Jeremias 8
Argumento
O profeta prossegue, neste capítulo, tanto em engrandecer quanto em justificar a destruição que Deus trazia sobre este povo, para mostrar quão penosa seria e, contudo, quão justa:
I. Representa os juízos vindouros como tão terríveis que a morte pareceria ser, ao mesmo tempo, o que mais se deve temer e o que se deseja, vv. 1-3.
II. Agrava a miserável estupidez e teimosia deste povo como aquilo que trouxe esta ruína sobre eles, vv. 4-12.
III. Descreve a grande confusão e consternação em que toda a terra ficaria ao alarme dela, vv. 13-17.
IV. O próprio profeta é profundamente afetado por ela e a leva muito ao coração, vv. 18-22.
Versículos 1 a 3
Indignidades Ameaçadas aos Mortos. (a.C. 606.)
Estes versículos poderiam apropriadamente ter sido unidos ao fim do capítulo anterior, por darem uma descrição ulterior da terrível desolação que o exército dos caldeus faria na terra. Ela alterará de modo estranho a propriedade da própria morte, e também para pior.
I. A morte agora não será, como sempre costumava ser, o repouso dos mortos.
Quando Jó corteja a sepultura, é na esperança disto: que ali descansará com reis e conselheiros da terra; mas agora as cinzas dos mortos, até de reis e príncipes, serão perturbadas, e os seus ossos espalhados à boca da sepultura, Salmos 141:7.
Ameaçou-se, no fim do capítulo anterior, que os abatidos não seriam enterrados; isso poderia ser por negligência, e não era tão estranho.
Mas aqui encontramos as sepulturas daqueles que haviam sido enterrados sendo abertas com empenho e malícia pelo inimigo vitorioso, que, por cobiça, esperando encontrar tesouros nas sepulturas, ou por rancor e fúria contra a nação, trouxe para fora os ossos dos reis de Judá e dos príncipes.
A dignidade dos seus sepulcros não poderia protegê-los; ou melhor, os expôs ainda mais a serem saqueados; mas era vil e bárbaro pisotear assim o pó real.
Esperaremos que os ossos do bom Josias não tenham sido perturbados, porque ele piedosamente protegeu os ossos do homem de Deus quando queimou os ossos dos sacerdotes idólatras, 2 Reis 23:18. Os ossos dos sacerdotes e profetas também foram desenterrados e lançados de um lado para outro.
Alguns pensam nos falsos profetas e nos sacerdotes dos ídolos, Deus pondo sobre eles esta marca de ignomínia; mas, se eram profetas de Deus e seus sacerdotes, é aquilo de que o Salmista se queixa como fruto do ultraje dos inimigos, Salmos 79:1, 2.
Ou melhor, aqueles dos rancorosos caldeus que não podiam chegar a violar os sepulcros de príncipes e sacerdotes preferiam jogar com caça pequena a ficar de fora e, por isso, arrancaram das suas sepulturas os ossos dos habitantes comuns de Jerusalém.
As nações bárbaras às vezes eram culpadas destes triunfos absurdos e desumanos sobre aqueles que tinham conquistado, e Deus o tolerou aqui como marca do seu desagrado contra a geração da sua cólera e para terror dos que sobreviveram.
Os ossos, sendo desenterrados das sepulturas, foram espalhados sobre a face da terra com desprezo, e para tornar o descrédito mais difundido e duradouro.
Espalharam-nos para secar, a fim de poderem levá-los em triunfo, ou fazer deles combustível, ou fazer algum uso supersticioso deles.
Serão espalhados diante do sol (pois não terão vergonha de declarar abertamente o fato ao meio-dia) e diante da lua e das estrelas, até todo o exército do céu, dos quais fizeram ídolos, v. 2.
Da menção do sol, da lua e das estrelas, que seriam os espectadores indiferentes desta tragédia, o profeta aproveita a ocasião para mostrar como os tinham idolatrado e lhes prestado os respeitos que deveriam ter prestado somente a Deus, para que se pudesse observar quão pouco ganharam adorando a criatura.
Pois as criaturas que adoravam, quando eles estavam em angústia, viam isso, mas não faziam caso, nem lhes davam alívio algum.
Mas antes ficavam satisfeitas em ver maltratados, por serem aviltados, aqueles por quem elas tinham sido maltratadas, por serem deificadas. Veja como os seus respeitos aos seus ídolos são enumerados para mostrar como devemos nos comportar para com o nosso Deus:
Amavam-nos. Como seres amáveis e benfeitores generosos, os estimavam e se deleitavam neles e, por isso, faziam tudo o que se segue.
Serviam-nos, faziam tudo o que podiam em sua honra e nada achavam excessivo; conformavam-se a todas as leis da sua superstição, sem questioná-las.
Andavam após eles, esforçavam-se por imitá-los e se assemelhar a eles, segundo os caracteres e relatos deles que tinham recebido, o que deu origem e apoio a grande parte da perversidade abominável dos gentios.
Buscavam-nos, consultavam-nos como oráculos, recorriam a eles como juízes, imploravam o seu favor e oravam a eles como seus benfeitores.
Adoravam-nos, davam-lhes honra divina, como tendo domínio soberano sobre eles.
Diante destas luzes do céu, que tinham cortejado, os seus cadáveres serão lançados e deixados a apodrecer e a ser como esterco sobre a face da terra; e o sol brilhando sobre eles apenas os tornará mais fétidos e ofensivos.
Qualquer coisa de que façamos um deus, exceto somente o verdadeiro Deus, não nos será de proveito algum do outro lado da morte e da sepultura, nem para o corpo, muito menos para a alma.
II. A morte agora será o que nunca costumava ser: a escolha dos vivos, não porque apareça nela coisa alguma deleitosa; ao contrário, a morte nunca apareceu em formas mais horrendas e assustadoras do que agora, quando não podem prometer a si mesmos nem uma morte consoladora nem um enterro humano.
E, contudo, tudo neste mundo se tornará tão incômodo, e todas as perspectivas tão negras e sombrias, que “a morte será escolhida antes que a vida” (v. 3), não numa esperança crente de felicidade na outra vida, mas num completo desespero de qualquer tranquilidade nesta vida.
A nação agora é reduzida a uma família, tão pequeno é o resto dos que permanecem nela; e é uma família má, continuamente tão má como sempre, os seus corações não humilhados e as suas concupiscências não mortificadas.
Estes permanecem vivos (e isso é tudo) nos muitos lugares para onde foram impelidos pelos juízos de Deus, alguns prisioneiros no país dos seus inimigos, outros mendigos no país dos seus vizinhos, e outros fugitivos e vagabundos ali e no seu próprio país.
E, embora os que morreram tivessem morrido muito miseravelmente, contudo os que sobreviveram e assim foram expulsos viveriam ainda mais miseravelmente, de modo que escolheriam a morte em vez da vida e desejariam mil vezes ter caído com os que caíram pela espada.
Que isto nos cure do amor desordenado à vida: o caso pode ser tal que ela se torne um fardo e terror, e podemos ser fortemente tentados a escolher antes o estrangulamento e a morte.
Versículos 4 a 12
Cheia de Pecadores Impenitentes; a Perversidade Endurecida de Judá. (a.C. 606.)
O profeta aqui recebe instrução para pôr diante deste povo a insensatez da sua impenitência, que foi aquilo que trouxe esta ruína sobre eles.
São aqui representados como o povo mais estúpido e irrefletido do mundo, que não seria tornado sábio por todos os métodos que a Sabedoria Infinita adotou para trazê-los a si mesmos e ao seu são juízo, e assim impedir a ruína que vinha sobre eles.
I. Não queriam atentar aos ditames da razão. Não queriam agir nas questões das suas almas com a mesma prudência comum com que agiam em outras coisas. Os pecadores se tornariam santos se ao menos se mostrassem homens, e a religião logo os governaria se a razão correta pudesse. Observe isso aqui.
“Vinde, e raciocinemos juntos”, diz o Senhor (v. 4, 5): Cairão os homens e não se levantarão? Se os homens por acaso caírem no chão, caírem na lama, não se levantarão de novo o mais rápido que puderem? Não são insensatos a ponto de ficar parados quando estão caídos.
Um homem se desviará do caminho certo? Sim: o viajante mais cuidadoso pode errar o seu caminho; mas então, assim que perceber, não voltará? Sim: certamente voltará, com toda a rapidez, e agradecerá àquele que lhe mostrou o seu engano. Assim os homens fazem em outras coisas.
Por que então este povo de Jerusalém se desviou com um desvio perpétuo? Por que, quando caíram no pecado, não se apressam a se levantar de novo pelo arrependimento? Por que, quando veem que erraram o seu caminho, não corrigem o seu erro e se reformam?
Nenhum homem em seu juízo prosseguirá num caminho que sabe nunca o levará ao fim da sua jornada; por que então este povo se desviou com um desvio perpétuo?
Veja a natureza do pecado: é um desvio; é voltar do caminho certo, não apenas para uma senda lateral, mas para uma senda contrária, voltar do caminho que leva à vida para aquele que leva à destruição completa.
E este desvio, se a graça onipotente não intervier para impedi-lo, será perpétuo. O pecador não apenas vagueia sem fim, mas segue cada vez mais rumo à ruína. A mesma sutileza do tentador que leva os homens ao pecado os prende nele, e eles contribuem para o seu próprio cativeiro: “Retêm o engano”.
O pecado é um grande embuste, e eles o retêm; amam-no ternamente, resolvem apegar-se a ele e frustram todos os métodos que Deus adota para separar entre eles e os seus pecados.
As desculpas que dão para os seus pecados são enganos, e assim são todas as suas esperanças de impunidade; contudo, os retêm, não querem ser desenganados e, por isso, se recusam a voltar.
Repare: há algum engano ou outro que retêm aqueles que prosseguem teimosamente em caminhos pecaminosos, alguma mentira na sua mão direita, pela qual mantêm os seus pecados.
II. Não queriam atentar aos ditames da consciência, que é a nossa razão refletindo sobre nós mesmos e as nossas próprias ações, v. 6. Observe:
- Que expectativas havia acerca deles, de que refletissem: “Escutei e ouvi”.
O profeta escutou para ver que efeito a sua pregação tinha sobre eles.
O próprio Deus escutou, como alguém que não deseja a morte dos pecadores, que ficaria satisfeito em ouvir qualquer coisa que prometesse arrependimento, que certamente a teria ouvido se houvesse alguma coisa dita com aquela tendência, e logo lhe teria respondido com consolo, como fez a Davi quando disse: “Confessarei”, Salmos 32:5.
Deus olha para os homens quando fizeram o errado (Jó 33:27), para ver o que farão depois; escuta e ouve.
- Como estas expectativas foram frustradas: “Não falaram corretamente”, como pensei que teriam feito. Não apenas não fizeram o certo, mas nem sequer falaram corretamente; Deus não podia obter uma boa palavra deles, nada em que fundamentar algum favor a eles ou esperanças acerca deles.
Não havia nenhum deles que falasse corretamente, nenhum que se arrependesse da sua perversidade. Os que pecaram falam corretamente então, e só então, quando falam em se arrepender; e é triste quando os que deram tanto trabalho ao arrependimento não dizem uma palavra de arrependimento.
Deus não apenas não encontrou ninguém se arrependendo da perversidade nacional, o que poderia ter ajudado a esvaziar a medida da culpa pública, mas ninguém se arrependeu daquela perversidade particular de que sabia ser culpado:
(1.) Nem sequer deram o primeiro passo em direção ao arrependimento; nem sequer disseram: “O que fiz?” Não havia movimento em direção a ele, nem o menor sinal ou indício dele.
Repare: o verdadeiro arrependimento começa numa investigação séria e imparcial de nós mesmos, o que fizemos, surgindo de um convencimento de que fizemos o errado.
(2.) Estavam tão longe de se arrepender dos seus pecados que prosseguiam resolutamente nos seus pecados: “Cada um se voltou ao seu curso”, o seu curso perverso, aquele curso de pecado que tinha escolhido e ao qual tinha se acostumado, “como o cavalo se precipita para a batalha”, ávido de ação e desprezando ser refreado.
Como o cavalo se precipita para a batalha é descrito com elegância em Jó 39:21, etc. “Zomba do medo e não se assusta”. Assim, o pecador ousado ri das ameaças da palavra como de espantalhos, corre violentamente contra os instrumentos de morte e matança, e nada lhe será restringido.
III. Não queriam atentar aos ditames da providência, nem entender neles a voz de Deus, v. 7.
É um exemplo do seu embrutecimento que, embora sejam o povo de Deus e, por isso, devam entender prontamente a sua mente a cada indicação dela, contudo não conheçam o juízo do Senhor.
Não compreendem o sentido nem de uma misericórdia nem de uma aflição, nem como acomodar-se a qualquer das duas, nem corresponder à intenção de Deus em qualquer das duas.
Não sabem como aproveitar as estações de graça que Deus lhes concede quando lhes envia os seus profetas, nem como utilizar as repreensões sob as quais estão quando a sua voz clama na cidade.
Não discernem os sinais dos tempos (Mateus 16:3), nem percebem como Deus está tratando com eles. Não conhecem aquele caminho de dever que Deus lhes prescreveu, embora esteja escrito tanto nos seus corações quanto nos seus livros.
- É um agravante do seu embrutecimento haver tanta sagacidade nas criaturas inferiores. A cegonha no céu conhece os seus tempos designados de vir e permanecer; assim também outras aves de estação, a rola, o grou e a andorinha.
Estas, por instinto natural, mudam os seus alojamentos à medida que a temperatura do ar se altera; vêm quando vem a primavera e vão, não sabemos para onde, quando se aproxima o inverno, provavelmente para climas mais quentes, assim como algumas aves vêm com o inverno e vão quando ele acaba.
IV. Não queriam atentar aos ditames da palavra escrita. Dizem: “Somos sábios”; mas como podem dizer assim? v. 8. Com que rosto podem alegar qualquer coisa de sabedoria, quando não entendem a si mesmos tão bem como as criaturas brutas?
Ora, na verdade, pensam ser sábios porque a lei do Senhor está com eles, o livro da lei e os seus intérpretes; e os seus vizinhos, pelo mesmo motivo, concluem que são sábios, Deuteronômio 4:6.
Mas as suas alegações são infundadas apesar de tudo isso: “Eis que certamente em vão ele a fez”; certamente nunca povo algum teve Bíblias com tão pouco proveito como eles têm. Poderiam igualmente ter ficado sem a lei, a menos que tivessem feito melhor uso dela.
Deus, de fato, a fez capaz de tornar os homens sábios para a salvação, mas, quanto a eles, é feita assim em vão, pois não são nem um pouco mais sábios por causa dela: a pena dos escribas, daqueles que primeiro escreveram a lei e daqueles que agora escrevem exposições dela, é em vão.
Tanto o favor do seu Deus quanto o trabalho dos seus escribas se perdem neles; recebem nisso a graça de Deus em vão.
Repare: há muitos que desfrutam de abundância dos meios de graça, que têm grande quantidade de Bíblias e ministros, mas os têm em vão; não correspondem ao fim de tê-los.
Mas poderia ser dito: têm alguns homens sábios entre eles, para quem a lei e a pena dos escribas não são em vão. A isso se responde (v. 9): “Os sábios estão envergonhados”, isto é, têm motivos para estar, por não terem feito melhor uso da sua sabedoria e vivido mais de acordo com ela.
“São confundidos e apanhados”; toda a sua sabedoria não serviu para afastá-los daqueles cursos que tendem à sua ruína.
São apanhados nos mesmos laços em que são apanhados outros dos seus vizinhos, que não alegaram tanta sabedoria, e cheios da mesma confusão. Os que têm mais conhecimento que outros e, contudo, não fazem mais pelo bem da própria alma que os demais têm motivo para se envergonhar.
Falam da sua sabedoria, mas, “eis que rejeitaram a palavra do Senhor”; não queriam ser governados por ela, não queriam seguir a sua direção, não queriam fazer o que sabiam; e então “que sabedoria há neles?”
Nenhuma com qualquer proveito; nenhuma que seja encontrada para o seu louvor no grande dia, por mais que seja encontrada agora para o seu orgulho. Os que alegavam sabedoria, que diziam: “Somos sábios e a lei do Senhor está conosco”, eram os sacerdotes e os falsos profetas; com eles o profeta trata aqui francamente:
- Ameaça os juízos de Deus contra eles. As suas famílias e bens serão arruinados (v. 10): as suas mulheres serão dadas a outros quando forem levadas cativas.
E os seus campos lhes serão tirados pelo seu inimigo vitorioso e dados aos que os herdarão, não apenas os despojarão uma vez, mas tomarão posse deles como seus e adquirirão uma propriedade neles que transmitirão à sua posteridade.
E (v. 12), apesar de todas as suas alegações de sabedoria e santidade, cairão entre os que caem; pois, se os cegos guiarem os cegos, ambos cairão juntos no fosso.
No tempo da sua visitação, quando a perversidade da terra vier a ser investigada, será descoberto que contribuíram para ela mais que quaisquer outros e, por isso, certamente serão derrubados e expulsos.
- Dá um motivo para estes juízos (vv. 10-12), o mesmo relato da sua maldade que encontramos antes (Jeremias 6:13-15), onde foi exposto amplamente:
(1.) Eram ávidos pela riqueza deste mundo, o que é suficientemente mau em quaisquer pessoas, mas pior em profetas e sacerdotes, que deveriam conhecer melhor um outro mundo e, por isso, estar mais mortos para este.
Mas estes, do menor ao maior, estavam entregues à cobiça. “Os sacerdotes ensinam por pagamento e os profetas adivinham por dinheiro”, Miquéias 3:11.
(2.) Não eram conscienciosos quanto a falar a verdade, não, nem mesmo quando falavam como sacerdotes e profetas: “Cada um trata falsamente”, olha para um lado e rema para outro. Não existe tal coisa como sinceridade entre eles.
(3.) Lisonjeavam as pessoas nos seus pecados, e assim as lisonjeavam para a destruição. Alegavam ser os médicos do estado, mas não sabiam aplicar remédios apropriados às suas enfermidades crescentes.
Curavam-nos ligeiramente, matavam o paciente com curas paliativas, silenciando os seus medos e queixas com “Paz, paz”, tudo está bem e não há perigo, quando o Deus do céu prosseguia na sua controvérsia com eles, de modo que não poderia haver paz para eles.
(4.) Quando se fazia aparecer quão vilmente tinham prevaricado, não estavam nada envergonhados disso, mas antes se gloriavam nisso (v. 12): não podiam corar, tão completamente tinham perdido toda percepção de virtude e honra.
Quando eram declarados culpados das falsificações mais grosseiras, justificavam o que tinham feito e riam daqueles que tinham iludido. Pessoas como estas estavam maduras para a ruína.
Destruição Ameaçada pelo Pecado; Desespero dos Pecadores na Tribulação; a Lamentação do Profeta. (a.C. 606.)
Versículos 13 a 22
Nestes versículos temos:
I. Deus ameaçando a destruição de um povo pecaminoso. Suportou-os por muito tempo, mas são continuamente mais e mais provocadores e, por isso, agora a sua ruína está resolvida: “Certamente os consumirei” (v. 13).
Consumindo os consumirei, não apenas certamente, mas inteiramente, os consumirei, os perseguirei com um juízo após outro, até estarem inteiramente consumidos; é uma consumação determinada, Isaías 10:23:
- Serão inteiramente despojados de todos os seus consolos (v. 13): “Não haverá uvas na videira”.
Alguns entendem isto como uma indicação do seu pecado; Deus veio procurando uvas desta vinha, buscando fruto nesta figueira, mas não encontrou nenhum (como em Isaías 5:2, Lucas 13:6); ou melhor, não tinham sequer folhas, Mateus 21:19.
Mas deve antes ser entendido como os juízos de Deus sobre eles, e pode ser entendido literalmente: o inimigo tomará os frutos da terra, colherá as uvas e os figos para si e derrubará com eles as próprias folhas.
Ou, antes, figuradamente: serão privados de todos os seus consolos e nada lhes será deixado com que alegrar os seus corações. É exposto na última oração: “As coisas que lhes dei passarão deles”.
Repare: os dons de Deus são condicionais e podem ser revogados quando a condição não é cumprida. As misericórdias das quais se abusa são perdidas, e é justo da parte de Deus tomar de volta aquilo que foi perdido.
- Serão atacados por toda espécie de agravos e cercados de calamidades (v. 17): “Enviarei serpentes entre vós”, o exército caldeu, serpentes ardentes, serpentes voadoras, basiliscos.
Estas os morderão com os seus dentes venenosos, lhes darão feridas mortais; e não serão encantadas, como algumas serpentes costumavam ser, com música.
São serpentes de outra natureza, que não são assim influenciadas, ou são como a víbora surda que tapa o seu ouvido e não ouvirá a voz do encantador.
Os inimigos estão tão empenhados em fazer matança que de nada servirá dirigir-se a eles brandamente, ou oferecer qualquer coisa para apaziguá-los, ou amansá-los, ou trazê-los a uma disposição melhor. Nenhuma paz com Deus, por isso nenhuma com eles.
II. O povo afundando no desespero sob a pressão daquelas calamidades.
Os que estavam sem medo (quando a tribulação estava distante) e a desafiavam estão sem esperança agora que ela irrompe contra eles, e não têm ânimo nem para fazer frente a ela nem para se sustentar sob ela, v. 14.
Não conseguem se considerar seguros nas aldeias sem fortificações: “Por que ficamos parados aqui?” Reunamo-nos e entremos juntos nas cidades fortificadas.
Embora não pudessem esperar outra coisa senão serem certamente cortados ali por fim, contudo não tão cedo como no campo e, por isso, vamos e fiquemos calados ali; não tentemos coisa alguma, nem sequer façamos uma queixa; pois para que fim?
Não é um silêncio submisso, mas um silêncio ressentido, ao qual aqui se condenam. Os mais joviais na sua prosperidade comumente desanimam mais e são mais melancólicos na tribulação. Agora observe o que os faz afundar:
- Percebem que Deus está irado com eles: “O Senhor nosso Deus nos pôs em silêncio”, nos feriu com espanto e nos deu “água de fel” para beber, que é tanto amarga quanto entorpecente ou intoxicante.
Salmos 60:3: “Fizeste-nos beber o vinho do espanto”. É melhor ficarmos parados do que nos levantar e cair; melhor não dizer nada do que não dizer nada com proveito.
Para que fim contender com a nossa sorte quando o próprio Deus se tornou nosso inimigo e luta contra nós? Porque pecamos contra o Senhor, por isso somos trazidos à situação desesperadora. Isto pode ser entendido como a linguagem:
(1.) Da sua indignação. Parecem ter uma desavença com Deus, como se ele tivesse tratado duramente com eles ao pô-los em silêncio, não lhes concedendo falar por si mesmos e depois lhes dizendo que era porque tinham pecado contra ele.
Assim, a insensatez dos homens perverte o seu caminho e então os seus corações se irritam contra o Senhor. Ou, antes:
(2.) Dos seus convencimentos. Por fim começam a ver a mão de Deus levantada contra eles e estendida nas calamidades sob as quais agora gemem, e a reconhecer que o provocaram a contender com eles.
Repare: mais cedo ou mais tarde, Deus levará os mais obstinados a reconhecer tanto a sua providência quanto a sua justiça em todas as tribulações em que são levados, a ver e dizer tanto que é a sua mão quanto que ele é justo.
- Percebem que o inimigo provavelmente será forte demais para eles, v. 16. Logo receiam que de nada serve fazer frente a tal força poderosa; eles e o seu povo estão inteiramente desalentados; e, quando a coragem de uma nação se foi, os seus números lhes serão de pouco proveito.
“O resfolegar dos cavalos foi ouvido desde Dã”, isto é, o relato da força temível da sua cavalaria logo foi levado pela nação inteira, e todos tremiam “ao som do relinchar dos seus corcéis”; pois devoraram a terra e tudo o que há na cidade.
Tanto a cidade quanto o campo são devastados diante deles, não apenas a riqueza, mas os habitantes de ambos, aqueles que ali moram.
Repare: quando Deus aparece contra nós, tudo o mais que está contra nós parece muito temível; ao passo que, se ele é por nós, tudo parece muito desprezível, Romanos 8:31.
- São frustrados nas suas expectativas de libertação das suas tribulações, assim como foram surpreendidos quando as suas tribulações vieram sobre eles; e esta dupla frustração agravou muito a sua calamidade:
(1.) A tribulação veio quando pouco a esperavam (v. 15): “Esperávamos paz”, a continuação da nossa paz, “mas não veio bem algum”, nenhuma notícia boa de fora.
Esperávamos um tempo de saúde e prosperidade para a nossa nação, mas “eis a tribulação”, os alarmes da guerra; pois, como se segue (v. 16), o ruído dos cavalos dos inimigos foi ouvido desde Dã.
Os seus falsos profetas lhes tinham clamado “Paz, paz”, o que tornou mais terrível quando a cena da guerra se abriu de repente. Esta queixa ocorrerá novamente, Jeremias 14:19.
(2.) A libertação não veio quando havia muito a esperavam (v. 20): “A colheita passou, o verão terminou”; isto é, muito tempo se foi.
A colheita e o verão são partes do ano e, quando se vão, o ano se aproxima de uma conclusão; assim, o sentido é: um ano passa após outro, uma campanha após outra, e, contudo, as nossas questões estão em estado tão mau como sempre estiveram.
Nenhum alívio vem, nem coisa alguma é feita em direção a ele: “Não somos salvos”. Ou melhor, perde-se muita oportunidade, a estação de ação terminou e escapou, o verão e a colheita se foram, e um inverno frio e melancólico sucede.
Repare: a salvação da igreja e do povo de Deus muitas vezes prossegue muito lentamente, e Deus mantém o seu povo por muito tempo na expectativa dela, para fins sábios e santos.
Ou melhor, ficam diante da sua própria luz, põem uma tranca na sua própria porta e não são salvos porque não estão prontos para a salvação.
- São enganados naquelas coisas que eram a sua confiança e que pensavam que lhes teriam assegurado a paz (v. 19): a filha do meu povo clama, clama alto por causa dos que moram num país distante, por causa do inimigo estrangeiro que os invade, que vem de um país distante para tomar posse do nosso.
Isto ocasiona o clamor; e qual é o clamor? É este: “Não está o Senhor em Sião? Não está o seu rei nela?” Estas eram as duas coisas com que tinham durante todo o tempo se sustentado e das quais dependiam:
(1.) Que tinham entre eles o templo de Deus e os sinais da sua presença especial com eles. A conversa habitual era: “Não está o Senhor em Sião?” Que perigo então precisamos temer? E se apegaram a isto quando a tribulação irrompia contra eles.
Certamente nos sairemos suficientemente bem, pois não temos Deus entre nós? Mas, quando chegou a um extremo, era um agravante da sua miséria terem assim lisonjeado a si mesmos.
(2.) Que tinham o trono da casa de Davi. Assim como tinham um templo, assim tinham uma monarquia, jure divino, por direito divino: não está o rei de Sião nela? E o Deus de Sião não protegerá o rei de Sião e o seu reino?
Certamente o fará; mas por que não o faz? O quê, dizem, Sião não tem nem um Deus nem um rei para ficar ao seu lado e ajudá-la, para que seja assim esmagada e esteja perto de ser arruinada?
Este clamor deles reflete sobre Deus, como se o seu poder e promessa estivessem quebrados ou enfraquecidos; e, por isso, ele lhe dá uma resposta imediatamente: “Por que me provocaram à ira com as suas imagens esculpidas?”
Têm uma desavença com Deus, como se ele tivesse tratado sem bondade com eles ao abandoná-los, ao passo que eles, por sua idolatria, o tinham expulsado de junto deles; retiraram a sua lealdade a ele e assim se lançaram para fora desta proteção.
Irritam-se e amaldiçoam o seu rei e o seu Deus (Isaías 8:21), quando é o seu próprio pecado que separa entre eles e Deus (Isaías 59:2); não temiam o Senhor, e então o que pode um rei fazer por eles? Oseias 10:3.
III. Temos aqui o próprio profeta lamentando a calamidade e ruína do seu povo; pois havia mais lamentações de Jeremias do que aquelas que encontramos no livro que leva aquele título. Observe aqui:
- Quão grandes eram as suas dores. Foi testemunha ocular das desolações do seu país e viu aquelas coisas que, pelo espírito de profecia, tinha previsto.
Ao prevê-las, muito mais ao vê-las, clama: “Meu coração desfalece em mim”, afundo, definho ao considerar isto, v. 18. “Quando quero consolar-me contra a minha tristeza”, só trabalho em vão; ou melhor, toda tentativa de aliviar a dor apenas a agrava.
É nossa sabedoria e dever, sob desfechos pesarosos, fazer o que podemos para nos consolar contra a nossa tristeza, sugerindo a nós mesmos considerações apropriadas para mitigar a dor e equilibrar o agravo. Mas às vezes a tristeza é tal que, quanto mais é reprimida, mais fortemente retorna.
Este pode às vezes ser o caso de homens muito bons, como o do profeta aqui, cuja alma recusou ser consolada e desfaleceu ao tônico, Salmos 77:2, 3.
Ele nos diz (v. 21) qual era o problema: é pela ferida da filha do meu povo que estou assim ferido; é pelo seu pecado e pelas misérias que trouxeram sobre si mesmos por ele.
É por isto que estou negro, que pareço negro, que ando de negro como os pranteadores fazem, e que o espanto me tomou, de modo que não sei o que fazer nem para onde voltar.
Repare: as misérias do nosso país devem ser muito a dor das nossas almas. Um espírito gracioso será um espírito público, um espírito terno, um espírito de luto.
Convém lamentarmos as misérias das nossas criaturas semelhantes, muito mais levarmos ao coração as calamidades do nosso país e especialmente da igreja de Deus, sentir dor pela aflição de José.
Jeremias tinha profetizado a destruição de Jerusalém e, embora a verdade da sua profecia fosse questionada, contudo não se alegrava com a prova da verdade dela por seu cumprimento, preferindo o bem-estar do seu país à sua própria reputação.
Se Jerusalém tivesse se arrependido e sido poupada, ele estaria longe de se irritar como Jonas fez.
Jeremias tinha muitos inimigos em Judá e Jerusalém, que o odiavam, desacreditavam e perseguiam; e, nos juízos trazidos sobre eles, Deus acertava contas com eles por isto e apelava pela causa do seu profeta.
Contudo, ele estava longe de se alegrar nisso, tão verdadeiramente perdoava os seus inimigos e desejava que Deus os perdoasse.
- Quão pequenas eram as suas esperanças (v. 22): “Não há bálsamo em Gileade?”, nenhum remédio apropriado para um reino doente e moribundo? “Não há médico ali?”, nenhuma mão hábil e fiel para aplicar o remédio?
Considera o caso deplorável e sem alívio possível. Não há bálsamo em Gileade que possa curar a doença do pecado, nenhum médico ali que possa restaurar a saúde de uma nação inteiramente invadida por tal exército estrangeiro como o dos caldeus.
As desolações feitas são irreparáveis, e a doença chegou a tal ponto que já não se pode contê-la.
Ou este versículo pode ser entendido como pondo toda a culpa da incurabilidade da sua doença sobre eles mesmos; e assim a pergunta deve ser respondida afirmativamente: “Não há bálsamo em Gileade?”, nenhum médico ali?
Sim: certamente há; Deus é capaz de ajudá-los e curá-los, há uma suficiência nele para reparar todos os seus agravos. Gileade era um lugar na sua própria terra, não distante.
Tinham entre eles a lei de Deus e os seus profetas, com cuja ajuda poderiam ter sido levados ao arrependimento, e a sua ruína poderia ter sido impedida. Tinham príncipes e sacerdotes, cuja ocupação era reformar a nação e reparar os seus agravos.
O que mais poderia ter sido feito do que fora feito para a sua recuperação? Por que então a sua saúde não foi restaurada?
Certamente não se devia a Deus, mas a eles mesmos; não era por falta de bálsamo e de médico, mas porque não queriam admitir a aplicação nem se submeter aos métodos de cura.
O médico e o remédio estavam ambos prontos, mas o paciente era teimoso e irregular, não queria ser preso a regras, mas tinha de ser agradado.
Repare: se os pecadores morrem das suas feridas, o seu sangue está sobre as suas próprias cabeças. O sangue de Cristo é bálsamo em Gileade, o seu Espírito é o médico ali, ambos suficientes, todo-suficientes, de modo que poderiam ter sido curados, mas não quiseram.