Matthew Henry

Jó 15

Argumento

Talvez Jó tivesse tanta clareza e confiança na justiça de sua causa que pensasse ter, se não convencido, ao menos calado os três amigos. Ao que parece, porém, não conseguiu: neste capítulo eles iniciam um segundo ataque contra ele, e cada um volta a acusá-lo com a mesma veemência de antes.

É natural que nos apeguemos às nossas opiniões e, por isso, nos mantenhamos firmes nelas e tenhamos dificuldade em abandoná-las. Elifaz continua apegado aos princípios pelos quais havia condenado Jó e:

I. Censura-o por justificar a si mesmo e lhe atribui muitas coisas ruins que deduz injustamente disso, vv. 2-13. II. Procura convencê-lo a humilhar-se diante de Deus e a reconhecer a própria vergonha, vv. 14-16. III. Faz-lhe uma longa exposição sobre a condição deplorável dos perversos, que endurecem o coração contra Deus, e sobre os juízos preparados para eles, vv. 17-35.

Podemos tirar bom proveito tanto de suas censuras, pois são claras, quanto de sua doutrina, pois é correta, embora umas e outra sejam aplicadas indevidamente a Jó.

Versículos 1 a 16

Segundo Discurso de Elifaz. (a.C. 1520.)

Elifaz ataca Jó duramente porque ele contradisse o que Elifaz e seus companheiros haviam dito, em vez de aceitar e aplaudir suas palavras, como esperavam.

Os orgulhosos tendem a se ofender muito quando não lhes permitem ditar regras a todos ao redor. Censuram como ignorantes, obstinados e inteiramente ruins os que não concordam com eles em tudo. Elifaz acusa Jó de vários grandes crimes só porque ele não admitia ser hipócrita.

I. Acusa-o de insensatez e absurdo (v. 2, 3). Jó fora tido por sábio, mas agora teria perdido de vez essa reputação. Qualquer um diria que a sabedoria o abandonara, tão extravagante e sem propósito era seu discurso. Bildade começara assim (Jó 8:2), e Zofar também (Jó 11:2, 3).

É comum que debatedores irados retratem os argumentos uns dos outros como mais impertinentes e ridículos do que realmente são. Esquecem-se da condenação daquele que chama seu irmão de “Raca” e “Tolo”. É verdade:

  1. Que há no mundo muito conhecimento vão, ciência falsamente assim chamada, inútil e, portanto, sem valor.

  2. Que é esse conhecimento que incha as pessoas de uma presunção tola acerca das próprias capacidades.

  3. Que, por mais conhecimento vão que alguém tenha na cabeça, se quiser ser considerado sábio, não deve expressá-lo. Que esse conhecimento morra com ele, como merece.

  4. Que a fala inútil é uma fala má. No grande dia, teremos de prestar contas não só das palavras perversas, mas também das ociosas.

Portanto, seria melhor não pronunciar discursos que não fazem bem, não servem nem a Deus nem ao próximo, não fazem justiça a nós mesmos e de modo algum contribuem para a edificação.

Palavras leves e vazias como o vento, sobretudo nocivas e perniciosas como o vento oriental, causarão dano se enchermos com elas a nós mesmos ou a outros. Sair-se-ão muito mal no acerto de contas.

  1. Que o conhecimento vão e a fala inútil devem ser censurados e reprimidos, especialmente num homem sábio, a quem convêm menos e cujo mau exemplo causa mais dano.

II. Acusa-o de impiedade e irreligiosidade (v. 4): “Rejeitas o temor”, isto é, o temor de Deus e o respeito que lhe deves; “e então restringes a oração”.

Veja a que se resume a religião: temer a Deus e orar a ele. O primeiro é o princípio mais necessário; a segunda, a prática mais necessária. Onde não há temor de Deus, não se pode esperar bem algum, e quem vive sem oração certamente vive sem Deus no mundo.

Quem restringe a oração dá assim prova de que rejeitou o temor. Certamente não reverenciam a majestade de Deus, não temem sua cólera nem se preocupam com a alma e a eternidade aqueles que não lhe pedem graça. Quem não ora não tem temor nem graça.

Quando se rejeita o temor de Deus, admite-se todo pecado e abre-se a porta a toda espécie de profanação. É particularmente grave quando alguém que tinha algum temor de Deus o rejeita, ou que orava com frequência agora restringe a oração. Como caiu! Como perdeu o primeiro amor!

Isso indica que impõem a si mesmos certa violência. O temor de Deus se apegaria a eles, mas o repelem; a oração viria aos lábios, mas a reprimem. Em ambos os casos, contrariam as próprias convicções.

Restringem a oração os que a omitem ou se limitam e abreviam nela, extinguindo o espírito de adoção e negando a si mesmos a liberdade que poderiam ter nesse dever. Isso já é bastante ruim, mas pior é restringir a oração dos outros, proibindo-a e desanimando-os, como fez Dario (Daniel 6:7). Agora:

  1. Elifaz faz essa acusação contra Jó, seja (1.) Como se essa fosse a prática dele. Parecia-lhe que Jó falava de Deus com tamanha liberdade, como se fosse seu igual, e o acusava com tanta veemência de tratá-lo duramente e tantas vezes o desafiava a um julgamento justo, que havia abandonado todo respeito religioso por ele.

A acusação era totalmente falsa, embora tivesse alguma aparência de verdade. Devemos não só cuidar de manter a oração e o temor de Deus, mas também evitar expressões descuidadas que deem aos que procuram ocasião um pretexto para questionar nossa sinceridade e constância na religião.

Ou (2.) Como se outros tirassem essa conclusão da doutrina defendida por Jó. “Se é verdade”, pensa Elifaz, “que um homem pode sofrer tanto e ainda ser bom, então adeus a toda religião, à oração e ao temor de Deus.”

Se as mesmas coisas acontecem a todos e os melhores homens podem receber o pior tratamento neste mundo, todos estarão prontos a dizer que servir a Deus é inútil e a perguntar que proveito há em guardar suas ordenanças (Malaquias 3:14).

Dirão também que purificaram as mãos em vão (Salmos 73:13, 14). Quem será honesto se as tendas dos ladrões prosperam (Jó 12:6)? Se não há perdão junto a Deus (Jó 7:21), quem o temerá (Salmos 130:4)?

Se Deus ri da provação do inocente (Jó 9:23) e é tão difícil aproximar-se dele (Jó 9:32), quem lhe dirigirá orações?

Repare: é uma injustiça que até homens sábios e bons cometem com demasiada frequência no calor da discussão: atribuir aos adversários consequências de suas opiniões que não decorrem justamente delas e que eles de fato abominam. Não é tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.

  1. Sobre essa insinuação forçada, Elifaz fundamenta sua grave acusação de impiedade (v. 5): “Tua boca profere tua iniquidade”; a palavra significa “ensina”. “Você ensina outros a pensar de Deus e da religião com a mesma dureza com que você pensa.”

É ruim violar até o menor dos mandamentos, mas pior é ensinar as pessoas a fazê-lo (Mateus 5:19). Se alguma vez tivermos um pensamento mau, ponhamos a mão sobre a boca para reprimi-lo (Provérbios 30:32) e de modo algum o expressemos.

Expressá-lo equivale a dar-lhe um imprimatur, uma aprovação para publicação, divulgando-o com consentimento, para desonra de Deus e prejuízo de outros. Observe: quando as pessoas rejeitam o temor e a oração, sua boca profere iniquidade.

Quem deixa de fazer o bem logo aprende a fazer o mal. Que se pode esperar, senão toda espécie de iniquidade, daqueles que não se armam da graça de Deus contra ela?

“Mas escolhes a língua dos astutos”, isto é: “Expressas tua iniquidade sob certa aparência e alegação de piedade, misturando palavras boas às más, como comerciantes misturam mercadorias para facilitar a venda”.

A boca da iniquidade não poderia causar tanto dano sem a língua dos astutos. A serpente enganou Eva com sua sutileza. Veja Romanos 16:18.

A língua dos astutos fala com desígnio e ponderação; por isso, pode-se dizer que os que a usam a escolhem, por lhes servir melhor ao propósito do que a língua dos retos. No fim, porém, se verá que a honestidade é a melhor política.

Em seu primeiro discurso, Elifaz procedera contra Jó com base em mera suspeita (Jó 4:6, 7). Agora, porém, julga ter conseguido prova contra ele nos próprios discursos de Jó (v. 6): “Tua própria boca te condena, não eu”.

Deveria ter considerado que ele e seus companheiros provocaram Jó a dizer aquilo de que agora tiravam proveito. Isso não era justo. A condenação mais eficaz é aquela que parte da própria pessoa (Tito 3:11; Lucas 19:22). Para afundar muitos homens, basta que a própria língua caia sobre eles.

III. Acusa-o de arrogância e presunção intoleráveis. Jó fizera uma exigência justa, razoável e modesta (Jó 12:3): “Admitam que tenho entendimento tanto quanto vocês”. Veja, porém, como procuram motivo para acusá-lo: interpretam mal suas palavras, como se ele alegasse ser mais sábio do que qualquer outro.

Porque Jó não lhes concede o monopólio da sabedoria, querem fazer crer que ele a reivindica para si (vv. 7-9), como se julgasse levar vantagem sobre toda a humanidade:

  1. Pelo tempo de sua experiência com o mundo, que dá às pessoas mais experiência: “Você foi o primeiro homem a nascer e, portanto, é mais velho do que nós e mais capaz de transmitir o pensamento da antiguidade e o juízo das eras primeiras, mais sábias e mais puras? Você veio antes de Adão?”

Assim se pode ler. “Ele não sofreu pelo pecado? Você, que tanto sofre, ainda assim não admitirá ser pecador? Foi formado antes dos montes, como a própria Sabedoria?” (Provérbios 8:23, etc.).

“Os conselhos de Deus, semelhantes às grandes montanhas” (Salmos 36:6), “imóveis como os montes eternos, devem sujeitar-se às suas opiniões e curvar-se diante delas? Você conhece o mundo melhor do que qualquer um de nós? Não, você existe desde ontem, como nós” (Jó 8:9).

Ou, 2. Pela intimidade de seu conhecimento de Deus (v. 8): “Você ouviu o segredo de Deus? Alega pertencer ao conselho reservado do Céu, de modo que pode explicar os procedimentos de Deus melhor do que os outros?”

Há coisas secretas de Deus que não nos pertencem; por isso, não devemos alegar saber explicá-las. Quem o faz é ousadamente presunçoso.

Elifaz também o apresenta (1.) Como se arrogasse um conhecimento que ninguém mais tinha: “Você reserva a sabedoria para si, como se ninguém mais fosse sábio?” Jó dissera (Jó 13:2): “O que vocês sabem, eu também sei”.

Agora os amigos lhe devolvem a pergunta, conforme o costume dos debatedores exaltados que se julgam autorizados a elogiar a si mesmos: “Que sabes tu que nós não saibamos?” Como são naturais essas respostas no calor do argumento! E como parecem tolas depois, quando revistas!

(2.) Como se se opusesse à corrente da antiguidade, nome venerável sob cuja sombra todos os partidos em disputa procuram abrigo: “Entre nós há homens de cabelos brancos e muito idosos” (v. 10). “Temos os pais do nosso lado; todos os antigos mestres da igreja concordam conosco.”

É fácil dizer isso, menos fácil prová-lo. E, mesmo quando provado, não descobre nem demonstra a verdade tão depressa quanto a maioria imagina.

Davi preferiu o conhecimento correto das Escrituras ao saber da antiguidade (Salmos 119:100): “Entendo mais que os antigos, porque guardo teus preceitos”.

Ou talvez um ou mais dos três amigos, se não todos, fossem mais velhos que Jó (Jó 32:6) e, por isso, achassem que ele era obrigado a reconhecer que tinham razão. Quem disputa também usa esse argumento para fazer muito barulho e pouco proveito.

Se são mais velhos que os adversários e podem dizer que sabiam algo antes de eles nascerem, isso não justifica sua arrogância e prepotência, pois os mais velhos nem sempre são os mais sábios (Jó 32:9).

IV. Acusa-o de desprezar os conselhos e consolos que seus amigos lhe haviam dado (v. 11): “São pequenos para ti os consolos de Deus?”

  1. Elifaz se ofende porque Jó, ao que parece, não dava aos consolos que ele e os amigos lhe ofereciam o valor que esperavam, nem acolhia cada palavra deles como verdadeira e importante. É verdade que haviam dito coisas muito boas, mas, ao aplicá-las a Jó, eram consoladores miseráveis.

Repare: tendemos a achar grandioso e importante o que nós mesmos dizemos, quando outros talvez, com razão, o considerem pequeno e trivial. Paulo percebeu que os que pareciam importantes nada lhe acrescentaram num colóquio (Gálatas 2:6).

  1. Elifaz apresenta isso como desprezo dos consolos divinos em geral, como se Jó lhes desse pouca importância, embora na verdade não fosse assim. Se Jó não lhes atribuísse grande valor, não teria suportado os sofrimentos como suportou. Repare:

(1.) Os consolos de Deus não são pequenos em si. Os consolos divinos são coisas grandiosas: tanto o consolo que vem de Deus quanto, especialmente, o consolo que está nele.

(2.) Já que os consolos de Deus não são pequenos em si, é muito lamentável que sejam pequenos para nós. Desprezar e subestimar as alegrias espirituais e menosprezar a terra agradável é uma grande afronta a Deus e demonstra uma mente degenerada e corrompida.

“Ora!”, diz Elifaz, “você possui algum segredo? Tem algum remédio para se sustentar, um proprium, algo próprio, um arcanum, um segredo que ninguém mais pode alegar possuir ou conhecer?” Ou: “Abriga e alimenta no íntimo algum pecado secreto que impede a ação dos consolos divinos?” Só desdenham os consolos divinos aqueles que, em segredo, se afeiçoam ao mundo e à carne.

V. Acusa-o de oposição ao próprio Deus e à religião (v. 12, 13): “Por que teu coração te arrasta a expressões tão indecorosas e irreligiosas?”

Repare: cada um é tentado quando se deixa levar pela própria cobiça (Tiago 1:14). Se nos afastamos de Deus e do dever ou irrompemos em alguma coisa errada, é nosso próprio coração que nos arrasta. Se você zomba, sozinho sofrerá as consequências.

Há certa violência, um ímpeto indomável, nas mudanças da alma. O coração corrompido arrasta as pessoas, por assim dizer, à força, contra as convicções que têm.

“Para que teus olhos piscam? Por que tão descuidado e desatento ao que te dizem, ouvindo como se estivesses meio adormecido? Por que tanto desdém, desprezando nossas palavras como se estivessem abaixo de tua atenção?”

“Que dissemos nós para merecer tamanho desprezo? Ou melhor, para que voltes teu espírito contra Deus?” Já era ruim que o coração de Jó se afastasse de Deus, mas muito pior que se voltasse contra ele. Quem abandona a Deus logo manifestará aberta inimizade contra ele.

Mas como isso se evidenciava? “Deixas sair da boca palavras que censuram Deus, sua justiça e sua bondade.” É próprio dos perversos dirigirem a boca contra os céus (Salmos 73:9), sinal certo de que seu espírito se voltou contra Deus.

Elifaz pensava que o espírito de Jó se tornara amargo contra Deus, mudara do que fora antes e se irritara com o modo como Deus o tratava.

Faltavam a Elifaz benevolência na avaliação e caridade. Do contrário, não teria interpretado com tamanha dureza as palavras de alguém cuja reputação de piedade era tão firme e que agora passava por provação.

Isso equivalia, na prática, a favorecer a causa de Satanás e admitir que Jó fizera o que Satanás dissera que faria: amaldiçoara Deus na própria face.

VI. Acusa-o de justificar a si mesmo a ponto de negar até sua parte na corrupção e contaminação comuns à natureza humana (v. 14): “Que é o homem para que seja puro?”, isto é, para que alegue sê-lo ou para que alguém espere encontrá-lo assim.

“E quem nasceu de mulher”, mulher pecadora, “para que seja justo?” Repare:

  1. A justiça é pureza; torna-nos aceitáveis a Deus e tranquilos conosco mesmos (Salmos 18:24).

  2. No estado decaído, o homem não pode alegar ser puro e justo diante de Deus, seja para absolver-se perante a justiça divina, seja para recomendar-se ao seu favor.

  3. Deve ser julgado impuro e injusto porque nasceu de mulher, da qual herdou uma natureza corrompida que é tanto sua culpa quanto sua contaminação.

Elifaz pensa convencer Jó com essas verdades claras, embora o próprio Jó acabasse de dizer o mesmo (Jó 14:4): “Quem pode tirar coisa pura de uma impura?” Mas segue-se disso que Jó seja hipócrita e perverso, justamente o que ele negava? De modo algum.

Embora o homem, por nascer de mulher, não seja puro, ao nascer de novo do Espírito ele é puro.

  1. Para demonstrar melhor isso, Elifaz mostra aqui (1.) Que as criaturas mais brilhantes são imperfeitas e impuras diante de Deus (v. 15). Deus não deposita confiança nem nos santos nem nos anjos.

Ele emprega uns e outros, mas não confia seu serviço a nenhum deles sem lhes dar novas provisões de força e sabedoria para realizá-lo, pois sabe que não bastam a si mesmos e que não são nem mais nem melhores do que sua graça os torna.

Deus não encontra satisfação nem nos próprios céus. Por mais puros que nos pareçam, aos seus olhos há neles muitas manchas e imperfeições: “Os céus não são puros à sua vista”.

Se as estrelas, diz o senhor Caryl, não têm luz à vista do sol, que luz tem o sol à vista de Deus? Veja Isaías 24:23.

(2.) Que o homem é muito mais impuro (v. 16): “Quanto mais abominável e imundo é o homem!” Se não se pode confiar nos santos, menos ainda nos pecadores. Se os céus, tal como Deus os fez, não são puros, muito menos o homem, que se degenerou.

Além disso, o homem é abominável e imundo aos olhos de Deus; se um dia se arrepender, também o será aos próprios olhos e, por isso, abominará a si mesmo. O pecado é odioso: torna as pessoas detestáveis.

O corpo do pecado é assim e, por isso, é chamado de corpo morto, coisa repugnante. Não é imundo, capaz de causar enjoo em qualquer um, ver um homem comer comida de porcos ou beber alguma substância nauseante e repulsiva?

Tal é a imundícia do homem que ele bebe a iniquidade, coisa abominável que o Senhor odeia, com tanta avidez e prazer quanto o sedento bebe água. É sua bebida constante; praticar a iniquidade é natural para os pecadores.

Ela agrada aos apetites do velho homem, mas não os satisfaz. É como água para alguém com hidropisia. Quanto mais as pessoas pecam, mais querem pecar.

Versículos 17 a 35

Depois de censurar as respostas de Jó, Elifaz passa a defender a tese sobre a qual fundamentou sua censura a Jó. Sua opinião é que os perversos são necessariamente miseráveis. Disso quer deduzir que os miseráveis são necessariamente perversos e que, portanto, Jó o era. Observe:

I. O prefácio solene desse discurso, no qual pede a atenção de Jó, embora tivesse poucos motivos para esperá-la, já que ele próprio prestara tão pouca atenção e dera tão pouco valor ao que Jó dissera (v. 17): “Eu te mostrarei o que vale a pena ouvir, em vez de argumentar, como tu, com palavras inúteis”.

Assim as pessoas tendem a elogiar os próprios argumentos quando condenam os argumentos alheios. Elifaz promete ensiná-lo:

  1. Com base em sua própria experiência e observação: “Declararei o que eu mesmo vi em diversos casos”. É proveitoso reparar nas providências de Deus para com os filhos dos homens, pois delas se podem aprender muitas boas lições.

Devemos estar prontos a transmitir, para proveito de outros, as boas observações que fizemos e das quais nós mesmos tiramos proveito. E podemos falar com ousadia quando declaramos o que vimos.

  1. Com base na sabedoria dos antigos (v. 18): “O que os sábios contaram, recebido de seus pais”. Repare: a sabedoria e o conhecimento dos modernos derivam em grande parte dos antigos.

Os bons filhos aprenderão muito com os bons pais; e aquilo que aprendemos dos antepassados devemos transmitir aos descendentes, sem esconder das gerações futuras. Veja Salmos 78:3-6.

Se o descuido de uma pessoa cortar o fio do conhecimento de muitas épocas, e nada for feito para conservá-lo puro e inteiro, todos os sucessores sofrerão com isso.

As autoridades citadas por Elifaz eram, de fato, autoridades: homens de posição e importância (v. 19) a quem, e somente a quem, fora dada a terra. Por isso, pode-se supor que fossem favorecidos pelo Céu e muito capazes de observar os assuntos terrenos.

Os ensinamentos da sabedoria são recebidos com vantagem quando vêm de pessoas em posições de dignidade e poder, como Salomão. Há, porém, uma sabedoria que nenhum dos príncipes deste mundo conheceu (1 Coríntios 2:7, 8).

II. O discurso propriamente dito. Elifaz procura mostrar:

  1. Que os sábios e bons geralmente prosperam neste mundo. Apenas sugere isso (v. 19), ao dizer que aqueles cujas opiniões compartilhava receberam a terra, e somente eles. Desfrutavam dela inteira e pacificamente, sem que estranho algum passasse entre eles para dividir sua posse ou perturbá-los.

Jó dissera: “A terra é entregue na mão do perverso” (Jó 9:24). “Não”, diz Elifaz, “ela foi entregue nas mãos dos santos e acompanha a fé que lhes foi confiada. Eles não são roubados nem saqueados por estranhos e inimigos que os invadem, como os sabeus e caldeus fizeram com você.”

Muitos do povo de Deus, como Abraão, Isaque e Jacó, prosperaram notavelmente neste mundo. Mas daí não se segue que os contrariados e empobrecidos, como Jó, não pertençam ao povo de Deus.

  1. Que os perversos, especialmente opressores e governantes tirânicos, vivem sujeitos a terrores constantes, vivem com grande desconforto e perecem de modo muito miserável.

Elifaz se estende sobre esse assunto, mostrando que mesmo aqueles que desafiam impiamente os juízos de Deus não podem deixar de temê-los e acabarão por senti-los.

Fala no singular, “o homem perverso”, referindo-se, segundo alguns, a Nimrode; ou talvez a Quedorlaomer ou algum caçador poderoso semelhante diante do Senhor. Receio que se refira ao próprio Jó, a quem acusa expressamente da tirania e do medo aqui descritos (Jó 22:9, 10).

Aqui Elifaz julga fácil aplicar a descrição a Jó, que, como num espelho, poderia ver nela o próprio rosto. Agora:

(1.) Vejamos como ele descreve o pecador que vive miseravelmente desse modo. Não começa por isso, mas o introduz como razão de sua condenação, vv. 25-28.

Não se trata de um pecador comum, mas de primeira grandeza: opressor (v. 20), blasfemo e perseguidor, que não teme a Deus nem respeita os homens.

[1.] Desafia a Deus, sua autoridade e seu poder (v. 25). Falem-lhe da lei divina e de suas obrigações, e ele romperá essas amarras. Não aceitará que ninguém, nem mesmo aquele que o criou, o restrinja ou governe.

Falem-lhe da cólera divina e de seus terrores, e ele desafiará o Todo-Poderoso a fazer o pior. Fará sua vontade e seguirá seu caminho apesar de Deus, sem se deixar controlar pela lei, pela consciência ou pelo conhecimento do juízo futuro.

Estende a mão contra Deus, desafiando-o e desafiando o poder de sua cólera. Deus está, de fato, fora de seu alcance, mas ele estende a mão contra Deus para mostrar que, se pudesse, o destituiria de sua divindade.

Isso se aplica à impiedade ousada de alguns pecadores que realmente odeiam a Deus (Romanos 1:30), cuja mente carnal não é só inimiga dele, mas a própria inimizade (Romanos 8:7).

Ai, porém! A malícia do pecador é tão impotente quanto insolente. Que pode ele fazer? “Fortalece-se”, ou “quer ser valente”, segundo alguns, “contra o Todo-Poderoso”.

Pensa que, com seu poder despótico e desmedido, pode mudar os tempos e as leis (Daniel 7:25) e, apesar da Providência, fazer triunfar a rapina e a injustiça, sem o freio da consciência.

Repare: é loucura monstruosa dos pecadores presunçosos entrarem em combate com a Onipotência. Ai daquele que contende com seu Criador!

O versículo seguinte costuma ser entendido como outra descrição da presunção ousada do pecador (v. 26): “Corre contra ele”, contra o próprio Deus, em oposição direta a ele, aos seus preceitos e às suas providências.

Corre até contra o pescoço dele, como um combatente desesperado que, ao perceber que não está à altura do adversário, investe contra seu rosto, embora ao mesmo tempo caia sobre a ponta da espada dele ou a ponta afiada de seu escudo.

Os pecadores em geral fogem de Deus. O pecador presunçoso, porém, que peca deliberadamente, corre contra ele, luta com ele e o desafia. É fácil prever o resultado.

[2.] Envolve-se em segurança e sensualidade (v. 27): “Cobre o rosto com sua gordura”. Isso significa tanto que satisfaz a carne com refeições deliciosas todos os dias quanto que, com isso, endurece o coração contra os juízos de Deus.

Repare: satisfazer plenamente os apetites do corpo, alimentá-lo e festejá-lo à vontade, muitas vezes prejudica a alma e seus interesses.

Por que as pessoas se esquecem de Deus e o desprezam, senão porque fazem do ventre um deus e põem a felicidade nos prazeres dos sentidos?

Os que se enchem de vinho e bebida forte abandonam tudo o que é sério e se iludem com a esperança de que amanhã será como hoje (Isaías 56:12). Ai dos que vivem assim despreocupados em Sião (Amós 6:1, 3, 4; Lucas 12:19).

A gordura que lhe cobre o rosto o faz parecer ousado e arrogante; a que lhe cobre os flancos o faz deitar-se confortável, macio e com pouca sensibilidade. Mas ela será uma proteção miserável contra as flechas da cólera de Deus.

[3.] Enriquece-se com os despojos de todos ao redor (v. 28). Habita cidades que ele próprio desolou, expulsando seus moradores para estabelecer-se sozinho nelas (Isaías 5:8).

Homens orgulhosos e cruéis sentem estranho prazer em ruínas quando eles mesmos as produzem, em destruir cidades (Salmos 9:6) e triunfar sobre a destruição.

Como não conseguem torná-las suas sem deixá-las prestes a virar montes de escombros e sem afugentar seus moradores, comprazem-se nisso.

Repare: os que procuram monopolizar o mundo e apoderar-se de tudo perdem o prazer de tudo e tornam-se miseráveis em meio à abundância.

Como esse tirano alcança seu objetivo e se faz senhor de cidades que trazem todas as marcas da antiguidade? Somos informados (v. 35) de que o faz por meio da malícia e da falsidade, os dois elementos principais da perversidade daquele que foi mentiroso e assassino desde o princípio.

Concebem o dano e depois o realizam preparando o engano: fingem proteger os que tencionam subjugar e fazem pactos de paz para conduzir mais eficazmente as operações de guerra. Que Deus livre todos os homens bons de perversos assim.

(2.) Vejamos agora a condição miserável desse perverso, tanto sob juízos espirituais quanto temporais.

[1.] Sua paz interior é continuamente perturbada. Aos que o cercam, ele parece viver tranquilo. Por isso o invejam e desejam estar em sua condição. Mas aquele que sabe o que há nas pessoas nos diz que o perverso tem tão pouco consolo e satisfação no íntimo que merece mais compaixão do que inveja.

Primeiro, a própria consciência o acusa, e ele sofre dores todos os seus dias com as pontadas e agonias dela (v. 20). Vive inquieto ao pensar nas crueldades que cometeu e no sangue com que manchou as mãos. Seus pecados o encaram a cada passo.

Diri conscia facti mens habet attonitos — A consciência da culpa deixa as pessoas atônitas e confusas.

Segundo, aflige-o a incerteza de quanto durarão sua riqueza e seu poder: “O número de anos está oculto ao opressor”. Sabe, por mais que finja, que não durarão para sempre e tem motivos para temer que durem pouco. Isso o atormenta.

Terceiro, vive sob “certa expectativa temerosa do juízo e da indignação ardente” (Hebreus 10:27). Ela o lança e mantém em terror e consternação constantes.

Assim, habita com Caim na terra de Node, ou agitação (Gênesis 4:16), e torna-se como Pasur, Magor-Missabibe — terror por todos os lados (Jeremias 20:3, 4). “Um som terrível está em seus ouvidos” (v. 21).

Sabe que tanto o céu quanto a terra estão indignados contra ele: Deus se ira, e o mundo inteiro o odeia. Nada fez para fazer as pazes com nenhum dos dois. Por isso, pensa que todos os que o encontram o matarão (Gênesis 4:14).

Ou é como um devedor escondido que confunde cada pessoa com um oficial de justiça. O medo entrou no mundo com o pecado (Gênesis 3:10) e ainda o acompanha.

Mesmo na prosperidade, teme que o destruidor venha sobre ele: seja um anjo destruidor enviado por Deus para executar sua causa, seja algum súdito que ele feriu e que procure vingar-se.

Os que são o terror dos poderosos na terra dos viventes costumam descer à cova após serem mortos (Ezequiel 32:25). A expectativa disso os torna um terror para si mesmos.

Isso é desenvolvido mais adiante (v. 22): na sua percepção, “a espada o espera”, pois sabe que quem mata à espada deve ser morto à espada (Apocalipse 13:10).

A consciência culpada apresenta ao pecador uma espada flamejante que se move em todas as direções (Gênesis 3:24) e mostra a ele que inevitavelmente correrá contra ela.

De novo (v. 23): sabe que “o dia de trevas está próximo” — ou melhor, a noite de trevas —, que esse dia lhe está designado, sem possibilidade de desvio. Aproxima-se depressa, sem poder ser adiado.

Esse dia de trevas é algo além da morte. É o dia do Senhor, que para todos os perversos será trevas e não luz, no qual serão condenados a trevas completas e sem fim.

Repare: alguns perversos, embora pareçam seguros, já receberam em si mesmos a sentença de morte, morte eterna, e veem claramente o inferno abrindo-se para eles.

Não surpreende que se siga (v. 24): “A aflição e a angústia” — tribulação e angústia interiores da alma, mencionadas em Romanos 2:8, 9, efeito da indignação e da cólera de Deus fixadas na consciência — “o farão temer” coisas ainda piores que estão por vir.

Se este é o inferno dentro dele, como será o inferno à sua frente? E, embora queira livrar-se dos medos, afogá-los na bebida e dissipá-los com piadas, não conseguirá. Eles prevalecerão e o dominarão, como um rei pronto para a batalha com forças irresistíveis. Quem quiser conservar a paz, conserve uma boa consciência.

Quarto, se alguma vez passa por aflição, perde a esperança de sair dela (v. 22): “Não crê que voltará das trevas”; entrega-se como perdido e condenado a uma noite sem fim.

Os homens bons esperam luz ao cair da tarde, luz que sai das trevas. Que razão têm para esperar voltar das trevas da aflição os que se recusaram a voltar das trevas do pecado e nelas prosseguiram? (Salmos 82:5).

A miséria dos pecadores condenados consiste em saber que jamais voltarão daquelas trevas completas nem atravessarão o abismo ali estabelecido.

Quinto, atormenta-se com preocupações constantes, especialmente se a Providência lhe mostra o menor sinal de desagrado (v. 23).

Tem tamanho pavor da pobreza e vê tamanha diminuição de seus bens que, na imaginação, já anda de um lado para outro em busca de pão, mendigando uma refeição e perguntando: “Onde está?”

O rico, em meio à abundância, exclamou: “Que farei?” (Lucas 12:17). Talvez alegue temer passar necessidade como desculpa para suas práticas gananciosas; e é justo que, por fim, chegue a essa situação extrema.

Lemos sobre pessoas antes fartas que tiveram de trabalhar por pão (1 Samuel 2:5), coisa que esse pecador não fará. Não pode cavar, pois é gordo demais (v. 27); mas pode muito bem envergonhar-se de mendigar. Veja Salmos 109:10.

Davi nunca viu o justo tão abandonado que precisasse mendigar pão; na verdade, ele será alimentado pela generosidade alheia sem precisar pedir (Salmos 37:3, 25).

Os perversos, porém, passam necessidade e não podem esperar que alguém lhes dê prontamente o pão. Como encontrariam misericórdia os que jamais a demonstraram?

[2.] Sua prosperidade externa logo acabará, e com ela cessarão toda a sua confiança e todo o seu consolo. Como poderá prosperar quando Deus corre contra ele? Assim alguns entendem o versículo 26.

Aquele contra quem Deus corre certamente será derrubado, pois, quando Deus julga, ele vence. Veja como os juízos de Deus contrariam esse perverso mundano em todos os seus cuidados, desejos e planos, completando sua miséria.

Primeiro, preocupa-se em ganhar, mas não enriquecerá (v. 29). Sua própria ganância o impede de ser verdadeiramente rico. Não é rico quem não tem o suficiente, e não tem o suficiente quem acha que não tem. Só o contentamento é grande ganho.

A Providência impede de maneira notável que alguns enriqueçam: frustra seus empreendimentos, desfaz seus planos e os mantém sempre endividados.

Muitos que obtêm muito por fraude e injustiça não chegam a enriquecer. O dinheiro vai embora como veio: ganha-se com um pecado e gasta-se em outro.

Segundo, preocupa-se em conservar o que ganhou, mas em vão: “Seus bens não durarão”. Diminuirão até acabar. Deus os fere, e aquilo que surgiu numa noite perece numa noite. A riqueza obtida pela vaidade certamente diminuirá.

Alguns viveram o bastante para ver a ruína dos patrimônios erguidos pela opressão. Quando isso não acontece, o que resta passa com uma maldição aos sucessores.

De male quæsitis vix gaudet tertius hæres — Os bens mal adquiridos dificilmente serão desfrutados pela terceira geração.

Ele compra propriedades para si e seus herdeiros para sempre. Mas para quê? “Não prolongará sobre a terra a perfeição delas”; nem o prestígio nem o conforto de suas riquezas durarão. Quando ambos se forem, onde estará sua perfeição?

Como poderíamos esperar que a perfeição de qualquer coisa durasse sobre a terra, onde tudo é passageiro e logo vemos o fim de toda perfeição?

Terceiro, preocupa-se em deixar aos filhos, depois de si, aquilo que ganhou e conservou. Mas também nisso será contrariado: perecerão os ramos de sua família, pelos quais esperava continuar a viver e florescer e ganhar fama por tornar todos grandes homens.

Não estarão verdes (v. 32); a chama os secará (v. 30). Ele os sacudirá como flores que nunca dão fruto ou como uvas verdes (v. 33). Morrerão no começo da vida, sem chegar à maturidade. A iniquidade de muitos homens arruína sua família.

Quarto, preocupa-se em desfrutar por muito tempo aquilo que possui, mas também nisso será contrariado:

  1. Talvez seja retirado de seus bens (v. 30): pelo sopro da boca de Deus ele se irá e deixará sua riqueza para outros. Isso acontecerá pela cólera de Deus, que, como um rio de enxofre, acende o fogo que o devora (Isaías 30:33), ou por sua palavra: Deus fala, e a coisa acontece imediatamente.

“Esta noite pedirão tua alma”; assim, o perverso é levado embora em sua perversidade, e o homem mundano, em seu apego ao mundo.

  1. Talvez seus bens lhe sejam tirados e voem como uma águia rumo ao céu: serão consumados, ou cortados, antes de seu tempo (v. 32). Isto é, ele sobreviverá à própria prosperidade e se verá despojado dela.

Quinto, quando passa por aflição, preocupa-se em sair dela, não em tirar proveito dela. Mas também nisso será contrariado (v. 30): “Não sairá das trevas”.

Quando começa a cair, como Hamã, todos dizem: “Abaixo com ele”. Antes se dissera (v. 22) que ele não cria que voltaria das trevas. Amedrontava-se com a ideia de que sua calamidade seria permanente.

Deus também escolherá suas ilusões e fará seus temores caírem sobre ele (Isaías 66:4), como fez com Israel (Números 14:28). Deus diz amém à sua desconfiança e ao seu desespero.

Sexto, preocupa-se em proteger seus associados e espera proteger a si mesmo por meio da associação com eles. Mas também isso é inútil (v. 34, 35).

Toda a congregação deles, a confederação inteira, eles e todas as suas tendas, ficará desolada e será consumida pelo fogo.

Elifaz os acusa aqui de hipocrisia e suborno, isto é, de agir com engano tanto diante de Deus quanto diante dos homens: afrontam a Deus sob aparência de religião e prejudicam o homem sob aparência de justiça. É impossível que isso termine bem.

Ainda que deem as mãos para sustentar essas práticas pérfidas, os perversos não ficarão impunes.

(3.) O uso e a aplicação de tudo isso. A prosperidade dos pecadores presunçosos terminará de maneira tão miserável? Então (v. 31), que aquele que é enganado não confie na vaidade.

Que os danos sofridos por outros nos sirvam de aviso, e não nos apoiemos naquela cana quebrada que sempre falhou aos que nela se encostaram.

[1.] Os que confiam em seus meios pecaminosos de obter riqueza confiam na vaidade, e a vaidade será sua recompensa, pois não conseguirão o que esperavam. Seus artifícios os enganarão e talvez os arruínem neste mundo.

[2.] Os que confiam na riqueza depois de adquiri-la, especialmente na que obtiveram desonestamente, confiam na vaidade, pois ela não lhes dará satisfação. A culpa que se apega à riqueza destruirá a alegria que ela proporciona.

Semeiam o vento e colherão o redemoinho. Por fim reconhecerão, com profunda confusão, que um coração enganado os desviou e que enganaram a si mesmos com uma mentira na mão direita.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra