhotes de corvo: “Vagueiam por falta de alimento”. Dizem que os adultos os negligenciam e não os alimentam como outras aves alimentam seus filhotes. De fato, os que são vorazes com os outros costumam ser cruéis e antinaturais até com os seus.
(2.) O que se supõe que façam nessa aflição: “Clamam”, pois são criaturas barulhentas, que gritam sem cessar. Seu clamor é interpretado como dirigido a Deus. Como é um grito da natureza, considera-se que seja dirigido ao Deus da natureza. Uma interpretação tão favorável do clamor dos filhotes de corvo pode animar-nos a orar, ainda que só consigamos clamar: “Aba, Pai”.
(3.) O que Deus faz por eles. De um modo ou de outro, provê para que cresçam e alcancem a maturidade. Aquele que cuida assim dos filhotes de corvo certamente não deixará de cuidar de seu povo nem dos filhos deste. Esse é apenas um entre muitos exemplos da compaixão divina, e pode levar-nos a pensar quanto bem nosso Deus faz todos os dias sem que o percebamos.