Jó 34
Argumento
É provável que Eliú tenha feito uma pausa para ver se Jó tinha algo a dizer contra seu discurso no capítulo anterior. Como Jó permaneceu calado, e provavelmente indicou que desejava ouvi-lo continuar, Eliú prossegue aqui.
I. Ele solicita não apenas a atenção, mas também a ajuda dos presentes, vv. 2-4. II. Acusa Jó de outras expressões impróprias que lhe escaparam, vv. 5-9. III. Compromete-se a convencê-lo de que falou mal, mostrando amplamente:
- A justiça incontestável de Deus, vv. 10-12, 17, 19, 23. 2. Seu domínio soberano, vv. 13-15. 3. Seu poder onipotente, v. 20, 24. 4. Sua onisciência, v. 21, 22, 25. 5. Sua severidade para com os pecadores, vv. 26-28. 6. Sua providência que se sobrepõe a tudo, v. 29, 30.
IV. Ensina a Jó o que deveria dizer, v. 31, 32. Por fim, deixa a questão entregue à consciência do próprio Jó e conclui com uma censura severa de sua irritação e de seu descontentamento, vv. 33-37.
Jó não apenas suportou tudo isso com paciência, mas o recebeu de bom grado, pois percebia a boa intenção de Eliú. Seus outros amigos o haviam acusado de coisas das quais sua consciência o absolvia. Eliú, porém, acusou-o somente daquilo pelo que, ao que parece, o próprio coração de Jó começava agora a repreendê-lo, depois de refletir.
Versículos 1 a 9
O Discurso de Eliú. (a.C. 1520.)
Aqui, I. Eliú se dirige humildemente aos ouvintes e procura, como orador, conquistar sua boa vontade e atenção favorável.
- Chama-os de sábios e conhecedores (v. 2). É agradável tratar com quem entende o sentido das coisas. Falo a homens sábios, capazes de julgar o que digo (1 Coríntios 10:15). Eliú discordava deles, mas ainda assim os chamava de homens sábios e instruídos.
Debatedores irritadiços consideram insensatos todos os que não concordam com eles. Porém, reconhecer a sabedoria de quem é sábio, mesmo quando nossas opiniões divergem das suas, é um dever de justiça.
- Recorre ao juízo deles e, por isso, submete-se ao seu exame (v. 3). O ouvido de quem tem discernimento põe as palavras à prova para saber se são verdadeiras ou falsas, certas ou erradas. Quem fala deve suportar o exame dos inteligentes.
Assim como devemos examinar tudo o que ouvimos, também devemos aceitar que examinem o que dizemos.
- Convida-os a participar com ele do exame e da discussão do assunto (v. 4). Não alega ditar sozinho, nem se compromete a dizer o que é justo e bom e o que não é. Está disposto a procurá-lo com eles e propõe uma consulta:
“Concordemos em deixar de lado toda animosidade e desavença, todo preconceito e desejo de contradizer, e toda teimosia em defender a opinião que já adotamos. Escolhamos para nós o juízo; fixemos princípios corretos para nos guiar e, então, adotemos métodos corretos para descobrir a verdade.”
“Conheçamos juntos, comparando nossas observações e apresentando nossas razões, o que é bom e o que não é.” Repare: temos mais probabilidade de discernir o que é certo quando concordamos em ajudar uns aos outros a descobri-lo.
II. Eliú acusa Jó com veemência por algumas palavras apaixonadas que lançavam uma sombra sobre o governo divino. Pergunta aos presentes se Jó não deveria ser chamado a prestar contas e repreendido por elas.
- Repete as palavras de Jó da maneira mais próxima que consegue recordar.
(1.) Jó insistira na própria inocência. “Sou justo”, dissera ele (v. 5); quando instado a confessar a culpa, mantivera firmemente sua alegação: “Não sou culpado”: “Deveria eu mentir contra o meu direito?” (v. 6). Jó havia falado nesse sentido: “À minha justiça me apego” (Jó 27:6).
(2.) Acusara Deus de injustiça no trato com ele: de prejudicá-lo ao afligi-lo e não lhe fazer justiça. “Deus tirou o meu juízo”, dissera Jó (Jó 27:2).
(3.) Desesperara de receber alívio e concluíra que Deus não podia, ou não queria, ajudá-lo: sua ferida era incurável e provavelmente mortal, ainda assim sem transgressão, não por qualquer injustiça em suas mãos (Jó 16:16, 17).
(4.) Dissera, na prática, que servir a Deus não traz benefício algum e que ninguém terminará em melhor condição por servi-lo (v. 9). Suas palavras dão motivo para suspeitar que julgava inútil ao homem ter prazer em Deus.
Admite-se que a religião oferece prazer presente. Afinal, o que é a religião senão deleitar-se em Deus, em comunhão e concordância com ele, andando com ele como Enoque andou? Essa é uma concepção verdadeira da religião e mostra que seus caminhos são agradáveis.
Contudo, nega-se sua vantagem, como se fosse inútil servir a Deus (Malaquias 3:14). Eliú deduz essa opinião de Jó por insinuação, a partir do que ele dissera (Jó 9:22): “Ele destrói o perfeito e o perverso.”
Há verdade nisso, pois as mesmas coisas acontecem a todos. Mas Jó se expressou mal e deu motivo demais para essa acusação. Por isso, recebeu-a em silêncio, sem tentar defender-se.
Daí o Sr. Caryl observar com razão que homens bons às vezes falam pior do que pretendem e que um homem bom prefere suportar mais censura do que merece a insistir em desculpar-se quando tem alguma culpa.
- Eliú faz acusações muito graves contra Jó. Em geral, pergunta: “Que homem é como Jó?” (v. 7); isto é: “Vocês já conheceram alguém como ele ou ouviram alguém falar de modo tão desmedido?” Eliú o retrata:
(1.) Como assentado no lugar dos escarnecedores: Ele bebe o escárnio como água. Isto é: “Toma grande liberdade para lançar descrédito tanto sobre Deus quanto sobre os amigos, sente prazer nisso e distribui suas críticas com generosidade.”
Ou: “Acolhe e escuta com avidez os escárnios e o desprezo que outros lançam sobre os irmãos, agrada-se disso e os exalta.” Ou ainda, segundo alguns: “Com essas expressões insensatas, torna-se alvo de escárnio, expõe-se ao descrédito e dá ocasião a que outros riam dele.”
Sua religião sofre com isso, e a reputação dela é ferida por meio dele. Precisamos orar para que Deus nunca nos deixe entregues a nós mesmos ao ponto de dizermos ou fazermos algo que nos torne objeto de descrédito para os insensatos (Salmos 39:8).
(2.) Como alguém que anda no caminho dos ímpios e permanece na senda dos pecadores: anda na companhia dos que praticam a iniquidade (v. 8). Não que, em sua conduta, se associasse a eles, mas sua opinião os favorecia e apoiava, fortalecendo-lhes as mãos.
Se, como se diz em seguida (v. 9) para provar isso, não há proveito algum em deleitar-se em Deus, por que não soltar as rédeas das próprias paixões e juntar-se aos que praticam a iniquidade?
Quem diz que limpou as mãos em vão não apenas ofende a geração dos filhos de Deus (Salmos 73:13, 14), mas satisfaz os inimigos de Deus e fala como eles.
Versículos 10 a 15
O objetivo do discurso de Eliú é reconciliar Jó com suas aflições e acalmar-lhe o espírito enquanto as sofre. Para isso, no capítulo anterior Eliú mostrou que Deus não pretendia prejudicá-lo ao afligi-lo, mas buscava seu benefício espiritual.
Neste capítulo mostra que Deus não foi injusto ao afligi-lo nem o castigou além do que merecia. Se a primeira razão não bastasse para satisfazer Jó, esta ao menos deveria fazê-lo calar-se.
Nestes versículos, Eliú dirige a fala a todos os presentes: “Ouvi-me, homens de entendimento” (v. 10), “e mostrai-vos inteligentes ao concordar com o que digo”. Sua afirmação é que o Deus justo nunca fez nem fará injustiça a nenhuma de suas criaturas: seus caminhos são retos; os nossos não são.
A verdade aqui defendida diz respeito à justiça e à equidade de todos os atos de Deus. Agora observe nestes versículos:
I. Como essa verdade é apresentada com clareza, tanto de forma negativa quanto positiva.
- Deus não prejudica ninguém: Deus não pode praticar a perversidade, nem o Todo-Poderoso cometer a iniquidade (v. 10). Isso é incompatível com a perfeição de sua natureza e também com a pureza de sua vontade (v. 12): “Deus não agirá perversamente, nem o Todo-Poderoso perverterá o juízo.”
Ele não pode nem cometerá injustiça ou tratar duramente alguém. Nunca infligirá o mal do castigo onde não encontrar o mal do pecado, nem o fará em medida indevida, pois isso seria praticar a iniquidade e agir perversamente.
Se lhe for apresentado algum recurso ou se precisar proferir uma sentença definitiva, levará em conta o mérito da causa, não a posição da pessoa; agir de outro modo seria perverter o juízo. Nunca negará a alguém o direito nem lhe fará injustiça: em breve os céus declararão sua justiça.
Por ser Deus e, portanto, infinitamente perfeito e santo, não pode cometer injustiça nem apoiá-la nos outros, assim como não pode morrer, mentir ou negar a si mesmo. Embora seja Todo-Poderoso, nunca usa seu poder para sustentar a injustiça, como os poderosos muitas vezes fazem.
Ele é Shaddai, o Deus todo-suficiente; por isso, “não pode ser tentado pelo mal” (Tiago 1:13) a praticar qualquer injustiça.
- Deus distribui justiça a todos (v. 11): “Ele retribuirá ao homem a sua obra.” As boas obras serão recompensadas, e as más serão castigadas ou expiadas. Assim, cedo ou tarde, neste mundo ou no futuro, ele fará cada um receber conforme os próprios caminhos.
Esta é a regra permanente da justiça distributiva: dar a cada um conforme sua obra. Diga-se ao justo que lhe irá bem; ai do perverso, a quem irá mal. Se os serviços em que se persevera agora ficam sem recompensa e os pecados em que se insiste ficam sem castigo, virá o dia em que Deus retribuirá plenamente a cada um segundo suas obras, com juros pela demora.
II. Com que vigor Eliú afirma essa verdade:
Com a certeza de sua veracidade: “Sim, e ainda: certamente” (v. 12). É uma verdade que ninguém pode negar ou pôr em dúvida. Podemos tomá-la por certa, e todos concordamos que Deus não agirá perversamente.
Com repulsa até à ideia contrária (v. 10): “Longe de Deus praticar a perversidade”; e longe de nós alimentar a menor suspeita disso ou dizer qualquer coisa que pareça atribuir-lhe tal ato.
III. Como essa verdade é claramente demonstrada por duas razões:
- A soberania e o domínio absolutos e independentes de Deus (v. 13): “Quem lhe deu encargo sobre a terra?” Quem o encarregou de administrar os assuntos dos homens nela? Ou: quem, além dele, dispôs todo o mundo dos homens?
Ele administra sozinho os reinos humanos; exerce essa autoridade por si mesmo, sem que outra pessoa a tenha confiado a ele ou que a exerça em favor de alguém.
(1.) É certo que o governo pertence a Deus e que ele faz sua vontade entre todas as hostes do céu e da terra. Por isso, não se deve acusá-lo de injustiça: “Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25).
Como Deus poderia governar ou julgar o mundo se houvesse, ou pudesse haver, nele alguma injustiça? (Romanos 3:5, 6). Aquele a quem pertence poder tão ilimitado certamente possui em si mesmo pureza sem mancha.
Esse é também bom motivo para aceitarmos tudo o que Deus faz conosco. Aquele que dispõe do mundo inteiro não disporá também de nós e de nossos assuntos?
(2.) É igualmente certo que ele não recebe seu poder de ninguém. Não se trata de uma administração que lhe foi confiada: seu poder é original e vem dele mesmo, assim como sua existência. Portanto, se não fosse perfeitamente justo, o mundo inteiro e seus assuntos logo cairiam na mais completa confusão.
Os maiores governantes da terra têm acima de si um Deus a quem prestar contas, porque não estão longe de cometer iniquidade. Deus, porém, não tem ninguém acima de si, porque a perfeição de sua natureza torna impossível que faça algo que precise ser corrigido.
Se Deus é soberano absoluto, devemos submeter-nos a ele, pois não há autoridade superior a quem possamos recorrer. Assim, essa virtude é uma necessidade.
- Seu poder irresistível (v. 14). Se Deus voltasse o coração para o homem a fim de contender com ele — ou, ainda mais, se voltasse o coração contra ele para arruiná-lo, como alguns leem —, ninguém poderia permanecer de pé diante dele.
Isso seria verdade quer Deus tratasse com o homem por summa potestas, mero poder soberano, quer por summum jus, justiça rigorosa. O espírito e o fôlego do homem logo desapareceriam, e toda a humanidade pereceria de uma vez (v. 15).
A honestidade de muitos se deve apenas à falta de poder. Não cometem injustiça porque não poderiam sustentá-la depois, ou porque não têm meios de praticá-la. Deus, porém, pode esmagar qualquer pessoa com facilidade e de repente, mas não esmaga ninguém com poder arbitrário.
Isso se deve, portanto, à perfeição infinita de sua natureza, que não muda. Veja aqui:
(1.) O que Deus pode fazer conosco. Pode logo reduzir-nos a pó. Nem precisa exercer um ato positivo de sua onipotência para isso. Basta retirar a ação de sua providência pela qual vivemos, recolher para si o espírito e o fôlego que originalmente vieram de sua mão e continuamente estão nela.
Nesse caso, morremos imediatamente, como um animal dentro de uma bomba de ar quando se esgota o ar.
(2.) O que Deus pode fazer conosco sem ser injusto. Pode retomar a existência que nos deu, da qual somos apenas ocupantes sujeitos à sua vontade e cujo direito já perdemos. Portanto, enquanto ela for mantida por seu mero favor, não temos motivo para reclamar de injustiça, quaisquer que sejam os outros consolos que nos sejam retirados.
Versículos 16 a 30
Eliú agora se dirige mais diretamente a Jó. Falara aos demais (v. 10) como homens de entendimento; ao falar a Jó, porém, põe o entendimento dele sob condição: se você tem entendimento, ouça isto e observe-o (v. 16).
I. Ouça isto: não se deve criar desavença com Deus por coisa alguma que ele faça. É presunção ousada acusar formalmente os atos de Deus e condená-los, como Jó fizera ao expressar seu descontentamento. Isso seria:
- Tão absurdo quanto elevar ao poder um inimigo declarado da justiça: “Governará até aquele que odeia o direito?” (v. 17). O Senhor justo ama tanto a justiça que, comparado a ele, até o próprio Jó, embora homem íntegro e reto, poderia ser considerado alguém que odeia o direito. Governaria ele?
Alegaria Jó poder dirigir a Deus ou corrigir seus atos? Poderíamos nós, criaturas injustas, ditar leis ao Deus justo, ou deveria ele seguir nossos critérios? Ao considerar a corrupção de nossa natureza e a oposição que há em nós à regra eterna da equidade, só podemos reconhecer a insolência e a impiedade de pretender prescrever regras a Deus.
Tão absurdo quanto chamar ao tribunal uma pessoa inocente e inteiramente justa e condená-la, mesmo que o julgamento mostrasse com toda a clareza que ela era justa: você condenará aquele que é justo em todos os seus caminhos e não poderia deixar de sê-lo?
Mais absurdo e impróprio do que dizer a um rei soberano: “Tu és perverso”, e aos juízes no tribunal: “Vós sois ímpios” (v. 18). Isso seria considerado uma afronta intolerável à majestade real e à magistratura; nenhum rei ou príncipe a suportaria.
Em favor do governo, presumimos que uma sentença proferida é justa, a menos que o contrário seja muito evidente. Mas, pensemos o que pensarmos, não convém dizer a um rei na presença dele que é perverso. Natã censurou Davi por meio de uma parábola.
Independentemente do que um sumo sacerdote ou profeta pudesse fazer, um súdito comum não deve tomar tanta liberdade com as autoridades. Quanto mais absurdo é falar desse modo a Deus, atribuindo iniquidade àquele que não faz acepção de pessoas e, portanto, não sofre tentação de cometer injustiça!
Ele não considera o rico mais do que o pobre (v. 19); por isso é apropriado que ele governe e não é apropriado que encontremos defeitos nele. Repare: ricos e pobres estão no mesmo nível diante de Deus.
O poderoso não terá melhor tratamento nem receberá favor por causa de sua riqueza e grandeza. Tampouco o pobre receberá pior tratamento por causa da pobreza, nem uma causa justa será levada a morrer de fome.
Jó, agora pobre, teria perante Deus tanto favor e consideração quanto tinha quando era rico, pois “todos são obra de suas mãos”. As pessoas o são: os pobres foram feitos pela mesma mão e do mesmo molde que os ricos.
Suas condições também são obra de Deus: os pobres foram empobrecidos pela providência divina, assim como os ricos foram enriquecidos. Portanto, os pobres não serão tratados pior por aquilo que lhes coube, não por culpa própria.
II. Ouça isto: devemos reconhecer a Deus e submeter-nos a ele em tudo o que faz. Eliú apresenta a Jó diversas considerações para despertar nele pensamentos grandiosos e elevados a respeito de Deus e convencê-lo a submeter-se, sem prosseguir na desavença com ele.
- Deus é onipotente e pode enfrentar os homens mais fortes quando entra em julgamento com eles (v. 20). Até o povo, o conjunto de uma nação, por mais numeroso que seja, será perturbado, desestabilizado e lançado em desordem quando Deus quiser.
Até o homem poderoso, o príncipe, por mais honrado e temível que seja entre os homens, se Deus der uma ordem, será tirado do trono ou melhor, da terra dos viventes: morrerá, passará. Que não pode fazer aquele que tem sob seu domínio todos os poderes da morte?
Observe quão súbita é essa destruição: “Num momento morrerão.” Deus não precisa de tempo para derrubar os inimigos orgulhosos: quando quer, faz isso depressa. Tampouco é obrigado a avisá-los de antemão, não, nem mesmo uma hora antes: “Esta noite tua alma será exigida”.
Observe quando isso acontece: serão perturbados à meia-noite, quando se sentem seguros e despreocupados e não podem ajudar a si mesmos. Assim ocorreu com os egípcios quando seus primogênitos foram abatidos.
Essa é obra direta de Deus: são levados sem mão humana, sem que percebam, por juízos secretos. Deus mesmo pode humilhar o maior tirano sem ajuda ou atuação de ninguém. Embora às vezes use alguma mão para realizar seus propósitos, não precisa de nenhuma: pode fazê-lo sem mão humana.
Ele pode dominar desse modo não apenas um poderoso isolado, mas multidões deles (v. 24): “Despedaçará homens poderosos sem número”; pois nenhuma força combinada pode resistir à Onipotência.
Ao destruir a tirania, porém, Deus não tem o desígnio de instaurar a anarquia. Se os que governavam mal são derrubados, não se segue que o povo deva ficar sem governantes. Quando despedaça os poderosos, estabelece outros em seu lugar, que governarão melhor.
Se estes não governarem melhor, também os derrubará durante a noite, ou numa só noite, de modo que sejam destruídos (v. 25). Belsazar é testemunha disso.
Ou, se tem o desígnio de lhes dar prazo para arrepender-se, não os destrói imediatamente, mas os fere como homens perversos (v. 26). Alguns juízos que humilham e abatem vêm sobre eles. Esses governantes perversos são feridos tão certamente e tão dolorosamente quanto outros perversos, no corpo, nos bens ou na família.
Isso serve de aviso aos seus vizinhos. O golpe é dado in terrorem — como um alarme para os outros — e, por isso, à vista deles, para que vejam, temam e tremam diante da justiça de Deus. Se os reis não podem ficar de pé diante dele, como poderemos nós?
- Deus é onisciente e pode descobrir até o que está mais escondido. Assim como os mais fortes não podem resistir a seu braço, os mais astutos não podem escapar a seu olhar.
Portanto, se alguns recebem um castigo maior ou menor do que julgamos devido, em vez de criar desavença com Deus, devemos atribuir isso a alguma causa secreta conhecida só por ele. Pois:
(1.) Tudo está aberto diante dele (v. 21): “Seus olhos estão sobre os caminhos do homem.” Não apenas esses caminhos estão ao alcance de seus olhos, de modo que ele pode vê-los; seus olhos estão sobre eles, de modo que realmente os observa e examina.
Deus vê todos nós e todos os nossos passos. Aonde quer que vamos, permanecemos sob seus olhos. Todos os nossos atos, bons e maus, são vistos, registrados e reservados para serem levados a julgamento quando os livros forem abertos.
(2.) Nada está nem pode estar oculto a Deus (v. 22). Não há escuridão nem sombra de morte tão fechada, densa, solitária e distante da luz ou da vista que nela os praticantes da iniquidade possam esconder-se dos olhos que tudo descobrem e da mão vingadora do Deus justo. Observe aqui:
[1.] Os praticantes da iniquidade gostariam de esconder-se, se pudessem, dos olhos do mundo por vergonha — e talvez consigam — e dos olhos de Deus por medo, como Adão entre as árvores do jardim. Chegará o dia em que homens poderosos e grandes comandantes pedirão às rochas e montanhas que os escondam.
[2.] Gostariam até de esconder-se na sombra da morte, permanecer ocultos no túmulo para sempre, em vez de comparecer diante do tribunal de Cristo.
(3.) É inútil pensar em fugir da justiça de Deus ou esconder-se quando sua cólera nos persegue. Os praticantes da iniquidade podem encontrar meios de ocultar-se dos homens, mas não de Deus: “Ele conhece as obras deles” (v. 25), tanto o que fazem quanto seus desígnios.
- Deus é justo e, em todos os seus atos, segue as regras da equidade. Mesmo quando derruba homens poderosos e os despedaça, “não imporá ao homem mais do que é justo” (v. 23).
Assim como não castiga o inocente, não exige dos culpados mais do que suas iniquidades merecem. A Sabedoria Infinita julgará a proporção entre pecado e castigo. Não dará a ninguém motivo para queixar-se de ter sido tratado com dureza, nem alguém poderá levá-lo a julgamento ou mover uma ação contra ele.
Se alguém o fizer, Deus será considerado justo em suas palavras e puro em seu julgamento. Jó, portanto, merecia séria censura por suas queixas contra Deus e recebe aqui o conselho de desistir da ação: certamente a perderia ou ela nem seria admitida.
Não cabe ao homem jamais propor-se a entrar em julgamento com o Onipotente; assim alguns leem o versículo inteiro. Jó desejara muitas vezes defender sua causa diante de Deus. Eliú pergunta: “Para quê?”
“A sentença já proferida a seu respeito certamente será confirmada. Não se podem encontrar erros nela nem apresentar objeções válidas; depois de tudo, ela permanecerá como está.” Tudo o que Deus faz é bom e assim se mostrará.
Para provar que Deus não impõe aos poderosos mais do que é justo quando os destrói e os fere como homens perversos, Eliú mostra em que consistia a perversidade deles (v. 27, 28). Compare-se tal perversidade com o castigo e julgue-se se não o mereciam.
Em resumo, esses juízes injustos, a quem Deus julgará com justiça, não temiam a Deus nem respeitavam os homens (Lucas 18:2).
(1.) Eram rebeldes contra Deus: voltaram atrás e se afastaram dele, abandonaram seu temor e até o pensamento a seu respeito. Não consideravam nenhum de seus caminhos, não tomavam cuidado em relação a seus preceitos nem a seus atos providenciais, mas viviam no mundo sem Deus.
Na raiz de toda a perversidade dos perversos está o afastamento de Deus. Isso acontece porque não consideram seus caminhos, não por incapacidade, mas por falta de vontade. Da falta de reflexão vem a impiedade e, dela, toda a imoralidade.
(2.) Eram tiranos contra toda a humanidade (v. 28). Não clamarão a Deus em favor de si mesmos, mas fazem chegar a ele o clamor dos pobres, que os acusa. Cometem injúrias contra os pobres e os oprimem, praticam injustiça contra eles, esmagam-nos e os empobrecem ainda mais.
Acrescentam aflição aos aflitos. Estes clamam a Deus e lhe apresentam suas queixas; ele os ouve e defende sua causa. Estão em má situação aqueles contra quem se levantam as orações e lágrimas dos pobres.
Cedo ou tarde, o clamor dos oprimidos atrairá vingança sobre a cabeça dos opressores, e ninguém poderá dizer que isso excede o justo (Êxodo 22:23).
- Deus tem domínio irresistível sobre todos os assuntos dos filhos dos homens. Guia e governa tudo o que diz respeito tanto às comunidades quanto a cada pessoa. Assim como seus desígnios não podem ser frustrados, também seus atos não podem ser alterados (v. 29). Observe:
(1.) Os rostos fechados do mundo inteiro não podem perturbar aqueles a quem Deus tranquiliza com seus sorrisos. “Quando ele concede tranquilidade, quem então pode causar perturbação?” (v. 29). É um desafio a todos os poderes do inferno e da terra para que perturbem aqueles a quem Deus anuncia a paz e em favor de quem a cria.
Se Deus concede paz exterior a uma nação, pode conservar o que concedeu e impedir que os inimigos a perturbem.
Se concede paz interior a uma só pessoa, nem as acusações de Satanás nem as aflições desta vida presente, nem sequer as investidas da própria morte, podem abalar a tranquilidade e a segurança perpétua que resultam da justiça. O que poderia inquietar aqueles cuja alma descansa em Deus? Veja Filipenses 4:7.
(2.) Os sorrisos do mundo inteiro não podem tranquilizar aqueles a quem Deus perturba com seu rosto fechado. Se ele, contrariado, esconde o rosto e retém o consolo de seu favor, “quem então pode contemplá-lo?” Isto é: quem pode contemplar Deus contrariado e ainda suportar sua cólera ou afastá-la?
Quem pode fazê-lo mostrar o rosto quando decide escondê-lo, ou enxergar através das nuvens e da escuridão que o rodeiam? Ou: quem pode olhar para um pecador aflito e dar-lhe alívio eficaz? Quem pode ser amigo daquele de quem Deus é inimigo?
Ninguém pode aliviar sem Deus as dificuldades da condição exterior. “Se o Senhor não te ajudar, de onde te ajudarei eu?” (2 Reis 6:27). Tampouco alguém pode aliviar a angústia da mente diante de Deus e de seus terrores.
Se ele imprimir numa consciência culpada o senso de sua cólera, todos os consolos que uma criatura pode oferecer serão inúteis. Cânticos para um coração abatido são como vinagre derramado sobre salitre.
Devemos reconhecer que os atos de Deus são irresistíveis, quer se refiram a comunidades, quer a pessoas particulares. Ninguém pode impedir o que ele faz contra uma nação em sua condição pública ou contra uma só pessoa em seus assuntos privados.
A mesma Providência que governa reinos poderosos preside os assuntos do indivíduo mais humilde. Nem a força de uma nação inteira pode resistir ao poder de Deus, nem a pequenez de uma pessoa isolada pode fazê-la escapar a seu conhecimento. Tudo o que ele faz se cumpre com eficácia e vitória.
- Deus é sábio e zela pelo bem público; por isso cuida para que o hipócrita não reine, a fim de que o povo não caia numa armadilha (v. 30). Veja aqui:
(1.) O orgulho dos hipócritas. Desejam reinar. O louvor dos homens e o poder no mundo são a recompensa que procuram, o alvo de seus esforços.
(2.) A estratégia dos tiranos. Quando querem elevar-se, às vezes usam a religião como capa para sua ambição e, por meio da hipocrisia, chegam ao trono.
(3.) O perigo do povo quando os hipócritas reinam. É provável que o povo seja enredado no pecado, em dificuldades, ou em ambos. O poder nas mãos de dissimuladores muitas vezes destrói os direitos e as liberdades de um povo, que eles conseguem arrancar mais facilmente por lisonja do que pela força. Muito dano também se fez ao poder da piedade sob o pretexto de uma forma de piedade.
(4.) O zelo da divina Providência pelo povo para impedir esse perigo: que o hipócrita não reine, seja porque nunca chega a reinar, seja porque seu governo não dura muito. Se Deus reserva misericórdia para um povo, impedirá a ascensão de governantes hipócritas ou apressará sua queda.
Versículos 31 a 37
Nestes versículos:
I. Eliú ensina a Jó o que deveria dizer em meio à aflição (v. 31, 32). Depois de censurá-lo pelas palavras irritadas e apaixonadas, agora põe palavras melhores em sua boca. Ao censurar o que está errado, devemos indicar o que é bom, para que nossas censuras sejam censuras de instrução (Provérbios 6:23).
Eliú não impõe a Jó o uso dessas palavras, mas as recomenda como apropriadas. Em geral, deseja que Jó se arrependa da conduta e das expressões impróprias durante a aflição. Seus outros amigos queriam que ele admitisse ser perverso e, ao exagerarem, destruíram a própria causa.
Eliú exige apenas que Jó admita ter falado sem cautela ao conduzir essa controvérsia. Lembremos disso ao censurar alguém: não agravemos a questão além do que ela é, pois exagerar o crime pode fazer fracassar a acusação. Eliú bate no prego certo e, por isso, obtém resultado. Ele orienta Jó:
- A humilhar-se diante de Deus por seus pecados e aceitar o castigo por eles: “Suportei a correção.” O que sofro me sobrevém com justiça; por isso o suportarei. Não apenas reconhecerei a justiça de Deus nisso, mas também sua bondade.
Muitos são corrigidos, mas não suportam a correção; não a suportam bem e, na prática, não a suportam de modo algum. Os arrependidos sinceros aceitarão bem tudo o que Deus faz e suportarão a correção como uma intervenção medicinal destinada a seu bem.
- A pedir a Deus que lhe mostre seus pecados (v. 32): “Ensina-me aquilo que não vejo.” “Senhor, ao examinar-me, encontro muito de errado em mim e muitos atos errados que pratiquei. Mas tenho motivos para temer que haja muito mais de que não tenho consciência, abominações maiores.”
“Por ignorância, engano e parcialidade para comigo mesmo, ainda não as vejo. Senhor, permite-me vê-las; desperta minha consciência para que cumpra fielmente seu dever.”
O homem bom está disposto a conhecer o pior de si mesmo. Especialmente durante a aflição, deseja saber por que Deus contende com ele e qual é o desígnio divino ao corrigi-lo.
- A prometer mudança (v. 31): “Não tornarei a ofender.” “Se pratiquei a iniquidade” — ou, visto que a pratiquei —, “não voltarei a fazê-lo”. Tudo o que você me mostrar que estava errado, por sua graça eu corrigirei no futuro.
Isso inclui reconhecer que ofendemos a Deus, sentir verdadeiro remorso e tristeza piedosa pela ofensa e aceitar humildemente o desígnio de Deus ao nos afligir: separar-nos de nossos pecados.
Aqui o arrependido completa seu arrependimento. Não basta lamentar os pecados; precisamos ir e não pecar mais e, como neste caso, prender-nos com a amarra de uma resolução firme a nunca voltar à insensatez. É apropriado dizer isso como propósito firme e dizê-lo a Deus em promessa e voto solenes.
II. Eliú argumenta com Jó acerca de seu descontentamento e inquietação durante a aflição (v. 33). Somos inclinados a pensar que tudo o que nos diz respeito deveria ser exatamente como desejamos. Eliú, porém, mostra:
- Que esperar isso é absurdo e contrário à razão: “Deveria ser conforme a tua vontade?” Não. Que motivo existiria para isso? Eliú fala com grande reverência à vontade e à sabedoria divinas e com satisfação nelas: é inteiramente apropriado que tudo seja conforme a vontade de Deus.
Também despreza com justiça as pretensões dos orgulhosos, que desejam talhar a própria sorte: “Deveria ser conforme a tua vontade?” Deveríamos receber sempre o bem que desejamos desfrutar? Nesse caso, invadiríamos injustamente os direitos dos outros e, por insensatez, cairíamos em armadilhas que nós mesmos armamos.
Não deveríamos jamais sofrer aflição por não desejá-la? Convém que pecadores não sintam dor e alunos não recebam disciplina? Ou, se precisamos sofrer, convém que escolhamos a vara com que seremos castigados?
Não: convém que tudo seja conforme a vontade de Deus, não a nossa. Ele é o Criador, e nós, criaturas. Ele é infinitamente sábio e conhecedor; nós somos insensatos e temos visão curta. Ele tem uma só vontade; nós temos muitas.
- Que esperar isso é inútil e não leva a nada: “Ele retribuirá isso, quer tu recuses, quer escolhas.” Deus seguirá seu próprio caminho, cumprirá seu conselho e retribuirá conforme a sentença de sua própria justiça, quer você fique satisfeito, quer contrariado.
Não pedirá sua permissão nem seu conselho: fará o que lhe agradar. Portanto, a sabedoria está em aquietar-se e fazer da necessidade uma virtude. Aceite da melhor maneira o que existe, pois não está em seu poder torná-lo diferente.
“Se alegas escolher ou recusar”, isto é, prescrever regras a Deus e contestar seus atos, “eu não farei isso. Concordarei com tudo o que ele fizer. Portanto, declara o que sabes; diz o que farás, se resistirás ou te submeterás.”
“A questão está claramente diante de ti; toma uma decisão. Estás nas mãos de Deus, não nas minhas.”
III. Eliú apela a todas as pessoas imparciais e inteligentes para que julguem se não havia muito pecado e insensatez nas palavras de Jó.
- Deseja que a questão seja examinada por completo e decidida (v. 36): “Meu desejo é que Jó seja provado até o fim.” Se alguém se dispuser a defender o que ele disse, que o faça; se não, concordemos todos em testemunhar contra isso.
Muitos entendem essas palavras como referência à prova por meio de aflições: “Que suas tribulações continuem até que seja inteiramente humilhado e seu espírito orgulhoso seja abatido; até que reconheça o erro e retire o que disse com tanta presunção contra Deus e sua providência.” “Que a prova continue até atingir seu fim.”
- Eliú apela tanto a Deus quanto aos homens e deseja o julgamento de ambos.
(1.) Alguns leem o v. 36 como um apelo a Deus: “Ó meu Pai, seja Jó provado.” Assim traz a margem de nossas Bíblias, pois a mesma palavra pode significar “meu desejo” e “meu pai”. Alguns supõem que Eliú ergueu os olhos ao dizer isso, querendo dizer: “Ó meu Pai que estás no céu, seja Jó provado até ser submetido.”
Ao orarmos para que as aflições beneficiem a nós ou a outros, devemos ver Deus como Pai, pois elas são correções paternas e fazem parte de nossa formação como filhos (Hebreus 12:7).
(2.) Apela aos presentes (v. 34): “Digam-me os homens de entendimento se podem interpretar as palavras de Jó de forma mais favorável do que eu e se ele não falou muito mal e não deveria clamar: Peccavi — Errei.” Eliú julgava que as palavras de Jó mostravam:
[1.] Que ele não compreendia bem a própria situação, mas falara com insensatez (v. 35). Eliú não pode dizer que Jó não tem conhecimento e sabedoria, mas nessa questão ele falou sem conhecimento. Qualquer que seja a condição de seu coração, suas palavras foram imprudentes.
O que Jó disse à esposa pode ser dito agora a ele: que fala como um dos homens insensatos. E pela mesma razão: não deveríamos receber da mão de Deus tanto o mal quanto o bem? (Jó 2:10).
Às vezes precisamos e merecemos as mesmas censuras que fizemos a outros. Quem lança descrédito sobre a sabedoria de Deus, na verdade, lança descrédito sobre a própria.
[2.] Que Jó não demonstrara a devida consideração por Deus, mas falara perversamente. Se suas palavras forem examinadas até o fim, isto é, se forem levadas à interpretação mais extrema e pior, ficará claro:
Primeiro, que tomou o partido dos inimigos de Deus: Suas respostas foram em favor dos perversos. Isto é, suas palavras tendiam a fortalecer as mãos e endurecer o coração dos perversos na própria perversidade, pois levou a questão da prosperidade deles muito além do necessário.
Que os perversos, como Baal, defendam a própria causa, se quiserem; mas longe de nós defendê-los ou dizer algo em favor deles.
Segundo, que insultou os amigos de Deus e os tratou com arrogância: “Bate palmas entre nós”; e, se não for inteiramente provado e humilhado, ficará ainda mais insolente e autoritário, como se tivesse vencido e calado todos nós.
Falar mal já é bastante grave; bater palmas e triunfar depois de fazê-lo, como se o erro e a paixão tivessem vencido, é muito pior.
Terceiro, que falou contra o próprio Deus e, ao insistir no que havia dito, acrescentou rebeldia ao pecado. Dizer sequer uma palavra contra Deus, por quem falamos e em cujo favor deveríamos falar, é grande pecado. Que dizer, então, de multiplicar palavras contra ele, como se pudéssemos falar mais do que ele?
Que dizer de repeti-las em vez de retirá-las? Os que pecaram e, chamados ao arrependimento, continuam teimosamente no erro acrescentam rebeldia ao pecado e o tornam extremamente pecaminoso. Errare possum, Hæreticus esse nolo — Posso cair em erro, mas não quero mergulhar na heresia.