Jó 16
Argumento
Este capítulo inicia a resposta de Jó ao discurso de Elifaz que vimos no capítulo anterior. É apenas a segunda parte do mesmo cântico de lamentação com que antes se queixara de sua condição, entoado na mesma melodia melancólica.
I. Ele repreende seus amigos pelo tratamento pouco bondoso que lhe dispensaram, vv. 1-5. II. Apresenta sua situação como deplorável sob todos os aspectos, vv. 6-16. III. Ainda se apega à sua integridade e, quanto a ela, apela ao justo julgamento de Deus contra as censuras injustas de seus amigos, vv. 14-22.
Versículos 1 a 5
A Resposta de Jó a Elifaz. (a.C. 1520.)
Tanto Jó quanto seus amigos seguiram o caminho comum dos debatedores: menosprezar o entendimento, a sabedoria e a maneira de conduzir a discussão uns dos outros. Quanto mais se puxa a serra da disputa, mais ela se aquece. O início desse tipo de contenda é como deixar a água jorrar; por isso, abandone-a antes de se envolver nela.
Elifaz apresentara os discursos de Jó como ociosos, inúteis e sem pertinência; aqui Jó dá aos discursos de Elifaz a mesma caracterização. Quem distribui censuras desse tipo com liberdade deve esperar recebê-las de volta. É fácil e não tem fim; mas cui bono? — que bem isso faz? Atiça as paixões dos homens, mas nunca convence seu juízo nem lança luz clara sobre a verdade.
Jó censura Elifaz aqui: 1. Pelas repetições desnecessárias (v. 2): “Já ouvi muitas coisas dessas. Você não me diz nada além do que eu já sabia, nada além do que vocês mesmos já disseram. Não apresenta nada novo; repete sempre a mesma coisa.” Jó considera isso uma prova de sua paciência quase tão grande quanto qualquer outro de seus sofrimentos.
A insistência de um adversário nas mesmas coisas é realmente irritante e repulsiva. Da parte de um mestre, porém, muitas vezes é necessária e não deve ser penosa ao aprendiz, que precisa receber preceito sobre preceito e linha sobre linha.
Há muitas coisas que já ouvimos e que nos faz bem ouvir novamente, para entendê-las e lembrá-las melhor, ser mais tocados por elas e deixar que nos influenciem mais.
- Pelas aplicações inábeis. Vieram com o desígnio de consolá-lo, mas fizeram isso de modo muito desajeitado e, quando trataram da situação de Jó, erraram completamente: “Consoladores miseráveis são todos vocês! Em vez de oferecerem algo que alivie a aflição, acrescentam aflição a ela e a tornam ainda mais dolorosa.”
Triste é a condição do doente quando seus remédios são venenos e seus médicos, sua pior doença.
O que Jó diz aqui de seus amigos é verdade sobre todas as criaturas, em comparação com Deus. Mais cedo ou mais tarde, seremos levados a ver e reconhecer que todas são consoladores miseráveis.
Quando estamos sob a convicção do pecado e os terrores da consciência, e quando a morte vem nos prender, só o bendito Espírito pode consolar com eficácia. Todos os outros, sem ele, consolam miseravelmente e cantam para um coração aflito sem nenhum resultado.
Pela impertinência interminável. Jó deseja que as palavras vãs terminem, v. 3. Se são vãs, seria bom que nunca tivessem começado; quanto mais cedo terminarem, melhor. Quem tem sabedoria suficiente para falar com pertinência também saberá quando já disse o bastante sobre um assunto e quando é hora de parar.
Pela obstinação sem causa. “O que te dá ousadia para responder?” É uma ousadia grande e inexplicável acusar pessoas de crimes que não podemos provar, julgar sua condição espiritual pela aparência externa e tornar a levantar objeções já respondidas repetidas vezes, como fez Elifaz.
Por violar as leis sagradas da amizade, tratando seu irmão como não gostaria de ser tratado e como seu irmão não o teria tratado. Esta é uma censura cortante e comovente, v. 4, 5.
(1.) Jó pede aos amigos que imaginem, por um momento, trocar de posição com ele: que ponham a própria alma no lugar da alma dele e suponham que sofrem como ele, enquanto Jó vive à vontade como eles. Essa suposição não era absurda nem descabida; poderia depressa tornar-se realidade.
Tão estranhas e súbitas são, muitas vezes, as mudanças nas circunstâncias humanas, e tais são as voltas da roda, que seus raios logo trocam de lugar. Quaisquer que sejam as dores de nossos irmãos, devemos fazê-las nossas pela compaixão, pois não sabemos quão cedo poderão de fato ser nossas.
(2.) Ele mostra a falta de bondade na conduta dos amigos ao indicar o que poderia fazer a eles se estivessem em sua condição: “Eu poderia falar como vocês.” É fácil pisotear os caídos e censurar o que dizem aqueles que estão no extremo da dor e da aflição. “Eu poderia amontoar palavras contra vocês, como fazem contra mim. Gostariam disso? Como suportariam?”
(3.) Ele mostra o que os amigos deveriam fazer ao dizer-lhes o que faria naquela situação (v. 5): “Eu os fortaleceria e diria tudo o que pudesse para aliviar sua dor, mas nada que a agravasse.” É natural que os sofredores pensem no que fariam se as posições se invertessem. Talvez, porém, nosso coração nos engane: não sabemos o que faríamos.
É mais fácil perceber a sensatez e a importância de um mandamento quando precisamos receber seu benefício do que quando temos o dever de cumpri-lo. Veja qual é o dever que temos para com os irmãos em sua aflição:
[1.] Devemos dizer e fazer tudo o que pudermos para fortalecê-los, apresentando-lhes reflexões capazes de animar sua confiança em Deus e sustentar seu ânimo abatido. A fé e a paciência são a força dos aflitos; tudo o que favorece essas virtudes firma os joelhos vacilantes.
[2.] Devemos aliviar sua dor: eliminar suas causas, se possível, ou ao menos abrandar o ressentimento que elas provocam. Boas palavras não custam nada, mas podem prestar grande auxílio aos que sofrem. Para eles, é consolador ver que seus amigos se importam; além disso, as palavras podem lembrá-los daquilo que o predomínio da dor os fez esquecer.
Dizemos que palavras duras não quebram ossos. Ainda assim, palavras bondosas podem ajudar ossos quebrados a se alegrar. Têm a língua dos instruídos aqueles que sabem dizer uma palavra oportuna ao cansado.
Versículos 6 a 16
As Queixas de Jó. (a.C. 1520.)
A queixa de Jó é aqui tão amarga quanto em qualquer parte de seus discursos, e ele hesita entre sufocá-la e dar-lhe vazão. Conforme o temperamento e as circunstâncias, ora uma atitude, ora outra alivia o aflito; mas Jó não encontrou ajuda em nenhuma das duas, v. 6.
Às vezes dar vazão à dor traz alívio. “Embora eu fale”, diz Jó, “minha dor não diminui; meu espírito nunca fica mais leve por eu derramar minhas queixas. Pelo contrário, interpretam tão mal o que digo que isso acaba aumentando minha dor.”
Outras vezes, o silêncio torna a aflição mais suportável e mais fácil de esquecer. “Mas”, diz Jó, “ainda que eu me cale, não fico mais perto do alívio; de que sou aliviado?” Se ele se queixava, era censurado como exaltado; se não se queixava, como mal-humorado. Se defendia sua integridade, esse era seu crime; se não respondia às acusações, tomavam seu silêncio como confissão de culpa.
Aqui está uma descrição dolorosa das aflições de Jó. Como temos motivos para bendizer a Deus por não estarmos fazendo queixas semelhantes! Ele se queixa:
I. De que sua família fora dispersa (v. 7): “Ele me cansou: cansei-me de falar, de me calar, de meus amigos e da própria vida. Minha jornada pelo mundo tornou-se tão penosa que estou completamente exausto dela.” O que mais contribuía para esse cansaço era a desolação de toda a sua companhia: os filhos e servos tinham sido mortos, e os poucos remanescentes de sua grande casa tinham sido dispersos.
As pessoas boas que costumavam reunir-se em sua casa para o culto religioso agora estavam espalhadas; ele passava seus sábados em silêncio e solidão. Tinha companhia, é verdade, mas preferiria não tê-la, pois seus visitantes pareciam triunfar em sua desolação. Se pessoas amadas e amigos são afastados de nós, devemos ver e reconhecer nisso a mão de Deus, que torna desolada a nossa companhia.
II. De que seu corpo fora consumido por doenças e dores, a ponto de se tornar um verdadeiro esqueleto, só pele e ossos, v. 8. Seu rosto estava sulcado, não pela idade, mas pela doença: “Tu me encheste de rugas.” Sua carne definhara com a supuração de seus furúnculos dolorosos, de modo que sua magreza se erguia nele: os ossos, antes invisíveis, sobressaíam, Jó 33:21.
Esses sinais são chamados testemunhas contra Jó: testemunhas do desagrado de Deus, que seus amigos apresentavam como prova de que ele era perverso. Ou: “São testemunhas a meu favor de que minha queixa não é infundada”; ou ainda: “Testemunham para mim que estou morrendo e logo terei de partir.”
III. De que seu inimigo era motivo de terror: ameaçava-o, amedrontava-o, olhava-o com severidade e dava todos os sinais de cólera contra ele (v. 9): “Ele me despedaça em sua cólera.” Mas quem é esse inimigo?
- Elifaz, que se mostrara muito irritado com Jó e talvez tivesse manifestado sinais de indignação como os mencionados aqui. Pelo menos suas palavras feriam o bom nome de Jó e só lhe traziam terror; seus olhos estavam aguçados para encontrar motivos de censura contra ele. Tanto Elifaz quanto os demais o trataram com muita crueldade.
Ou, 2. Satanás. Era o inimigo que odiava Jó e talvez, com a permissão divina, o aterrorizasse com aparições, como alguns pensam que aterrorizou nosso Salvador e o levou à agonia no jardim. Desse modo, pretendia fazer Jó amaldiçoar a Deus. Não é improvável que esse seja o inimigo a quem Jó se refere.
Ou, (3.) O próprio Deus. Se entendermos a passagem dessa maneira, as expressões estão entre as mais precipitadas que Jó usou. Deus não odeia nenhuma de suas criaturas; mas a melancolia de Jó lhe apresentava assim os terrores do Todo-Poderoso.
Nada é mais doloroso para um homem bom do que pensar que Deus é seu inimigo. Se a cólera de um rei é como mensageiros da morte, como será a cólera do Rei dos reis!
IV. De que todos à sua volta o maltratavam, v. 10. Vinham contra ele de boca aberta para devorá-lo, como se quisessem engoli-lo vivo: tão terríveis eram suas ameaças e tão desdenhosa sua conduta. Impunham-lhe todas as afrontas que conseguiam inventar e até o esbofeteavam. Muitos se uniam nisso. Reuniam-se contra ele, até os desprezíveis, Salmos 35:15.
Nisso Jó era um tipo de Cristo, como muitos dos antigos o consideravam. Essas mesmas expressões aparecem nas profecias dos sofrimentos de Cristo: “Escancararam contra mim a boca”, Salmos 22:13; e “Ferirão o juiz de Israel com uma vara na face”, Miquéias 5:1. Esta última se cumpriu literalmente, Mateus 26:67. Como aumentou o número dos que o afligiam!
V. De que Deus, em vez de libertá-lo das mãos deles, como Jó esperava, o entregara a essas mãos (v. 11): “Ele me entregou às mãos dos perversos.” Eles não teriam poder algum contra ele se esse poder não lhes tivesse sido dado do alto. Por isso Jó olhava para além deles, para Deus, que lhes dera sua comissão, como fez Davi quando Simei o amaldiçoou.
Jó, porém, achava estranho e quase considerava uma dureza que tivessem poder sobre ele pessoas que eram tão inimigas de Deus quanto dele. Às vezes Deus usa perversos como sua espada uns contra os outros (Salmos 17:13) e como sua vara contra os próprios filhos, Isaías 10:5.
Também nisso Jó era um tipo de Cristo, entregue às mãos dos perversos para ser crucificado e morto, segundo o conselho determinado e a presciência de Deus, Atos 2:23.
VI. De que Deus não apenas o entregara às mãos dos perversos, mas também o tomara nas próprias mãos, nas quais é terrível cair (v. 12): “Eu estava tranquilo, desfrutando com conforto os dons da generosidade divina.”
“Não me afligia nem vivia inquieto, como alguns em meio à prosperidade, que assim provocam Deus a despojá-los. Ainda assim, ele me despedaçou, pôs-me no cavalete da dor e arrancou-me membro por membro.”
Ao afligir Jó, Deus parecia agir: 1. Como se estivesse furioso. Embora em Deus não haja fúria, Jó pensou que houvesse quando ele o agarrou pelo pescoço, como um homem forte e enfurecido agarraria uma criança, e o sacudiu até despedaçá-lo. Parecia triunfar no poder irresistível que tinha de fazer com Jó o que quisesse.
- Como se fosse parcial. “Ele me distinguiu do restante da humanidade ao me tratar com tanta dureza. Pôs-me como seu alvo, o objeto contra o qual tem prazer em disparar todas as suas flechas. Elas vêm dirigidas contra mim, não por acaso, mas como se eu fosse o maior pecador de todos os homens do Oriente ou tivesse sido escolhido para servir de exemplo.”
Quando Deus o pôs como alvo, seus arqueiros logo o cercaram. Deus tem arqueiros às suas ordens, que certamente atingirão o alvo que ele estabelecer. Sejam quais forem os nossos inimigos, devemos vê-los como arqueiros de Deus e reconhecer que é ele quem dirige a flecha. É o Senhor; faça ele o que lhe parecer bom.
- Como se fosse cruel e sua cólera, tão implacável quanto seu poder era irresistível. Parecia planejar atingi-lo na parte mais sensível, rasgando-lhe os rins com dores agudas. Talvez fossem dores renais, as causadas por cálculos, que se alojam na região dos rins.
Como se não lhe reservasse nenhuma misericórdia, Deus não o poupava nem diminuía em nada a intensidade do sofrimento. E como se visasse apenas à sua morte, em meio às mais terríveis torturas: “Derrama minha bílis no chão.”
É como quando homens capturam e matam uma fera e, ao abri-la, derramam sua bílis com repugnância. Jó pensava que seu sangue era derramado como algo não apenas sem valor, mas repulsivo.
- Como se fosse irracional e insaciável em seus castigos (v. 14): “Abre em mim brecha após brecha”, ferindo-o uma vez depois da outra. Assim chegaram suas aflições desde o início: enquanto um mensageiro de más notícias ainda falava, outro chegava.
E assim continuava: novas chagas surgiam todos os dias, de modo que Jó não via perspectiva de fim para seus sofrimentos. Ele pensava, portanto, que Deus avançava contra ele como um gigante a quem não poderia resistir nem enfrentar. Assim os gigantes antigos atropelavam todos os seus pobres vizinhos e eram fortes demais para eles.
Repare: mesmo homens bons, quando atravessam aflições grandes e extraordinárias, têm muita dificuldade para não alimentar pensamentos duros a respeito de Deus.
VII. De que se despojara de toda a honra e de todo o conforto em conformidade com as providências aflitivas que o cercavam. Alguns conseguem diminuir os próprios sofrimentos ocultando-os, mantendo a cabeça erguida e a aparência tão boa quanto antes. Jó, porém, não conseguia fazer isso: sentia profundamente o impacto das aflições.
Como alguém verdadeiramente arrependido e verdadeiramente paciente, humilhou-se sob a mão poderosa de Deus, v. 15, 16. 1. Agora havia deixado de lado todos os ornamentos e roupas macias. Não procurava conforto nem elegância ao se vestir; antes, costurara pano de saco à pele, vestimenta que considerava suficientemente boa para um corpo tão contaminado e enfermo como o seu.
Sedas sobre chagas, sobretudo chagas como aquelas, lhe pareciam inadequadas; o pano de saco lhe cairia melhor. Apegam-se demais às roupas vistosas os que nem a doença nem a velhice, nem mesmo as rugas e a magreza que Jó tinha (v. 8), conseguem afastar delas. Ele não apenas vestiu pano de saco, mas o costurou à pele, como quem decidira permanecer humilhado enquanto durasse a aflição.
- Não insistia em nenhuma prerrogativa de honra, mas se humilhava sob providências humilhantes: “Maculei meu chifre no pó.” Recusava o respeito que antes se prestava à sua dignidade, ao seu poder e à sua eminência. Repare: quando Deus rebaixa nossa condição, isso deve rebaixar também nosso espírito.
É melhor baixar o chifre ao pó do que erguê-lo em oposição aos desígnios da providência e acabar com ele quebrado. Elifaz apresentara Jó como altivo e arrogante, alguém que não se humilhara sob sua aflição. “Não”, diz Jó, “sei melhor do que isso; agora o pó é o lugar mais adequado para mim.”
- Ele afastou a alegria como inteiramente inoportuna e se pôs a semear em lágrimas (v. 16): “Meu rosto está manchado pelo choro incessante por meus pecados, pelo desagrado de Deus contra mim e pela falta de bondade de meus amigos. Isso trouxe a sombra da morte sobre minhas pálpebras.” Ele não apenas chorara até perder toda a beleza, mas quase perdera os próprios olhos de tanto chorar.
Também nisso era um tipo de Cristo, homem de dores e muitas lágrimas, que chamou bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Versículos 17 a 22
O Testemunho da Consciência; o Consolo de Jó na Consciência de Sua Integridade. (a.C. 1520.)
A condição de Jó era muito deplorável; mas ele nada tinha que o sustentasse ou consolasse? Sim, e aqui nos diz o que era.
I. Ele tinha a seu favor o testemunho da consciência de que vivera retamente e nunca consentira em cometer algum pecado grave. Ninguém estava mais disposto do que ele a reconhecer seus pecados de fraqueza. Mas, examinando-se, não podia atribuir a si mesmo nenhum crime enorme que justificasse ser mais miserável do que os outros homens, v. 17.
- Ele conservara a consciência livre de ofensa. (1.) Para com os homens: “Não por alguma injustiça em minhas mãos, alguma riqueza que eu tenha obtido ou conservado injustamente.” Elifaz o apresentara como tirano e opressor. “Não”, diz Jó, “nunca fiz mal a ninguém; pelo contrário, sempre desprezei o ganho da opressão.”
(2.) Para com Deus: “Também minha oração é pura.” A oração, porém, não pode ser pura enquanto houver injustiça em nossas mãos, Isaías 1:15. Elifaz acusara Jó de hipocrisia na religião; ele, porém, menciona especificamente a oração, o grande ato da religião, e declara que nela era puro.
Não que estivesse livre de toda fraqueza, mas não havia nele dolo dominante ao qual consentisse. Sua oração não era como a dos fariseus, que não buscavam nada além de ser vistos pelos homens e alcançar alguma vantagem.
- Jó reforça essa afirmação de sua integridade com uma solene imprecação de vergonha e confusão sobre si mesmo, caso ela não fosse verdadeira, v. 18.
(1.) Se houvesse injustiça em suas mãos, desejava que não ficasse encoberta: “Ó terra, não cubras meu sangue”, isto é, “o sangue inocente de outros, que suspeitam que eu tenha derramado”. O assassinato acaba vindo à tona; “e que venha”, diz Jó, “se algum dia fui culpado dele”, Gênesis 4:10, 11.
Vem o dia em que a terra revelará seu sangue (Isaías 26:21), e um homem bom está longe de temer esse dia.
(2.) Se houvesse impureza em suas orações, desejava que não fossem aceitas: “Que meu clamor não encontre lugar.” Ele estava disposto a ser julgado por esta regra: “Se eu acolher a iniquidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá”, Salmos 66:18.
Há outro sentido provável dessas palavras: Jó, por assim dizer, atribui sua morte aos amigos, que lhe partiram o coração com censuras duras, e põe sobre eles a culpa por seu sangue. Pede a Deus que o vingue e que o clamor de seu sangue não encontre lugar onde se esconder, mas suba ao céu e seja ouvido por aquele que pede contas pelo sangue derramado.
II. Ele podia apelar à onisciência de Deus quanto à sua integridade, v. 19. O testemunho favorável que temos em nossa consciência de pouco nos valerá se não tivermos também uma testemunha no céu. Deus é maior do que nosso coração, e não cabe a nós sermos nossos próprios juízes. Por isso Jó triunfa: “Minha testemunha está no céu.”
Repare: quando um homem bom sofre as censuras dos irmãos, é um consolo indescritível saber que há um Deus no céu que conhece sua integridade e, mais cedo ou mais tarde, a tornará clara. Veja João 5:31, 37. Essa única testemunha vale por mil.
III. Ele tinha um Deus a quem recorrer e diante de quem podia abrir o coração, v. 20, 21. Veja aqui:
- Como estavam as coisas entre ele e seus amigos. Jó não sabia como falar abertamente com eles, nem podia esperar que o ouvissem ou o tratassem com justiça. “Aqueles que se dizem meus amigos zombam de mim. Não apenas se põem contra mim, mas me expõem ao ridículo; atuam como advogados contra mim e usam toda a sua habilidade e eloquência” — é isso que a palavra significa — “para me desacreditar.”
O escárnio dos amigos fere mais do que o dos inimigos; ainda assim, devemos esperar por ele e nos preparar de acordo.
- Como estavam as coisas entre ele e Deus. Jó não duvidava: (1.) De que Deus agora atentava para suas dores: “Meu olho derrama lágrimas a Deus.” Ele dissera (v. 16) que chorava muito. Aqui nos diz por onde corriam suas lágrimas e aonde eram dirigidas.
Sua tristeza não era a do mundo: ele se entristecia de modo piedoso, chorava diante do Senhor e lhe oferecia o sacrifício de um coração quebrantado. Repare: até as lágrimas, quando consagradas a Deus, aliviam espíritos aflitos. Se os homens desprezam nossa dor, podemos nos consolar com o fato de que Deus atenta para nossas lágrimas.
(2.) De que, no devido tempo, Deus demonstraria sua inocência (v. 21): “Ah, se alguém pudesse defender um homem perante Deus!” Se Jó pudesse ter diante do tribunal de Deus a mesma liberdade que os homens costumam ter diante de um magistrado civil, não duvidava de que venceria sua causa, pois o próprio Juiz era testemunha de sua integridade.
A linguagem desse desejo se parece com a de Isaías 50:7, 8: “Sei que não serei envergonhado, pois está perto aquele que me justifica.” Alguns dão a esse versículo um sentido evangélico, que o original comporta muito bem: “E ele defenderá” — isto é, há alguém que defenderá — “o homem perante Deus, o próprio Filho do Homem em favor de seu amigo ou próximo.”
Os que derramam lágrimas perante Deus, embora não possam defender a si mesmos por causa da distância e de suas deficiências, têm um amigo que os defende: o Filho do Homem. Sobre isso devemos firmar todas as nossas esperanças de sermos aceitos por Deus.
IV. Ele tinha diante de si a perspectiva da morte, que poria fim a todos os seus sofrimentos. Tamanha era sua confiança em Deus que podia ter prazer em pensar na proximidade da morte, quando seu estado eterno seria definido, pois não duvidava de que então tudo estaria bem com ele:
“Quando vierem alguns anos” — os anos contados que me foram determinados e designados —, “seguirei pelo caminho de onde não voltarei.” Repare:
Morrer é seguir pelo caminho de onde não voltaremos. É partir em viagem, longa viagem, viagem definitiva, mudando-nos deste país para outro, do mundo dos sentidos para o mundo dos espíritos. É uma viagem para nossa morada permanente. Não haverá retorno à nossa condição neste mundo nem mudança de nossa condição no outro mundo.
Todos nós certamente faremos essa viagem, e a faremos em breve. Pensar nela consola os que conservam uma boa consciência, pois ela é a coroa de sua integridade.