Jó 4
Argumento
Depois que Jó deu livre e veemente expressão à sua paixão, quebrando assim o gelo, seus amigos vêm agora expor com gravidade o juízo que fizeram de seu caso. Talvez tivessem conversado à parte, comparado suas opiniões e discutido entre si, chegando todos ao mesmo veredito: as aflições de Jó certamente provavam que ele era hipócrita.
Não lhe lançaram, porém, essa grave acusação até que as expressões de descontentamento e impaciência, nas quais julgaram que ele censurava o próprio Deus, os confirmaram na opinião desfavorável que já tinham de sua pessoa e de seu caráter. Agora o atacam com grande temor. Começa a disputa, que logo se torna acirrada.
Os adversários são os três amigos de Jó; o próprio Jó é quem responde. Eliú aparece primeiro como moderador e, por fim, o próprio Deus profere o juízo sobre a controvérsia e sobre a maneira como foi conduzida.
A questão debatida é se Jó era ou não um homem íntegro, a mesma que esteve em disputa entre Deus e Satanás nos dois primeiros capítulos. Satanás já cedera nesse ponto e não ousava alegar que Jó, ao amaldiçoar o dia de seu nascimento, tivesse indiretamente amaldiçoado a Deus.
Não: Satanás não pode negar que Jó ainda preserva sua integridade. Mas os amigos insistem que, se Jó fosse íntegro, não teria sido afligido de modo tão severo e prolongado. Por isso o pressionam a confessar que foi hipócrita na profissão de fé que fizera.
“Não”, diz Jó, “isso nunca farei. Ofendi a Deus, mas meu coração, apesar disso, tem sido reto para com ele”. Jó continua a apegar-se ao consolo de sua integridade.
Elifaz, provavelmente o mais velho ou o de posição mais elevada, inicia a conversa neste capítulo. Nele, I. Pede que Jó o ouça com paciência, v. 2. II. Reconhece, em termos elogiosos, o destaque e a utilidade da profissão de fé que Jó havia feito, vv. 3-4.
III. Acusa-o de hipocrisia nessa profissão de fé, fundamentando a acusação nas aflições presentes e na conduta de Jó sob elas, vv. 5-6. IV. Para sustentar sua conclusão, afirma que a maldade humana sempre atrai os juízos de Deus, vv. 7-11.
V. Confirma sua afirmação com uma visão que tivera, na qual lhe foram recordadas a pureza e a justiça incontestáveis de Deus, bem como a insignificância, a fraqueza e a natureza pecaminosa do homem, vv. 12-21. Com tudo isso, pretende abater o espírito de Jó e torná-lo arrependido e paciente em suas aflições.
Versículos 1 a 6
A Fala de Elifaz. (a.C. 1520.)
Nestes versículos:
I. Elifaz pede desculpas pelo incômodo que está prestes a causar a Jó com seu discurso (v. 2): Se tentarmos falar com você, oferecendo uma palavra de censura e conselho, você ficará aborrecido e a receberá mal? Temos motivos para temer que sim; mas não há outra saída: Quem pode conter as palavras?
Observe: 1. Com quanta modéstia ele fala de si mesmo e de sua tentativa. Não assume sozinho a condução da causa, mas, com muita humildade, inclui seus amigos: “Conversaremos contigo”. Quem defende a causa de Deus deve acolher ajuda, para que ela não sofra por causa de sua fraqueza.
Não promete muito, mas pede licença para tentar e verificar se consegue apresentar algo pertinente e adequado ao caso de Jó. Em assuntos difíceis, convém não alegarmos mais do que isso: apenas experimentar o que pode ser dito ou feito. Muitos discursos excelentes receberam o modesto título de Ensaios.
- Com quanta delicadeza fala de Jó e de sua atual condição aflitiva: “Se lhe dissermos o que pensamos, você ficará aborrecido? Receberá mal nossas palavras? Atribuirá isso à sua aflição ou à nossa culpa? Seremos considerados insensíveis e cruéis por tratar com você de maneira franca e fiel?”
“Desejamos que não; esperamos que não, e lamentaríamos se fosse mal recebido o que se diz com boa intenção”. Repare: devemos recear causar tristeza a qualquer pessoa, especialmente a quem já sofre, para não acrescentar aflição ao aflito, como fizeram os inimigos de Davi, Salmos 69:26.
Devemos relutar em dizer algo que sabemos ser doloroso, por mais necessário que seja. O próprio Deus, embora aflija com justiça, não o faz de bom grado, Lamentações 3:33.
- Com quanta convicção fala da verdade e pertinência do que está prestes a dizer: “Quem pode conter-se de falar?” Certamente foi o zelo piedoso pela honra de Deus e pelo bem espiritual de Jó que lhe impôs essa necessidade.
“Quem pode calar-se em defesa da honra de Deus, que ouvimos censurada, e em amor à tua alma, que vemos em perigo?” Repare: é compaixão insensata deixar de censurar os amigos, mesmo aflitos, pelo que dizem ou fazem de errado, apenas por medo de ofendê-los.
Quer recebam bem ou mal a censura, devemos cumprir nosso dever com sabedoria e mansidão e manter a boa consciência.
II. Ele apresenta duas acusações contra Jó.
- Quanto à conduta de Jó sob esta aflição particular, acusa-o de fraqueza e falta de coragem; havia fundamento demais para essa parte da acusação, vv. 3-5. Aqui:
(1.) Ele repara em como Jó antes fora útil para consolar outras pessoas. Reconhece que Jó ensinara a muitos: não apenas aos próprios filhos e servos, mas a vários vizinhos e amigos, tantos quantos se encontravam dentro de seu alcance.
Jó não só animava e apoiava os que tinham o ofício de ensinar, nem apenas pagava pela instrução dos pobres: ele mesmo ensinava a muitos. Embora fosse homem importante, não considerava isso indigno de si (o rei Salomão foi pregador).
Embora fosse ocupado, encontrava tempo para fazê-lo; ia até seus vizinhos, conversava com eles sobre sua alma e lhes dava bons conselhos. Ah, se nossos homens influentes seguissem esse exemplo de Jó!
Quando encontrava pessoas prestes a cair em pecado ou a sucumbir aos problemas, suas palavras as sustentavam. Tinha admirável habilidade para dizer o que fosse apropriado a fim de fortalecer as pessoas contra as tentações, sustentá-las sob seus fardos e consolar as consciências aflitas.
Tinha e empregava a língua dos instruídos; sabia dizer palavra oportuna aos cansados e se dedicava muito a essa boa obra. Com conselhos e consolos adequados, fortalecia as mãos fracas para o trabalho, o serviço e a luta espiritual, e os joelhos vacilantes para sustentar a pessoa na jornada e sob seu fardo.
Não é nosso dever apenas erguer as próprias mãos caídas, despertando-nos e animando-nos no caminho do dever (Hebreus 12:12). Devemos também fortalecer as mãos fracas de outros, quando surgir a ocasião, e fazer o possível para firmar seus joelhos vacilantes.
Isso fazemos dizendo aos de coração medroso: “Sede fortes”, Isaías 35:3-4. As expressões parecem ter sido tomadas dessa passagem. Repare: essas pessoas devem abundar em caridade espiritual. Uma boa palavra, dita com acerto e sabedoria, pode fazer mais bem do que talvez imaginemos.
Por que, porém, Elifaz menciona isso aqui? [1.] Talvez elogie Jó pelo bem que fizera para que a censura planejada lhe pareça mais aceitável. Um elogio justo é boa introdução a uma censura justa: ajuda a desfazer preconceitos e demonstra que a censura não vem de má vontade. Paulo elogiou os coríntios antes de altercar com eles, 1 Coríntios 11:2.
[2.] Lembra como Jó consolara outros porque, por isso, podia com justiça esperar ser consolado. Contudo, se o convencimento do erro fosse necessário para que viesse o consolo, seus amigos deviam ser desculpados por tratar primeiro daquela. O Consolador censurará, João 16:8.
[3.] Talvez fale por compaixão, lamentando que, por causa da extrema aflição, Jó não conseguisse aplicar a si mesmo o consolo que antes oferecera a outros. É mais fácil dar bons conselhos do que segui-los, pregar a mansidão e a paciência do que praticá-las.
Facile omnes, cum valemus, rectum consilium ægrotis damus: todos achamos fácil, quando estamos saudáveis, dar bons conselhos aos doentes. Terêncio.
[4.] A maioria entende que Elifaz menciona isso para agravar o atual descontentamento de Jó, repreendendo-o por seu conhecimento e pelos bons serviços prestados aos outros, como se dissesse: “Tu, que ensinaste a outros, por que não ensinas a ti mesmo?”
“Não é prova de sua hipocrisia ter receitado aos outros o remédio que agora se recusa a tomar, contradizendo a si mesmo e agindo contra seus próprios princípios conhecidos? Você, que ensina os outros a não desfalecer, desfalece? Romanos 2:21. Médico, cura-te a ti mesmo”.
Quem repreendeu os outros deve esperar que isso lhe seja lembrado se ele próprio vier a se expor à repreensão.
(2.) Elifaz o repreende pela atual falta de ânimo, v. 5. “Agora que isso te sobreveio, agora que chegou tua vez de ser afligido e que o cálice amargo, passado de mão em mão, foi posto na tua, agora que te toca, desfaleces e te perturbas.”
Aqui, [1.] minimiza demais as aflições de Jó: “Isso te toca”. É justamente a palavra que o próprio Satanás usara, Jó 1:11; 2:5. Se Elifaz tivesse sentido apenas metade da aflição de Jó, teria dito: “Isso me golpeia, isso me fere”.
Mas, ao falar das aflições de Jó, trata-as como coisa insignificante: “Isso te toca, e não suportas ser tocado”. Noli me tangere: não me toques.
[2.] Exagera os sentimentos de Jó e os torna mais graves: “Desfaleces, ou perdes o domínio de ti; deliras e não sabes o que dizes”. A quem sofre profunda angústia devemos conceder alguma indulgência e interpretar favoravelmente suas palavras. Quando tomamos cada palavra no pior sentido, não fazemos aos outros o que gostaríamos que nos fizessem.
- Quanto ao caráter geral de Jó antes desta aflição, Elifaz o acusa de perversidade e falsidade de coração. Essa parte da acusação era totalmente infundada e injusta.
Com que insensibilidade zomba dele e o repreende pela grande profissão de fé que fizera, como se tudo agora tivesse dado em nada e se revelado uma farsa (v. 6): “Não é este o teu temor, tua confiança, tua esperança e a retidão dos teus caminhos? Não parece agora tudo mero fingimento?”
“Se tivesses sido sincero, Deus não te teria afligido assim, nem terias agido dessa maneira sob a aflição.” Era precisamente o que Satanás pretendia: provar que Jó era hipócrita e desmentir o testemunho que Deus dera sobre ele.
Quando o próprio Satanás não conseguiu fazê-lo diante de Deus, que ainda via Jó como homem perfeito e reto e assim o declarava, tentou fazê-lo por meio dos amigos de Jó diante do próprio Jó e persuadi-lo a confessar-se hipócrita. Se tivesse alcançado esse objetivo, teria triunfado.
Habes confitentem reum: “Por tua própria boca te condenarei”. Mas, pela graça de Deus, Jó foi capacitado a preservar sua integridade e não prestou falso testemunho contra si mesmo.
Repare: os que fazem julgamentos precipitados e sem caridade a respeito de seus irmãos e os condenam como hipócritas realizam a obra de Satanás e servem aos interesses dele mais do que percebem.
Não sei por que este versículo aparece com leituras diferentes em várias edições de nossas Bíblias inglesas comuns. O original e todas as versões antigas põem “tua esperança” antes de “a retidão dos teus caminhos”. Assim também a Bíblia de Genebra e a maioria das edições da última tradução.
Encontrei, porém, uma das primeiras edições, de 1612, que traz: “Não é este o teu temor, tua confiança, a retidão dos teus caminhos e tua esperança?” Tanto as Anotações da Assembleia quanto as do sr. Poole adotam essa leitura.
Uma edição de 1660 diz: “Não é teu temor tua confiança, e a retidão dos teus caminhos tua esperança? Não parece agora que toda a religião, tanto em sua devoção quanto em sua conduta, visava apenas à esperança e à confiança de que por ela enriqueceria? Não era tudo interesseiro?”
Era precisamente o que Satanás insinuara. “Não é tua religião tua esperança, e não são teus caminhos tua confiança?”, assim traduz o sr. Broughton.
Ou: “Não era assim? Não pensavas que isso te protegeria? Mas te enganaste”. Ou: “Não teria sido assim? Se tua religião fosse sincera, não te teria preservado desse desespero?”
É verdade: “Se desfaleces no dia da adversidade, pequena é tua força”, tua graça (Provérbios 24:10). Mas daí não se segue que você não tenha graça nem força alguma. O caráter de uma pessoa não deve ser julgado por um único ato.
Versículos 7 a 11
Elifaz apresenta aqui outra razão para provar que Jó é hipócrita. Quer tomar como prova contra ele não só sua impaciência sob as aflições, mas as próprias aflições, tão grandes e extraordinárias, sem nenhuma perspectiva de libertação. Para fortalecer essa razão, estabelece dois princípios que parecem bastante plausíveis:
I. Que os homens bons nunca foram arruinados dessa maneira. Como prova, apela à observação do próprio Jó (v. 7): “Lembra-te, peço-te; recorda tudo o que viste, ouviste ou leste e dá-me um exemplo de alguém inocente e justo que tenha perecido como tu pereces e sido eliminado como tu és”.
Se entendermos isso como destruição definitiva e eterna, o princípio é verdadeiro. Nenhum inocente e justo perece para sempre: somente o homem do pecado é filho da perdição, 2 Tessalonicenses 2:3. Nesse caso, porém, o princípio foi mal aplicado a Jó: ele não pereceu assim nem foi eliminado. Uma pessoa só está perdida de fato quando está no inferno.
Mas, se entendermos o princípio como referente a qualquer calamidade temporal, ele não é verdadeiro. Os justos perecem (Isaías 57:1); há um mesmo acontecimento para o justo e o perverso (Eclesiastes 9:2), tanto na vida quanto na morte. A grande e certa diferença aparece depois da morte.
Mesmo antes do tempo de Jó, por mais remoto que fosse, já havia exemplos suficientes para contradizer esse princípio. O justo Abel não pereceu sendo inocente? Não foi eliminado no começo de seus dias?
O justo Ló não perdeu sua casa e seu abrigo pelo fogo, sendo obrigado a refugiar-se numa caverna sombria? O justo Jacó não foi um sírio prestes a perecer? Deuteronômio 26:5. Sem dúvida houve outros exemplos semelhantes que não ficaram registrados.
II. Que os homens perversos muitas vezes foram arruinados dessa maneira. Como prova, Elifaz invoca sua própria observação (v. 8): Conforme tenho visto muitas vezes, os que lavram a iniquidade e semeiam a perversidade colhem o mesmo; pelo sopro de Deus perecem, v. 9.
Vemos diariamente exemplos disso. Portanto, já que você perece e é consumido desse modo, temos motivos para pensar que, fosse qual fosse sua profissão de fé, apenas lavrou a iniquidade e semeou a perversidade. O que vi nos outros vejo também em você.
- Ele fala dos pecadores em geral, pessoas sagazes e ativas no pecado, que se esforçam por pecar, pois lavram a iniquidade; e esperam obter lucro com o pecado, pois semeiam a perversidade. Quem lavra, lavra com esperança; mas qual é o resultado? Colhe aquilo mesmo que semeou.
Da carne colherão corrupção e ruína, Gálatas 6:7-8. “A colheita será um montão no dia da dor e da tristeza desesperada”, Isaías 17:11. Ele colherá aquilo mesmo, isto é, o produto próprio daquela semente.
Aquilo que o pecador semeia não é o corpo que surgirá; Deus, porém, lhe dará um corpo, um corpo de morte: esse é o fim daquelas coisas, Romanos 6:21. Alguns entendem “iniquidade” e “perversidade” como o agravo e a injúria feitos a outras pessoas.
Quem lavra e semeia essas coisas colherá o mesmo, ou seja, receberá na mesma moeda. Quem perturba será perturbado, 2 Tessalonicenses 1:6; Josué 7:25. Os saqueadores serão saqueados (Isaías 33:1), e os que levaram outros cativos irão para o cativeiro, Apocalipse 13:10.
Elifaz descreve melhor a destruição deles (v. 9): “Pelo sopro de Deus perecem”. Os planos aos quais dedicam tanto esforço são frustrados: Deus corta as cordas desses lavradores, Salmos 129:3-4.
Eles próprios são destruídos, como justo castigo por sua iniquidade. Perecem, ou seja, são inteiramente destruídos; são consumidos, ou seja, destruídos aos poucos. Isso ocorre pelo sopro e pelo hálito de Deus, isto é:
(1.) Por sua cólera. A ira divina é a ruína dos pecadores; por isso são chamados vasos da cólera, e se diz que seu sopro acende Tofete, Isaías 30:33. “Quem conhece o poder de sua ira?” Salmos 90:11.
(2.) Por sua palavra. Ele fala, e tudo acontece com facilidade e eficácia. O Espírito de Deus, por meio da palavra, consome os pecadores; com ela os abate, Oseias 6:5. Para Deus, dizer e fazer não são duas coisas distintas.
Diz-se que o homem do pecado será consumido pelo sopro da boca de Cristo, 2 Tessalonicenses 2:8. Compare Isaías 11:4; Apocalipse 19:21.
Alguns pensam que, ao atribuir a destruição dos pecadores ao sopro de Deus e ao hálito de suas narinas, Elifaz se refere ao vento que derrubou a casa sobre os filhos de Jó, como se eles fossem mais pecadores que todos os demais por terem sofrido aquelas coisas. Lucas 13:2.
- Elifaz fala particularmente dos tiranos e opressores cruéis sob a figura dos leões, vv. 10-11. Observe:
(1.) Como descreve sua crueldade e opressão. A língua hebraica tem cinco nomes diferentes para leões, e todos aparecem aqui para retratar o terrível poder de dilacerar, a ferocidade e a crueldade dos opressores orgulhosos.
Rugem, dilaceram e fazem presa de todos ao redor, e ainda criam os filhotes para fazerem o mesmo, Ezequiel 19:3. O diabo é um leão que ruge; eles participam de sua natureza e cumprem seus desejos. São fortes e astutos como leões (Salmos 10:9; 17:12) e, até onde prevalecem, devastam tudo ao redor.
(2.) Como descreve sua destruição, tanto a de seu poder quanto a de suas pessoas. Serão impedidos de continuar causando prejuízo e terão de responder pelo prejuízo já praticado. Serão tomadas medidas eficazes:
[1.] Para que não aterrorizem mais. A voz de seu rugido será calada.
[2.] Para que não dilacerem mais. Deus os desarmará, tirando-lhes o poder de causar prejuízo: “Os dentes dos leões jovens são quebrados”. Veja Salmos 3:7. Assim será contido o restante da cólera.
[3.] Para que não enriqueçam com o saque de seus vizinhos. Até o leão velho passa fome e perece por falta de presa. Os que se empanturraram de pilhagem e rapina talvez sejam reduzidos a tal miséria que acabem morrendo de fome.
[4.] Para que não deixem sucessores, como imaginavam. “Os filhotes do leão forte são dispersos” e têm de procurar a própria comida, que os mais velhos costumavam trazer-lhes, Naum 2:12. “O leão dilacerava as presas para seus filhotes”; agora eles devem cuidar de si mesmos.
Talvez Elifaz pretendesse com isso atingir Jó, como se ele, sendo o maior de todos os homens do Oriente, tivesse obtido seus bens por meio de saques e usado seu poder para oprimir os vizinhos. Agora, porém, seu poder e seus bens tinham desaparecido e sua família fora dispersa. Se foi essa sua intenção, é lamentável que um homem elogiado por Deus fosse assim maltratado.
Versículos 12 a 21
Elifaz, tendo se proposto a convencer Jó do pecado e da insensatez de seu descontentamento e de sua impaciência, invoca aqui uma visão que lhe fora concedida e a relata para convencer o amigo. Todos prestam especial deferência ao que vem diretamente de Deus, e Jó, sem dúvida, tanto quanto qualquer outro.
Alguns pensam que Elifaz tivera essa visão recentemente, depois de chegar à casa de Jó, e que ela lhe pusera na boca as palavras com que argumentar. Teria sido bom se ele se ativesse ao sentido da visão: ela serviria de fundamento para censurar Jó por murmurar, mas não para condená-lo como hipócrita.
Outros pensam que a visão ocorrera antes. Naqueles primeiros tempos, Deus muitas vezes comunicava sua vontade aos homens desse modo, Jó 33:15. Provavelmente Deus enviara a Elifaz esse mensageiro e essa mensagem em alguma ocasião em que ele próprio estava inquieto e descontente, para acalmá-lo e pacificá-lo.
Repare: assim como devemos consolar os outros com o consolo que recebemos (2 Coríntios 1:4), devemos procurar convencê-los por aquilo que teve força para nos convencer. O povo de Deus ainda não tinha palavra escrita para citar; por isso, às vezes Deus lhe comunicava até verdades comuns por meios extraordinários de revelação.
Nós, que temos Bíblias, dispomos nelas, graças a Deus, de uma palavra mais segura em que confiar do que até mesmo visões e vozes, 2 Pedro 1:19. Observe:
I. A maneira pela qual essa mensagem foi enviada a Elifaz e as circunstâncias em que lhe chegou:
- Ela lhe foi trazida em segredo, como às escondidas. Parte da mais doce comunhão que as almas piedosas têm com Deus acontece em segredo, onde nenhum olho vê senão o daquele que tudo vê.
Deus dispõe de maneiras de trazer convicção, conselho e consolo ao seu povo sem que o mundo perceba, mediante sussurros particulares, com tanta força e eficácia quanto pelo ministério público. Seu segredo está com eles, Salmos 25:14.
Assim como o espírito maligno muitas vezes rouba do coração as boas palavras (Mateus 13:19), o bom Espírito às vezes introduz boas palavras no coração sem que percebamos.
- Elifaz recebeu uma pequena parte da mensagem, v. 12. Mesmo os melhores recebem apenas um pouco do conhecimento divino neste mundo. Sabemos pouco em comparação com o que há para saber e com o que saberemos quando chegarmos ao céu.
Quão pequena porção ouvimos acerca de Deus! Jó 26:14. Conhecemos apenas em parte, 1 Coríntios 13:12. Veja sua humildade e modéstia: não afirma ter compreendido inteiramente a mensagem, mas percebeu algo dela.
- Ela lhe chegou nas visões da noite (v. 13), quando já se retirara do mundo e de sua agitação, e tudo ao seu redor estava tranquilo e em silêncio. Repare: quanto mais nos afastamos do mundo e de suas coisas, mais aptos ficamos para a comunhão com Deus.
Quando conversamos com nosso coração e nos aquietamos (Salmos 4:4), esse é o momento apropriado para o Espírito Santo conversar conosco. Enquanto outros dormiam, Elifaz estava pronto a receber essa visita do Céu.
Provavelmente, como Davi, meditava em Deus durante as vigílias da noite, e a mensagem lhe chegou em meio a esses bons pensamentos. Ouviríamos mais de Deus se pensássemos mais nele. Entretanto, alguns são surpreendidos por convicções durante a noite, Jó 33:14-15.
- A mensagem foi precedida por terrores: temor e tremor se apoderaram dele, v. 14. Ao que parece, antes mesmo de ouvir ou ver qualquer coisa, foi tomado por um tremor que lhe abalou os ossos e talvez até a cama sob ele.
Um santo temor e reverência por Deus e sua majestade se imprimiram em seu espírito, preparando-o para uma visita divina. Àqueles a quem Deus pretende honrar, primeiro humilha e abate. Quer que todos o sirvamos com santo temor e nos alegremos com tremor.
II. O mensageiro que a trouxe: um espírito, um dos anjos bons, empregados não apenas como ministros da providência de Deus, mas às vezes também como ministros de sua palavra. Sobre essa aparição vista por Elifaz, somos informados (vv. 15-16):
- Ela era real, não um sonho nem uma fantasia. Uma imagem estava diante dos olhos de Elifaz; ele a viu claramente. A princípio ela passava e tornava a passar diante de seu rosto, movendo-se para cima e para baixo; por fim, parou para lhe falar.
O fato de alguns terem sido tão desonestos a ponto de iludir os outros com falsas visões e de alguns serem tão tolos a ponto de se deixarem iludir por elas não exclui que possam ter ocorrido aparições de espíritos, tanto bons quanto maus.
- A imagem era indistinta e um tanto confusa. Elifaz não conseguiu discernir sua forma a ponto de conceber uma ideia exata dela, muito menos descrevê-la. O propósito era despertar e instruir sua consciência, não satisfazer sua curiosidade.
Sabemos pouco acerca dos espíritos; não somos capazes de saber muito sobre eles, nem convém que o saibamos. Tudo a seu tempo: em breve iremos para o mundo dos espíritos e então os conheceremos melhor.
- Ela o deixou muito consternado, a ponto de lhe arrepiar os cabelos. Desde que o homem pecou, tem sido terrível para ele receber um mensageiro enviado do céu, consciente de que não pode esperar boas notícias de lá.
Por isso as aparições, mesmo de espíritos bons, sempre causaram profunda impressão de temor até nos homens bons. Como é bom que Deus nos envie suas mensagens por homens semelhantes a nós, em vez de espíritos, cujo terror não nos fará temer! Veja Daniel 7:28; 10:8-9.
III. A mensagem em si. Antes de ser transmitida, houve silêncio, profundo silêncio, v. 16. Quando estamos prestes a falar da parte de Deus ou a falar com ele, convém nos prepararmos com uma pausa solene.
Assim estabelecemos limites ao redor do monte sobre o qual Deus descerá e não nos apressamos em dizer coisa alguma. A mensagem veio em voz mansa e suave e foi esta (v. 17): Será o homem mortal mais justo que Deus, o Deus imortal? Será um homem considerado, ou alegará ser, mais puro que seu Criador? Fora com tal pensamento!
- Alguns pensam que Elifaz procura com isso provar que as grandes aflições de Jó eram evidência certa de que ele era perverso. Um homem mortal seria considerado injusto e muito impuro se corrigisse e castigasse assim um servo ou súdito, a menos que este tivesse cometido um crime muito grave.
“Portanto, se não houvesse crimes graves pelos quais Deus te castiga desse modo, o homem seria mais justo que Deus, o que é inconcebível.”
- Penso, antes, que a mensagem é apenas uma censura às murmurações e ao descontentamento de Jó: “Alegará um homem ser mais justo e puro que Deus? Entender na verdade e observar com mais rigor que Deus as regras e as leis da justiça?”
“Terá Enos, homem mortal e miserável, tamanho atrevimento? Ou melhor, terá Geber, o homem mais forte e eminente, o homem em sua melhor condição, alegará poder comparar-se a Deus ou disputar com ele?”
Repare: é extremamente ímpio e absurdo considerar os outros ou a nós mesmos mais justos e puros que Deus. Quem entra em desavença e encontra defeitos nas orientações da lei divina, nas dispensações da graça divina ou nas disposições da providência divina se considera mais justo e puro que Deus.
Que os que assim censuram a Deus respondam por isso. Como! O homem pecador (pois não teria sido mortal se não tivesse sido pecador), o homem de visão curta, pretenderá ser mais justo e puro que Deus, que, sendo seu Criador, é também seu Senhor e proprietário?
Contenderá o barro com o oleiro? Toda justiça e pureza que há no homem têm Deus como autor; portanto, ele próprio é mais justo e puro. Veja Salmos 94:9-10.
IV. O comentário de Elifaz sobre a mensagem; ao menos, assim parece, embora alguns considerem que todos os versículos seguintes também tenham sido ditos na visão. Em ambos os casos, o sentido é o mesmo.
- Ele mostra quão pequenos são os próprios anjos em comparação com Deus, v. 18. Os anjos são servos de Deus: servem-no, aguardam suas ordens e trabalham para ele. São seus ministros (Salmos 104:4), seres resplandecentes e bem-aventurados.
Deus, porém, não precisa deles nem recebe benefício deles; está infinitamente acima deles. Por isso:
(1.) Não deposita confiança neles, como nós confiamos naqueles sem os quais não podemos viver. Não há serviço para o qual os empregue que, se quisesse, não pudesse realizar tão bem sem eles. Nunca os tornou seus confidentes nem membros de seu conselho íntimo, Mateus 24:36.
Não deixa seus assuntos inteiramente nas mãos deles: seus próprios olhos percorrem toda a terra, 2 Crônicas 16:9. Veja essa expressão em Jó 39:11.
Alguns a entendem assim: “Até a natureza angelical é tão sujeita a mudanças que Deus não confiaria aos anjos a guarda da própria integridade dos anjos. Se confiasse, todos teriam feito como alguns deles, abandonando sua posição original; por isso, julgou necessário dar-lhes graça sobrenatural para confirmá-los”.
(2.) Ele lhes atribui loucura, vaidade, fraqueza, debilidade e imperfeição em comparação consigo mesmo. Se o mundo fosse deixado ao governo dos anjos e somente a eles coubesse administrar tudo, cometeriam erros e nem tudo se faria da melhor maneira, como agora acontece.
Os anjos são seres inteligentes, mas de inteligência finita. Ainda que não possam ser acusados de iniquidade, podem ser acusados de imprudência.
Os estudiosos traduzem essa última oração de diversas maneiras. Penso que ela admite esta leitura, repetindo a negação, o que é muito comum: “Ele não depositará confiança em seus santos nem se gloriará em seus anjos” (in angelis suis non ponet gloriationem).
Deus não fará deles motivo de orgulho, como se seus louvores ou serviços lhe acrescentassem alguma coisa. Sua glória está em ser infinitamente feliz sem eles.
- Daí Elifaz conclui que o homem vale muito menos ainda e é muito menos digno de confiança ou de ser motivo de orgulho. Se é tão grande a distância entre Deus e os anjos, qual não será a distância entre Deus e o homem! Veja como o homem é retratado aqui em sua pequenez.
(1.) Considerem o homem enquanto vive: é muito pequeno, v. 19. Mesmo em sua melhor condição, é criatura desprezível quando comparada com os santos anjos, embora honrada em comparação com os animais.
É verdade que os anjos são espíritos e que a alma dos homens também é espírito. Mas:
[1.] Os anjos são espíritos puros; a alma humana habita numa casa de barro: assim é o corpo humano. Os anjos são livres; a alma humana está alojada, e o corpo é para ela uma nuvem que a obscurece e um peso que a prende. É sua gaiola, sua prisão.
É uma casa de barro, humilde e sujeita a desmoronar; um vaso de terra, logo quebrado, que no princípio foi moldado conforme a vontade do oleiro. É uma cabana, não uma casa de cedro nem de marfim, mas de barro, que logo cairia em ruínas se não fosse constantemente reparada.
[2.] Os anjos são firmes, mas até o alicerce dessa casa de barro em que o homem habita está no pó. Uma casa de barro edificada sobre a rocha poderia durar muito; fundada, porém, no pó, a instabilidade do alicerce precipita sua queda, e ela afunda sob o próprio peso.
Assim como o homem foi feito da terra, também é mantido e sustentado pelo que dela provém. Tire-lhe isso, e seu corpo voltará à terra. Estamos apenas de pé sobre o pó. Alguns se apoiam num monte de pó mais alto que o de outros; ainda assim, é a terra que nos sustenta e em breve nos engolirá.
[3.] Os anjos são imortais, mas o homem logo é esmagado; a casa terrena de seu tabernáculo se desfaz. Ele morre e se consome, esmagado tão fácil e rapidamente quanto uma traça entre os dedos. Pode-se matar um homem quase tão rapidamente quanto uma traça.
Basta pouca coisa para lhe destruir a vida. “Ele é esmagado diante da face da traça”: assim diz a expressão original. Se uma enfermidade prolongada, que o consome como traça, receber a incumbência de destruí-lo, ele não poderá resistir-lhe.
Tampouco poderá resistir a uma doença aguda, que lhe sobrevém rugindo como leão. Veja Oseias 5:12-14. Deve-se confiar em criatura assim, ou pode o Deus que não confia nem nos anjos esperar dela algum serviço?
(2.) Considerem o homem na morte: parece ainda mais desprezível e menos digno de confiança. Os homens são mortais e estão morrendo, vv. 20-21.
[1.] Na morte são destruídos e perecem para sempre no que diz respeito a este mundo. Ela põe fim definitivo à vida deles, a todas as suas ocupações e a tudo o que desfrutam aqui; seu lugar não os conhecerá mais.
[2.] Morrem diariamente e se consomem sem cessar: “Destruídos da manhã até a tarde”. A morte opera continuamente em nós, como uma toupeira que cava nossa sepultura a cada passo. Estamos tão continuamente expostos que somos mortos o dia inteiro.
[3.] Sua vida é curta, e em pouco tempo são eliminados. Talvez dure apenas da manhã à tarde. É apenas um dia, segundo alguns: o nascimento e a morte são como o nascer e o pôr do sol do mesmo dia.
[4.] Na morte, toda a sua excelência desaparece. A beleza, a força e a instrução não só não os livram da morte, como morrem com eles. Sua pompa, riqueza e poder tampouco os seguem depois da morte.
[5.] Sua sabedoria não pode salvá-los da morte. Morrem sem sabedoria, ou por falta dela, por administrarem insensatamente a própria vida, cavando a sepultura com os próprios dentes.
[6.] A morte é tão comum que ninguém lhe presta atenção nem repara nela: perecem sem que ninguém se importe com isso nem o leve a sério. A morte alheia é assunto frequente de conversa, mas raramente de reflexão séria.
Alguns pensam que aqui se fala também da condenação eterna dos pecadores, além de sua morte temporal. São destruídos, ou despedaçados, pela morte, da manhã até a tarde; e, se não se arrependerem, perecem para sempre, segundo certa leitura do v. 20.
Perecem para sempre porque não se importam com Deus nem com o próprio dever; não consideram seu fim, Lamentações 1:9. A única excelência que possuem é aquela que a morte lhes tira. Morrem, morrem a segunda morte, por lhes faltar a sabedoria de se apegarem à vida eterna.
Alegará uma criatura tão pequena, fraca, insensata, pecadora e mortal ser mais justa que Deus e mais pura que seu Criador? Não: em vez de entrar em desavença por causa de suas aflições, deve admirar-se de não estar no inferno.