Matthew Henry

Jeremias 3

Argumento

O capítulo anterior foi inteiramente ocupado com censuras e ameaças contra o povo de Deus, por suas apostasias em relação a ele. Mas neste capítulo lhes são dados convites e ânimos bondosos para voltarem e se arrependerem, apesar da multidão e da grandeza de suas provocações.

Estas são aqui especificadas para engrandecer a misericórdia de Deus e mostrar que, assim como o pecado abundou, a graça abundou muito mais. Aqui:

I. Uma demonstração ulterior de quão maus eles tinham sido e de quanto mereciam ser completamente abandonados, e contudo de quão pronto Deus estava para recebê-los em seu favor mediante o seu arrependimento, vv. 1-5.

II. A impenitência de Judá e a sua persistência no pecado agravadas pelos juízos de Deus sobre Israel, pelos quais deveriam ter recebido aviso, vv. 6-11.

III. Grandes ânimos dados a esses desviados para voltarem e se arrependerem, e promessas feitas de grande misericórdia que Deus tinha reservada para eles e para a qual os prepararia, trazendo-os de volta para si, vv. 12-19.

IV. A acusação renovada contra eles por sua apostasia em relação a Deus, e o convite repetido para voltarem e se arrependerem. A estes são aqui acrescentadas as palavras postas em sua boca, das quais deveriam fazer uso em sua volta a Deus, vv. 20-25.

Versículos 1 a 5

A Perversidade de Israel. (a.C. 620.)

Alguns fazem estes versículos pertencerem ao sermão do capítulo anterior, e eles abrem uma porta de esperança aos que recebem o convencimento das censuras que tivemos ali. Deus fere para poder curar. Agora observe aqui:

I. Quão vilmente este povo tinha abandonado Deus e se prostituído, afastando-se dele. A acusação é muito grave aqui:

  1. Tinham multiplicado os seus ídolos e as suas idolatrias. Ter admitido um deus estranho entre eles teria sido suficientemente mau, mas eram insaciáveis em seus desejos por cultos falsos: “Tu te prostituíste com muitos amantes”, v. 1.

Ela tinha se tornado uma prostituta comum dos ídolos. Nenhuma divindade insensata era estabelecida em toda a vizinhança sem que os judeus logo a quisessem. Onde havia um lugar alto no país em que não tivessem tido um ídolo? v. 2.

Repare: no arrependimento, é bom fazer reflexões dolorosas sobre os atos particulares de pecado dos quais fomos culpados, e sobre os diversos lugares e companhias em que ele foi cometido, para podermos dar glória a Deus e tomar vergonha para nós por uma confissão particular dele.

  1. Tinham procurado oportunidade para as suas idolatrias e mandado indagar por novos deuses por toda parte: “Nos caminhos te assentaste para eles”, como Tamar quando se disfarçou de prostituta (Gênesis 38:14), e como a mulher insensata, que se assenta para chamar os transeuntes que seguem retos em seu caminho, Provérbios 9:14, 15.

“Como o árabe no deserto”, o árabe vendedor ambulante (segundo alguns), que corteja clientes ou espera os mercadores para conseguir um bom negócio e antecipar-se ao mercado, ou o árabe ladrão (segundo outros), que espreita a sua presa.

Assim tinham esperado ou para cortejar novos deuses para virem ao seu meio (quanto mais novos, melhores, e mais afeição tinham por eles), ou para cortejar outros para se juntarem a eles em suas idolatrias. Eram não só pecadores, mas Satanases, não só eles próprios traidores, mas aliciadores de outros.

  1. Tinham se tornado muito descarados no pecado. Não só contaminaram a si mesmos, mas a sua terra, com as suas prostituições e com a sua perversidade (v. 2), pois ela era universal e não era punida, e assim se tornou um pecado nacional.

E contudo (v. 3), você tinha uma testa de prostituta, um rosto descarado próprio. Recusou-se a sentir vergonha; fez o suficiente para envergonhá-lo para sempre, e contudo não quis tomar vergonha para si.

O rubor é a cor da virtude, ou pelo menos um vestígio dela. Mas os que perderam a vergonha (dizemos) perderam a esperança. Os que têm um coração de adúltero, se derem livre curso a ele, acabarão por ter uma testa de prostituta, desprovida de toda vergonha e modéstia.

  1. Abundavam em toda espécie de pecado. Contaminaram a terra não só com as suas prostituições (isto é, as suas idolatrias), mas com a sua perversidade, ou malícia (v. 2), pecados contra a segunda tábua. Pois como podemos pensar que serão fiéis ao próximo aqueles que são infiéis ao seu Deus?

Ou melhor (v. 5), você falou e fez coisas más tanto quanto podia, e teria falado e feito coisas piores se soubesse como; a sua vontade era fazê-lo, mas lhe faltava oportunidade.

Repare: são perversos de fato aqueles que pecam até o máximo do seu poder, que nunca se recusam a ceder a uma tentação porque não deveriam, mas porque não podem.

II. Quão brandamente Deus os tinha corrigido por seus pecados. Em vez de chover fogo e enxofre sobre eles, porque, como Sodoma, tinham declarado o seu pecado e seguido deuses estranhos, assim como Sodoma seguiu carne estranha, ele apenas lhes reteve as chuvas, e isso apenas em uma parte do ano.

“Não houve chuva tardia”, o que podia lhes servir como indicação de sua dependência contínua de Deus. Quando tinham a chuva temporã, isso não lhes era garantia da tardia, mas precisavam continuamente olhar para Deus. Mas isso não teve esse efeito.

III. Quão justamente Deus poderia tê-los abandonado inteiramente e recusado recebê-los de novo, mesmo que voltassem. Isso teria sido apenas conforme a regra conhecida dos divórcios, v. 1.

Dizem (é um caso julgado; ou melhor, é um caso em que a lei é muito expressa, e é o que todos sabem e de que falam, Deuteronômio 24:4) que, se uma mulher uma vez for repudiada por prostituição e se unir a outro homem, o seu primeiro marido nunca, sob alegação alguma, a tomará de novo para ser sua esposa.

Tal inconstância com o vínculo matrimonial seria uma horrível profanação dessa ordenança e contaminaria grandemente aquela terra. Observe o que a lei diz neste caso: “Dizem”, isto é, todos dirão e subscreverão a equidade da lei nele. Pois todo homem encontra algo em si mesmo que o proíbe de acolher uma mulher que é de outro homem.

E de modo semelhante tinham motivo para esperar que Deus se recusasse a tomá-los de novo para serem o seu povo, eles que não só se tinham unido a um deus estranho, mas se prostituído com muitos amantes.

Se tivéssemos de lidar com um homem como nós, depois de provocações tais como aquelas das quais fomos culpados, ele seria implacável, e poderíamos ter perdido a esperança de que se reconciliasse conosco.

IV. Quão bondosamente ele não só os convida, mas os orienta, a voltarem para ele:

  1. Ele os anima a esperar que encontrarão favor com ele mediante o seu arrependimento: embora você tenha sido mau, ainda assim volte de novo para mim, v. 1. Isso implica uma promessa de que ele os receberá: volte, e você será bem-vindo.

Deus não se prendeu às leis que fez para nós, nem tem o ressentimento irritadiço que os homens têm. Será mais bondoso com Israel, por causa de sua aliança com eles, do que qualquer marido injuriado jamais foi com uma esposa adúltera. Pois, ao receber penitentes, tanto quanto em qualquer coisa, ele é Deus e não homem.

  1. Por isso, ele bondosamente espera que se arrependam e voltem para ele, e lhes orienta o que dizer a ele (v. 4): “Não clamarás a mim desde este tempo?” Não clamará você, que esteve em tal relação comigo e sobre quem coloquei tais obrigações, não clamará a mim?

Embora você tenha se prostituído, afastando-se de mim, ainda assim, quando descobrir a insensatez disso, certamente pensará em voltar para mim, agora pelo menos, agora afinal, neste seu dia.

Não clamará a mim neste tempo; ou melhor, não clamará desde este tempo em diante? O que quer que tenha dito ou feito até aqui, não se dirigirá a mim desde este tempo?

Desde este tempo de convencimento e correção, agora que lhe foi dado ver os seus pecados (v. 2) e sofrer por eles (v. 3), não os abandonará agora e voltará para mim, dizendo: “Irei e voltarei ao meu primeiro marido, pois então me ia melhor do que agora”? Oseias 2:7.

Ou desde este tempo em que você recebeu um convite tão bondoso para voltar, e a garantia de que será bem recebido: essa graça de Deus não vencerá você? Agora que o perdão é proclamado, não virá e aproveitará o seu benefício? Certamente virá.

(1.) Ele espera que reivindiquem relação com Deus, como o Deus deles: “Não clamarás a mim: Meu Pai, tu és o guia da minha juventude?”

[1.] Certamente virão para junto dele como a um pai, para implorar o seu perdão por sua conduta de filhos desobedientes para com ele (“Pai, pequei”), e esperarão encontrar nele as ternas compaixões de um pai para com um pródigo que volta.

Virão a ele como um pai a quem farão as suas queixas e em quem colocarão a sua confiança para alívio e socorro. Agora o reconhecerão como o seu pai, e a si mesmos como órfãos sem ele. E por isso, esperando encontrar misericórdia com ele (como aqueles penitentes, Oseias 14:3):

[2.] Virão a ele como o guia da sua juventude, isto é, como o seu marido, pois assim essa relação é descrita, Malaquias 2:14. Embora você tenha seguido muitos amantes, certamente acabará por lembrar-se do amor do seu noivado e voltar para o marido da sua juventude.

Ou pode ser tomado de modo mais geral: como meu Pai, você é o guia da minha juventude. A juventude precisa de um guia.

Em nossa volta a Deus, precisamos lembrar com gratidão que ele foi o guia da nossa juventude no caminho do consolo. E precisamos fazer fielmente aliança de que ele será o nosso guia daqui em diante no caminho do dever, e de que seguiremos a sua orientação e nos entregaremos inteiramente a ela, para que em todos os casos duvidosos sejamos determinados pela nossa religião.

(2.) Ele espera que recorram à misericórdia de Deus e roguem o benefício dessa misericórdia (v. 5), que raciocinem assim consigo mesmos para o seu ânimo em voltar para ele: “Conservará ele a sua ira para sempre?” Certamente não, pois proclamou o seu nome como bondoso e misericordioso.

Os pecadores arrependidos podem animar-se com isto: embora Deus alterque, não altercará sempre; embora esteja irado, não conservará a sua ira até o fim. Mas, embora cause dor, terá compaixão, e eles podem assim apelar pela reconciliação.

Alguns entendem isso como descrição da sua hipocrisia e do descaramento dela: embora você tenha uma testa de prostituta (v. 3) e continuamente faça o mal tanto quanto pode (v. 5), ainda assim não está de quando em quando clamando a mim: Meu Pai?

Mesmo quando eram mais entregues aos ídolos, alegavam consideração por Deus e por seu serviço e mantinham as formas da piedade e da devoção.

É vergonhoso que os homens assim chamem Deus de pai e contudo façam as obras do diabo (como os judeus, João 8:44), que o chamem de guia da sua juventude e contudo se entreguem a andar segundo a carne, e que se lisonjeiem com a expectativa de que a sua ira terá fim, enquanto continuamente acumulam para si cólera contra o dia da cólera.

Versículos 6 a 11

As Idolatrias de Israel; A Traição de Judá. (a.C. 620.)

A data deste sermão precisa ser observada para o seu correto entendimento. Foi nos dias de Josias, que iniciou uma obra abençoada de reforma, na qual foi fervoroso, mas o povo não foi sincero em sua adesão a ela. Censurá-los por isso e avisá-los das consequências de sua hipocrisia é o alvo do que Deus aqui disse ao profeta e que ele lhes expôs.

O caso dos dois reinos de Israel e Judá é aqui comparado: as dez tribos que se revoltaram contra o trono de Davi e o templo de Jerusalém, e as duas tribos que aderiram a ambos. Temos a história distinta desses dois reinos nos dois livros dos Reis, e aqui temos um resumo de ambos, no que se relaciona a esta questão.

I. Aqui está um breve relato de Israel, as dez tribos. Talvez o profeta estivesse justamente lendo a história daquele reino quando Deus veio a ele e disse: Você viu o que fez a desviada Israel? v. 6.

Pois ele não poderia vê-lo de outro modo senão na história, tendo eles sido levados ao cativeiro muito antes de ele nascer. Mas o que lemos nas histórias da escritura deveria nos instruir e nos afetar como se nós mesmos tivéssemos sido testemunhas oculares disso.

Ela é chamada desviada Israel porque aquele reino foi primeiro fundado numa apostasia em relação às instituições divinas, tanto na igreja quanto no estado. Agora ele tinha visto a respeito deles:

  1. Que eram deploravelmente entregues à idolatria. Tinham se prostituído sobre todo monte alto e debaixo de toda árvore verde (v. 6), isto é, tinham adorado outros deuses em seus lugares altos e bosques. E não admira, quando desde o princípio tinham adorado Deus pelas imagens dos bezerros de ouro em Dã e Betel.

O caminho da idolatria desce ladeira abaixo: aqueles que amam imagens e as querem logo passam a amar outros deuses e a querê-los também. Pois como hesitariam em quebrar o primeiro mandamento aqueles que não fazem caso, em sua consciência, do segundo?

  1. Que Deus, por seus profetas, os tinha convidado e animado a se arrependerem e se reformarem (v. 7): depois de ela ter feito todas essas coisas, pelas quais poderia justamente ter sido abandonada, ainda assim eu lhe disse: “Volta para mim”, e eu a receberei.

Embora tivessem abandonado tanto a casa de Davi quanto a casa de Arão, que ambas tinham a sua autoridade jure divino, da parte de Deus, sem discussão, ainda assim Deus enviou os seus profetas ao seu meio para chamá-los a voltar para ele, à adoração somente dele.

Não insistia tanto quanto se teria esperado em sua volta à casa de Davi, mas pressionava por sua volta à casa de Arão. Não lemos que Elias, aquele grande reformador, alguma vez tenha mencionado a sua volta à casa de Davi, ao passo que estava ansioso por sua volta ao serviço fiel do verdadeiro Deus, conforme o tinham entre eles.

É na piedade séria que Deus insiste mais do que até em seus próprios rituais.

  1. Que, apesar disso, tinham persistido em suas idolatrias: “Mas ela não voltou”, e Deus viu isso; reparou nisso e ficou muito descontente com isso, v. 7, 8.

Repare: Deus mantém o registro, quer o façamos ou não, de quantas vezes nos chamou a voltar para ele e nós nos recusamos.

  1. Que, por isso, ele os tinha rejeitado e entregado às mãos dos seus inimigos (v. 8): quando vi (assim pode ser lido) que, por todas as ações em que ela tinha cometido adultério, eu precisava despedi-la, dei-lhe uma carta de divórcio.

Deus se divorciou deles quando os lançou fora de sua proteção e os deixou como presa fácil para qualquer um que quisesse lançar mão deles, quando dispersou todas as suas sinagogas e as escolas dos profetas e os excluiu de reivindicar qualquer direito ulterior à aliança feita com os seus pais.

Repare: serão justamente divorciados de Deus aqueles que se unem aos que são rivais dele. Como prova disso, vá e veja o que Deus fez a Israel.

II. Vejamos agora qual era o caso de Judá, o reino das duas tribos. Ela é chamada irmã traidora Judá, uma irmã porque descendia da mesma estirpe comum, Abraão e Jacó.

Mas, assim como Israel tinha o caráter de uma desviada, assim Judá é chamada traidora, porque, embora professasse manter-se perto de Deus quando Israel tinha se desviado (ela aderiu aos reis e sacerdotes que eram designados pelo próprio Deus, e não retirou a sua lealdade, de modo que se esperava que agisse fielmente), ainda assim se mostrou traidora, falsa e infiel às suas profissões e promessas.

Repare: haverá prestação de contas da traição dos que alegam apegar-se a Deus, assim como da apostasia dos que abertamente se revoltam contra ele. Judá viu o que Israel fez e o que resultou disso, e deveria ter recebido aviso. O cativeiro de Israel era destinado à advertência de Judá, mas não teve o efeito pretendido.

Judá não temeu, mas pensou estar segura porque tinha levitas para serem os seus sacerdotes e filhos de Davi para serem os seus reis. Repare: é evidência de grande estupidez e falsa segurança quando não somos despertados para um santo temor pelos juízos de Deus sobre outros. Aqui se acusa Judá:

  1. De que, quando tinham um rei perverso que os depravava, uniam-se fervorosamente a ele em suas depravações. Judá estava suficientemente disposta a se prostituir, a adorar qualquer ídolo que fosse introduzido em seu meio e a participar de qualquer prática idólatra.

De modo que, pela leviandade (ou, como alguns leem, pela vileza e baixeza) da sua prostituição, ou (como a margem lê) pela fama e notícia da sua prostituição, a sua prostituição notória, pela qual tinha se tornado infame, ela maculou a terra e a tornou uma abominação para Deus.

Pois cometeu adultério com pedras e troncos, com os ídolos mais baixos, aqueles feitos de madeira e pedra. Nos reinados de Manassés e Amom, quando eles estavam inclinados à idolatria, o povo também estava, e todo o país estava corrompido por ela, e ninguém temia a ruína que Israel por esse meio tinha trazido sobre si mesmos.

  1. De que, quando tinham um rei bom que os reformava, não se uniam fervorosamente a ele na reforma. Este era o caso presente. Deus experimentou se seriam bons num reinado bom, mas a disposição má era continuamente a mesma: Não voltaram a mim de todo o seu coração, mas fingidamente, v. 10.

Josias foi mais longe na destruição da idolatria do que o melhor dos seus predecessores tinha feito, e, quanto à sua própria parte, voltou-se para o Senhor com todo o seu coração e com toda a sua alma. Assim se diz dele, 2 Reis 23:25.

O povo foi forçado a uma adesão externa a ele e se juntou a ele na celebração de uma páscoa muito solene e na renovação das suas alianças com Deus (2 Crônicas 34:32; 35:17). Mas não eram sinceros nisso, nem os seus corações eram retos com Deus.

Por esse motivo, Deus naquele mesmo tempo disse: “Removerei Judá de diante dos meus olhos, como removi Israel” (2 Reis 23:27), porque Judá não foi removida do seu pecado pela visão da remoção de Israel da sua terra.

Reformas hipócritas e ineficazes pressagiam mal para um povo. Enganamos a nós mesmos se pensamos enganar Deus por uma volta fingida para ele. Não conheço religião alguma sem sinceridade.

III. O caso desses reinos irmãos é comparado, e se dá juízo sobre a comparação: dos dois, Judá era o pior (v. 11). Israel se justificou mais do que Judá, isto é, ela não é tão má quanto Judá.

Essa justificação comparativa servirá pouco a Israel. De que nos valerá dizer que não somos tão maus quanto outros, quando contudo nós mesmos não somos realmente bons? Mas servirá como agravante do pecado de Judá, que era em dois aspectos pior do que o de Israel:

  1. Mais se esperava de Judá do que de Israel, de modo que Judá agiu traiçoeiramente; eles aviltaram uma profissão mais sagrada e falsearam uma promessa mais solene do que Israel fez.

  2. Judá poderia ter recebido aviso pela ruína de Israel por sua idolatria, e não quis. Os juízos de Deus sobre outros, se não forem meios da nossa reforma, ajudarão a agravar a nossa destruição.

O profeta Ezequiel (Ezequiel 23:11) faz a mesma comparação entre Jerusalém e Samaria que este profeta aqui faz entre Judá e Israel; e ainda, em Ezequiel 16:48, entre Jerusalém e Sodoma, e Jerusalém é apresentada como a pior das três.

Versículos 12 a 19

Ânimos ao Arrependimento. (a.C. 620.)

Há muito evangelho nestes versículos, tanto aquilo que sempre foi evangelho, a prontidão de Deus para perdoar o pecado e receber e acolher pecadores arrependidos que voltam, quanto aquelas bênçãos que de modo especial foram reservadas para os tempos do evangelho.

São a formação e a fundação da igreja do evangelho, trazendo para ela os filhos de Deus que estavam dispersos, a substituição da lei cerimonial e a união de judeus e gentios, tipificada pela união de Israel e Judá em sua volta do cativeiro.

O profeta é orientado a proclamar estas palavras para o norte, pois são um chamado à desviada Israel, as dez tribos que foram levadas cativas para a Assíria, que ficava ao norte de Jerusalém.

Deve olhar naquela direção para mostrar que Deus não se tinha esquecido deles, embora os seus irmãos tivessem, e para repreender os homens de Judá por sua obstinação em recusar responder aos chamados que lhes foram dados.

Poder-se-ia igualmente chamar aqueles que estavam a muitas centenas de milhas na terra do norte. Eles ouviriam tão prontamente quanto este povo incrédulo e desobediente. A desviada Israel aceitará a misericórdia e terá o seu benefício mais cedo do que a traidora Judá.

E talvez a proclamação destas palavras para o norte olhe tão longe adiante quanto a pregação do arrependimento e da remissão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém, Lucas 24:47.

Um chamado a Israel na terra do norte é um chamado a outros naquela terra, até a tantos quantos pertencem à eleição da graça. Quando se suspeitou que Cristo iria aos judeus dispersos entre os gentios, concluiu-se que ele ensinaria os gentios, João 7:35. Assim aqui.

I. Aqui está um convite dado à desviada Israel, e neles aos gentios desviados, para voltarem para Deus, o Deus contra quem tinham se revoltado (v. 12): “Volta, ó desviada Israel”.

E novamente (v. 14): “Voltai, ó filhos desviados!” Arrependam-se dos seus desvios, voltem à sua lealdade, retornem àquele bom caminho que perderam e do qual se afastaram. Em seguimento a esse convite:

  1. São animados a voltar. Arrependam-se e sejam convertidos, e os seus pecados serão apagados, Atos 3:19. Vocês incorreram no desagrado de Deus, mas voltem para mim, “e não farei cair sobre vós a minha ira”.

A ira de Deus está pronta para cair sobre os pecadores como um leão cai sobre a sua presa, e não há quem livre, como uma montanha de chumbo que cai sobre eles, para afundá-los sem recuperação no inferno mais profundo. Mas, se se arrependerem, ela será desviada, Isaías 12:1.

“Não conservarei a minha ira para sempre”, mas me reconciliarei, “pois sou misericordioso”. Nós que somos pecaminosos estaríamos arruinados para sempre se Deus não fosse misericordioso.

Mas a bondade da sua natureza nos anima a esperar que, se pelo arrependimento desfizermos o que fizemos contra ele, ele por um perdão desdirá o que disse contra nós.

  1. São orientados sobre como voltar (v. 13): “Somente reconhece a tua iniquidade”; reconheça-se em falta e por isso tome vergonha para si e dê glória a Deus.

“Não conservarei a minha ira para sempre” (essa é uma promessa anterior); vocês serão libertos daquela ira de Deus que é eterna, da cólera futura. Mas sob quais condições? Muito fáceis e razoáveis. Somente reconheçam os seus pecados. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoá-los.

Isso agravará a condenação dos pecadores: que as condições do perdão e da paz foram reduzidas tanto, e contudo eles não quiseram satisfazê-las.

Se o profeta tivesse dito a você para fazer alguma coisa grande, não a teria feito? Quanto mais quando diz: “Somente reconhece a tua iniquidade”? 2 Reis 5:13. Ao confessarmos o pecado:

(1.) Precisamos reconhecer a corrupção da nossa natureza: “Reconhece a tua iniquidade”, a perversão e a irregularidade da sua natureza.

(2.) Precisamos reconhecer os nossos pecados efetivos: “Que transgrediste contra o Senhor teu Deus”, que o afrontou e o ofendeu.

(3.) Precisamos reconhecer a multidão das nossas transgressões: “Que dispersaste os teus caminhos para os estranhos”, correu de um lado para outro à procura dos seus ídolos, “debaixo de toda árvore verde”. Por onde quer que tenha vagado, deixou atrás de si as marcas da sua insensatez.

(4.) Precisamos agravar o nosso pecado pela desobediência à lei divina que há nele. A pecaminosidade do pecado é a pior coisa nele: “Não obedecestes à minha voz”; reconheçam isso e deixem que isso os humilhe mais do que qualquer outra coisa.

II. Aqui estão promessas preciosas feitas a esses filhos desviados, se de fato voltarem, que em parte foram cumpridas na volta dos judeus do seu cativeiro, tendo muitos que pertenciam às dez tribos talvez se juntado aos das duas tribos, na perspectiva da sua libertação, e voltado com eles.

Mas a profecia terá o seu pleno cumprimento na igreja do evangelho e na reunião, nela, dos filhos de Deus que estavam dispersos: voltem, pois, embora sejam desviados, ainda assim são filhos; ou melhor, embora uma esposa traidora, ainda assim uma esposa, pois “sou casado convosco” (v. 14) e não renegarei a relação.

Assim Deus se lembra da sua aliança com os pais deles, aquela aliança matrimonial, e em consideração a ela se lembra da sua terra, Levítico 26:42.

  1. Ele promete reuni-los de todos os lugares para onde estão dispersos e espalhados, João 11:52: “Eu vos tomarei, um de uma cidade e dois de uma família”, ou clã, “e vos trarei a Sião”, v. 14.

Todos aqueles que pelo arrependimento voltam ao seu dever voltarão ao seu consolo anterior. Observe:

(1.) Deus receberá bondosamente os que voltam para ele; ou melhor, ele é quem, por sua graça distintiva, os tira do meio dos demais que persistem em seus desvios. Se os tivesse deixado, estariam arruinados.

(2.) Dos muitos que se desviaram de Deus, há apenas poucos, muito poucos em comparação, que voltam para ele, como as respigas da vindima, um de uma cidade e dois de um país. O rebanho de Cristo é um pequeno rebanho, e poucos há que encontram a porta estreita.

(3.) Desses poucos, embora dispersos, ainda assim nenhum se perderá. Embora haja apenas um numa cidade, Deus encontrará esse um. Ele não será ignorado numa multidão, mas será levado com segurança a Sião, com segurança ao céu.

Os judeus dispersos serão levados a Jerusalém, e os das dez tribos serão tão bem-vindos ali quanto os das duas. Os escolhidos de Deus, espalhados pelo mundo inteiro, serão levados à igreja do evangelho, aquele monte Sião, a Jerusalém celestial, aquele monte santo no qual Cristo reina.

  1. Ele promete colocar sobre eles aqueles que lhes serão bênçãos de todos os modos (v. 15): “Eu vos darei pastores segundo o meu coração”, aludindo ao caráter atribuído a Davi quando Deus o escolheu para ser rei. 1 Samuel 13:14: “O Senhor buscou para si um homem segundo o seu próprio coração”. Observe:

(1.) Quando uma igreja é reunida, precisa ser governada. Eu os trarei a Sião, não para viverem como quiserem, mas para estarem sob disciplina, não como animais selvagens que vagueiam à vontade, mas como ovelhas que estão sob a direção de um pastor.

Eu lhes darei pastores, isto é, tanto magistrados quanto ministros; ambos são ordenança de Deus para o sustento do seu reino.

(2.) Vai bem a um povo quando os seus pastores são segundo o próprio coração de Deus, tais como deveriam ser, tais como gostaríamos que fossem, que farão da vontade dele a sua regra em todas as suas administrações, e tais que se esforçam em alguma medida para conformar-se ao seu exemplo, que governam para ele e, conforme são capazes, governam como ele.

(3.) São pastores segundo o próprio coração de Deus aqueles que fazem da alimentação do rebanho a sua ocupação, não para alimentarem a si mesmos e tosquiarem os rebanhos, mas para fazerem tudo o que puderem pelo bem dos que estão sob o seu encargo.

Eles os alimentam com sabedoria e entendimento (isto é, de modo sábio e com entendimento), como Davi os alimentou, na integridade do seu coração e pela habilidade da sua mão, Salmos 78:72.

Os que são não só pastores, mas mestres, precisam alimentá-los com a palavra de Deus, que é sabedoria e entendimento, que é capaz de nos tornar sábios para a salvação.

  1. Ele promete que não haverá mais necessidade da arca da aliança, que tinha sido tanto a glória primeiro do tabernáculo e depois do templo, e era o sinal da presença de Deus com eles. Ela será posta de lado, e não haverá mais procura por ela nem consulta a ela (v. 16).

Quando vocês se multiplicarem e aumentarem na terra, quando for estabelecido o reino do Messias, que pela entrada dos gentios trará à igreja um vasto aumento (e os próprios mestres judeus reconhecem que os dias do Messias são aqui pretendidos), então não dirão mais: “A arca da aliança do Senhor”.

Não mais a terão entre eles para valorizá-la ou valorizar a si mesmos por ela, porque terão estabelecido um modo puro e espiritual de adoração, no qual não haverá necessidade de nenhuma daquelas ordenanças externas.

Com a arca da aliança, toda a lei cerimonial será posta de lado, e todas as suas instituições. Pois Cristo, a verdade de todos aqueles tipos, que nos é apresentado na palavra e nos sacramentos do Novo Testamento, será para nós em lugar de tudo.

É muito provável (o que quer que os judeus sugiram em contrário) que a arca da aliança estivesse no segundo templo, sendo restaurada por Ciro com os outros utensílios da casa do Senhor, Esdras 1:7.

Mas no templo do evangelho Cristo é a arca; ele é o propiciatório, ou assento da misericórdia. E é a presença espiritual de Deus em suas ordenanças que agora devemos esperar.

Muitas expressões são aqui usadas a respeito da colocação da arca de lado: que ela não virá à mente, que não se lembrarão dela, que não a visitarão, que nenhuma dessas coisas será mais feita. Pois os verdadeiros adoradores adorarão o Pai “em espírito e em verdade”, João 4:24.

Mas essa variedade de expressões é usada para mostrar que as cerimônias da lei de Moisés seriam total e finalmente abolidas, para nunca mais serem usadas, mas que seria com dificuldade que aqueles que por tanto tempo tinham estado casados com elas se desapegariam delas; e que não abririam mão delas por completo até que tanto a sua cidade santa quanto a sua casa santa fossem niveladas ao chão.

  1. Ele promete que a igreja do evangelho, aqui chamada Jerusalém, se tornará eminente e visível, v. 17. Duas coisas a tornarão famosa:

(1.) A residência e o domínio especiais de Deus nela. Será chamada “O trono do Senhor”, o trono da sua glória, pois esta resplandece na igreja, o trono do seu governo, pois este também é erigido ali. Ali ele governa o seu povo disposto pela sua palavra e Espírito, e leva todo pensamento à obediência a si mesmo.

À medida que o evangelho ganhava terreno, esse trono do Senhor foi estabelecido até onde tinha estado o assento de Satanás. É especialmente o trono da sua graça. Pois os que pela fé vêm a esta Jerusalém vêm a “Deus, o juiz de todos, e a Jesus, o mediador da nova aliança”, Hebreus 12:22-24.

(2.) A entrada dos gentios nela. Todas as nações serão feitas discípulas, e assim reunidas à igreja, e se tornarão súditas daquele trono do Senhor que ali é estabelecido, e devotadas à honra daquele nome do Senhor que ali é tanto manifestado quanto invocado.

  1. Ele promete que uma reforma maravilhosa será realizada naqueles que são reunidos à igreja: não andarão mais segundo a imaginação dos seus corações maus. Não viverão como quiserem, mas viverão por regras; não farão segundo os seus próprios apetites corruptos, mas segundo a vontade de Deus.

Veja o que conduz ao pecado: a imaginação dos nossos próprios corações maus. E em que consiste o pecado: em andar segundo essa imaginação, sendo governado pela fantasia e pelo capricho. E o que faz a graça que converte: ela nos tira do andar segundo as nossas próprias invenções e nos leva a ser governados pela religião e pela razão correta.

  1. Que Judá e Israel serão felizmente unidos num só corpo, v. 18. Assim foram em sua volta do cativeiro e ao recuperarem a estabilidade em Canaã: “A casa de Judá andará com a casa de Israel”, como estando perfeitamente de acordo, e se tornarão uma só vara na mão do Senhor, como Ezequiel também predisse, Ezequiel 37:16, 17.

Tanto a Assíria quanto a Caldeia caíram nas mãos de Ciro, e a sua proclamação se estendeu a todos os judeus em todos os seus domínios. E por isso temos motivo para pensar que muitos da casa de Israel vieram com os de Judá da terra do norte.

Embora a princípio tenham voltado apenas 42.000 (de quem temos um relato, Esdras 2), ainda assim Josefo diz (Antiguidades 11.68) que alguns poucos anos depois, sob Dario, Zorobabel foi e trouxe mais de 4.000.000 de almas para a terra que fora dada por herança aos seus pais.

E nunca lemos de animosidades e inimizades tais entre Israel e Judá como as que tinha havido anteriormente. Essa feliz fusão entre Israel e Judá em Canaã foi um tipo da união de judeus e gentios na igreja do evangelho, quando, abatidas todas as inimizades, se tornariam um só aprisco sob um só pastor.

III. Aqui é levantada alguma dificuldade que se põe no caminho de toda essa misericórdia, mas se encontra um expediente para superá-la:

  1. Deus pergunta: como farei isso por você? Não como se Deus mostrasse favor com relutância, assim como pune com um “Como te entregarei?” Oseias 11:8, 9. Não: embora seja lento para a ira, é rápido para mostrar misericórdia.

Mas isso indica que somos inteiramente indignos dos seus favores, que não temos motivo para esperá-los, que não há nada em nós para merecê-los, que não podemos reivindicar direito a eles, e que ele maquina como fazê-lo de um modo que possa salvar a honra da sua justiça e santidade no governo do mundo.

Meios precisam ser concebidos para que os seus banidos não sejam para sempre expulsos de diante dele, 2 Samuel 14:14. Como farei isso?

(1.) Até os desviados, se voltarem e se arrependerem, serão postos entre os filhos; e quem poderia alguma vez ter esperado isso? Vejam que espécie de amor é este! 1 João 3:1. Como nós, que somos tão baixos e fracos, tão sem valor e indignos, e tão provocadores, alguma vez seríamos postos entre os filhos?

(2.) Àqueles que Deus põe entre os filhos ele dará a terra agradável, a terra de Canaã, aquela glória de todas as terras, aquela bela herança das hostes das nações, que as nações e as suas hostes desejam e preferem ao seu próprio país, ou da qual as hostes das nações agora tomaram posse.

Era um tipo do céu, onde há prazeres para sempre. Agora, quem poderia esperar um lugar naquela terra agradável, que tantas vezes a desprezou (Salmos 106:24) e é tão indigno dela e inadequado para ela? É esta a maneira dos homens?

  1. Ele mesmo dá resposta a essa pergunta: mas eu disse: “Tu me chamarás: Meu Pai”. Deus mesmo responde a todas as objeções que são tiradas da nossa indignidade, ou elas nunca seriam superadas:

(1.) Para poder pôr os penitentes que voltam entre os filhos, ele lhes dará o Espírito de adoção, ensinando-os a clamar: “Aba, Pai”, Gálatas 4:6. “Tu me chamarás: Meu Pai”; você voltará para mim e se entregará a mim como a um pai, e isso o recomendará ao meu favor.

(2.) Para poder lhes dar a terra agradável, ele colocará o seu temor no coração deles, para que nunca se afastem dele, mas perseverem até o fim.

Versículos 20 a 25

Israel Voltando para Deus; Israel Animado em Sua Volta. (a.C. 620.)

Aqui está:

I. A acusação que Deus apresenta contra Israel por seus afastamentos traiçoeiros dele, v. 20. Como uma esposa adúltera foge do seu marido, assim eles se prostituíram, afastando-se de Deus.

Estavam unidos a Deus por uma aliança matrimonial, mas quebraram essa aliança, agiram traiçoeiramente com Deus, que sempre tinha agido bondosa e fielmente com eles. Agir traiçoeiramente com homens como nós já é bastante mau, mas agir traiçoeiramente com Deus é cometer traição.

II. O seu convencimento e a sua confissão da verdade dessa acusação, v. 21. Quando Deus os censurou por sua apostasia, havia alguns entre eles, até aqueles que Deus tomaria e traria a Sião, cuja voz era ouvida sobre os lugares altos chorando e orando.

Humilhavam-se diante do Deus dos seus pais, lamentando as suas calamidades e os seus pecados, a causa que as produziu. Pois isto é o que lamentam, por isto se lastimam: que perverteram o seu caminho e se esqueceram do Senhor seu Deus. Repare:

  1. O pecado é a perversão do nosso caminho, é desviar-se para caminhos tortuosos e perverter o que é reto.

  2. Esquecer o Senhor nosso Deus está na base de todo pecado. Se os homens se lembrassem de Deus, dos seus olhos sobre eles e da obrigação deles para com ele, não transgrediriam como fazem.

  3. Pelo pecado nos embaraçamos e nos colocamos em tribulação, pois isso também é a perversão do nosso caminho, Lamentações 3:9.

  4. Orações e lágrimas ficam bem àqueles cujas consciências lhes dizem que perverteram o seu caminho e se esqueceram do seu Deus. Quando a insensatez do homem perverte o seu caminho, o seu coração é propenso a irritar-se contra o Senhor (Provérbios 19:3), quando deveria ser derretido e derramado diante dele.

III. O convite que Deus lhes dá para voltarem para ele (v. 22): “Voltai, filhos desviados”. Ele os chama filhos por ternura e compaixão para com eles, insensatos e obstinados como crianças, contudo seus filhos, a quem, embora corrija, não deserdará. Pois, embora sejam filhos rebeldes (assim alguns traduzem), ainda assim são filhos.

Deus suporta tais filhos, e assim os pais precisam suportá-los. Quando são convencidos do pecado (v. 21) e humilhados por ele, então estão preparados e então são convidados a voltar, como Cristo convida a si aqueles que estão cansados e sobrecarregados.

A promessa aos que voltam é: “Eu curarei os vossos desvios”; eu os consolarei sob a dor em que estão por seus desvios, os libertarei das tribulações em que se colocaram por seus desvios, e os curarei da sua rebeldia e tendência a se desviar.

Deus curará os nossos desvios por sua misericórdia que perdoa, sua paz que aquieta e sua graça que renova.

IV. A pronta anuência que dão a esse convite, e a sua alegre adesão a ele: “Eis que vimos a ti”. Isso é um eco ao chamado de Deus; como uma voz devolvida de paredes quebradas, assim esta de corações quebrantados.

Deus diz: “Voltai”; eles respondem: “Eis que vimos”. É uma resposta imediata e rápida, sem demora, não “Viremos depois”, mas “Vimos agora; não precisamos de tempo para considerar isso”; não “Vimos em tua direção”, mas “Vimos a ti; faremos uma volta completa”.

Observe quão unânimes são: vimos, todos sem exceção:

  1. Vêm devotando-se a Deus como o Deus deles: “Tu és o Senhor nosso Deus”; tomamos você para ser nosso, entregamos a nós mesmos a você para sermos seus. Para onde iremos senão para você? É nosso pecado e insensatez termos nos afastado de você.

É muito consolador, em nossas voltas a Deus depois dos nossos desvios, olhar para ele como nosso em aliança.

  1. Vêm renunciando a todas as expectativas de alívio e socorro, exceto somente de Deus: “Em vão se espera salvação dos outeiros e da multidão dos montes”; agora vemos a nossa insensatez em depositar confiança nas criaturas, e nunca mais enganaremos a nós mesmos assim.

Adoravam os seus ídolos sobre outeiros e montes (v. 6), e tinham uma multidão de ídolos sobre os seus montes, aos quais tinham recorrido e nos quais tinham posto confiança. Mas agora não terão mais nada a ver com eles.

Em vão procuramos neles qualquer coisa que seja boa, ao passo que de Deus podemos esperar tudo o que é bom, até a própria salvação. Por isso:

  1. Vêm dependendo somente de Deus como o seu Deus: “No Senhor nosso Deus está a salvação de Israel”. Ele é o Senhor, e somente ele pode salvar; pode salvar quando todos os outros socorros e salvadores falham. E ele é o nosso Deus, e à sua própria maneira e no seu próprio tempo realizará salvação em nosso favor.

Isso é muito aplicável à grande salvação do pecado que Jesus Cristo realizou em nosso favor. Essa é a salvação do Senhor, a sua grande salvação.

  1. Vêm justificando Deus em suas tribulações e julgando a si mesmos por seus pecados, v. 24, 25:

(1.) Atribuem todas as calamidades sob as quais tinham estado aos seus ídolos, que não só não lhes tinham feito bem algum, mas lhes tinham feito dano abundante, todo o dano que lhes tinha sido feito: “A vergonha” (o ídolo, aquela coisa vergonhosa) “devorou o trabalho dos nossos pais”. Repare:

[1.] Os verdadeiros penitentes aprenderam a chamar o pecado de vergonha. Até o pecado amado que lhes tem sido como um ídolo, com o qual mais se agradaram e do qual mais se orgulharam, até a esse chamarão coisa escandalosa, lançarão desprezo sobre ele e terão vergonha dele.

[2.] Os verdadeiros penitentes aprenderam a chamar o pecado de morte e ruína, e a lhe atribuir todos os danos que sofrem: ele devorou todas aquelas coisas boas pelas quais os nossos pais trabalharam e que nos deixaram. Descobrimos desde a nossa juventude que a nossa idolatria tem sido a destruição da nossa prosperidade.

Os filhos muitas vezes desperdiçam em seus desejos aquilo pelo qual os seus pais tiveram muito trabalho. E é bom se afinal forem levados (como estes aqui) a ver a insensatez disso e chamar de sua vergonha aqueles vícios que dissiparam os seus bens e devoraram o trabalho dos seus pais.

Do trabalho dos seus pais que os seus ídolos tinham devorado, mencionam particularmente os seus rebanhos e o seu gado, os seus filhos e as suas filhas.

Primeiro, as suas idolatrias tinham provocado Deus a trazer sobre eles estes juízos desoladores, que tinham arruinado o seu país e as suas famílias, e feito dos seus bens uma presa e dos seus filhos cativos do inimigo conquistador. Tinham produzido essas coisas para si mesmos.

Ou, antes, Segundo, estes tinham sido sacrificados aos seus ídolos, tinham sido separados para aquela vergonha (Oseias 9:10), e eles os tinham devorado sem misericórdia. Eles “comeram a gordura dos seus sacrifícios” (Deuteronômio 32:38), até dos seus sacrifícios humanos.

(2.) Tomam para si a vergonha do seu pecado e insensatez (v. 25): “Deitamo-nos na nossa vergonha”, incapazes de nos sustentarmos sob ela; “a nossa confusão nos cobre”, isto é, tanto a nossa vergonha penal quanto a penitencial.

O pecado nos colocou sob tais repreensões da providência de Deus e tais censuras da nossa própria consciência que nos cercam e nos enchem de vergonha. Pois pecamos, e a vergonha entrou com o pecado e continuamente o acompanha.

Somos pecadores por descendência; a culpa e a corrupção nos são transmitidas por herança: nós e os nossos pais pecamos. Fomos pecadores cedo; começamos cedo num curso de pecado: pecamos desde a nossa juventude.

Continuamos no pecado, pecamos “até este dia”, embora muitas vezes chamados a nos arrepender e abandonar os nossos pecados.

Aquilo que é a malignidade do pecado, a pior coisa nele, é a afronta que por ele lançamos sobre Deus: “Não obedecemos à voz do Senhor nosso Deus”, que nos proíbe pecar e nos ordena, quando pecamos, que nos arrependamos.

Agora, tudo isso parece ser a linguagem dos penitentes da casa de Israel (v. 20), das dez tribos, ou daqueles que estavam no cativeiro ou daqueles dentre eles que permaneceram em sua própria terra. E o profeta repara no seu arrependimento para provocar os homens de Judá a uma santa emulação.

Davi apresentou aos anciãos de Judá o argumento de que seria uma vergonha para aqueles que eram o seu osso e a sua carne serem os últimos a trazer o rei de volta, quando os homens de Israel se mostraram dispostos nisso, 2 Samuel 19:11, 12.

Assim o profeta incita Judá a se arrepender porque Israel o fez. E seria bom se o zelo daqueles de quem menos se esperava nos provocasse a contender para chegar antes deles e ir além deles naquilo que é bom.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra