Matthew Henry

Jó 19

Argumento

Este capítulo é a resposta de Jó ao discurso de Bildade no capítulo anterior. Embora seu espírito estivesse aflito e muito exaltado, e Bildade estivesse bastante irritadiço, Jó o deixou dizer tudo o que pretendia, sem interrompê-lo no meio do argumento. Quando Bildade terminou, porém, Jó lhe deu uma resposta justa, na qual:

I. Queixa-se da falta de bondade com que foi tratado, a qual o magoa profundamente. 1. Seus consoladores aumentaram sua aflição, vv. 2-7. 2. Seu Deus era o autor de sua aflição, vv. 8-12. 3. Seus parentes e amigos o tratavam como estranho e o evitavam em sua aflição, vv. 13-19.

II. Consola-se com a esperança, sustentada pela fé, de felicidade no outro mundo, embora tivesse tão pouco consolo neste. Faz uma solene confissão de fé e deseja que ela seja registrada como prova de sua sinceridade, vv. 23-27.

III. Conclui com uma advertência aos amigos para que não persistam em suas duras censuras contra ele, v. 28, 29.

Se a exposição que Jó faz aqui de suas aflições pode às vezes justificar nossas queixas, sua visão alegre do estado futuro, ao mesmo tempo, pode envergonhar a nós, cristãos, e servir para calar nossas queixas ou ao menos contrabalançá-las.

Versículos 1 a 7

A Resposta de Jó a Bildade. (a.C. 1520.)

Os amigos haviam censurado Jó com muita severidade, considerando-o perverso por estar tão gravemente aflito. Agora ele lhes diz quanto o magoou ser assim censurado.

Bildade começara duas vezes com “Até quando?” (Jó 8:2; 18:2). Por isso Jó, ao responder-lhe em particular, também começa com “Até quando?”, v. 2.

O que nos desagrada geralmente nos parece prolongado. Jó, porém, tinha mais motivos para considerar demorados os ataques dos amigos do que eles tinham para achar demorada sua defesa.

Pode-se apresentar melhor razão para nos defendermos, quando temos razão, do que para ofender nossos irmãos, ainda que tenhamos razão. Agora observe aqui:

I. Como Jó descreve a falta de bondade dos amigos e o relato que faz dela:

  1. Atormentavam-lhe a alma, o que é mais doloroso do que o tormento dos ossos (Salmos 6:2, 3). Eram seus amigos, vieram consolá-lo e alegavam aconselhá-lo para seu bem.

Mas, com muita solenidade e aparência de sabedoria e piedade, procuravam privá-lo do único consolo que lhe restava: um Deus bom, uma boa consciência e um bom nome. Isso o afligia profundamente.

  1. Despedaçavam-no com palavras, certamente duras e muito cruéis para despedaçar um homem. Entristeciam-no e assim o quebravam. Por isso haverá, no futuro, uma prestação de contas por todas as palavras duras ditas contra Cristo e seu povo (Judas 1:15).

  2. Desacreditavam-no (v. 3), atribuíam-lhe mau caráter e o acusavam de coisas que ele desconhecia. Para uma alma franca, o descrédito fere profundamente.

  3. Afastavam-se dele, evitavam-no agora que passava por aflições e pareciam não conhecê-lo (Jó 2:12). Não conversavam com ele com a liberdade de antes, quando prosperava.

São governados pelo espírito do mundo, não por verdadeiro senso de honra ou amor, aqueles que se afastam dos amigos, ou dos amigos de Deus, quando estão em aflição. Um amigo ama em todos os tempos.

  1. Não só se afastavam dele, como se engrandeciam contra ele (v. 5). Além de evitá-lo, tratavam-no com superioridade e triunfavam sobre ele, exaltando a si mesmos para rebaixá-lo. Pisar em quem já caiu é coisa mesquinha e vil.

  2. Usavam seu descrédito como alegação contra ele, isto é, faziam de sua aflição uma razão para provar que era perverso.

Deveriam ter alegado em favor dele sua integridade, ajudando-o a encontrar nela consolo em meio à aflição. Assim teriam usado a integridade contra seu descrédito, como fez Paulo (2 Coríntios 1:12).

Em vez disso, usaram seu descrédito contra sua integridade, o que não era apenas falta de bondade, mas grande injustiça. Pois onde encontraríamos um homem honesto se o descrédito pudesse ser admitido como alegação contra ele?

II. Como Jó agrava a falta de bondade deles:

  1. Já o haviam maltratado repetidas vezes (v. 3): estas dez vezes me tendes desacreditado, isto é, muitas vezes (Gênesis 31:7; Números 14:22).

Haviam falado cinco vezes, e cada discurso fora uma dupla censura. Jó falava como se tivesse mantido uma conta exata das censuras e pudesse dizer precisamente quantas foram.

É irritadiço e pouco amistoso fazer isso; parece indicar um desígnio de retaliação e vingança. Fazemos mais pela nossa própria paz esquecendo as injúrias e faltas de bondade do que lembrando-as e anotando-as.

  1. Continuavam a maltratá-lo e pareciam decididos a persistir: “Até quando vocês farão isso?”, v. 2, 5. “Vejo que continuarão a exaltar-se contra mim, apesar de tudo o que disse em minha defesa.”

Os que falam demais raramente acham que disseram o suficiente. Quando a boca se abre sob o efeito da paixão, o ouvido se fecha à razão.

  1. Não se envergonhavam do que faziam (v. 3). Tinham motivos para envergonhar-se da dureza de coração, imprópria de seres humanos; da falta de caridade, imprópria de homens bons; e da falsidade, imprópria de amigos. Mas sentiam vergonha? Não. Embora fossem advertidos repetidas vezes, não conseguiam corar.

III. Como Jó responde às duras censuras, mostrando que aquilo que condenavam admitia desculpa, o que deveriam ter levado em conta:

  1. Seus erros de julgamento eram desculpáveis (v. 4): “Ainda que eu tenha errado de fato, por ignorância ou engano”, algo que bem pode acontecer às pessoas, inclusive às boas.

Humanum est errare — O erro acompanha a humanidade; devemos estar dispostos a admitir isso a nosso respeito. É insensatez julgar-nos infalíveis.

“Mas, mesmo que seja assim”, diz Jó, “meu erro permanece comigo”, isto é: “Falo segundo meu melhor entendimento, com toda sinceridade, não por espírito de contradição”.

Ou: “Se estou em erro, guardo-o para mim e não o imponho aos outros, como vocês fazem. Por ele, examino apenas a mim mesmo e minha própria obra. Não me intrometo com os outros, seja para ensiná-los, seja para julgá-los.”

Os erros de alguém são mais desculpáveis quando essa pessoa os guarda para si e não perturba os outros com eles. “Tens fé? Guarda-a para ti.”

Alguns dão às palavras este sentido: “Se estou em erro, sou eu quem sofrerá por ele. Portanto, vocês não precisam se preocupar. Ou melhor, já estou sofrendo, e duramente; não precisam aumentar minha miséria com suas censuras.”

  1. Suas explosões de paixão, embora não justificáveis, eram desculpáveis diante da imensidão da dor e do extremo de sua miséria.

“Se vocês vão continuar contestando cada palavra de queixa que digo, interpretando-a da pior maneira e aproveitando-a contra mim, considerem também a causa da queixa. Ponderem-na antes de julgarem minha queixa e fazerem dela meu descrédito: saibam que Deus me derrubou”, v. 6.

Jó deseja que considerem três coisas:

(1.) Sua aflição era enorme. Fora derrubado e não podia ajudar a si mesmo; estava cercado como por uma rede e não conseguia sair.

(2.) Deus era o autor da aflição e nela lutava contra ele: “Foi sua mão que me derrubou; é em sua rede que estou preso. Por isso, vocês não precisam voltar-se assim contra mim. Já me custa enfrentar o desagrado de Deus; não acrescentem o de vocês. Que a controvérsia de Deus comigo termine antes de vocês começarem a sua.”

É bárbaro perseguir aquele a quem Deus golpeou e agravar com palavras a dor daquele a quem ele feriu (Salmos 69:26).

(3.) Não conseguia obter esperança alguma de reparação para suas aflições (v. 7). Queixava-se da dor, mas não recebia alívio; pedia conhecer a causa de sua aflição, mas não a descobria.

Recorria ao tribunal de Deus para que sua inocência fosse reconhecida, mas não conseguia sequer uma audiência, muito menos uma sentença para seu recurso: “Clamo por causa da injustiça, mas não sou ouvido.”

Por algum tempo, Deus pode parecer fechar os ouvidos ao seu povo, irritar-se com suas orações e ignorar seus recursos. Se nessa situação as pessoas se queixarem amargamente, devem ser desculpadas. Ai de nós se Deus estiver contra nós!

Jó se Queixa do Desagrado de Deus; Jó se Queixa dos Amigos. (a.C. 1520.)

Versículos 8 a 22

Bildade havia distorcido sem franqueza as queixas de Jó, fazendo delas uma descrição da condição miserável de um perverso. Ainda assim, Jó as repete aqui para despertar a compaixão dos amigos e apelar à bondade deles, se lhes restava alguma.

I. Queixa-se dos sinais do desagrado de Deus que sofria e que infundiam absinto e fel em sua aflição e miséria. Como é doloroso o tom de suas queixas!

“Ele acendeu contra mim sua cólera, que arde e me aterroriza, que queima e me causa dor”, v. 11. Que é o fogo do inferno senão a cólera de Deus? As consciências cauterizadas a sentirão no futuro, mas agora não a temem. As consciências esclarecidas a temem agora, mas não a sentirão no futuro.

Jó tinha então a impressão de que Deus o considerava um de seus inimigos. Ao mesmo tempo, porém, Deus o amava e se gloriava dele como de seu amigo fiel.

É um erro grave, embora muito comum, pensar que Deus trata como inimigos aqueles a quem aflige. Pelo contrário, ele repreende e disciplina todos os que ama: é a disciplina aplicada aos filhos.

Para qualquer lado que Jó olhasse, julgava ver sinais do desagrado de Deus contra ele:

  1. Ao olhar para sua antiga prosperidade, via a mão de Deus pondo fim a ela (v. 9): “Ele me despojou de minha glória, minha riqueza, honra, poder e todas as oportunidades que eu tinha de fazer o bem.”

“Meus filhos eram minha glória, mas eu os perdi. Tudo o que era coroa para minha cabeça ele me tirou, lançando toda a minha honra no pó.”

Veja a vaidade da glória deste mundo: podemos ser privados dela rapidamente. Seja o que for que nos prive, devemos ver e reconhecer nisso a mão de Deus e nos submeter ao seu desígnio.

  1. Ao olhar para suas aflições presentes, via Deus autorizando-as e ordenando-lhes que o atacassem. “São suas tropas, que agem sob suas ordens e acampam contra mim” (v. 12).

O que o afligia não era tanto o fato de as misérias chegarem em tropas, mas o de serem tropas de Deus. Parecia que nelas Deus combatia contra ele e pretendia destruí-lo.

As tropas de Deus acampavam ao redor de sua tenda como soldados que cercam uma cidade forte, impedem que lhe tragam provisões e a golpeiam continuamente. Assim estava sitiada a tenda de Jó.

Houve um tempo em que os exércitos de Deus acampavam ao redor dele para protegê-lo: Deus não havia feito uma cerca em torno dele? Agora, pelo contrário, cercavam-no para aterrorizá-lo e o destruíam por todos os lados (v. 10).

  1. Ao olhar adiante, à espera de livramento, via a mão de Deus eliminando toda esperança disso (v. 8): “Ele cercou meu caminho de modo que não posso passar. Agora não me resta meio de ajudar a mim mesmo, seja para sair das aflições, seja para aliviá-las.”

“Se eu fizer qualquer movimento ou der algum passo rumo ao livramento, encontrarei o caminho fechado. Não posso fazer o que quero. E, se quiser consolar-me com a perspectiva de livramento futuro, nem isso posso fazer.”

“O livramento não só está fora do meu alcance, mas também da minha vista: Deus pôs trevas em meus caminhos, e ninguém me diz até quando” (Salmos 74:9).

Jó conclui (v. 10): “Estou acabado, inteiramente perdido e arruinado para este mundo. Ele removeu minha esperança como árvore cortada ou arrancada pela raiz, que nunca voltará a crescer.”

A esperança nesta vida perece. Mas a esperança dos homens bons, quando cortada deste mundo, apenas é removida como uma árvore: transplantada deste viveiro para o jardim do Senhor.

Não teremos motivo para nos queixar se Deus transferir assim nossas esperanças da areia para a rocha, das coisas temporais para as eternas.

II. Queixa-se da falta de bondade dos parentes e de todos os antigos conhecidos. Também nisso reconhece a mão de Deus (v. 13): “Ele afastou de mim meus irmãos”, isto é: “Trouxe sobre mim aflições que os assustam e os fazem manter distância de minhas chagas.”

Na medida em que isso era pecado deles, Deus não era seu autor. É Satanás quem afasta o coração das pessoas de seus irmãos aflitos. Mas, na medida em que era aflição de Jó, Deus ordenou essa aflição para completar sua provação.

Assim como devemos ver a mão de Deus em todas as injúrias que recebemos dos inimigos — “O Senhor mandou Simei amaldiçoar Davi” —, devemos vê-la nos desprezos e faltas de bondade que recebemos dos amigos. Isso nos ajudará a suportá-los com mais paciência.

Toda criatura se torna para nós aquilo que Deus a faz ser: bondosa ou não, consoladora ou não. Ainda assim, isso não desculpa os parentes e amigos de Jó da culpa de ingratidão e injustiça terríveis contra ele, de que tinha razão para se queixar. Poucos teriam suportado tão bem.

Jó repara na falta de bondade:

  1. De seus parentes e conhecidos, vizinhos e pessoas com quem antes convivia. Todas as leis da amizade e da civilidade os obrigavam a preocupar-se com ele, visitá-lo, perguntar por ele e prestar-lhe todos os serviços ao seu alcance.

Contudo, essas pessoas se afastaram dele (v. 13). Não se importavam mais com Jó do que se ele fosse um estranho a quem nunca haviam conhecido.

Os parentes, que reivindicavam esse vínculo quando ele prosperava, agora lhe faltavam. Não correspondiam às antigas declarações de amizade nem à bondade que Jó então esperava deles.

Até seus amigos íntimos, de quem ele se lembrava, agora o esqueceram. Esqueceram tanto a antiga amizade de Jó por eles quanto suas aflições presentes. Haviam ouvido falar de suas dificuldades e planejado visitá-lo, mas simplesmente se esqueceram: tão pouco se importavam.

Seus amigos mais próximos, confidentes que conheciam seus segredos, com quem tinha a maior intimidade e que acolhia junto ao peito, não só o esqueceram como o abominaram.

Mantinham-se o mais longe possível porque ele estava pobre e já não podia recebê-los como antes, e porque estava coberto de feridas e era um espetáculo repulsivo.

Aqueles a quem Jó amava — e que seriam piores que publicanos se não o amassem agora, em sua aflição — não só se afastaram dele, como se voltaram contra ele.

Faziam tudo para torná-lo odioso e assim justificar a distância que mantinham (v. 19). Quão incerta é a amizade humana! Mas, se Deus for nosso amigo, não nos faltará na hora da necessidade.

Que ninguém que se diga humano ou cristão trate os amigos como os de Jó o trataram: a adversidade põe à prova a amizade.

  1. Dos membros de sua casa e de sua família. Às vezes, de fato, encontramos, contra a expectativa, um amigo mais chegado que um irmão.

Normalmente, porém, o chefe de família espera ser atendido e cuidado pelos de sua casa, mesmo quando a fraqueza do corpo ou da mente o tornou desprezível aos olhos dos outros.

O pobre Jó, contudo, era maltratado pela própria família, e alguns de seus piores inimigos pertenciam à sua casa. Não menciona os filhos, pois todos estavam mortos.

Podemos supor que a falta de bondade dos parentes sobreviventes o fazia lamentar ainda mais a morte deles. “Se estivessem vivos”, pensaria, “encontraria neles consolo.” Quanto àqueles que agora o cercavam:

(1.) Seus próprios servos o desprezavam. As criadas não o atendiam na enfermidade; tratavam-no como estranho e forasteiro (v. 15).

Os outros servos jamais lhe davam atenção. Se os chamava, não vinham e fingiam não ouvi-lo. Se lhes fazia uma pergunta, não se dignavam a responder (v. 16).

Jó fora um bom senhor para eles e não desprezava sua causa quando lhe apresentavam queixas (Jó 31:13). Ainda assim, agora o tratavam com rudeza e desprezavam sua causa quando lhes dirigia súplicas.

Não devemos estranhar se recebermos mal daqueles a quem fizemos bem. Embora estivesse doente, Jó não tratava os servos com irritação nem arrogância, como é comum. Pelo contrário, pedia-lhes com a própria boca, embora tivesse autoridade para ordenar. Mesmo assim, não lhe mostravam civilidade, bondade nem justiça.

Repare: os enfermos e aflitos tendem a sentir-se magoados e a suspeitar de desprezo, dando grande importância à menor falta de bondade. Na aflição, até a negligência dos servos perturbava Jó.

(2.) Poderíamos pensar que, quando todos o abandonassem, a esposa que compartilhava seu leito seria carinhosa com ele. Não foi assim. Como Jó não aceitou amaldiçoar Deus e morrer, conforme ela o aconselhara, até seu hálito se tornou estranho para ela (v. 17).

Ela não queria aproximar-se dele nem prestava atenção ao que dizia. Jó lhe falava não com autoridade, mas com a ternura de marido. Não lhe dava ordens; suplicava-lhe pelo amor conjugal do qual os filhos eram a garantia. Mesmo assim, ela o ignorava.

Alguns leem: “Embora eu lamentasse ou me queixasse por causa dos filhos”, isto é, da morte dos filhos de seu próprio corpo, aflição que dizia respeito aos dois igualmente.

Agora se via que o diabo a deixara com Jó não só para tentá-lo, mas também para atormentá-lo. Suas primeiras palavras — “Amaldiçoa Deus e morre” — mostraram que tinha pouca religião.

Que bondade ou bem se pode esperar daqueles que não têm o temor de Deus diante dos olhos e não são governados pela consciência?

(3.) Até as criancinhas nascidas em sua casa, filhos dos próprios servos e, portanto, seus servos de nascença, o desprezavam e falavam contra ele (v. 18).

Embora Jó se levantasse por cortesia para falar-lhes amistosamente, ou com autoridade para repreendê-las, elas lhe mostravam que não o temiam nem o amavam.

III. Queixa-se da decadência do corpo, cuja beleza e força se perderam por completo. Se estivesse saudável e confortável, poderia desfrutar da própria companhia apesar do desprezo dos que o cercavam.

Mas sentia tão pouco prazer em si mesmo quanto os outros sentiam nele (v. 20): agora seus ossos se apegavam à pele, como antes se apegavam à carne.

Foi isso que o encheu de rugas (Jó 16:8). Era um perfeito esqueleto, apenas pele e ossos. Até a pele quase desaparecera: pouca restava intacta além da “pele dos dentes”, as gengivas e talvez os lábios; todo o restante fora arrancado por suas chagas.

Veja quão pouca razão temos para mimar o corpo. Apesar de todos os nossos cuidados, ele pode ser consumido por doenças cujas sementes traz em si.

IV. Por todos esses motivos, Jó pede a compaixão dos amigos e censura com razão sua dureza para com ele. Da descrição de sua condição lamentável, era fácil concluir:

  1. Que deviam ter pena dele (v. 21). Ele a implora com as palavras mais comoventes e enternecedoras possíveis, suficientes, ao que parece, para partir um coração de pedra:

“Tende piedade de mim, tende piedade de mim, ó meus amigos! Se nada mais fizerdes por mim, ao menos lamentai minha condição e mostrai alguma preocupação. Tende piedade de mim, pois a mão de Deus me tocou.”

“Minha condição é realmente triste: caí nas mãos do Deus vivo; meu espírito foi tocado pela percepção de sua cólera, a mais digna de compaixão dentre todas as calamidades.”

Repare: convém aos amigos terem pena uns dos outros nas aflições e não fecharem o coração à compaixão.

  1. Que, de todo modo, não deviam persegui-lo. Se não aliviariam sua aflição com a piedade, pelo menos não deveriam ser tão bárbaros a ponto de aumentá-la com censuras e descrédito (v. 22):

“Por que me perseguis como Deus? Certamente suas repreensões já são suficientes para um homem suportar. Não precisais acrescentar vosso absinto e vosso fel ao cálice de aflição que ele põe em minha mão: já é bastante amargo sem isso.”

“Deus tem poder soberano sobre mim e pode fazer comigo o que lhe agrada. Mas pensais que podeis fazer o mesmo?” Não. Devemos procurar ser como o Santíssimo e o Misericordiosíssimo, não como o Altíssimo e o Todo-Poderoso.

Deus não presta contas de nenhum de seus assuntos; nós, porém, devemos prestar contas dos nossos. Se os amigos se alegravam com a calamidade de Jó, que se dessem por satisfeitos com sua carne, já consumida e desaparecida.

Mas que não ferissem também seu espírito nem arruinassem seu bom nome, como se a carne não bastasse. Deve-se grande ternura aos aflitos, especialmente aos perturbados em espírito.

Versículos 23 a 29

A Confissão de Fé de Jó; a Felicidade dos Redimidos. (a.C. 1520.)

Em todos os diálogos entre Jó e seus amigos, não encontramos palavras mais importantes e dignas de consideração do que estas. Quem esperaria por isso?

Há muito de Cristo e do céu nestes versículos. Quem disse tais coisas declarou claramente que buscava a pátria melhor, isto é, a celestial, como faziam os patriarcas daquela época (Hebreus 11:14).

Temos aqui o credo, ou a confissão de fé, de Jó. Ele muitas vezes professara sua crença em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e nos princípios da religião natural.

Aqui, porém, vemos que não desconhecia a religião revelada. Embora então a revelação do Descendente prometido e da herança prometida mal pudesse ser discernida, como o raiar do dia, Deus ensinara Jó a crer num Redentor vivo.

Ensinara-o também a aguardar a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro, pois é sem dúvida dessas coisas que devemos entender suas palavras.

Era a expectativa dessas coisas que o consolava, não a esperança de livrar-se das aflições ou de recuperar a felicidade neste mundo, como alguns interpretam.

As expressões que usa — o Redentor estará de pé no último dia sobre a terra, Jó verá Deus e o verá por si mesmo — precisam ser forçadas lamentavelmente para significar algum livramento temporal. Além disso, é evidente que não esperava voltar a uma condição próspera neste mundo.

Acabara de dizer que seu caminho estava cercado (v. 8) e que sua esperança fora removida como uma árvore (v. 10). E, depois disso, expressou desespero de encontrar qualquer consolo nesta vida (Jó 23:8, 9; 30:23).

Portanto, devemos necessariamente entender que ele fala da redenção da alma do poder da sepultura e de sua acolhida na glória, como em Salmos 49:15.

Temos razões para pensar que Jó estava então sob um impulso extraordinário do Espírito bendito, que o elevou acima de si mesmo, deu-lhe luz e palavras, até para sua própria surpresa.

Alguns observam que, depois disso, já não encontramos em seus discursos queixas tão apaixonadas, irritadiças e impróprias contra Deus e sua providência como antes.

Essa esperança acalmou seu espírito, aquietou a tempestade e, depois de lançar âncora para dentro do véu, sua mente permaneceu firme daí em diante. Observemos:

I. Com que propósito Jó faz aqui essa confissão de fé. Jamais algo foi dito em ocasião mais apropriada ou com maior proveito.

  1. Jó estava então sob acusação, e esse era seu recurso. Os amigos o desacreditavam como hipócrita e o desprezavam como perverso. Ele, porém, apelava para seu credo, sua fé, sua esperança e sua própria consciência.

Esta não só o absolvia do domínio do pecado, como também o consolava com a expectativa de uma ressurreição bendita. Essas não são palavras de quem tem um demônio.

Jó apela para a vinda do Redentor, afastando-se da contenda diante do tribunal para aguardar o julgamento do juiz, a quem foi confiado todo o juízo e que, ele sabia, lhe faria justiça.

Pensar no dia de Deus que virá tornará muito pequena para nós a questão de sermos julgados por juízo humano (1 Coríntios 4:3, 4).

Como podemos suportar facilmente as calúnias e o descrédito injustos das pessoas enquanto esperamos a gloriosa manifestação de nosso Redentor e dos seus redimidos no último dia! Então haverá ressurreição dos nomes, assim como dos corpos.

  1. Jó estava aflito, e essa era sua fonte de ânimo. Quando se achava pressionado além da medida, essa esperança o impedia de desfalecer: cria que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes, não neste mundo, que é a terra dos que morrem.

II. Com que prefácio solene ele a apresenta (v. 23, 24). Jó interrompe abruptamente as queixas para celebrar seus consolos, não só para sua própria satisfação, mas para a edificação dos outros.

Temia que os que agora o cercavam dessem pouca atenção às suas palavras, e foi o que aconteceu. Por isso, desejava que elas fossem registradas para as gerações futuras: “Ah, se minhas palavras fossem escritas agora”, as palavras que estou prestes a dizer!

Era como se dissesse: “Reconheço que pronunciei muitas palavras imprudentes, que preferiria ver esquecidas, pois nem me darão crédito nem farão bem aos outros.”

“Agora, porém, falarei deliberadamente. Desejo que minhas palavras sejam divulgadas a todo o mundo e preservadas para as gerações futuras, in perpetuam rei memoriam — como memorial permanente.”

“Por isso, sejam escritas claramente e impressas, ou traçadas em letras grandes e legíveis, para que até quem passa correndo possa lê-las. Não fiquem em folhas soltas, mas sejam colocadas num livro.”

“Se o livro vier a perecer, sejam gravadas como inscrição num monumento, com pena de ferro em chumbo ou na pedra. Que o gravador empregue toda a sua arte para fazer delas uma apelação duradoura à posteridade.”

Deus concedeu graciosamente o que Jó desejara com certa intensidade. Suas palavras estão escritas, impressas no livro de Deus. Assim, onde quer que se leia esse livro, isto será contado em memória de Jó. Ele creu; por isso falou.

III. Qual é a confissão em si: as palavras que Jó desejava ver escritas. Nós as temos aqui, nos vv. 25-27. Observemo-las.

  1. Crê na glória do Redentor e em sua própria participação nele (v. 25): “Sei que meu Redentor vive”; ele existe e é minha vida, e ficará de pé por fim, ou permanecerá como o último, ou, no último dia, ficará de pé sobre a terra (ou acima dela).

Ele será levantado, ou estará, no último dia sobre a terra. Isto é, na plenitude dos tempos: o dia do evangelho é chamado de último tempo porque constitui a última dispensação. Assim, a frase aponta para sua encarnação.

Ou ele será levantado da terra, o que aponta para sua crucificação; ou ressuscitado de dentro da terra, o que se aplica à sua ressurreição.

Ou, como geralmente entendemos, no fim dos tempos ele aparecerá sobre a terra. Virá nas nuvens, e todos os olhos o verão, tão perto chegará deste mundo.

“Ele estará de pé sobre o pó”, segundo a palavra original: sobre todos os inimigos, que serão reduzidos a pó debaixo de seus pés. Ele os pisará e triunfará sobre eles. Observe aqui:

(1.) Há um Redentor providenciado para o homem decaído, e Jesus Cristo é esse Redentor. A palavra é Goël, usada para o parente mais próximo que, segundo a lei de Moisés, tinha o direito de resgatar uma propriedade hipotecada (Levítico 25:25).

Nossa herança celestial foi hipotecada pelo pecado, e nós mesmos somos inteiramente incapazes de resgatá-la. Cristo tem parentesco próximo conosco; é o parente mais próximo capaz de resgatá-la.

Pagou nossa dívida, satisfez a justiça de Deus pelo pecado e assim cancelou a hipoteca e estabeleceu uma nova disposição da herança.

Nós mesmos também precisamos de um Redentor: fomos vendidos pelo pecado e vendidos sob o pecado. Nosso Senhor Jesus realizou a redenção em nosso favor, proclama a redenção em nosso favor e proclama a redenção a nós. Por isso ele é, na verdade, o Redentor.

(2.) Ele é um Redentor vivo. Assim como fomos feitos por um Deus vivo, somos salvos por um Redentor vivo, que é todo-poderoso e eterno e, portanto, capaz de salvar completamente.

Dele se testemunha que vive (Hebreus 7:8; Apocalipse 1:18). Nós estamos morrendo, mas ele vive e nos assegurou que, porque ele vive, também viveremos (João 14:19).

(3.) Há pessoas que, pela graça, têm vínculo com esse Redentor e podem, com bons fundamentos, chamá-lo de seu. Quando Jó perdeu toda a riqueza e todos os amigos, ainda assim não foi separado de Cristo nem perdeu o vínculo com ele: “Ele continua sendo meu Redentor.”

Esse parente próximo permaneceu a seu lado quando todos os outros parentes o abandonaram, e Jó encontrou consolo nisso.

(4.) Nosso vínculo com o Redentor é algo que podemos conhecer e, quando o conhecemos, podemos celebrá-lo como suficiente para contrabalançar todas as dores: “Eu sei” — observe com que segurança ele fala, confiante nisso — “sei que meu Redentor vive”.

Os amigos muitas vezes o acusaram de ignorância ou de conhecimento vão. Mas sabe o bastante, e sabe algo de grande proveito, quem sabe que Cristo é seu Redentor.

(5.) Haverá um último dia, quando o tempo não existirá mais (Apocalipse 10:6). É um dia no qual devemos pensar todos os dias.

(6.) Naquele dia, nosso Redentor estará de pé sobre a terra, ou acima dela, para convocar os mortos de suas sepulturas e determinar seu estado imutável, pois todo o juízo lhe foi confiado. Por fim estará de pé sobre o pó ao qual esta terra será reduzida pela conflagração.

  1. Crê na felicidade dos redimidos e em seu próprio direito a essa felicidade: na segunda vinda de Cristo, os crentes ressuscitarão em glória e serão plenamente felizes ao ver e desfrutar de Deus. Jó crê nisso aplicando-o a si mesmo.

(1.) Conta com a decomposição do próprio corpo na sepultura e fala dela com santo desprendimento e sem preocupação: “Ainda que, depois de minha pele” — já consumida, da qual só restava a pele dos dentes (v. 20) — “destruam este corpo”.

Os que foram designados para destruí-lo são a sepultura e os vermes que nela estão, dos quais Jó já falara (Jó 17:14). A palavra “corpo” foi acrescentada.

“Ainda que destruam isto, este esqueleto, esta sombra” (Jó 17:7), “isto em que ponho a mão”, ou, talvez apontando para os membros fracos e ressequidos, “isto que vocês veem, chamem-no como quiserem; espero que em breve seja um banquete para os vermes”.

O corpo de Cristo não sofreu corrupção, mas o nosso sofrerá. Jó menciona isso para que a glória da ressurreição em que cria e pela qual esperava brilhe ainda mais intensamente.

Repare: é bom pensarmos frequentemente não só na morte próxima do corpo, mas também em sua destruição e decomposição na sepultura. Que isso, contudo, não enfraqueça nossa esperança na ressurreição.

O mesmo poder que fez inicialmente o corpo humano do pó comum pode ressuscitá-lo de seu próprio pó. Este corpo de que agora cuidamos tanto, e para o qual fazemos tantas provisões, em pouco tempo será destruído.

Até seus rins, diz Jó, se consumiriam dentro dele (v. 27): a parte mais interna do corpo, que talvez apodreça primeiro.

(2.) Consola-se com a esperança de felicidade além da morte e da sepultura: “Depois que eu despertar”, segundo a leitura da margem, embora este corpo seja destruído, “ainda assim, da minha carne verei Deus”.

[1.] Alma e corpo voltarão a unir-se. O corpo que deve ser destruído na sepultura ressuscitará como corpo glorioso: “Ainda assim, na minha carne verei Deus”.

A alma separada do corpo tem olhos com os quais vê Deus: os olhos da mente. Jó, porém, fala em vê-lo com olhos de carne, “na minha carne, com meus olhos”. O mesmo corpo que morreu ressuscitará.

Será um corpo verdadeiro, mas glorificado, apropriado às atividades e aos prazeres daquele mundo e, portanto, espiritual (1 Coríntios 15:44). Glorifiquemos, pois, a Deus com nosso corpo, já que tal glória lhe está destinada.

[2.] Jó e Deus voltarão a encontrar-se: “Na minha carne verei Deus”, isto é, o Redentor glorificado, que é Deus.

“Verei Deus em minha carne”, segundo outra leitura: o Filho de Deus revestido de um corpo visível até aos olhos de carne.

Embora o corpo pareça desprezível e miserável na sepultura, será honrado e feito feliz na visão de Deus.

Jó agora se queixava de não conseguir ver Deus (Jó 23:8, 9), mas esperava vê-lo em breve, sem jamais perdê-lo de vista. Sua visão seria tanto mais bem-vinda depois das atuais trevas e distância.

Repare: a bem-aventurança dos benditos consiste em ver Deus, vê-lo como ele é, face a face, e não mais obscuramente por um espelho.

Veja com que prazer o santo Jó desenvolve esse assunto (v. 27): “Eu o verei por mim mesmo”, isto é, o verei e desfrutarei dele, para meu indescritível consolo e satisfação. “Verei que ele é meu, com o olhar de quem o reconhece como seu” (Apocalipse 21:3).

“Deus mesmo estará com eles e será seu Deus.” Serão semelhantes a ele, porque o verão como ele é: isso é vê-lo por si mesmos (1 João 3:2).

“Meus olhos o contemplarão, e não outro.” Primeiro: “Ele, e não outro em seu lugar, será visto; não uma representação ou figura dele, mas ele próprio”.

Os santos glorificados terão plena certeza de que não estão sendo iludidos. Não será deceptio visus — ilusão dos sentidos.

Segundo: “Eu, e não outro em meu lugar, o verei. Embora minha carne e meu corpo se consumam, não precisarei de um representante; eu o verei com meus próprios olhos”.

Jó esperava por isso e o desejava ardentemente. Alguns pensam que este é o sentido da última frase: seus rins estavam consumidos em seu peito, isto é: “Todos os meus desejos se resumem e se encerram nisso”.

“Isso os coroará e completará. Se eu alcançar isso, nada mais terei a desejar. Basta; é tudo.” Assim terminam as orações de Davi, filho de Jessé.

IV. A aplicação disso aos amigos:

Seu credo lhe trazia consolo, mas servia de aviso e terror para aqueles que se opunham a ele.

  1. Era uma palavra de advertência para que não prosseguissem nem persistissem em tratá-lo sem bondade (v. 28). Jó os censurara pelo que haviam dito e agora lhes diz o que deveriam dizer para levar a si mesmos e uns aos outros a uma disposição melhor:

“Por que o perseguimos assim? Por que o entristecemos e atormentamos, censurando-o e condenando-o, se nele se encontra a raiz da questão, ou a raiz da palavra?” Que isso nos oriente:

(1.) Em nosso cuidado conosco mesmos. Todos devemos verificar se em nós se encontra a raiz da questão.

Um princípio vivo, vivificador e governante da graça no coração é a raiz da questão, tão necessário à religião quanto a raiz é à árvore, que dela recebe tanto a firmeza quanto a capacidade de frutificar.

O amor a Deus e aos irmãos, a fé em Cristo e o ódio ao pecado são a raiz da questão; outras coisas, em comparação, são apenas folhas. A piedade verdadeira é a única coisa necessária.

(2.) Em nossa conduta para com os irmãos. Devemos crer que muitos possuem em si a raiz da questão, embora não concordem conosco em tudo e tenham suas insensatezes, fraquezas e erros. Devemos concluir que, se os perseguirmos, será por nossa conta e risco.

Ai daquele que faz tropeçar um desses pequeninos! Deus se indignará e se vingará disso. Jó e seus amigos divergiam em algumas opiniões sobre os métodos da Providência, mas concordavam na raiz da questão: a crença em outro mundo. Por isso, não deviam perseguir uns aos outros por essas diferenças.

  1. Era uma palavra de terror para eles. A segunda vinda de Cristo será terrível para os que forem encontrados espancando seus conservos (Mateus 24:49). Por isso Jó os adverte (v. 29):

“Temei a espada, a espada flamejante da justiça de Deus, que se move em todas as direções. Temei tornar-vos expostos a ela.”

Homens bons precisam ser afastados do pecado pelos terrores do Todo-Poderoso, especialmente do pecado de julgar precipitadamente os irmãos (Mateus 7:1; Tiago 3:1).

Os que são irritadiços e exaltados com os irmãos, que os censuram e lhes querem mal, devem saber não só que sua cólera, por mais que alegue, não produz a justiça de Deus, mas também:

(1.) Podem esperar sofrer por isso neste mundo: “Ela traz os castigos da espada”. A cólera leva a crimes que expõem as pessoas à espada do magistrado.

O próprio Deus muitas vezes se vinga disso, e os que não tiveram misericórdia não a encontrarão.

(2.) Se não se arrependerem, isso será antecipação de coisa pior. Por essas coisas, podem saber que há um julgamento: não só um governo presente, mas um julgamento futuro, no qual deverão prestar contas das palavras duras.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra