Matthew Henry

Jeremias 5

Argumento

A censura do pecado e as ameaças de juízo estão mescladas neste capítulo e postas uma diante da outra: ameaçam-se juízos para que as censuras do pecado sejam mais eficazes em levá-los ao arrependimento; descobre-se o pecado para que Deus seja justificado nos juízos ameaçados.

I. Os pecados de que são acusados são muito grandes:

Injustiça (v. 1), hipocrisia na religião (v. 2), incorrigibilidade (v. 3), a corrupção e a depravação tanto dos pobres quanto dos ricos (v. 4, 5), idolatria e adultério (v. 7, 8), afastamentos traiçoeiros de Deus (v. 11), e desafio descarado a ele (v. 12, 13).

E o que está na base de tudo isso: falta do temor de Deus, apesar dos frequentes chamados que lhes foram dados para temê-lo, vv. 20-24.

No encerramento do capítulo, são acusados de violência e opressão (vv. 26-28) e de uma combinação, para depravar a nação, daqueles que deveriam ter sido ativos em reformá-la, v. 30, 31.

II. Os juízos com que são ameaçados são muito terríveis. Em geral, haverá um acerto de contas com eles, v. 9, 29.

Um inimigo estrangeiro será trazido contra eles (vv. 15-17), porá guardas sobre eles (v. 6), destruirá a sua fortificação (v. 10), os levará ao cativeiro (v. 19) e lhes reterá todas as coisas boas, v. 25. Nisso se cumprirão as palavras dos profetas de Deus, v. 14. Mas:

III. Aqui se dá duas vezes uma indicação de que Deus, no meio da cólera, se lembraria da misericórdia e não os destruiria inteiramente, v. 10, 18.

Este era o alvo e o sentido da pregação de Jeremias no fim do reinado de Josias e no início do de Jeoaquim; mas o êxito dela não correspondeu à expectativa.

Versículos 1 a 8

A Corrupção Universal da Época. (a.C. 608.)

Aqui está:

I. Um desafio para apresentar qualquer homem verdadeiramente honesto, ou pelo menos um número considerável deles, em Jerusalém, v. 1. Jerusalém tinha se tornado como o mundo antigo, no qual toda carne tinha corrompido o seu caminho.

Talvez houvesse alguns que se lisonjeavam com esperanças de que ainda houvesse muitos homens bons em Jerusalém, que se colocariam na brecha para afastar a cólera de Deus; e poderia haver outros que se gabavam de ela ser a cidade santa e pensavam que isso a salvaria.

Mas Deus lhes manda explorar a cidade e dá a entender que dificilmente encontrariam nela um homem que executasse juízo e fosse consciencioso quanto ao que dizia e fazia.

Olhem nas ruas, onde aparecem e têm comunhão uns com os outros, e nas praças, onde realizam os seus mercados; vejam se conseguem encontrar um homem, um magistrado (segundo alguns), que execute juízo e administre justiça imparcialmente, que ponha as leis em execução contra o vício e a profanação.

Quando os fiéis assim cessam e faltam, é tempo de clamar: “Ai de mim!” (Miquéias 7:1, 2), mais que tempo de clamar: “Ajuda, Senhor”, Salmos 12:1.

Se houver aqui e ali um homem na verdade consciencioso, e que pelo menos fale a verdade, contudo vocês não o encontrarão nas ruas e nas praças; ele não ousa aparecer publicamente, para que não seja maltratado e esmagado.

A verdade caiu na rua (Isaías 59:14) e é forçada a procurar cantos. Seria tão agradável a Deus encontrar alguém assim que, por causa deles, perdoaria a cidade; se houvesse apenas dez homens justos em Sodoma, se apenas um entre mil, entre dez mil, em Jerusalém, ela seria poupada.

Vejam quão pronto Deus está para perdoar, quão rápido para mostrar misericórdia. Mas poderia ser dito: o que vocês fazem daqueles em Jerusalém que continuam a professar religião e relação com Deus? Não são homens por causa dos quais Jerusalém pode ser poupada?

Não: pois não são sinceros na sua profissão (v. 2): dizem: “O Senhor vive”, e jurarão somente pelo seu nome, mas juram falsamente, isto é:

  1. Não são sinceros na profissão que fazem de respeito a Deus, mas são falsos com ele; honram-no com os seus lábios, mas os seus corações estão longe dele.

  2. Embora apelem somente a Deus, não têm escrúpulo em chamá-lo para testemunhar uma mentira. Embora não jurem por ídolos, cometem perjúrio, o que não é menos uma afronta a Deus, como o Deus da verdade, do que a outra é a ele como o único Deus verdadeiro.

II. Uma queixa que o profeta faz a Deus da obstinação e da teimosia deste povo. Deus tinha recorrido aos olhos deles (v. 1); mas aqui o profeta recorre aos olhos dele (v. 3): “Não estão os teus olhos sobre a verdade?”

Você não vê o verdadeiro caráter de cada homem? E não é esta a verdade do caráter deles, que tornaram os seus rostos mais duros que uma rocha?

Ou: veja, você deseja a verdade no íntimo; mas onde encontrá-la entre os homens desta geração? Pois, embora digam: “O Senhor vive”, contudo nunca fazem caso dele.

Você os feriu com uma aflição após outra, mas não sentiram dor pela aflição; foram como troncos e pedras sob ela, muito menos sentiram dor pelo pecado pelo qual a trouxeram sobre si mesmos.

Você foi ainda mais longe, os consumiu, os corrigiu ainda mais severamente; mas eles se recusaram a receber correção, a acomodar-se ao seu desígnio ao corrigi-los e a corresponder a ele. Não quiseram receber instrução pela correção.

Dispuseram-se a enfrentar a sentença divina e a desafiar a sua execução, pois tornaram os seus rostos mais duros que uma rocha; não conseguem mudar de semblante, nem corar de vergonha nem empalidecer de medo, não podem ser repelidos da busca das suas concupiscências, seja qual for o freio que lhes seja dado.

Pois, embora muitas vezes chamados a isso, recusaram-se a voltar e quiseram avançar, estivessem certos ou errados, como o cavalo para a batalha.

III. A prova feita tanto dos ricos quanto dos pobres, e o mau caráter atribuído a ambos:

  1. Os pobres eram ignorantes e, por isso, eram perversos. Ele encontrou muitos que se recusavam a voltar, para os quais estava disposto a dar a melhor desculpa que o seu caso comportasse, e era esta (v. 4): certamente estes são pobres, são insensatos.

Nunca tiveram a vantagem de uma boa educação, nem dispõem agora de recursos para buscar meios de instrução. São forçados a trabalhar arduamente para viver e não têm tempo nem capacidade para ler ou ouvir, de modo que não conhecem o caminho do Senhor nem os juízos do seu Deus.

Não entendem nem o caminho em que Deus, por seus preceitos, quer que andem em direção a ele, nem o caminho em que, por sua providência, ele anda em direção a eles. Repare:

(1.) A ignorância predominante é a causa lamentável da abundância da impiedade e da iniquidade. O que se pode esperar senão obras de trevas de pessoas grosseiras e embrutecidas que nada sabem de Deus e da religião, mas escolhem permanecer nas trevas?

(2.) Este é comumente um pecado reinante entre os pobres. Há os pobres do diabo assim como os de Deus, que, apesar da sua pobreza, poderiam conhecer o caminho do Senhor, para andar nele e cumprir o seu dever, sem terem instrução nos livros; mas são voluntariamente ignorantes e, por isso, a sua ignorância não será a sua desculpa.

  1. Os ricos eram insolentes e altivos e, por isso, eram perversos (v. 5): irei aos grandes homens e verei se posso encontrá-los mais flexíveis à palavra e à providência de Deus. Falarei a eles, pregarei na corte, na esperança de causar alguma impressão em homens de cultura refinada.

Mas tudo em vão; pois, embora conheçam o caminho do Senhor e o juízo do seu Deus, contudo são rígidos demais para se curvar ao seu governo: “Estes todos quebraram o jugo e romperam as amarras”.

Conhecem a vontade do seu Mestre, mas estão resolvidos a ter a sua própria vontade, a andar no caminho do seu coração e à vista dos seus olhos. Julgam-se nobres demais para serem controlados, grandes demais para serem corrigidos, até pelo próprio Senhor soberano de todos.

São a favor de romper até as amarras dele, Salmos 2:3. Os pobres são fracos, os ricos são teimosos, e assim nenhum dos dois cumpre o seu dever.

IV. Alguns pecados particulares especificados, dos quais eram notoriamente culpados, e que clamavam mais alto ao céu por vingança. As suas transgressões, de fato, eram muitas, de muitas espécies e frequentemente repetidas, e os seus desvios tinham aumentado.

Acrescentaram ao número deles e se tornaram cada vez mais descarados neles, v. 6. Mas dois pecados especialmente deviam, com justiça, ser considerados crimes imperdoáveis:

  1. A sua prostituição espiritual, dar aos ídolos aquela honra que é devida somente a Deus. “Os teus filhos me abandonaram”, para quem nasceram e foram dedicados, e sob quem foram criados, e “juraram por aqueles que não são deuses”, fizeram o seu apelo a eles como se fossem oniscientes e os seus juízes legítimos.

Isso representa aqui todos os atos de culto religioso devidos somente a Deus, mas com os quais tinham honrado os seus ídolos. Juraram a eles (assim se pode ler), uniram-se a eles e fizeram aliança com eles. Os que abandonam Deus fazem uma má troca por aqueles que não são deuses.

  1. A sua prostituição corporal. Porque tinham abandonado Deus e servido aos ídolos, ele os entregou a afeições vis; e os que o desonraram foram deixados a desonrar a si mesmos e às suas próprias famílias.

Cometeram adultério da maneira mais escandalosa, sem sentimento de vergonha nem medo de punição, pois se reuniam em grupos nas casas das prostitutas e não coravam ao serem vistos uns pelos outros nos lugares mais escandalosos.

A sua concupiscência era tão descarada e violenta, tão intolerante ao freio e tão ansiosa por ser satisfeita que se tornaram completos animais (v. 8); como cavalos bem alimentados, cada um relinchava pela mulher do seu próximo, v. 8.

Concupiscências desenfreadas fazem os homens semelhantes a animais brutos por natureza; coisas tão monstruosas e odiosas elas são. E o que agravava o seu pecado era que ele era um abuso dos favores de Deus para com eles: quando estavam plenamente alimentados, então as suas concupiscências se tornaram assim furiosas.

A abundância de pão era combustível para o fogo das concupiscências de Sodoma. Sine Cerere et Bacchio friget Venus: a vida luxuosa alimenta as chamas da concupiscência. O jejum ajudaria a domar o mal indisciplinado tão cheio de veneno mortal e a trazer o corpo à sujeição.

V. Uma ameaça da cólera de Deus contra eles pela sua perversidade e pela depravação universal da sua terra:

  1. O juízo particular que é ameaçado, v. 6. Um inimigo estrangeiro irromperá contra eles, obterá domínio sobre eles e devastará: o seu país será como se fosse invadido e inteiramente dominado por animais selvagens. Este inimigo será:

(1.) Como um leão da floresta; tão forte, tão furioso, tão irresistível; e os abaterá.

(2.) Como um lobo da tarde, que sai à noite, quando está com fome, para procurar a sua presa, e é muito feroz e voraz; e o ruído tanto do rugido dos leões quanto do uivo dos lobos é muito horrendo.

(3.) Como um leopardo, que é muito rápido e muito cruel, e, ao mesmo tempo, cuidadoso em não perder a sua presa.

O exército do inimigo vigiará as suas cidades tão rigorosamente que porá os habitantes neste triste dilema: se ficarem dentro, morrerão de fome; se saírem, serão apunhalados.

“Todo aquele que sair dali será despedaçado”, o que dá a entender que, em muitos lugares, o inimigo não dava quartel. E todo este trabalho sangrento se deve à multidão das suas transgressões. É o pecado que faz a grande matança.

  1. Um recurso a eles próprios quanto à equidade disso (v. 9): “Não visitarei por estas coisas?” Vocês próprios podem pensar que o Deus cujo nome é Zeloso deixará tais idolatrias impunes, ou que um Deus de pureza infinita será conivente com tal impureza abominável?

São coisas das quais se deve prestar contas; de outro modo, a honra do governo de Deus não pode ser mantida, nem as suas leis preservadas do desprezo; mas os pecadores serão tentados a pensá-lo inteiramente semelhante a eles próprios.

Isso é contrário àquele convencimento das suas próprias consciências acerca do juízo de Deus que é necessário sustentar: “Os que fazem tais coisas são dignos de morte”, Romanos 1:32.

Observe: quando Deus pune o pecado, diz-se que visita por ele, ou o investiga; pois pesa a causa antes de proferir sentença.

Os pecadores têm motivo para esperar punição por causa da santidade de Deus, para a qual o pecado é altamente ofensivo, assim como por causa da sua justiça, à qual ele nos torna expostos; isso se dá a entender nisto: “Não será vingada a minha alma de uma nação como esta?”

Não apenas a palavra de Deus, mas a sua alma, toma vingança. E ele tem juízos nacionais com os quais tomar vingança por pecados nacionais. Nações como esta não podem permanecer muito tempo impunes. “Como te perdoarei por isto?” v. 7.

Não que aqueles que foram culpados destes pecados não tenham encontrado misericórdia com Deus quanto ao seu estado eterno (o próprio Manassés encontrou, embora tão cúmplice da iniquidade destes tempos).

Mas as nações, como tais, podendo ser recompensadas e punidas somente nesta vida, não seria para a glória de Deus deixar passar uma nação tão perversa como esta sem alguns sinais manifestos do seu desagrado.

Versículos 10 a 19

Juízos Divinos Ameaçados; Juízos Divinos Defendidos. (a.C. 608.)

Podemos observar nestes versículos, como antes:

I. O pecado deste povo, no qual se fundamenta a comissão assinada contra eles. Deus os renega e os condena à destruição, v. 10. Mas não há uma causa? Sim: pois:

  1. Abandonaram a lei de Deus (v. 11): a casa de Israel e a casa de Judá, embora em divergência uma com a outra, contudo ambas concordaram em agir muito traiçoeiramente contra Deus. Abandonaram a sua adoração e nisso violaram as suas alianças com ele; revoltaram-se contra ele e fizeram o papel de hipócritas com ele.

  2. Desafiaram os juízos de Deus e declararam mentirosas as suas ameaças na boca dos seus profetas, v. 12, 13. Muitas vezes lhes foi dito que o mal certamente viria sobre eles; deveriam esperar algum juízo desolador, espada ou fome; mas estavam seguros e disseram: teremos paz, embora prossigamos. Pois:

(1.) Não temiam o que Deus é. Negaram-no e enfrentaram os ditames até da luz natural a respeito dele; pois disseram: “Não é ele”, isto é, não é como nos fizeram crer que é; não vê, ou não faz caso, ou não o exigirá; e, por isso, “nenhum mal virá sobre nós”.

Multidões são arruinadas por serem levadas a crer que Deus não será tão rigoroso com elas como a sua palavra diz que será; ou melhor, por este artifício Satanás nos arruinou a todos: “Certamente não morrereis”.

Assim aqui: “Nem veremos espada nem fome”. Vãs esperanças de impunidade são o apoio enganoso de toda impiedade.

(2.) Não temiam o que Deus dizia. Os profetas lhes deram aviso claro, mas eles o rejeitaram com uma brincadeira: “Só falam assim porque é o seu ofício; são palavras de praxe, e palavras são apenas vento.”

“Não é a palavra do Senhor que está neles; é apenas a linguagem da sua fantasia melancólica ou da sua má vontade para com o seu país, porque não recebem cargos.”

Repare: os pecadores impenitentes não estão dispostos a reconhecer como palavra de Deus coisa alguma que seja contra eles, que tenda ou a separá-los dos seus pecados ou a inquietá-los neles.

Ameaçam os profetas: “Tornar-se-ão vento, passarão sem receber atenção, e assim lhes será feito; o que ameaçam contra nós, infligiremos a eles. Assustam-nos com fome? Que sejam alimentados com o pão da aflição.” Assim foi Micaías, 1 Reis 22:27.

“Falam-nos da espada? Que pereçam pela espada”, Jeremias 2:30. Assim, ao zombarem dos mensageiros de Deus e maltratá-los, encheram a medida da sua iniquidade.

II. A punição deste povo pelo seu pecado:

  1. As ameaças de que riram serão executadas (v. 14): porque vocês falam esta palavra de desprezo acerca dos profetas e da palavra na boca deles, por isso Deus honrará a eles e às suas palavras, pois nem um jota ou til deles cairá por terra, 1 Samuel 3:19.

Aqui Deus se volta para o profeta Jeremias, de quem se tinha assim caçoado, e que talvez tivesse ficado um pouco inquieto com isso: “Eis que farei das minhas palavras na tua boca fogo”.

Deus as reconhece como suas palavras, embora os homens as tenham negado, e fará com que produzam efeito tão certamente como o fogo consome material combustível que está no seu caminho. A palavra será fogo e o povo, madeira.

Os pecadores, pelo pecado, fazem de si mesmos combustível para aquela cólera de Deus que, na escritura, é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens.

A palavra de Deus certamente será forte demais para aqueles que disputam com ela. Serão quebrados aqueles que não se curvarem diante dela.

  1. O inimigo de quem pensavam não correr perigo será trazido contra eles. Deus lhes dá a sua comissão (v. 10): subam sobre os seus muros, escalem-nos, pisoteiem-nos, derrubem-nos. Muros de pedra, diante da comissão divina, serão apenas muros de barro.

Tendo se tornado senhores dos muros, vocês podem destruir à vontade. Podem retirar as suas ameias e deixar abertas as cidades cercadas e fortificadas; pois as suas ameias não são do Senhor; ele não as reconhece e, por isso, não as protegerá nem fortificará.

Não foram erguidas no seu temor nem com dependência dele; o povo confiou nelas mais que em Deus e, por isso, não são dele. Quando a cidade está cheia de pecado, Deus não patrocinará as suas fortificações, e então são muros de papel.

O que pode nos defender quando aquele que é a nossa defesa, e o defensor de todas as nossas defesas, se afastou de nós? Números 14:9. O que não é de Deus não pode permanecer, não permanecer por muito tempo, nem nos ser de proveito algum.

Descreve-se aqui o trabalho terrível que estes invasores fariam (v. 15): “Eis que trarei sobre vós uma nação, ó casa de Israel!” Repare: Deus tem todas as nações sob o seu comando, faz com elas o que lhe agrada e faz delas o uso que lhe agrada.

E às vezes tem por bem fazer das nações da terra, as nações gentias, um açoite para a casa de Israel, quando esta se tornou uma nação hipócrita.

Diz-se aqui que esta nação dos caldeus é uma nação remota; é trazida contra eles de longe e, por isso, fará o maior saque e a mais longa permanência, para que os soldados se paguem bem por uma marcha tão longa.

É uma nação com a qual você não teve comércio, em razão da sua distância e, por isso, não pode esperar encontrar favor com ela. Deus pode trazer tribulação sobre nós de lugares e causas muito remotos.

É uma nação poderosa, à qual não se pode fazer frente, uma nação antiga, que se valoriza pela sua antiguidade e, por isso, será mais altiva e imperiosa.

É uma nação “cuja língua não conheces”; falavam a língua siríaca, que os judeus naquele tempo não conheciam, como se vê, 2 Reis 18:26. A diferença de língua tornaria mais difícil tratar com eles sobre a paz.

Compare isto com a ameaça de Deuteronômio 28:49, à qual parece haver uma referência, pois a lei e os profetas concordam exatamente.

Estão bem armados: “A sua aljava é como uma sepultura aberta”; as suas flechas voarão tão densamente, acertarão tão seguramente e ferirão tão profundamente que serão consideradas como respirando apenas morte e matança; são homens fisicamente aptos, todos eficientes, poderosos, v. 16.

E, quando tiverem se tornado senhores do país, devorarão tudo diante deles e considerarão seu tudo a que puderem lançar mão, v. 17:

(1.) Despojarão o país, não apenas sustentarão, mas fartarão os seus soldados com os ricos produtos desta terra frutífera. Não armazenarão (então talvez pudesse ser recuperado), mas comerão completamente a sua colheita no campo e o seu pão em casa, que os seus filhos e as suas filhas deveriam comer.

Repare: o que temos, temos para as nossas famílias, e é um consolo ver os nossos filhos e filhas comendo aquilo pelo qual tivemos zelo e trabalho.

Mas é uma vexação dolorosa vê-lo devorado por estranhos e inimigos, ver os seus acampamentos abastecidos com as nossas provisões, enquanto aqueles que nos são queridos perecem por falta delas; isso também é segundo a maldição da lei, Deuteronômio 28:33.

Comerão completamente os seus rebanhos e o seu gado, dos quais você tomou sacrifícios para os seus ídolos; não lhe deixarão o fruto das suas vinhas e figueiras.

(2.) Farão as cidades morrer de fome: “Empobrecerão as tuas cidades cercadas” (e que cerca existe contra a pobreza, quando vem como um homem armado?), aquelas cidades nas quais você confiava para serem uma proteção para o país.

Repare: é justo da parte de Deus empobrecer aquilo em que fazemos repousar a nossa confiança. Eles as empobrecerão com a espada, cortando a chegada de todas as provisões e interceptando o trato e o comércio, o que empobrecerá até cidades cercadas.

III. Uma indicação da terna compaixão que Deus ainda tem por eles. O inimigo recebe a comissão de destruir e devastar, mas não deve pôr um fim completo, v. 10.

Embora façam uma grande matança, contudo alguns devem ser deixados para viver; embora façam um grande saque, contudo alguma coisa deve ser deixada de que viver, pois Deus o disse (v. 18) com um non obstante, um contudo diante da desolação presente.

Até naqueles dias, por sombrios que sejam, “não porei um fim completo convosco”; e, se Deus não o fizer, o inimigo não o fará. Deus tem misericórdia reservada para o seu povo e, por isso, porá limites a este juízo desolador. Até aqui chegará, e não além.

IV. A justificação de Deus nestes procedimentos contra eles. Assim como parecerá bondoso ao não lhes pôr um fim completo, assim parecerá justo ao chegar tão perto disso, e será reconhecido que não lhes fez injustiça alguma, v. 19. Observe:

  1. Um motivo exigido, insolentemente exigido, pelo povo para estes juízos. Dirão: “Por que o Senhor nosso Deus nos faz tudo isto? Que provocação lhe fizemos, ou que desavença tem conosco?” Como se contra uma nação tão pecaminosa não aparecesse causa suficiente para ação.

Repare: corações não humilhados estão prontos a acusar Deus de injustiça nas suas aflições e alegam que precisam procurar a causa delas quando está escrita na sua testa. Mas:

  1. Aqui se apresenta imediatamente um motivo. O profeta é instruído sobre que resposta lhes dar; pois Deus será justificado quando fala, mesmo que fale com o maior terror.

Deve lhes dizer que Deus faz isso contra eles pelo que fizeram contra ele, e que podem, se lhes agradar, ler o seu pecado na sua punição. Não sabem muito bem que abandonaram Deus e, por isso, podem achar estranho que ele os tenha abandonado?

Esqueceram quantas vezes serviram a deuses na sua própria terra, aquela boa terra, na abundância de cujos frutos deveriam ter servido a Deus com alegria de coração?

E, por isso, não é justo da parte de Deus fazê-los servir a estranhos numa terra estranha, onde não podem chamar coisa alguma de sua, como ele ameaçou fazer? Deuteronômio 28:47, 48. Aqueles que têm afeição por estranhos, que vão para os estranhos.

Versículos 20 a 24

A Interpelação a Israel. (a.C. 608.)

O profeta, tendo-os censurado pelo pecado e ameaçado os juízos de Deus contra eles, é aqui enviado a eles novamente com outra missão, que deve anunciar em Judá.

O sentido dela é persuadi-los a temer Deus, o que seria um princípio eficaz da sua reforma, assim como a falta desse temor tinha estado na base da sua apostasia.

I. Ele se queixa da vergonhosa estupidez deste povo e da sua inclinação a se desviar de Deus, falando como se não soubesse que rumo tomar com eles. Pois:

  1. O seu entendimento estava obscurecido e inapto para admitir os raios da luz divina: são um povo insensato e sem entendimento; não compreendem a mente de Deus, por mais claramente que lhes seja declarada pela palavra escrita, pelos seus profetas e pela sua providência (v. 21).

Têm olhos, mas não veem, ouvidos, mas não ouvem, como os ídolos que fizeram e adoraram, Salmos 115:5, 6, 8.

Seria de pensar que reparavam nas coisas, mas realmente não reparavam; tinham faculdades e capacidades intelectuais, mas não as empregavam nem aproveitavam como deveriam.

Nisso frustraram as expectativas de todos os seus vizinhos, que, observando que excelentes meios de conhecimento tinham, concluíram: certamente são um povo sábio e de entendimento (Deuteronômio 4:6), e, contudo, realmente são um povo insensato e sem entendimento.

Repare: não podemos julgar os homens pelas vantagens e oportunidades de que desfrutam; há aqueles que permanecem nas trevas numa terra de luz, que vivem em pecado até numa terra santa, que são maus nos melhores lugares.

  1. A sua vontade era teimosa e inapta para se submeter às regras da lei divina (v. 23): “Este povo tem um coração revoltoso e rebelde”; e não admira, quando eram insensatos e sem entendimento, Salmos 82:5.

Ou melhor, é a tendência corrupta da vontade que suborna e embrutece o entendimento: ninguém tão cego quanto os que não querem ver. O caráter deste povo é o verdadeiro caráter de todas as pessoas por natureza, até que a graça de Deus tenha operado uma mudança.

Somos insensatos, lentos de entendimento e propensos a errar e esquecer; contudo, isso não é o pior.

Temos um coração revoltoso e rebelde, uma mente carnal, que é inimizade contra Deus e não está sujeita à sua lei, não apenas se revoltando contra ele por uma aversão enraizada ao que é bom, mas rebelando-se contra ele por uma forte inclinação ao que é mau.

Observe: o coração revoltoso é um coração rebelde; os que retiram a sua lealdade a Deus não param aí, mas, ao se juntarem ao pecado e a Satanás, tomam armas contra ele. Revoltaram-se e foram embora. O coração revoltoso produzirá uma vida revoltosa.

Foram embora, e irão embora (assim se pode ler); “agora nada lhes será restringido”, Gênesis 11:6.

II. Ele atribuiu isso à falta do temor de Deus. Quando os observa sem entendimento, pergunta: “Não me temeis, diz o Senhor”, e “não tremereis na minha presença?” v. 22.

Se vocês ao menos mantivessem um temor reverente de Deus, seriam mais observadores do que ele lhes diz; e, se ao menos entendessem melhor o seu próprio interesse, estariam mais sob o domínio imperativo do temor de Deus.

Quando observa que se revoltaram e foram embora, acrescenta isto como a raiz e causa da sua apostasia (v. 24): “Nem dizem em seus corações: Temamos agora o Senhor nosso Deus”.

Por isso tantos pensamentos maus vêm à sua mente e os precipitam ao que é mau, porque não querem admitir e acolher pensamentos bons, e particularmente não este bom pensamento: “Temamos agora o Senhor nosso Deus”.

É verdade que é obra de Deus pôr o seu temor nos nossos corações; mas é nossa obra despertar a nós mesmos para temê-lo e apegar-nos àquelas considerações que são apropriadas para nos afetar com um santo temor reverente dele.

E é porque não fazemos isso que os nossos corações são tão desprovidos do seu temor como são, e tão propensos a se revoltar e rebelar.

III. Ele sugere algumas das coisas apropriadas para nos encher de um santo temor de Deus:

  1. Devemos temer o Senhor e a sua grandeza, v. 22. Por isso exige o nosso temor: não tremeremos na sua presença, e não teremos medo de afrontá-lo ou brincar com ele, que, no reino da natureza e da providência, dá provas tão incontestáveis do seu poder onipotente e domínio soberano?

Aqui se dá um exemplo dentre muitos que poderiam ser dados: ele mantém o mar dentro de limites.

Embora as marés fluam com poderosa força duas vezes por dia e, se continuassem a fluir por algum tempo, afogariam o mundo, embora numa tempestade as ondas se elevem e batam na praia com força e fúria incríveis, contudo estão sob freio, voltam, retiram-se, e nenhum prejuízo é feito.

Isso é obra do Senhor e, se não fosse comum, seria maravilhoso aos nossos olhos. Ele pôs a areia como limite do mar, não apenas como um marco para assinalar até onde pode vir e onde deve parar, mas como um dique, ou cerca, para detê-lo.

Uma parede de areia será tão eficaz quanto uma parede de bronze para refrear as ondas que fluem, quando Deus tem por bem fazê-la assim.

Ou melhor, aquela é preferida para nos ensinar que uma resposta branda, como a areia macia, afasta a cólera e aquieta uma raiva espumante, ao passo que palavras dolorosas, como rochas duras, apenas exasperam e fazem as águas lançar ainda mais lama e sujeira.

Este limite é posto por um decreto perpétuo, por uma ordenança de antiguidade (assim alguns leem).

E então nos remete tão longe quanto à criação do mundo, quando Deus separou o mar da terra seca e fixou fronteiras entre eles, Gênesis 1:9, 10 (isso é descrito com elegância em Salmos 104:6, etc., e Jó 38:8, etc.), ou ao fim do dilúvio de Noé, quando Deus prometeu que nunca mais afogaria o mundo, Gênesis 9:11.

Uma ordenança de perpetuidade: assim entende a nossa tradução. É um decreto perpétuo; produziu o seu efeito durante todo o tempo até hoje e continuará até que o dia e a noite cheguem ao fim.

As águas do mar não podem passar sobre este decreto perpétuo nem rompê-lo. Embora as suas ondas se agitem, como faz o mar perturbado quando não consegue descansar, contudo não podem conseguir seu intento.

Embora rujam e se enfureçam como se estivessem irritadas com o freio que lhes é dado, contudo não podem ultrapassá-lo. Ora, este é um bom motivo para temermos Deus; pois:

(1.) Nisso vemos que ele é um Deus de poder onipotente e soberania universal e, por isso, deve ser temido e reverenciado.

(2.) Isso nos mostra quão facilmente poderia afogar o mundo novamente e quanto continuamente estamos à sua mercê e, por isso, devemos ter medo de fazer dele o nosso inimigo.

(3.) Até as ondas indisciplinadas do mar observam o seu decreto e recuam ao seu freio, e nós então não o faremos? Por que os nossos corações são revoltosos e rebeldes, quando o mar nem se revolta nem se rebela?

  1. Devemos temer o Senhor e a sua bondade, Oseias 3:5. Os exemplos disso, como da primeira, são tirados da providência comum de Deus, v. 24.

Devemos temer o Senhor nosso Deus, isto é, devemos adorá-lo, dar-lhe glória e sempre ter zelo em nos manter no seu amor, porque continuamente nos faz bem.

Dá-nos tanto a chuva temporã quanto a tardia, a temporã um pouco depois da semeadura, a tardia um pouco antes da colheita, e ambas na sua estação; e, por este meio, nos reserva “as semanas designadas da colheita”.

A colheita é contada por semanas porque em poucas semanas se recolhe o suficiente para servir de sustento durante o ano inteiro. As semanas da colheita nos são designadas pela promessa de Deus de que a semeadura e a colheita não falharão.

E, em cumprimento daquela promessa, nos são reservadas pela providência divina; de outro modo, ficaríamos sem elas. Por isso, nas misericórdias da colheita, Deus deve ser reconhecido, assim como seu poder, sua bondade e sua fidelidade, pois todas vêm dele.

E é um bom motivo para o temermos, para que nos mantenhamos no seu amor, porque temos uma dependência tão necessária dele.

As estações frutíferas eram testemunhas de Deus, até para o mundo gentio, suficientes para deixá-los sem desculpa no seu desprezo por ele (Atos 14:17).

E, contudo, os judeus, que tinham a palavra escrita pela qual explicar o testemunho delas, não foram movidos a temer o Senhor, embora apareça quanto é do nosso interesse fazê-lo.

Versículos 25 a 31

A Interpelação a Israel. (a.C. 608.)

Aqui:

I. O profeta lhes mostra que dano os seus pecados lhes tinham feito: afastaram estas coisas (v. 25), a chuva temporã e a tardia, que costumavam ter na devida estação (v. 24), mas que ultimamente tinham sido retidas (Jeremias 3:3), em razão do que as semanas designadas da colheita às vezes os tinham frustrado.

É o pecado de vocês que lhes reteve o bem, quando Deus estava pronto a concedê-lo a vocês. Repare: é o pecado que detém a corrente do favor de Deus para nós e nos priva das bênçãos que costumávamos receber. É o que torna os céus como bronze e a terra como ferro.

II. Ele lhes mostra quão grandes eram os seus pecados, quão hediondos e provocadores. Quando tinham abandonado a adoração do verdadeiro Deus, até a honestidade moral se perdeu entre eles: “Entre o meu povo se encontram homens perversos” (v. 26), alguns dos piores homens. E tanto piores eram por serem encontrados entre o povo de Deus:

  1. Eram rancorosos e maliciosos. Estes são propriamente homens perversos, homens que se deleitam em fazer dano. Foram encontrados (isto é, apanhados) no próprio ato da sua perversidade.

Assim como caçadores ou passarinheiros armam laços para a sua caça, assim eles ficavam à espreita para apanhar homens, faziam disso um divertimento e tinham tanto prazer nisso como se estivessem capturando animais ou aves.

Maquinam maneiras de fazer dano a pessoas boas (que odiavam pela sua bondade), especialmente àquelas que fielmente os censuravam (Isaías 29:21), ou às que impediam sua ascensão a um cargo, ou a quem supunham tê-los afrontado ou feito uma falta de bondade, ou àqueles cujos bens cobiçavam.

Assim Jezabel enlaçou Nabote por sua vinha. Ou melhor, faziam dano por causa do próprio dano.

  1. Eram falsos e traiçoeiros (v. 27): como uma gaiola, ou viveiro, está cheia de aves e de alimento para engordá-las para a mesa, assim as suas casas estão cheias de engano, de riqueza obtida por práticas fraudulentas ou de artes e métodos de defraudar.

Toda a atividade das suas famílias é feita com engano; quem quer que trate com eles, o embustearão se puderem, o que é facilmente feito pelos que não têm escrúpulo quanto ao que dizem e fazem. Nisso ultrapassam os feitos dos perversos, v. 28.

Os que agem por engano, sob aparência de lei e justiça, talvez façam mais dano que aqueles homens perversos (v. 26) que levam tudo diante deles pela força e violência abertas; ou são piores que os próprios gentios, sim, e ainda, que os piores deles. E (vocês acreditariam?) prosperam nestes caminhos perversos e, por isso, os seus corações se endurecem neles.

São ávidos pelo mundo porque o veem afluir a eles, e não hesitam diante de qualquer perversidade na busca dele, porque veem que, longe de impedir a sua prosperidade, ela a promove: tornaram-se grandes no mundo; enriqueceram e florescem por isso.

Têm com que prover para a carne a fim de satisfazer todas as suas concupiscências, às quais dão muita indulgência, de modo que engordaram vivendo à vontade e banhando-se em todos os deleites dos sentidos. São lustrosos e lisos: brilham; parecem belos e alegres; todos os admiram.

E passam ilesos pelos males (assim alguns leem as palavras seguintes); escapam dos males que se esperaria que os seus pecados trouxessem sobre eles; não estão em tribulação como outros homens, muito menos como poderíamos esperar que estivessem homens maus, Salmos 73:5, etc.

  1. Quando tinham se tornado grandes e obtido poder nas suas mãos, não fizeram com ele o bem que deveriam ter feito: não julgam a causa, a causa dos órfãos, e o direito dos necessitados.

Os órfãos são frequentemente necessitados, sempre precisam de auxílio e conselho, e tira-se proveito da sua condição desamparada para lhes fazer injúria. Quem então deveria socorrê-los senão os grandes e ricos? Para que os homens têm riqueza senão para fazer bem com ela?

Mas estes não tomariam conhecimento de quaisquer casos assim angustiados; não tinham tanta percepção de justiça nem compaixão pelos injuriados; ou, se se interessavam pela causa, não era para fazer o que era direito, mas para proteger os que faziam injustiça.

E, contudo, prosperam continuamente; Deus não lhes imputa insensatez. Certamente então as coisas deste mundo não são as melhores coisas, pois muitas vezes os piores homens têm a maior parte delas; contudo, não devemos pensar que, porque prosperam, Deus consente nas suas práticas.

Não: embora a sentença contra as suas obras más não seja executada rapidamente, será executada.

  1. Havia uma corrupção geral de todas as ordens e graus de homens entre eles (v. 30, 31): “Uma coisa espantosa e horrível é cometida na terra”. A degeneração de tal povo, tão privilegiado e elevado, era uma coisa espantosa, a ser vista com assombro.

Como poderiam ter rompido tantas obrigações? Era uma coisa horrível, uma coisa a ser detestada e cujas consequências se deveriam temer. Para nos assustarmos e afastarmos do pecado, chamemo-lo coisa horrível. Qual era o problema? Em poucas palavras, isto:

(1.) Os líderes desencaminhavam o povo: “Os profetas profetizam falsamente”, falsificam uma comissão do céu quando são agentes do inferno. A religião nunca é atacada mais perigosamente que sob aparência e alegação de revelação divina. Mas por que os sacerdotes, que tinham poder nas suas mãos para aquele propósito, não refrearam estes falsos profetas?

Ah! Em vez disso, utilizaram-nos como ferramentas da sua ambição e tirania: “Os sacerdotes governam por seus meios”; sustentavam-se na sua grandeza e riqueza, na sua preguiça e luxo, nas suas imposições e opressões, pela ajuda dos falsos profetas e da influência deles sobre o povo.

Assim estavam numa combinação contra tudo o que era bom e fortaleciam as mãos uns dos outros no mal.

(2.) O povo estava bastante satisfeito em ser assim desencaminhado: são o meu povo, diz Deus, e deveriam ter se levantado por mim e dado o seu testemunho contra a perversidade dos seus sacerdotes e profetas; mas “amam que seja assim”.

Se os sacerdotes e profetas os deixarem em paz nos seus pecados, eles não lhes darão perturbação alguma nos deles. Gostam de ser montados com rédea frouxa e gostam muito daqueles governantes que não refrearão as suas concupiscências e daqueles mestres que não os censurarão.

III. Ele lhes mostra quão fatais certamente seriam as consequências disso. Que considerem:

  1. Qual seria o acerto de contas pela sua perversidade (v. 29): “Não visitarei por estas coisas?”, como antes, v. 9. Às vezes a misericórdia se alegra contra o juízo: “Como te entregarei, Efraim?”

Aqui, o juízo argumenta contra a misericórdia: “Não visitarei?” Temos certeza de que a Sabedoria Infinita sabe como acomodar a questão entre eles. A maneira de expressão é muito enfática e denota:

(1.) A certeza e a necessidade dos juízos de Deus: “Não será vingada a minha alma?” Sim: sem dúvida, a vingança virá, deve vir, se o pecador não se arrepender.

(2.) A justiça e a equidade dos juízos de Deus; ele recorre à própria consciência do pecador: não merecem ser punidos aqueles que foram culpados de tais abominações? Não se vingará ele de tal nação, uma nação tão perversa e provocadora como esta?

  1. Qual era a tendência direta da sua perversidade: “O que fareis no fim disso?” Isto é:

(1.) A que auge de perversidade vocês chegarão afinal! O que farão? O que não farão que seja vil e perverso? A que isso chegará? Certamente se tornarão cada vez piores, até terem enchido a medida da sua iniquidade.

(2.) A que abismo de destruição vocês chegarão afinal! Quando as coisas são levadas a tal estado como este, nada se pode esperar de vocês senão um dilúvio de pecado, assim nada se pode esperar de Deus senão um dilúvio de cólera; e o que farão quando ele vier?

Repare: os que andam em maus caminhos fariam bem em considerar a tendência deles tanto a pecado maior quanto a ruína completa. Virá um fim; o fim de uma vida perversa virá, quando toda ela será de novo examinada, e sem dúvida será amargura no último fim.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra