Matthew Henry

Jó 33

Argumento

Prefácios pomposos, como a montanha em trabalho de parto, muitas vezes anunciam resultados medíocres. O discurso de Eliú aqui, porém, não frustra as expectativas criadas por seu prefácio: é substancioso, vigoroso e muito pertinente.

No capítulo anterior, ele dissera o que tinha a dizer aos três amigos de Jó; agora se aproxima do próprio Jó e dirige a palavra a ele.

I. Pede a Jó que receba favoravelmente suas palavras e que o considere a pessoa pela qual tantas vezes ansiara, alguém que discutiria com ele e receberia sua defesa em nome de Deus, vv. 1-7.

II. Em nome de Deus, Eliú apresenta uma acusação contra Jó por palavras que ele dissera no calor da discussão, dando a entender que Deus o tratava com dureza, vv. 8-11.

III. Procura convencê-lo de sua falha e insensatez, mostrando-lhe: 1. O domínio soberano de Deus sobre o homem, v. 12, 13. 2. O cuidado que Deus tem do homem e as diversas formas e meios pelos quais procura fazer bem à alma dele, objetivo que temos motivos para crer que busca ao impor-lhe aflições físicas, v. 14.

(1.) Às vezes, Jó se queixara de sonhos inquietantes, Jó 7:14. “Ora”, diz Eliú, “Deus às vezes transmite aos homens convicção e instrução por meio desses sonhos”, vv. 15-18.

(2.) Jó se queixara especialmente de suas doenças e dores. Eliú demonstra extensamente que elas estavam longe de ser sinais da cólera de Deus, como Jó pensava, ou provas da hipocrisia de Jó, como seus amigos pensavam.

Eram, na verdade, métodos sábios e graciosos empregados pela graça divina para aumentar seu conhecimento de Deus e produzir paciência, experiência e esperança, vv. 19-30. Por fim, Eliú conclui pedindo a Jó que lhe responda ou permita que prossiga, vv. 31-33.

Versículos 1 a 6

O Discurso de Eliú. (a.C. 1520.)

Eliú usa aqui vários argumentos para persuadir Jó não apenas a ouvi-lo com paciência, mas também a crer que deseja prestar-lhe um bom serviço, a recebê-lo com boa vontade e a aceitar as instruções que está prestes a lhe dar. Jó deve considerar:

  1. Que Eliú não se junta aos três amigos contra ele. No capítulo anterior, declarou que desaprovava a conduta deles, rejeitou sua hipótese e deixou inteiramente de lado o método pelo qual tentaram curar Jó. “Por isso, Jó, peço-te que ouças o meu discurso”, v. 1.

Todos eles entoavam a mesma canção e falavam no mesmo tom; Eliú, porém, tenta uma abordagem nova: “Ouve, portanto, todas as minhas palavras, e não apenas algumas delas”. Não podemos julgar um discurso sem considerá-lo por inteiro e ouvi-lo até o fim.

  1. Que pretendia tratar do assunto com solenidade, sem fazer uma observação de passagem nem dar uma réplica breve para exibir sua inteligência. Depois de muito silêncio, abriu a boca (v. 2) com ponderação e propósito. Após madura reflexão, já começara a falar e estava preparado para prosseguir, se Jó o animasse com sua atenção.

  2. Que estava resolvido a falar o que pensava, e não outra coisa (v. 3): “Minhas palavras virão da retidão do meu coração; serão o produto sincero das minhas convicções e opiniões”. Havia motivo para suspeitar que, em consciência, os três amigos de Jó não o julgavam tão mau quanto o haviam retratado em seus discursos, apenas para sustentar sua hipótese. Isso não era justo.

É uma atitude vil condenar com a língua, para atender a um propósito, aqueles de quem, ao mesmo tempo, não podemos deixar de pensar bem em nossa consciência. Eliú é um homem honesto e despreza tal atitude.

  1. Que suas palavras seriam simples, e não obscuras e difíceis de entender: “Meus lábios expressarão claramente o conhecimento”. Jó compreenderá prontamente o que ele quer dizer e perceberá seu objetivo.

Os que falam das coisas de Deus devem evitar cuidadosamente toda obscuridade e confusão, tanto nas ideias como nas expressões, e falar com a maior simplicidade e clareza possível. Assim demonstrarão que eles próprios entendem o assunto, que suas intenções são sinceras e que desejam edificar aqueles a quem se dirigem.

  1. Que, em seu discurso, faria o melhor uso possível da razão e do entendimento que Deus lhe dera: a vida, a alma racional que recebeu do Espírito de Deus e do sopro do Todo-Poderoso, v. 4. Reconhece que não está à altura de debater com os mais velhos, mas deseja que não desprezem sua juventude.

Ele também é obra de Deus, feito pela mesma mão, dotado das mesmas nobres capacidades e faculdades e destinado ao mesmo grande fim. Por que, então, o Deus que o criou não poderia usá-lo como instrumento para fazer o bem a Jó?

Essa consideração também deve nos estimular (e talvez Eliú a tenha empregado assim) a fazer o bem em nosso lugar, conforme nossa capacidade.

Deus nos fez e nos deu vida; portanto, devemos procurar empregá-la para algum bom propósito, gastando-a para glorificar a Deus e servir nossa geração segundo a vontade dele. Assim cumpriremos o fim para o qual fomos criados, e não se dirá que fomos feitos em vão.

  1. Que estaria inteiramente disposto a ouvir as objeções de Jó ao que dissesse (v. 5): “Se podes, responde-me. Se ainda te restam força e ânimo, e se a doença e a discussão não te esgotaram por completo, põe tuas palavras em ordem, e elas receberão a devida consideração”. Quem sabe falar com razão também escuta a razão.

  2. Que Jó muitas vezes desejara alguém que se apresentasse em nome de Deus, com quem pudesse discutir livremente e a quem pudesse submeter a questão como árbitro.

Eliú seria essa pessoa (v. 6): “Conforme o seu desejo, estou no lugar de Deus”. Com que emoção Jó desejara: “Ah! Se alguém pudesse pleitear por um homem perante Deus!” (Jó 16:21), e: “Ah! Se eu soubesse onde poderia encontrá-lo!” (Jó 23:3).

Jó só estipularia que o terror de Deus não o amedrontasse, Jó 13:21. “Agora”, diz Eliú, “considere-me, desta vez, como quem está no lugar de Deus. Comprometo-me a defender a causa dele diante de você e a mostrar em que você o ofendeu e o que ele tem contra você. Apresente-me os apelos ou queixas que tem a apresentar a Deus”.

  1. Que não estava em condições desiguais em relação a Jó: “Também eu fui formado do barro; eu, assim como o primeiro homem” (Gênesis 2:7), “eu, assim como você”. Jó invocara isso diante de Deus como motivo para que ele não o tratasse duramente (Jó 10:9): “Lembra-te de que me fizeste como o barro”. “Eu”, diz Eliú, “fui formado do barro como você”; alguns leem: “do mesmo barro”.

É bom que todos consideremos que fomos formados do barro. Também é bom para nós que aqueles que estão no lugar de Deus para conosco sejam feitos de barro: ele nos fala por meio de homens semelhantes a nós, conforme o desejo de Israel após uma plena experiência, Deuteronômio 5:27. Sabiamente, Deus depositou o tesouro em vasos de barro como nós, 2 Coríntios 4:7.

  1. Que Jó não teria motivo para se assustar com a investida que lhe faria (v. 7): “Meu terror não te fará temer”.

(1.) “Não farei como seus amigos em seus argumentos: não o censurarei como fizeram nem apresentarei contra você uma acusação tão pesada”.

(2.) “Tampouco farei como Deus faria, caso aparecesse para discutir com você. Estou no mesmo nível que você e fui feito do mesmo barro. Não posso, portanto, causar-lhe o terror que justamente sentiria diante da aparição da majestade divina”.

Se queremos convencer os homens corretamente, precisamos fazê-lo pela razão, não pelo terror; por argumentos justos, não por uma mão pesada.

Versículos 8 a 13

Nestes versículos:

I. Eliú acusa Jó, em particular, de algumas expressões impróprias que lhe escaparam e que punham em dúvida a justiça e a bondade de Deus no trato com ele. Não baseia a acusação em relatos; ele mesmo ouviu aquilo por que agora o censura (v. 8): “Tu o disseste aos meus ouvidos e aos de todos os presentes”.

Não o soube de segunda mão; se fosse assim, esperaria que as palavras não fossem tão graves quanto diziam. Tampouco as ouviu de Jó numa conversa particular, pois nesse caso teria sido indelicado repeti-las publicamente. Jó, porém, as dissera abertamente; portanto, era apropriado que fosse censurado abertamente. Repreenda diante de todos quem peca diante de todos.

Quando ouvimos algo que tende a desonrar a Deus, devemos dar testemunho público contra isso. Cabe-nos censurar o que for dito de errado em nossa presença, pois “vós sois minhas testemunhas”, diz o Senhor, para confrontar o acusador.

  1. Jó havia se apresentado como inocente (v. 9): “Disseste: Estou limpo, sem transgressão”. Jó não o dissera totidem verbis, isto é, com essas mesmas palavras; ao contrário, reconhecera que pecara e era impuro diante de Deus. Contudo, de fato dissera: “Tu sabes que não sou perverso”, “conservo minha justiça”, e coisas semelhantes, nas quais Eliú podia fundamentar essa acusação.

Era verdade que Jó era um homem íntegro e reto, e não como seus amigos o haviam retratado. Mas não deveria ter insistido tanto nisso, como se, por essa razão, Deus o tivesse injustiçado ao afligi-lo.

Ainda assim, parece que Eliú não agiu com justiça ao atribuir a Jó a afirmação de que estava limpo e inocente de toda transgressão, quando Jó alegara apenas ser reto e inocente da grande transgressão.

Quem fala de modo apaixonado e descuidado, porém, deve assumir a responsabilidade se for mal compreendido; deveria ter tido mais cautela.

  1. Jó havia apresentado Deus como severo ao registrar suas falhas e aproveitar toda ocasião contra ele (v. 10, 11), como se procurasse pretextos para criar desavença com ele. “Ele encontra motivos contra mim”, expressão que pressupõe uma procura. Jó falara nesse sentido em Jó 14:16, 17: “Não vigias tu o meu pecado?”

“Ele me considera seu inimigo”; isso Jó dissera expressamente em Jó 13:24; 19:11. “Põe meus pés no tronco, para que, assim como não posso contender com ele, tampouco possa fugir dele”; Jó dissera isso em Jó 13:27. “Observa todos os meus caminhos”; também o dissera em Jó 13:27.

II. Eliú procura convencê-lo de que errara ao falar assim, que deveria humilhar-se diante de Deus por isso e retratar-se mediante o arrependimento (v. 12): “Eis que nisto não és justo”. Alguns leem: “Nisto não tens razão”.

Veja a diferença entre a acusação de Eliú contra Jó e a dos outros amigos: estes não admitiam que Jó fosse justo de modo algum; Eliú diz apenas: “Nisto, ao dizer isso, não és justo”.

  1. “Não ages com justiça para com Deus.” Ser justo é dar a todos o que lhes é devido. Não damos a Deus o que lhe é devido nem somos justos para com ele se não reconhecemos sua equidade e bondade em todas as disposições de sua providência a nosso respeito: ele é justo em todos os seus caminhos e, quaisquer que sejam as circunstâncias, é bom.

  2. “Não falas como um homem justo. Não nego que o sejas, mas, neste caso, não o demonstras.” Muitos que são justos, em algumas situações particulares, não falam nem agem de acordo com seu caráter.

Por um lado, não devemos deixar de mostrar até mesmo a um homem bom em que ele se engana e age mal, nem adulá-lo em seus erros e paixões, pois isso não seria bondade.

Por outro, não devemos definir o caráter dos homens nem julgá-los com base em um único episódio ou em algumas palavras impróprias, pois isso não seria justiça. Todos tropeçamos em muitas coisas e, por isso, precisamos ser generosos em nossos juízos.

Eliú apresenta duas coisas à consideração de Jó para convencê-lo de que falara mal:

(1.) Deus está infinitamente acima de nós; portanto, é loucura contender com ele, pois, se usar seu grande poder para pleitear contra nós, não poderemos permanecer diante dele. “Eu te responderei”, diz Eliú, com uma palavra que traz consigo sua própria evidência: “Deus é maior que o homem”. Sem dúvida o é, infinitamente maior. Não há proporção entre Deus e o homem.

O próprio Jó falara muito, e de maneira admirável, da grandeza de Deus: seu poder irresistível, sua soberania incontestável, sua majestade terrível e sua imensidão insondável.

“Agora”, diz Eliú, “considere apenas o que você mesmo disse sobre a grandeza de Deus e aplique-o a si. Se ele é maior que o homem, é maior que você; assim verá motivo suficiente para se arrepender dessas reflexões mal-humoradas e desfavoráveis sobre ele, para corar de sua insensatez e tremer ao pensar em sua presunção”.

Repare: esta verdade simples e incontestável, “Deus é maior que o homem”, se devidamente aplicada, basta para calar e envergonhar para sempre todas as nossas queixas contra sua providência e nossas objeções ao modo como nos trata.

Ele não é apenas mais sábio e poderoso do que nós, de modo que é inútil contender com quem inevitavelmente nos superará. É também mais santo, justo e bom, pois estas são as glórias e excelências transcendentes da natureza divina. Nisso Deus é maior que o homem; portanto, é absurdo e irracional censurá-lo, pois ele certamente está com a razão.

(2.) Deus não tem de prestar contas a nós (v. 13): “Por que contendes com ele?” Os que se queixam de Deus contendem com ele, processam-no, acusam-no e movem uma ação contra ele. Por que o fazem? Por qual motivo? Com que finalidade? Repare: é insensato que nós, criaturas fracas, tolas e pecadoras, contendamos com o Deus de infinita sabedoria, poder e bondade.

Ai do barro que contende com o oleiro, pois ele não presta contas de nenhum dos seus atos. Deus não tem obrigação de nos explicar a razão do que faz, nem de nos dizer o que pretende fazer, por qual método, em que momento ou por quais instrumentos, nem por que nos trata desta maneira.

Não está obrigado a justificar sua conduta nem a satisfazer nossas exigências e perguntas; seus juízos certamente se justificarão. Se não nos damos por satisfeitos com eles, a culpa é nossa. Portanto, é uma impiedade ousada levar Deus ao nosso tribunal ou exigir que apresente razões para o que faz, dizendo-lhe: “Que fazes?” ou “Por que ages assim?”

“Ele não presta contas de todos os seus atos”, como alguns leem. Revela-nos tanto quanto convém sabermos, como se vê a seguir (v. 14); contudo, ainda há coisas ocultas que não nos pertencem e que não devemos investigar.

Versículos 14 a 18

Jó se queixara de que Deus o mantinha inteiramente às escuras quanto ao significado de seu trato com ele e, por isso, concluíra que o tratava como inimigo. “Não”, diz Eliú, “ele fala contigo, mas tu não o percebes. A falha, portanto, é tua, não dele; mesmo nas providências que interpretas com tanta dureza, ele visa teu verdadeiro bem”. Observe, em geral:

  1. Como Deus é amigo do nosso bem-estar: fala-nos uma vez, sim, duas vezes (v. 14). É sinal de seu favor que, apesar da distância e da desavença entre nós e ele, ainda se digne falar conosco.

É prova de seu desígnio gracioso que fale conosco sobre nossos próprios interesses, mostrando-nos nosso dever e nosso proveito, o que exige de nós e o que podemos esperar dele; apontando nossas falhas, advertindo-nos do perigo, mostrando-nos o caminho e conduzindo-nos por ele.

Ele o faz uma vez, sim, duas vezes, isto é, repetidamente. Quando um aviso é desprezado, ele dá outro, porque não quer que ninguém pereça. Preceito sobre preceito, linha sobre linha: assim acontece para que os pecadores não tenham desculpa.

  1. Como nós somos inimigos do nosso próprio bem-estar: “O homem não o percebe”; ou seja, não lhe dá atenção nem o considera, não o discerne nem compreende, não reconhece que é a voz de Deus.

Tampouco recebe as coisas reveladas, pois lhe parecem loucura. Tapa os ouvidos, põe-se no caminho da própria luz, rejeita o conselho de Deus contra si mesmo e, assim, não se torna mais sábio, nem sequer diante dos ditames da própria sabedoria.

Deus nos fala pela consciência, pelas providências e pelos ministros. Eliú discorre extensamente sobre tudo isso para mostrar a Jó que Deus lhe comunicava sua vontade e lhe fazia bem, mesmo quando parecia deixá-lo às escuras, como se o tratasse como estranho, e mantê-lo em sofrimento, como se o tratasse como inimigo.

Até onde sabemos, não havia então revelação divina por escrito; por isso, ela não é mencionada aqui entre os meios pelos quais Deus fala aos homens, embora hoje seja o principal.

Nestes versículos, Eliú mostra como Deus ensina e adverte os filhos dos homens por meio da própria consciência. Observe:

I. O momento e a ocasião apropriados para essas advertências (v. 15): “Em sonho, nos cochilos sobre o leito”, quando os homens se afastam do mundo, de seus negócios e do convívio nele. Quando estão em seus leitos, a sós e em silêncio, é uma boa hora para voltarem-se ao próprio coração e conversarem com ele, Salmos 4:4. É o momento que Deus escolhe para tratar pessoalmente com os homens.

  1. Quando enviava anjos, mensageiros extraordinários, para cumprir suas ordens, em geral escolhia esse momento para transmitir as mensagens. Com o sono profundo que caía sobre os homens, os sentidos do corpo ficavam como que fechados, e a mente, mais livre para receber as comunicações imediatas da luz divina.

Assim revelou sua vontade aos profetas em visões e sonhos (Números 12:6); assim advertiu Abimeleque (Gênesis 20:3), Labão (Gênesis 31:24) e José (Mateus 1:20); assim revelou ao faraó e a Nabucodonosor acontecimentos futuros.

  1. Quando despertava a consciência, sua representante habitual na alma, para cumprir seu ofício, aproveitava essa ocasião. Podia ser quando um sono profundo caía sobre os homens, pois, embora os sonhos em geral venham da imaginação, alguns podem vir da consciência. Podia ser também durante o torpor, entre o sono e a vigília.

À noite, eles refletiam sobre os acontecimentos do dia anterior; pela manhã, planejavam as tarefas do dia seguinte. Era um momento oportuno para que o coração os repreendesse pelo mal praticado e os advertisse quanto ao que deveriam fazer. Ver Isaías 30:21.

II. O poder e a força com que essas advertências chegam, v. 16. Quando Deus visa o bem dos homens por meio das convicções e orientações da própria consciência:

  1. Ele lhes abre passagem e faz com que sejam atendidas: “Então abre os ouvidos dos homens”, antes fechados à voz desse encantador, Salmos 58:5. Abre o coração, como abriu o de Lídia, e assim abre os ouvidos. Remove o que os tapava, de modo que a convicção encontre ou force sua entrada.

Mais que isso, produz na alma a submissão ao governo da consciência e a obediência às suas regras, pois isso se segue quando Deus abre o ouvido, Isaías 50:5: Deus abriu meu ouvido, e eu não fui rebelde.

  1. Ele lhes dá lugar no coração e faz que permaneçam: “Sela-lhes a instrução”, isto é, a instrução destinada e adequada a eles. Faz com que a alma a receba como impressão profunda e duradoura, assim como a cera recebe a marca do selo. Quando o coração se entrega às instruções divinas, como a um molde, a obra está feita.

III. O fim e o desígnio dessas advertências:

  1. Preservar os homens do pecado, especialmente do orgulho (v. 17). “Para desviar o homem de seu propósito”, isto é, de seus maus propósitos, para mudar a disposição de sua mente e o rumo de sua vida, suas inclinações; ou para impedir algum pecado específico em que corre o risco de cair.

Para desviar o homem de sua obra, fazê-lo abandonar a obra própria do homem, que consiste em trabalhar pelo mundo e pela carne, e levá-lo a fazer a obra de Deus. Muitos foram detidos em plena carreira de pecado pelas oportunas repreensões da própria consciência, que lhes diziam para não fazer aquela coisa abominável que o Senhor odeia.

Por esse meio, Deus, em particular, oculta do homem o orgulho: oculta aquilo que lhe dá motivo de orgulho e afasta sua mente dessas coisas, mostrando-lhe as razões que tem para ser humilde. Alguns leem: “Para tirar do homem o orgulho”, arrancando a raiz de amargura que causa tantos pecados.

Deus humilhará e afastará o orgulho de todos aqueles para quem reservou misericórdia. O orgulho torna as pessoas ávidas e decididas a levar adiante seus propósitos; insistem em seguir a própria vontade. Por isso, Deus as desvia desses propósitos ao mortificar seu orgulho.

  1. Preservar os homens da ruína, v. 18. Enquanto perseguem maus propósitos e alimentam seu orgulho, a alma dos pecadores se apressa em direção à cova, à espada e à destruição, tanto neste mundo como no vindouro.

Quando Deus, pelas advertências da consciência, os afasta do pecado, retém sua alma longe da cova, do abismo sem fundo, e os livra de perecer pela espada da vingança divina. Assim, a iniquidade não será sua ruína. Aquilo que afasta os homens do pecado salva-os do inferno, salva uma alma da morte, Tiago 5:20.

Veja que misericórdia é estar sob os freios de uma consciência desperta. Fiéis são as feridas e bondosas as restrições desse amigo, pois por meio delas a alma é preservada de perecer eternamente.

Versículos 19 a 28

Deus falou uma vez aos pecadores por meio da consciência deles, para afastá-los dos caminhos do destruidor, mas não o percebem. Não reconhecem que as repreensões de seu próprio coração, quando seguem pelo caminho do pecado, vêm de Deus; atribuem-nas à melancolia ou ao rigor da educação que receberam.

Por isso Deus fala duas vezes: fala novamente e tenta outro meio de convencer e recuperar os pecadores. Esse meio são as providências aflitivas e misericordiosas, nas quais também fala duas vezes, acompanhadas pelas instruções oportunas de bons ministros.

Jó se queixava muito de suas doenças e, por causa delas, julgava que Deus estava irado com ele; seus amigos pensavam o mesmo. Eliú, porém, mostra que todos estavam enganados, pois Deus muitas vezes aflige o corpo por amor e com o gracioso desígnio de fazer bem à alma, como se vê no resultado.

Esta parte do discurso de Eliú será muito útil para aproveitarmos devidamente a doença, na qual e por meio da qual Deus fala aos homens. Temos aqui:

I. O doente descrito em sua condição extrema. Veja o que a doença produz (v. 19 e seguintes) quando Deus a envia com uma ordem. Ele manda, e ela cumpre.

  1. Todo o corpo do doente está cheio de dor (v. 19): “É castigado com dores em seu leito”, dores que o prendem à cama, ou tão intensas que ele não encontra alívio nem mesmo nela, onde esperava repousar. A dor e a doença transformam um leito de plumas em um leito de espinhos; quem costumava dormir ali agora se revira de um lado para o outro até o amanhecer.

O estado descrito aqui é muito grave. É mais difícil suportar a dor do que a doença, e o paciente é castigado com uma dor que não é surda e pesada, mas forte e aguda. Muitas vezes, quanto mais vigoroso é o paciente, mais forte é a dor, pois em geral a doença é mais violenta quando a constituição é mais sanguínea.

Ele não se queixa de ardor na carne, mas de dor nos ossos. Trata-se de uma dor profunda e arraigada; não apenas os ossos de um membro, mas numerosos ossos são assim castigados. Veja quão frágeis e vis são nossos corpos: mesmo sem sofrer dano externo, podem padecer tais dores por causas internas.

Veja também o que o pecado produz e quanto dano causa. A dor é fruto do pecado; contudo, pela graça de Deus, a dor do corpo muitas vezes se torna um meio de fazer bem à alma.

  1. Ele perdeu por completo o apetite, efeito comum da doença (v. 20): “Sua vida abomina o pão”, o alimento mais necessário, e também os manjares delicados de que mais gostava e que antes saboreava com grande prazer. Essa é uma boa razão para não cobiçarmos iguarias: são alimento enganoso, Provérbios 23:3.

Logo poderemos enjoar daquilo de que hoje tanto gostamos. Os que vivem no luxo enquanto têm saúde, se um dia a doença os levar a detestar iguarias, poderão reconhecer com tristeza e vergonha seu pecado no próprio castigo. Não amemos desmedidamente o sabor dos alimentos, pois pode chegar o tempo em que até a sua vista nos cause repulsa, Salmos 107:18.

  1. Ele se tornou um verdadeiro esqueleto, apenas pele e ossos, v. 21. Pela doença, talvez de apenas alguns dias, sua carne antes robusta e vistosa se consome até desaparecer; definha de modo espantoso. Os ossos que antes estavam cobertos de carne agora se projetam; podem-se contar suas costelas e todos os seus ossos.

A doença não enfraquece a alma bem alimentada pelo pão da vida, mas rapidamente transforma o corpo.

“Aquele que outrora tinha tão bela aparência, E, mimado pelo conforto, parecia forte e formoso, Surpreende todos os amigos (que mudança espantosa!) Com faces pálidas e magras, olhos fundos e assustadores; Seus ossos (visão horrível) saltam através da pele, Onde antes a carne e a gordura os escondiam.”

Sir R. Blackmore.

  1. Consideram-no perdido e desesperam de sua vida (v. 22): “Sua alma se aproxima da sepultura”, isto é, ele apresenta todos os sinais da morte; tanto para si como para todos ao redor, é um homem que está morrendo. As dores da morte, aqui chamadas “os destruidores”, estão prestes a apoderar-se dele; cercam-no, Salmos 116:3.

Talvez isso indique o terrível pavor da morte, vista como destruidora, que sentem ao encará-la aqueles que, enquanto ela estava distante, a trataram com leviandade. Quando chega o momento decisivo, todos concordam, qualquer que tenha sido sua opinião anterior, que morrer é assunto sério.

II. A provisão feita para sua instrução, a fim de que faça uso santificado da aflição e, quando Deus lhe fala por esse meio, ouça e entenda, de modo que a palavra divina não seja em vão, v. 23.

Feliz será ele se tiver junto de si, durante a doença, um mensageiro que o assista, convença, aconselhe e console; um intérprete que lhe explique a providência e o ajude a entender seu significado, um homem sábio que conheça a voz da vara e sua interpretação.

Quando Deus fala por aflições, muitas vezes conhecemos tão pouco essa linguagem que precisamos de um intérprete; é uma bênção contar com alguém assim.

O conselho e a ajuda de um bom ministro são tão necessários e oportunos durante a doença, e deveriam ser tão bem recebidos, quanto os de um bom médico. Isso vale especialmente se o ministro for hábil em explicar as providências e ensinar a aproveitá-las; nesse caso, é um entre mil e deve ser estimado como tal.

Sua tarefa nesse momento é “mostrar ao homem sua retidão”, isto é, a retidão de Deus: ele o aflige com fidelidade e não lhe faz injustiça. É necessário convencer-se disso para aproveitar devidamente a aflição. Ou, mais provavelmente, pode significar a retidão do homem, sua integridade:

  1. A retidão que já existe. Se for evidente que o doente é verdadeiramente piedoso, o intérprete não agirá como os amigos de Jó, empenhando-se em provar que ele é hipócrita porque está aflito. Ao contrário, mostrará ao doente sua retidão apesar das aflições, para que dela receba consolo e fique tranquilo, seja qual for o resultado.

  2. A retidão, a reforma de vida, que deve existir para que haja vida e paz. Quando os homens passam a ver que o caminho da retidão é o único caminho seguro para a salvação, escolhem-no e nele andam, a obra está feita.

III. A graciosa aceitação de Deus quando o doente se arrepende, v. 24. Quando Deus vê que ele está realmente convencido de que o arrependimento sincero e a retidão que constitui a perfeição segundo o evangelho são tanto de seu interesse como de seu dever, então aquele que espera para ser gracioso e mostra misericórdia ao primeiro sinal de verdadeiro arrependimento se compadece dele.

Recebe-o em seu favor e tem pensamentos de bem a seu respeito. Onde quer que Deus encontre um coração agraciado, ali se revelará um Deus gracioso. Além disso:

  1. Dará uma ordem graciosa para libertá-lo. Diz: “Livra-o”, isto é, “que seja livrado de descer à cova”, da morte que é o salário do pecado. Quando as aflições cumprirem sua obra, serão removidas. Quando voltamos a Deus pelo caminho do dever, ele volta a nós pelo caminho da misericórdia.

Serão livrados de descer à cova os que recebem os mensageiros de Deus e entendem corretamente seus intérpretes, de modo a reconhecer sua retidão.

  1. Dará uma razão graciosa para essa ordem: “Encontrei um resgate”, ou uma propiciação. Jesus Cristo é esse resgate, como Eliú o chama e como Jó o chamara seu Redentor. Ele é ao mesmo tempo quem compra e o preço pago, o sacerdote e o sacrifício.

Tão grande era o valor atribuído às almas que nada menor poderia redimi-las; tão grave era a ofensa causada pelo pecado que nada menor que o sangue do Filho de Deus, que deu sua vida em resgate por muitos, poderia expiá-la.

Esse é um resgate encontrado por Deus, uma concepção da Sabedoria Infinita. Jamais o teríamos encontrado por nós mesmos, nem os próprios anjos poderiam tê-lo encontrado. É a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta, uma invenção que é e será eternamente admirada pelos principados e potestades que desejam contemplá-la.

Observe como Deus se gloria nessa descoberta: heureka, heureka: “Encontrei, encontrei o resgate; eu, eu mesmo, fui quem o realizou”.

IV. A recuperação do doente que se segue. Removida a causa, cessará o efeito. Quando o paciente se torna penitente, veja a bendita mudança que ocorre:

  1. Seu corpo recupera a saúde, v. 25. Isso nem sempre se segue ao arrependimento e ao retorno do doente a Deus, mas às vezes acontece. A recuperação da doença é verdadeira misericórdia quando decorre da remissão do pecado. Nesse caso, é por amor à alma que o corpo é livrado da cova da corrupção, quando Deus lança nossos pecados para trás de suas costas, Isaías 38:17.

Esse é o caminho de uma bendita recuperação: “Filho, tem bom ânimo; teus pecados te são perdoados”; e então levante-se, tome o leito e ande (Mateus 9:2, 6). Assim também aqui: que ele tenha parte no resgate, e então sua carne se tornará mais viçosa que a de uma criança. Não restará sinal da doença, e ele voltará aos dias da juventude, à beleza e ao vigor de então.

Quando a enfermidade que oprimia a natureza é removida, é espantoso como a própria natureza se recupera; nisso devemos reconhecer com gratidão o poder e a bondade do Deus da natureza.

Por meio de providências misericordiosas como essas, para as quais as aflições dão ocasião, Deus fala uma vez, sim, duas vezes aos filhos dos homens. Faz-lhes saber, se ao menos o percebessem, quanto dependem dele e quão terna é sua compaixão por eles.

  1. Sua alma recupera a paz, v. 26.

(1.) O paciente, agora penitente, torna-se suplicante e aprende a orar. Sabe que os favores de Deus devem ser buscados e, por isso, orará a Deus, pedindo perdão e saúde. Alguém está aflito e doente? Ore. Ao perceber que se recupera, não pensará que a oração deixou de ser necessária, pois precisamos da graça de Deus tanto para santificar uma misericórdia quanto para santificar uma aflição.

(2.) Suas orações são aceitas. Deus lhe será favorável e se agradará dele; sua ira se afastará, e a luz de seu rosto brilhará sobre a alma do doente. Segue-se então:

(3.) Ele desfruta o consolo da comunhão com Deus. Agora verá o rosto de Deus, antes oculto, e o verá com alegria; que visão poderia revigorá-lo mais? Ver Gênesis 33:10: “Como se eu tivesse visto o rosto de Deus”. Todos os verdadeiros penitentes se alegram mais com o retorno do favor divino do que com qualquer prosperidade ou prazer, Salmos 4:6, 7.

(4.) Ele desfruta uma bendita tranquilidade de espírito, nascida da certeza de sua justificação diante de Deus, que atribuirá a esse homem sua justiça. Receberá a expiação, isto é, o consolo dela, Romanos 5:11. A justiça lhe será imputada, e a paz lhe será anunciada. Ele então ouvirá a alegria e o regozijo que não pôde ouvir no dia de sua aflição.

Deus agora o tratará como um homem justo, a quem tudo irá bem. Receberá do Senhor a bênção, isto é, a justiça, Salmos 24:5. Deus lhe dará graça para ir e não pecar mais. Talvez isso denote a reforma de sua vida após a recuperação.

Assim como orará a Deus, a quem antes desprezara, também dará ao próximo o que lhe é justo, embora antes o tenha lesado: fará restituição e, dali em diante, agirá com justiça.

V. A regra geral que Deus seguirá ao tratar com os filhos dos homens, inferida desse caso, v. 27, 28. Assim como os doentes são restaurados quando se submetem, todos os demais que verdadeiramente se arrependem dos pecados encontrarão misericórdia em Deus. Veja aqui:

  1. O que é o pecado e que motivos temos para não pecar. Queremos conhecer sua natureza e malignidade? Pecar é perverter o que é reto; é algo profundamente injusto e irracional. É a rebelião da criatura contra o Criador, o domínio usurpado da carne sobre o espírito e uma contradição das regras e razões eternas do bem e do mal.

É perverter os caminhos retos do Senhor (Atos 13:10); por isso, os caminhos do pecado são chamados caminhos tortuosos, Salmos 125:5. Queremos saber o que se ganha com o pecado? Não nos aproveita. As obras das trevas são infrutíferas. Quando se pesam lucros e perdas, todos os ganhos do pecado juntos ficam muito aquém de compensar o estrago.

Todos os verdadeiros penitentes estão prontos a reconhecer isso, e tal consideração ajuda a mortificar o pecado. Romanos 6:21: “Que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais?”

  1. O que é o arrependimento e que motivos temos para nos arrepender. Queremos demonstrar que somos verdadeiros penitentes? Precisamos confessar nossos pecados a Deus com o coração quebrantado e contrito, 1 João 1:9.

Devemos confessar o fato do pecado (“Pequei”), sem negar a acusação nem insistir em nossa própria justificação. Devemos confessar a culpa do pecado, sua iniquidade e desonestidade (“Perverti o que era reto”). Devemos confessar sua insensatez: “Fui tão tolo e ignorante, pois isso não me aproveitou; por que voltaria a praticá-lo?”

Não temos bons motivos para fazer tal confissão penitente? Pois:

(1.) Deus a espera. Quando os homens pecam, observa-os para ver o que farão depois: se continuarão no pecado ou se refletirão e voltarão para ele. Escuta atentamente para saber se alguém diz: “Que fiz eu?”, Jeremias 8:6. Olha os pecadores com compaixão e deseja ouvir isso deles, pois não tem prazer em sua ruína.

Observa-os e, assim que percebe neles os primeiros sinais de arrependimento, encoraja-os e está pronto para aceitá-los (Salmos 32:5, 6), assim como o pai saiu ao encontro do filho pródigo que voltava.

(2.) A confissão nos trará vantagem indizível. A promessa é geral: se alguém se humilhar assim, seja quem for:

[1.] Não cairá em condenação, mas será salvo da cólera vindoura: “Livrará sua alma de descer à cova”, a cova do inferno; a iniquidade não será sua ruína.

[2.] Será feliz na vida e na alegria eternas: “Sua vida verá a luz”, isto é, todo o bem, na visão e no desfrute de Deus. Para alcançar essa felicidade, se o profeta nos ordenasse fazer alguma grande coisa, não a faríamos? Quanto mais quando nos diz apenas: “Lavai-vos e ficai limpos; confessai e sede perdoados; arrependei-vos e sede salvos!”

Versículos 29 a 33

Temos aqui a conclusão desta primeira parte do discurso de Eliú. Nela:

  1. Ele resume brevemente o que dissera, mostrando que o grande e gracioso desígnio de Deus, em todas as disposições de sua providência para com os filhos dos homens, é livrá-los da miséria eterna e conduzi-los à felicidade eterna, v. 29, 30. Deus realiza todas essas coisas com os filhos dos homens.

Trata com eles por meio da consciência, das providências, dos ministros, das misericórdias e das aflições. Adoece-os e torna a curá-los. Todas essas coisas são obras suas; dispôs umas em contraste com as outras (Eclesiastes 7:14), mas sua mão está presente em todas. Ele é quem faz por nós todas essas coisas.

Devemos considerar todas as providências como atos de Deus em sua relação com o homem, como seus esforços para alcançá-lo. Emprega métodos diversos para fazer bem aos homens: se uma aflição não cumprir sua obra, tentará outra; se nenhuma das duas o fizer, tentará uma misericórdia e enviará um mensageiro para interpretar ambas.

Muitas vezes realiza essas coisas duas ou três vezes; assim diz o original, em referência ao v. 14. Ele fala uma vez, sim, duas vezes; se isso não prevalece, age duas, sim, três vezes. Muda de método (tocamos flauta, lamentamos), volta ao mesmo método e repete as mesmas tentativas.

Por que se dá a todo esse trabalho com o homem? Para trazer sua alma de volta da cova, v. 30. Se Deus não cuidasse de nós mais do que cuidamos de nós mesmos, seríamos miseráveis. Nós nos destruiríamos, mas ele quer nos salvar e, por sua graça, concebe meios para desfazer a destruição que estávamos causando a nós mesmos.

O método anterior, por sonhos e visões, destinava-se a “reter a alma longe da cova” (v. 18), isto é, a impedir o pecado, para que não caíssemos nele. Este método, por meio da doença e da palavra, destina-se a trazer a alma de volta: recuperar os que caíram no pecado, para que não permaneçam nele nem pereçam.

Quanto a todos os que, pelo arrependimento, são trazidos de volta da cova, o propósito é que sejam “iluminados com a luz dos viventes”, para que tenham consolo presente e felicidade eterna. Aqueles a quem Deus salva do pecado e do inferno, que são trevas, ele levará ao céu, à herança dos santos na luz. Esse é seu objetivo em todas as suas instituições e providências.

Senhor, que é o homem, para que você o visite assim? Isso deve levar-nos a corresponder aos desígnios de Deus, a cooperar com ele para o nosso próprio bem, em vez de resistir à sua obra. Os que perecerem para sempre não terão desculpa, pois tanto foi feito para salvá-los, e não quiseram ser curados.

  1. Ele pede a Jó que aceite o que lhe apresentou e o considere atentamente, v. 31. Aquilo que visa nosso bem merece nossa atenção. Se Jó observar o que foi dito:

(1.) Pode apresentar todas as objeções que tiver (v. 32): “Se você tem algo a dizer em sua própria defesa, responda-me. Embora eu esteja descansado e você, exausto, não o esmagarei com palavras. Fale, pois desejo justificá-lo e não sou como seus outros amigos, que desejavam condená-lo”. Eliú luta pela verdade, não pela vitória, como eles.

Repare: devemos desejar justificar aqueles a quem censuramos e alegrar-nos quando conseguirem livrar-se das acusações que pesam sobre eles. Por isso, devemos dar-lhes todas as oportunidades e todo o incentivo possíveis para fazê-lo.

(2.) Se Jó não tem nada a dizer contra o que foi exposto, Eliú o informa de que ainda tem algo mais a acrescentar e pede que ouça com paciência (v. 33): “Cala-te, e eu te ensinarei a sabedoria”. Os que querem demonstrar e aprender sabedoria precisam ouvir e permanecer em silêncio, sendo prontos para ouvir e tardios para falar.

Jó era sábio e bom, mas pessoas assim ainda podem tornar-se mais sábias e melhores. Portanto, precisam empenhar-se em progredir pelos meios da sabedoria e da graça.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra