Matthew Henry

Jó 12

Argumento

Neste capítulo e nos dois seguintes, temos a resposta de Jó ao discurso de Zofar. Como antes, ele primeiro argumenta com os amigos (veja Jó 13:19) e depois se volta a Deus, dirigindo a ele suas contestações até o fim do discurso.

Neste capítulo, dirige-se aos amigos: I. Condena o que disseram sobre ele e o juízo que fizeram de seu caráter, vv. 1-5. II. Contradiz e refuta o que disseram sobre a destruição dos perversos neste mundo, mostrando que muitas vezes prosperam, vv. 6-11.

III. Anui ao que disseram sobre a sabedoria, o poder e a soberania de Deus, e sobre o domínio de sua providência sobre os homens e todos os seus assuntos. Confirma essa verdade e a desenvolve, vv. 12-25.

Versículos 1 a 5

A Resposta de Jó a Zofar. (a.C. 1520.)

As censuras que Jó dirige aqui aos amigos, justas ou não, são muito severas. Podem servir de repreensão a todos os orgulhosos e zombadores e expor sua insensatez.

I. Jó repreende a presunção dos amigos e a boa opinião que parecem ter da própria sabedoria em comparação com a dele. Nada é mais fraco e impróprio, nem mais digno de ser ridicularizado, como ele faz aqui.

  1. Ele os apresenta como se reivindicassem o monopólio da sabedoria, v. 2. Fala com ironia: “Sem dúvida, vocês são o povo. Julgam-se aptos a ditar regras e leis a toda a humanidade e acham que seu próprio juízo é o padrão pelo qual se devem medir e examinar as opiniões de todos.”

“É como se ninguém além de vocês pudesse distinguir a verdade da falsidade e o bem do mal. Por isso, todos devem baixar até as velas mais altas diante de vocês e, estejam certos ou errados, precisamos concordar com o que dizem. Vocês três devem ser o povo, a maioria, para dar o voto decisivo.”

Repare: é grande insensatez e pecado alguém julgar-se mais sábio do que toda a humanidade, ou falar e agir com confiança e arrogância como se pensasse assim. Ou melhor, Jó vai mais longe:

“Vocês não só pensam que ninguém é tão sábio quanto vocês, mas também que ninguém jamais será. Logo, a sabedoria morrerá com vocês; depois que partirem, o mundo inteiro será composto de tolos e mergulhado nas trevas quando seu sol se puser.”

Repare: é insensato pensar que nossa partida causará uma perda grande e irreparável, ou que não poderemos ser substituídos. Deus ainda dispõe do Espírito e pode levantar outros mais aptos do que nós para fazer sua obra. Quando os sábios e bons morrem, consola-nos saber que a sabedoria e a bondade não morrem com eles.

Alguns pensam que Jó alude aqui à comparação que Zofar fez — ao que ele entendeu — entre ele e outros homens e o filhote do jumento selvagem, Jó 11:12. “Sim”, diz Jó, “nós devemos ser jumentos; vocês são os únicos homens.”

  1. Jó faz justiça a si mesmo ao reivindicar sua parte nos dons da sabedoria (v. 3): “Mas eu tenho entendimento, um coração, como vocês; ou melhor, não sou inferior a vocês” — assim está na margem. “Sou tão capaz quanto vocês de julgar os modos e propósitos da providência divina e interpretar seus capítulos difíceis.”

Ele não diz isso para exaltar-se. Afirmar “Tenho entendimento como vocês” não era grande elogio a si mesmo; tampouco o seria dizer “Entendo esta questão tão bem quanto vocês”. Afinal, que motivo teriam eles ou Jó para orgulhar-se de compreender algo evidente, ao alcance até dos mais humildes?

“Sim, e ainda: quem não sabe coisas como essas? As afirmações verdadeiras que vocês fizeram são verdades claras, assuntos comuns sobre os quais muitos podem falar tão bem quanto vocês ou eu.” Ele diz isso para humilhá-los e conter a importância que atribuíam a si mesmos como mestres em suas cátedras. Repare:

(1.) Para não nos orgulharmos do nosso conhecimento, é útil considerar quantas pessoas sabem tanto quanto nós, ou talvez muito mais, e fazem uso melhor do que sabem.

(2.) Quando somos tentados a julgar com dureza aqueles de quem discordamos e com quem discutimos, devemos lembrar que também têm entendimento e são capazes de julgar, com o direito de fazê-lo por si mesmos.

Ou melhor, talvez não sejam inferiores, mas superiores a nós; talvez estejam certos e nós errados. Por isso, não devemos julgá-los nem desprezá-los (Romanos 14:3), nem alegar ser mestres (Tiago 3:1), pois todos somos irmãos, Mateus 23:8.

É muito razoável reconhecer que todos com quem convivemos ou contendemos são criaturas racionais como nós.

II. Jó se queixa do grande desprezo com que o trataram. Os arrogantes, que têm opinião boa demais de si mesmos, costumam ser zombadores e estar prontos a pisotear os que os cercam. Foi o que Jó sentiu, ou pelo menos pensou sentir (v. 4): “Sou como alguém de quem zombam.”

Não posso afirmar que houvesse fundamento para essa acusação. Não pensemos que os amigos de Jó tivessem a intenção de insultá-lo ou procurassem outra coisa senão convencê-lo e, pelo caminho certo, consolá-lo. Ainda assim, ele exclama: “Sou como alguém de quem zombam.”

Repare: tendemos a tomar censuras por descrédito e a pensar que zombam de nós quando apenas nos aconselham e advertem. Essa irritação é insensatez nossa e grande injustiça para conosco e para com nossos amigos.

Contudo, temos de reconhecer que a acusação tinha alguma aparência de verdade. Os amigos vieram consolá-lo, mas o afligiram. Deram-lhe conselhos e palavras de ânimo sem muita confiança de que uns ou outras produziriam efeito. Por isso, Jó pensou que zombavam dele, o que aumentou muito sua dor.

Para quem cai do auge da prosperidade ao fundo da adversidade, nada é mais doloroso do que ser pisoteado e humilhado enquanto está prostrado. Por isso, essas pessoas tendem demais a suspeitar de desprezo. Observe:

  1. O que agravava essa ofensa para Jó. Havia duas coisas:

(1.) Os que o tratavam assim eram seus vizinhos, amigos e companheiros — é isso que a palavra significa. O escárnio de pessoas próximas costuma ser o mais maldoso e sempre é recebido com a maior indignação. Não era um inimigo que me desacreditava; então eu teria feito pouco caso disso e assim suportado. Mas era você, um homem, meu igual, Salmos 55:12, 13.

(2.) Eram pessoas que professavam a religião, que invocavam a Deus e diziam receber resposta dele; pois alguns entendem que essa descrição se refere aos zombadores. “Respeitam o céu e nele têm interesse. Eu me alegraria com suas orações e agradeceria por elas, e não posso deixar de desejar sua boa opinião. Por isso, suas censuras são ainda mais dolorosas.”

Repare: é triste que alguém que invoca a Deus zombe dos irmãos (Tiago 3:9, 10). Para um homem bom, é penoso ser malvisto por aqueles a quem estima, mas isso não é novidade.

  1. O que sustentava Jó sob essa ofensa:

(1.) Ele tinha um Deus a quem recorrer e diante de quem apresentar seu recurso. Alguns entendem que as palavras sobre invocar a Deus e receber resposta dele se referem ao homem ridicularizado. Assim, concordam com Jó 16:20: “Meus amigos zombam de mim, mas meu olho derrama lágrimas a Deus.”

Se os amigos estão surdos às nossas queixas, Deus não está; se nos condenam, Deus conhece nossa integridade; se interpretam tudo em nós da pior maneira, ele faz a melhor interpretação; se nos dão respostas ásperas, ele nos responderá com bondade.

(2.) Seu caso não era isolado, mas muito comum: “O homem justo e reto é motivo de escárnio.” Muitos zombam dele precisamente por sua justiça e retidão, sua honestidade para com os homens e sua piedade para com Deus. Essas virtudes são ridicularizadas como tolices com que pessoas tolas se prendem sem necessidade, como se a religião fosse uma piada e, por isso, devesse ser alvo de piadas.

A maioria zomba de qualquer pequena fraqueza ou limitação dele, apesar de sua justiça e retidão, sem levar em conta aquilo que tanto o honra. Repare: desde os tempos antigos, o destino dos honestos e bons é ser desprezados e ridicularizados.

Não devemos, portanto, achar estranho (1 Pedro 4:12), nem sequer julgar injusto, se esse for o nosso destino. Assim perseguiram não só os profetas, mas até os santos da era patriarcal (Mateus 5:12). Podemos esperar tratamento melhor do que o deles?

  1. Qual Jó suspeitava ser a causa verdadeira disso? Em suma, os amigos eram ricos e viviam confortavelmente; por isso, desprezavam aquele que caíra na pobreza. É assim que o mundo age, como vemos todos os dias. Os prósperos recebem elogios; daqueles que declinam se diz: “Abaixo com eles.”

Quem está prestes a escorregar e cair em dificuldades, mesmo que antes brilhasse como uma lâmpada, passa a ser visto como uma lâmpada que se apaga, semelhante ao pavio de uma vela. Nós o lançamos ao chão e o pisamos; da mesma forma, ele é desprezado no pensamento de quem vive à vontade, v. 5.

Até o justo e reto que, em sua geração, é luz ardente e brilhante, se passar pela provação (Salmos 73:2) ou ficar sob uma nuvem, será olhado com desprezo. Veja aqui:

(1.) O erro comum dos que vivem na prosperidade. Satisfeitos, tranquilos e alegres, olham com desprezo para os que sofrem privação, dor e tristeza. Passam por cima deles, não reparam neles e procuram esquecê-los. Veja Salmos 123:4.

O copeiro-mor bebe vinho em taças, mas não se importa com as aflições de José. Sem a graça, a riqueza costuma tornar os homens arrogantes e indiferentes a seus vizinhos pobres.

(2.) O destino comum dos que caem na adversidade. A pobreza obscurece todo o seu brilho. Embora sejam lâmpadas, se forem tiradas de candelabros de ouro e colocadas, como as de Gideão, em jarros de barro, ninguém lhes dará o valor de antes. Os que vivem à vontade as desprezam.

Versículos 6 a 10

Todos os amigos de Jó partiam do princípio de que os perversos não podem prosperar por muito tempo neste mundo: algum juízo extraordinário logo cairá sobre eles. Zofar concluíra seu discurso dizendo que os olhos dos perversos desfalecerão, Jó 11:20.

Jó se opõe a esse princípio. Sustenta que Deus age soberanamente ao dispor dos assuntos exteriores dos homens, reservando para o estado futuro a distribuição exata das recompensas e punições.

I. Jó afirma como verdade indiscutível que os perversos podem prosperar por muito tempo neste mundo e muitas vezes o fazem, v. 6. Até grandes pecadores podem desfrutar grande prosperidade. Observe:

  1. Como ele descreve os pecadores. São ladrões e pessoas que provocam a Deus: pecadores da pior espécie, blasfemos e perseguidores. Talvez se refira aos sabeus e caldeus que o haviam roubado e sempre viveram de saques e rapinas.

Mesmo assim prosperavam; todos podiam ver isso, e não há como discutir contra os fatos. Uma observação baseada na realidade vale mais do que vinte ideias construídas sobre uma hipótese.

Ou, de modo mais geral, todos os opressores orgulhosos são ladrões e piratas. Pressupõe-se que prejudicar os homens é provocar a Deus, defensor do direito e protetor da humanidade. Não admira que os que violam as amarras da justiça também rompam todas as obrigações religiosas, desafiem o próprio Deus e não deem importância a provocá-lo.

  1. Como ele descreve a prosperidade deles. É muito grande, pois:

(1.) Até suas tendas prosperam: os que vivem com eles e os que vêm depois como seus descendentes. É como se a bênção passasse por herança em suas famílias. Às vezes, o que foi obtido por fraude é preservado pelas gerações seguintes.

(2.) Sentem-se seguros. Não apenas deixam de sofrer prejuízo, mas também não temem sofrê-lo. Não receiam perigo, seja de atos ameaçadores da providência, seja de uma consciência despertada. Entretanto, os que provocam a Deus não estão mais protegidos só porque se sentem seguros.

(3.) Deus lhes põe abundância nas mãos. Têm mais do que o coração poderia desejar (Salmos 73:7): não apenas o necessário, mas também prazeres; não só para si, mas também para outros; não só para agora, mas também para o futuro. E tudo isso vem da mão da Providência: Deus lhes dá fartura.

Não podemos, portanto, julgar a piedade dos homens por sua abundância nem o que têm no coração pelo que têm nas mãos.

II. Jó apela até às criaturas inferiores para provar isso: aos animais, às aves, às árvores e até à própria terra. Consulte-as e elas lhe dirão, v. 7, 8. Podemos aprender com elas muitas lições boas, mas o que ensinam aqui?

  1. Podemos aprender com elas que as tendas dos ladrões prosperam, segundo alguns intérpretes:

(1.) Mesmo entre os animais irracionais, os maiores devoram os menores e os mais fortes fazem presa dos mais fracos. Os homens são como os peixes do mar, Habacuque 1:14. Podemos supor que, se o pecado não tivesse entrado, não haveria essa desordem entre as criaturas: o lobo e o cordeiro repousariam juntos.

(2.) Essas criaturas servem aos perversos e, desse modo, atestam sua prosperidade. Pergunte aos rebanhos e manadas a quem pertencem, e dirão que são propriedade de algum ladrão ou opressor. Peixes e aves dirão que são servidos à mesa dos pecadores orgulhosos para alimentar seu luxo.

A terra lhes dá seus frutos (Jó 9:24), e toda a criação geme sob o peso da tirania deles, Romanos 8:20, 22. Repare: todas as criaturas de que os perversos abusam, fazendo delas alimento e combustível dos próprios desejos pecaminosos, testemunharão contra eles no futuro, Tiago 5:3, 4.

  1. Podemos aprender com elas a sabedoria, o poder e a bondade de Deus, bem como seu domínio soberano. A essa verdade clara e evidente devem ser reduzidas todas essas manifestações difíceis da providência. Zofar fizera delas um grande mistério, Jó 11:7.

Muito pelo contrário, diz Jó, aquilo que precisamos saber podemos aprender até com as criaturas inferiores. Pois quem não sabe por meio de todas elas (v. 9)? Qualquer pessoa pode concluir facilmente, ao ler o livro das criaturas, “que a mão do Senhor fez isso”.

Isto é: “Há uma Providência sábia que dirige e governa todas essas coisas segundo regras que não conhecemos nem somos competentes para julgar.” Repare: o domínio soberano de Deus sobre as criaturas inferiores deve ensinar-nos a aceitar todas as suas decisões sobre os assuntos humanos, mesmo quando contrariam nossos critérios.

III. Jó explica tudo pela propriedade absoluta que Deus tem sobre todas as criaturas (v. 10): “Em cuja mão está a alma de tudo o que vive.” Todas as criaturas, e os homens em especial, recebem dele a existência, devem-na a ele e dependem dele para conservá-la.

Estão à sua mercê, sob sua direção e domínio, inteiramente à sua disposição, e devem entregar a vida quando ele os chamar. Todas as almas pertencem a Deus; não pode ele fazer o que quiser com o que é seu?

O nome Jeová é usado aqui (v. 9). É a única vez em todos os discursos entre Jó e seus amigos que encontramos esse nome, pois naquela época Deus era mais conhecido pelo nome Shaddai — Todo-Poderoso.

IV. As palavras do v. 11, O ouvido não prova as palavras, como a boca prova o alimento?, podem ser a conclusão do argumento anterior ou o prefácio ao seguinte. A mente humana tem tanta capacidade de distinguir verdade e erro, quando devidamente apresentados, quanto o paladar tem de distinguir o doce do amargo.

Jó, portanto, reivindica o direito de julgar por si mesmo o que os amigos disseram e pede que exerçam o mesmo direito ao julgar suas palavras. Ou melhor: parece apelar ao juízo imparcial de qualquer pessoa nessa controvérsia. Que o ouvido examine as palavras dos dois lados, e se verá que Jó tinha razão.

Repare: o ouvido deve examinar as palavras antes de recebê-las e concordar com elas. Assim como pelo paladar julgamos que alimento faz bem ao corpo e qual não faz, pelo discernimento espiritual devemos julgar que doutrina é sólida, agradável e benéfica, e qual não é, 1 Coríntios 10:15; 11:13.

Versículos 12 a 25

Este é um nobre discurso de Jó sobre a sabedoria, o poder e a soberania de Deus ao ordenar todos os assuntos humanos segundo o conselho de sua própria vontade, que ninguém ousa contradizer e ao qual ninguém pode resistir. Se retirarmos Jó e seus amigos da controvérsia acalorada em que estavam envolvidos, todos falam admiravelmente bem. Dentro dela, porém, às vezes mal sabemos como entendê-los.

Seria bom que homens sábios e bons que divergem na compreensão de assuntos menores percebessem quanto favoreceria sua honra e seu consolo, e a edificação dos outros, concentrar-se nas grandes verdades com que concordam. Sobre este assunto, Jó fala como ele próprio costuma falar. Aqui não há queixas apaixonadas nem censuras irritadas; tudo é vigoroso e elevado.

I. Jó afirma a sabedoria insondável e o poder irresistível de Deus. Reconhece-se que entre os homens há sabedoria e entendimento, v. 12. Mas só se encontram em alguns: nos antigos e nos que são abençoados com uma vida longa, pois os adquirem por muita experiência e experiência constante.

Quando finalmente adquirem sabedoria, já perderam a força e não conseguem executar as decisões a que ela os levou. Em Deus, porém, há tanto sabedoria quanto força: sabedoria para planejar o melhor e força para cumprir o que planejou.

Ele não obtém conselho ou entendimento pela observação, como nós, mas os possui essencialmente e desde a eternidade em si mesmo, v. 13. Que é a sabedoria dos homens idosos comparada à sabedoria do Ancião de Dias? Sabemos pouco, e podemos fazer menos ainda; Deus, porém, pode fazer tudo, e nenhum pensamento lhe pode ser oculto.

Felizes os que têm esse Deus por seu Deus, pois contam em seu favor com sabedoria e força infinitas. Todas as tentativas humanas contra ele são insensatas e infrutíferas (v. 14): “Ele derruba, e não se pode reconstruir.” Repare: não há como contender com a providência divina nem desfazer seus planos.

Como Jó dissera antes (Jó 9:12), “Ele tira, e quem pode impedi-lo?”, assim diz outra vez. O que Deus diz não pode ser contradito, nem o que faz pode ser desfeito. Não há como reconstruir aquilo que ele decidiu deixar em ruínas.

Testemunham isso a torre de Babel, cuja construção os responsáveis não conseguiram continuar, e a devastação de Sodoma e Gomorra, que jamais pôde ser reparada. Veja Isaías 25:2; Ezequiel 26:14; Apocalipse 18:21.

Não há como libertar aqueles que Deus condenou a uma prisão perpétua. Se ele encerra um homem por meio da doença, leva-o ao aperto e embaraça seus negócios, ninguém pode abrir-lhe uma saída. Ele encerra pessoas no túmulo, e ninguém consegue arrombar essas portas seladas; encerra-as no inferno, em correntes de trevas, e ninguém pode atravessar o grande abismo estabelecido.

II. Jó apresenta um exemplo na natureza para provar essa doutrina, v. 15. Deus comanda as águas, prende-as como num manto (Provérbios 30:4) e as segura na concha da mão (Isaías 40:12). Pode castigar os homens tanto pela falta quanto pelo excesso de água.

Assim como os homens violam as leis da virtude por extremos dos dois lados, pela falta ou pelo excesso, enquanto a virtude está no meio, Deus também os corrige por extremos, negando-lhes a misericórdia que está no meio.

  1. Grandes secas às vezes são grandes juízos: “Ele retém as águas, e elas secam.” Se o céu for como bronze, a terra será como ferro. Se faltar chuva, as fontes secarão e faltará a água de seus cursos; os campos ficarão ressequidos e faltarão seus frutos, Amós 4:7.

  2. Chuvas abundantes às vezes são grandes juízos. Deus faz subir as águas e subverte a terra, suas produções e os edifícios que estão sobre ela. Diz-se que a chuva torrencial não deixa alimento, Provérbios 28:3.

Veja de quantas maneiras Deus pode contender com um povo pecador e retirar-lhe misericórdias de que abusou e que perdeu por sua culpa. Veja também como somos completamente incapazes de contender com ele.

Se pudéssemos inverter a ordem, este versículo se aplicaria muito bem ao dilúvio de Noé, exemplo inesquecível do poder divino. Então Deus, em sua cólera, enviou as águas, que subverteram a terra; em sua misericórdia, porém, reteve-as, fechou as janelas do céu e as fontes do grande abismo, e logo depois elas secaram.

III. Jó dá muitos exemplos desse poder no modo como Deus governa os homens: frustra os propósitos deles e realiza os seus próprios por meio deles e sobre eles; sobrepõe-se a todos os seus conselhos, supera todas as suas tentativas e vence toda a oposição. Que mudanças Deus faz na vida dos homens! Que reviravoltas lhes impõe, com tanta facilidade e surpresa!

  1. Em geral (v. 16): “Com ele estão a força e a razão” — assim traduzem alguns —, força e coerência consigo mesmo. A palavra no original é elegante. Nele se encontram a própria quintessência e essência da sabedoria. “Com ele estão o poder e tudo o que existe” — assim leem outros. Ele é por si mesmo o que é, e por ele e nele todas as coisas subsistem.

Com essa força e sabedoria, sabe usar não apenas os sábios e bons, que o servem voluntária e intencionalmente, mas até os tolos e maus, dos quais poderíamos pensar que jamais serviriam aos desígnios de sua providência: “O enganado e o enganador lhe pertencem.”

Os mais ingênuos dos enganados não ficam abaixo de sua atenção; os mais astutos dos enganadores, com toda a sua astúcia, não conseguem escapar ao seu conhecimento. O mundo está cheio de engano: uma metade da humanidade ludibria a outra. Deus permite que seja assim e, por fim, tirará glória de ambas.

Os enganadores fazem instrumentos dos enganados; o grande Deus, porém, faz instrumentos de ambos, por meio dos quais realiza sua obra, sem que ninguém o impeça. Tem sabedoria e poder suficientes para governar todos os tolos e velhacos do mundo.

Sabe usar cada um para cumprir seus propósitos, apesar da fraqueza dos primeiros e da maldade dos últimos. Quando Jacó obteve a bênção por meio de uma fraude, cumpriu-se o desígnio da graça de Deus.

Quando uma profecia falsa atraiu Acabe para uma expedição que lhe trouxe a ruína, cumpriu-se o desígnio da justiça divina. Em ambos os casos, enganado e enganador estavam à disposição de Deus. Veja Ezequiel 14:9.

Deus não permitiria o pecado do enganador nem a miséria do enganado se não soubesse limitar ambos e tirar glória de ambos. Aleluia: assim reina o Senhor Deus onipotente! É bom que reine, pois, de outro modo, há tão pouca sabedoria e honestidade no mundo que há muito ele teria caído em confusão e ruína.

  1. Jó passa então a exemplos específicos da sabedoria e do poder de Deus nas revoluções de estados e reinos. Prefere buscar neles suas provas a recorrer a atos semelhantes da Providência na vida de indivíduos e famílias. Quanto mais elevada e pública é a posição de alguém, mais se repara nas mudanças que lhe sobrevêm; portanto, mais claramente nelas resplandece a Providência.

É fácil argumentar: se Deus pode revolver e arremessar os grandes da terra como uma bola num espaço amplo, como diz o profeta (Isaías 22:18), quanto mais pode fazê-lo aos pequenos! É certamente a maior loucura contendermos com aquele a quem até estados e reinos precisam se submeter.

Alguns pensam que Jó se refere aqui ao extermínio de povos poderosos — refains, zuzins, emins e horeus — mencionados em Gênesis 14:5, 6; Deuteronômio 2:10, 20. Talvez se tenha notado especialmente como eles foram surpreendentemente confundidos e enfraquecidos.

Nesse caso, o propósito é mostrar que, sempre que algo semelhante acontece entre as nações, Deus é quem o faz. Devemos reconhecer nisso seu domínio soberano, até sobre aqueles que se julgam os mais poderosos, sagazes e absolutos. Compare com o que diz Elifaz, Jó 5:12, etc.

Reunamos as mudanças específicas que Jó menciona. Deus as produz nas pessoas tanto para destruir nações e estabelecer outras em seu lugar quanto para derrubar um governo e seus ministros e elevar outros em seu lugar, o que pode abençoar o reino.

É o que testemunha a gloriosa Revolução ocorrida em nossa terra há vinte anos. Nela vimos uma das mais felizes ilustrações já dadas deste discurso de Jó.

(1.) Pessoas antes sábias às vezes são surpreendentemente entregues à insensatez, e nisso devemos reconhecer a mão de Deus (v. 17): “Ele leva despojados os conselheiros”, como troféus de sua vitória sobre eles.

Ficam privados de toda a honra e riqueza que obtiveram por sua sagacidade; ou melhor, da própria sabedoria que os tornara célebres e do êxito que esperavam alcançar com seus projetos. O conselho de Deus permanece, enquanto todos os seus planos são reduzidos a nada e seus desígnios, frustrados. Assim, perdem tanto a satisfação quanto a reputação de sua sabedoria.

“Ele faz tolos os juízes.” Ao agir na mente deles, Deus lhes retira as capacidades necessárias para exercer suas funções, e eles se tornam tolos de verdade. Ao dirigir seus assuntos, faz que o resultado e o desfecho dos projetos seja o contrário do que pretendiam; assim, faz que pareçam tolos.

O conselho de Aitofel, em quem essa passagem se cumpriu de modo notável, tornou-se insensatez; segundo o significado do próprio nome, ele era irmão de um tolo. Veja Isaías 19:13: “Os príncipes de Zoã se tornaram tolos; seduziram o Egito, eles mesmos que sustentam suas tribos.”

O sábio, portanto, não se glorie na sabedoria. Os conselheiros e juízes mais capazes não se orgulhem da posição; dependam humildemente de Deus para conservar suas capacidades.

Até os idosos, que parecem possuir a sabedoria por direito adquirido e pensam tê-la obtido pelo próprio esforço, julgando-a por isso propriedade inalienável, podem perdê-la.

Muitas vezes a perdem pelas fraquezas da idade, que os fazem ser crianças pela segunda vez: “Ele tira o entendimento dos idosos”, v. 20. Aqueles em quem mais se confiava para receber conselhos falham com quem dependia deles. Lemos sobre um rei velho e insensato, Eclesiastes 4:13.

(2.) Os que ocupavam posições elevadas e de autoridade são surpreendentemente rebaixados, empobrecidos e escravizados. Deus é quem os humilha (v. 18): “Ele solta as amarras dos reis”, retirando deles o poder com que governavam seus súditos, talvez escravizando-os e tratando-os com dureza.

Deus lhes arranca todos os símbolos da honra e da autoridade e todos os apoios da tirania. Desafivela-lhes os cintos, de modo que a espada cai ao lado deles. Não surpreende que, em seguida, a coroa caia de sua cabeça. Logo depois, ele lhes cinge os lombos com um cinturão, sinal de servidão, pois os servos andavam com os lombos cingidos.

Assim conduz os grandes príncipes despojados de todo o poder e riqueza, e de tudo aquilo em que se compraziam e de que se orgulhavam, v. 19. Repare: os reis não estão isentos da jurisdição de Deus. Para nós são deuses; para ele, homens, sujeitos a mudanças ainda maiores do que as comuns à vida humana.

(3.) Os que eram fortes se tornam surpreendentemente fracos. É Deus quem os enfraquece (v. 21) e derruba os poderosos, v. 19. Corpos fortes enfraquecem pela idade e pela doença; exércitos poderosos se desfazem e chegam a nada, e sua força não os protege de uma derrota fatal. Nenhuma força pode enfrentar a onipotência, nem mesmo a de Golias.

(4.) Os famosos por sua eloquência, a quem eram confiados assuntos públicos, de repente se calam e nada têm a dizer (v. 20): “Ele retira a fala dos confiáveis.” Já não conseguem falar como planejavam ou como costumavam, com liberdade e clareza. Confundem-se, gaguejam e não concluem nada.

Ou dizem não o que pretendiam, mas o contrário, como Balaão, que abençoou aqueles a quem fora chamado a amaldiçoar. Portanto, que o orador não se orgulhe da retórica nem a use para maus fins, para que Deus, que fez a boca do homem, não a retire dele.

(5.) Pessoas antes honradas e admiradas caem surpreendentemente em desgraça (v. 21): “Ele derrama desprezo sobre os príncipes.” Deus os deixa entregues a si mesmos para praticar atos baixos ou muda a opinião dos homens a seu respeito.

Se os próprios príncipes desonram e desprezam a Deus, insultam seu povo e o pisoteiam, serão tidos por insignificantes, e Deus derramará desprezo sobre eles. Veja Salmos 107:40. Quando caem, em geral ninguém é mais desprezível em si mesmo nem mais maltratado pelos outros do que aqueles que foram arrogantes e insolentes enquanto tinham poder.

(6.) Aquilo que estava em segredo, escondido, é surpreendentemente trazido à luz e revelado (v. 22): “Ele descobre coisas profundas nas trevas.” Tramas feitas em segredo são descobertos e frustrados.

Maldades cometidas às escondidas e ocultadas com astúcia são descobertas, e os culpados recebem o castigo devido: traições secretas (Eclesiastes 10:20), assassinatos secretos e imoralidades sexuais cometidas em segredo. As deliberações reservadas dos príncipes estão diante dos olhos de Deus, 2 Reis 6:11.

(7.) Os reinos têm seus fluxos e refluxos, crescem e diminuem, e ambas as coisas vêm de Deus (v. 23). Às vezes ele aumenta sua população e amplia suas fronteiras, de modo que se destacam entre as nações e se tornam temíveis.

Depois de algum tempo, talvez por uma causa não percebida, são destruídos e reduzidos. Sua população diminui e empobrece; suas terras são encurtadas, e muitos habitantes são eliminados. Assim se tornam desprezíveis aos olhos dos vizinhos; os que eram a cabeça se tornam a cauda das nações. Veja Salmos 107:38, 39.

(8.) Os que antes eram ousados e corajosos, sem dar importância aos perigos, ficam surpreendentemente acovardados e desalentados. Isso também é obra do Senhor (v. 24): “Ele tira o coração dos chefes do povo”, de seus líderes e comandantes, famosos pelo ardor na guerra e por grandes feitos.

Quando precisam agir, perdem a coragem e estão prontos a fugir ao som de uma folha que se move, Levítico 26:36.

(9.) Os que levavam seus projetos adiante a toda velocidade ficam surpreendentemente desnorteados e perdidos. Não sabem onde estão nem o que fazem. Seus conselhos são instáveis, seus movimentos incertos; ora avançam, ora recuam, viram-se para um lado e para outro.

Vagueiam como homens no deserto (v. 24), tateiam como homens no escuro e cambaleiam como bêbados, v. 25. Veja Isaías 59:10. Repare: Deus pode rapidamente deixar perplexos os políticos mais profundos e levar as mentes mais brilhantes a não saber o que fazer, para mostrar que está acima deles naquilo de que se orgulham.

Assim mudanças extraordinárias nos reinos são produzidas por uma Providência que se sobrepõe a tudo. Céu e terra são abalados, mas o Senhor permanece Rei para sempre; com ele esperamos um reino que não pode ser abalado.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra