Jó 3
Argumento
“Ouvistes falar da paciência de Jó”, diz o apóstolo em Tiago 5:11. De fato, ouvimos falar dela, e também de sua impaciência. Admiramo-nos de que um homem pudesse ser tão paciente como ele foi (Jó 1 e 2), mas também de que um homem bom pudesse ser tão impaciente como é neste capítulo.
Aqui o encontramos amaldiçoando o dia do seu nascimento e, tomado pela paixão, I. Queixando-se de ter nascido, vv. 1-10. II. Queixando-se de não ter morrido logo ao nascer, vv. 11-19. III. Queixando-se de que sua vida continuasse agora que estava na miséria, vv. 20-26.
Nisso devemos reconhecer que Jó pecou com os lábios. O episódio foi escrito para nossa advertência, e não para nossa imitação, para que aquele que pensa estar em pé tome cuidado para não cair.
Versículos 1 a 10
Jó Amaldiçoa o Dia do Seu Nascimento. (a.C. 1520.)
Por muito tempo o coração de Jó ardeu dentro dele; enquanto meditava, o fogo queimava, ainda mais por estar abafado e reprimido. Por fim, falou com a língua, mas não pronunciou palavras tão boas como as de Davi depois de uma longa pausa: “Senhor, faze-me saber o meu fim”, Salmos 39:3, 4.
Por sete dias o profeta Ezequiel permaneceu atônito entre os cativos. Então, provavelmente no sábado, a palavra do Senhor veio a ele, Ezequiel 3:15, 16. Pelo mesmo tempo Jó e seus amigos ficaram sentados, pensando, sem dizer nada. Temiam expressar o que pensavam para não entristecê-lo, e ele não ousava dar vazão aos próprios pensamentos para não ofendê-los.
Vieram consolá-lo, mas, ao encontrarem aflições tão extraordinárias, começaram a pensar que ele não merecia consolo. Suspeitando que fosse hipócrita, nada disseram. Mas quem sofreu uma perda pensa que tem licença para falar; por isso Jó foi o primeiro a dar vazão aos pensamentos. Se esses pensamentos não podiam ser melhores, teria sido bom, contudo, que os guardasse para si.
Em suma, ele amaldiçoou o dia do seu nascimento. Desejou nunca ter nascido e não conseguia pensar nem falar do próprio nascimento sem pesar e irritação. Enquanto os homens costumam celebrar com alegria o retorno anual do aniversário, ele o via como o dia mais infeliz do ano, porque fora o mais infeliz de sua vida: a porta de entrada para toda a sua desgraça. Vejamos:
I. Isso já era bastante mau. A intensidade do sofrimento e a perturbação do seu espírito podem desculpá-lo em parte, mas de modo algum justificá-lo. Agora ele se esqueceu do bem para o qual nasceu; as vacas magras devoraram as gordas. Só pensa no mal e deseja nunca ter nascido.
O próprio profeta Jeremias expressou a dolorosa percepção de suas calamidades em palavras não muito diferentes: “Ai de mim, minha mãe, porque me deste à luz!”, Jeremias 15:10. “Maldito seja o dia em que nasci”, Jeremias 20:14, etc.
Podemos supor que, durante sua prosperidade, Jó muitas vezes abençoou a Deus pelo dia em que nasceu e o considerou um dia feliz. Agora, porém, cobre-o de todas as marcas possíveis de infâmia.
Ao considerarmos a iniquidade em que fomos concebidos e nascemos, temos razão suficiente para olhar com tristeza e vergonha para o dia do nosso nascimento. Podemos dizer que o dia da nossa morte, pelo qual somos libertos do pecado (Romanos 6:7), é muito melhor, Eclesiastes 7:1.
Mas amaldiçoar o dia do nascimento porque então entramos no cenário calamitoso da vida é entrar em desavença com o Deus da natureza, desprezar a dignidade do nosso ser e ceder a uma paixão da qual nossos próprios pensamentos calmos e sóbrios nos farão ter vergonha.
Certamente não há condição de vida neste mundo em que um homem não possa, se a culpa não for dele, honrar a Deus, desenvolver sua própria salvação e assegurar para si a felicidade de um mundo melhor. Assim, não terá nenhuma razão para desejar nunca ter nascido, mas terá muitas razões para dizer que sua existência teve um bom propósito.
Contudo, é preciso reconhecer: se não houvesse outra vida depois desta nem consolações divinas para nos sustentar diante da perspectiva dela, as tristezas e dificuldades daqui seriam tantas que às vezes poderíamos ser tentados a dizer que fomos feitos em vão (Salmos 89:47) e a desejar nunca ter existido.
Há no inferno aqueles que, com razão, desejam nunca ter nascido, como Judas, Mateus 26:24. Mas, deste lado do inferno, não pode haver razão para um desejo tão vão e ingrato. Foi insensatez e fraqueza de Jó amaldiçoar o dia do seu nascimento.
Devemos dizer disso: essa foi sua fraqueza. Os homens bons, porém, às vezes falham justamente no exercício das virtudes pelas quais mais se destacam. Assim entendemos que, quando são chamados perfeitos, isso significa que eram íntegros, não que estivessem sem pecado.
Por fim, observemos, para honra da vida espiritual acima da natural: embora muitos tenham amaldiçoado o dia do primeiro nascimento, ninguém jamais amaldiçoou o dia do novo nascimento, nem desejou nunca ter recebido a graça e o Espírito da graça. Esses são os dons mais excelentes, superiores à própria vida e existência, e nunca se tornarão um fardo.
II. Ainda assim, não foi tão ruim quanto Satanás esperava. Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento, mas não amaldiçoou seu Deus. Estava cansado da vida e de bom grado abriria mão dela, mas não estava cansado de sua religião. A ela se apega firmemente e jamais a deixará.
A controvérsia entre Deus e Satanás a respeito de Jó não era se ele tinha fraquezas e estava sujeito a paixões semelhantes às nossas — isso era admitido —, mas se era um hipócrita que odiava secretamente a Deus e revelaria seu ódio se fosse provocado. A prova mostrou que ele não era tal homem.
Ou melhor: tudo isso pode ser compatível com o fato de ele ser um exemplo de paciência. Embora tenha falado de modo imprudente com os lábios, tanto antes quanto depois demonstrou grande submissão e resignação à santa vontade de Deus e se arrependeu de sua impaciência.
Ele se condenou por ela; por isso Deus não o condenou, nem devemos nós fazê-lo. Devemos, porém, vigiar a nós mesmos com ainda mais cuidado, para não pecarmos à semelhança dessa transgressão.
- As expressões específicas com que Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento estão cheias de imaginação poética, ardor e arrebatamento. Elas criam para os críticos tanta dificuldade quanto o próprio ato cria para os teólogos. Não precisamos nos deter em cada uma delas. Quando quer expressar seu desejo apaixonado de nunca ter existido, volta-se contra aquele dia e deseja:
(1.) Que a terra o esquecesse: “Pereça” (v. 3); “não entre na conta dos dias do ano”, v. 6. “Que não só deixe de ser assinalado no calendário com letras vermelhas, como se costuma fazer com o aniversário do rei” — e Jó era um rei, Jó 29:25 —, “mas seja apagado, riscado e sepultado no esquecimento.”
“Que o mundo não saiba que um homem como eu nasceu e viveu nele, eu que me tornei tamanho espetáculo de miséria.”
(2.) Que o Céu o olhasse com desagrado: “Não cuide dele Deus desde cima”, v. 4. “De fato, tudo é como Deus o determina. É honroso o dia ao qual ele concede honra, distinguindo-o e coroando-o com seu favor e sua bênção, como fez com o sétimo dia da semana. Mas que o dia do meu nascimento nunca seja assim honrado.”
“Que seja nigro carbone notandus — marcado com carvão negro como dia mau por aquele que determina os tempos previamente designados. O pai e fonte da luz designou o luzeiro maior para governar o dia e os menores para governar a noite; mas que esse dia não receba o benefício de nenhum deles.”
[1.] “Seja aquele dia trevas” (v. 4). Se a luz do dia for trevas, quão grandes serão essas trevas! Quão terríveis, porque é então que esperamos pela luz! Que a escuridão do dia represente a condição de Jó, cujo sol se pôs ao meio-dia.
[2.] Quanto àquela noite também, que lhe falte o benefício da lua e das estrelas; que as trevas se apoderem dela. Que sejam trevas espessas, trevas palpáveis, que não favoreçam o repouso da noite pelo silêncio, mas antes o perturbem com seus terrores.
(3.) Que toda alegria o abandonasse: “Que seja uma noite melancólica e solitária, não uma noite alegre de música e dança. Que nela não entre voz de júbilo” (v. 7). “Que seja uma noite longa e não veja as pálpebras da manhã” (v. 9), que trazem consigo a alegria.
(4.) Que todas as maldições o acompanhassem (v. 8): “Que ninguém jamais deseje vê-lo nem lhe dê boas-vindas quando vier; pelo contrário, que o amaldiçoem aqueles que amaldiçoam o dia. Qualquer que seja o dia que alguém se sinta tentado a amaldiçoar, que ao mesmo tempo dedique uma maldição ao dia do meu nascimento.”
“Que o façam especialmente aqueles cuja ocupação é suscitar o luto nos funerais com seus cânticos de lamentação. Que os que amaldiçoam o dia da morte de outros amaldiçoem, no mesmo fôlego, o dia do meu nascimento.”
Ou se refere àqueles tão ferozes e ousados que se dispõem a despertar o Leviatã — pois essa é a palavra usada aqui. Ao se prepararem para atingir a baleia ou o crocodilo, lançam sobre ele a maldição mais amarga que conseguem inventar, esperando enfraquecê-lo com seus encantamentos e, assim, dominá-lo. Provavelmente existia algum costume desse tipo, ao qual nosso poeta divino faz alusão.
“Que seja tão odioso quanto o dia em que os homens lamentam a maior desgraça, ou o momento em que veem a aparição mais terrível.” Assim diz o bispo Patrick, que, suponho, toma Leviatã aqui como símbolo do diabo, como fazem outros.
Estes entendem o trecho como referência às maldições usadas por conjuradores e mágicos para invocar o diabo, ou quando invocaram um demônio que não conseguem mandar embora.
- Mas qual é o fundamento da desavença de Jó com o dia e a noite do seu nascimento? É que aquele dia não fechou as portas do ventre de sua mãe, v. 10. Veja a insensatez e a loucura de um descontentamento apaixonado, e como fala de maneira absurda e extravagante quando lhe soltam as rédeas.
É este o Jó tão admirado por sua sabedoria, a quem os homens davam ouvidos, calavam-se diante de seu conselho e não voltavam a falar depois das suas palavras? Jó 29:21, 22. Certamente sua sabedoria lhe faltou:
(1.) Quando se esforçou tanto para expressar o desejo de nunca ter nascido, o que, na melhor das hipóteses, era um desejo vão, pois é impossível fazer com que aquilo que aconteceu não tenha acontecido.
(2.) Quando distribuiu tão generosamente maldições sobre um dia e uma noite que não podiam ser feridos nem piorados por elas.
(3.) Quando desejou algo tão cruel para a própria mãe: que ela não tivesse dado à luz quando se completaram seus dias. Isso inevitavelmente teria causado a morte dela, e uma morte miserável.
(4.) Quando desprezou a bondade de Deus em lhe dar a existência — tão nobre e excelente, uma vida tão superior à de qualquer outra criatura deste mundo inferior — e menosprezou esse dom como indigno de ser aceito apenas porque transit cum onere — vinha acompanhado de uma condição de sofrimento. Esse sofrimento enfim o alcançara, depois de muitos anos de desfrute dos prazeres da vida.
Que insensatez desejar que seus olhos nunca tivessem visto a luz para que não vissem a tristeza! Ainda assim, podia esperar atravessar essa tristeza e ver alegria além dela. Jó cria e esperava que, no último dia, veria a Deus em sua carne (Jó 19:26); mesmo assim, desejaria nunca ter recebido uma existência capaz de tal felicidade, apenas porque, no presente, sentia tristeza na carne?
Que Deus, por sua graça, nos arme contra esse desejo insensato e nocivo da impaciência.
Versículos 11 a 19
A Queixa de Jó sobre a Vida. (a.C. 1520.)
Jó talvez tenha refletido sobre a própria insensatez ao desejar nunca ter nascido. Em seguida, pensando melhorar o que disse, apresenta outro desejo pouco melhor: ter morrido assim que nasceu. Ele desenvolve essa ideia nestes versículos.
Quando nosso Salvador quer descrever um estado de coisas muito calamitoso, parece admitir uma afirmação como esta: “Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que nunca geraram, e os peitos que nunca amamentaram” (Lucas 23:29). Mas uma coisa é bendizer o ventre estéril; outra é amaldiçoar o ventre fértil!
É bom tirar o melhor proveito das aflições, mas não é bom enxergar o pior nas misericórdias. Nossa regra é: “Abençoai e não amaldiçoeis.” A vida é muitas vezes tomada como símbolo de todo o bem, e a morte, de todo o mal.
Mesmo assim, Jó se queixa, de modo muito absurdo, da vida e de tudo que a sustenta como se fossem maldição e praga. Cobiça a morte e o túmulo como a maior e mais desejável felicidade.
Certamente Satanás se enganou sobre Jó ao lhe aplicar a máxima: “Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.” Jamais alguém deu à vida valor tão baixo quanto ele.
I. Ele entra em desavença com a vida, com ingratidão e se irrita por ela não lhe ter sido tirada assim que lhe foi dada (v. 11, 12): “Por que não morri ao sair do ventre?” Veja aqui:
- Como o homem é uma criatura fraca e indefesa ao vir ao mundo, e quão tênue é o fio da vida quando começa a ser tecido. Estamos prestes a morrer desde o ventre, a dar o último suspiro assim que começamos a respirar.
Não podemos fazer nada por nós mesmos, como fazem outras criaturas. Cairíamos no túmulo se os joelhos não nos acolhessem. A lâmpada da vida, recém-acesa, se apagaria por si mesma se os seios dados para que mamássemos não lhe fornecessem óleo novo.
- Que cuidado misericordioso e terno a Providência divina teve conosco quando entramos no mundo. Foi graças a ela que não morremos ao sair do ventre nem expiramos ao nascer. Por que não fomos eliminados assim que nascemos? Não porque não merecêssemos isso.
Com justiça, tais ervas daninhas poderiam ter sido arrancadas logo ao aparecerem. Com justiça, tais basiliscos poderiam ter sido esmagados ainda no ovo. Tampouco foi porque cuidássemos, ou pudéssemos cuidar, de nós mesmos e de nossa segurança: nenhuma criatura vem ao mundo tão incapaz de se virar quanto o homem.
Não foram nossa força nem o poder de nossa mão que conservaram nossa existência. O poder e a providência de Deus sustentaram nossa vida frágil; sua compaixão e paciência pouparam a vida que havíamos perdido por culpa própria. Foi por isso que os joelhos nos acolheram.
O Deus da natureza põe no coração dos pais a afeição natural. Daí também as bênçãos dos seios acompanharem as do ventre.
- Quanta vaidade e aflição de espírito acompanham a vida humana. Se não tivéssemos um Deus a quem servir neste mundo e coisas melhores a esperar no outro, as faculdades de que somos dotados e as dificuldades que nos cercam nos tentariam fortemente a desejar ter morrido ao nascer. Isso teria evitado muito pecado e muita miséria.
Quem hoje nasce e amanhã morre,
Perde algumas horas de alegria, mas meses de tristeza.
- O mal da impaciência, da irritação e do descontentamento. Quando prevalecem assim, são irracionais e absurdos, ímpios e ingratos. Alimentá-los é desprezar e subestimar o favor de Deus.
Por mais amarga que a vida se torne, devemos dizer: “Foi pela misericórdia do Senhor que não morremos ao sair do ventre, que não fomos consumidos.” O ódio à vida contraria o senso comum e o sentimento da humanidade, bem como nossos próprios sentimentos em qualquer outro momento.
Por mais que pessoas descontentes declamem contra a vida, terão relutância em deixá-la quando chegar a hora. Na fábula, um velho cansado de carregar seu fardo o lançou ao chão com irritação e chamou a Morte. Quando ela apareceu e lhe perguntou o que queria, ele respondeu: “Nada, apenas que me ajude a erguer meu fardo.”
II. Ele louva apaixonadamente a morte e o túmulo e parece estar completamente enamorado deles. Desejar morrer para estar com Cristo, ficar livre do pecado e ser revestido da nossa habitação celestial é efeito e evidência da graça. Desejar morrer apenas para repousar no túmulo e escapar das dificuldades desta vida, porém, revela corrupção.
As considerações que Jó faz aqui podem ser úteis para nos reconciliar com a morte quando ela chegar e nos deixar tranquilos ao sermos alcançados por ela. Mas não devemos usá-las como alegação para entrar em desavença com a vida enquanto ela durar, nem para nos inquietarmos sob seus fardos.
Nossa sabedoria e nosso dever consistem em tirar o melhor proveito do que existe, seja vida ou morte. Devemos viver para o Senhor, morrer para o Senhor e pertencer a ele em ambos os casos, Romanos 14:8.
Jó se atormenta ao pensar que, se ao menos tivesse morrido assim que nasceu e sido levado do ventre ao túmulo:
- Sua condição teria sido tão boa quanto a dos melhores: “Eu teria estado” (diz ele, v. 14) “com os reis e conselheiros da terra”. Seu esplendor, poder e sagacidade não podem colocá-los fora do alcance da morte, protegê-los do túmulo nem distinguir ali seu pó do pó comum.
Nem mesmo os príncipes, que tinham ouro em abundância, podiam subornar a Morte para que os ignorasse quando ela chegasse com sua ordem. Embora enchessem suas casas de prata, eram obrigados a deixar tudo para trás, sem nunca mais voltar.
Alguns entendem os lugares desolados que reis e conselheiros, segundo o texto, construíram para si como os sepulcros ou monumentos que preparavam ainda em vida. Assim Sebna (Isaías 22:16) cavou para si um sepulcro.
Esses intérpretes entendem o ouro dos príncipes e a prata com que enchiam suas casas como os tesouros que, dizem, costumavam ser depositados nos túmulos dos homens ilustres. Tais artifícios foram usados para preservar, se possível, sua dignidade do outro lado da morte e evitar que jazessem em pé de igualdade com os de posição inferior. Mas não adianta: a morte é e será uma niveladora irresistível.
Mors sceptra ligonibus æquat — a morte mistura cetros e pás. Ricos e pobres se encontram no túmulo.
Ali, uma criança oculta que nasceu antes do tempo (v. 16), que nunca viu a luz ou mal abriu os olhos e espiou o mundo e, não gostando dele, fechou-os de novo e apressou-se a sair dele, repousa tão suave e confortavelmente, em posição tão elevada e segura, quanto reis, conselheiros e príncipes que possuíam ouro.
“Por isso”, diz Jó, “preferiria ter repousado ali no pó a estar aqui deitado sobre as cinzas!”
- Sua condição teria sido muito melhor do que agora (v. 13): “Então eu estaria deitado e quieto, o que agora não consigo fazer nem ser, pois continuo agitado e inquieto. Então dormiria, ao passo que agora o sono foge dos meus olhos. Então estaria em repouso, enquanto agora não tenho descanso.”
Agora que o evangelho trouxe a vida e a imortalidade à luz muito mais clara do que antes, bons cristãos podem explicar melhor o ganho da morte: “Então eu estaria na presença do Senhor; então veria sua glória face a face, e não mais por um espelho, obscuramente.”
Mas tudo quanto o pobre Jó sonhava era descanso e quietude no túmulo, longe do medo das más notícias e da dor das feridas terríveis. “Então eu estaria quieto.” Se ele tivesse conservado o mesmo temperamento sereno que demonstrou nos dois capítulos anteriores, inteiramente resignado e submisso à santa vontade de Deus, poderia estar quieto também agora.
Ao menos sua alma poderia habitar em tranquilidade, mesmo enquanto seu corpo jazia em dor, Salmos 25:13. Observe como ele descreve belamente o repouso do túmulo. Contanto que a alma também repouse em Deus, essa descrição muito pode nos ajudar a triunfar sobre a morte:
(1.) Os que agora são atormentados estarão ali fora do alcance da perturbação (v. 17): “Ali os perversos cessam de perturbar.” Quando os perseguidores morrem, já não podem perseguir; seu ódio e sua inveja perecem então.
Herodes afligiu a igreja, mas, ao se tornar alimento dos vermes, deixou de perturbá-la. Quando os perseguidos morrem, ficam livres do perigo de novas aflições. Se Jó estivesse descansando no túmulo, não seria perturbado pelos sabeus nem pelos caldeus; nenhum de seus inimigos lhe causaria dificuldade.
(2.) Os que agora labutam verão ali o fim de sua labuta: “Ali repousam os cansados.” O Céu é mais do que descanso para a alma dos santos, mas o túmulo é descanso para seu corpo. Sua peregrinação é cansativa. Estão cansados do pecado e do mundo, e se fatigam com seus serviços, sofrimentos e esperas.
No túmulo, porém, descansam de todos os seus trabalhos, Apocalipse 14:13; Isaías 57:2. Ali ficam à vontade e não se queixam; ali os fiéis dormem em Jesus.
(3.) Os que aqui foram escravizados estão ali livres. A morte é a soltura do prisioneiro, o alívio do oprimido e a alforria do servo (v. 18): “Ali os presos repousam juntos”, embora não possam andar livremente. Não são postos a trabalhar nem a moer naquela prisão.
Seus cruéis capatazes já não os insultam, pisoteiam, ameaçam nem aterrorizam: “Não ouvem a voz do opressor.” Os que aqui foram condenados à servidão perpétua e não podiam chamar nada de seu, nem mesmo o próprio corpo, não estão mais sujeitos a ordens ou controle: “Ali o servo está livre do seu senhor.”
Essa é uma boa razão para os que têm poder usá-lo com moderação, e para os que estão sujeitos a ele suportarem com paciência, ainda por um pouco de tempo.
(4.) Os que estavam muito distantes uns dos outros ficam ali no mesmo nível (v. 19): “Ali estão o pequeno e o grande”. São iguais ali, uma só coisa, igualmente livres entre os mortos. A pompa cansativa e a ostentação que acompanham os grandes chegam ao fim. Também cessam todos os inconvenientes da condição pobre e humilde: a morte e o túmulo não fazem distinções.
Igualados pela morte, o conquistador e o escravo,
O sábio e o tolo, os covardes e o bravo,
Jazem misturados, indistintos, no túmulo.
Versículos 20 a 26
Sir R. Blackmore.
Jó percebe que não adianta desejar nunca ter nascido nem ter morrido logo ao nascer. Agora se queixa de que sua vida continue e não seja interrompida. Quando os homens se põem a ter desavenças, não há fim; o coração corrompido persiste nessa disposição. Depois de amaldiçoar o dia do nascimento, ele agora corteja o dia da morte. O começo dessa contenda e impaciência é como abrir passagem às águas.
I. Ele considera duro, em geral, que vidas miseráveis sejam prolongadas (vv. 20-22): por que se dá luz na vida aos que têm a alma amargurada? A amargura da alma, causada por aflições espirituais, torna amarga a própria vida.
“Por que ele dá luz?” (assim está no original). Jó se refere a Deus sem, contudo, nomeá-lo, embora o diabo tivesse dito: “Ele te amaldiçoará na tua face.” Mas, de modo tácito, acusa a Providência divina de injustiça e falta de bondade por manter a vida depois que seus consolos foram retirados.
A vida é chamada luz porque é agradável e útil para andar e trabalhar. É a luz de uma vela: quanto mais tempo arde, mais curta fica e mais se aproxima do castiçal. Diz-se que essa luz nos é dada, pois, se não nos fosse renovada a cada dia por um novo dom, ela seria perdida.
Jó, porém, considera que para os que vivem na miséria ela é doron adoron — dom e não dom, um dom sem o qual seria melhor viver, já que a luz só lhes serve para enxergar a própria desgraça.
Tal é a vaidade da vida humana que às vezes ela se torna aflição de espírito. E tal é a mudança que a morte pode sofrer aos nossos olhos que, embora terrível para a natureza, pode tornar-se desejável até para a própria natureza. Aqui ele fala daqueles:
- Que anseiam pela morte quando já perderam seus consolos e sua utilidade, e estão sobrecarregados pela idade e pelas enfermidades, pela dor ou doença, pela pobreza ou desonra. Ainda assim a morte não vem, enquanto chega a muitos que a temem e desejariam mantê-la longe.
A continuidade e o fim da vida devem seguir a vontade de Deus, não a nossa. Não convém que sejamos consultados sobre quanto tempo queremos viver ou quando queremos morrer: nossos tempos estão em mãos melhores que as nossas.
- Que a procuram como quem cava em busca de tesouros escondidos, isto é, que dariam qualquer coisa por uma despedida digna deste mundo. Isso pressupõe que naquela época sequer se considerava ou sugeria a ideia de homens serem seus próprios executores.
Caso contrário, os que ansiavam pela morte não precisariam se esforçar tanto para alcançá-la; logo poderiam consegui-la, como Sêneca lhes diz, se quisessem.
- Que lhe dão boas-vindas e se alegram ao encontrar o túmulo e se ver prestes a entrar nele. Se as misérias desta vida conseguem, contra a natureza, tornar desejável a própria morte, quanto mais as esperanças e perspectivas de uma vida melhor, à qual chegamos pela morte, deveriam torná-la desejável e nos elevar muito acima do medo dela!
Pode ser pecado ansiar pela morte, mas certamente não é pecado ansiar pelo céu.
II. Ele considera que, no seu caso particular, foi tratado com dureza, pois não podia ser aliviado da dor e da miséria pela morte quando não encontrava alívio de nenhum outro modo.
Essa impaciência com a vida por causa das dificuldades que enfrentamos não é apenas contrária à natureza, mas também ingrata para com aquele que dá a vida. Revela que cedemos pecaminosamente às nossas paixões e negligenciamos, também de modo pecaminoso, a consideração do nosso estado futuro.
Seja nossa grande e constante preocupação preparar-nos para o outro mundo. Então deixemos a Deus ordenar as circunstâncias de nossa partida para lá como lhe parecer melhor: “Senhor, quando e como tu quiseres.” Façamos isso com tamanha indiferença que, se ele nos deixasse a escolha, nós a devolveríamos a ele.
A graça nos ensina a estar dispostos a morrer em meio aos maiores confortos da vida e a viver em meio às suas maiores cruzes. Jó, para se justificar nesse desejo intenso de morrer, apela para o pouco conforto e satisfação que encontrava na vida.
- Em seu estado de aflição presente, as dificuldades eram sentidas sem cessar e provavelmente continuariam assim. Ele julgava ter motivos suficientes para estar cansado de viver, pois:
(1.) Não encontrava consolo na vida: “O meu gemido vem antes de eu comer”, v. 24. As tristezas da vida precediam e se antecipavam aos meios de sustentá-la; ou melhor, tiravam-lhe o apetite pelo alimento necessário. Suas dores voltavam com a mesma regularidade das refeições, e a aflição era seu pão de cada dia.
Ou melhor: a intensidade de sua dor e angústia era tal que ele não apenas suspirava, mas rugia. Seus rugidos se derramavam como águas num fluxo abundante e contínuo. Nosso Mestre conheceu a dor, e nós também devemos esperar conhecê-la.
(2.) Não tinha perspectiva de melhorar sua condição: Seu caminho estava oculto, e Deus o havia cercado, v. 23. Ele não via caminho aberto para a libertação nem sabia que rumo tomar. Seu caminho estava cercado de espinhos, de modo que não conseguia encontrar sua trilha. Veja Jó 23:8; Lamentações 3:7.
- Mesmo em seu antigo estado próspero, temia as dificuldades continuamente; por isso, nem então estava tranquilo, v. 25, 26. Conhecia tão bem a vaidade do mundo e as dificuldades às quais naturalmente estava sujeito desde o nascimento que não se sentia seguro nem tinha descanso naquela época.
O que agora tornava sua dor ainda mais dolorosa era não ter consciência de um grau elevado de negligência ou falsa segurança nos dias de prosperidade que pudesse levar Deus a castigá-lo assim.
(1.) Ele não havia negligenciado seus assuntos nem se descuidado deles; mantinha o temor das dificuldades necessário para permanecer vigilante. Receava que seus filhos ofendessem a Deus em seus banquetes (Jó 1:5) e que seus servos ofendessem seus vizinhos.
Tomava todo o cuidado possível com a própria saúde e conduzia a si mesmo e seus assuntos com toda a prudência possível. Ainda assim, nada disso bastou.
(2.) Ele não se sentia seguro demais nem se entregava à comodidade e ao conforto. Não confiava na riqueza nem se iludia com a esperança de que sua alegria duraria para sempre. Ainda assim, a dificuldade veio convencê-lo e lembrá-lo da vaidade do mundo, da qual ele não se esquecera nem quando vivia tranquilo.
Assim, seu caminho estava oculto, pois não sabia por que Deus contendia com ele. Mas essa consideração, em vez de agravar sua dor, poderia servir para aliviá-la.
Nada facilita tanto suportar uma dificuldade quanto o testemunho de nossa consciência de que, em alguma medida, cumprimos nosso dever nos dias de prosperidade. Esperar a dificuldade também torna seu peso menor quando ela chega. Quanto menos surpresa ela causa, menos terror inspira.