Matthew Henry

Jeremias 7

Argumento

O profeta, tendo em nome de Deus censurado o povo por seus pecados e lhes dado aviso dos juízos de Deus que vinham sobre eles, neste capítulo prossegue com a mesma intenção de humilhá-los e despertá-los:

I. Ele lhes mostra a invalidade da alegação em que tanto se apoiavam: tinham o templo de Deus entre eles e se aplicavam constantemente a seu serviço. E procura afastá-los de sua confiança em seus privilégios e práticas externos, vv. 1-11.

II. Ele os lembra das desolações de Siló e prediz que tais seriam as desolações de Jerusalém, vv. 12-16.

III. Ele mostra ao profeta as idolatrias abomináveis do povo, pelas quais Deus estava tão indignado com ele, vv. 17-20.

IV. Ele põe diante do povo aquela máxima fundamental da religião de que “obedecer é melhor do que sacrifício” (1 Samuel 15:22), e que Deus não aceitaria os sacrifícios dos que persistiam obstinadamente em desobediência, vv. 21-28.

V. Ele ameaça devastar inteiramente a terra por sua idolatria e impiedade, e multiplicar seus abatidos assim como haviam multiplicado seu pecado, vv. 29-34.

Versículos 1 a 15

Um Chamado ao Arrependimento. (a.C. 606.)

Estes versículos começam outro sermão, que continua neste e nos dois capítulos seguintes, em grande parte com o mesmo propósito dos anteriores: levá-los, pelo raciocínio, ao arrependimento. Observe:

I. As ordens dadas ao profeta para pregar esse sermão. Pois tinha não somente uma comissão geral, mas direções e instruções particulares para cada mensagem que expunha. Essa era uma palavra que lhe veio do Senhor, v. 1.

Não nos é dito quando esse sermão deveria ser pregado; mas nos é dito:

  1. Onde deve ser pregado: no portão da casa do Senhor, pelo qual entravam no pátio exterior, ou o pátio do povo.

Afrontaria os sacerdotes e exporia o profeta a sua fúria ter uma mensagem como essa exposta dentro de seus recintos. Mas o profeta não deve temer o rosto do homem; não pode ser fiel a seu Deus se o fizer.

  1. A quem deve ser pregado: aos homens de Judá que entram por esses portões para adorar o Senhor.

Provavelmente era em uma das três festas, quando todos os homens de todas as partes do país deveriam aparecer diante do Senhor nos pátios de sua casa, e não aparecer vazios.

Então tinha muitos juntos para lhes pregar, e esse era o tempo mais oportuno para adverti-los a não confiar em seus privilégios. Repare:

(1.) Até os que professam religião precisam que lhes seja pregado, assim como os que estão fora.

(2.) É desejável ter oportunidade de pregar a muitos juntos. A Sabedoria escolhe clamar no principal lugar de reunião e, como Jeremias aqui, na abertura dos portões, os portões do templo.

(3.) Quando vamos adorar Deus, precisamos ser advertidos a adorá-lo no espírito e a não ter confiança na carne, Filipenses 3:3.

II. O conteúdo e objetivo do próprio sermão. É exposto em nome do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, que comanda o mundo, mas faz aliança com seu povo.

Como criaturas somos obrigados a considerar o Senhor dos exércitos, como cristãos o Deus de Israel. O que lhes disse, diz a nós, e é muito semelhante ao que João Batista disse aos que batizava (Mateus 3:8, 9):

“Produzi frutos adequados ao arrependimento”; e “não penseis em dizer dentro de vós mesmos: Temos Abraão por nosso pai”. O profeta aqui lhes diz:

  1. Quais eram as palavras verdadeiras de Deus em que poderiam confiar.

Em poucas palavras, poderiam contar com isso: se se arrependessem e reformassem suas vidas e voltassem a Deus por um caminho de dever, ele restauraria e confirmaria sua paz, repararia seus agravos e voltaria a eles por um caminho de misericórdia (v. 3): “Emendai vossos caminhos e vossas ações”.

Isso indica que havia muita coisa errada em seus caminhos e ações, muitas faltas e erros.

Mas é um grande exemplo do favor de Deus para com eles que lhes dá liberdade para se emendarem, lhes mostra onde e como devem se emendar e promete aceitá-los quando se emendarem: “Eu farei vocês morarem quieta e pacificamente neste lugar, e será posto um fim àquilo que ameaça sua expulsão.”

A reforma é o único caminho, e um caminho seguro [lacuna na fonte] à ruína. Ele se explica (vv. 5-7) e lhes diz particularmente:

(1.) Qual era a emenda que esperava deles. Devem emendar-se inteiramente; ao fazê-lo, devem tornar bons seus caminhos e ações.

Devem se reformar com resolução, e deve ser uma reforma universal, constante, perseverante, não parcial, mas inteira, não hipócrita, mas sincera, não oscilante, mas constante.

Devem tornar a árvore boa e assim tornar o fruto bom, devem emendar seus corações e pensamentos e assim emendar seus caminhos e ações. Em particular:

[1.] Devem ser honestos e justos em todos os seus tratos. Os que tinham poder em suas mãos devem executar inteiramente o juízo entre um homem e seu vizinho, sem parcialidade e conforme aparecessem os méritos da causa.

Não devem, nem em juízo nem em contrato, oprimir o estrangeiro, o órfão ou a viúva, nem favorecer ou proteger os que oprimiam, nem recusar fazer-lhes justiça quando a buscavam.

Não devem derramar sangue inocente e com ele macular este lugar e a terra em que moravam.

[2.] Devem manter-se junto do culto somente do Deus verdadeiro: “Nem andeis atrás de outros deuses”; não anseiem por eles, nem escutem os que os atrairiam à comunhão com idólatras; pois é, e será, para seu próprio prejuízo.

Sejam não somente tão justos para com seu Deus, mas tão sábios em seu próprio favor, a ponto de não desperdiçar suas adorações naqueles que não são capazes de ajudá-los e com isso provocar aquele que é capaz de destruí-los. Bem, isso é tudo em que Deus insiste.

(2.) Ele lhes diz qual é o estabelecimento que, mediante essa emenda, podem esperar dele (v. 7): “Dediquem-se a um trabalho de reforma como esse com toda rapidez, levem-no até o fim e permaneçam nele; e farei vocês morarem neste lugar, este templo.”

“Continuará seu lugar de reunião e refúgio, o lugar de seu encontro consolador com Deus e uns com os outros. E vocês morarão na terra que dei a seus pais para todo o sempre, e nunca serão expulsos nem da casa de Deus nem da sua própria.”

É prometido que continuarão a desfrutar seus privilégios civis e sagrados, e que os desfrutarão com consolo: “Farei vocês morarem aqui.” E moram à vontade aqueles a quem Deus dá estabilidade.

Desfrutarão disso por aliança, em virtude da concessão feita disso a seus pais, não por providência, mas por promessa.

Continuarão no desfrute disso sem despejo ou molestamento; não serão perturbados, muito menos despojados, para todo o sempre; nada senão o pecado poderia expulsá-los.

Uma herança eterna na Canaã celestial é com isso assegurada a todos os que vivem em piedade e honestidade.

E a Vulgata latina lê aqui um privilégio ulterior, v. 3, 7: Habitabo vobiscum, morarei com vocês neste lugar. E acharíamos a própria Canaã apenas um lugar desconsolado para morar se Deus não morasse conosco ali.

  1. Quais eram as palavras mentirosas de seus próprios corações em que não deveriam confiar. Ele os adverte contra esse engano de si mesmos (v. 4): “Não confiem em palavras mentirosas.”

“Foi-lhes dito por que caminho e em que condições podem estar tranquilos, seguros e felizes; agora não se iludam pensando que podem estar assim em quaisquer outras condições ou por qualquer outro caminho.”

Contudo, acusa-os desse autoengano nascido da vaidade (v. 8): “Vejam, é claro que confiam em palavras mentirosas, apesar do que lhes foi dito. Confiam em palavras que não podem aproveitar; apoiam-se em uma alegação que de nada lhes servirá.”

Os que desprezam as palavras de verdade que lhes aproveitariam abrigam-se em palavras de falsidade que não podem lhes aproveitar.

Agora essas palavras mentirosas eram: “O templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor são estes.”

“Esses edifícios, os pátios, o lugar santo e o santo dos santos são o templo do Senhor, construído por sua designação para sua glória; aqui ele reside, aqui é adorado, aqui nos reunimos três vezes por ano para lhe prestar homenagem como nosso Rei em seu palácio.”

Pensavam que isso era segurança suficiente para eles, para impedir que Deus e seus favores os deixassem, que Deus e seus juízos irrompessem sobre eles.

Quando os profetas lhes diziam quão pecaminosos eram e quão miseráveis provavelmente seriam, continuamente apelavam para o templo: “Como podemos ser ou assim ou assim, enquanto temos aquele lugar santo e feliz entre nós?”

O profeta repete isso porque o repetiam em todas as ocasiões. Era o jargão dos tempos; estava em suas bocas em todas as ocasiões.

Se ouviam um sermão que despertava, se alguma notícia alarmante lhes era trazida, embalavam-se para dormir novamente com isso: “Não podemos deixar de ir bem, pois temos o templo do Senhor entre nós.”

Repare: Os privilégios de uma forma de piedade são frequentemente o orgulho e a confiança dos que são estranhos e inimigos de seu poder.

É comum os que estão mais longe de Deus se vangloriarem mais de estarem perto da igreja. São arrogantes por causa do monte santo (Sofonias 3:11), como se a misericórdia de Deus fosse tão ligada a eles que pudessem desafiar sua justiça.

Agora, para convencê-los de que alegação frívola era essa e de quão pouco lhes serviria:

(1.) Ele lhes mostra sua grosseira absurdidade em si mesma.

Se sabiam qualquer coisa do templo do Senhor ou do Senhor do templo, deviam pensar que alegar isso para desculpar seu pecado contra Deus ou para suspender o juízo de Deus contra eles era a coisa mais ridícula e sem razão que poderia haver:

[1.] Deus é um Deus santo; mas essa alegação fazia dele o patrono do pecado, dos piores pecados, que até a luz da natureza condena, v. 9, 10.

“O quê”, diz ele, “vocês furtarão, assassinarão e cometerão adultério, serão culpados das imoralidades mais vis, contra as quais o interesse comum, assim como o bom senso da humanidade, testemunha?”

“Jurarão falsamente, crime que todas as nações que creem em um Deus e veneram o juramento sempre abominaram?”

“Queimarão incenso a Baal, divindade de monturo que se apresenta como rival do grande Jeová, e, não contentes com isso, andarão também atrás de outros deuses que não conhecem?”

“E, por todos esses crimes, lançarão uma afronta ousada sobre Deus, tanto como Senhor dos exércitos quanto como Deus de Israel?”

“Trocarão um Deus de cujo poder e bondade tiveram tão longa experiência por deuses de cuja capacidade e disposição de ajudá-los nada conhecem?”

“E, quando tiverem feito o pior que podem contra Deus, terão o descaramento de vir e se pôr diante dele nesta casa que é chamada por seu nome e em que seu nome é invocado?”

“Pôr-se-ão diante dele como servos à espera de seus mandamentos e suplicantes à espera de seu favor? Agirão em rebelião aberta contra ele e, contudo, se misturarão a seus súditos, entre os melhores deles?”

“Por isso, ao que parece, pensam que ele não descobre ou não reprova suas práticas perversas; imaginar qualquer das duas coisas é lançar sobre ele a maior indignidade possível.” É como se dissessem: “Somos libertos para fazer todas essas abominações.”

Se não tinham o descaramento de dizer isso, totidem verbis, com tantas palavras, contudo suas ações o falavam em alta voz.

Não podiam deixar de reconhecer que Deus, mesmo seu próprio Deus, muitas vezes os libertara e lhes fora ajuda presente quando, de outro modo, certamente teriam perecido.

Ele, ao libertá-los, tinha o propósito de reconduzi-los a si e por sua bondade levá-los ao arrependimento; mas eles resolveram persistir em suas abominações apesar disso.

Logo que eram libertos (como desde tempos antigos nos dias dos Juízes), faziam o mal novamente à vista do Senhor.

Isso era na prática dizer, em contradição direta à verdadeira intenção e sentido das providências que os haviam tocado, que Deus os libertara para novamente colocá-los em condição de se rebelar contra ele, sacrificando tanto mais profusamente a seus ídolos.

Repare: Os que continuam no pecado porque a graça abundou, ou para que a graça abunde, na prática fazem de Cristo ministro do pecado.

Alguns entendem assim: “Vocês se apresentam diante de Deus com seus sacrifícios e ofertas pelo pecado e então dizem: ‘Somos libertos, estamos livres de nossa culpa; agora ela não nos fará mal’.”

“Mas tudo isso serve apenas para cegar o mundo e calar a consciência, a fim de que possam, com mais facilidade para vocês mesmos e com mais plausibilidade diante dos outros, fazer todas essas abominações.”

[2.] Seu templo era um lugar santo; mas essa alegação fazia dele uma proteção para as pessoas mais profanas.

“Esta casa, que é chamada por meu nome e é um sinal permanente do reino de Deus [lacuna na fonte] do pecado e de Satanás, tornou-se ela um covil de ladrões aos olhos de vocês?”

“Vocês pensam que foi construída para ser não apenas ponto de encontro dos mais vis malfeitores, mas também refúgio e abrigo para eles?”

Não: Embora os chifres do altar fossem um santuário para aquele que abatia um homem sem querer, contudo não eram assim para um assassino deliberado nem para alguém que fazia qualquer coisa presunçosamente, Êxodo 21:14; 1 Reis 2:29.

Os que pensam desculpar-se em práticas não cristãs com o nome cristão, e pecar tanto mais ousada e seguramente porque há uma oferta pelo pecado providenciada, na prática fazem da casa de oração de Deus um covil de ladrões, como os sacerdotes no tempo de Cristo, Mateus 21:13.

Mas poderiam assim iludir Deus? Não: “Eis que o vi, diz o Senhor”, vi a iniquidade real através da piedade falsificada e dissimulada.

Repare: Embora os homens possam enganar uns aos outros com as aparências de devoção, contudo não podem enganar Deus.

(2.) Ele lhes mostra a insuficiência dessa alegação julgada há muito no caso de Siló:

[1.] É certo que Siló foi arruinada, embora tivesse o santuário de Deus nela, quando por sua perversidade profanou aquele santuário (v. 12): “Ide agora a meu lugar que estava em Siló”.

É provável que as ruínas daquela cidade antes florescente ainda permanecessem; poderiam, pelo menos, ler sua história, que deveria tocá-los como se vissem o lugar.

Ali Deus pôs seu nome no princípio, ali o tabernáculo foi estabelecido quando Israel tomou posse de Canaã pela primeira vez (Josué 18:1), e para lá as tribos subiam.

Mas os que se aplicavam ao serviço do tabernáculo ali corrompiam tanto a si mesmos quanto a outros, e deles surgia a perversidade de seu povo Israel; aquela fonte estava envenenada e enviava correntes malignas; e o que resultou disso?

Não: Deus o abandonou (Salmos 78:60), enviou sua arca ao cativeiro, cortou a casa de Eli que presidia ali.

E é muito provável que a cidade tenha sido inteiramente destruída, pois nunca mais lemos dela senão como monumento da vingança divina sobre lugares santos quando abrigam pessoas perversas.

Repare: Os juízos de Deus sobre outros, que realmente se revoltaram contra Deus enquanto mantinham uma profissão de proximidade dele, deveriam ser um aviso para nós de não confiar em palavras mentirosas.

É bom consultar precedentes e fazer uso deles. Lembrem-se da mulher de Ló; lembrem-se de Siló e das sete igrejas da Ásia; e saibam que a arca e o castiçal são coisas móveis, Apocalipse 2:5; Mateus 21:43.

[2.] É tão certo que o destino de Siló será a condenação de Jerusalém se um arrependimento rápido e sincero não impedir isso:

Primeiro: Jerusalém era agora tão pecaminosa quanto Siló alguma vez fora; isso é provado pelo testemunho infalível do próprio Deus contra eles (v. 13): “Vocês fizeram todas essas obras, não podem negá-lo.”

E continuavam obstinados em seu pecado; isso é provado pelo testemunho de Deus [lacuna na fonte], que os chamava a voltar e se arrepender, levantando-se cedo e falando, como alguém zeloso, como alguém sério, como alguém que não perderia tempo em tratar com eles.

Ou melhor: Que tomaria a oportunidade mais adequada para lhes falar cedo pela manhã, quando, se em algum tempo, estivessem sóbrios e tivessem seus pensamentos livres e claros. Mas foi tudo em vão.

Deus falava, mas não ouviam, não atentavam, nunca prestavam atenção; ele os chamava, mas não respondiam; não queriam vir a seu chamado.

Repare: O que Deus nos falou agrava grandemente o que fizemos contra ele.

Segundo: Jerusalém em breve será tão miserável quanto Siló alguma vez foi: “Por isso farei a esta casa como fiz a Siló”, a arruinarei e devastarei, v. 14.

Os que seguem os passos da perversidade daqueles que foram antes deles devem esperar cair pelos mesmos juízos, pois todas essas coisas lhes aconteceram como exemplos.

O templo de Jerusalém, por mais fortemente construído, se nele fosse encontrada perversidade, seria tão incapaz de permanecer de pé e tão facilmente conquistado quanto até o tabernáculo de Siló era quando o dia da vingança de Deus tinha chegado.

“Esta casa”, diz Deus, “é chamada por meu nome, e por isso vocês podem pensar que eu deveria protegê-la; é a casa em que confiam, e pensam que ela os protegerá.”

“Esta terra é o lugar, esta cidade o lugar que dei a vocês e a seus pais; por isso estão seguros de que continuarão a possuí-la e pensam que nada pode expulsá-los. Mas os homens de Siló também se iludiram desse modo e só enganaram a si mesmos.”

Ele cita outro precedente (v. 15), a ruína do reino das dez tribos, que eram a descendência de Abraão, tinham a aliança da circuncisão e possuíam a terra que Deus dera a eles e a seus pais, e contudo as idolatrias os expulsaram e extirparam:

“E podem vocês pensar que os mesmos maus caminhos não lhes serão igualmente fatais?” Sem dúvida serão; pois Deus é uniforme e coerente consigo mesmo em seus procedimentos judiciais.

É uma regra de justiça, ut parium par sit ratio, que em casos semelhantes o mesmo juízo deva proceder.

“Vocês se corromperam como seus irmãos, a descendência de Efraim, e se tornaram seus irmãos na iniquidade; por isso os lançarei fora de minha vista, como os lancei.”

A interpretação aqui dada do juízo faz dele um juízo terrível de fato. Lançá-los fora de sua terra significava Deus lançá-los fora de sua vista, como se nunca mais quisesse olhar para eles, nunca mais olhar por eles.

Sempre que somos lançados, está bastante bem se formos mantidos no amor de Deus. Mas, se somos lançados fora de seu favor, nosso caso é miserável, embora moremos em nossa própria terra.

Essa ameaça de que Deus faria esta casa como Siló encontraremos novamente, e acharemos Jeremias acusado por ela, Jeremias 26:6.

Versículos 16 a 20

Punição Predita. (a.C. 606.)

Deus lhes mostrara, nos versículos anteriores, que o templo e seu serviço, dos quais se vangloriavam e nos quais confiavam, não serviriam para impedir o juízo ameaçado.

Mas havia outra coisa que poderia lhes servir de algum modo, e que contudo não valorizavam: a intercessão do profeta em favor deles; suas orações lhes fariam mais bem do que suas próprias alegações.

Agora aqui esse apoio lhes é tirado. E é triste de fato o caso daqueles que perderam o amparo das orações dos ministros e do povo de Deus.

I. Deus aqui proíbe o profeta de orar por eles (v. 16): “O decreto saiu, sua ruína está resolvida; por isso, não ores por este povo”, isto é, não ore para impedir esse juízo ameaçado.

“Pecaram para a morte; por isso, não ore por sua vida, mas pela vida de suas almas”, 1 João 5:16. Veja aqui:

  1. Que os profetas de Deus são homens de oração. Jeremias predisse a destruição de Judá e Jerusalém e contudo orou por sua preservação, não sabendo que o decreto era absoluto. E é a vontade de Deus que oremos pela paz de Jerusalém.

Até quando ameaçamos pecadores com condenação, devemos orar por sua salvação, para que se voltem e vivam.

Jeremias era odiado, perseguido e desacreditado pelos filhos de seu povo, e contudo orava por eles. Pois convém que retribuamos bem por mal.

  1. Que os profetas de Deus que oram têm grande participação no céu, por menor que seja a que têm na terra.

Quando Deus determinou destruir este povo, pede ao profeta que não ore por eles, porque não queria que suas orações ficassem (como as orações dos profetas raramente ficavam) sem resposta. Deus disse a Moisés: “Deixa-me sozinho”, Êxodo 32:10.

  1. É um mau presságio para um povo quando Deus refreia os espíritos de seus ministros e de seu povo de orar por eles, e lhes dá a ver seu caso tão desesperado que não têm coração para falar uma palavra boa em seu favor.

  2. Os que não querem considerar a pregação de bons ministros não podem esperar nenhum benefício de suas orações. Se vocês não querem nos ouvir quando falamos de Deus a vocês, Deus não nos ouvirá quando falamos a ele em favor de vocês.

II. Ele lhe dá um motivo para essa proibição. O fôlego de oração é uma coisa preciosa demais para ser perdido e desperdiçado sobre um povo endurecido no pecado e marcado para a ruína:

  1. Estão resolvidos a persistir em sua rebelião contra Deus e não serão feitos voltar pela pregação do profeta.

Quanto a isso, recorre à inspeção e observação do próprio profeta (v. 17): “Não vês o que fazem aberta e publicamente, sem vergonha nem temor, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?”

Isso indica tanto que o pecado era evidente e não podia ser negado quanto que os pecadores eram insolentes e não queriam ser recuperados.

Cometiam sua perversidade até na presença do profeta e sob seu olho. Ele via o que faziam, e contudo o faziam, o que era uma afronta a seu ofício e àquele de quem era oficial, e desafiava ambos. Agora observe:

(1.) Qual é o pecado de que são aqui acusados: é idolatria, v. 18. Prestavam homenagem idólatra à rainha do céu, a lua, fosse à sua imagem, ao próprio astro ou a ambos.

Adoravam-na provavelmente sob o nome de Astarote ou alguma outra de suas deusas, apaixonados pelo brilho com que viam a lua andar e considerando-se devedores a ela por suas influências benignas, ou temendo as malignas, Jó 31:26.

A adoração da lua era muito usada entre as nações pagãs, Jeremias 44:17, 19. Alguns leem a estrutura ou obra do céu. O globo celestial inteiro com todos os seus adornos e poderes era o objeto de sua adoração.

Adoravam o exército do céu, Atos 7:42. A homenagem que deveriam ter pago a seu Príncipe pagavam às estátuas que embelezavam o frontispício de seu palácio.

Adoravam as criaturas em vez daquele que as fez, os servos em vez daquele que os comanda, e os dons em vez daquele que os deu.

Com a rainha do céu adoravam outros deuses, imagens de coisas não somente no céu acima, mas na terra abaixo e nas águas debaixo da terra. Pois os que abandonam o Deus verdadeiro vagueiam sem fim atrás dos falsos.

A essas divindades de sua própria fabricação oferecem bolos como ofertas de alimento e derramam ofertas de bebida, como se tivessem seu alimento e bebida delas e fossem obrigados a lhes fazer seus reconhecimentos.

E veja quão ocupados estão e como toda mão é empregada no serviço desses ídolos, assim como costumava ser empregada nas tarefas de casa.

Os filhos eram enviados para juntar lenha; os pais acendiam o fogo para aquecer o forno, sendo dos mais pobres, que não podiam pagar servos para fazê-lo. Contudo preferiam fazê-lo eles mesmos a que ficasse sem ser feito.

As mulheres amassavam a massa com suas próprias mãos, pois talvez, embora tivessem servos para fazê-lo, se orgulhassem de mostrar seu zelo por seus ídolos fazendo elas mesmas.

Sejamos instruídos, até por esse mau exemplo, no serviço de nosso Deus:

[1.] Honremo-lo com nossos bens, como aqueles que têm dele sua subsistência, e comamos e bebamos para a glória daquele de quem temos nosso alimento e bebida.

[2.] Não recusemos os serviços mais árduos, nem desprezemos descer aos mais baixos, pelos quais Deus possa ser honrado. Pois ninguém acenderá fogo no altar de Deus por nada. Consideremos uma honra sermos empregados em qualquer trabalho para Deus.

[3.] Criemos nossos filhos nos atos de devoção; que, conforme forem capazes, sejam empregados em fazer algo para a manutenção dos exercícios religiosos.

(2.) Qual é a tendência direta desse pecado: “É para que me provoquem à ira; não podem ter qualquer outro desígnio nisso.”

“Mas (v. 19) me provocam à ira? É porque sou difícil de agradar ou facilmente provocado? Ou devo suportar a culpa do ressentimento? Não; são eles que o fazem, e só eles arcarão com as consequências.”

É contra Deus que o provocam à cólera? Ele fica pior por isso? Isso lhe faz algum estrago real? Não: Não é contra eles mesmos, para a confusão de seus próprios rostos?

É malícia contra Deus, mas é malícia impotente; não pode prejudicá-lo. Ou melhor: É malícia insensata; prejudicará a eles mesmos. Mostram sua hostilidade contra Deus, mas fazem a hostilidade a si mesmos.

Pode você pensar outra coisa senão que um povo assim desesperadamente determinado a sua própria ruína deva ser abandonado?

  1. Deus está resolvido a prosseguir em seus juízos contra eles e não será feito voltar pelas orações do profeta (v. 20): “Assim diz o Senhor Deus”, e não voltará atrás no que diz, nem o mundo inteiro pode contradizê-lo; ouçam, por isso, e tremam.

“Eis que minha ira e meu furor serão derramados sobre este lugar”, como a inundação de águas sobre o mundo antigo ou a chuva de fogo e enxofre sobre Sodoma. Já que insistem em provocar minha ira, que vejam o que resultará disso. Logo descobrirão:

(1.) Que não há como escapar desse dilúvio de fogo, ou fugindo dele ou se protegendo contra ele. Será derramado sobre este lugar, embora seja lugar santo, a casa do Senhor.

Alcançará tanto homem quanto animal, como as pragas do Egito, e, como algumas delas, destruirá as árvores do campo e o fruto do solo, que haviam destinado e preparado para Baal e dos quais haviam feito bolos para a rainha do céu.

(2.) Não há como extingui-lo: “Arderá e não será apagado”; orações e lágrimas então de nada servirão. Quando sua cólera está acesa só um pouco, muito mais quando é acesa a tal grau, não haverá como apagá-la.

A cólera de Deus é aquele fogo inextinguível cujo fim a própria eternidade não verá. “Apartai-vos, malditos, para o fogo eterno.”

Versículos 21 a 28

Obediência Melhor do que Sacrifício. (a.C. 606.)

Deus, tendo mostrado ao povo que o templo não os protegeria enquanto o contaminavam com sua perversidade, aqui lhes mostra que seus sacrifícios não serviriam de expiação por eles nem seriam aceitos enquanto prosseguissem em desobediência.

Veja com que desprezo ele aqui fala de seu serviço cerimonial (v. 21): “Acrescentem seus holocaustos a seus sacrifícios; prossigam neles enquanto lhes agradar; acrescentem uma espécie de sacrifício a outra.”

“Transformem seus holocaustos” (que deveriam ser inteiramente queimados para a honra de Deus) “em ofertas pacíficas” (das quais o próprio ofertante tinha uma parte considerável) “para que possam comer carne, pois esse é todo o bem que provavelmente terão de seus sacrifícios: uma ou duas boas refeições.”

“Mas não esperem qualquer outro benefício deles enquanto vivem dessa maneira dissoluta. Guardem seus sacrifícios para si mesmos” (assim entendem alguns); “que sejam servidos em sua própria mesa, pois de modo algum são aceitáveis nos altares de Deus.” Para a explicação disso:

I. Ele lhes mostra que a obediência era a única coisa que exigia deles, v. 22, 23. Recorre ao contrato original pelo qual foram primeiramente constituídos como povo quando foram trazidos do Egito.

Deus os fez um reino de sacerdotes para si, não para ser regalado com seus sacrifícios, como os demônios que os pagãos adoravam, que são representados como comendo com prazer a banha de seus sacrifícios e bebendo o vinho de suas ofertas de bebida, Deuteronômio 32:38.

Não: Deus comerá a carne de touros? Salmos 50:13. “Não falei a vossos pais acerca de holocaustos ou sacrifícios”, não deles no princípio.

Os preceitos da lei moral foram dados antes das instituições cerimoniais. E estas vieram depois, como provas de sua obediência e auxílios a seu arrependimento e fé.

A lei levítica começa assim: Se algum homem de vocês trouxer uma oferta, deve fazer assim e assim (Levítico 1:2; 2:1), como se a intenção fosse antes regular o sacrifício do que exigi-lo.

Mas aquilo que Deus ordenou, ao qual os obrigou por sua autoridade suprema e no qual insistiu como condição da aliança, era: “Obedecei à minha voz”.

Veja Êxodo 15:26, onde este era o estatuto e a ordenança pelos quais Deus os provava: “Escuta diligentemente a voz do Senhor teu Deus”. A condição de serem o povo peculiar de Deus era esta (Êxodo 19:5): “Se de fato obedecerdes à minha voz”.

“Façam questão dos deveres da religião natural, observem as instituições positivas a partir de um princípio de obediência, e então ‘serei vosso Deus, e vós sereis meu povo’”, o que é a maior honra, felicidade e satisfação de que qualquer dos filhos dos homens é capaz.

“Que sua conduta seja regular, e em tudo procurem conformar-se à vontade e à palavra de Deus. Andem dentro dos limites que lhes pus e em todos os caminhos que lhes ordenei, e então podem assegurar-se de que ficará bem com vocês.”

A exigência aqui é muito razoável: que sejamos dirigidos pela Sabedoria Infinita àquilo que é adequado, que aquele que nos fez nos ordene, e que nos dê lei aquele que nos dá nosso ser e todos os seus sustentos.

E a promessa é muito animadora: Que a vontade de Deus seja sua regra, e seu favor será sua felicidade.

II. Ele lhes mostra que a desobediência era a única coisa pela qual tinha uma desavença com eles. Não os censuraria por deixarem de oferecer sacrifícios; estes estiveram continuamente diante dele (Salmos 50:8). Com eles esperavam subornar Deus e comprar uma licença para prosseguir no pecado.

Por isso aquilo de que Deus o tempo todo os acusara era romper seus mandamentos no curso de sua conduta, enquanto os observavam, em alguns casos, no curso de sua devoção, v. 24, 25, etc.:

  1. Puseram sua própria vontade em rivalidade com a vontade de Deus. Não escutavam Deus e sua lei; nunca atentavam a ela; era para eles como se nunca tivesse sido dada ou não tivesse força.

Não inclinavam seu ouvido para se aplicar a ela, muito menos seus corações para se conformar a ela. Mas queriam seu próprio caminho, queriam fazer como escolhiam, e não como lhes era mandado.

Seus próprios conselhos eram seu guia, e não os ditames da sabedoria divina. Será lícito e bom para eles aquilo que assim pensam, embora a palavra de Deus diga inteiramente o contrário.

A imaginação de seu coração mau, seus apetites e paixões, será uma lei para eles, e andarão em seu caminho e conforme o que veem seus olhos.

  1. Se começaram bem, contudo não prosseguiram, mas logo se afastaram. Andaram para trás, quando falaram em fazer um capitão e voltar ao Egito novamente, e não quiseram avançar sob a condução de Deus.

Prometeram coisas boas: Tudo o que o Senhor nos disser faremos. E, se ao menos tivessem continuado naquela boa disposição, tudo teria ficado bem. Mas, em vez de prosseguir no caminho do dever, recuaram ao caminho do pecado e ficaram piores do que nunca.

  1. Quando Deus lhes enviou mensagens de boca para lhes lembrar a palavra escrita, o que era o trabalho dos profetas, deu na mesma; continuamente eram desobedientes.

Deus teve servos seus entre eles em toda época, desde que saíram do Egito até este dia, uns ou outros para lhes dizer suas faltas e lhes lembrar seu dever; levantava-se cedo para enviá-los (como antes, v. 13), como homens se levantam cedo para chamar servos a seu trabalho.

Mas eram tão surdos aos profetas quanto à lei (v. 26): “Contudo não escutaram, nem inclinaram seu ouvido”.

Esse fora seu caminho e maneira o tempo todo; eram da mesma disposição obstinada e refratária dos que foram antes deles. Fora o tempo todo o espírito da nação, e um espírito mau, que continuamente os assombrou até por fim os arruinar.

  1. Sua prática e caráter permaneciam os mesmos. São piores, e não melhores, do que seus pais:

(1.) O próprio Jeremias pode testemunhar contra eles que eram desobedientes, ou logo o descobrirá assim (v. 27): “Você lhes falará todas estas palavras, os acusará particularmente de desobediência e obstinação.”

“Mas até isso não os influenciará: não o escutarão nem atentarão a você. Você irá e os chamará com toda a clareza e seriedade imaginável, mas não responderão a você.”

“Ou não lhe darão resposta alguma, ou não uma resposta obediente; não virão a seu chamado.”

(2.) Deve, por isso, reconhecer que mereciam o caráter de um povo desobediente, maduro para a destruição, e deve ir a eles e lhes dizer isso na cara (v. 28): “Esta é uma nação que não obedece à voz do Senhor seu Deus”.

“São notórios por sua obstinação; sacrificam ao Senhor como seu Deus, mas não querem ser governados por ele como seu Deus. Não receberão nem a instrução de sua palavra nem a correção de sua vara; não serão recuperados nem reformados por nenhuma delas.”

“A verdade pereceu entre eles; não podem recebê-la; não se submeterão a ela nem serão governados por ela.”

“Não falarão a verdade; não se pode crer em uma palavra que dizem, pois ela está cortada de sua boca, e a mentira vem em seu lugar. São falsos tanto para com Deus quanto para com o homem.”

Versículos 29 a 33

A Desolação de Judá. (a.C. 606.)

Aqui está:

I. Um forte chamado ao choro e ao luto. Jerusalém, que fora uma cidade alegre, a alegria de toda a terra, deve agora levantar uma lamentação nos altos (v. 29), os altos onde haviam servido a seus ídolos; ali devem agora lamentar sua miséria.

Como sinal tanto de tristeza quanto de escravidão, Jerusalém deve agora cortar seu cabelo e lançá-lo fora. A palavra é peculiar ao cabelo dos nazireus, que era a insígnia e sinal de sua dedicação a Deus, e é chamado sua coroa.

Jerusalém fora uma cidade que era nazireia para Deus, mas agora deve cortar seu cabelo, deve ser profanada, rebaixada e separada de Deus, assim como fora separada para ele. É tempo de os que perderam sua santidade deixarem de lado sua alegria.

II. Motivo justo dado para essa grande lamentação:

  1. O pecado de Jerusalém aparece aqui muito hediondo, em lugar algum pior ou mais excessivamente pecaminoso (v. 30): “Os filhos de Judá” (o povo que professa Deus, que saiu das águas de Judá, Isaías 48:1) “fizeram o mal à minha vista”, sob meu olho, em minha presença.

“Afrontaram-me na cara, o que muito agrava a afronta.” Ou: “Fizeram aquilo que sabem ser mal à minha vista e no mais alto grau ofensivo a mim.”

A idolatria era o pecado que acima de todos os outros pecados era mal à vista de Deus. Agora aqui há duas coisas de que são acusados em sua idolatria que eram muito provocadoras:

(1.) Que eram muito insolentes nela para com Deus e o desafiavam: “Puseram suas abominações” (seus ídolos abomináveis e os altares erguidos a eles) “na casa que é chamada por meu nome”, nos próprios pátios do templo, “para contaminá-la” (Manassés o fez, 2 Reis 21:7; 23:12).

Era como se pensassem que Deus faria vista grossa a isso, ou não se importassem, embora ele estivesse muitíssimo descontente com isso, ou como se quisessem reconciliar céu e inferno, Deus e Baal.

O coração é o lugar que Deus escolheu para pôr seu nome ali. Se o pecado tem o lugar mais íntimo e mais alto ali, contaminamos o templo do Senhor. E por isso nada lhe causa maior indignação do que estabelecer ídolos no coração, Ezequiel 14:4.

(2.) Que eram muito bárbaros nela para com seus próprios filhos, v. 31.

Construíram particularmente os altos de Tofete, onde a imagem de Moloque foi estabelecida, no vale do filho de Hinom, adjacente a Jerusalém.

E ali queimavam seus filhos e suas filhas no fogo, queimavam-nos vivos, matavam-nos, e os matavam da maneira mais cruel imaginável, para honrar ou apaziguar aqueles ídolos que eram demônios e não deuses.

Isso era certamente o maior exemplo que jamais houve do poder de Satanás nos filhos da desobediência, e da degeneração e corrupção da natureza humana.

De bom grado se esperaria que não houvesse muitos exemplos de uma idolatria tão bárbara. Mas é espantoso que houvesse algum, que homens pudessem ser tão inteiramente vazios de afeição natural a ponto de fazer algo tão desumano como queimar criancinhas inocentes, e as suas próprias também.

Que fossem tão inteiramente vazios de religião natural a ponto de pensar ser lícito fazer isso, ou melhor, pensar ser aceitável.

Certamente foi por meio de juízo justo, porque haviam trocado a glória de Deus pela semelhança de um animal, que Deus os entregou a tão vis afeições que os transformaram em piores do que animais.

Deus diz disso que era o que ele não lhes ordenara, nem entrara em seu coração. Isso não significa não lhes ordenar assim adorar Moloque (ele expressamente lhes proibira isso).

Mas nunca ordenara que seus adoradores arcassem com tal custo, nem violentassem tanto sua afeição natural para honrá-lo; nunca entrou em seu coração ter filhos oferecidos a ele.

Contudo haviam abandonado seu serviço pelo serviço de tais deuses que, ao ordenar isso, mostravam-se de fato inimigos da humanidade.

  1. A destruição de Jerusalém aparece aqui muito terrível. Aquilo fala miséria suficiente em geral (v. 29): “O Senhor rejeitou e abandonou a geração de sua cólera”.

O pecado faz daqueles a geração da cólera de Deus que haviam sido a geração de seu amor. E Deus rejeitará e abandonará inteiramente os que assim fizeram de si mesmos vasos de cólera preparados para a destruição.

Ele os repudiará como seus. “Na verdade vos digo: Não vos conheço”. E os entregará aos terrores de sua própria culpa e os deixará naquelas mãos:

(1.) A morte triunfará sobre eles, v. 32, 33. O pecado reina para a morte, pois esse é seu salário, o fim daquelas coisas.

Tofete, o vale adjacente a Jerusalém, será chamado vale da matança, pois ali multidões serão abatidas quando, em suas saídas da cidade e suas tentativas de escapar, caírem nas mãos dos sitiadores.

Ou será chamado vale dos abatidos, porque para lá serão levados os cadáveres dos que são abatidos para serem enterrados, estando todos os outros lugares de sepultamento cheios. E ali enterrarão até que não haja mais lugar para fazer uma sepultura.

Isso indica a multidão dos que morrerão pela espada, peste e fome. A morte avançará cavalgando prosperamente, com terrível pompa e poder, conquistando e para conquistar. Os abatidos do Senhor serão muitos.

Esse vale de Tofete era um lugar onde os cidadãos de Jerusalém andavam para tomar ar. Mas agora ficará estragado para esse uso, pois estará tão cheio de sepulturas que não haverá como andar ali, por causa do perigo de contrair contaminação cerimonial pelo toque de uma sepultura.

Ali era onde sacrificavam alguns de seus filhos e dedicavam outros a Moloque, e ali cairiam como vítimas da justiça divina.

Tofete fora antes o lugar de sepultamento, ou de queima, dos corpos mortos dos sitiadores, quando o exército assírio foi derrotado por um anjo; e para isso fora ordenado desde tempos antigos, Isaías 30:33.

Mas, tendo esquecido essa misericórdia e feito dele o lugar de seu pecado, Deus agora o transformará em lugar de sepultamento para os sitiados.

Em alusão a esse vale, o inferno é no Novo Testamento chamado Geena, o vale de Hinom, pois ali foram enterrados tanto os assírios invasores quanto os judeus rebeldes.

Assim o inferno é um receptáculo depois da morte tanto para infiéis quanto para hipócritas, os inimigos abertos da igreja de Deus e seus amigos traiçoeiros. É a congregação dos mortos; está preparado para a geração da cólera de Deus.

Mas tão grande será essa matança que até o espaçoso vale de Tofete não será capaz de conter os abatidos. E por fim não restarão vivos suficientes para enterrar os mortos.

De modo que os cadáveres do povo serão alimento para as aves e animais de rapina, que deles se alimentarão como carniça, e ninguém terá preocupação ou coragem para afugentá-los, como Rispa fez dos corpos mortos dos filhos de Saul, Deuteronômio 28:26:

Seu cadáver será alimento para as aves e os animais, e ninguém os afugentará. Assim concordam a lei e os profetas, e a execução da sentença com ambos.

O sepultamento decoroso dos mortos é um ato de humanidade, em lembrança do que o corpo morto foi: o tabernáculo de uma alma racional.

Ou melhor: é um ato de devoção, na expectativa do que o corpo morto será na ressurreição. A falta de sepultamento às vezes foi um exemplo da fúria dos homens contra as testemunhas de Deus, Apocalipse 11:9.

Aqui, a falta de sepultamento é anunciada como exemplo da cólera de Deus contra seus inimigos e como indicação de que o mal persegue pecadores até depois da morte.

(2.) A alegria se afastará deles (v. 34): “Então farei cessar a voz de júbilo”.

Deus chamara por seus profetas e por juízos menores ao choro e ao luto. Mas andaram contrariamente a ele e não queriam ouvir de nada senão alegria e regozijo, Isaías 22:12, 13. E o que resultou disso?

Agora Deus chamou à lamentação (v. 29) e tornou seu chamado eficaz, não lhes deixando nem motivo nem coração para alegria e regozijo.

Os que não querem chorar chorarão; os que não querem, pela graça de Deus, ser curados de sua alegria vã serão, pela justiça de Deus, privados de toda alegria. Pois, quando Deus julga, vencerá.

É aqui ameaçado que não haverá nada com que se alegrar. Não haverá nada da alegria dos casamentos; nenhum júbilo, pois não haverá casamentos.

Os consolos da vida serão abandonados, e todo zelo de manter a humanidade sobre a terra rejeitado; não haverá nada da voz do noivo e da noiva, nenhuma música, nenhum canto nupcial.

Nem haverá mais nada da alegria da colheita, pois a terra será desolada, não cultivada e não aproveitada.

Tanto as cidades de Judá quanto as ruas de Jerusalém parecerão assim melancólicas. E, quando assim olharem ao redor e não virem motivo para se alegrar, não é de espantar que se retirem para dentro de si e não tenham ânimo para se alegrar.

Repare: Deus pode logo estragar o júbilo dos mais joviais e fazê-lo cessar, o que é um motivo para que sempre nos alegremos com tremor, sejamos alegres e sábios.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra