Jeremias 4
Argumento
Ao que parece, os dois primeiros versículos deste capítulo poderiam ter sido mais bem unidos ao fim do capítulo anterior, pois são dirigidos a Israel, as dez tribos, como resposta à sua aceitação do chamado de Deus, orientando-os e animando-os a manter sua resolução, v. 1, 2.
O restante do capítulo diz respeito a Judá e Jerusalém:
I. São chamados a se arrepender e reformar, v. 3, 4.
II. São avisados do avanço de Nabucodonosor e suas forças contra eles, e lhes é dito que é por seus pecados, dos quais são novamente exortados a se lavar, vv. 5-18.
III. Para tocá-los mais com a grandeza da desolação que vinha, o próprio profeta a lamenta amargamente e se compadece de seu povo nas calamidades que ela lhes trouxe e na situação desesperadora a que os levou, representando-a como uma redução do mundo a seu primeiro caos, vv. 19-31.
Versículos 1 a 2
Exortação ao Arrependimento. (a.C. 620.)
Quando Deus chamou Israel desviada a voltar (Jeremias 3:22), responderam imediatamente: Senhor, voltamos. Agora Deus aqui repara em sua resposta e, como réplica a ela:
I. Ele os orienta a prosseguir em suas boas resoluções: “Você diz: Voltarei?”
- Então você deve voltar para mim. Faça isso por completo. Não abandone apenas suas idolatrias, mas volte ao culto instituído do Deus de Israel.
Ou: Você deve voltar depressa e não demorar (como Isaías 21:12: “Se quereis perguntar, perguntai”). Se vocês querem voltar para mim, voltem. Não falem disso, mas façam.
- Você deve abandonar inteiramente todo pecado e não reter nenhuma das relíquias da idolatria: “Afasta tuas abominações de minha vista”, isto é, de todos os lugares (pois todo lugar está sob o olho de Deus), especialmente do templo, a casa sobre a qual ele tinha de maneira particular seu olho, para ver que fosse mantida limpa.
Isso indica que suas idolatrias não eram somente óbvias, mas ofensivas ao olho de Deus. Eram abominações cuja visão ele não podia suportar. Por isso devem ser afastadas de sua vista, porque eram uma provocação aos olhos puros da glória de Deus.
O pecado deve ser afastado do coração, senão não é afastado da vista de Deus, pois o coração e tudo o que está nele ficam abertos diante de seu olho.
- Não devem voltar ao pecado novamente. Assim alguns entendem aquilo: “Não te removerás”, lendo: Você não vagueará, ou não deve vaguear.
Se você afastar suas abominações e não vaguear atrás delas novamente, como fez, tudo ficará bem.
- Devem dar a Deus a glória devida a seu nome (v. 2): “Jurarás: O Senhor vive”. Sua existência será para você a verdade mais sagrada, mais certa que qualquer outra, e seu juízo será o tribunal supremo ao qual recorrerá, mais temível que qualquer outro.
Jurar é um ato de culto religioso, no qual devemos dar honra a Deus de três maneiras:
(1.) Devemos jurar somente pelo Deus verdadeiro, e não pelas criaturas ou por quaisquer deuses falsos, pelo Deus que vive, não pelos deuses que são surdos, mudos e mortos, somente por ele, e não pelo Senhor e por Malcã, como Sofonias 1:5.
(2.) Devemos jurar somente aquilo que é verdadeiro, em verdade e em justiça, não ousando afirmar aquilo que é falso ou que não sabemos ser verdadeiro, nem afirmar como certo aquilo que é duvidoso, nem prometer aquilo que não pretendemos cumprir, nem violar a promessa que fizemos.
Dizer o que é falso ou fazer o que é injusto é mau, mas respaldar qualquer dos dois com um juramento é muito pior.
(3.) Devemos fazê-lo solenemente, jurar em juízo, isto é, quando judicialmente chamados a isso, e não em conversa comum. Jurar precipitadamente é uma profanação do nome de Deus tão grande quanto jurar solenemente é uma honra a ele. Veja Deuteronômio 10:20; Mateus 5:34, 37.
II. Ele os anima a permanecer nessa boa disposição e aderir a suas resoluções. Se os israelitas dispersos assim voltarem a Deus:
- Eles mesmos serão abençoados. Pois nesse sentido as primeiras palavras podem ser lidas: Se você voltar para mim, então voltará, isto é, será trazido de volta de seu cativeiro à sua própria terra novamente, como foi prometido desde tempos antigos, Deuteronômio 4:29; 30:2.
Ou: Então você descansará em mim, voltará para mim como seu descanso, até enquanto estiver na terra de seu cativeiro.
- Serão bênçãos para outros. Pois sua volta a Deus novamente será um meio de outros se voltarem a ele, os quais nunca o conheceram.
Se você reconhecer o Senhor vivo, com isso influenciará as nações entre as quais está a se abençoarem nele, a colocarem sua felicidade em seu favor e a se considerarem felizes por serem levadas ao temor dele. Veja Isaías 65:16.
Abençoarão a si mesmos no Deus da verdade, e não em deuses falsos, darão a si mesmos a honra e a satisfação de se unirem a ele. E então nele se gloriarão. Farão dele sua glória e se agradarão, ou melhor, se orgulharão da abençoada troca que fizeram.
Os que se separam de seus pecados para voltar a Deus, por mais que hesitassem diante do negócio no princípio, ao sair se vangloriam da escolha.
Versículos 3 a 4
Punição Predita. (a.C. 620.)
O profeta aqui volta seu discurso, em nome de Deus, aos homens do lugar onde vivia.
Ouvimos quais palavras proclamou em direção ao norte (Jeremias 3:12), para o consolo dos que agora estavam no cativeiro e eram humilhados sob a mão de Deus. Vejamos agora o que diz aos homens de Judá e Jerusalém, que agora estavam em prosperidade, para seu convencimento e despertar.
Nestes dois versículos ele os exorta ao arrependimento e à reforma, como o único caminho que lhes restava para impedirem os juízos desoladores que estavam prontos a irromper sobre eles. Observe:
I. Os deveres exigidos deles, que lhes importa fazer:
- Devem fazer com seus corações como fazem com seu terreno do qual esperam algum bem. Devem ará-lo (v. 3): “Lavrai vosso terreno em pousio”.
Arem para si mesmos uma lavoura (ou arem sua terra arável), para que não semeiem entre espinhos, para que não trabalhem em vão por sua própria segurança e bem-estar, como fazem os que semeiam boa semente entre espinhos e como vocês vêm fazendo há muito tempo.
Coloquem-se numa disposição adequada para receber misericórdia de Deus, e afastem tudo o que a mantém longe de vocês. E então podem esperar receber misericórdia e prosperar em seus esforços para ajudar a si mesmos. Repare:
(1.) Um coração não convencido e não humilhado é como terreno em pousio, terreno não lavrado, desocupado. É terreno capaz de ser aproveitado. É nosso terreno, arrendado a nós, e devemos prestar contas dele.
Mas está em pousio. Está sem cerca e aberto a todos. É infrutífero e sem vantagem para o proprietário, e (o que é principalmente indicado) está coberto de espinhos e ervas daninhas, que são o produto natural do coração corrupto.
E, se não for renovado pela graça, chuva e sol se perdem sobre ele, Hebreus 6:7, 8.
(2.) Importa que consigamos arar esse terreno em pousio. Devemos explorar nossos próprios corações, deixar que a palavra de Deus divida (como faz o arado) entre as juntas e a medula, Hebreus 4:12.
Devemos rasgar nossos corações, Joel 2:13. Devemos arrancar pelas raízes aquelas corrupções que, como espinhos, sufocam tanto nossos esforços quanto nossas expectativas, Oseias 10:12.
- Devem fazer a suas almas aquilo que foi feito a seus corpos quando foram tomados em aliança com Deus (v. 4): “Circuncidai-vos ao Senhor” e tirem o prepúcio de seu coração.
Mortifiquem a carne e suas concupiscências. Cortem aquela abundância de maldade que impede que vocês recebam com mansidão a palavra enxertada, Tiago 1:21.
Não se vangloriem da circuncisão do corpo nem descansem nela, pois é apenas um sinal e não servirá sem a coisa significada. É um sinal de dedicação.
Façam com sinceridade aquilo que foi feito em profissão por sua circuncisão. Dediquem-se e consagrem-se ao Senhor, para serem para ele um povo peculiar.
A circuncisão é uma obrigação de guardar a lei. Coloquem-se novamente sob essa obrigação. É um selo da justiça da fé. Apoderem-se, então, dessa justiça, e assim circuncidem-se ao Senhor.
II. O perigo com que são ameaçados, que lhes importa evitar. Arrependam-se e reformem-se, para que meu furor não saia como fogo, o que agora está pronto a fazer.
É como aquele fogo que saiu do Senhor e consumiu os sacrifícios, e que era sempre mantido ardendo sobre o altar, e ninguém podia apagá-lo. Tal é a cólera de Deus contra pecadores impenitentes, por causa do mal de suas ações. Repare:
Aquilo que devemos recear mais do que qualquer outra coisa é a cólera de Deus. Pois ela é a fonte e a amargura de todas as misérias presentes e será a quintessência e a perfeição da miséria eterna.
É o mal de nossas ações que acende o fogo da cólera de Deus contra nós.
A consideração do perigo iminente em que estamos de cair e perecer sob essa cólera deveria nos despertar com todo o zelo possível para nos santificarmos para a glória de Deus e para cuidarmos de ser santificados por sua graça.
Versículos 5 a 17
Punição Predita. (a.C. 620.)
O método usual de Deus é avisar antes de ferir. Nestes versículos, de acordo com isso, Deus dá notícia aos judeus da desolação geral que em breve lhes seria trazida por uma invasão estrangeira.
Isso deve ser declarado e publicado em todas as cidades de Judá e ruas de Jerusalém, para que todos ouçam e temam, e por esse alarme alto ou sejam levados ao arrependimento ou deixados sem desculpa.
A predição dessa calamidade é aqui dada muito amplamente, e em expressões vivas que, seria de pensar, deveriam ter despertado e tocado os mais estúpidos. Observe:
I. A guerra proclamada e a notícia geral dada do avanço do inimigo. Ela é publicada agora, alguns anos antes, pelo profeta. Mas, visto que será desprezada, será publicada de outra maneira quando o juízo estiver realmente irrompendo, v. 5, 6.
A trombeta deve ser tocada, o estandarte deve ser erguido, uma convocação deve ser expedida ao povo para que se reúna e se dirija a Sião, ou para guardá-la ou esperando ser guardado por ela.
Deve haver uma concentração geral. A milícia deve ser levantada, e todas as forças reunidas. Aqueles que são homens capazes e aptos para o serviço devem entrar nas cidades fortificadas, para guarnecê-las.
Os que são fracos e diminuiriam suas provisões, mas não aumentariam sua força, devem retirar-se e não ficar.
II. Um mensageiro enviado às pressas chegou com notícias da aproximação do rei da Babilônia e de seu exército. É um mal que Deus trará do norte (como havia dito, Jeremias 1:15), uma grande destruição, além de tudo o que até então se abatera sobre a nação dos judeus. O inimigo é aqui comparado:
- A um leão que sai de seu mato quando está com fome para buscar sua presa, v. 7. Os animais indefesos são tão aterrorizados por seu rugido (como alguns relatam) que não podem fugir dele, e assim se tornam uma presa fácil para ele.
Nabucodonosor é esse leão que ruge e despedaça, o destruidor das nações, que devastou muitos países e agora está a caminho com toda velocidade para a terra de Judá.
O destruidor dos gentios será o destruidor dos judeus também, quando por sua idolatria tiverem se tornado semelhantes aos gentios.
Saiu de seu lugar, da Babilônia ou do local de concentração de seu exército, com o propósito de vir contra esta terra. Essa é a presa que agora tem em vista, não apenas para saqueá-la, mas para deixá-la desolada.
E nisso terá êxito a tal ponto que as cidades serão devastadas, sem habitantes, ficarão cobertas de relva como um campo. Assim leem alguns.
- A um vento que seca e queima (v. 11), um vento ressequidor e abrasador, que estraga os frutos da terra e os faz murchar, um vento que não traz chuva, mas que vem do norte, que afasta a chuva (Provérbios 25:23), mas traz algo pior em seu lugar.
Tal será esse mal do norte para este povo: um vento escuro e gelado, contra o qual não podem se proteger nem fugir. Mas, aonde quer que vão, ele os cercará e perseguirá. E não podem vê-lo antes que venha, mas, quando vier, o sentirão.
É um vento dos altos no deserto, ou na planície, que bate sobre os topos das colinas ou leva tudo diante de si na planície, onde não há abrigo, mas o terreno é todo aberto.
Virá com toda sua força em direção às filhas de meu povo, que foram criadas com tanta ternura e delicadeza que não podiam suportar que o vento soprasse sobre elas.
Agora esse vento feroz virá contra elas, para não as joeirar nem limpar, não um vento suave como o que se usa para joeirar o cereal, mas um vento pleno (v. 12), um vento forte e violento, soprando plenamente sobre elas.
Ele virá a mim, ou antes, em meu favor. Virá com comissão de Deus e cumprirá aquilo para que ele o envia. Pois este, como outros ventos de tempestade, cumpre sua palavra.
- A nuvens e redemoinhos pela rapidez, v. 13. O exército caldeu subirá como nuvens impelidas pelo vento, tão densamente estarão postos, tão depressa marcharão. E não servirá para nada tentar detê-los ou fazer frente a eles, assim como prender uma nuvem ou deter um redemoinho.
Os cavalos são mais rápidos que águias quando voam sobre sua presa. É em vão pensar ou em se opor a eles ou em ultrapassá-los na corrida.
- A vigias e aos guardas de um campo, vv. 15-17. A voz declara desde Dã, uma cidade que ficava mais ao norte de todas as cidades de Canaã e por isso recebeu as primeiras notícias desse mal do norte e as levou depressa ao monte Efraim, aquela parte da terra de Israel que ficava junto da Judeia.
Receberam a notícia da aflição e a transmitiram a Jerusalém. Notícias más voam depressa. E um povo impenitente, que odeia ser reformado, não pode esperar nada além de notícias más. Agora, qual é a notícia?
Digam às nações, aquelas nações misturadas que agora habitam as cidades das dez tribos, mencionem isso a elas, para que possam prover para sua própria segurança. Mas publiquem isso contra Jerusalém, esse é o lugar visado, a caça em que se atira.
Deem-lhes a conhecer que vigias vieram de um país distante, isto é, soldados que vigiarão todas as oportunidades de fazer dano. Aos soldados rasos chamamos sentinelas ou vigias rasos.
Vêm em plena carreira e soltam sua voz contra as cidades de Judá. Têm o desígnio de sitiá-las, de tomar posse delas e de atacá-las com gritos altos, como certos da vitória.
Como os guardas de um campo o cercam para manter todos fora dele, assim cercarão as cidades de Judá para manter todos dentro delas, até que sejam constrangidos a render-se sem condições. Estão contra ela por todos os lados, cercando-a inteiramente. Veja Lucas 19:43.
Assim como antes os anjos bons, aqueles vigias e santos, eram como guardas de um campo para Jerusalém, vigiando ao redor dela para que nada pudesse entrar para seu prejuízo, assim agora seus inimigos eram como vigias e guardas de um campo, cercando-a para que nada pudesse entrar para seu alívio e socorro.
III. A lamentável causa desse juízo. Como é que Judá e Jerusalém vêm a ser assim abandonados à ruína? Veja como chegou a isso:
- Pecaram contra Deus. Tudo se devia a eles mesmos: “Ela tem sido rebelde contra mim, diz o Senhor”, v. 17.
Seus inimigos os cercaram como guardas de um campo, porque haviam tomado armas contra seu legítimo Senhor e soberano e deveriam ser presos como rebeldes.
Os caldeus estavam invadindo suas terras, e foi o pecado que abriu a brecha pela qual entraram: “Teu caminho e tuas ações ocasionaram estas coisas para ti” (v. 18), seu mau caminho e suas ações que não foram boas.
Não foram um ou dois passos em falso que lhes fizeram esse dano, mas seu caminho e curso de vida eram maus.
Repare: O pecado é a causa que ocasiona todas as nossas tribulações. Os que prosseguem no pecado, enquanto se esforçam por afastar danos com uma mão, ao mesmo tempo os puxam sobre suas próprias cabeças com a outra.
- Deus estava irado com eles por seu pecado. É a ira feroz do Senhor que torna o exército dos caldeus assim feroz, assim furioso. Ela está acesa contra nós e não se desviou de nós, v. 8.
Repare: Na ira dos homens contra nós e em sua violência, devemos ver e reconhecer a ira de Deus e seu poder. Se ela fosse desviada de nós, nossos inimigos não poderiam avançar contra nós.
- Em sua ira justa e santa, ele os condenou a essa terrível punição: “Agora também proferirei sentença contra eles”, v. 12.
A execução da sentença ocorreu, não no calor do momento, mas em cumprimento de uma sentença solenemente proferida, segundo a equidade e após deliberação madura.
Alguns leem: Agora farei a execução da sentença sobre eles, segundo a condenação antes proferida. E temos certeza de que tanto o juízo de Deus quanto sua execução são conformes à verdade.
IV. Os lamentáveis efeitos desse juízo, ao primeiro alarme dado dele:
- O povo que deveria lutar desesperará inteiramente e não terá coração para fazer a menor resistência contra o inimigo (v. 8): “Por isso cingi-vos de pano de saco, lamentai e uivai”, isto é, vocês farão isso.
Quando o clamor se fizer pelo reino: Armas, armas!, todos serão tomados por consternação, e todos postos em confusão.
Em vez de cingir a espada, cingirão o pano de saco. Em vez de animarem uns aos outros a uma resistência vigorosa, lamentarão e uivarão, e assim tirarão o ânimo uns dos outros.
Enquanto o inimigo ainda estiver distante, desistirão de tudo como perdido e clamarão: “Ai de nós! Pois somos despojados”, v. 13. Estamos todos arruinados, os saqueadores certamente sairão vencedores, e é em vão fazer frente a eles.
Judá e Jerusalém haviam sido famosos por homens valentes. Mas veja qual é o efeito do pecado: ao privar os homens de sua confiança para com Deus, priva-os de sua coragem para com os homens.
- Seus grandes homens, que deveriam maquinar para a segurança pública, estarão sem saber o que fazer (v. 9): “Naquele dia perecerá o coração do rei”, tanto sua sabedoria quanto sua coragem.
Desesperando do êxito, não terá espírito para fazer qualquer coisa e, se tivesse, não saberá o que fazer. Seus príncipes e conselheiros particulares, que deveriam animá-lo e aconselhá-lo, estarão tão desorientados e tão desesperados quanto ele.
Veja quão facilmente, quão eficazmente, Deus pode trazer ruína sobre um povo condenado a ela, meramente por desalentá-los, tirar o coração de seus chefes (Jó 12:20, 24), cortar o espírito dos príncipes, Salmos 76:12.
A ocupação dos sacerdotes era animar o povo no tempo de guerra. Deviam dizer ao povo: “Não temais” e “não desfaleçam vossos corações”, Deuteronômio 20:2, 3.
Deviam tocar as trombetas, para uma garantia a eles de que no dia da batalha seriam lembrados diante do Senhor seu Deus, Números 10:9.
Mas agora os próprios sacerdotes ficarão espantados e não terão eles mesmos coração para exercer seu ofício, e por isso não será provável que infundam espírito no povo.
Os profetas também, os falsos profetas que lhes haviam clamado paz, serão postos no maior espanto imaginável, vendo seu próprio sangue culpado pronto a ser derramado por aquela espada da qual muitas vezes disseram ao povo que não havia perigo.
Repare: Os juízos de Deus vêm com o maior terror sobre aqueles que se sentiram mais seguros. Nosso Salvador prediz que, na última destruição de Jerusalém, os corações dos homens lhes falhariam por medo, Lucas 21:26.
E é comum que aqueles que pregaram um embuste no povo e o adularam para uma segurança carnal não somente lhes falhem, mas os desanimem quando vem a tribulação.
V. A queixa do profeta de que o povo era enganado, v. 10. É expressa estranhamente, como a lemos: “Ah, Senhor Deus! Certamente enganaste grandemente este povo, dizendo: Tereis paz”.
Estamos certos de que Deus não engana ninguém. Que nenhum homem diga, quando é tentado ou iludido, que Deus o tentou ou iludiu. Mas:
- O povo enganou a si mesmo apoiando-se nas promessas que Deus fizera em geral de seu favor para com aquela nação e nos muitos privilégios especiais que lhe concedera.
Não cuidavam, porém, de cumprir as condições das quais dependiam tanto o cumprimento dessas promessas quanto a continuidade desses privilégios. Também não davam atenção às ameaças que a lei contrapõe a essas promessas.
Assim pregaram um embuste em si mesmos e depois perversamente se queixaram de que Deus lhes pregara um embuste.
Os falsos profetas os enganaram com promessas de paz, que lhes faziam em nome de Deus, Jeremias 23:17; 27:9. Se Deus os tivesse enviado, de fato teria enganado grandemente o povo, mas não os enviara. Foi culpa do povo dar crédito a eles; também nisso enganaram a si mesmos.
Deus tolerara que os falsos profetas enganassem, e que o povo fosse enganado por eles, entregando ambos a fortes ilusões, para puni-los por não receberem a verdade no amor dela.
Nisso o Senhor era justo. Mas o profeta se queixa disso como o mais doloroso juízo de todos, pois por esse meio haviam sido endurecidos em seus pecados.
- Pode ser lido com uma interrogação: Você de fato enganou assim este povo? É claro que são grandemente enganados, pois esperam paz, ao passo que a espada chega à alma, isto é, é uma espada que mata, muitas vidas são perdidas, e mais provavelmente serão.
Agora, foi Deus que os enganou? Não: Ele muitas vezes lhes dera aviso de juízos em geral e deste em particular. Mas seus próprios profetas os enganam e clamam paz àqueles a quem o Deus do céu não fala paz.
É uma coisa digna de pena, e que todo homem bom lamenta grandemente, ver pessoas aduladas para sua própria ruína, e prometendo a si mesmas paz quando a guerra está à porta. E disso devemos nos queixar a Deus, que sozinho pode impedir tal ilusão fatal.
VI. O esforço do profeta para desenganá-los. Quando os profetas que amavam e acariciavam tratavam falsamente com eles, aquele a quem odiavam e perseguiam tratava fielmente:
- Ele lhes mostra sua ferida. Relutavam em vê-la, relutavam muito em que fosse explorada. Mas, se consentirem a si mesmos a liberdade de um pensamento livre, poderiam descobrir sua punição em seu pecado (v. 18): “Esta é tua perversidade, porque é amarga”.
Agora você vê que é uma coisa amarga afastar-se de Deus, e certamente será amargura no fim, Jeremias 2:19.
Produz efeitos amargos e dor que chega ao coração, toca na parte sensível e na parte mais delicada. A espada chega à alma, v. 10. Deus pode fazer a tribulação chegar ao coração até daqueles que não levariam nada ao coração.
E por isso você pode ver o que é sua perversidade: que é uma coisa amarga, uma raiz de amargura, que produz fel e absinto, e que chegou ao coração. É a corrupção da alma, da imaginação do pensamento do coração.
Se o coração não estivesse contaminado com pecado, não seria perturbado e inquietado como é com a tribulação.
- Ele lhes mostra a cura, v. 14. Visto que sua perversidade chega ao coração, é ali que deve ser feita a aplicação. “Ó Jerusalém! Lava teu coração da perversidade, para que sejas salva”.
Por Jerusalém ele quer dizer cada um dos habitantes de Jerusalém. Pois cada homem tem um coração próprio do qual zelar, e é a reforma pessoal que deve ajudar o público.
Cada um deve voltar de seu próprio mau caminho e, para isso, limpar seu próprio mau coração. E que o coração da cidade também seja purificado, não somente os subúrbios, seus arredores.
As partes vitais de um Estado devem ser emendadas pela reforma daqueles que têm a influência de comando sobre ele. Repare:
(1.) A reforma é absolutamente necessária à salvação. Não há outro caminho de impedir os juízos ou de desviá-los quando somos ameaçados com eles senão tirar o pecado pelo qual os ocasionamos para nós mesmos.
(2.) Nenhuma reforma salva senão aquela que chega ao coração. Há uma perversidade de coração que macula a alma, da qual devemos nos lavar.
Pelo arrependimento e pela fé devemos lavar nossos corações da culpa que contraímos pela perversidade espiritual, por aqueles pecados que começam e terminam no coração e não vão além. E pela mortificação e vigilância devemos suprimir e impedir essa perversidade de coração no futuro.
A árvore deve ser tornada boa, senão o fruto não o será. Jerusalém estava toda coberta da lepra do pecado.
Agora, assim como os médicos concordam, quanto ao corpo quando afligido com lepra, que aplicações externas não farão bem algum, a menos que um remédio seja tomado internamente para eliminar os humores que ali se escondem e mudar a massa do sangue, assim é com a alma, assim é com o Estado.
Não haverá reforma eficaz da conduta sem uma reforma da mente. Os enganos ali devem ser retificados, as corrupções ali devem ser mortificadas, e as más disposições ali mudadas.
Embora você seja Jerusalém, chamada cidade santa, isso não a salvará, a menos que lave seu coração da perversidade.
Na última parte do versículo ele raciocina com eles: “Até quando teus pensamentos vãos se alojarão dentro de ti?” Ele se queixa aqui:
[1.] Das demoras de sua reforma: Até quando esse seu coração imundo continuará sem ser lavado? Quando será finalmente?
Repare: O Deus do céu considera longo o tempo em que seu lugar é usurpado, e seu interesse combatido, em nossas almas, Jeremias 13:27.
[2.] Da raiz de sua corrupção, os pensamentos vãos que se alojavam dentro deles e maculavam seus corações, dos quais devem lavar seus corações.
Pensamentos de iniquidade ou dano, esses são os maus pensamentos que são a prole do coração mau, do qual toda outra perversidade é produzida, Mateus 15:19.
Eles são nossos próprios, as concepções de nossas próprias concupiscências (Tiago 1:15), e são os mais perigosos quando se alojam dentro de nós, quando são admitidos e acolhidos como hóspedes e lhes é permitido continuar.
Alguns leem pensamentos de aflição, pensamentos tais que não trarão nada senão aflição e miséria.
Alguns entendem pelos pensamentos vãos aqui todos aqueles apelos e desculpas frívolos com que afastavam as censuras e chamados da palavra e os tornavam ineficazes, e se sustentavam em sua perversidade.
Lave seu coração da perversidade e não pense em dizer: não estamos contaminados (Jeremias 2:23), ou: somos Jerusalém; “temos Abraão por nosso pai” (Mateus 3:8, 9).
Versículos 19 a 29
Punição Predita. (a.C. 620.)
O profeta está aqui em agonia e clama como alguém sob a tortura da dor com alguma doença aguda, ou como uma mulher em trabalho de parto.
As expressões são muito comoventes e tocantes, suficientes para derreter um coração de pedra em compaixão: “Minhas entranhas! Minhas entranhas! Estou ferido no fundo do coração”. E contudo ele mesmo está bem e com saúde, e nada o aflige.
Repare: Um homem bom, em um mundo tão mau como este, não pode deixar de ser um homem de dores. “Meu coração se agita dentro de mim”, pelo tumulto do meu espírito, e “não posso ficar calado”.
Repare: A aflição e a dor às vezes podem ser tais que o homem mais prudente e paciente não consegue deixar de se queixar.
Agora, qual é a questão? O que é que põe o homem bom em tal agitação? Não é por si mesmo nem por alguma aflição em sua família que assim sofre. É puramente por causa da situação pública, pelo que acontece a seu povo, que ele se aflige assim.
I. São muito pecaminosos e não querem ser reformados, v. 22. Estas são as palavras do próprio Deus, pois assim o profeta escolheu dar esse retrato do povo, em vez de em suas próprias palavras ou como vindo de si mesmo: “Meu povo é insensato”.
Deus os chama seu povo, embora sejam insensatos. Eles o rejeitaram, mas ele não os rejeitou, Romanos 11:1. São meu povo, com quem estive em aliança e para quem ainda tenho misericórdia reservada. São insensatos, pois não me conheceram.
Repare: São insensatos de fato os que não conheceram Deus, especialmente os que se chamam seu povo e têm as vantagens de chegar ao conhecimento dele, e contudo não o conheceram.
“São filhos embrutecidos”, estúpidos e irrefletidos, e não têm entendimento. Não podem distinguir entre a verdade e a falsidade, o bem e o mal. Não podem discernir a mente de Deus nem em sua palavra nem em sua providência. Não entendem qual é seu verdadeiro interesse nem de que lado está.
“São sábios para fazer o mal”, para tramar dano contra os pacíficos da terra, sábios para maquinar a satisfação de suas concupiscências, e depois para ocultá-las e atenuá-las.
Mas “para fazer o bem não têm conhecimento”, nenhuma maquinação, nenhuma aplicação de mente. Não sabem como fazer bom uso ou das ordenanças ou das providências de Deus, nem como realizar algum desígnio para o bem de seu país.
Nosso caráter deveria ser contrário a isso. Romanos 16:19: “Quero que sejais sábios para aquilo que é bom, e simples quanto ao mal”.
II. São miseráveis e não podem ser socorridos:
- Ele clama: “Porque ouviste, ó minha alma, o som da trombeta”, e viste o estandarte, ambos dando o alarme de guerra, v. 19, 21.
Não diz: “Você ouviu, ó meu ouvido!”, mas: “Ó minha alma!”, porque o desfecho ainda era futuro, e é pelo espírito de profecia que ele o vê e recebe sua impressão.
Sua alma o ouviu pelas palavras de Deus, e por isso estava tão certo disso, e tão tocado com isso, como se o tivesse ouvido com seus ouvidos corporais. Expressa essa profunda preocupação:
(1.) Para mostrar que, embora predisse essa calamidade, contudo estava longe de desejar o dia de aflição. Pois seria um dia de aflição para ele.
Convém que tremamos ao pensamento da miséria à qual os pecadores levam a si mesmos, embora tenhamos boas esperanças, pela graça, de que nós mesmos somos libertos da cólera vindoura.
(2.) Para despertá-los a um santo temor e, assim, levá-los a buscar impedir um juízo tão grande por meio de um arrependimento verdadeiro e oportuno.
Repare: Os que querem tocar os outros com a palavra de Deus deveriam mostrar que eles próprios são tocados por ela. Agora:
- Vejamos o que há na destruição aqui prevista e predita que é tão tocante:
(1.) É uma destruição rápida e repentina. Vem sobre Judá e Jerusalém antes que percebam e se derrama tão depressa sobre eles que não têm o menor tempo para respirar.
Não têm tempo para recolher seus pensamentos, muito menos para recompor ou recuperar suas forças: “Destruição sobre destruição é clamada” (v. 20), brecha sobre brecha, uma triste calamidade, como os mensageiros de Jó, uma calamidade vindo logo após a outra.
A morte de Josias quebra o gelo e levanta as comportas. Dentro de três meses depois disso, seu filho e sucessor Jeoacaz é deposto pelo rei do Egito. Dentro de dois ou três anos depois, Nabucodonosor sitiou Jerusalém e a tomou.
E dali em diante fazia continuamente incursões sobre a terra de Judá com seus exércitos durante os reinados de Jeoaquim, Jeconias e Zedequias, até que, cerca de dezenove anos depois, completou sua ruína na destruição de Jerusalém.
Mas subitamente suas tendas foram despojadas, e suas cortinas em um momento. Embora as cidades resistissem por algum tempo, o campo foi devastado logo no princípio.
Os pastores e todos os que viviam em tendas foram saqueados imediatamente. Eles e seus bens caíram nas mãos dos inimigos.
Por isso encontramos os recabitas, que moravam em tendas, retirando-se para Jerusalém quando o exército dos caldeus veio pela primeira vez à terra, Jeremias 35:11.
Os habitantes das aldeias logo desapareceram: subitamente, as tendas foram despojadas. Os homens simples que moravam em tendas foram os primeiros a ser saqueados.
(2.) Essa terrível guerra continuou por muito tempo, não nas fronteiras, mas nas entranhas do país.
Pois o povo era muito obstinado e não queria se submeter ao rei da Babilônia, mas aproveitava todas as oportunidades de se rebelar contra ele, o que só prolongava a calamidade. Tanto poderiam ter cedido no princípio quanto no fim.
Disso se queixa (v. 21): “Até quando verei o estandarte?” A espada devorará para sempre?
Homens bons não são daqueles que se agradam da guerra, pois não sabem como pescar em águas agitadas. São pela paz (Salmos 120:7) e dirão de coração Amém àquela oração: “Dá paz em nosso tempo, ó Senhor!” Ó você, espada do Senhor! Quando ficará quieta?
(3.) As desolações feitas por ela na terra foram gerais e universais: A terra inteira é despojada, ou saqueada (v. 20). Assim foi no princípio, e por fim tornou-se um perfeito caos.
Era uma desolação tal que equivalia de certo modo a uma dissolução. Não somente a superestrutura, mas até os fundamentos estavam todos fora de seu curso.
O profeta viu em visão a extensão e o extremo dessa destruição, e aqui dá uma descrição muito viva dela.
Seria de pensar que ela poderia ter inquietado em seus pecados os que moravam em uma terra condenada a tal ruína, que ainda poderia ter sido impedida por seu arrependimento.
[1.] A terra está sem forma e vazia (v. 23), como estava em Gênesis 1:2. É Tohu e Bohu, as palavras ali usadas, no que diz respeito à terra da Judeia.
É confusão e vazio, despida de toda sua beleza, vazia de toda sua riqueza e, comparada com o que era, tudo fora de lugar e fora de forma.
A terra será reduzida a um caos pior do que esse no fim do tempo, quando ela e todas as obras que nela estão serão queimadas.
[2.] Os céus também estão sem luz, como a terra está sem frutos. Isso alude às trevas que estavam sobre a face do abismo (Gênesis 1:2) e representa o desagrado de Deus contra eles, como o eclipse do sol na morte de nosso Salvador.
Não foi somente a terra que lhes falhou, mas o céu também franziu o rosto contra eles. E com sua tribulação tiveram trevas, pois não podiam enxergar através de suas tribulações.
A fumaça de suas casas e cidades que o inimigo queimava, e o pó que seu exército levantava em sua marcha, até escureciam o sol, de modo que os céus não tinham luz.
Ou pode ser entendido figuradamente: A terra (isto é, o povo comum) estava empobrecida e em confusão. E os céus (isto é, os príncipes e governantes) não tinham luz, nenhuma sabedoria em si mesmos, nem eram consolo para o povo, nem um guia para eles. Compare Mateus 24:29.
[3.] “Os montes tremiam, e as colinas se moviam levemente”, v. 24.
Tão temíveis eram as aparições de Deus contra seu povo, como nos dias antigos haviam sido em favor deles, que “os montes saltavam como carneiros, e as pequenas colinas como cordeiros”, Salmos 114:4.
Os montes eternos pareciam ser espalhados, Habacuque 3:6. Os montes sobre os quais haviam adorado seus ídolos, os montes sobre os quais haviam procurado socorros, todos tremiam, como se estivessem conscientes da culpa do povo.
Os montes, aqueles entre eles que pareciam os mais altos e mais fortes, e da mais firme resolução, tremiam à aproximação do exército caldeu. As colinas se moviam levemente, como aliviadas do fardo de uma nação pecaminosa, Isaías 1:24.
[4.] Não somente a terra, mas o ar, foi despovoado e deixado desabitado (v. 25): “Eu contemplei” as cidades, os países que costumavam ser populosos, e “eis que não havia homem” a ser visto. Todos os habitantes estavam ou mortos, ou fugidos, ou levados cativos.
Tal coisa arruinadora e despovoadora é o pecado. Ou melhor: Até as aves dos céus, que costumavam voar e cantar entre os ramos, agora haviam fugido e não eram mais vistas nem ouvidas.
A terra de Judá agora se tornara como o lago de Sodoma, sobre o qual (dizem) nenhuma ave voa. Veja Deuteronômio 29:23. Os inimigos farão tal devastação do país que não deixarão sequer uma ave viva nele.
[5.] Tanto o terreno quanto as casas serão devastados (v. 26): “Eis que o lugar fértil era um deserto”, sendo abandonado pelos habitantes que deveriam cultivá-lo, e então logo coberto de espinhos e sarças, ou sendo pisoteado pelo exército destruidor do inimigo.
As cidades também, e seus portões e muros, são derrubados e nivelados com o solo. Os que não olham além das causas secundárias atribuem isso à sagacidade e ao furor dos invasores.
Mas o profeta, que olha para a causa primeira, diz que é “na presença do Senhor”, diante de seu rosto (isto é, a ira de seu semblante), “por sua ira feroz”, que isso foi feito.
Até homens irados não podem nos fazer mal real algum, a menos que Deus esteja irado conosco. Se nossos caminhos lhe agradam, tudo está bem.
[6.] O sentido de tudo isso é que a nação será inteiramente arruinada, e cada parte dela participará da destruição. Nem cidade nem campo escaparão.
Primeiro: Não o campo, pois a terra inteira será desolada, terra de cereal e terra de pastagem, tanto comum quanto cercada, será devastada (v. 27). Os conquistadores terão necessidade de toda ela.
Segundo: Não os homens, pois (v. 29) a cidade inteira fugirá. Todos os habitantes da cidade deixarão suas habitações de comum acordo, por medo dos cavaleiros e arqueiros.
Em vez de ficarem expostos a seu furor, entrarão nos matagais, onde correm perigo de ser rasgados pelas sarças, ou melhor, de ser despedaçados por animais selvagens. E subirão sobre as rochas, onde seu alojamento será duro e frio, e o precipício perigoso.
Não sejamos afeiçoados demais a nossas casas e cidades. Pois pode vir o tempo em que rochas e matagais sejam preferíveis e antes escolhidos.
Esse será o caso comum, pois toda cidade será abandonada, e não restará um homem que ouse morar nela. Tanto o governo quanto o comércio chegarão ao fim, e todas as sociedades e corporações civis serão dissolvidas.
É uma ideia muito sombria a que isso dá da desolação que se aproxima. Mas no meio de todas essas ameaças entra uma palavra consoladora (v. 27): “Contudo não farei um fim completo”.
Não uma consumação total, pois Deus reservará um remanescente para si, que será escondido no dia da ira do Senhor. Não uma consumação final, pois Jerusalém será novamente edificada e a terra habitada.
Isso entra aqui, no meio das ameaças, para o consolo daqueles que tremiam à palavra de Deus. E nos indica a mutabilidade da providência de Deus. Assim como derruba, assim levanta novamente. Nem todo fim de nossos consolos é um fim completo, por mais que estejamos inclinados a pensar assim.
Também indica a imutabilidade da aliança de Deus, que permanece tão firme que, embora ele possa corrigir seu povo severamente, contudo não os rejeitará, Jeremias 30:11.
(4.) Seu caso era desamparado e sem remédio:
[1.] Deus não queria ajudá-los. Assim lhes diz claramente, v. 28. E, se o Senhor não os ajudar, quem pode? É isso que torna seu caso deplorável.
Por isso a terra lamenta, e os céus acima estão negros (não há perspectivas senão muito sombrias), porque o falei. Dei a palavra que não será revogada. Propus isso (é uma consumação decretada, determinada) e não me arrependerei, não mudarei este caminho, mas prosseguirei nele e não voltarei atrás dele.
Não queriam se arrepender e voltar atrás do caminho de seus pecados (Jeremias 2:25), e por isso Deus não se arrependerá nem voltará atrás do caminho de seus juízos.
[2.] Não podiam ajudar a si mesmos, v. 30, 31.
Quando a coisa parecia distante, adulavam a si mesmos com esperanças de que, embora Deus não se mostrasse em favor deles como fizera em favor de Ezequias contra o exército assírio, contudo encontrariam algum meio de se assegurar e deter as forças do inimigo.
Mas o profeta lhes diz que, quando chegar o momento de enfrentar, estarão inteiramente desorientados: Quando você for despojada, o que fará? Que caminho tomará? Sente-se agora e considere isso a tempo.
Ele lhes assegura que, quaisquer que fossem agora suas maquinações e confianças:
Primeiro: Serão então desprezados por seus aliados de quem dependiam para assistência.
Ele muitas vezes comparara o pecado de Jerusalém à prostituição, não somente sua idolatria, mas sua confiança em criaturas, nas potências vizinhas. Agora aqui a compara a uma prostituta abandonada por todos os dissolutos que costumavam cortejá-la.
Supõe-se que ela faça tudo o que pode para manter seu interesse nas afeições deles. Faz o que pode para parecer importante entre as nações, e uma aliada valiosa.
Ela os elogia por seus embaixadores no mais alto grau, para comprometê-los a apoiá-la agora em sua angústia.
Veste-se de carmesim, como se fosse rica, e se enfeita com adornos de ouro, como se seus tesouros continuassem tão cheios quanto alguma vez tinham sido.
Rasga seu rosto com pintura, põe as melhores cores que pode sobre suas angústias presentes e faz o máximo para atenuar e suavizar suas perdas, dá-lhes boa aparência.
Mas essa pintura, embora embeleze o rosto no presente, realmente o rasga. O uso frequente de tinta estraga a pele, a racha e a torna áspera. Assim o caso que por cores falsas foi feito parecer melhor do que realmente era, quando a verdade vier à luz, parecerá tanto pior.
E, depois de tudo, em vão você se fará bela. Todos os seus vizinhos percebem quão rebaixada você está. Os caldeus a despirão de seu carmesim e adornos.
E então seus confederados não somente farão pouco caso de você e recusarão dar-lhe qualquer socorro, mas se unirão àqueles que buscam sua vida, para receberem uma parte no saque de um país tão rico.
Aqui parece haver uma alusão à história de Jezabel, que pensou, fazendo-se parecer bela e esmerada, desafiar sua condenação, mas em vão, 2 Reis 9:30, 33.
Veja o que as criaturas são quando confiamos nelas, quão traiçoeiras são. Em vez de salvar a vida, buscam a vida. Mudam frequentemente, de modo que mais depressa nos farão uma má ação do que algum serviço.
E veja de quão pouco serve àqueles que pelo pecado se deformaram aos olhos de Deus pensar que, por quaisquer artes que possam usar, se embelezarão aos olhos do mundo.
Segundo: Eles mesmos estarão então em desespero. Descobrirão que suas tribulações são como as dores de uma mulher em trabalho de parto, das quais não pode escapar: Eu ouvi a voz da filha de Sião, seus gemidos ecoando os gritos triunfais do exército caldeu, que ele ouviu, v. 15.
É como a voz de uma mulher em trabalho de parto, cuja dor é intensa, e fruto do pecado e da maldição também (Gênesis 3:16), e provoca clamores lamentáveis.
Especialmente de uma mulher em trabalho de parto de seu primeiro filho, que, por nunca ter conhecido antes o que é essa dor, é tanto mais aterrorizada por ela. As tribulações são mais dolorosas para aqueles que não estão acostumados a elas.
Sião, nessa angústia, visto que seus vizinhos recusam ter pena dela, lamenta a si mesma, dando profundos suspiros (assim significa a palavra), e estende suas mãos, ou torcendo-as por dor ou estendendo-as por socorro.
Todo o clamor é: “Ai de mim agora!” (agora que o decreto saiu contra ela e não pode ser revogado), “pois minha alma está cansada por causa de assassinos”.
Os soldados caldeus passavam à espada todos os que lhes ofereciam qualquer oposição, de modo que a terra estava cheia de assassinatos. Sião estava cansada de ouvir histórias trágicas de todas as partes do país e clamava: “Ai de mim!”
Era bom se seus sofrimentos lhes trouxessem à memória seus pecados, os assassinatos cometidos contra eles trouxessem à memória os assassinatos cometidos por eles. Pois Deus agora investigava o sangue inocente derramado em Jerusalém, que o Senhor não queria perdoar, 2 Reis 24:4.
Repare: Assim como o pecado encontrará o pecador, assim a tristeza, mais cedo ou mais tarde, encontrará os que se sentem seguros.