Matthew Henry

Jeremias 6

Argumento

Neste capítulo, como antes, temos:

I. Uma profecia da invasão da terra de Judá e do cerco de Jerusalém pelo exército caldeu (vv. 1-6), com os despojos que fariam do país (v. 9) e o terror de que todos seriam tomados nessa ocasião, vv. 22-26.

II. Um relato daqueles pecados de Judá e Jerusalém que provocaram Deus a trazer esse juízo desolador sobre eles.

Sua opressão (v. 7), seu desprezo pela palavra de Deus (vv. 10-12), seu mundanismo (v. 13), a traição de seus profetas (v. 14), sua insolência no pecado (v. 15), sua obstinação contra as censuras (v. 18, 19), que tornavam seus sacrifícios inaceitáveis para ele (v. 20), e pelos quais os entregou à ruína (v. 21), mas primeiro os provou (v. 27) e depois os rejeitou como incorrigíveis, vv. 28-30.

III. Bom conselho dado a eles no meio de tudo isso, mas em vão, v. 8, 16, 17.

Versículos 1 a 8

Juízos Ameaçados contra Israel; a Condenação de Israel. (a.C. 608.)

Aqui está:

I. Juízo ameaçado contra Judá e Jerusalém. A cidade e o campo estavam nesse tempo seguros e sem apreensão de perigo. Não viam nuvem se formando, mas tudo parecia seguro e sereno.

Mas o profeta lhes diz que em breve serão invadidos por uma potência estrangeira, um exército será trazido contra eles do norte, que devastará tudo e causará não somente uma consternação geral, mas uma desolação geral. É aqui predito:

  1. Que o alarme disso seria alto e terrível. Isso é representado no v. 1.

Os filhos de Benjamim, em cuja tribo ficava parte de Jerusalém, são aqui chamados a procurar sua própria segurança no campo. Pois a cidade (à qual se pensou primeiro ser aconselhável fugirem, Jeremias 4:5, 6) logo se tornaria quente demais para eles, e descobririam que o caminho mais sábio era fugir do meio dela.

É comum, em sustos públicos, o povo pensar que qualquer lugar é mais seguro do que aquele em que está.

E por isso os que estão na cidade querem mudar-se para o campo, na esperança de ali escapar do perigo, e os que estão no campo querem mudar-se para a cidade, na esperança de ali fazer frente ao perigo. Mas é tudo em vão quando o mal persegue pecadores com comissão.

É-lhes dito que enviem o alarme ao campo e façam o que puderem para sua própria segurança: “Tocai a trombeta em Tecoa”, uma cidade que ficava doze milhas ao norte de Jerusalém.

Que sejam despertados a ficar de guarda: “Erguei um sinal de fogo” (isto é, acendam os fogos de aviso) em Bete-Haquerém, a casa da vinha, que ficava sobre uma colina entre Jerusalém e Tecoa.

Preparem-se para fazer uma resistência vigorosa, pois o mal aparece do norte. Isso pode ser entendido ironicamente: Recorram aos melhores métodos que puderem pensar para sua própria preservação, mas tudo será em vão.

Pois, quando tiverem feito o máximo, será uma grande destruição, pois é em vão contender com os juízos de Deus.

  1. Que a investida contra eles seria ousada e temível, e tal que seriam muito desiguais a ela:

(1.) Veja o que é a filha de Sião, sobre quem o assalto é feito. É comparada a uma mulher formosa e delicada (v. 2), criada em tudo o que é primoroso e suave, que não colocará sequer a planta de seu pé no chão por ternura e delicadeza (Deuteronômio 28:56), nem permitirá que o vento sopre sobre ela.

E, não estando acostumada a agruras, será menos capaz ou de resistir ao inimigo (pois os que fazem guerra devem suportar dureza), ou de suportar a destruição com aquela paciência que é necessária para torná-la tolerável.

Quanto mais nos entregamos aos prazeres desta vida, mais nos tornamos inadequados para as perturbações desta vida.

(2.) Veja o que é a filha da Babilônia, por quem o assalto é feito. Os generais e seus exércitos são comparados a pastores e seus rebanhos (v. 3), em tal número e em tal ordem vieram, os soldados seguindo seus líderes como as ovelhas seus pastores.

A filha de Sião morava em casa (assim leem alguns), esperando ser cortejada com amor, mas foi invadida com furor.

Essa comparação dos inimigos a pastores me inclina a abraçar outra leitura, que alguns dão do v. 2: A filha de Sião é como um terreno de pastagem formoso e uma terra delicada, que convidam os pastores a trazer para lá seus rebanhos para pastar.

E assim como os pastores facilmente se fazem senhores de um campo aberto, que (como então era usual em algumas partes) é comum, não possuído por ninguém, armam nele suas tendas, e seus rebanhos rapidamente o comem até deixá-lo nu, assim o exército caldeu facilmente invadirá a terra de Judá.

Obterá à força alojamento gratuito para si onde lhe agradar, e em pouco tempo devorará tudo. Para ilustração ulterior disso ele mostra:

[1.] Como Deus lhes dará comissão para fazer essa destruição até da terra santa e da cidade santa, que eram sua própria possessão.

É ele que diz (v. 4): “Preparai guerra contra ela”. Pois é o Senhor dos exércitos, que tem todos os exércitos a seu comando, e disse (v. 6): “Cortai árvores e levantai uma rampa contra Jerusalém”, para atacá-la.

Os caldeus têm grande poder contra Judá e Jerusalém, e contudo não têm poder senão o que lhes é dado de cima. Deus marcou Jerusalém para destruição.

Ele disse: “Esta é a cidade a ser visitada”, visitada em cólera, visitada pela justiça divina, e este é o tempo de sua visitação.

Vem o dia em que os que são descuidados e seguros em caminhos pecaminosos certamente serão visitados.

[2.] Como animarão a si mesmos e uns aos outros para executar essa comissão.

Como os conselhos de Deus contra Jerusalém não podem ser alterados nem anulados, os conselhos de guerra reunidos pelos inimigos são levados a concordar com eles.

Tendo Deus dito: “Preparai guerra contra ela”, suas determinações são feitas subordinadas às dele. E, apesar da distância do lugar e das muitas dificuldades que havia no caminho, logo se resolve, nemine contradicente, unanimemente: “Levantai-vos e vamos”.

Repare: É bom ver como o conselho e decreto de Deus são seguidos e executados nos planos e desígnios dos homens, até dos que não o conhecem, Isaías 10:6, 7. Nesta campanha:

Primeiro: Resolvem ser muito rápidos. Mal resolveram, já se dedicam a isso. Nunca se dirá que deixaram alguma coisa para ser feita amanhã para isso que poderiam fazer hoje: “Levantai-vos, subamos ao meio-dia”, embora seja no calor do dia.

Ou melhor (v. 5): “Levantai-vos, subamos de noite”, embora seja na escuridão. Nada os impedirá. Estão resolvidos a não perder tempo.

São descritos como homens zelosos de agir com rapidez (v. 4): “Ai de nós, pois o dia se vai”, e não prosseguimos com nosso trabalho. “As sombras da tarde se estendem”, e ficamos sentados e deixamos escapar a oportunidade.

Ah, que fôssemos assim ávidos em nosso trabalho e guerra espirituais, assim temerosos de perder tempo ou qualquer oportunidade de tomar o reino do céu pela força!

É insensatez brincar quando temos uma salvação eterna a realizar e os inimigos dessa salvação contra os quais lutar.

Segundo: Esperam confiantemente ter muito êxito: “Subamos e destruamos seus palácios”, e nos façamos senhores da riqueza que está neles.

Não era para que pudessem cumprir os conselhos de Deus, mas para que pudessem encher seus próprios tesouros, que eram assim ávidos. Contudo Deus com isso servia seus próprios propósitos.

II. A causa desse juízo indicada. É tudo por sua perversidade. Trouxeram-no sobre si mesmos. Devem suportá-lo, pois devem suportar sua culpa.

São assim oprimidos porque foram opressores. Trataram duramente uns com os outros, cada um por sua vez, conforme tiveram poder e vantagem, e agora o inimigo virá e tratará duramente com todos eles.

Esse pecado de opressão, violência e prática de injustiça é aqui lançado sobre eles:

  1. Como um pecado nacional (v. 6): Por isso esta cidade deve ser visitada, é tempo de fazer investigação, pois ela é inteiramente opressão em seu meio.

Todas as ordens e graus de homens, do príncipe no trono ao mais baixo dono de uma loja, eram opressores dos que estavam debaixo deles. Para qualquer lado que você olhasse, havia motivos para queixas dessa espécie.

  1. Como um pecado que de certo modo se tornara natural a eles (v. 7): Ela lança perversidade, em todas as formas de malícia e dano, como uma fonte lança suas águas, tão abundante e constantemente, as correntes amargas e venenosas, como a fonte.

As águas da fonte não serão refreadas, mas encontrarão ou forçarão seu caminho, nem eles serão detidos por leis ou consciência em seus procedimentos violentos.

Isso é apropriadamente aplicado ao coração corrupto do homem em seu estado natural. Lança perversidade, uma imaginação má ou outra, como uma fonte lança suas águas, natural e facilmente. Está sempre fluindo e contudo sempre cheio.

  1. Como aquilo que se tornara uma prática constante entre eles: “Violência e despojo são ouvidos nela”. Seu clamor subira diante de Deus como o de Sodoma: “Diante de mim continuamente estão dor e feridas”.

É a queixa dos que se acham lesados, sendo injustamente feridos em seus corpos ou espíritos, em seus bens ou reputação.

Repare: Aquele que é o Pai comum da humanidade leva em conta os danos e injustiças que os homens fazem uns aos outros, indigna-se com eles e, mais cedo ou mais tarde, os vingará.

III. O conselho dado a eles sobre como impedir esse juízo. Um aviso claro é agora dado sobre toda a questão: “Sê instruída, ó Jerusalém!”, v. 8.

Receba a instrução dada a você tanto pela lei de Deus quanto pelos profetas. Seja sábia por fim em seu próprio favor.

Sabiam muito bem o que tinham sido instruídos a fazer. Nada restava senão fazê-lo, pois, enquanto não o fizessem, não se poderia dizer que haviam sido instruídos.

O motivo desse conselho é tomado da ruína inevitável à qual corriam se recusassem conformar-se às instruções que lhes eram dadas: “Para que minha alma não se afaste”, ou seja desligada, de você.

Isso indica a terna afeição e preocupação que Deus tivera por eles. Sua própria alma estivera ligada a eles, e nada senão o pecado poderia desligá-la. Repare:

  1. O Deus de misericórdia reluta em se afastar até de um povo provocador e insiste com eles para que pelo verdadeiro arrependimento e reforma impeçam que as coisas cheguem a esse extremo.

  2. É muito miserável o caso daqueles de quem a alma de Deus está desligada. Isso indica a perda não somente de suas bênçãos exteriores, mas daqueles consolos e favores que são os sinais mais diretos e peculiares de seu amor e presença.

Compare isso com aquela palavra terrível (Hebreus 10:38): “Se algum homem recuar, minha alma não terá prazer nele”.

  1. Os que Deus abandona certamente estão arruinados. Quando a alma de Deus se afasta de Jerusalém, ela logo se torna desolada e desabitada, Mateus 23:38.

Versículos 9 a 17

A Corrupção Universal da Época. (a.C. 608.)

Os pontos principais deste parágrafo são os mesmos do último. Pois preceito deve estar sobre preceito, e linha sobre linha.

I. A ruína de Judá e Jerusalém é aqui ameaçada. Tivemos antes a pressa que o exército caldeu fez para a guerra (v. 4, 5). Agora aqui temos a devastação feita pela guerra. Quão lamentáveis são as desolações aqui descritas!

O inimigo ficará aquartelado entre eles por tanto tempo e será tão insaciável em sua sede de sangue e tesouro que tomará tudo que puder encontrar, e o que lhe escapar em uma ocasião cairá em suas mãos em outra (v. 9): “Rebuscarão inteiramente o remanescente de Israel como uma videira”.

Assim como o colhedor de uvas, resolvido a não deixar nenhuma para trás, continuamente volta sua mão às cestas para pôr mais nelas até ter colhido tudo, assim eles serão apanhados pelo inimigo, embora dispersos, embora escondidos, e nenhum deles escapará de seu olho e mão.

Talvez o povo, entregue à cobiça (v. 13), não tivesse observado aquela lei de Deus que lhes proibia rebuscar todas as suas uvas (Levítico 19:10), e agora eles mesmos serão de maneira semelhante inteiramente rebuscados e ou cairão pela espada ou irão ao cativeiro.

Isso é explicado no v. 11, 12, onde se diz que o furor e a mão de Deus são derramados e estendidos, no furor e pela mão dos caldeus.

Pois até homens perversos são frequentemente empregados como a mão de Deus (Salmos 17:14), e em sua ira podemos ver Deus irado.

Agora veja sobre quem o furor é derramado em taças cheias: sobre os filhos fora de casa, ou nas ruas, onde brincam (Zacarias 8:5) ou aonde saem inocentemente para olhar ao redor. A espada dos caldeus sem misericórdia não os poupará, Jeremias 9:21.

Os filhos perecem na calamidade que os pecados dos pais ocasionaram. A execução da sentença também alcançará a assembleia dos jovens, suas reuniões alegres, seus clubes que mantêm para fortalecerem as mãos uns dos outros na perversidade. Serão cortados juntos.

Nem somente cairão nas mãos dos inimigos os que se reúnem para a dissolução (Jeremias 5:7), mas até o marido com a mulher será levado, esses dois na cama juntos, e nenhum deixado, mas ambos levados prisioneiros.

E, assim como não têm compaixão do sexo fraco mas belo, assim não têm da idade decrépita mas venerável: os velhos, junto com os de idade avançada, cujas mortes não podem contribuir mais para sua segurança do que suas vidas para seu serviço, que não estão em condição de lhes fazer ou bem ou prejuízo, serão ou cortados ou levados embora.

Suas casas serão então passadas a outros (v. 12). Os conquistadores morarão em suas habitações, usarão seus bens e viverão de suas reservas. Seus campos e vinhas cairão juntos em suas mãos, como foi ameaçado, Deuteronômio 28:30, etc.

Pois Deus estende sua mão sobre os habitantes da terra, e ninguém pode sair de seu alcance. Agora, quanto a essa denúncia da cólera de Deus:

  1. O profeta se justifica por pregar assim terrivelmente, pois nisso tratou fielmente (v. 11): “Estou cheio do furor do Senhor”, cheio dos pensamentos e apreensões dele, e sou levado por um impulso poderoso, pelo espírito de profecia, a falar dele assim veementemente.

Não tinha prazer em ameaçar, nem lhe era prazeroso com sermões como esses inquietar os que estavam ao redor. Mas não podia se conter. Estava cansado de reter. Suprimiu isso enquanto pôde, enquanto ousou.

Mas estava tão cheio de poder pelo Espírito do Senhor dos exércitos que tinha de falar, quer ouvissem, quer se abstivessem.

Repare: Quando os ministros pregam os terrores do Senhor segundo a escritura, não temos motivo para ficar descontentes com eles. Pois são somente mensageiros e devem transmitir sua mensagem, agradável ou desagradável.

  1. Ele condena os falsos profetas que pregavam de maneira plausível, pois nisso adulavam o povo e tratavam infielmente (v. 13, 14).

O sacerdote e o profeta, que deveriam ser seus vigias e orientadores, trataram falsamente, não foram fiéis à sua incumbência nem disseram ao povo suas faltas e o perigo em que estava.

Deveriam ter sido seus médicos, mas assassinaram seus pacientes deixando-os ter sua vontade, dando-lhes tudo que desejavam e levando-os pela lisonja a crer que não corriam perigo (v. 14): “Curaram ligeiramente a ferida da filha de meu povo”.

Ou segundo a cura de alguma ferida ligeira, fazendo-a cicatrizar apenas na superfície e nunca a examinando até o fundo, aplicando somente suavizantes quando havia necessidade de corrosivos, acalmando o povo em seus pecados e dando-lhe opiáceos para deixá-lo tranquilo no presente, enquanto a doença consumia suas partes vitais.

Disseram: “Paz, paz”, tudo ficará bem (se havia entre eles algumas pessoas pensantes, que estavam despertas e apreensivas do perigo, logo fechavam suas bocas com sua autoridade sacerdotal e profética, afirmando ousadamente que nem igreja nem estado estavam em perigo), quando não há paz, porque prosseguiam em suas idolatrias e impiedades ousadas.

Repare: Devem ser considerados nossos amigos falsos (isto é, nossos piores e mais perigosos inimigos) aqueles que nos adulam em um caminho pecaminoso.

II. O pecado de Judá e Jerusalém, que provocou Deus a trazer essa ruína sobre eles e o justificou nisso, é aqui declarado:

  1. De modo algum suportavam que lhes fossem ditas suas faltas ou o perigo em que estavam. Deus manda o profeta lhes dar aviso do juízo vindouro (v. 9), mas, diz ele: “A quem falarei e darei aviso?” Não consigo encontrar ninguém que ao menos me escute com paciência.

Posso dar aviso por quanto tempo quiser, mas não há ninguém que aceite aviso. Não posso falar para que ouçam, não posso falar com algum propósito ou com qualquer esperança de êxito.

Pois seu ouvido é incircunciso, é carnal e da carne, indisposto a receber a voz de Deus, de modo que não podem escutar.

Têm, por assim dizer, uma pele grossa crescida sobre os órgãos de audição, de modo que se poderia falar de coisas divinas a uma pedra com tanto proveito quanto a eles.

Ou melhor: Não somente são surdos a ela, mas predispostos contra ela. Por isso não podem ouvir, porque estão resolvidos a não querer: “A palavra do Senhor é para eles um descrédito”. Tanto as censuras quanto as ameaças da palavra são assim.

Consideravam-se injustiçados e afrontados por ambas e se ressentiam do tratamento franco do profeta com eles como da difamação e calúnia mais sem motivo.

Isso era chutar contra os aguilhões (Atos 9:5), como os intérpretes da lei contra a palavra de Cristo, Lucas 11:45: “Dizendo assim, também nos desacreditas”.

Repare: Aquelas censuras que são contadas como descréditos e odiadas como tais certamente serão transformadas nos mais pesados ais.

Quando aqui se diz que não têm prazer na palavra, mais é indicado do que expresso: Têm antipatia a ela. Seus corações se levantam contra ela. Ela os exaspera e enfurece suas corrupções, e estão prontos a atacar o rosto e arrancar os olhos de seus censuradores.

E como podem esperar que a palavra do Senhor lhes fale algum consolo aqueles que não têm prazer nela, mas prefeririam estar em qualquer lugar a estar ao alcance de ouvi-la?

  1. Estavam desmedidamente fixados no mundo e inteiramente levados pelo amor a ele (v. 13): “Do menor deles até o maior”, velhos e jovens, ricos e pobres, altos e baixos, os de todas as classes, profissões e ocupações, “cada um está entregue à cobiça”.

São ávidos de lucro imundo, todos pelo que podem obter, per fas per nefas, pelo certo ou pelo errado.

E isso os tornou opressores e violentos (v. 6, 7), pois desses males, assim como de outros, o amor ao dinheiro é a raiz amarga.

Ou melhor: isso também endureceu seus corações contra a palavra de Deus e seus profetas. Foram os fariseus cobiçosos que escarneceram de Cristo, Lucas 16:14.

  1. Haviam se tornado insolentes no pecado e estavam além da vergonha.

Depois de tão grave acusação de crimes flagrantes provados contra eles, era muito apropriado perguntar (v. 15): Envergonharam-se quando cometeram todas essas abominações, que são tal descrédito para sua razão e religião?

Coraram diante do convencimento e reconheceram que a confusão de rosto lhes pertencia? Se assim foi, ainda há alguma esperança para eles.

Mas, ai! Não apareceu nem mesmo essa cor de virtude entre eles. Seus corações estavam tão endurecidos que não tinham vergonha alguma, nem podiam corar, haviam assim tornado seus rostos descarados.

Até se gloriavam em sua perversidade e confrontavam abertamente os convencimentos que deveriam tê-los humilhado e levado ao arrependimento. Resolveram enfrentar o próprio Deus com descaramento e não reconhecer sua culpa.

Alguns referem isso aos sacerdotes e profetas, que haviam curado ligeiramente o povo e lhes dito que teriam paz, e contudo não se envergonhavam de sua traição e falsidade, não, nem mesmo quando o desfecho os desmentiu e lhes demonstrou a mentira.

Os que não têm vergonha não têm graça, e seu caso é sem esperança.

Mas os que não querem se submeter a uma vergonha penitencial, nem tomá-la para si como aquilo que lhes é devido, não escaparão de uma completa ruína. Pois assim se segue: “Por isso cairão entre os que caem”.

Terão sua porção com aqueles que estão inteiramente arruinados. E, quando Deus visitar a nação em cólera, certamente serão derrubados e levados a tremer, porque não quiseram corar.

Repare: Os que pecam e não podem corar por isso estão em um caso mau agora, e em breve será pior com eles. No princípio endureceram a si mesmos e não quiseram corar. Depois estavam tão endurecidos que não podiam.

Quod unum habebant in malis bonum perdunt, peccandi verecundiam, perderam a única propriedade boa que uma vez se mesclava a muitas más, isto é, vergonha de ter feito o errado. Sêneca, De Vit. Beat.

III. São lembrados do bom conselho que lhes fora dado muitas vezes, mas em vão. Muito lhes foi dito com pouco proveito:

  1. Como orientação acerca de seu dever, v. 16. Deus costumava lhes dizer: “Parai nos caminhos e vede”. Isto é:

(1.) Ele queria que considerassem, que não prosseguissem precipitadamente, mas fizessem como viajantes na estrada, que têm zelo de encontrar o caminho certo que os levará ao fim de sua jornada e por isso param e perguntam por ele.

Se têm algum motivo para pensar que erraram seu caminho, não ficam tranquilos até obterem satisfação.

Ah, que os homens fossem assim sábios em favor de suas almas e ponderassem a senda de seus pés, como aqueles que creem que o lícito e o ilícito não são de menor importância para nós do que o caminho certo e o errado para um viajante!

(2.) Ele queria que consultassem a antiguidade, as observações e experiências dos que foram antes deles: “Perguntai pelas sendas antigas”, perguntem pela época anterior (Jó 8:8), perguntem a seu pai, seus anciãos (Deuteronômio 32:7).

E vocês descobrirão que o caminho da piedade e justiça sempre foi o caminho que Deus reconheceu e abençoou, e no qual os homens prosperaram.

Perguntem pelas sendas antigas, as sendas prescritas pela lei de Deus, a palavra escrita, aquele verdadeiro padrão da antiguidade.

Perguntem pelas sendas em que os patriarcas viajaram antes de vocês, Abraão, Isaque e Jacó. E, assim como esperam herdar as promessas feitas a eles, sigam seus passos. “Perguntai pelas sendas antigas, onde está o bom caminho?”

Não devemos ser guiados meramente pela antiguidade, como se o apelo à prescrição e ao longo uso fosse por si só suficiente para justificar nossa senda.

Não: Há um caminho antigo que homens perversos trilharam, Jó 22:15. Mas, quando perguntamos pelas sendas antigas, é somente para descobrir o bom caminho, a estrada dos retos.

Repare: O caminho da religião e piedade é um bom caminho antigo, o caminho em que todos os santos de todas as épocas andaram.

(3.) Ele queria que resolvessem agir segundo o resultado dessas perguntas: Quando descobrirem qual é o bom caminho, andem nele, pratiquem de acordo com ele, mantenham-se junto desse caminho, prossigam e perseverem nele.

Alguns fazem esse conselho ser dado a eles com referência às lutas que havia entre os profetas verdadeiros e falsos, entre os que diziam que teriam paz e os que lhes diziam que a tribulação estava à porta. Alegavam não saber em quais crer.

Parem no caminho, diz Deus, e vejam e perguntem qual desses dois concorda com a palavra escrita e os métodos usuais da providência de Deus, qual desses os dirige ao bom caminho, e façam de acordo com isso.

(4.) Ele lhes assegura que, se assim fizerem, isso garantirá o bem-estar e a satisfação de suas próprias almas: Andem no bom caminho antigo, e descobrirão que seu andar nesse caminho será fácil e agradável.

Desfrutarão tanto de seu Deus quanto de si mesmos, e o caminho os levará ao verdadeiro descanso. Embora lhes custe algum trabalho andar nesse caminho, encontrarão uma recompensa abundante no fim de sua jornada.

(5.) Ele lamenta que esse bom conselho, que era tão racional em si mesmo e tão apropriado para eles, não pudesse encontrar aceitação: Mas disseram: “Não andaremos nele”.

Não somente não nos daremos ao trabalho de perguntar qual é o bom caminho, o bom caminho antigo. Mas, quando nos é dito e nada temos a dizer contra, senão que é o caminho certo, contudo não negaremos a nós mesmos e a nossos caprichos a ponto de andar nele.

Assim multidões são arruinadas para sempre por completa obstinação.

  1. Como advertência acerca de seu perigo. Porque não queriam ser governados por raciocínio justo, Deus toma outro método com eles.

Por juízos menores ameaça maiores e envia seus profetas para lhes dar essa explicação deles e para amedrontá-los com uma apreensão do perigo em que estavam (v. 17): “Também pus vigias sobre vós”.

Os ministros de Deus são vigias, e é uma grande misericórdia tê-los postos sobre nós no Senhor. Agora observe aqui:

(1.) O aviso claro dado por esses vigias. Esse era o tema de seu canto. Clamavam repetidas vezes: “Escutai o som da trombeta”.

Deus, em sua providência, soa a trombeta (Zacarias 9:14). Os vigias a ouvem eles mesmos e são tocados por ela (Jeremias 4:19), e devem chamar outros a escutá-la também, a ouvir a controvérsia do Senhor, a observar a voz da Providência, a aproveitá-la e a corresponder a suas intenções.

(2.) Esse aviso claro desprezado: Mas disseram: “Não escutaremos”. Não ouviremos, não atentaremos, não creremos. Os profetas tanto podem poupar a si mesmos e a nós a tribulação.

O motivo por que os pecadores perecem é porque não escutam o som da trombeta. E o motivo por que não o fazem é porque não querem. E não têm motivo para dar por que não querem senão porque não querem, isto é, nisso são muito sem razão.

Pode-se mais facilmente tratar com as razões de dez homens do que com a vontade de um homem.

Versículos 18 a 30

Equidade dos Juízos Divinos; Punição Predita. (a.C. 608.)

Aqui:

I. Deus recorre a todos os vizinhos, ou melhor, ao mundo inteiro, acerca da equidade de seus procedimentos contra Judá e Jerusalém (v. 18, 19): “Ouvi, nações”, e saibam particularmente, ó congregação dos poderosos, os grandes homens das nações que tomam conhecimento das questões dos estados ao redor e fazem observações sobre elas.

Observem agora o que se faz entre os de Judá e Jerusalém. Vocês ouvem das desolações trazidas sobre eles, a terra ressoa disso, treme sob isso.

Todos vocês se espantam que eu traga mal sobre este povo, que está em aliança comigo, que professa relação comigo, que me adorou e foi altamente favorecido por mim. Estão prontos a perguntar: “Por que o Senhor fez assim a esta terra?”, Deuteronômio 29:24. Saibam, então:

  1. Que é o produto natural de seus planos. O mal trazido sobre eles é o fruto de seu pensamento. Pensaram em fortalecer a si mesmos por sua aliança com estrangeiros, e por essa própria coisa enfraqueceram e diminuíram a si mesmos, traíram e expuseram a si mesmos.

  2. Que é a punição justa de sua desobediência e rebelião. Deus somente executa sobre eles a maldição da lei por sua violação de seus mandamentos.

É porque não escutaram minhas palavras nem minha lei, nem consideraram uma palavra que lhes disse, mas rejeitaram tudo.

Nunca teriam sido assim arruinados pelos juízos da mão de Deus se não tivessem recusado ser governados pelos juízos de sua boca. Por isso vocês não podem dizer que alguma injustiça lhes foi feita.

II. Deus rejeita sua alegação pela qual insistiam em seus serviços externos como suficientes para expiar todos os seus pecados. Ai! É uma alegação frívola (v. 20):

Para que me vêm incenso e cana doce, para serem queimados como perfume sobre o altar de ouro, embora fossem os melhores da espécie e trazidos de longe? O que me importam seus holocaustos e seus sacrifícios?

Não somente não podem beneficiar a Deus (nenhum sacrifício o faz, Salmos 50:9), mas não lhe agradam, pois nenhum o faz senão o sacrifício dos retos. O dos perversos é uma abominação para ele.

O sacrifício e o incenso foram designados para despertar seu arrependimento, dirigi-los a um Mediador e ajudar sua fé nele. Onde se fazia esse bom uso deles, eram aceitáveis, Deus atentava para eles e para os que os ofereciam.

Mas, quando eram oferecidos com uma opinião de que com isso faziam de Deus seu devedor e compravam uma licença para prosseguir no pecado, estavam tão longe de agradar a Deus que eram uma provocação para ele.

III. Ele prediz a desolação que agora vinha sobre eles:

  1. Deus tem o desígnio de sua ruína porque odeiam ser reformados (v. 21): “Porei tropeços diante deste povo”, ocasiões de cair, não em pecado, mas em tribulação.

Aqueles que Deus marcou para destruição, ele confunde e embaraça em seus conselhos, e obstrui e retarda todos os métodos que adotam para sua própria segurança.

Os destacamentos do inimigo, que encontravam aonde quer que fossem, eram tropeços para eles. Em cada esquina tropeçavam neles e eram despedaçados por eles: “Os pais e os filhos juntos cairão sobre eles”.

Nem os pais com sua sabedoria nem os filhos com sua força e coragem escaparão deles ou os transporão. Os filhos que pecaram com seus pais caem com eles. Até o vizinho e seu amigo perecerão e não serão capazes de ajudar ou a si mesmos ou uns aos outros.

  1. Ele fará uso dos caldeus como instrumentos disso. Pois qualquer trabalho que Deus tenha a fazer, encontrará instrumentos apropriados para fazê-lo.

Esse é um povo trazido do norte, dos lados da terra. A própria Babilônia ficava muito longe ao norte, e alguns dos países sujeitos ao rei da Babilônia, dos quais seu exército era recrutado, ficavam muito mais longe.

Estes devem ser empregados nesse serviço, v. 22, 23. Pois:

(1.) É um povo muito numeroso, uma grande nação, o que tornará sua invasão tanto mais temível.

(2.) É um povo guerreiro. Pegam arco e lança, e nesse tempo sabem como usá-los, pois estão acostumados a eles. Montam cavalos e por isso marcham tanto mais rapidamente, e na batalha pressionam tanto mais fortemente. Nenhuma nação ainda levara ao campo uma cavalaria melhor do que os caldeus.

(3.) É um povo bárbaro. São cruéis e não têm misericórdia, ávidos de presa e exaltados pela vitória. Orgulham-se de amedrontar todos ao redor. Sua voz ruge como o mar. E:

(4.) Têm um desígnio particular sobre Judá e Jerusalém, na esperança de enriquecerem grandemente a si mesmos com o despojo daquele país famoso. “Estão postos em ordem contra ti, ó filha de Sião!”

Os pecados do povo que afirma pertencer a Deus fazem deles uma presa fácil para aqueles que são inimigos de Deus assim como deles.

IV. Ele descreve a grande consternação em que Judá e Jerusalém ficariam à aproximação desse inimigo temível, vv. 24-26:

  1. Reconhecem-se amedrontados, à primeira informação que lhes é trazida da aproximação do inimigo: Quando apenas ouvimos sua fama, nossas mãos enfraquecem, e não temos coração para fazer qualquer resistência.

A agonia nos tomou, e estamos imediatamente em um extremo de dor, como o de uma mulher em trabalho de parto.

Repare: A consciência da culpa desalenta inteiramente os homens à aproximação de qualquer tribulação ameaçadora. O que podem esperar fazer por si mesmos aqueles que fizeram de Deus seu inimigo?

  1. Confinam-se de comum acordo a suas casas, não ousando mostrar suas cabeças fora delas.

Pois, embora não pudessem deixar de esperar que a espada do inimigo por fim os encontrasse ali, contudo preferiam morrer mansamente e em condição humilde ali a correr qualquer risco, ou pela luta ou pela fuga, para ajudar a si mesmos.

Assim dizem uns aos outros: Não saiam ao campo, não, nem mesmo para trazerem de lá sua provisão, nem andem pelo caminho. Não ousem ir à igreja ou ao mercado, é por sua conta e risco se o fizerem, pois a espada do inimigo e o medo dela estão por todos os lados.

As estradas estão desocupadas, como no tempo de Jael, Juízes 5:6. Que isso nos lembre, quando viajamos pelas estradas em segurança e ninguém nos faz temer, de abençoar Deus por nossa parte na tranquilidade pública.

  1. O profeta os chama a lamentar tristemente as desolações que vinham sobre eles. Ele mesmo era o profeta lamentador e chamava seu povo a juntar-se a ele em suas lamentações:

Ó filha de meu povo, ouça seu Deus chamando você ao choro e ao luto, e responda a seu chamado. Não somente vista pano de saco por um dia, mas cinja-o para seu uso constante.

Não somente ponha cinzas sobre sua cabeça, mas revolva-se em cinzas. Ponha-se em luto profundo e use todos os sinais de lamentação amarga, não forçados e somente para exibição, mas com a maior sinceridade, como pais lamentam um filho único e se consideram sem consolo porque estão sem filhos.

Assim lamente pelo saqueador que subitamente vem sobre nós. Embora ainda não tenha vindo, está vindo, o decreto saiu. Vamos, por isso, enfrentar o cumprimento dele com a devida tristeza.

Assim como os santos podem se alegrar na esperança das misericórdias de Deus, embora as vejam somente na promessa, assim os pecadores devem lamentar por temor dos juízos de Deus, embora os vejam somente nas ameaças.

V. Ele constitui o profeta juiz sobre este povo, que agora está em julgamento. Como em Jeremias 1:10: “Pus-te sobre as nações”, assim aqui: “Pus-te por uma torre”, ou como sentinela ou vigia sobre uma torre entre meu povo, como inspetor de suas ações, “para que conheças e proves seu caminho”, v. 27.

Não que Deus precisasse de alguém para informá-lo acerca deles. Pelo contrário, o profeta conhecia pouco deles comparativamente, senão pelo espírito de profecia.

Mas assim Deus recorre ao próprio profeta e à observação dele acerca do caráter do povo, para que o profeta pudesse estar plenamente satisfeito quanto à equidade dos procedimentos de Deus contra eles e com mais certeza lhes desse aviso dos juízos vindouros.

Deus o pôs por torre, visível a todos e atacada por muitos, mas fez dele uma fortaleza, uma torre forte, deu-lhe coragem para conter a maré e suportar o choque do desagrado deles.

Os que querem ser censuradores fiéis precisam ser firmes como fortalezas. Agora, ao provar seu caminho, encontrará duas coisas:

  1. Que são miseravelmente depravados (v. 28): “Todos são graves revoltosos”, revoltosos de revoltosos (assim é a palavra), os piores dos revoltosos, como um servo de servos é o servo mais baixo.

Têm um coração revoltoso, revoltaram-se profundamente e se revoltam cada vez mais. Pareciam começar bem, mas se revoltam e recuam.

Andam com difamações. Não fazem caso de mentir contra uns aos outros e de falar mal pelas costas, ou melhor, fazem disso um verdadeiro ofício. É sua prática constante, e se governam pelas difamações que ouvem, odiando aqueles de quem ouvem falar mal, por mais injustamente que seja.

São bronze e ferro, metais baixos, e nada há neles que seja valioso. Eram como prata e ouro, mas degeneraram.

Ou melhor: Assim como são todos revoltosos, assim são todos corruptores, não somente depravados eles mesmos, mas diligentes em depravar outros, em corrompê-los como eles mesmos são corruptos. Ou melhor: Em torná-los sete vezes mais filhos do inferno do que eles mesmos.

É frequentemente assim. Pecadores logo se tornam tentadores.

  1. Que nunca seriam recuperados e reformados. Era em vão pensar em reformá-los, pois diversos métodos haviam sido tentados com eles, e todos sem proveito, v. 29, 30.

Ele os compara ao minério que se supunha ter algum metal bom em si e por isso foi posto na fornalha pelo refinador, que empregou toda sua arte e se deu muito trabalho com ele. Mas mostrou-se todo escória, nada de algum valor podia ser extraído dele.

Deus, por seus profetas e por suas providências, empregara os meios mais apropriados para refinar esse povo e purificá-lo de sua perversidade. Mas foi tudo em vão.

Pela pregação contínua da palavra e em uma série de aflições, haviam sido mantidos em fogo constante, mas tudo sem proveito.

Os foles foram continuamente mantidos tão perto do fogo, para soprá-lo, que são queimados por seu calor, ou estão inteiramente gastos pelo longo uso e são lançados no fogo como inúteis.

Os profetas pregaram até ferir suas gargantas, clamando em alta voz contra os pecados de Israel, e contudo não são convencidos e humilhados.

O chumbo, que então era usado no refino da prata, como o mercúrio é agora, é consumido pelo fogo e não fez seu trabalho.

O fundidor derrete em vão. Seu trabalho está perdido, pois os perversos não são arrancados. Não se tem zelo em separar entre o precioso e o vil, em purgar o fermento velho, em lançar fora da comunhão aqueles que, sendo eles mesmos corruptos, correm perigo de infectar outros.

Ou: Suas perversidades não são removidas (assim leem alguns). São continuamente tão maus quanto sempre foram, e nada conseguirá o intento de separar entre eles e seus pecados.

Não serão afastados de suas idolatrias e imoralidades por tudo que ouviram e tudo que sentiram da cólera de Deus contra eles. E por isso aquela condenação é proferida contra eles (v. 30): “Serão chamados prata reprovada”, inútil e sem valor.

Brilham como se tivessem alguma prata em si, mas nada de virtude ou bondade real pode ser encontrado entre eles. E por esse motivo o Senhor os rejeitou.

Não os reconhecerá mais como seu povo nem buscará algum bem deles. Ele os tirará como escória (Salmos 119:119) e preparará um fogo consumidor para aqueles que não quiseram ser purificados por um fogo refinador. Por isso aparece:

(1.) Que Deus não tem prazer na morte e ruína dos pecadores, pois tenta todos os caminhos e métodos com eles para impedir sua destruição e torná-los aptos para a salvação.

Tanto suas ordenanças quanto suas providências têm uma tendência nessa direção, a separar entre eles e seus pecados. E contudo com muitos é tudo trabalho perdido.

“Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Lamentamos para vós, e não chorastes.” Por isso:

(2.) Deus será justificado na morte dos pecadores, e toda a culpa ficará sobre eles mesmos.

Ele não os rejeitou até ter empregado todos os meios apropriados para reformá-los. Não os afastou enquanto havia alguma esperança para eles, nem os abandonou como escória até que aparecesse que eram prata reprovada.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra