Jeremias 46
Argumento
Na profecia e na história anteriores vimos como o julgamento começou pela casa de Deus. Agora veremos que não terminou ali. Neste capítulo e nos seguintes há predições da devastação das nações vizinhas, causada em grande parte pelo rei da Babilônia, até que, por fim, a própria Babilônia é chamada a prestar contas.
A profecia contra o Egito vem primeiro e ocupa todo este capítulo. Nele temos:
I. Uma profecia sobre a derrota do exército de Faraó Neco pelas forças caldeias em Carquemis, cumprida pouco depois, no quarto ano de Jeoaquim, vv. 1-12.
II. Uma profecia sobre a invasão que Nabucodonosor faria à terra do Egito e sobre seu êxito, cumprida alguns anos depois da destruição de Jerusalém, vv. 13-26.
III. Uma palavra de consolo para o Israel de Deus em meio àquelas calamidades, vv. 27-28.
Versículos 1 a 11
O Julgamento do Egito. (a.C. 608.)
O primeiro versículo serve de título à parte seguinte do livro, que trata das nações vizinhas. É a palavra do Senhor que veio a Jeremias contra os gentios. Deus é Rei e Juiz das nações; conhece aqueles que não o conhecem nem lhe dão atenção e os chamará a prestar contas.
Tanto Isaías como Ezequiel profetizaram contra essas nações às quais Jeremias dirige mensagens próprias, tratando dos mesmos acontecimentos. No Antigo Testamento temos a palavra do Senhor contra os gentios; no Novo, a palavra do Senhor para os gentios, de modo que os que estavam longe foram trazidos para perto.
Jeremias começa pelo Egito, porque os egípcios haviam sido opressores de Israel no passado e, mais recentemente, enganadores dos que neles confiaram.
Nestes versículos, anuncia que Nabucodonosor derrotará o exército de Faraó Neco no quarto ano de Jeoaquim. A vitória do rei da Babilônia foi tão completa que ele recuperou tudo o que pertencia ao rei do Egito, desde o rio do Egito até o Eufrates.
Enfraqueceu-o de tal modo que ele nunca mais saiu de sua terra, como vemos em 2 Reis 24:7. Assim Faraó pagou caro pela campanha contra o rei da Assíria, quatro anos antes, na qual matou Josias, 2 Reis 23:29.
Esse é o acontecimento previsto aqui em expressões elevadas de triunfo sobre o Egito derrotado. Jeremias falaria dele com satisfação especial, pois a morte de Josias, que ele lamentara, era então vingada sobre Faraó Neco. Aqui vemos:
I. Os egípcios são censurados pelos grandes preparativos que fizeram para essa campanha. O profeta os chama a fazer tudo o que podem, como de fato fariam: “Preparai o escudo; deixai prontas as armas de guerra”, v. 3.
O Egito era famoso por seus cavalos. Que sejam equipados e que a cavalaria esteja bem montada: “Montai, ó cavaleiros, e apresentai-vos”, etc., v. 4.
Veja quantos preparativos os seres humanos fazem, com imenso cuidado e esforço e a custo enorme, para matar uns aos outros, como se já não morressem rápido o suficiente por si mesmos.
Jeremias compara sua marcha para essa campanha à subida das águas do Nilo, vv. 7-8. O Egito se ergue agora como uma enchente, desprezando as próprias margens e ameaçando inundar todas as terras vizinhas.
O exército que os egípcios levam ao campo é muito temível. O profeta os convoca, v. 9: “Subi, ó cavalos; enfurecei-vos, ó carros”.
Desafia-os a reunir todas as tropas aliadas: os etíopes, descendentes da mesma linhagem que os egípcios, Gênesis 10:6, e seus vizinhos e aliados; os líbios e lídios, estabelecidos na África a oeste do Egito, de onde os egípcios traziam forças auxiliares.
Que se fortaleçam com toda a habilidade e influência que tiverem. Ainda assim, tudo será inútil: sofrerão vergonhosa derrota, pois Deus lutará contra eles, e contra ele não prevalecem sabedoria nem conselho, Provérbios 21:30, 31.
Os que saem para a guerra devem cuidar não apenas de preparar o escudo e equipar os cavalos, mas de arrepender-se dos pecados, orar a Deus para que esteja com eles e, para ter sua presença, afastar-se de todo mal.
II. Os egípcios são censurados pelas grandes expectativas que tinham para a campanha, contrárias ao propósito de Deus ao reuni-los.
Eles conheciam os próprios pensamentos; Deus também os conhecia e, sentado no céu, ria deles. Mas não conheciam os pensamentos do Senhor, pois ele os reúne como feixes na eira, Miquéias 4:11, 12.
O Egito diz, v. 8: “Subirei, cobrirei a terra e ninguém me impedirá. Destruirei a cidade, seja qual for a que estiver no meu caminho”. Como o antigo Faraó: “Perseguirei, alcançarei”.
Os egípcios dizem que será o dia deles, mas Deus diz que será o seu dia: “Este é o dia do Senhor, Deus dos Exércitos”, v. 10, o dia em que será exaltado na derrota dos egípcios.
Eles pretendiam uma coisa; Deus pretendia outra. Planejavam aumentar sua dignidade e ampliar seu domínio; Deus planejava humilhar profundamente e enfraquecer seu reino.
É dia de vingança pela morte de Josias; dia de sacrifício à justiça divina, em que multidões de pecadores egípcios cairão como vítimas. Repare: quando os homens pensam exaltar-se levando adiante planos injustos, devem esperar que Deus glorifique a si mesmo frustrando-os e eliminando-os.
III. Os egípcios são censurados pela covardia e pela fuga vergonhosa quando chegam ao combate, vv. 5-6: “Por que os vejo, apesar de todos os preparativos grandiosos e de tantas expressões de bravura e decisão, assustados diante do exército caldeu, voltando para trás, completamente desanimados e sem coragem?”
Recuam de modo vergonhoso. Até seus homens valentes, que imaginaríamos firmes na posição, fogem, fogem de comum acordo, correm o mais depressa que podem, em confusão e com máxima precipitação. Não têm tempo nem coragem de olhar para trás: o terror os cerca, ou assim lhes parece.
Ainda assim, não conseguem escapar. Sofrem a vergonha de fugir, mas não obtêm a satisfação de salvar-se pela fuga. Melhor lhes seria ter permanecido e morrido ali, pois nem mesmo o mais veloz conseguirá fugir.
Quando chegar a prova, tanto a rapidez de seus pés quanto a valentia de seus corações os abandonarão. Os poderosos não escaparão; ou melhor, serão abatidos e despedaçados.
Tropeçarão durante a fuga e cairão para o norte, na direção da terra do inimigo. Tão confusos estarão quando começarem a correr que, em vez de seguir para casa, como normalmente se faz nessas circunstâncias, avançarão em direção ao inimigo.
Repare: a corrida não pertence aos velozes nem a batalha aos fortes. Homens valentes nem sempre vencem.
IV. Os egípcios são censurados pela incapacidade completa de recuperar-se desse golpe, fatal para sua nação, vv. 11-12. A jovem, filha do Egito, que vivia em grande pompa e esplendor, ficará gravemente ferida pela derrota.
Que procure bálsamo em Gileade e médicos ali. Que use todos os remédios que seus sábios possam receitar para curar a ferida e reparar as perdas da derrota. Será tudo em vão: não haverá cura para eles. Nunca mais conseguirão levar ao campo um exército tão poderoso.
“As nações, que antes faziam ecoar tua glória e força, agora ouviram falar de tua vergonha: como foste vergonhosamente derrotado e enfraquecido.” Os vencedores nem precisarão anunciar a vitória em seus desfiles triunfais. Os gritos e clamores dos vencidos a divulgarão: “Teu clamor encheu a região em redor”.
Ao fugirem em diversas direções, um homem valente tropeçará em outro e se chocará com ele. Tamanha será a confusão que ambos se tornarão presas dos perseguidores, presas fáceis.
Mil acidentes terríveis como esse encherão a região com o clamor dos derrotados. Portanto, que o homem valente não se glorie em sua força, pois pode chegar o dia em que ela não lhe servirá de nada.
Versículos 12 a 28
O Juízo do Egito. (a.C. 608.)
Nestes versículos temos:
I. Confusão e terror anunciados ao Egito. O cumprimento da profecia na primeira parte do capítulo impediu os egípcios de atacar outras nações: o que poderiam fazer, depois de seu exército ser derrotado? Ainda assim, continuavam fortes em casa, e nenhum dos vizinhos ousava atacá-los.
Embora os reis do Egito não saíssem mais de sua terra (2 Reis 24:7), ainda assim ali viviam tranquilos e seguros. Que mais poderiam desejar além de desfrutar em paz o que era seu? Todos deveriam contentar-se com isso, sem cobiçar invadir os vizinhos.
Mas a medida da iniquidade do Egito estava cheia, e eles não desfrutariam por muito tempo do que era seu. Os que invadiram outros agora seriam eles próprios invadidos.
A profecia anuncia que o rei da Babilônia logo viria ferir o Egito e levar a guerra para dentro de seu território, como antes a haviam levado às fronteiras dele, v. 13.
Isso se cumpriu pelas mãos de Nabucodonosor, o mesmo instrumento da profecia anterior, mas muitos anos depois, pelo menos vinte. É provável que essa previsão também tenha sido dada muito tempo depois da primeira, talvez na mesma época da outra profecia sobre o mesmo acontecimento, em Jeremias 43:10.
- O alarme de guerra é anunciado por todo o Egito, para grande espanto dos habitantes (v. 14). O país é avisado de que o inimigo se aproxima e de que a espada devora os territórios vizinhos. É hora de os egípcios se prepararem para a defesa e para receber o inimigo à altura.
Esse anúncio deve ser proclamado por todo o Egito, especialmente em Migdol, Nofe e Tafnes, onde se haviam estabelecido os refugiados judeus, ou melhor, os fugitivos, que desprezaram a ordem de Deus (Jeremias 44:1). Que ouçam como o Egito será um abrigo precário para eles.
- Também é anunciada a retirada das tropas de outras nações que os egípcios mantinham a seu serviço. É provável que um número considerável delas estivesse estacionado nas fronteiras para protegê-las. Ali os invasores as derrotaram e as puseram em fuga.
Então os valentes foram arrastados como por uma “chuva que tudo arrasta”, expressão usada em Provérbios 28:3. Nenhum conseguiu manter sua posição, porque o Senhor os tirava de seus postos. Ele os afugentava com seus terrores e capacitava os caldeus a afugentá-los. Quem é perseguido pela ira de Deus não pode firmar-se.
Foi Deus quem fez muitos caírem (v. 16). Sim, e ainda: quando chega o dia da queda deles, o inimigo nem precisa derrubá-los: cada um se torna pedra de tropeço para o companheiro e para quem vem atrás; ou melhor, se Deus quiser, serão levados a cair uns sobre os outros, e cada um voltará a espada contra o próximo.
Os mercenários do Egito, as tropas a seu serviço, estão no meio do país como novilhos cevados: homens robustos, fortes e animados, que pareciam preparados para a ação e prometiam resistir bem ao inimigo. Mas recuam: perdem a coragem e, em vez de lutar, fogem juntos.
Como poderiam resistir quando chegara o dia de sua calamidade, o dia em que Deus os visitaria com ira? Alguns pensam que são comparados a novilhos cevados por causa de sua vida luxuosa. Entregues aos prazeres, estavam despreparados para as agruras; por isso recuaram e não conseguiram resistir.
(1.) No meio desse pavor, todos voltam para sua própria terra (v. 16). Dizem: “Levantemo-nos e voltemos para o nosso povo; lá estaremos a salvo da espada opressora dos caldeus, que tudo derruba diante de si”.
Em tempos de necessidade, pouco se pode confiar em tropas mercenárias que lutam apenas pelo pagamento e não têm interesse na causa daqueles por quem combatem.
(2.) Gritam com veemência contra o faraó. É provável que a derrota se devesse à covardia ou à má administração dele. Também é provável que, ao colocá-los nas fronteiras, tenha prometido chegar dentro de certo prazo com um grande exército de seus próprios súditos para apoiá-los.
Mas ele os decepcionou. Quando o inimigo avançou, viram que não tinham quem os apoiasse e ficaram inteiramente expostos à fúria dos invasores.
Não admira que abandonassem o posto e o serviço, clamando: “O faraó, rei do Egito, não passa de barulho” (v. 17). Ele faz ameaças e alardeia as grandes coisas que fará, mas não realiza nada.
Todas as promessas que faz aos aliados ou aos que trabalham para ele se dissipam como fumaça. Não envia o auxílio prometido, ou o envia tarde demais.
“Ele passou do prazo marcado.” Ele não cumpriu a palavra nem chegou no dia combinado. Por isso, despedem-se dele e não voltarão a servi-lo. Repare: os que mais fazem barulho em qualquer empreendimento muitas vezes não passam de barulho. Os que muito falam pouco fazem.
- O poder temível do exército caldeu é descrito como força que arrasa tudo diante de si. O Rei dos reis, cujo nome é Senhor dos Exércitos e diante de quem os maiores reis da terra, embora pareçam deuses para nós, não passam de gafanhotos, declarou e jurou:
“Vivo eu”, diz esse Rei, “assim como o Tabor se eleva acima dos montes e o Carmelo domina o mar, o rei da Babilônia sobrepujará toda a força do Egito”. Terá tal autoridade e exercerá tal domínio, v. 18.
Ele e seu exército virão contra o Egito com machados, como lenhadores (v. 22). Os egípcios não poderão resistir a eles, assim como uma árvore não pode resistir ao homem que chega com um machado para derrubá-la.
O Egito será abatido como uma floresta pelos lenhadores, e isso será rápido se forem muitos e estiverem bem equipados.
O Egito é muito populoso, cheio de cidades e povoados, como uma floresta cujas árvores não se podem examinar nem contar; é também muito rico, cheio de tesouros escondidos, muitos dos quais escaparão ao olhar perscrutador dos soldados caldeus. Ainda assim, eles obterão grande espólio no país.
Serão mais numerosos que os gafanhotos, que chegam em imensos enxames e cobrem uma região, devorando toda erva verde (Joel 1:6, 7). Assim agirão os caldeus, pois são inumeráveis. Repare: o Senhor dos Exércitos tem incontáveis tropas sob seu comando.
- É anunciada a devastação do Egito e a ruína que sobrevirá àquele país rico. O Egito agora é como uma novilha muito formosa, ou um bezerro (v. 20), gordo, lustroso e não acostumado ao jugo da sujeição. Mostra-se irrequieto e brincalhão como uma novilha bem alimentada.
Alguns pensam que há aqui uma alusão a Ápis, o touro ou bezerro que os egípcios adoravam. Foi com eles que os filhos de Israel aprenderam a adorar o bezerro de ouro. O Egito é tão formoso quanto uma deusa e adora a si mesmo, mas a destruição se aproxima; ou, como alguns traduzem, o esquartejamento se aproxima.
Vem do norte: de lá virão os soldados caldeus, como açougueiros ou sacrificadores, para matar e esquartejar essa bela novilha.
(1.) Os egípcios serão humilhados, domados, e seu canto mudará. As filhas do Egito ficarão confusas (v. 24), cheias de espanto. Sua voz soará como a de uma serpente: será baixa e submissa.
Não mugirão como uma novilha formosa, que faz muito barulho; sibilarão em suas tocas como serpentes. Não ousarão queixar-se em voz alta da crueldade dos conquistadores, mas expressarão a dor em murmúrios silenciosos. Já não responderão com aspereza como costumavam; como os pobres, farão súplicas e implorarão pela vida.
(2.) Serão levados cativos para a terra do inimigo (v. 19): “Ó filha! Tu que habitas segura e comodamente no Egito, país fértil e agradável, não imagines que isso durará para sempre; prepara-te para ir ao cativeiro.”
“Em vez de roupas ricas, que só atrairão o inimigo para despojar-te, arranja roupas simples e quentes; em vez de sapatos finos, prepara calçados resistentes e acostuma-te às agruras, para suportá-las melhor.”
Repare: também precisamos preparar-nos para a aflição. Preparamos o que oferecer aos amigos; não deixemos de preparar o necessário para receber os inimigos. Entre todos os nossos recursos, não esqueçamos os recursos para o cativeiro.
Os egípcios terão de se preparar para fugir, pois suas cidades serão esvaziadas. Nofe, em especial, ficará desolada e sem habitantes; tão generalizados serão a matança e o cativeiro.
Há penas das quais, dizemos, o rei e a multidão estão isentos. Aqui, porém, nem eles escaparão: a população de Nô será castigada; a cidade é chamada de populosa Nô (Naum 3:8).
Ainda que unam as mãos, ainda assim não escaparão, nem alguém poderá desaparecer no meio da multidão. Por maior que seja o número deles, descobrirão que Deus é demais para eles.
Seus reis e todos os seus príncipes menores cairão, assim como seus deuses (Jeremias 43:12, 13), seus ídolos e seus grandes homens. As divindades que consideram protetoras não os protegerão.
O faraó será humilhado, assim como todos os que confiam nele (v. 25), especialmente os judeus que foram morar em seu país, confiando nele em vez de confiar em Deus.
Todos serão entregues nas mãos das nações do norte (v. 24), não apenas nas mãos de Nabucodonosor, aquele grande potentado, mas também nas mãos de seus servos. Isso está de acordo com a maldição sobre a descendência de Cam, da qual os egípcios faziam parte: seriam servos de servos. Esses servos buscarão a vida dos egípcios, e em suas mãos eles serão entregues.
- É anunciado que, com o tempo, o Egito se recuperará (v. 26). Será habitado e repovoado, pois a devastação quase o despovoou. Ezequiel profetizou que isso aconteceria ao fim de quarenta anos (Ezequiel 29:13).
Veja as mudanças a que as nações da terra estão sujeitas: ficam despovoadas e voltam a crescer. Que as nações prósperas não se sintam seguras, nem desesperem as que agora estão em sujeição.
II. São anunciadas palavras de consolo e paz ao Israel de Deus (v. 27, 28). Alguns entendem que se referem aos que o rei do Egito levou cativos com Jeoacaz, mas não lemos que alguém tenha sido levado cativo com ele.
Talvez se refiram aos cativos na Babilônia, para os quais Deus reservava misericórdia, ou, de modo mais geral, a todo o povo de Deus, para lhe dar ânimo nos tempos mais difíceis, quando os juízos de Deus se espalham entre as nações.
Essas palavras de consolo já apareceram antes, em Jeremias 30:10, 11. 1. Que os perversos da terra tremam, pois têm motivo para isso; mas: “Não temas, ó meu servo Jacó, e não te espantes, ó Israel!” E novamente: “Não temas, ó Jacó!” Deus não quer que seu povo seja medroso.
Os perversos da terra serão removidos como escória e não se cuidará mais deles. Mas o povo de Deus será encontrado e reunido para ser salvo, mesmo que esteja longe; será resgatado, ainda que mantido cativo, e voltará.
Os perversos são como o mar agitado, que não pode aquietar-se; fogem mesmo quando ninguém os persegue. Jacó, porém, por estar em casa com Deus, terá descanso e tranquilidade, e ninguém o fará temer; pois, quando tiver medo, terá um Deus em quem confiar.
Deus olha de longe para os perversos. Mas: “Onde quer que estejas, ó Jacó, estou contigo, socorro bem presente”.
Será dado fim completo às nações que oprimiram o Israel de Deus, como o Egito e a Babilônia, mas haverá misericórdia reservada para o Israel de Deus. Esse povo será corrigido, mas não rejeitado; a correção será medida tanto no grau quanto na duração.
As nações têm seu fim. A própria nação judaica chegou ao fim como nação, mas a igreja do evangelho, o Israel espiritual de Deus, continua e continuará até o fim dos tempos. Nela, esta promessa alcançará seu pleno cumprimento: embora Deus a corrija, jamais lhe dará fim completo.