Jeremias 50
Argumento
Neste capítulo e no seguinte, temos o juízo de Babilônia, colocado por último entre as profecias de Jeremias contra os gentios porque foi o último a se cumprir. Quando o cálice da fúria de Deus passou de mão em mão, Jeremias 25:17, o rei de Sesaque, isto é, Babilônia, bebeu por último.
Babilônia foi empregada como vara na mão de Deus para castigar todas as outras nações. Agora, por fim, essa vara será lançada ao fogo.
A destruição de Babilônia por Ciro foi predita por Isaías muito antes de aquele reino atingir o auge e, agora que o atingiu, foi predita novamente por Jeremias, pois, embora nessa época ele visse aquele reino florescer como um loureiro verdejante, ainda assim, ao mesmo tempo previu que secaria e seria cortado.
As profecias de Isaías acerca da destruição de Babilônia e da libertação de Israel dali parecem destinadas a tipificar os triunfos evangélicos de todos os crentes sobre os poderes das trevas e a grande salvação realizada por nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim também as profecias de Jeremias sobre os mesmos acontecimentos parecem destinadas a apontar para os triunfos apocalípticos da igreja do evangelho nos últimos dias sobre a Babilônia do Novo Testamento.
Muitas passagens do Apocalipse foram tiradas daqui. Como o reino de Babilônia era muito maior e mais forte que qualquer dos reinos contra os quais se profetiza aqui, a sua queda foi mais considerável em si mesma.
E Babilônia havia oprimido o povo de Deus mais do que qualquer dos outros reinos. Por isso, para consolar os cativos, o profeta discorre extensamente sobre esse assunto. Aquilo que antes fora predito muitas vezes em termos gerais (Jeremias 25:12; 27:7) é aqui descrito com mais pormenores, tanto com grande ardor quanto com grande luz profética.
Os terríveis juízos que Deus reservava para Babilônia e as bênçãos gloriosas que reservava para o seu povo cativo ali aparecem entremeados e alternados na profecia deste capítulo. Babilônia foi destruída para abrir caminho ao retorno dos cativos do povo de Deus. Aqui está:
I. A ruína de Babilônia, vv. 1-3, 9-16, 21-32 e 35-46.
II. A redenção do povo de Deus, vv. 4-8, 17-20 e 33, 34.
Postas uma diante da outra, é fácil dizer com quem cada um escolheria partilhar a sorte: com os babilônios perseguidores, que, embora agora vivam em esplendor, estão reservados para tamanha ruína, ou com os israelitas perseguidos, que, embora agora estejam em servidão, estão reservados para tamanha glória.
Versículos 1 a 8
O Juízo de Babilônia. (a.C. 595.)
I. Aqui se pronuncia uma palavra contra Babilônia por aquele cujas obras concordam todas com a sua palavra e de cujas palavras nenhuma cai por terra. O rei de Babilônia havia tratado Jeremias com muita bondade; ainda assim, o profeta devia predizer a ruína daquele reino, pois os profetas de Deus não devem ser governados por favor nem por afeição.
Sejam quem forem os nossos amigos, se, apesar disso, forem inimigos de Deus, não ousamos anunciar-lhes paz.
- A destruição de Babilônia é mencionada aqui como fato consumado, v. 2. Que seja anunciada às nações como notícia, notícia verdadeira, notícia grandiosa e notícia que interessa a todas elas. Que hasteiem a bandeira, como é costume nos dias de triunfo, para torná-la conhecida. Que todo o mundo repare nisso: “Babilônia foi tomada”.
Que Deus receba a honra por isso e o seu povo receba o consolo disso; portanto, não o escondam. Cuidem para que se saiba, a fim de que o Senhor seja conhecido pelos juízos que executa, Salmos 9:16.
- A destruição é mencionada como fato plenamente consumado. Pois: (1.) Os próprios ídolos de Babilônia, que o povo protegeria com todo o zelo possível e dos quais esperava proteção, serão destruídos. Bel e Merodaque eram as duas principais divindades deles; serão envergonhados, e suas imagens serão despedaçadas.
(2.) A terra será devastada, v. 3, por uma nação vinda do norte: da Média, situada ao norte de Babilônia, e da Assíria, por onde Ciro desceu sobre ela. Dali virá a nação que tornará desolada a sua terra.
A terra deles ficava ao norte das terras que destruíram; por isso, estas eram ameaçadas com um mal vindo do norte: Omne malum ab aquilone — todo mal vem do norte. Deus, porém, encontrará nações ainda mais ao norte para atacar Babilônia. A pompa e o poder da Roma antiga foram derrubados por povos do norte, os godos e os vândalos.
II. Aqui se pronuncia uma palavra em favor do povo de Deus e para seu consolo, tanto dos filhos de Israel quanto dos de Judá, pois muitos das dez tribos se uniram aos das duas tribos no retorno de Babilônia. Agora, aqui:
- Promete-se que voltarão primeiro para o seu Deus e depois para a sua própria terra. A promessa de sua conversão e reforma é a que abre caminho a todas as demais promessas, v. 4, 5.
(1.) Lamentarão pelo Senhor, como toda a casa de Israel fez nos dias de Samuel, 1 Samuel 7:2; seguirão chorando. Essas lágrimas não procedem da tristeza do mundo, como as que derramaram ao ir para o cativeiro, mas da tristeza segundo Deus. São lágrimas de arrependimento pelo pecado e lágrimas de alegria pela bondade de Deus, ao raiar o dia de sua libertação.
Ao que parece, o raiar do dia de sua libertação faz mais para levá-los a lamentar o pecado do que todas as calamidades de seu cativeiro. Ele consegue conduzi-los ao arrependimento quando as outras não conseguiram impeli-los a ele. Repare: é bom sinal de que Deus se aproxima de um povo por caminhos de misericórdia quando esse povo começa a ser tocado ternamente sob a sua mão.
(2.) Perguntarão pelo Senhor. Não sucumbirão às suas tristezas, mas se empenharão em encontrar consolo onde ele pode ser obtido: irão chorando em busca do Senhor, seu Deus. Quem busca o Senhor deve buscá-lo com tristeza, como os pais de Cristo o buscaram, Lucas 2:48.
E quem está triste deve buscar o Senhor. Assim sua tristeza logo se transformará em alegria, pois ele será encontrado por aqueles que o buscam desse modo. Buscarão o Senhor como o seu Deus e, agora, não terão mais nada a ver com os ídolos.
Quando souberem que os ídolos de Babilônia foram envergonhados e quebrados, será o momento oportuno para perguntar pelo seu próprio Deus e voltar para aquele que vive para sempre. Por isso os homens são enganados pelos falsos deuses: para que dependam somente do Deus verdadeiro.
(3.) Pensarão em voltar novamente para sua própria terra. Pensarão nisso não só como uma misericórdia, mas como um dever, pois somente ali está o santo monte Sião, onde antes ficava a casa do Senhor, seu Deus, v. 5: “Perguntarão pelo caminho de Sião com o rosto voltado para lá”.
Sião era a cidade de suas solenidades; muitas vezes pensaram nela nas profundezas de seu cativeiro, Salmos 137:1. Agora, porém, a ruína de Babilônia lhes dava alguma esperança de libertação, e não falam de outra coisa senão de voltar a Sião. Antes, o seu coração já estava ali; agora, voltam também o rosto para lá.
Anseiam por chegar; partem para Sião e resolvem não se deter antes de alcançá-la. A viagem é longa e não conhecem o caminho, mas perguntarão por ele, pois avançarão até chegar a Sião. Assim como estão decididos a não voltar atrás, assim também têm zelo por não errar o caminho.
Isso representa o retorno das pobres almas a Deus. O céu é a Sião que têm por destino; nele puseram o coração, para ele voltaram o rosto e, por isso, perguntam pelo caminho que leva até lá.
Não perguntam pelo caminho do céu enquanto voltam o rosto para o mundo; tampouco voltam o rosto para o céu e seguem ao acaso, sem perguntar pelo caminho. Mas em todos os verdadeiros convertidos há tanto o desejo sincero de alcançar o destino quanto o zelo constante por permanecer no caminho.
É uma visão bendita ver pessoas perguntarem assim pelo caminho do céu com o rosto voltado para lá.
(4.) Renovarão sua aliança para andar mais perto de Deus no futuro: “Vinde, e unamo-nos ao Senhor numa aliança perpétua”. Haviam quebrado a aliança com Deus e, na prática, se separado dele; agora, porém, resolvem unir-se a ele novamente, comprometendo-se de novo a pertencer-lhe.
Assim, quando os desviados voltam, devem praticar suas primeiras obras e renovar a aliança que fizeram inicialmente. Ela deve ser uma aliança perpétua, que nunca seja quebrada; para isso, nunca deve ser esquecida, pois a devida lembrança dela será o meio para a sua devida observância.
- Lamenta-se que sua situação presente seja muito triste e há muito tempo assim: “Meu povo”, pois Deus os reconhece como seus agora que voltam para ele, “tem sido ovelhas perdidas (v. 6); foram de montanha a colina, levados apressadamente de um lugar a outro, e não conseguiam encontrar pasto.”
“Esqueceram seu lugar de descanso em sua própria terra e não conseguem achar o caminho de volta.”
O que agravava sua miséria era: (1.) terem sido desviados por seus próprios pastores, seus próprios príncipes e sacerdotes. Estes os afastaram de seu dever e assim provocaram Deus a expulsá-los de sua própria terra.
Um povo está em má situação quando seus líderes o levam a errar, quando aqueles que deveriam guiá-lo, protegê-lo e promover seus interesses se tornam seus traidores.
(2.) terem ficado expostos, em suas andanças, aos animais de rapina, que se julgavam com direito sobre eles como coisas perdidas e errantes sem dono, v. 7. Como acontece às ovelhas desgarradas, “todos os que os encontraram os devoraram” e fizeram deles presa.
Quando lhes causavam as maiores injúrias, zombavam deles, dizendo que era o que seus próprios profetas muitas vezes lhes haviam anunciado que mereciam. Isso estava longe de justificar os que lhes faziam mal; mesmo assim, escarneciam deles com esta desculpa: “Não pecamos, porque eles pecaram contra o Senhor”.
Mas não podiam alegar que o povo havia pecado contra eles. Veja também que ideia os adversários tinham do Senhor contra quem o povo havia pecado: não o consideravam o único Deus verdadeiro e vivo, mas apenas a habitação da justiça e a esperança dos seus pais.
Na opinião deles, o povo havia desprezado o templo e a tradição de seus antepassados e, portanto, merecia sofrer aquelas coisas duras. Contudo, abandonar a habitação da justiça e aquele que era a esperança dos seus pais de fato agravava o pecado do povo e justificava a Deus, embora não justificasse seus adversários pelo que lhes fizeram.
- São chamados a partir depressa, tão logo a porta da liberdade lhes fosse aberta (v. 8): “Saí não apenas das fronteiras, mas do meio de Babilônia. Por mais bem instalados que estejais ali, não penseis em estabelecer-vos ali, mas apressai-vos para Sião e sede como os bodes à frente dos rebanhos.”
“Contendei para ver quem irá à frente, quem conduzirá uma obra tão boa.”
Um bode tem um caminhar garboso, Provérbios 30:31, porque segue à frente. É belo mostrar prontidão numa boa obra e dar aos outros um bom exemplo.
Versículos 9 a 20
O Juízo de Babilônia. (a.C. 595.)
Por meio de seu profeta, Deus prossegue aqui na sua contenda com Babilônia, como depois fará pela sua providência. Observe:
I. A comissão e a ordem dadas aos instrumentos que deviam ser empregados para destruir Babilônia. O exército que fará isso é chamado “reunião de grandes nações” (v. 9): os medos, os persas e todos os seus aliados e auxiliares. É chamado reunião porque foi formado ordenadamente pela vontade e pelo conselho divinos para executar essa sentença.
Deus os levantará para essa tarefa, os inclinará a ela e os preparará para esse serviço. Depois os fará subir, pois todos os seus movimentos estão sob sua condução e direção. Ele dará a palavra de comando e lhes ordenará que se ponham em formação contra Babilônia (v. 14); então eles se porão em formação (v. 9), pois o que Deus designa que seja feito será feito.
Por isso, ela será tomada depressa. Desde o primeiro acampamento diante dela, continuarão ganhando terreno até tomá-la.
Deus lhes ordenará que atirem contra ela e não poupem flechas (v. 14). Então “suas flechas serão como as de um homem forte e experiente”, que possui tanto habilidade quanto força, bom olho e boa mão (v. 9); “nenhuma voltará em vão”. Quando Deus dá a comissão, dará o êxito.
Ou melhor: não lhes é ordenado apenas atirar contra a cidade (v. 14), mas também gritar contra ela (v. 15), com um grito triunfante, como quem já tem certeza da vitória. Aqueles a quem Deus dirige para atirar podem fazê-lo gritando, pois certamente não errarão o alvo.
II. A própria desolação e destruição que virá sobre Babilônia. Ela é aqui apresentada por uma grande variedade de expressões:
As riquezas de Babilônia serão presa valiosa e fácil para os conquistadores (v. 10): A Caldeia será despojo para todos os seus destruidores, que se enriquecerão saqueando-a. E, por estranho que pareça, “todos os que a saquearem ficarão satisfeitos”. Haverá tanto que até eles próprios dirão que têm o bastante.
A terra de Babilônia ficará despovoada e desabitada. “Será completamente desolada” (v. 13), a ponto de todos os que passarem triunfarem com sua queda e, em vez de se compadecerem deles, assobiarem diante de todas as suas pragas, v. 13.
Os antepassados deles se envergonharão da covardia deles, por fugirem diante do primeiro ataque (v. 12). Ou então: “Vossa mãe”, a própria Babilônia, a cidade-mãe, “ficará perplexa” ao se ver abandonada por aqueles que deveriam tê-la guardado.
Assim, as primeiras gerações de cristãos podem, com justiça, ficar perplexas e envergonhadas ao ver quão diferentes delas são as gerações posteriores e quão lamentavelmente degeneraram. E nenhum pecado traz sobre pessoas ou povos uma ruína mais certa e mais dolorosa que a apostasia.
Os grandes admiradores de Babilônia a verão reduzida a algo muito desprezível. Ela será o último dos reinos, a própria cauda das nações: “um ermo, uma terra seca, um deserto”, v. 12. A terra que era populosa ficará despovoada; aquela que era enriquecida por um solo fértil se tornará estéril.
A grande cidade, capital do reino, será inteiramente arruinada. Seus fundamentos ruíram, e por isso suas muralhas são derrubadas. Pois como podem as muralhas permanecer de pé quando a vingança divina está à porta e abala até os fundamentos? É a vingança do Senhor, contra a qual nada pode contender, seja em juízo, seja em batalha.
Não restarão em Babilônia nem mesmo os pobres da terra para cultivar vinhas e lavrar campos, como restaram em Israel (v. 16). O semeador será eliminado de Babilônia, e o que maneja a foice. A terra ficará tão vazia de gente que ninguém cultivará o solo nem recolherá seus frutos.
Chegará a colheita, e não haverá ceifeiros. Chegará a época da semeadura, mas não haverá semeador. Deus fará a parte dele, mas não haverá homens para fazerem a deles.
- Todas as forças auxiliares contratadas para o serviço de Babilônia a abandonarão, como os mercenários muitas vezes fazem quando o perigo se aproxima (v. 16): “Por medo da espada opressora, cada um voltará para o seu povo”. Isso já havia sido ameaçado contra o Egito, Jeremias 46:16.
III. A causa que trouxe e provocou essa destruição. Ela vem do desagrado de Deus. É por causa da cólera do Senhor que Babilônia ficará completamente desolada (v. 13), e a cólera de Deus é justa, pois ela “pecou contra o Senhor” (v. 14). Por isso, “não poupeis flechas”. Repare: o pecado faz dos homens um alvo para as flechas dos juízos de Deus.
Havia muita idolatria e imoralidade em Babilônia. Ainda assim, não são elas apontadas como motivo do desagrado de Deus, mas as injúrias que os babilônios fizeram ao povo de Deus, por um princípio de inimizade contra eles como povo dele.
Foram os destruidores da herança de Deus (v. 11). De fato, Deus os usou nisto para a necessária correção do seu povo; mesmo assim, isso lhes é imputado como crime grave, pois não tinham outro desígnio senão a destruição completa dele.
- Aquilo que fizeram contra Jerusalém, fizeram com prazer (v. 11): “Estáveis alegres, vós vos regozijais.” Deus não aflige os de seu povo de bom grado e, portanto, leva muito a mal que os instrumentos que emprega os aflijam de bom grado.
Quando Tito Vespasiano destruiu Jerusalém, chorou por ela; estes caldeus, porém, triunfaram sobre ela.
- Usaram os despojos de Jerusalém para alimentar seu próprio luxo: “Engordastes como a novilha no pasto e mugis como touros; vossa conquista de Jerusalém vos tornou muito desenfreados e orgulhosos, à vontade convosco mesmos e temíveis para todos ao redor de vós; e por isso deveis ser despojo.”
Os que assim engoliram riquezas terão de vomitá-las de novo. Por isso, deram sua mão (v. 15): renderam-se ao conquistador e cederam mansamente, de modo que agora vocês podem vingar-se dela; agora vocês podem fazer represálias e tratá-la como ela tratou os outros.
- Não visavam a nada menos que a ruína completa do Israel de Deus. “Israel é uma ovelha dispersa”, como antes (v. 6), contra a qual não apenas cães latem e a atormentam, mas até leões, os adversários mais poderosos, rugiram e a expulsaram, v. 17.
Um rei da Assíria levou completamente embora as dez tribos e as devorou. Outro invadiu Judá, saqueou-o e o empobreceu, arrancando o velo e a carne dessa pobre ovelha.
E agora, por fim, este Nabucodonosor, o terror e a praga de todos os seus vizinhos, aproveitou-se da condição humilhada a que Israel fora reduzido. Caiu sobre ele e lhe quebrou os ossos; arruinou-o completamente. Por isso, o rei de Babilônia deve ser castigado como foi o rei da Assíria, v. 18.
Repare: aqueles que seguem e levam adiante os pecados de seus antecessores devem esperar ser perseguidos e processados pelas pragas deles. Se fazem o que eles fizeram, sofram o que eles sofreram.
IV. A misericórdia prometida ao Israel de Deus, que não apenas acompanhará a destruição de Babilônia, mas resultará dela:
Deus fará voltar os cativos de Israel. Serão libertados da servidão e levados de volta à sua própria morada, como ovelhas dispersas que retornam ao seu próprio aprisco, v. 19. Ainda conservavam o direito à terra de Canaã; ela continuava sendo sua morada. A interrupção de sua posse não era a destruição de seu direito. Agora, porém, recuperarão o desfrute da terra.
Deus restaurará sua prosperidade. Não só viverão, mas viverão confortavelmente de novo na sua própria terra. Alimentar-se-ão no Carmelo e em Basã, as regiões mais ricas e férteis do país.
Essas ovelhas serão reunidas dos desertos pelos quais se espalharam e postas novamente em bons pastos. Sua alma ficará satisfeita com eles, embora cheguem famintas, depois de tanto tempo tendo porções limitadas, vivendo apertadas e sendo mantidas com escassez. Ainda assim, encontrarão o bastante para se saciar e terão coração para se saciar com isso.
Perguntaram pelo caminho de Sião (v. 5), onde Deus deveria ser servido e adorado. Era esse o principal objetivo de seu retorno. Deus, porém, não apenas os levará para lá; também os levará ao Carmelo e a Basã, onde se alimentarão fartamente.
Repare: os que voltam para Deus e para o seu dever encontrarão nisso a verdadeira satisfação da alma. Os que buscam primeiro o reino de Deus e a sua justiça, visando estabelecer sua morada em Sião, o monte santo, receberão também as outras coisas, até todos os consolos de Efraim e Gileade, os montes férteis.
- Deus perdoará a iniquidade deles; essa é a raiz de todo o resto (v. 20): “Naqueles dias se buscará a iniquidade de Israel, e nenhuma haverá”. Não apenas serão retiradas as punições de sua iniquidade; a ofensa que ela causou a Deus será esquecida, e ele se reconciliará com eles.
O pecado deles estará diante de Deus como se nunca tivesse existido. Será apagado como uma nuvem, cancelado como uma dívida, lançado para trás das suas costas. Ou melhor: será lançado na profundidade do mar. Não continuará selado entre os tesouros de Deus, nem correrá risco de aparecer de novo ou levantar-se contra eles.
Isso mostra quão plenamente Deus perdoa o pecado: ele não se lembra mais dele. Repare: os livramentos das tribulações são então consolos de fato quando são frutos do perdão do pecado, Isaías 38:17.
Judá e Israel foram tão plenamente perdoados quando voltaram de Babilônia que se diz terem “recebido da mão do Senhor o dobro por todos os seus pecados”, Isaías 40:2. Isso também pode incluir uma reforma completa de seu coração e de sua vida, assim como a plena remissão de seus pecados.
Se alguém procurar ídolos ou costumes idólatras entre eles depois do retorno, não haverá nenhum, não os encontrará. Sua escória será completamente expurgada, e por isso se verá que sua culpa também o foi. Pois “perdoarei àqueles que eu reservar; serei propício a eles”, assim é a palavra, e isso deve ocorrer por meio daquele que é a grande propiciação.
Repare: aqueles cujos pecados Deus perdoa ele reserva para algo muito grande; pois aos que justifica, glorifica.
Versículos 21 a 32
O Juízo de Babilônia. (a.C. 595.)
Aqui:
- As tropas são reunidas e comissionadas para destruir a Babilônia; tudo é preparado para o ataque contra esse reino poderoso. “Subi contra aquela terra por Merataim”, a região dos Mardi, que se estendia em parte pela Assíria e em parte pela Armênia.
“E ide para junto dos habitantes de Pecode”, outro país mencionado em Ezequiel 23:23, que Ciro atravessou a caminho da Babilônia. As tropas de Ciro são chamadas a marchar contra a Babilônia (v. 21) e a vir contra ela desde a fronteira mais distante.
Que todos se reúnam, pois haverá tanto trabalho quanto pagamento suficientes para todos (v. 26). A distância não deve impedi-los de participar dessa campanha.
Os arqueiros, em especial, devem ser convocados contra a Babilônia (v. 29). Assim, “o Senhor abriu seu arsenal” (v. 25), seu tesouro, assim é a palavra.
E “retirou as armas de sua indignação”, como os grandes príncipes retiram de seus arsenais e depósitos todos os suprimentos necessários aos seus exércitos quando empreendem alguma grande expedição.
Agora, a Média e a Pérsia são o arsenal de Deus; dali ele tira as armas de sua cólera: Ciro, seus altos oficiais e seus exércitos, que usará para destruir a Babilônia.
Repare: os grandes homens não passam de instrumentos que o grande Deus usa para cumprir seus próprios propósitos. Ele dispõe de muitos instrumentos, tem-nos sob seu comando e mantém seus arsenais prontos para serem abertos conforme a necessidade.
Esta é a obra do Senhor Deus dos Exércitos. Repare: quando Deus tem uma obra a realizar, mostrará que é o Deus dos Exércitos e não lhe faltarão instrumentos para executá-la.
- São-lhes dadas instruções sobre o que devem fazer. Em geral: “Faze conforme tudo o que te ordenei”, v. 21. Foi dito a respeito de Ciro (Isaías 44:28): “Ele realizará toda a minha vontade”, em sua campanha contra a Babilônia.
Devem devastar e destruir completamente no encalço deles; quando tiverem destruído uma vez, devem passar sobre eles novamente ou destruir sua posteridade, que viria depois deles. Devem abrir seus depósitos (v. 26), saquear seus tesouros e voltar contra ela sua própria artilharia.
Devem reduzi-la a montões: que toda a riqueza e o esplendor da Babilônia sejam ajuntados com pás num montão de ruínas e entulho. “Pisai-a como montões”, como diz a nota marginal, “e destruí-a por completo”. Vejam quão pouco o grande Deus valoriza aquilo que os homens tanto valorizam e por que tanto valorizam a si mesmos.
Seus príncipes e grandes homens, gordos e corpulentos, cairão pela espada, não como guerreiros em batalha, que chamamos de leito de honra, mas como animais sob o cutelo do açougueiro (v. 27): “Abatei todos os seus novilhos”, todos os seus homens poderosos; que desçam de modo estúpido e insensível, como um boi ao matadouro.
Ai deles! Seu caso é ainda mais triste por não perceberem o que lhes acontece. Chegou o dia de sua queda, o momento em que prestarão contas, e eles nem sabem.
- É-lhes garantido que terão êxito. Que façam o que Deus ordena e cumprirão o que ele ameaça. Uma grande destruição será realizada (v. 21). A Babilônia ficará desolada (v. 23); nesse dia, seus jovens e todos os seus guerreiros serão eliminados, eles que deveriam tê-la defendido (v. 30).
Deus está contra ela (v. 31); preparou-lhe uma armadilha (v. 24) e planejou essa expedição para apanhá-la de surpresa, como uma ave presa no laço. Sem dúvida, Ciro conseguirá o intento, pois luta sob a direção de Deus.
Deus acenderá um fogo nas cidades da Babilônia (v. 32). Quem poderá resistir diante dele quando se ira ou apagar o fogo que acendeu?
- São apresentados os motivos desse severo tratamento da Babilônia. Os que são empregados nessa guerra podem, se quiserem, conhecer seus fundamentos e convencer-se de sua justiça, como convém a todos os que são chamados para esse trabalho.
(1.) A Babilônia havia sido muito perturbadora, vexatória e injuriosa com todos os seus vizinhos. Era o martelo de toda a terra (v. 23), golpeando, derrubando e despedaçando todas as nações, de perto e de longe. Já fez isso por tempo demais; agora é hora de ser quebrada e despedaçada.
Repare: mais cedo ou mais tarde, o Deus das nações defenderá os direitos violados das nações contra quem os invade injusta e violentamente. O Deus de toda a terra quebrará o martelo de toda a terra.
(2.) A Babilônia desafiou o próprio Deus: “Tu contendeste contra o Senhor (v. 24), entraste em litígio com ele”, como significa a palavra, “num processo ou batalha; opuseste-te abertamente a ele, estabeleceste rivais contra ele, levantaste rebelião contra ele; por isso és agora encontrada e apanhada, como num laço.”
Repare: aqueles que contendem contra o Senhor logo descobrirão que têm um adversário mais forte.
(3.) A Babilônia arruinou Jerusalém, a cidade santa, e o templo santo que havia nela; agora terá de prestar contas por isso. Esta é a proclamação feita em Sião no dia do castigo da Babilônia: é “a vingança do Senhor, nosso Deus, a vingança do seu templo”, v. 28.
O incêndio do templo e o transporte de seus utensílios eram artigos da acusação contra Babilônia em que se punha mais peso do que no fato de ser o martelo de toda a terra, pois Sião era a alegria e a glória de toda a terra.
Repare: qualquer injustiça feita à igreja de Deus, seu templo no mundo, certamente será cobrada; nenhuma vingança será mais severa nem mais pesada que a vingança do templo.
(4.) A Babilônia foi muito arrogante e insolente e, por isso, cairá. É glória de Deus olhar para os orgulhosos e humilhá-los (Jó 40:11). “Estou contra ti, ó tu, a mais orgulhosa!”, v. 31, e novamente v. 32. “Tu, orgulho”, assim é a palavra, tão orgulhosa quanto o próprio orgulho.
Repare: o orgulho do coração dos homens põe Deus contra eles e os amadurece depressa para a ruína, pois Deus resiste aos orgulhosos e os derrubará.
“O mais orgulhoso tropeçará e cairá”; cairão menos porque outros os derrubem do que por tropeçarem eles mesmos. Andam de cabeça tão erguida que nunca olham sob os seus pés, para escolher seu caminho e evitar os obstáculos, e acabam caminhando sem cuidado.
O orgulho da Babilônia inevitavelmente será sua ruína: ela se orgulhou contra o Senhor, contra o Santo de Israel (v. 29), insultando-o ao insultar seu povo. Fez dele seu inimigo e, por isso, quando cair, ninguém a levantará (v. 32). Quem poderá erguer aqueles que Deus derrubará?
Versículos 33 a 46
O Juízo de Babilônia. (a.C. 595.)
Nestes versículos, temos:
I. Os sofrimentos de Israel e sua libertação desses sofrimentos. Deus repara na servidão de seu povo em Babilônia como reparou em sua servidão no Egito; certamente a viu e ouviu seu clamor. “Israel e Judá foram oprimidos juntos” (v. 33).
Ao que parece, quando os reinos da Assíria e da Caldeia se uniram, os remanescentes dos cativos das dez tribos vieram e se mesclaram aos das duas tribos e mesclaram suas lágrimas com as deles. Assim, foram oprimidos juntos.
Suplicavam humildemente por sua liberdade, e isso era tudo. Não podiam fazer coisa alguma para conquistá-la, pois todos os que os haviam levado cativos os mantinham firmemente presos e eram fortes demais para eles.
Mas este é seu consolo na aflição: embora sejam fracos, “seu Redentor é forte” (v. 34). Ele é seu Vingador (é esse o sentido da palavra) e tem direito sobre eles; reivindicará seu direito e fará valer sua reivindicação.
Ele é mais forte que seus inimigos que os mantêm presos. Pode vencer toda a força levantada contra eles e infundir força em seu próprio povo, por mais fraco que esteja. Seu nome é Senhor dos Exércitos, e ele fará jus a esse nome. Mostrará ser o que seu povo diz que ele é e será para eles tudo aquilo que esperam dele.
Repare: é consolo indizível para o povo de Deus que, embora tenha exércitos contra si, tenha a seu favor o Senhor dos Exércitos. Ele defenderá plenamente a causa desse povo; sim, defenderá sua causa, defenderá com zelo e eficácia, defenderá e vencerá, para dar descanso à terra, à terra do seu povo, descanso de todos os inimigos ao redor.
Isso se aplica a todos os crentes que se queixam do domínio do pecado e da corrupção e de sua própria fraqueza e numerosas enfermidades. Saibam que seu Redentor é forte. Ele é capaz de guardar aquilo que lhe confiam e defenderá sua causa.
O pecado não terá domínio sobre eles. Ele os libertará, e serão de fato livres. Dar-lhes-á descanso, aquele descanso que permanece para o povo de Deus.
II. O pecado de Babilônia e o castigo por esse pecado:
- Os pecados de que ela é acusada aqui são a idolatria e a perseguição:
(1.) Oprimiram o povo de Deus; mantinham-nos presos e não queriam deixá-los ir. Não abriram a casa dos prisioneiros dele, Isaías 14:17. Essa era a desavença de Deus com eles, como antigamente com Faraó. Ele pagou caro por isso, mas eles não aceitaram o aviso.
Os habitantes de Babilônia devem ser perturbados (v. 34) porque perturbaram o povo de Deus, cuja honra e cujo consolo ele defende com zelo. Por isso, retribuirá com tribulação aos que os afligem, assim como dará descanso aos afligidos, 2 Tessalonicenses 1:6, 7.
(2.) Fizeram mal ao próprio Deus e o roubaram, dando a outros a glória que só a ele pertence, pois (v. 38) “é a terra das imagens de escultura”. Todas as partes do país estavam cheias de ídolos, e o povo era louco por eles: amava-os e os adorava cegamente.
Não se importavam com o custo nem com o trabalho necessários para adorá-los; eram incansáveis em prestar-lhes culto. Em tudo isso, estavam miseravelmente iludidos e agiam como pessoas fora de si. Praticavam a idolatria sem razão nem discernimento, como homens tomados de completo furor.
A palavra aqui usada para ídolos significa propriamente terrores: Emim, nome dado a gigantes temíveis, pois os babilônios faziam as imagens de seus deuses parecerem assustadoras, para aterrorizar os insensatos e as crianças. Seus ídolos eram espantalhos, e ainda assim os adoravam cegamente.
Babilônia era a mãe das prostitutas, Apocalipse 17:5, a fonte da idolatria. Repare: é a maior loucura do mundo fazer de qualquer criatura um deus. Os que se ensoberbecem contra o Senhor, o Deus verdadeiro, são justamente entregues a fortes ilusões, ficando loucos por ídolos incapazes de lhes trazer benefício.
Essa loucura, porém, é maldade, pela qual os pecadores prestarão contas com toda a certeza e severidade.
- Os juízos de Deus contra eles por esses pecados os devastarão e arruinarão completamente:
(1.) Tudo o que deveria defendê-los e sustentá-los será eliminado pela espada. Durante muito tempo, os caldeus foram a espada de Deus, com a qual ele executou juízo sobre as nações pecadoras ao redor. Agora, porém, como eles são tão maus quanto qualquer uma delas, ou piores, uma espada é trazida contra eles, até contra os habitantes de Babilônia (v. 35): uma espada de guerra.
E, como está na mão de Deus, enviada e dirigida por ele, é uma espada da justiça. Ela virá:
[1.] Contra seus príncipes. Cairão por ela, e nem sua dignidade, riqueza ou poder os protegerão.
[2.] Contra seus sábios, seus filósofos, estadistas e conselheiros particulares. Nem seu saber nem sua política os protegerão ou serão de alguma utilidade pública.
[3.] Contra seus adivinhos e astrólogos, chamados aqui de “mentirosos” (v. 36), pois praticavam embustes com suas previsões de paz e prosperidade. A espada contra eles os fará delirar, de modo que falarão como tolos e serão como homens que perderam todo o juízo.
Repare: Deus tem uma espada capaz de alcançar a alma, afetar a mente e submeter os homens a pragas espirituais.
[4.] Contra seus homens valentes. Uma espada virá sobre o ânimo deles. Mesmo que não sejam abatidos, ainda assim ficarão aterrorizados e deixarão de ser homens valentes. De que lhes servirão as mãos quando o coração lhes falhar?
[5.] Contra suas forças militares (v. 37). A espada virá sobre seus cavalos e carros. Os invasores se apoderarão de todo o seu material de guerra: tomarão para si seus cavalos e carros, ou os destruirão. As tropas de outras nações a seu serviço perderão completamente a coragem. O povo mesclado se tornará tão fraco e medroso quanto mulheres.
[6.] Contra seu erário. A espada virá sobre seus tesouros, que são os nervos da guerra. Serão roubados e usados pelo inimigo contra eles. Vejam quanta destruição a espada causa por toda parte quando vem com uma comissão.
(2.) A terra ficará desolada (v. 38): as águas secarão, a água que protege a cidade. Ciro desviou o rio Eufrates para tantos canais que ele se tornou transitável para seu exército. Assim, chegaram com facilidade às muralhas de Babilônia, que, segundo se pensava, o rio tornava inacessíveis.
“Também secarão as águas que tornavam a terra fértil. Ela se tornará estéril e deixará de ser habitada por seres humanos; apenas as feras do deserto viverão ali”, v. 39. Isso havia sido predito acerca de Babilônia, Isaías 13:19-21. Ela se tornará como Sodoma e Gomorra, v. 40.
O mesmo havia sido predito acerca de Edom, Jeremias 49:18. Assim como os caldeus haviam devastado Edom, assim eles próprios serão devastados.
(3.) A invasão inimiga lançará o rei e o reino em extrema confusão e consternação, vv. 41-43. Todas as expressões usadas aqui para descrever o poder temível dos invasores, os terrores com que se apresentarão e o grande pavor que causarão tanto na corte quanto no país já apareceram antes, em Jeremias 6:22-24, acerca da invasão caldeia de Judá.
A batalha descrita ali como sendo “contra ti, ó filha de Sião!” aqui é descrita como sendo “contra ti, ó filha de Babilônia!” Isso mostra que receberão de volta na mesma moeda. Deus pode encontrar pessoas que causem terror e destruição aos que causam terror e destruição aos outros.
Os que trataram outros com crueldade e não mostraram misericórdia podem esperar tratamento cruel e nenhuma misericórdia.
Há apenas uma diferença entre essas passagens. Ali se diz: “Ouvimos a notícia e nossas mãos enfraquecem”. Aqui se diz: “O rei de Babilônia ouviu o relato, e suas mãos enfraqueceram”. Isso indica que aquele príncipe orgulhoso e ousado, no dia de sua aflição, ficará tão fraco e desalentado quanto os mais humildes israelitas ficaram no dia da aflição deles.
(4.) Que serão tão feridos quanto amedrontados, pois o invasor subirá como um leão para despedaçar e destruir (v. 44) e deixará desolados os babilônios e sua morada (v. 45). A desolação será tão espantosa que todas as nações ao redor se aterrorizarão com ela, v. 46.
Já vimos esses três versículos, Jeremias 49:19-21, na profecia da destruição de Edom, cumprida pelos caldeus. Eles são aqui repetidos, mutatis mutandis — com algumas alterações necessárias —, na profecia da destruição de Babilônia, que se cumpriria contra os caldeus.
Isso mostra que, embora as distribuições da Providência possam parecer desiguais por algum tempo, suas retribuições serão iguais no fim: “quando acabares de saquear, serás saqueado”, Isaías 33:1; Apocalipse 13:10.