Matthew Henry

Jó 2

Argumento

Deixamos Jó honrosamente absolvido após um julgamento justo entre Deus e Satanás a seu respeito. Satanás recebeu permissão para tocar, tocar e tomar tudo o que Jó tinha, e estava certo de que ele então amaldiçoaria Deus na sua face; ao contrário, porém, Jó o bendisse. Assim, provou ser um homem íntegro, e Satanás, um falso acusador.

Alguém poderia pensar que isso encerraria a questão e que a reputação de Jó jamais voltaria a ser posta em dúvida. Mas sabe-se que ele é tão resistente quanto uma armadura à prova de golpes; por isso, aqui é posto como alvo e levado a julgamento pela segunda vez.

I. Satanás pede outra prova, que atingiria os ossos e a carne de Jó, vv. 1-5. II. Deus a permite para fins santos, v. 6. III. Satanás o fere com uma doença muito dolorosa e repugnante, v. 7, 8. IV. A mulher de Jó o tenta a amaldiçoar Deus, mas ele resiste à tentação, v. 9, 10. V. Seus amigos vêm lamentar com ele e consolá-lo, vv. 11-13.

Nisso, aquele homem bom é apresentado como exemplo de quem sofre aflição e tem paciência.

Versículos 1 a 5

Satanás Recebe Novamente Permissão para Afligir Jó. (a.C. 1520.)

Satanás, inimigo jurado de Deus e de todos os homens bons, prossegue aqui com sua acusação maliciosa contra Jó, a quem odiava porque Deus o amava. Fazia tudo o que podia para separar Jó de seu Deus, semear discórdia entre eles e causar dano: instigava Deus a afligi-lo e, depois, instigava Jó a blasfemar contra Deus.

Alguém poderia pensar que sua tentativa anterior contra Jó lhe bastaria, pois nela foi vergonhosamente frustrado e desapontado. Mas a malícia não descansa; o diabo e seus instrumentos tampouco.

Os que caluniam pessoas boas e as acusam falsamente insistem no que dizem, por mais claras e completas que sejam as provas em contrário, mesmo quando perdem a causa no julgamento que eles próprios provocaram.

Satanás quer que a causa de Jó seja novamente julgada. A insistência maliciosa e irracional desse grande perseguidor dos santos é representada por sua acusação contra eles diante de nosso Deus dia e noite (Apocalipse 12:10). Ele repete e insiste em acusações já respondidas muitas vezes. Assim Satanás acusava Jó dia após dia. Aqui estão:

I. O tribunal reunido, e o promotor, ou acusador, comparecendo (v. 1, 2), como antes, em Jó 1:6, 7. Os anjos se apresentaram diante do trono de Deus, e Satanás estava entre eles.

Seria de esperar que ele viesse confessar sua malícia contra Jó e o erro que cometera a respeito dele; que clamasse: Pecavi, “Pequei”, por ter caluniado alguém de quem Deus falara bem, e pedisse perdão. Em vez disso, porém, ele vem com outro desígnio contra Jó.

Fazem-lhe a mesma pergunta de antes: “De onde vens?”. E ele responde como antes: “De percorrer a terra de um lado para outro”; como se não tivesse causado dano algum, embora tivesse maltratado aquele homem bom.

II. O próprio juiz atua como defensor do acusado e pleiteia em seu favor (v. 3): “Consideraste meu servo Jó melhor do que antes? Finalmente te convenceste de que ele é meu servo fiel, homem íntegro e reto? Pois vês que ele ainda conserva sua integridade”.

Isso se acrescenta agora ao seu caráter como nova conquista: em vez de abandonar sua religião e amaldiçoar Deus, ele se apega a ela com mais firmeza do que nunca, pois agora precisa dela mais do que de costume. Na adversidade, é o mesmo que era na prosperidade, ou melhor ainda.

Bendiz Deus com mais vigor e ânimo do que antes e, ao ser abalado dessa maneira, firma ainda mais suas raízes. Veja:

  1. Como Satanás é condenado por suas acusações contra Jó: “Tu me incitaste contra ele, como acusador, para destruí-lo sem motivo”. Ou: “Em vão me incitaste a destruí-lo, pois jamais o farei”.

Os homens bons, quando abatidos, não são destruídos (2 Coríntios 4:9). É bom para nós que nem homens nem demônios sejam nossos juízes, pois talvez nos destruíssem, com ou sem razão. Nosso julgamento, porém, vem do Senhor, cujo juízo nunca erra nem é parcial.

  1. Como Jó é elogiado por sua constância, apesar dos ataques sofridos: “Ele ainda conserva sua integridade como arma, e tu não podes desarmá-lo; como tesouro, e tu não podes roubá-lo. Na verdade, tuas tentativas de fazê-lo o levam a apegar-se ainda mais a ela; em vez de perder terreno diante da tentação, ele o ganha”.

Deus fala disso com admiração, prazer e certa nota de triunfo pelo poder de sua própria graça: “Ele ainda conserva sua integridade”. Assim, a prova da fé de Jó redundou em seu louvor e honra (1 Pedro 1:7). A constância coroa a integridade.

III. A acusação prossegue, v. 4. Que desculpa pode Satanás apresentar pelo fracasso de sua tentativa anterior? Como pode justificá-lo, depois de ter mostrado tanta confiança de que alcançaria seu objetivo? Pois bem, ele tem isto a dizer: “Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida”.

Há alguma verdade nisso: o amor-próprio e o instinto de preservação são princípios muito fortes no coração humano. Os homens amam a si mesmos mais do que aos parentes mais próximos, até mesmo os filhos, que são parte deles; para salvar a própria vida, não apenas arriscam, mas entregam seus bens.

Todos consideram a vida doce e preciosa. Enquanto estão saudáveis e confortáveis, conseguem manter a aflição longe do coração, seja o que for que percam. Devemos fazer bom uso dessa consideração e suportar com mais paciência a perda de outros confortos enquanto Deus nos conserva a vida, a saúde e o uso dos membros e sentidos. Veja Mateus 6:25.

Mas Satanás usa isso como base para acusar Jó, retratando-o astutamente:

  1. Como alguém sem afeição natural pelos que o cercam, que não se comove com a morte dos filhos e servos nem se importa com quantos deles têm a pele arrancada, por assim dizer, até as orelhas, contanto que ele durma com a pele intacta. Como se aquele que tanto cuidava da alma dos filhos pudesse desprezar o corpo deles e, como a avestruz, ser cruel com seus filhotes, como se não fossem seus.

  2. Como inteiramente egoísta, preocupado apenas com seu próprio conforto e segurança; como se sua religião o tornasse azedo, carrancudo e insensível. Assim, os caminhos e o povo de Deus são frequentemente deturpados pelo diabo e seus agentes.

IV. Um desafio para submeter a integridade de Jó a outra prova (v. 5): “Estende agora tua mão, pois vejo que a minha é curta demais para alcançá-lo e fraca demais para feri-lo, e toca nos seus ossos e na sua carne. Essa é sua única parte sensível: faze-o adoecer, ferindo-o (Miquéias 6:13). Então, atrevo-me a dizer, ele te amaldiçoará na face e abandonará sua integridade”.

Satanás sabia, e a experiência nos mostra, que nada é mais capaz de agitar os pensamentos e perturbar a mente do que a dor intensa e uma doença do corpo. Contra o que se sente não há discussão. O próprio apóstolo Paulo teve grande dificuldade em suportar um espinho na carne e não poderia tê-lo suportado sem a graça especial de Cristo (2 Coríntios 12:7, 9).

V. Satanás recebe permissão para fazer essa prova, v. 6. Ele queria que Deus estendesse a mão e afligisse Jó. Deus, porém, não aflige de boa vontade nem tem prazer em entristecer os filhos dos homens, muito menos os seus próprios filhos (Lamentações 3:33). Portanto, se isso deve ser feito, que o faça Satanás, que se deleita em tal obra:

“Ele está em tuas mãos; faze com ele o pior que puderes, mas com esta condição e limite: poupa-lhe somente a vida, ou a alma. Aflige-o, mas não até a morte”.

Satanás procurava a vida preciosa de Jó e a teria tirado, se pudesse, na esperança de que as agonias da morte o forçassem a amaldiçoar seu Deus. Mas Deus reservava misericórdia para Jó depois dessa prova; por isso ele devia sobreviver a ela e, por mais afligido que fosse, receber a própria vida como despojo.

Se Deus não acorrentasse o leão que ruge, quão depressa ele nos devoraria! Até onde Deus permite que a cólera de Satanás e dos homens maus avance contra seu povo, ele fará com que resulte em louvor para si e para os seus, e conterá o restante dela (Salmos 76:10).

“Poupa-lhe a alma”, isto é, “a razão”, segundo alguns; “preserva nele o uso da razão, pois do contrário não será uma prova justa. Se ele amaldiçoar Deus em delírio, isso não provará a falta de integridade: será a linguagem da doença, e não do coração”.

Ao ser assim caluniado por Satanás, Jó foi um tipo de Cristo. A primeira profecia acerca de Cristo dizia que Satanás lhe feriria o calcanhar (Gênesis 3:15); assim Satanás foi derrotado, como no caso de Jó.

Satanás tentou levá-lo a abandonar sua integridade, sua adoção (Mateus 4:6): “Se és o Filho de Deus”. Entrou no coração de Judas, que traiu Cristo, e, segundo alguns, com seus terrores levou Cristo à agonia no jardim.

Recebeu permissão para tocar nos ossos e na carne de Cristo sem a exceção de poupar-lhe a vida, pois, ao morrer, Cristo faria o que Jó não podia fazer: destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo.

Versículos 7 a 10

Jó Atingido por uma Doença; A Aflição de Jó. (a.C. 1520.)

Tendo recebido permissão para dilacerar e atormentar o pobre Jó, o diabo logo pôs mãos à obra, primeiro como algoz e depois como tentador. A seus próprios filhos, primeiro tenta e arrasta ao pecado; depois os atormenta, quando por esse meio já os levou à ruína.

Esse filho de Deus, porém, ele primeiro atormentou com uma aflição e depois o tentou a fazer mau uso dela. Seu objetivo era levar Jó a amaldiçoar Deus. Aqui nos é contado o caminho que tomou tanto para induzi-lo a isso quanto para lhe sugerir tal ideia, dando-lhe a provocação sem a qual Jó não pensaria nela.

Assim, a tentação foi conduzida astuciosamente, com toda a sutileza da antiga serpente. Satanás joga contra Jó o mesmo jogo que jogou contra nossos primeiros pais (Gênesis 3), procurando afastá-lo da fidelidade a seu Deus e roubar-lhe a integridade.

I. Satanás o provoca a amaldiçoar Deus, ferindo-o com úlceras dolorosas e tornando-o um fardo para si mesmo, v. 7, 8. O primeiro ataque foi extremamente violento, mas Jó manteve sua posição, defendeu valentemente a passagem e venceu. Ainda assim, ele mal acabara de cingir a armadura; o pior ainda viria. As nuvens voltam depois da chuva.

Com permissão divina, Satanás dá sequência ao golpe, e agora um abismo chama outro abismo.

  1. A doença que atingiu Jó foi gravíssima: Satanás o feriu com úlceras, úlceras dolorosas por todo o corpo, da cabeça aos pés, com uma inflamação maligna, como alguns traduzem; talvez uma erisipela em grau extremo. Uma só úlcera, quando se forma, já basta para atormentar e causar muita dor e incômodo.

Em que estado, então, estava Jó, coberto de úlceras, sem uma parte sequer livre, e tão ardentes quanto o diabo pôde torná-las, como se acesas pelo fogo do inferno! A varíola é uma doença grave e dolorosa; seria ainda mais temível se não soubéssemos que sua fase extrema costuma durar apenas alguns dias.

Quão grave, então, era a doença de Jó! Ele fora atingido por todo o corpo com úlceras dolorosas e feridas graves, que o deixavam aflito até o íntimo e lhe causavam tortura intensa. Espalharam-se de tal modo que nenhuma posição deitada lhe trazia alívio.

Se alguma vez sofrermos doenças dolorosas e graves, não pensemos que Deus nos trata de modo diferente de como, por vezes, tratou os melhores de seus santos e servos. Não sabemos quanto Satanás pode participar, com permissão divina, das doenças que afligem os filhos dos homens, especialmente os filhos de Deus.

Não sabemos que infecções esse príncipe do ar pode espalhar, nem que inflamações podem vir dessa serpente de fogo. Lemos sobre alguém que Satanás manteve presa durante muitos anos (Lucas 13:16). Se Deus permitisse a esse leão que ruge fazer sua vontade contra qualquer um de nós, quão depressa nos tornaria miseráveis!

  1. O modo como Jó cuidou de si mesmo nessa doença foi muito estranho, v. 8:

(1.) Em vez de pomadas curativas, tomou um caco de barro, um pedaço de jarro quebrado, para se raspar. A que triste condição chegara esse pobre homem! Quando alguém está doente e coberto de feridas, pode suportar melhor o sofrimento se receber bons cuidados e atenção.

Muitos ricos, com mãos suaves e delicadas, prestaram caridosamente auxílio a pobres nessa condição. Até Lázaro teve algum alívio das línguas dos cães que vinham lamber-lhe as feridas. Mas o pobre Jó não recebe ajuda alguma.

[1.] Nada é feito por suas feridas além do que ele próprio faz com as próprias mãos. Seus filhos e servos estão todos mortos; sua mulher não lhe mostra bondade (Jó 19:17). Ele não dispõe de recursos para pagar um médico ou cirurgião.

O mais triste é que nenhuma das pessoas a quem antes tratara com bondade teve honra ou gratidão suficientes para ajudá-lo em sua aflição, para lhe estender a mão e cuidar das feridas que supuravam, ou limpá-las. Talvez achassem a doença repulsiva e de mau cheiro, ou julgassem que fosse contagiosa.

Assim era nos tempos antigos, como será nos últimos dias: os homens amavam a si mesmos, eram ingratos e não tinham afeição natural.

[2.] Tudo o que faz por suas feridas é raspá-las. Não são enfaixadas com panos macios, aliviadas com unguento, lavadas nem mantidas limpas. Não se põem nelas emplastros curativos. Ao pobre doente não se ministram opiáceos nem analgésicos para amenizar a dor e ajudá-lo a descansar, nem remédios para reanimá-lo.

O único tratamento consiste em raspar as úlceras. Quando amadureciam e começavam a secar, elas cobriam-lhe o corpo como uma crosta, conforme costuma acontecer no fim da varíola. Tratar suas úlceras uma a uma seria uma tarefa interminável; por isso ele resolve tratá-las todas de uma vez, com um remédio que parece tão ruim quanto a doença.

[3.] Para fazer isso, não tem nada além de um caco de barro: nenhum instrumento cirúrgico apropriado, mas algo que antes aprofundaria suas feridas e aumentaria sua dor do que lhe daria alívio. As pessoas enfermas e feridas precisam estar sob a disciplina e a orientação de outros, pois muitas vezes cuidam mal de si mesmas.

(2.) Em vez de repousar numa cama macia e quente, sentou-se entre as cinzas. Provavelmente ainda tinha uma cama, pois, embora seus campos tivessem sido saqueados, não lemos que sua casa tenha sido queimada ou pilhada.

Escolheu, porém, sentar-se nas cinzas, seja porque se cansara da cama, seja porque queria assumir o lugar e a postura de um penitente, que, em sinal de aversão por si mesmo, se deitava no pó e nas cinzas (Jó 42:6; Isaías 58:5; Jonas 3:6).

Assim se humilhou sob a poderosa mão de Deus e acomodou o espírito à humildade e pobreza de sua condição. Ele se queixa de que sua carne estava revestida de vermes e de torrões de pó (Jó 7:5); portanto, pó ao pó, cinzas às cinzas. Se Deus o põe entre as cinzas, ali se sentará satisfeito.

Um espírito humilde convém a circunstâncias humildes e nos ajudará a aceitá-las. A Septuaginta diz: “Sentou-se sobre um monturo fora da cidade”, como costuma ser dito ao mencionar esta história. O original, porém, diz apenas que ele se sentou no meio das cinzas, o que poderia ter feito em sua própria casa.

II. Satanás o instiga, por meio da persuasão da própria mulher, a amaldiçoar Deus, v. 9. Os judeus, que muito desejam saber além do que está escrito, dizem que a mulher de Jó era Diná, filha de Jacó; assim diz também a paráfrase caldeia.

É improvável que fosse ela. Quem quer que fosse, porém, comportou-se com Jó como Mical com Davi, zombando de sua piedade. Foi poupada quando os demais confortos lhe foram tirados para cumprir este papel: perturbá-lo e tentá-lo. Se Satanás deixa algo que tem permissão para tirar, é com algum desígnio de dano.

Sua estratégia é enviar tentações por meio daqueles que nos são queridos, como tentou Adão por meio de Eva e Cristo por meio de Pedro. Portanto, devemos vigiar com cuidado para não sermos induzidos a dizer ou fazer algo errado pela influência, pelo interesse ou pelas súplicas de qualquer pessoa, mesmo daquelas cuja opinião e favor mais prezamos.

Observe a força dessa tentação. 1. Ela zomba da constância de Jó em sua religião: “Você ainda conserva sua integridade? É tão obstinado em sua religião que nada o fará abandoná-la? É tão dócil e submisso que se sujeita a um Deus que, longe de recompensar seus serviços com sinais de seu favor, parece ter prazer em torná-lo infeliz?”

“Ele o despoja e açoita sem que você tenha provocado isso. É esse um Deus que ainda se deve amar, bendizer e servir?”

Você não vê que sua devoção é vã?

Que lhe trouxeram as orações, senão dor e aflição?

Você ainda não compreendeu seu próprio interesse?

Justo com teimosia, bom de modo absurdo?

Essas feridas dolorosas e todas as suas perdas mostram

Como o Céu considera o tolo santo aqui embaixo.

Piedoso incorrigível! Seu Deus não pode

Corrigir com sua vara sua virtude estúpida?

Sir R. Blackmore.

Assim Satanás ainda procura afastar os homens de Deus, como fez com nossos primeiros pais, sugerindo pensamentos duros a seu respeito: que Deus inveja a felicidade das criaturas e se deleita na miséria delas. Nada poderia ser mais falso.

Outro artifício seu é afastar as pessoas da religião, cobrindo-as de zombarias e censuras por permanecerem fiéis a ela. Temos motivo para esperar isso, mas seríamos tolos se lhe déssemos atenção. Nosso próprio Mestre passou por isso, e seremos abundantemente recompensados.

Com muito mais razão, podemos devolver a pergunta aos zombadores: “Vocês são tão tolos que ainda conservam sua impiedade, quando poderiam bendizer Deus e viver?”

  1. Ela o incita a renunciar à religião, blasfemar contra Deus, desafiá-lo e provocá-lo a fazer o pior: “Amaldiçoe Deus e morra. Não viva mais dependendo dele nem espere que ele o socorra. Seja seu próprio libertador, tornando-se seu próprio carrasco. Ponha fim aos seus sofrimentos pondo fim à sua vida”.

“É melhor morrer uma vez do que continuar morrendo assim. Você já pode perder toda esperança de ajuda de seu Deus; chegue a amaldiçoá-lo e enforque-se”.

Essas são duas das mais sombrias e terríveis tentações de Satanás, e, no entanto, até homens bons às vezes foram violentamente atacados por elas. Nada contraria mais a consciência natural do que blasfemar contra Deus, nem o senso natural do que tirar a própria vida. Por isso, é razoável suspeitar que a sugestão de qualquer dessas coisas venha diretamente de Satanás.

Senhor, não nos deixe cair em tentação, nem nessa nem em qualquer outra, mas livre-nos do maligno.

III. Jó resiste corajosamente à tentação e a vence, v. 10. Logo deu uma resposta à mulher, pois Satanás lhe poupara o uso da língua na esperança de que a empregasse para amaldiçoar Deus. Sua resposta mostrou a firme resolução de permanecer junto de Deus, conservar os bons pensamentos a respeito dele e não abandonar sua integridade. Veja:

  1. Como reagiu à tentação. Ficou muito indignado por lhe terem sugerido tal coisa: “O quê? Amaldiçoar Deus? Abomino esse pensamento. Para trás de mim, Satanás”.

Em outras ocasiões, Jó tratou sua mulher com grande mansidão, mesmo quando ela não lhe mostrava bondade (Jó 19:17): suplicava à mulher por causa dos filhos de seu próprio corpo. Mas, quando ela o persuadiu a amaldiçoar Deus, ele ficou muito descontente: “Falas como fala uma das mulheres insensatas”.

Ele não a chama de tola ou ateia, nem explode em expressões indecentes de desagrado, como os enfermos e feridos tendem a fazer, imaginando que por isso podem ser desculpados. Antes, mostra-lhe o mal do que disse.

Ela falava a linguagem dos incrédulos e idólatras que, quando passam por grandes apertos, se enfurecem e amaldiçoam seu rei e seu Deus (Isaías 8:21).

Temos motivo para supor que, num lar tão piedoso como o de Jó, sua mulher fosse favorável à religião. Agora, porém, perdidos todos os bens e confortos, ela não conseguiu suportar a perda com a disposição de Jó. Ao tentar contagiar a mente dele com sua deplorável perturbação, provocou-o profundamente, e ele não pôde deixar de expressar seu desagrado.

Repare: (1.) Ficam irados sem pecar aqueles que se iram apenas contra o pecado e tomam uma tentação como a maior das afrontas, incapazes de suportar os maus (Apocalipse 2:2). Quando Pedro agiu como Satanás para Cristo, este lhe disse claramente: “Tu és para mim um tropeço”.

(2.) Se aqueles que consideramos sábios e bons alguma vez falarem algo insensato e mau, devemos censurá-los fielmente e mostrar-lhes o mal do que dizem, para que não toleremos o pecado deles.

(3.) As tentações para amaldiçoar Deus devem ser rejeitadas com a maior repulsa, sem sequer entrar em negociação com elas. Quem nos persuade a isso deve ser considerado nosso inimigo; ceder-lhe é arriscar-nos.

Jó não amaldiçoou Deus para depois tentar sair da situação com a desculpa de Adão, dizendo que a mulher que Deus lhe dera por companheira o havia persuadido a fazê-lo (Gênesis 3:12). Essa desculpa continha uma crítica velada a Deus, à sua instituição e à sua providência. Não: se você zombar ou amaldiçoar, somente você arcará com isso.

  1. Como argumentou contra a tentação: receberemos de Deus o bem e não receberemos também o mal? Devemos procurar convencer aqueles a quem censuramos. Não é difícil explicar por que ainda devemos conservar a integridade mesmo depois de perder tudo o mais.

Jó considera que, embora o bem e o mal sejam opostos, não vêm de causas opostas, mas ambos da mão de Deus (Isaías 45:7; Lamentações 3:38). Portanto, em ambos devemos olhar para ele: com gratidão pelo bem que envia e sem irritação diante do mal. Observe a força de seu argumento:

(1.) Aquilo que defende: não apenas suportar o mal, mas recebê-lo. Não receberemos o mal? Isto é: [1.] “Não devemos esperar recebê-lo? Se Deus nos dá tantos bens, por que nos surpreenderíamos ou acharíamos estranho que às vezes nos aflija, quando nos disse que a prosperidade e a adversidade são postas uma diante da outra?” (1 Pedro 4:12).

[2.] “Não devemos nos preparar para recebê-lo da maneira certa?” A palavra significa receber como dádiva e indica uma atitude e disposição piedosas da alma sob as aflições: sem desprezá-las nem desfalecer por causa delas.

É considerá-las dádivas (Filipenses 1:29), aceitá-las como castigos por nossa iniquidade (Levítico 26:41), aquiescer à vontade de Deus nelas — “Faça ele de mim o que lhe parecer bem” — e adaptar-nos a elas, como aqueles que sabem passar necessidade e também ter abundância (Filipenses 4:12).

Quando o coração é humilhado e desapegado por uma providência que humilha e desapega, então recebemos a correção (Sofonias 3:2) e tomamos nossa cruz.

(2.) Aquilo de que parte seu argumento: “Recebemos tanto bem da mão de Deus durante todos esses anos de paz e prosperidade; não receberemos agora o mal, quando ele achar conveniente impô-lo a nós?”

Repare: a consideração das misericórdias que recebemos de Deus, passadas e presentes, deve levar-nos a receber as aflições com uma disposição de espírito adequada. Se recebemos nossa parte do bem comum nos sete anos de fartura, não receberemos nossa parte do mal comum nos anos de fome?

Qui sentit commodum, sentire debet et onus — quem desfruta o benefício deve preparar-se para suportar a perda. Se temos tantas coisas que nos agradam, por que não nos contentaríamos também com aquilo que agrada a Deus?

Se recebemos tantos confortos, não receberemos algumas aflições? Elas servirão de contraste para nossos confortos, tornando-os mais valiosos, pois aprendemos a estimar as misericórdias quando por vezes ficamos sem elas.

Também moderarão nossos confortos, tornando-os menos perigosos, mantendo a balança equilibrada e impedindo que nos exaltemos demais (2 Coríntios 12:7).

Se recebemos tanto bem para o corpo, não receberemos algum bem para a alma, isto é, algumas aflições pelas quais participamos da santidade de Deus (Hebreus 12:10), algo que, ao entristecer o semblante, melhora o coração? Portanto, sejam excluídas para sempre tanto a murmuração quanto a vanglória.

IV. Assim, em boa medida, Jó continuou a conservar sua integridade, e o desígnio de Satanás contra ele fracassou: “Em tudo isso Jó não pecou com os lábios”. Ele não apenas respondeu bem; tudo o que disse nessa ocasião foi governado pela religião e pela reta razão.

No meio de todos esses sofrimentos, não pronunciou uma palavra imprópria. Não temos motivo para pensar que não tenha também conservado uma boa disposição de espírito. Ainda que alguns impulsos e movimentos de corrupção surgissem em seu coração, a graça prevaleceu.

Ele cuidou para que nenhuma raiz de amargura brotasse e o perturbasse (Hebreus 12:15). A abundância de seu coração era para Deus: produzia coisas boas e reprimia o mal que nele havia, pois o lado melhor prevalecia.

Se pensou algo mau, pôs a mão sobre a boca (Provérbios 30:32), sufocou o mau pensamento e não o deixou avançar. Isso mostrou não só que possuía graça verdadeira, mas que ela era forte e vitoriosa. Em suma, não perdera o caráter de homem íntegro e reto, pois assim se mostra quem, em meio a tais tentações, não tropeça em palavra (Tiago 3:2; Salmos 17:3).

Versículos 11 a 13

Jó Recebe a Visita de Seus Amigos. (a.C. 1520.)

Temos aqui o relato da bondosa visita que os três amigos de Jó lhe fizeram em sua aflição. A notícia de seus sofrimentos extraordinários espalhou-se por toda parte, pois ele era um homem eminente tanto pela grandeza quanto pela bondade, e as circunstâncias de seus sofrimentos eram muito incomuns.

Alguns de seus inimigos triunfaram diante de suas calamidades (Jó 16:10; 19:18; 30:1 etc.). Talvez tenham até composto cantigas a seu respeito. Seus amigos, porém, se preocuparam com ele e procuraram consolá-lo. “O amigo ama em todo tempo, e o irmão nasce para a adversidade”.

Três deles são nomeados aqui (v. 11): Elifaz, Bildade e Zofar. Mais tarde conheceremos um quarto, que, ao que parece, esteve presente durante toda a conversa: Eliú. Não está claro se veio como amigo de Jó ou apenas como ouvinte.

Esses três são chamados seus amigos, seus conhecidos íntimos, assim como Davi e Salomão tinham cada qual, em sua corte, alguém chamado amigo do rei. Eram homens especialmente sábios e bons, como mostram seus discursos. Eram idosos, muito idosos, gozavam de grande reputação por seu conhecimento, e seu julgamento recebia muito respeito (Jó 32:6).

É provável que fossem homens de destaque em sua terra: príncipes ou chefes de família. Observe agora:

I. Jó cultivara amizade com eles em sua prosperidade. Se eram seus iguais, não teve ciúmes que impedissem a convivência e a correspondência íntimas; se eram inferiores, não os desprezou a ponto de impedir essa proximidade.

Ter amigos assim contribuiu mais para sua felicidade nos dias de prosperidade do que todos os rebanhos de que era dono. Grande parte do conforto desta vida está na convivência e amizade com pessoas prudentes e virtuosas. Quem tem alguns amigos assim deve valorizá-los muito.

Supõe-se que os três amigos de Jó descendiam de Abraão. Durante algumas gerações, mesmo nas famílias excluídas da aliança especial, permaneceram alguns bons frutos da educação piedosa que o pai dos fiéis dera àqueles sob seus cuidados.

Elifaz descendia de Temã, neto de Esaú (Gênesis 36:11). Bildade provavelmente descendia de Suá, filho de Abraão com Quetura (Gênesis 25:2). Alguns pensam que Zofar era o mesmo que Zefô, descendente de Esaú (Gênesis 36:11).

A preservação de tanta sabedoria e piedade entre os que eram estrangeiros às alianças da promessa era um feliz prenúncio da graça de Deus para com os gentios, quando o muro de separação fosse derrubado nos últimos dias. Esaú foi rejeitado; ainda assim, muitos de seus descendentes herdaram algumas das melhores bênçãos.

II. Eles mantiveram a amizade com Jó em sua adversidade, quando a maioria de seus amigos o abandonara (Jó 19:14). Demonstraram essa amizade de duas maneiras:

  1. Pela bondosa visita que lhe fizeram em sua aflição, para lamentar com ele e consolá-lo, v. 11. Provavelmente tinham o costume de visitá-lo em sua prosperidade, mas não para caçar, praticar falcoaria, dançar ou jogar cartas com ele. Vinham desfrutar de sua conversa instruída e piedosa e por ela edificar-se.

Agora que Jó enfrentava a adversidade, vieram partilhar de suas dores, assim como antes tinham vindo partilhar de seus confortos. Eram homens sábios, cujo coração estava na casa do luto (Eclesiastes 7:4).

Visitar em sua tristeza os aflitos, enfermos ou feridos, órfãos de pai ou privados de filhos, é parte da religião pura e sem mácula (Tiago 1:27). Se isso for feito por um bom motivo, será abundantemente recompensado em breve (Mateus 25:36).

(1.) Ao visitar os filhos e filhas da aflição, podemos contribuir para o fortalecimento [1.] de nossas próprias virtudes, pois há muitas boas lições a aprender com os sofrimentos alheios. Podemos contemplá-los, receber instrução e tornar-nos sábios e sérios.

[2.] De seu conforto. Ao lhes mostrar respeito, os animamos; alguma boa palavra pode ser dita para ajudá-los a encontrar alívio.

Os amigos de Jó vieram, não para satisfazer a curiosidade com um relato dos sofrimentos dele e de suas circunstâncias incomuns, muito menos para fazer observações maldosas, como os falsos amigos de Davi (Salmos 41:6-8). Vieram lamentar com ele, misturar suas lágrimas às dele e assim consolá-lo.

É muito mais agradável visitar pessoas aflitas às quais cabe oferecer consolo do que aquelas a quem primeiro precisamos convencer do pecado.

(2.) A respeito desses visitantes, observe: [1.] Não foram chamados, mas vieram por iniciativa própria (Jó 6:22). Daí o sr. Caryl observar que é de bom-tom ser um convidado não solicitado na casa do luto e, ao consolar os amigos, antecipar-se ao convite deles.

[2.] Combinaram entre si a visita. Repare: as pessoas boas devem combinar umas com as outras a prática do bem; assim se estimulam e se comprometem mutuamente, ajudando-se e animando-se. Para realizar qualquer desígnio piedoso, unam-se as mãos.

[3.] Vieram com o desígnio de consolá-lo, e temos motivo para crer que era sincero. Ainda assim, tornaram-se consoladores miseráveis por não saberem lidar com seu caso. Muitos que têm boa intenção, por engano, não alcançam seu objetivo.

  1. Pela terna compaixão e preocupação que mostraram por ele em sua aflição. Quando o viram de certa distância, estava tão desfigurado e deformado pelas feridas que não o reconheceram, v. 12.

Seu rosto estava manchado pelo choro (Jó 16:16), como os nazireus de Jerusalém, antes mais corados que rubis e agora mais escuros que o carvão (Lamentações 4:7, 8). Que mudança uma doença grave, ou mesmo a preocupação opressiva e a dor sem a doença, pode causar no rosto em pouco tempo!

“É esta Noemi?” (Rute 1:19). Assim também: “É este Jó? Como caíste! Como tua glória foi manchada e maculada, e toda a tua honra lançada ao pó!” Deus nos prepara para mudanças assim!

Ao vê-lo tão tristemente mudado, não o abandonaram por medo ou repulsa; ao contrário, expressaram ainda mais ternura por ele.

(1.) Como tinham vindo lamentar com Jó, manifestaram sua dor sincera por todos os modos então costumeiros de expressá-la. Choraram em voz alta; vê-los, como costuma acontecer, reavivou a dor de Jó e o fez chorar novamente, arrancando-lhes torrentes de lágrimas.

Rasgaram suas roupas e lançaram pó sobre a cabeça, como homens que queriam despojar-se e humilhar-se com o amigo que fora despojado e humilhado.

(2.) Como tinham vindo consolá-lo, sentaram-se com ele no chão, pois assim ele recebia visitas. Não o fizeram por mera cortesia, mas por verdadeira compaixão: assumiram o mesmo lugar e a mesma postura humildes e desconfortáveis.

Provavelmente se haviam sentado muitas vezes nos sofás e à mesa de Jó durante sua prosperidade. Por isso, estavam dispostos a partilhar de sua dor e pobreza, assim como haviam partilhado de sua alegria e fartura.

Não lhe fizeram uma visita breve e elegante, apenas para olhar e ir embora. Não conseguiriam sentir-se bem se voltassem para casa enquanto o amigo sofria tanto; resolveram ficar até vê-lo melhorar ou chegar ao fim.

Por isso, hospedaram-se perto dele, embora Jó já não pudesse recebê-los como antes e eles tivessem de arcar com as próprias despesas. Durante sete dias seguidos, vinham cada dia à casa em que ele recebia visitas e sentavam-se com ele como companheiros na tribulação.

Foram exceções à máxima: Nullus ad amissas ibit amicus opes — quem perdeu as riquezas não deve esperar a visita dos amigos. Sentaram-se com ele, mas nenhum lhe dirigiu palavra; apenas ouviram os relatos específicos que Jó fazia de seus sofrimentos.

Calavam-se como homens atônitos e assombrados. Curæ leves loquuntur, ingentes stupent — as dores mais leves têm voz; as mais pesadas emudecem.

Por tanto tempo calados permaneceram, para mostrar

O respeito devido a uma dor tão desmedida.

Sir R. Blackmore.

Não lhe disseram palavra, embora conversassem entre si para tirar lições daquela providência. Nada disseram do teor daquilo que mais tarde diriam tantas vezes: nada que entristecesse Jó (Jó 4:2), pois viam que sua dor já era muito grande e não queriam, de início, acrescentar aflição ao aflito.

Há tempo de calar, seja quando o perverso está diante de nós e nossas palavras podem endurecê-lo (Salmos 39:1), seja quando, ao falar, podemos ofender a geração dos filhos de Deus (Salmos 73:15).

O fato de não iniciarem os discursos solenes seguintes até o sétimo dia talvez indique que esse era o dia de sábado, certamente observado na era dos patriarcas. Teriam adiado a conversa planejada até então porque provavelmente as pessoas costumavam reunir-se na casa de Jó nesse dia para participar de suas devoções e poderiam ser edificadas pelo discurso.

Ou, melhor, com o silêncio prolongado quiseram mostrar que aquilo que disseram depois fora bem considerado e amadurecido, fruto de muita reflexão. O coração do sábio medita antes de responder. Devemos pensar duas vezes antes de falar uma, sobretudo num caso como este; se refletirmos bastante, seremos mais capazes de falar pouco e com pertinência.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra