Matthew Henry

Jeremias 51

Argumento

Neste capítulo, o profeta prossegue na predição da queda de Babilônia, da qual outros profetas também deram testemunho. Descreve com grande riqueza e vivacidade a visão antecipada que Deus lhe concedera, para animar os cativos piedosos, cuja libertação dependia dessa queda e seria fruto dela. Aqui temos:

I. O registro da condenação de Babilônia, com seus detalhes, entremeado dos motivos da contenda de Deus com ela, de muitos agravantes de sua queda e dos grandes motivos de ânimo que daí resultam para o Israel de Deus, que sofrera tamanhas agruras por causa de Babilônia, vv. 1-58.

II. A representação e a ratificação disso pelo lançamento de uma cópia desta profecia no rio Eufrates, vv. 59-64.

Versículos 1 a 58

O Juízo de Babilônia. (a.C. 595.)

Os detalhes desta extensa profecia estão dispersos e entrelaçados, e os mesmos assuntos são deixados e retomados tantas vezes que não seria fácil dividi-la em partes, mas devemos procurar reuni-los sob os títulos apropriados. Observe aqui, então:

I. O reconhecimento da grande pompa e do poder que Babilônia possuíra e do uso que Deus fizera dela em sua providência (v. 7). “Babilônia foi um cálice de ouro”, um império rico e glorioso, uma “cidade de ouro” (Isaías 14:4), uma cabeça de ouro (Daniel 2:38), cheia de todas as coisas boas como um cálice cheio de vinho.

Ou melhor: ela fora um cálice de ouro na mão do Senhor. Ele a enchera de bênçãos e a favorecera de maneira especial; embriagara a terra com esse cálice. Alguns se embriagaram com seus prazeres e foram corrompidos por ela; outros se embriagaram com os terrores que ela inspirava e foram destruídos por ela.

Nos dois sentidos se diz que a Babilônia do Novo Testamento embriagou os reis da terra, Apocalipse 17:2; 18:3. Babilônia também fora o machado de guerra de Deus. Era assim na época em que Jeremias profetizou e provavelmente o seria ainda mais, v. 20.

As forças de Babilônia eram as armas de guerra de Deus, instrumentos em sua mão com os quais despedaçava e derrubava nações e reinos; cavalos e carros, tão importantes para a força dos reinos (v. 21); homens e mulheres, jovens e velhos, que enchem os reinos de habitantes (v. 22); o pastor e seu rebanho, o lavrador e seus bois, que sustentam e abastecem os reinos, v. 23.

Tal devastação os caldeus haviam causado quando Deus os empregou como instrumentos de sua ira para castigar as nações. Mesmo assim, agora a própria Babilônia terá de cair. Repare: aqueles que por muito tempo venceram tudo pelo caminho ainda acabarão encontrando alguém à sua altura, e também chegará o dia de sua queda. Por fim, a própria vara será lançada ao fogo.

Ninguém pode pensar que ficará livre dos juízos de Deus por ter servido de instrumento para executar os juízos dele sobre outros.

II. A justa queixa contra Babilônia e a acusação apresentada contra ela pelo Israel de Deus:

  1. Queixam-se de sua perversidade incorrigível (v. 9): “Quisemos curar Babilônia, mas ela não está curada”. O povo de Deus que vivia cativo entre os babilônios procurou convencê-los da insensatez de sua idolatria, conforme as instruções que havia recebido (Jeremias 10:11), mas não conseguiu.

Os babilônios continuaram tão apaixonados por suas imagens esculpidas quanto antes. Por isso, os israelitas decidiram deixá-los e ir para sua própria terra.

Há, contudo, quem entenda que estas palavras foram ditas pelas forças que Babilônia contratara para ajudá-la: elas declaram ter feito o possível para salvá-la da ruína, mas tudo fora inútil; assim, poderiam igualmente voltar para seus respectivos países; pois “o juízo dela chega até o céu”, e é inútil resistir-lhe ou pensar em afastá-lo.

  1. Queixam-se de sua malícia arraigada contra Israel. Outras nações haviam sido tratadas duramente pelos caldeus, mas somente Israel se queixa disso a Deus e lhe apresenta sua causa com confiança (v. 34, 35): o rei de Babilônia me devorou e me esmagou, e nunca achou que pudesse arruinar-me o bastante.

Esvaziou-me de tudo o que tinha valor, engoliu-me como um dragão, ou uma baleia, engole cardumes de peixes pequenos. Encheu seu ventre e seus tesouros com minhas iguarias, com todas as minhas coisas agradáveis, e me lançou fora, me descartou como um vaso no qual não há prazer. E agora, que prestem contas por tudo isso.

Sião e Jerusalém dirão: que a violência praticada contra mim e meus filhos, que são minha própria carne e partes de mim mesma, e todo o sangue do meu povo, que derramaram como água, recaiam sobre eles. Que carreguem a culpa disso e que isso lhes seja cobrado.

Repare: a ruína não está longe daqueles sobre os quais pesa a culpa pelo mal feito ao povo de Deus.

III. A sentença proferida sobre esse apelo pelo justo Juiz do céu e da terra em favor de Israel contra Babilônia. Ele se assenta no trono e julga com retidão, está pronto a receber queixas e responde (v. 36): defenderei sua causa. Deixem-na comigo; no tempo devido, a defenderei de modo eficaz e tomarei vingança por vocês, e cada gota do sangue de Jerusalém será cobrada com juros.

Israel e Judá pareciam ter sido negligenciados e esquecidos, mas Deus olhava por eles, v. 5. É verdade que sua terra estava cheia de pecado contra o Santo de Israel. Eram um povo que provocava a Deus, e seus pecados eram uma grande ofensa contra ele como Deus santo e como seu Deus, seu Santo.

Por isso, Deus os entregou com justiça nas mãos de seus inimigos e poderia, também com justiça, tê-los abandonado e deixado que perecessem nessas mãos. Mas ele os trata melhor do que merecem. Apesar das iniquidades deles e da severidade de seus castigos, Israel não é abandonado, não é rejeitado, embora seja expulso, mas seu Deus, o Senhor dos Exércitos, o reconhece e cuida dele.

Deus continua sendo seu Deus e agirá por ele como Senhor dos Exércitos, Deus de poder. Repare: embora o povo de Deus possa ter transgredido suas leis e caído sob suas repreensões, ainda assim disso não se segue que sejam excluídos da aliança. Mas o zelo e o amor de Deus por eles voltarão a florescer, Salmos 89:30-33.

Os caldeus pensavam que jamais seriam chamados a prestar contas pelo que haviam feito contra o Israel de Deus, mas há um tempo marcado para a vingança, v. 6. Não podemos esperar que ela venha antes desse tempo; quando ele chegar, porém, a vingança virá.

Deus dará a Babilônia uma retribuição, pois vingar Israel é “a vingança do Senhor”, que toma para si a causa do povo. É “a vingança de seu templo”, v. 11, como antes em Jeremias 50:28.

O Senhor, Deus das retribuições, o Deus a quem pertence a vingança, certamente retribuirá (v. 56) e lhes dará o pagamento integral. Retribuirá a Babilônia todo o mal que fizeram em Sião (v. 24); fará isso diante dos olhos de seu povo. Eles terão a satisfação de ver sua causa defendida com zelo.

Não apenas viverão para ver esses juízos virem sobre Babilônia, mas perceberão claramente que são o castigo pelo mal que ela fez a Sião. Qualquer pessoa poderá vê-lo e dizer: certamente há um Deus que julga na terra.

Assim como Babilônia fez cair os mortos de Israel, matando não apenas os que estavam armados, mas todos sem distinção, até por toda a terra (quase todos passaram ao fio da espada), também em Babilônia cairão os mortos não só da cidade, mas de todo o país, v. 49.

Ciro medirá aos caldeus a mesma medida que eles mediram aos judeus. Desse modo, qualquer observador poderá discernir que Deus lhes está retribuindo o que fizeram contra seu povo. Mas os filhos de Sião triunfarão de maneira especial com isso (v. 10): “O Senhor fez aparecer a nossa justiça.”

Ele se manifestou a nosso favor contra aqueles que nos trataram injustamente e nos fez justiça. Também mostrou que se reconciliou conosco e que ainda somos, aos seus olhos, uma nação justa.

Portanto, que isso seja declarado para seu louvor: “Vinde, e anunciemos em Sião a obra do Senhor, nosso Deus”, para que outros sejam convidados a unir-se a nós em seu louvor.

IV. Uma declaração da grandeza e soberania do Deus que toma para si a causa de Sião e se dispõe a ajustar contas com esse inimigo orgulhoso e poderoso, v. 14. Foi o Senhor dos Exércitos quem disse e jurou, jurou por si mesmo (pois não podia jurar por alguém maior), que encherá Babilônia de forças inimigas em número imenso e inacreditável.

Ele a encherá de homens como de lagartas, que a dominarão pela multidão. Bastará que soltem contra ela um grito: será tão terrível que desalentará todos os habitantes e os tornará presa fácil desse grande exército.

Mas quem é, e onde está, aquele que pode abater um reino tão poderoso como Babilônia? O profeta dá o relato dele a partir da descrição que fizera antes dele, de sua soberania e de sua vitória sobre todos os que alegam autoridade (Jeremias 10:12-16).

Ali, essa descrição visava convencer os idólatras babilônios e confirmar o Israel de Deus na fé e no culto ao Deus de Israel. Aqui ela é repetida para mostrar que Deus convencerá por seus juízos aqueles que não quiseram ser convencidos por sua palavra de que ele é Deus sobre todos.

Ninguém duvide de que aquele que determinou destruir Babilônia é capaz de cumprir suas palavras, pois:

  1. Ele é o Deus que fez o mundo (v. 15). Por isso, nada lhe é difícil demais; é em seu nome que está o nosso socorro, e sobre ele se firma a nossa esperança.

  2. Ele comanda todas as criaturas que fez (v. 16); sua providência é uma criação contínua. Dispõe do vento e da chuva. Se pronuncia a palavra, há uma multidão de águas nos céus (e é admirável como ficam suspensas ali), alimentadas por vapores que sobem da terra (e é admirável como conseguem subir).

Os relâmpagos e a chuva parecem contrários entre si, como o fogo e a água, mas surgem juntos. E o vento, cujos movimentos parecem arbitrários e de onde vem não sabemos, ainda assim, temos certeza, é tirado de seus tesouros.

  1. Os ídolos que se opõem ao cumprimento de sua palavra são pura impostura, e seus adoradores são pessoas grosseiras, v. 17, 18. Os ídolos são “falsidade”, são “vaidade”, são “a obra de erros”. Quando são visitados, isto é, examinados e investigados, perecem: sua reputação desaparece e fica evidente que não são nada. E os que os fazem são semelhantes a eles.

Mas não há comparação entre o Deus de Israel e esses deuses das nações (v. 19): “A porção de Jacó não é como eles”. O Deus que diz essas coisas e as realizará é o formador de todas as coisas e o Senhor de todos os exércitos; por isso, pode fazer o que quiser.

E há uma relação íntima entre ele e seu povo: Deus é a porção deles, e eles são a porção dele. Confiam nele como sua porção, e ele tem por bem ter prazer neles e cuidar deles de modo especial como o quinhão de sua herança. Portanto, fará o que for melhor para eles.

A repetição aqui do que já fora dito mostra tanto a certeza quanto a importância dessas verdades e nos obriga a reparar especialmente nelas. Deus falou uma vez; sim, e ainda: duas vezes ouvimos isto, que o poder pertence a Deus, o poder de destruir os inimigos mais temíveis de sua igreja.

Se Deus fala assim uma vez, sim, e ainda, duas vezes, não temos desculpa se não percebermos isso nem lhe dermos atenção.

V. Uma descrição dos instrumentos que serão empregados nesse serviço. Deus despertou o espírito dos reis dos medos (v. 11), Dario e Ciro, que vêm contra Babilônia por impulso divino. Pois o plano de Deus é contra Babilônia, para destruí-la. Eles o executam, mas Deus o planejou, fez disso seu desígnio; apenas cumprem seu propósito e agem conforme sua direção.

Repare: o conselho de Deus permanecerá firme, e todos os corações se moverão de acordo com ele. Aqueles que Deus emprega contra Babilônia são comparados a um vento destruidor (v. 1), que ou arruína os frutos da terra com seu frio, ou derruba tudo pela violência.

Esse vento é tirado dos tesouros de Deus (v. 16). Diz-se aqui que é levantado contra os que habitam no meio dos caldeus: pessoas de outras nações que moram entre eles e foram incorporadas a seu povo.

Os caldeus se levantam contra Deus ao se prostrarem diante dos ídolos. Contra eles, Deus levantará destruidores, pois será forte demais para aqueles que contendem com ele.

Esses inimigos são comparados a joeiradores (v. 2), que dispersarão os caldeus como a palha é levada pela pá de joeirar. Os caldeus haviam sido joeiradores para joeirar o povo de Deus (Jeremias 15:7) e esvaziá-lo; agora eles próprios serão igualmente despojados e dispersos.

VI. Uma ampla comissão dada a eles para destruir e devastar tudo. Que retesem o arco contra os arqueiros dos caldeus (v. 3) e não poupem seus jovens, mas os destruam por completo, pois o Senhor tanto planejou quanto realizou o que dissera contra Babilônia, v. 12.

Isso pode animar os instrumentos que ele emprega, assegurando-lhes o êxito. Os métodos que adotam foram planejados por Deus e, portanto, certamente prosperarão. O que ele disse será feito, pois ele mesmo o fará. Assim, sejam realizados todos os preparativos necessários.

É a isso que são convocados, v. 27, 28. Que se levante um estandarte sob o qual alistar soldados nessa expedição; que se toque uma trombeta para reunir os homens para ela e animá-los nela; que as nações das quais será formado o exército de Ciro preparem seus recrutas.

Que os reinos de Ararate, Mini e Asquenaz, na Armênia Alta e Baixa, e de Ascânia, perto da Frígia e da Bitínia, enviem seus contingentes de homens para servi-lo. Que sejam designados oficiais superiores e a cavalaria avance.

Que os cavalos venham em grande número, como lagartas, e, como elas, cheguem saltando e escarvando no vale. Que devastem a terra como fazem as lagartas (Joel 1:4), especialmente as lagartas eriçadas. Que os reis e capitães preparem nações contra Babilônia, pois o serviço é grande e há ocasião de empregar muitas mãos nele.

VII. A fraqueza dos caldeus e sua incapacidade de enfrentar essa força destruidora que os ameaça. Quando Deus os empregou contra outras nações, tinham ânimo e força para atacar e avançaram com admirável determinação, vencendo e para vencer.

Agora, porém, chegou a vez de prestarem contas, e perderam toda a força e coragem. O coração lhes desfalece, e nenhum de todos os seus homens de força e brio achou vigor nas mãos sequer para se defender.

São convocados aqui a se preparar para a ação, mas com ironia e em tom de repreensão (v. 11): “Lustrai as flechas”, que enferrujaram pela falta de uso; “reuni os escudos”, que, durante longo tempo de paz e segurança, ficaram espalhados e foram tirados do caminho.

“Levantai o estandarte sobre as muralhas de Babilônia”, nas torres dessas muralhas, para convocar todos os que deviam serviço e lealdade àquela cidade-mãe a virem agora ajudá-la. Que reforcem a guarda tanto quanto puderem, designem os sentinelas para seus respectivos postos e preparem emboscadas para receber o inimigo, v. 12.

Isso indica que seriam encontrados muito seguros e negligentes e precisariam ser assim despertados. De fato, estavam tão despreocupados que a cidade foi tomada em meio a seus festejos. Mesmo assim, todos os seus preparativos seriam inúteis.

Quem quiser poderá convocá-los à ação, mas eles não terão ânimo para atender ao chamado, v. 29. Toda a terra tremerá e a tristeza, um pavor generalizado, tomará conta deles, pois verão tanto o braço irresistível de Deus quanto seu conselho e decreto irrevogáveis contra eles.

Verão que Deus está tornando Babilônia uma desolação e cumprindo o que determinou. E então os homens valentes de Babilônia deixaram de lutar, v. 30. Tendo Deus lhes tirado força e ânimo, permaneceram em suas fortalezas sem ousar sequer espiar para fora.

Falha tanto a força de seus corações quanto a de suas mãos; tornam-se tão medrosos quanto mulheres, de modo que o inimigo, sem encontrar resistência, queimou as moradas de Babilônia e quebrou suas trancas.

O mesmo sentido aparece em vv. 56-58. Quando o devastador chega a Babilônia, seus homens valentes, que deveriam enfrentá-lo, são capturados de imediato; suas armas de guerra falham, cada um de seus arcos é quebrado e não lhes serve de nada.

Suas manobras políticas fracassam; convocam conselhos de guerra, mas seus príncipes e capitães, reunidos em conselho para combinar medidas de segurança comum, são embriagados. São como homens entorpecidos pela estupidez ou pelo desespero; não conseguem formar noções corretas das coisas.

Cambaleiam e são inconstantes em seus conselhos e decisões; chocam-se uns com os outros e, como bêbados, brigam entre si. Por fim, dormem um sono perpétuo e nunca despertam de seu vinho, o vinho da cólera de Deus, pois ele é para eles um opiáceo que os mergulha numa letargia fatal.

As muralhas de sua cidade lhes falham, v. 58. Quando o inimigo havia encontrado meios de atravessar o Eufrates a vau, rio que se julgava intransponível, ainda assim, certamente, pensam eles, as muralhas são inexpugnáveis. São “as largas muralhas de Babilônia”, ou, como se lê na margem, “as muralhas da larga Babilônia”.

O perímetro da cidade dentro das muralhas era de 385 estádios; alguns dizem 480, isto é, cerca de sessenta milhas. As muralhas tinham duzentos côvados de altura e cinquenta de largura, de modo que dois carros podiam passar facilmente um pelo outro sobre elas.

Alguns dizem que havia uma muralha tripla ao redor da cidade interior e outra igual ao redor da exterior. Suas pedras eram assentadas com betume, em vez de argamassa (Gênesis 11:3), e dificilmente podiam ser separadas.

Ainda assim, essas muralhas serão completamente demolidas, os altos portões e torres serão queimados, e o povo empregado na defesa da cidade trabalhará em vão em meio ao fogo. Ficarão inteiramente exaustos, mas não conseguirão nada.

VIII. A destruição que esses invasores causarão em Babilônia:

  1. Será uma destruição certa. A condenação foi pronunciada e não pode ser revogada; uma força divina, a que ninguém pode resistir, está empenhada contra ela (v. 8): “Babilônia está caída e destruída”.

É tão certo que cairá, que cairá na destruição, como se já estivesse caída e destruída, embora, quando Jeremias profetizou isso e durante muitos anos depois, ela estivesse no auge de seu poder e grandeza.

Deus declara e se apresenta contra Babilônia (v. 25): “Eis que sou contra ti”. Aqueles contra quem Deus está não podem resistir por muito tempo. Ele estenderá a mão sobre ela, uma mão cujo peso nenhuma criatura pode suportar e cuja força nenhuma pode enfrentar. Seu propósito, que será cumprido, é tornar Babilônia uma desolação, v. 29.

  1. Será uma destruição justa. Babilônia tornou a si mesma apta para ela e, por isso, certamente a sofrerá. Pois Babilônia foi um monte destruidor (v. 25), elevado e imenso como um monte, que destrói toda a terra como as pedras que rolam de montanhas altas estragam os terrenos ao redor.

Agora, porém, ela própria será rolada para baixo de suas rochas que lhe serviam de alicerce. Será arrasada; sua pompa e seu poder serão desfeitos. Atualmente é um monte em chamas, como o Etna e os outros vulcões, que lançam fogo, para terror de todos ao redor.

Mas se tornará um monte queimado: por fim, consumirá a si mesma e restará como um montão de cinzas. Assim será este mundo no fim dos tempos.

De novo (v. 33), Babilônia é como uma eira, na qual o povo de Deus há muito é debulhado como feixes. Agora chegou a hora de ela própria ser debulhada, e de seus feixes nela. Seus príncipes, seus grandes homens e todos os seus habitantes serão batidos em sua terra como numa eira.

A eira está preparada. Por causa de seu pecado, Babilônia se tornou lugar apropriado para a guerra, e seu povo, como cereal na época da colheita, está maduro para a destruição, Apocalipse 14:15; Miquéias 4:12.

  1. Será uma destruição inevitável. Babilônia parece bem protegida e fortificada contra ela: ela habita sobre muitas águas (v. 13). A posição de sua terra a faz parecer inacessível, tão cercada por rios que a marcha de um inimigo até ela seria muito dificultada.

Em alusão a isso, diz-se que a Babilônia do Novo Testamento está sentada sobre muitas águas, ou seja, governa muitas nações, como fazia a outra Babilônia, Apocalipse 17:15.

Babilônia é abundante em tesouros; ainda assim, seu fim chegou, e nem suas águas nem sua riqueza a protegerão. Esse fim que vem será a medida de sua cobiça: limitará seus ganhos e porá limites à sua ambição e avareza que, de outro modo, não teriam limites.

Pela destruição de Babilônia, Deus disse às suas ondas orgulhosas: até aqui vocês virão, e não mais adiante. Repare: se os homens não puserem limites à própria cobiça por meio da sabedoria e da graça, Deus lhe imporá limites por seus juízos.

Babilônia, julgando-se muito segura e poderosa, tornou-se muito orgulhosa, mas será enganada (v. 53). Ainda que Babilônia eleve suas muralhas e seus palácios até o céu, e ainda que, porque o que é alto costuma oscilar, cuide de fortificar o ponto mais alto de sua força, ainda assim nada disso adiantará. Deus enviará contra ela devastadores que romperão sua força e abaterão sua altura.

  1. Será uma destruição gradual. Se quisessem, os babilônios poderiam tê-la previsto e recebido aviso dela. Pois (v. 46): Num ano virá um rumor de que Ciro faz imensos preparativos de guerra; depois disso, em outro ano, virá um rumor de que seu desígnio é contra Babilônia e ele dirige seu curso para lá.

De modo que, quando ele estivesse bem distante, poderiam ter mandado pedir condições de paz. Mas eram orgulhosos e seguros demais para isso, e seus corações se endureceram para sua própria destruição.

  1. Quando chegar, porém, será uma destruição surpreendente: Babilônia caiu subitamente (v. 8). A destruição os alcançou quando não pensavam nela e se completou em pouco tempo, como a da Babilônia do Novo Testamento: “numa hora”, Apocalipse 18:17.

O rei de Babilônia, que deveria observar a aproximação do inimigo, estava tão longe do lugar do ataque que demorou muito a saber que a cidade fora tomada. Por isso, os homens posicionados perto dali enviaram um mensageiro, um estafeta após o outro, para avisá-lo, v. 31.

Os estafetas a pé se encontrarão na corte, vindos de diversas regiões, com esta notícia ao rei de Babilônia: sua cidade foi tomada numa extremidade. Nada impedirá o avanço dos conquistadores, que logo chegarão à outra extremidade.

Devem lhe contar que o inimigo tomou as passagens (v. 32), os fortes ou bloqueios junto ao rio. Depois de atravessá-lo, ateou fogo aos juncos da margem para alarmar e aterrorizar a cidade. De modo que todos os homens de guerra estão apavorados, largaram suas armas e se renderam sem impor condições.

Os mensageiros chegam, como os de Jó, um logo após o outro, com essas notícias. A presença dos inimigos no palácio e a morte do próprio rei as confirmam de imediato, de modo irrefutável, Daniel 5:30.

Parece haver aqui uma referência à festa profana que celebravam no momento em que a cidade foi tomada (v. 38, 39). Ela era tanto uma evidência de sua estranha segurança quanto uma grande vantagem para o inimigo: “Rugirão juntos como leões”, como fazem os que festejam quando o vinho lhes sobe à cabeça.

Eles chamam isso de canto; mas, na linguagem das Escrituras e na linguagem das pessoas sóbrias, é chamado de uivar como filhotes de leão. É provável que brindassem à desgraça de Ciro e de seu exército com altos gritos de “Viva!”.

Pois bem, diz Deus: no calor da festa, quando estiverem inflamados (Isaías 5:11) e de cabeça quente por beberem demais, prepararei seus banquetes e lhes darei sua porção. Fizeram passar seu cálice de mão em mão; agora o cálice da mão direita do Senhor se voltará para eles (Habacuque 2:15, 16).

Será um cálice de furor que os embriagará para que se alegrem, ou melhor, para que se entreguem à farra, e durmam um sono perpétuo. Que se divirtam o quanto puderem com esse cálice amargo; mas ele os fará adormecer para nunca mais acordar (como no v. 57), pois foi naquela noite, em meio à alegria, que Belsazar foi morto.

  1. Será uma destruição universal. Deus a realizará por completo, pois, assim como cumprirá o que determinou, também terminará o que começou. Mortos cairão em grande número por toda a terra dos caldeus, e multidões serão traspassadas nas ruas de Babilônia, v. 4.

São conduzidos para baixo como cordeiros ao matadouro (v. 40), em tão grande número e com tanta facilidade que os inimigos não fazem mais caso de matá-los do que o açougueiro faz de matar cordeiros.

A força do inimigo e sua invasão são comparadas aqui a uma irrupção e inundação de águas (v. 42): “O mar subiu sobre Babilônia”. Quando ele rompe seus limites, nenhuma barreira o detém. Assim, ela está coberta pela multidão de suas ondas e dominada por um exército numeroso. Suas cidades então se tornam uma desolação, um deserto desabitado e não cultivado, v. 43.

  1. Será uma destruição que alcançará os deuses de Babilônia, seus ídolos e imagens, e cairá sobre eles com peso especial. Como sinal de que toda a terra ficará confusa, de que todos os seus mortos cairão e de que por todo o país os feridos gemerão, executarei juízo sobre suas imagens esculpidas, v. 47 e novamente v. 52.

Todos necessariamente perecerão se perecerem seus deuses, de quem esperam proteção. Embora os próprios invasores sejam idólatras, ainda assim destruirão as imagens e os templos dos deuses de Babilônia, como garantia da abolição de todas as falsas divindades.

Bel era o principal ídolo adorado pelos babilônios e, por isso, é citado nominalmente aqui para ser destruído (v. 44): “Castigarei Bel”, esse grande devorador, essa imagem à qual se oferecem tantos sacrifícios e se dedicam despojos tão ricos, e a cujo templo acorre tamanha multidão.

Ele vomitará aquilo com que se regalou tão avidamente. Deus tirará de seu templo toda a riqueza ali acumulada, Jó 20:15. Seus altares ficarão abandonados, ninguém mais lhe dará atenção; e assim esse ídolo, considerado uma muralha para Babilônia, cairá e lhes falhará.

  1. Será uma destruição final. Vocês podem aplicar bálsamo à dor dela, mas em vão: ela não quis ser curada pela palavra de Deus e não será curada por sua providência, v. 8, 9.

Babilônia se tornará montões de ruínas (v. 37). Para completar sua infâmia, nem mesmo suas ruínas serão aproveitadas, tão detestáveis serão e cercadas de tão maus presságios (v. 26): “De ti não tomarão pedra para canto nem pedra para alicerces.”

Ninguém desejará ter relação alguma com Babilônia ou com qualquer coisa que lhe tenha pertencido. Ou isso significa que nada restará em Babilônia em que se possa fundar quaisquer esperanças ou tentativas de erguê-la de novo como reino. Pois, como vem a seguir, ela ficará desolada para sempre.

São Jerônimo diz que em sua época, embora as ruínas das muralhas de Babilônia fossem visíveis, ainda assim o terreno cercado por elas era uma floresta de animais selvagens.

IX. Aqui há um chamado para o povo de Deus sair de Babilônia. Quando a ruína se aproxima, é prudente abandonar a cidade e refugiar-se no campo (v. 6): fujam do meio de Babilônia e entrem em algum recanto remoto, para que possam salvar suas vidas e não sejam eliminados na iniquidade dela.

Quando os juízos de Deus se espalham, é bom afastar-nos tanto quanto pudermos daqueles contra os quais eles se dirigem, como Israel se afastou das tendas de Corá. Isso concorda com o conselho que Cristo deu aos discípulos acerca da destruição de Jerusalém: que os que estiverem na Judeia fujam para os montes, Mateus 24:16.

É prudente sair do meio de Babilônia para não ser envolvido, se não por sua ruína, ao menos por seus temores (v. 45, 46): “Para que o vosso coração não desfaleça, nem temais por causa do rumor que se ouvirá na terra.”

Embora Deus lhes tivesse dito que Ciro seria seu libertador e que a destruição de Babilônia traria sua libertação, ainda assim, também lhes havia sido dito que teriam paz na paz dela. Por isso, os alarmes dados a Babilônia os assustariam; talvez não tivessem fé e reflexão suficientes para dominar esses temores. Por essa razão, são aqui aconselhados a sair de onde possam ouvir os alarmes.

Repare: aqueles que não têm graça suficiente para manter a calma diante da tentação devem ter sabedoria suficiente para se manter longe dela.

Isso, porém, não é tudo. Não é apenas prudente para eles deixar a cidade quando a ruína se aproxima; mas também é seu dever deixar a região quando a ruína se completar e forem libertados pela derrubada da prisão sobre sua cabeça.

É o que lhes é dito em v. 50, 51: vocês, israelitas, que escaparam da espada dos caldeus, seus opressores, e dos persas, que destruíram os caldeus, agora que chegou o ano da libertação, vão embora. Não fiquem parados; apressem-se de volta à sua própria terra, por mais confortavelmente instalados que estejam em Babilônia. Pois ela não é seu descanso, mas Canaã é.

  1. O profeta lhes recorda os motivos que tinham para voltar: lembrem-se do Senhor de longe, de sua presença com vocês agora, embora estejam aqui longe de sua terra natal; de sua presença com seus antepassados antes no templo, embora agora estejam longe das ruínas dele.

Repare: onde quer que estejamos, nas maiores profundezas ou nas maiores distâncias, podemos e devemos lembrar-nos do Senhor, nosso Deus. Na hora dos maiores temores e esperanças, é oportuno lembrar-nos dele.

E que Jerusalém lhes venha à mente. Embora agora esteja em ruínas, ainda assim favoreçam seu pó (Salmos 102:14). Embora poucos de vocês a tenham visto, ainda assim creiam no relato que receberam a respeito dela daqueles que choraram ao lembrar-se de Sião. E pensem em Jerusalém até chegarem à resolução de seguir para lá o mais depressa possível.

Repare: quando a cidade de nossas solenidades está fora de nossa vista, ainda assim não deve ficar fora de nossa mente. Na viagem por este mundo, será muito útil para nós lembrar-nos com frequência da Jerusalém celestial.

  1. Ele repara no desânimo que aflige os cativos que regressam (v. 51). Ao serem lembrados de Jerusalém, exclamam: estamos confundidos; não suportamos pensar nela. A vergonha cobre o nosso rosto quando a mencionam, pois ouvimos falar do descrédito do santuário, profanado e arruinado por estrangeiros. Como podemos pensar nele com algum prazer?

A isso ele responde (v. 52) que o Deus de Israel agora triunfará sobre os deuses de Babilônia, e assim aquele descrédito será removido para sempre. Repare: a perspectiva, acolhida com fé, da restauração de Jerusalém nos impedirá de sentir vergonha de suas ruínas.

X. Aqui estão as diferentes reações provocadas pela queda de Babilônia, as mesmas que vemos em relação à Babilônia do Novo Testamento, Apocalipse 18:9, 19:

  1. Alguns lamentarão a destruição de Babilônia. Ouve-se o som de um grito, uma grande gritaria vinda da cidade (v. 54), lamentando essa imensa destruição. É a voz do pranto, pois o Senhor fez calar a voz da multidão, aquela grande voz de alegria que costumava ecoar em Babilônia, v. 55.

Somos informados do que dirão em suas lamentações (v. 41): como Sesaque foi tomada, e como nos enganamos a respeito dela! Como foi surpreendida e se tornou motivo de espanto entre as nações aquela cidade que era o louvor, a glória e a admiração de toda a terra! Veja como pode cair no desprezo geral aquilo que antes todos exaltavam.

  1. Contudo, alguns se alegrarão com a queda de Babilônia, não por causa da desgraça de seus semelhantes, mas por ser ela a manifestação do justo juízo de Deus e por abrir o caminho para a libertação dos cativos do Senhor.

Por essas razões, o céu, a terra e tudo o que há neles cantarão por causa de Babilônia (v. 48). A igreja no céu e a igreja na terra darão a Deus a glória por sua justiça e repararão nela com gratidão para seu louvor. A ruína de Babilônia é o louvor de Sião.

Versículos 59 a 64

A Profecia Enviada ao Povo. (a.C. 595.)

Há muito acompanhamos o juízo de Babilônia neste capítulo e no anterior. Agora temos a conclusão de toda essa matéria.

  1. Faz-se uma cópia desta profecia, ao que parece pelo próprio Jeremias, pois seu escriba Baruque não é mencionado aqui, v. 60: Jeremias escreveu num livro todas estas palavras que aqui estão escritas contra Babilônia.

Ele recebeu esta revelação para transmiti-la a todos a quem pudesse interessar. É de grande proveito, tanto para a difusão quanto para a preservação da palavra de Deus, que ela seja escrita e que se tirem cópias da lei, dos profetas e das epístolas.

  1. A profecia é enviada a Babilônia, aos cativos que ali estavam, pelas mãos de Seraías. Ele foi para lá como acompanhante ou embaixador do rei Zedequias, no quarto ano de seu reinado, v. 59.

Foi com Zedequias, ou, conforme diz a nota à margem, em nome de Zedequias, a Babilônia. A descrição que se faz dele merece atenção: Seraías era um príncipe pacífico, um príncipe de repouso.

Tinha honra e poder, mas não era, como a maioria dos príncipes de então, impetuoso e precipitado, formando partidos, liderando facções e conduzindo tudo com furor.

Tinha temperamento sereno, buscava as coisas que promoviam a paz, procurava preservar o bom entendimento entre o rei, seu senhor, e o rei de Babilônia, e impedir que seu senhor se rebelasse.

Não perseguia os profetas de Deus, mas era um homem moderado. Zedequias foi feliz ao escolher tal homem como seu enviado ao rei de Babilônia, e Jeremias também podia confiar-lhe sua missão com segurança.

Repare: é uma verdadeira honra para os grandes homens serem pacíficos, e é sabedoria dos príncipes colocar homens assim em posições de confiança.

  1. Pede-se a Seraías que leia a profecia a seus compatriotas que já haviam sido levados ao cativeiro:

“Quando chegares a Babilônia e vires que lugar magnífico é, quão grande é a cidade, quão forte, quão rica e quão bem fortificada, serás, por isso, tentado a pensar: ‘Certamente permanecerá para sempre’.”

Assim também os discípulos, ao observarem os edifícios do templo, concluíram que nada os derrubaria senão o fim do mundo, Mateus 24:3.

“Então lerás todas estas palavras para ti mesmo e para teus amigos mais próximos, para lhes dar ânimo no cativeiro; que vejam, com os olhos da fé, o fim destes poderes ameaçadores e, com isso, consolem a si mesmos e uns aos outros.”

  1. É instruído a fazer uma declaração solene da autoridade divina e da certeza incontestável daquilo que leu, v. 62: “Então erguerás os olhos a Deus e dirás: ‘Ó Senhor! Falaste contra este lugar para eliminá-lo’.”

Isso se assemelha à declaração do anjo acerca da destruição da Babilônia do Novo Testamento. “Estas são as verdadeiras palavras de Deus”, Apocalipse 19:9. “Estas palavras são verdadeiras e fiéis”, Apocalipse 21:5.

Embora Seraías veja Babilônia florescer, depois de ler esta profecia deve prever sua queda. Em virtude dela, deve amaldiçoar sua morada, ainda que esteja lançando raízes, Jó 5:3:

“Ó Senhor! Falaste contra este lugar, e creio no que falaste: assim como sabes todas as coisas, também podes fazer todas as coisas. Pronunciaste a sentença contra Babilônia, e ela será executada.”

“Falaste contra este lugar para eliminá-lo; portanto, não invejaremos sua pompa nem temeremos seu poder.”

Quando vemos como é este mundo, quão brilhantes são suas aparências e quão lisonjeiras suas propostas, leiamos no livro do Senhor que sua forma passa. Em breve ele será eliminado e ficará desolado para sempre, e aprenderemos a olhá-lo com santo desprezo.

Observe aqui: depois de lermos a palavra de Deus, convém dirigirmos a ele, de quem é a palavra, o reconhecimento humilde e cheio de fé da verdade, justiça e bondade daquilo que lemos.

  1. Então Seraías deve atar uma pedra ao livro e lançá-lo no meio do rio Eufrates, como sinal que confirma o que nele está escrito, dizendo:

“Assim afundará Babilônia e não se levantará; pois se cansarão e sucumbirão por completo, como homens exaustos sob um fardo, sob o peso do mal que eu trarei sobre eles. Jamais poderão sacudi-lo nem livrar-se dele”, v. 63, 64.

No sinal, foi a pedra que afundou o livro, que de outro modo teria flutuado. Mas, na realidade simbolizada, foi antes o livro que afundou a pedra.

Foi a sentença divina pronunciada contra Babilônia nesta profecia que afundou aquela cidade, que parecia firme como uma pedra.

A queda da Babilônia do Novo Testamento foi representada por algo semelhante, porém muito mais grandioso, Apocalipse 18:21. Um anjo poderoso lançou uma grande pedra de moinho ao mar, dizendo: “Assim cairá Babilônia”.

Aqueles que afundam sob o peso da cólera e da maldição de Deus afundam sem possibilidade de recuperação.

As últimas palavras do capítulo selam a visão e a profecia deste livro: “Até aqui vão as palavras de Jeremias”.

Não que esta profecia contra Babilônia tenha sido a última de suas profecias, pois data do quarto ano de Zedequias, v. 59, muito antes de Jeremias concluir seu testemunho.

Mas ela é registrada por último entre suas profecias porque seria a última a se cumprir dentre todas as suas profecias contra os gentios, Jeremias 46:1. E o capítulo restante é puramente histórico e, segundo alguns, foi acrescentado por outra mão.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra