Jó 24
Argumento
Tendo desabafado suas emoções nas queixas do capítulo anterior e alcançado assim algum alívio, Jó as interrompe de repente. Agora se dedica a examinar mais a fundo a controvérsia doutrinária com os amigos acerca da prosperidade dos ímpios. Em Jó 21, mostrou que muitos vivem à vontade embora sejam ímpios e profanos e desprezem todas as práticas de devoção.
Aqui ele vai além: mostra que muitos que causam dano à humanidade e vivem em aberto desafio a todas as leis da justiça e da honestidade comum prosperam e têm êxito em suas práticas injustas. Não vemos que prestem contas neste mundo. Ele desenvolve o que havia dito antes (Jó 12:6): “As tendas dos ladrões prosperam”.
Jó apresenta sua proposição geral (v. 1): o castigo dos ímpios não é tão visível e evidente quanto seus amigos supunham. Em seguida, prova-a por uma série de casos: I. Os que prejudicam abertamente seus vizinhos pobres não são chamados a prestar contas, nem os lesados recebem justiça (vv. 2-12), embora os primeiros sejam muito cruéis, v. 21, 22.
II. Os que causam dano em segredo muitas vezes não são descobertos nem castigados, vv. 13-17.
III. Deus castiga essas pessoas por meio de juízos secretos e as reserva para juízos futuros (vv. 18-20 e 23-25). Portanto, considerando tudo, não podemos dizer que todos os que sofrem são ímpios, pois é certo que nem todos os que prosperam são justos.
Versículos 1 a 11
A Prosperidade Exterior dos Ímpios. (a.C. 1520.)
Os amigos de Jó afirmavam com muita segurança que logo veriam a queda dos ímpios, por mais que prosperassem por algum tempo. De modo algum, responde Jó: embora os tempos não estejam ocultos ao Todo-Poderoso, os que o conhecem não veem imediatamente o seu dia, v. 1.
- Ele toma por certo que os tempos não estão ocultos ao Todo-Poderoso. Os tempos passados não estão ocultos ao seu juízo (Eclesiastes 3:15); os presentes, à sua providência (Mateus 10:29); nem os futuros, à sua presciência, Atos 15:18. Deus governa o mundo e, por isso, podemos ter certeza de que toma conhecimento dele.
Os tempos maus não estão ocultos a Deus, embora os homens maus que os tornam maus digam uns aos outros: “Ele abandonou a terra”, Salmos 94:6, 7. Os tempos de cada pessoa estão em suas mãos e sob seus olhos; por isso, ele tem poder para tornar miseráveis os tempos dos ímpios neste mundo.
Deus prevê a hora da morte de cada pessoa. Portanto, se os ímpios morrem antes de ser castigados por sua maldade, não podemos dizer: “Escaparam dele de surpresa”. Ele o previu e, mais que isso, o determinou.
Antes de investigar as razões da prosperidade dos ímpios, Jó afirma a onisciência de Deus. De modo semelhante, um profeta afirma sua justiça (Jeremias 12:1); outro, sua santidade (Habacuque 1:13); e outro, sua bondade para com o próprio povo, Salmos 73:1. Devemos apegar-nos às verdades gerais, mesmo quando é difícil conciliá-las com acontecimentos particulares.
- Jó afirma, ainda assim, que os que conhecem a Deus, isto é, os sábios e bons que convivem com ele e a quem ele confia seus segredos, não veem seu dia: o dia em que ele julgará em favor deles. Era disso que Jó se queixava em seu próprio caso (Jó 23:8): não podia ver Deus aparecer em sua defesa e pleitear sua causa.
Também não veem o dia em que Deus julgará os pecadores declarados e notórios, chamado de seu dia em Salmos 37:13. Cremos que esse dia virá, mas não o vemos, porque está no futuro e seus sinais precursores permanecem ocultos.
- Embora isso seja um mistério da Providência, existe uma razão para ele. Em breve saberemos por que o juízo é adiado; nem mesmo os mais sábios e os que melhor conhecem a Deus o veem ainda. Deus exercitará sua fé e paciência e os estimulará a orar pela vinda de seu reino. Por isso devem clamar a ele dia e noite, Lucas 18:7.
Para provar que os ímpios prosperam, Jó apresenta duas classes de injustos que todos viam prosperar em sua iniquidade:
I. Os tiranos e aqueles que praticam injustiças sob aparência de lei e autoridade. É uma cena triste, vista muitas vezes debaixo do sol: a maldade no lugar do juízo (Eclesiastes 3:16); as lágrimas ignoradas dos oprimidos enquanto o poder está do lado dos opressores (Eclesiastes 4:1); e a violenta perversão da justiça e do direito, Eclesiastes 5:8.
- Eles desapossam seus vizinhos dos imóveis herdados de seus antepassados. Removem os marcos de divisa sob o pretexto de estarem mal colocados (v. 2). Assim invadem os direitos dos vizinhos e pensam garantir de modo definitivo aos descendentes aquilo que obtiveram injustamente, fazendo servir de prova em seu favor o marco que deveria provar o direito do verdadeiro dono.
Isso foi proibido pela lei de Moisés (Deuteronômio 19:14) e posto sob maldição em Deuteronômio 27:17. Hoje, falsificar ou destruir escrituras é um crime equivalente.
- Eles os desapossam de seus bens móveis sob aparência de justiça. Tomam rebanhos à força, alegando que foram perdidos por confisco, e se alimentam deles; foi assim que o homem rico tomou a cordeira do pobre, 2 Samuel 12:4.
Se uma criança pobre e órfã possui apenas um jumento para ganhar um pouco de dinheiro, encontram algum pretexto para tirá-lo, pois o dono não tem condições de contestá-los. Dá no mesmo se uma viúva possui apenas um boi para cultivar sua pequena lavoura: a pretexto de penhorá-lo por uma dívida insignificante ou aluguéis atrasados, tomarão o boi como garantia, embora talvez seja tudo o que ela tem.
Deus incluiu entre os títulos de sua honra o de Pai dos órfãos e juiz das viúvas. Por isso, não considerará amigos aqueles que deixam de protegê-los e ajudá-los tanto quanto podem; e certamente chamará a prestar contas, como inimigos, os que os atormentam e oprimem.
- Aproveitam todas as ocasiões para maltratá-los pessoalmente, v. 4. Se os encontram na estrada, procuram desencaminhá-los, de modo que pobres e necessitados são forçados a esconder-se deles, pois não têm outro meio de se proteger. Gostam, no fundo, de zombar das pessoas, fazê-las de tolas e causar-lhes dano quando podem.
Em especial, gostam de triunfar sobre os pobres: desviam-nos do caminho pelo qual conseguiriam socorro, ameaçam puni-los como vagabundos e assim os obrigam a esconder-se; depois riem deles.
Alguns entendem que as ações bárbaras mencionadas no v. 9, 10 são cometidas por esses opressores que alegam agir conforme a lei: arrancam o órfão do peito materno. Isto é, depois de deixar os bebês sem pai, deixam-nos também sem mãe: tiram a vida do pai, partem o coração da mãe e, assim, fazem os filhos morrer de fome e os abandonam para perecer.
Faraó e Herodes arrancaram crianças do peito para entregá-las à espada; e lemos sobre filhos entregues aos assassinos, Oseias 9:13. São, de fato, assassinos desumanos os que sentem tanto prazer em sugar sangue inocente.
Tomam dos pobres uma garantia e, assim, roubam até o asilo dos indigentes. Mais ainda: segundo outra leitura, tomam os próprios pobres como garantia. Provavelmente foi sob esse pretexto que arrancaram os órfãos do peito materno, tomando-os como escravos por dívidas, como em Neemias 5:5.
A crueldade para com os pobres é grande maldade e clama em voz alta por vingança. Os que não mostram misericórdia a quem está à sua mercê serão julgados sem misericórdia.
Outro exemplo da brutalidade com que tratam aqueles sobre quem têm vantagem é tirar-lhes até o alimento e a roupa indispensáveis. Espremem-nos tanto com suas extorsões que os fazem andar nus, sem roupa (v. 10), e assim morrer de frio.
Se uma família pobre e faminta recolheu um feixe de cereal para fazer um pequeno bolo, comê-lo e então morrer, tiram-lhe até isso. Satisfazem-se em vê-la perecer por falta de alimento enquanto eles próprios comem à vontade.
- Oprimem muito os trabalhadores que empregam a seu serviço. Não apenas deixam de lhes pagar o salário, embora o trabalhador seja digno dele — pecado que clama aos céus, Tiago 5:4 —, mas nem sequer lhes dão comida e bebida. “Os que carregam seus feixes estão famintos”, segundo certa leitura (v. 10).
Isso concorda com o v. 11: os que produzem azeite dentro de seus muros e trabalham arduamente nos lagares ainda sofrem sede. Isso era pior do que amordaçar o boi que pisa o cereal. Esses patrões, que não concedem a seus servos e trabalhadores o sustento indispensável à vida, esquecem-se de que têm um Senhor no céu. Não se importam se eles conseguem viver de seu trabalho.
- Não vemos as lágrimas dos oprimidos apenas entre os pobres do campo, mas também nas cidades (v. 12): “Da cidade saem gemidos de homens”. Ali, mercadores e negociantes ricos são tão cruéis com seus devedores pobres quanto os proprietários rurais com seus arrendatários pobres.
Nas cidades, tais crueldades são mais visíveis do que nos recantos afastados do campo, e os injustiçados têm acesso mais fácil à justiça para obter reparação. Ainda assim, os opressores não temem nem as restrições da lei nem as justas censuras dos vizinhos. Os oprimidos gemem e clamam como feridos, sem conseguir aliviar-se ou ajudar-se: os opressores são implacáveis e surdos a seus gemidos.
II. Jó fala dos ladrões e dos que praticam injustiças pela força bruta, como os bandos de sabeus e caldeus que recentemente o saquearam. Não os menciona pelo nome para não parecer parcial em causa própria nem julgar as pessoas — como tendemos a fazer — conforme aquilo que representam para nós.
Entre os árabes, filhos do Oriente, na região onde Jó vivia, havia homens que sobreviviam do saque e da pilhagem. Invadiam as terras dos vizinhos e assaltavam viajantes. Veja como são descritos aqui e quanto dano causam, vv. 5-8.
- Seu caráter: são como jumentos selvagens no deserto, indomados, intratáveis e irracionais. Assim era descrito Ismael (Gênesis 16:12): ferozes, furiosos e livres de qualquer restrição da lei ou do governo, Jeremias 2:23, 24. Escolhem o deserto para morar, a fim de viver sem lei e sem convívio com outras pessoas e ter oportunidade de causar ainda mais dano.
O deserto é, de fato, o lugar mais apropriado para gente tão selvagem, Jó 39:6. Mas nenhum deserto pode pôr os homens fora do alcance dos olhos e das mãos de Deus.
- Seu ofício é roubar e fazer presa de tudo ao seu redor. Escolheram isso como ofício: é seu trabalho porque podem lucrar mais e com menos esforço do que numa ocupação honesta. Exercem-no como ofício e nele persistem: saem para praticá-lo como quem sai para o trabalho, Salmos 104:23.
São diligentes e se esforçam: levantam-se cedo em busca da presa. Se um viajante sai cedo, eles saem na mesma hora para roubá-lo.
Vivem desse ofício como outros vivem de seu trabalho: o deserto — não suas terras, mas suas estradas — lhes fornece sustento para si e para seus filhos. Sustentam a si mesmos e à família por meio de assaltos nas estradas e ainda se felicitam por isso, sem que a compaixão ou a consciência lhes cause o menor remorso, tão seguros como se os ganhos fossem honestos; assim fazia Efraim, Oseias 12:7, 8.
- Veja o dano que causam à região. Não apenas assaltam viajantes, mas invadem as terras dos vizinhos e colhem, cada qual, o cereal de outros no campo (v. 6): entram no terreno alheio, cortam o cereal e o levam embora com a mesma liberdade com que levariam o próprio.
Até os ímpios colhem a vindima, e nisso consiste sua maldade. Ou, segundo nossa leitura, colhem a vindima dos ímpios, de modo que um ímpio se torna o flagelo de outro. O que uns obtiveram por extorsão, sua maneira de roubar, esses ladrões lhes tomam à sua maneira. Assim, muitas vezes os saqueadores são saqueados, Isaías 33:1.
- A miséria dos que caem em suas mãos (v. 7, 8): obrigam os que despiram, sem lhes deixar sequer a roupa do corpo, a passar as noites frias sem vestes. Assim, essas vítimas ficam molhadas pelas chuvas das montanhas e, por falta de abrigo melhor, abraçam a rocha, agradecidas por uma caverna ou toca que as proteja das intempéries.
Elifaz acusara Jó de desumanidade como essa, concluindo que a Providência não o teria despojado assim se ele não tivesse antes despojado os nus de suas roupas, Jó 22:6. Jó agora lhe diz que existem pessoas realmente culpadas dos crimes de que o acusaram injustamente e que, ainda assim, prosperam e têm êxito em suas vilanias; a maldição que atraíram sobre si opera de modo invisível.
Jó julga mais justo argumentar como ele próprio faz — inferir, de uma conduta aberta e notoriamente má, um castigo secreto e futuro — do que como Elifaz fez, inferindo, apenas do sofrimento presente, toda uma história de iniquidade passada e oculta.
A impunidade desses opressores e saqueadores é expressa numa só frase (v. 12): “Contudo, Deus não lhes atribui insensatez”. Isto é, não os persegue imediatamente com seus juízos por tais crimes, nem faz deles exemplos que tornem evidente a sua insensatez para todo o mundo.
“Aquele que ajunta riquezas, mas não com justiça, no seu fim será insensato”, Jeremias 17:11. Enquanto prospera, porém, passa por sábio, e Deus não lhe atribui insensatez até lhe dizer: “Insensato, nesta noite pedirão a tua alma”, Lucas 12:20.
Versículos 13 a 17
A Impunidade Presente dos Transgressores. (a.C. 1520.)
Estes versículos descrevem outra classe de pecadores que não recebem castigo porque não são descobertos. Eles se rebelam contra a luz, v. 13. Alguns entendem isso em sentido figurado: pecam contra a luz da natureza, a da lei de Deus e a da própria consciência.
Alegam conhecer a Deus, mas se rebelam contra o conhecimento que têm dele e não aceitam ser guiados e governados, ordenados e refreados por esse conhecimento.
Outros entendem a expressão literalmente: embora tenham a luz do dia, escolhem a noite como a ocasião mais vantajosa para sua maldade. Por isso as obras pecaminosas são chamadas obras das trevas, pois quem pratica o mal odeia a luz (João 3:20). Não conhece seus caminhos, isto é, evita passar onde há luz; ou, se por acaso é visto, não permanece onde pensa ser conhecido.
Assim, Jó descreve aqui os piores pecadores: os que pecam voluntariamente e contra as convicções da própria consciência, acrescentando rebeldia ao pecado; e os que pecam deliberadamente, com muitas tramas e maquinações, recorrendo a mil artifícios para ocultar suas vilanias.
Imaginam tolamente que, se conseguirem escondê-las dos olhos humanos, estarão seguros. Esquecem-se de que não há escuridão nem sombra da morte onde os que praticam a iniquidade possam esconder-se dos olhos de Deus, Jó 34:22. Neste trecho Jó especifica três classes de pecadores que fogem da luz:
- Assassinos, v. 14. Levantam-se com a luz, assim que o dia nasce, para matar os viajantes pobres que saem cedo a cuidar dos próprios negócios e vão ao mercado com um pouco de dinheiro ou mercadorias. É tão pouco que de fato se podem chamar pobres e necessitados: com grande esforço conseguem um sustento miserável com suas vendas.
Ainda assim, para apoderar-se disso, o assassino tira a vida do próximo e arrisca a própria. Prefere jogar por um prêmio tão pequeno a não jogar de modo algum. Mais ainda: mata pelo prazer de matar, sedento mais de sangue do que de saque. Veja quanto cuidado e esforço os maus dedicam a realizar seus desígnios perversos; que isso nos envergonhe da negligência e da preguiça com que fazemos o bem.
Ut jugulent homines, surgunt de nocte latrones,
Tuque ut te serves non expergisceris?
Ladrões se levantam à noite para matar homens por dinheiro;
E você não despertará para salvar a si mesmo?
- Adúlteros. Os olhos cheios de adultério (2 Pedro 2:14), olhos impuros e lascivos, esperam pelo crepúsculo, v. 15. Assim fazia o olhar da adúltera, Provérbios 7:9. O adultério esconde a cabeça por vergonha. Os próprios pecadores, até os mais descarados, fazem o possível para ocultar seu pecado: si non caste, tamen caute — se não com castidade, ao menos com cautela.
Depois de todos os esforços miseráveis dos agentes do inferno para eliminar o descrédito desse pecado, ainda é, e sempre será, vergonhoso até falar das coisas que fazem em segredo, Efésios 5:12. O adultério também esconde a cabeça por medo, sabendo que o ciúme é o furor do marido, que não poupará no dia da vingança, Provérbios 6:34.
Veja quanto esforço fazem os que se preparam para satisfazer os desejos da carne: primeiro para conseguir isso, depois para ocultá-lo, embora ao fim tudo resulte em morte e inferno. Menos esforço bastaria para mortificar e crucificar a carne, o que por fim resultaria em vida e céu. Se o pecador mudar o coração, não precisará disfarçar o rosto; poderá levantá-lo sem mancha.
- Arrombadores de casas, v. 16. Durante o dia, examinam as casas, observam os acessos e o lado pelo qual podem forçar a entrada com mais facilidade. À noite, abrem passagens pelas paredes para matar, roubar ou cometer adultério.
A noite favorece o ataque e torna a defesa mais difícil, pois o dono da casa não sabe a que hora o ladrão virá e, portanto, está dormindo (Lucas 12:39); ele e os seus ficam expostos. Por essa razão, nossa lei considera o arrombamento e a entrada noturnos numa residência com intenção criminosa um crime grave sem direito ao benefício do clero.
Por fim, Jó observa — talvez como parte do castigo presente, embora secreto, de pecadores desse tipo — que vivem em terror constante por medo de ser descobertos (v. 17): “A manhã é para eles como a sombra da morte”. A luz do dia, bem-vinda às pessoas honestas, aterroriza os maus.
Amaldiçoam o sol, não como os mouros, por ele os queimar, mas por ele os revelar. Se alguém os reconhece, a consciência se volta contra eles e estão prestes a acusar a si mesmos, pois vivem nos terrores da sombra da morte. A vergonha entrou com o pecado, e a vergonha eterna está no seu fim.
Veja a miséria dos pecadores: estão expostos a sustos constantes. E veja sua insensatez: têm medo de ser vistos pelos homens, mas não dos olhos de Deus, que estão sempre sobre eles. Não têm medo de praticar aquilo que tanto temem que se saiba que praticaram.
Versículos 18 a 25
A Ruína Final dos Ímpios. (a.C. 1520.)
Jó, ao concluir seu discurso:
I. Apresenta outros exemplos da maldade desses homens cruéis e sanguinários. 1. Alguns são piratas e ladrões do mar. Muitos intérpretes eruditos aplicam a eles aquelas expressões difíceis (v. 18): ele é ligeiro sobre as águas. Os corsários escolhem os navios mais velozes. Neles navegam de uma rota marítima a outra à procura de presas.
Isso lhes traz tanta riqueza que sua porção é amaldiçoada na terra, e eles não contemplam o caminho das vinhas. Isto é, conforme explica o bispo Patrick, desprezam como pobre e pouco proveitoso o trabalho daqueles que lavram a terra e plantam vinhas.
Outros, porém, veem nisso uma descrição adicional da conduta dos pecadores que temem a luz: se são descobertos, fogem o mais depressa possível. Preferem esconder-se não nas vinhas, por medo de ser descobertos, mas em algum lugar amaldiçoado, solitário e deserto, do qual ninguém cuida.
- Alguns maltratam os que sofrem e acrescentam aflição aos aflitos. A esterilidade era considerada grande vergonha, e esses homens a lançam no rosto de quem padece dessa aflição, como Penina fez com Ana, de propósito para aborrecer e irritar. Isso é uma barbaridade.
Assim maltratam a estéril que não dá à luz (v. 21), ou os que não têm filhos e, portanto, não possuem as flechas que outros têm na aljava para enfrentar o inimigo à porta, Salmos 127:5. Aproveitam-se dessa desvantagem e os oprimem. Assim como os órfãos, os que não têm filhos também estão, em certa medida, desamparados.
Pela mesma razão, é cruel prejudicar a viúva, a quem devemos fazer o bem; e deixar de fazer o bem quando temos poder para isso é fazer o mal.
- Há pessoas que, de tanto praticar a crueldade, acabam tão violentas que aterrorizam até os poderosos na terra dos viventes (v. 22): “Com seu poder, ele atrai os poderosos para uma armadilha. Nem os maiores conseguem enfrentá-lo quando está em seus acessos de fúria.”
“Ele se levanta em seu furor e ataca com tanta violência que ninguém tem a vida segura. Ao mesmo tempo, ele próprio tampouco pode contar com a segurança da sua, pois sua mão está contra todos, e a mão de todos está contra ele”, Gênesis 16:12. Causa espanto que alguém encontre prazer em amedrontar todos ao seu redor; ainda assim, há quem encontre.
II. Jó mostra que esses pecadores atrevidos prosperam e vivem à vontade por algum tempo; mais ainda, muitas vezes terminam os dias em paz. Foi o que aconteceu com Ismael: embora tivesse o caráter aqui descrito, viveu e morreu na presença de todos os seus irmãos, como nos é dito em Gênesis 16:12; 25:18. Sobre esses pecadores se diz:
Que lhes é concedido viver em segurança, v. 23. Parecem estar sob a proteção especial da Providência divina, e causa espanto que escapem com vida de tantos perigos em que se metem.
Que repousam nisso, isto é, confiam nessa segurança como justificativa suficiente para todas as suas violências. Como a sentença contra suas obras más não é executada prontamente, julgam que não há grande mal nelas, que Deus não está descontente com eles e que nunca os chamará a prestar contas. Sua prosperidade é sua segurança.
Que são exaltados por algum tempo. Parecem favorecidos pelo Céu e se orgulham da posição de destaque que ocupam na terra. São elevados à honra, colocados — segundo pensam — fora do alcance do perigo e erguidos pelo orgulho do próprio espírito.
Que, por fim, são retirados do mundo de modo muito silencioso e suave, sem nenhuma desonra ou terror notável. “Descem à sepultura com a mesma facilidade com que a água da neve derretida pelo sol penetra no solo seco”; assim o bispo Patrick explica o v. 19.
No mesmo sentido, ele parafraseia o v. 20: “O ventre materno se esquecerá dele”, etc. “Deus não deixa nele marca alguma de seu desagrado que impeça a mãe de esquecê-lo logo. A mão da justiça não o pendura numa forca para servir de alimento às aves; ele é levado à sepultura como os demais homens, para ser o doce alimento dos vermes.”
“Ali repousa tranquilo, e nem ele nem sua maldade são lembrados mais do que uma árvore despedaçada.” Quanto ao v. 24, são tirados do caminho como todos os demais, isto é, “ficam encerrados nas sepulturas como os outros homens; mais ainda, morrem com a mesma facilidade — sem as dores prolongadas que alguns suportam — com que a mão colhe uma espiga”.
Compare isso com a observação de Salomão (Eclesiastes 8:10): “Vi os ímpios serem sepultados, os que iam e vinham do lugar santo, e foram esquecidos.”
III. Jó, ainda assim, prevê sua queda e sabe que sua morte, embora aconteça com conforto e honra, será sua ruína. Os olhos de Deus estão sobre os caminhos deles, v. 23.
Embora ele se cale e pareça fazer vista grossa, repara em toda a maldade deles e mantém sua conta. Em breve mostrará que os pecados mais secretos, que julgavam invisíveis a qualquer olhar (v. 15), estavam sob seus olhos e voltarão a ser examinados.
Não se menciona aqui o castigo desses pecadores no outro mundo, mas ele fica implícito na atenção dada às consequências da morte deles. 1. A decomposição do corpo na sepultura é comum a todos, mas para eles tem a natureza de castigo por seus pecados. A sepultura consumirá os que pecaram; aquela terra de trevas será a porção dos que amam mais as trevas do que a luz.
Os corpos que eles mimaram se tornarão um banquete para os vermes, que se alimentarão deles com o mesmo prazer com que eles próprios se alimentaram dos prazeres e ganhos de seus pecados.
- Embora pensassem conquistar grande renome por sua riqueza, poder e feitos grandiosos, sua memória pereceu com eles, Salmos 9:6. Aquele de quem tanto se falava não será mais lembrado com honra depois de morto; seu nome apodrecerá, Provérbios 10:7.
Aqueles que não ousavam descrevê-lo como ele merecia enquanto vivia não o pouparão depois de sua morte. Assim, até o ventre que o gerou, sua própria mãe, se esquecerá dele: evitará mencioná-lo e julgará que essa é a maior bondade que pode fazer por ele, já que nada de bom se pode dizer a seu respeito. A honra obtida pelo pecado logo se transformará em vergonha.
A maldade que pensavam firmar em suas famílias será quebrada como uma árvore. Todos os seus projetos perversos serão arruinados, e todas as suas esperanças perversas, frustradas e sepultadas com eles.
Seu orgulho será abatido e posto no pó (v. 24). Por misericórdia para com o mundo, serão tirados do caminho, e todo o seu poder e prosperidade serão eliminados. Você poderá procurá-los, e eles não serão encontrados. Jó reconhece que os ímpios serão infelizes no fim, infelizes do outro lado da morte, mas nega categoricamente o que seus amigos afirmavam: que geralmente são infelizes nesta vida.
IV. Ele termina com um desafio ousado a todos os presentes: que refutem o que disse, se puderem (v. 25).
“Se as coisas não são agora como declarei e se disso não se segue que sou injustamente condenado e censurado, que aqueles que puderem assumam a tarefa de provar que meu discurso é: 1. Falso em si mesmo, caso em que me provarão mentiroso; ou 2. Alheio ao assunto e sem propósito, caso em que provarão que minhas palavras são frívolas e sem valor.”
O que é falso, de fato, nada vale. Onde não há verdade, como pode haver bondade? Mas os que falam palavras de verdade e bom senso não precisam recear que suas afirmações sejam postas à prova. Podem submetê-las alegremente a um exame justo, como Jó faz aqui.