Jó 32
Argumento
O campo está livre: Jó e seus três amigos se sentaram, e nem ele nem eles têm mais nada a dizer. É, portanto, ocasião muito oportuna para que um moderador intervenha, e Eliú é esse homem.
Neste capítulo temos: I. Algumas informações sobre ele, sua ascendência, sua presença nessa disputa e sua opinião a respeito dela, vv. 1-5.
II. A justificativa que apresenta para a ousadia de tratar de uma questão já tão ampla e eruditamente debatida por homens mais velhos. Ele alega: 1. Que, embora não tivesse a experiência de um idoso, possuía entendimento de homem feito, vv. 6-10. 2. Que ouvira com paciência tudo o que eles tinham a dizer, vv. 11-13.
- Que tinha algo novo a oferecer, vv. 14-17. 4. Que sua mente estava cheia daquele assunto e que lhe seria um alívio dar-lhe vazão, vv. 18-20. 5. Que estava decidido a falar com imparcialidade, v. 21, 22.
E ele falou tão bem sobre a questão que Jó não lhe deu resposta, e Deus não o repreendeu quando ele censurou tanto o próprio Jó quanto os outros três amigos.
Versículos 1 a 5
O Discurso de Eliú. (a.C. 1520.)
Em geral, os jovens são os debatedores e os idosos, os moderadores. Aqui, porém, quando os idosos debatiam, um jovem é levantado para moderar, como repreensão ao ardor impróprio deles. Diversos amigos de Jó estavam presentes; tinham vindo visitá-lo e receber instrução. Agora temos:
I. O motivo por que seus três amigos estavam calados. Deixaram de responder-lhe e permitiram que falasse porque ele era justo aos próprios olhos. Este foi o motivo que deram para nada mais dizer: era inútil discutir com um homem tão apegado à própria opinião, v. 1.
De fato, é difícil convencer os presunçosos. Há mais esperança para um insensato, feito assim por Deus, do que para os que se fizeram insensatos por conta própria, Provérbios 26:12. Mas eles não julgaram Jó com justiça: ele era realmente justo diante de Deus, não apenas aos próprios olhos.
Assim, deram esse motivo para o silêncio apenas para preservar o próprio crédito, como costumam fazer os debatedores irritadiços quando percebem que ficaram sem saída e não querem admitir que são incapazes de defender sua posição.
II. Os motivos por que Eliú, o quarto, tomou a palavra. Seu nome, Eliú, significa “Meu Deus é ele”. Todos tinham tentado em vão convencer Jó, mas meu Deus é aquele que pode e vai fazê-lo, e por fim o fez: só ele pode abrir o entendimento.
Diz-se que Eliú era buzita, descendente de Buz, segundo filho de Naor (Gênesis 22:21), e da parentela de Rão, isto é, Arã, segundo alguns, de quem descenderam os sírios ou arameus, que dele receberam o nome, Gênesis 22:21.
Segundo a paráfrase caldaica, era da parentela de Abrão: ela supõe que este foi chamado primeiro Rão, “alto”; depois Abrão, “pai elevado”; e, por fim, Abraão, “pai elevado de uma multidão”. Eliú não era tão conhecido quanto os demais; por isso é descrito com mais detalhes.
- Eliú falou porque estava irado e julgava ter bons motivos para isso. Depois de observar a disputa, não saiu para caluniar os debatedores, atacando-os às escondidas com uma língua maldosa e censora. Diria diante deles o que tinha a dizer, para que pudessem defender-se, se fossem capazes.
(1.) Estava irado com Jó porque achava que este não falara de Deus com a reverência devida; e nisso tinha razão (v. 2): Jó justificava a si mesmo mais do que a Deus. Ou seja, dedicava mais cuidado e esforço a livrar-se da acusação de injustiça por estar aflito do que a livrar Deus da acusação de injustiça por afligi-lo.
Era como se Jó se preocupasse mais com a própria honra do que com a de Deus. Ao contrário, deveria primeiro justificar a Deus e preservar sua glória; depois poderia deixar a própria reputação entregue a si mesma. Repare: um coração cheio de graça zela pela honra de Deus e não pode deixar de se irar quando ela é desprezada, posta em segundo plano ou alvo de alguma injúria.
Tampouco constitui violação da lei da mansidão irar-se com amigos quando ofendem a Deus. “Vai para trás de mim, Satanás”, diz Cristo a Simão. Eliú reconhecia que Jó era um homem bom, mas não concordaria com ele quando julgasse que falara mal. Deixar de apontar as faltas dos amigos é uma deferência excessiva para com eles.
(2.) Estava irado com os amigos de Jó porque achava que não o tinham tratado com a caridade devida (v. 3): “Não encontraram resposta e, ainda assim, condenaram Jó.” Julgaram-no hipócrita e perverso e não queriam voltar atrás nessa sentença, embora não conseguissem provar a acusação nem refutar as provas de integridade que ele apresentou.
Não conseguiram demonstrar as premissas, mas se apegaram à conclusão. Não tinham resposta às razões de Jó; contudo, recusavam-se a ceder e, com ou sem razão, continuavam a atacá-lo. Isso não era justo.
Raramente uma desavença começa, e mais raramente se prolonga tanto quanto esta, sem que haja culpa de ambos os lados. Como convinha a um moderador, Eliú não tomou partido de nenhum deles; estava igualmente descontente com os erros e a má condução de uns e de outro.
Quem busca sinceramente a verdade deve ser igualmente imparcial ao julgar os envolvidos: não rejeitar o que há de verdadeiro e bom num lado por causa de seus erros, nem aprovar ou defender o erro por causa do que há de verdadeiro e bom. É preciso aprender a separar o precioso do vil.
- Eliú falou porque julgou que era hora de fazê-lo e que, enfim, chegara sua vez, v. 4, 5. (1.) Esperara Jó terminar seus discursos e o ouvira pacientemente até que suas palavras chegassem ao fim.
(2.) Esperara também o silêncio dos amigos. Assim como não quis interromper Jó, não quis antecipar-se a eles, não porque fossem mais sábios, mas porque eram mais velhos. Os presentes esperavam que falassem primeiro, e Eliú era modesto demais para lhes diminuir esse privilégio.
É preciso observar certas regras de precedência para manter a ordem. Embora a honra interior e verdadeira acompanhe a sabedoria e o mérito reais, cada um se considera, ou considera seu amigo, o mais sábio e digno. Isso, portanto, não fornece regra segura para a honra exterior e cerimonial.
Esta deve acompanhar a precedência por idade ou cargo. Os mais velhos podem exigir tal respeito com mais razão porque o prestaram quando eram jovens; os jovens podem prestá-lo de melhor vontade porque o receberão quando forem mais velhos.
Versículos 6 a 14
Eliú se mostra aqui:
I. Um homem de grande modéstia e humildade. Embora jovem e capaz, não era atrevido, presunçoso nem arrogante. Seu rosto brilhava e, como Moisés, ele não sabia disso, o que o fazia brilhar ainda mais. Todos, especialmente os jovens, devem observar e imitar:
- A desconfiança que ele tinha de si mesmo e de seu próprio juízo (v. 6): “Sou jovem”; por isso “tive receio e não ousei mostrar-vos minha opinião”, com medo de estar errado ou de agir de modo impróprio.
Prestava tanta atenção a tudo o que se passava e refletia com tanto cuidado sobre o que ouvia que formara seu próprio juízo. Não desprezou a questão por lhe ser alheia nem a evitou por ser complexa.
Ainda que a questão lhe parecesse clara, temia expor sua opinião porque divergia daqueles que eram mais velhos. Repare: convém desconfiarmos de nosso próprio juízo em questões discutíveis, sermos prontos para ouvir a opinião dos outros e tardios para expressar a nossa.
Isso é especialmente necessário quando discordamos de pessoas a quem, por sua erudição e piedade, respeitamos com razão.
- A deferência que ele demonstrava pelos mais velhos e quanto esperava deles (v. 7): “Eu disse: os dias deveriam falar.” Repare: a idade e a experiência dão grande vantagem para julgar as coisas. Oferecem à pessoa mais matéria para reflexão e amadurecem e permitem aproveitar melhor as faculdades com que ela reflete.
Por isso, os idosos devem empenhar-se tanto em aprender quanto em ensinar; caso contrário, as vantagens de sua idade lhes servirão de descrédito. E os jovens devem prestar atenção aos seus ensinamentos. É bom hospedar-se com um discípulo antigo, Atos 21:16; Tito 2:4.
A modéstia de Eliú aparecia na atenção paciente que dava ao que diziam os mais velhos, v. 11, 12. Esperava pelas palavras deles como alguém que muito esperava daqueles homens respeitáveis. Ouvia suas razões para entender o que queriam dizer, o propósito de seu discurso e a força de suas razões.
Ouvia-os com diligência e cuidado: (1.) Embora fossem lentos e gastassem muito tempo procurando o que dizer. Muitas vezes precisavam buscar ideias e palavras, faziam pausas, hesitavam e não estavam prontos para falar. Ele, porém, relevava isso e ouvia suas razões.
Se fossem realmente convincentes, não as consideraria menos fortes por causa das falhas com que eram apresentadas.
(2.) Embora falassem de coisas sem importância e não chegassem a lugar algum. Nenhum deles respondeu às palavras de Jó nem disse o que era adequado para convencê-lo; ainda assim, Eliú os ouvia, na esperança de que por fim chegassem a alguma conclusão. Muitas vezes precisamos estar dispostos a ouvir o que não nos agrada; de outro modo, não podemos examinar todas as coisas.
Eliú apresenta sua atenção paciente aos discursos deles: [1.] Como aquilo que lhe dava o direito de falar na sua vez e de pedir que o ouvissem. Hanc veniam petimusque damusque vicissim — Pedimos e concedemos mutuamente essa liberdade. Quem ouviu pode falar; quem aprendeu pode ensinar.
[2.] Como aquilo que o habilitava a julgar o que eles tinham dito. Eliú observara aonde queriam chegar; por isso sabia o que responder. Procuremos conhecer bem as opiniões de nossos irmãos antes de censurá-los.
Pois quem responde a uma questão antes de ouvi-la, ou depois de ouvir apenas metade, mostra insensatez e envergonha a si mesmo, revelando-se impertinente e autoritário.
II. Um homem de grande discernimento e coragem, que sabia quando e como falar e quando e como calar-se. Respeitava os amigos o bastante para não interrompê-los, mas prezava ainda mais a verdade e a justiça, suas amigas melhores, e não as trairia com seu silêncio. Ele defende com ousadia:
- Que o homem é uma criatura racional; portanto, cada pessoa possui capacidade própria para discernir e deve ter liberdade de falar na sua vez. Ele quer dizer o mesmo que Jó dissera (Jó 12:3): “Mas eu tenho entendimento tanto quanto vós”, ao afirmar (v. 8): “Mas há um espírito no homem.”
Eliú, porém, expressa isso com um pouco mais de modéstia: uma pessoa tem entendimento tanto quanto outra, e ninguém pode alegar que detém o monopólio da razão ou de todo o seu exercício.
Se quisesse dizer “Tenho revelação tanto quanto vocês”, como alguns entendem, precisaria prová-lo. Mas, se queria dizer apenas “Tenho razão tanto quanto vocês”, eles não podiam negá-lo, pois essa é a honra de todo ser humano, e reivindicá-la não é presunção.
Tampouco podiam contestar a conclusão que ele tirou disso (v. 10): “Portanto, ouvi-me.” Aprendamos aqui: (1.) Que a alma é espírito. Não é material nem depende da matéria; é capaz de ter comunhão com realidades espirituais, que não são objetos dos sentidos.
(2.) É um espírito dotado de entendimento: pode descobrir e receber a verdade, discorrer e raciocinar sobre ela e, conforme ela, dirigir e governar. (3.) Esse espírito inteligente existe em todo homem; é a luz que ilumina todo homem, João 1:9.
(4.) É a inspiração do Todo-Poderoso que nos dá esse espírito inteligente, pois ele é o Pai dos espíritos e a fonte do entendimento. Veja Gênesis 2:7; Eclesiastes 12:7; Zacarias 12:1.
- Que aqueles que superam os demais em grandeza e respeitabilidade nem sempre os superam na mesma medida em conhecimento e sabedoria (v. 9): “Os grandes nem sempre são sábios.” Seria bom que fossem: assim jamais usariam sua grandeza para causar dano e, graças à sabedoria, fariam muito mais bem.
As pessoas deveriam ser promovidas por sua sabedoria. Quem tem honra e poder é quem mais precisa dela e quem dispõe das maiores oportunidades de desenvolvê-la. Ainda assim, não se segue daí que os grandes sejam sempre sábios; por isso é insensatez aceitar os ditames de qualquer pessoa com fé implícita.
Os idosos nem sempre compreendem o juízo; até eles podem estar enganados. Não devem esperar, portanto, que todos submetam seus pensamentos à autoridade deles. Ou melhor: por isso não devem considerar uma afronta ser contraditos pelos mais jovens, mas uma bondade ser instruídos por eles: “Por isso eu disse: ouvi-me”, v. 10.
Devemos estar dispostos a ouvir a razão de quem nos seja inferior em todos os aspectos e a ceder a ela. Quem enxerga bem pode ver mais longe, mesmo no plano, do que um míope no alto da montanha mais elevada. “Melhor é uma criança pobre e sábia do que um rei velho e insensato”, Eclesiastes 4:13.
- Que era necessário dizer algo para apresentar a controvérsia sob a verdadeira luz. Tudo o que se dissera até então apenas a tornara mais intrincada e confusa (v. 13): “Preciso falar, para que vocês não digam: ‘Encontramos a sabedoria’.”
Eliú não queria que julgassem conclusiva e irrefutável sua razão contra Jó, como se ele não pudesse ser convencido e humilhado por outra razão que não a deles: que Deus o abatia, não o homem, e que suas aflições extraordinárias demonstravam que Deus era seu inimigo e, portanto, que ele certamente era perverso.
“Preciso mostrar-lhes que essa hipótese é falsa e que Jó pode ser convencido sem que seja preciso defendê-la.” Ou: “Não quero que julguem ter encontrado a maneira mais sábia de proceder: parar de argumentar com ele e deixar que Deus o derrube.”
É hora de falar quando ouvimos erros apresentados e defendidos, especialmente sob o pretexto de, por meio deles, apoiar a causa de Deus. É hora de falar quando os juízos de Deus são invocados para justificar o orgulho e a paixão dos homens e suas censuras injustas e sem caridade contra os irmãos. Então devemos falar em defesa de Deus.
- Que tinha algo novo a oferecer e tentaria conduzir a disputa melhor do que até então fora conduzida, v. 14. Eliú espera ser ouvido com boa disposição, pois: (1.) Não contestará as declarações de integridade de Jó, mas aceitará sua veracidade; assim, não intervém como inimigo dele.
“Ele não dirigiu suas palavras contra mim. Nada tenho a dizer contra o propósito principal de seu discurso, nem discordo de seus princípios. Apenas preciso censurá-lo com brandura por suas expressões apaixonadas.”
(2.) Não repetirá as razões dos amigos nem se apoiará nos princípios deles: “Também não lhe responderei com os discursos de vocês, nem com a mesma matéria — pois, se apenas repetisse o que já foi dito, teriam razão de me calar como impertinente —, nem da mesma maneira. Não agirei com ele com a mesma irritação que desaprovo em vocês.”
O homem sábio deixa de lado uma controvérsia já tratada por completo, a menos que possa corrigir e aperfeiçoar o que foi feito. Por que ele iria actum agere — fazer o que já foi feito?
Versículos 15 a 22
Três coisas justificam aqui a intervenção de Eliú nessa controvérsia, já examinada por debatedores tão perspicazes e eruditos:
- O campo estava livre, e ele não interrompeu nenhum dos representantes dos dois lados. “Ficaram perplexos” (v. 15); “ficaram parados e não responderam mais”, v. 16. Não apenas deixaram de falar: também ficaram à espera para ver se alguém entre os presentes expressaria sua opinião. Assim, como se diz, deram-lhe espaço e oportunidade justa.
Eles próprios pareciam não estar inteiramente satisfeitos com o que haviam dito; caso contrário, teriam encerrado a sessão em vez de ficar esperando por novas contribuições. “Por isso”, disse Eliú (v. 17), “também apresentarei minha resposta. Não posso alegar que me cabe pronunciar a sentença definitiva.”
“Não; o juízo pertence ao Senhor, e cabe a ele decidir quem tem razão e quem está errado. Mas, já que cada um de vocês apresentou sua opinião, também apresentarei a minha e deixarei que ela tenha o mesmo destino das outras.”
Quando uma contribuição, mesmo da pessoa mais humilde, é oferecida com tamanha modéstia, é justo que seja ouvida e considerada com imparcialidade.
Nada vejo de inconveniente em supor que Eliú se revela aqui o escritor deste livro e escreve como historiador, narrando o fato de que, depois de pedir a atenção deles nos versículos anteriores, ficaram perplexos, pararam de cochichar entre si e não contestaram a liberdade de falar que ele solicitara.
Em vez disso, ficaram à espera para ouvir o que diria, muito surpresos com a admirável combinação de ousadia e modéstia que aparecia em sua introdução.
- Eliú estava inquieto e até angustiado por precisar expressar o que pensava sobre o assunto. Deviam permitir-lhe falar, pois não podia conter-se: enquanto meditava, o fogo ardia (Salmos 39:3), encerrado em seus ossos, como diz o profeta, Jeremias 20:9.
Nunca uma ama de leite, quando os seios estavam cheios, ansiou tanto por amamentar quanto Eliú ansiava por expressar sua opinião sobre o caso de Jó, vv. 18-20.
Se algum dos debatedores tivesse acertado, em sua opinião, o ponto crucial, Eliú teria permanecido calado de bom grado. Mas, como julgava que todos haviam errado, estava ansioso por fazer sua tentativa. Ele alega: (1.) Que tinha muito a dizer: “Tenho muito conteúdo a expor, pois ouvi atentamente tudo o que foi dito até aqui e refleti por conta própria sobre o assunto.”
Quando os mais velhos já esgotaram suas ideias e gastaram tudo o que tinham a dizer sobre a divina Providência, Deus pode levantar outros, até jovens, e dar-lhes conteúdo para a edificação de sua igreja. Trata-se de um assunto inesgotável, embora aqueles que falam dele possam esgotar-se.
(2.) Que sentia necessidade de falar: “O espírito dentro de mim não apenas me ensina o que dizer, mas me impele a dizê-lo. Se não puder dar vazão a esses pensamentos tão agitados, arrebentarei como odres de vinho novo em fermentação”, v. 19.
Veja quanta dor causa a um bom ministro ser silenciado e posto de lado. Ele está cheio de coisas a dizer, cheio de Cristo, cheio do céu, e gostaria de falar dessas coisas para o bem dos outros, mas não pode.
(3.) Que expor sua opinião lhe traria alívio e satisfação (v. 20): “Falarei para que eu seja revigorado.” Ele não buscava apenas livrar-se do sofrimento de sufocar seus pensamentos, mas também ter a alegria de procurar fazer o bem, segundo sua posição e capacidade. Ter liberdade para falar em favor da glória de Deus e da edificação dos outros é grande alívio para um homem bom.
- Eliú estava decidido a falar com toda a liberdade e sinceridade possíveis, dizendo o que julgava verdadeiro, não o que julgava agradável (v. 21, 22): “Que eu não favoreça pessoa alguma, como fazem os juízes parciais, que procuram enriquecer a si mesmos em vez de fazer justiça. Estou decidido a não bajular ninguém.”
Não falaria de modo diferente do que pensava: (1.) Nem por compaixão de Jó, porque este era pobre e estava aflito. Não apresentaria seu caso como melhor do que realmente o julgava, por medo de aumentar-lhe a dor. “Ele que suporte como puder; ouvirá a verdade.”
Os aflitos não devem ser bajulados, mas tratados com fidelidade. Quando alguém está em aflição, é falsa compaixão permitir que também permaneça no pecado (Levítico 19:17), pois isso seria o pior acréscimo a suas aflições.
Não se deve favorecer nem prejudicar o pobre em sua causa (Êxodo 23:3), nem dar mais atenção a um rosto triste do que a um semblante intimidador a ponto de, por causa disso, perverter a justiça. Fazer isso é agir com parcialidade.
(2.) Nem por deferência aos amigos de Jó, porque desfrutavam prosperidade e boa reputação. Não esperassem que Eliú concordasse com eles além do que estivesse convencido de que tinham razão, nem que aplaudisse seus ditames por causa da posição que ocupavam.
Não: embora jovem e em busca de um cargo, Eliú não disfarçaria a verdade para conquistar o favor dos poderosos. Tomou uma boa decisão: “Não sei dar títulos lisonjeiros” aos homens; nunca tivera o costume de usar linguagem aduladora. Deu também um bom motivo para essa decisão: se assim procedesse, seu Criador logo o levaria.
É bom mantermo-nos vigilantes por meio do santo temor dos juízos de Deus. Aquele que nos fez nos levará em sua cólera se não nos conduzirmos como devemos. Ele odeia toda dissimulação e adulação; logo calará os lábios mentirosos e cortará os lábios aduladores, Salmos 12:3.
Quanto mais atentarmos para a majestade de Deus como nosso Criador e temermos sua cólera e justiça, menor será o perigo de temermos ou bajularmos os homens de maneira pecaminosa.