Jeremias 44
Argumento
Neste capítulo temos:
I. Um sermão de despertamento que Jeremias prega aos judeus no Egito para repreendê-los pela idolatria, apesar dos avisos que receberam tanto pela palavra como pela vara de Deus, e ameaçá-los com os juízos divinos por causa dela, vv. 1-14.
II. O desprezo atrevido e ímpio com que o povo recebe essa advertência e sua decisão declarada de persistir nas idolatrias apesar de tudo, desafiando a Deus e a Jeremias, vv. 15-19.
III. A sentença pronunciada contra eles por sua obstinação: todos seriam eliminados e morreriam no Egito, com exceção de um número muito pequeno. Como sinal ou garantia disso, o rei do Egito logo cairia nas mãos do rei da Babilônia e não poderia mais protegê-los, vv. 20-30.
Versículos 1 a 14
Sermão aos Judeus no Egito; a Advertência de Jeremias. (a.C. 587.)
Os judeus no Egito estavam dispersos por várias regiões do país, em Migdol, Nofe e outros lugares. Jeremias foi enviado por Deus a eles com uma mensagem, que transmitiu quando a maioria estava reunida em Patros, v. 15, ou indo de lugar em lugar para pregar com esse propósito.
Ele falou em nome do Senhor dos Exércitos, Deus de Israel. Nessa mensagem:
I. Deus lhes recorda a devastação de Judá e Jerusalém. Embora os cativos junto aos rios da Babilônia se lembrassem dela todos os dias, Salmos 137:1, os fugitivos nas cidades do Egito pareciam tê-la esquecido e precisavam ser lembrados.
Poderíamos pensar que não fazia tanto tempo que tinham deixado de ver a cidade para já não se lembrar dela, v. 2: “Vistes a condição deplorável a que Judá e Jerusalém foram reduzidos. Quereis considerar de onde veio tamanha devastação?” Veio da ira de Deus.
Foi seu furor e sua indignação que acenderam o fogo que deixou Jerusalém e as cidades de Judá em ruínas e desolação, v. 6. Quem quer que tenha executado a destruição foi apenas instrumento: era destruição vinda do Todo-Poderoso.
II. Deus lhes recorda os pecados que trouxeram a devastação sobre Judá e Jerusalém. Foi por causa da maldade do povo que Deus se irou.
Especialmente o provocou a idolatria: servir a outros deuses, v. 3, e dar a divindades falsas, criaturas da própria imaginação e obra das próprias mãos, a honra que pertencia somente ao Deus verdadeiro.
Abandonaram o Deus conhecido entre eles, cujo nome era grande, para seguir deuses que não conheciam, divindades novas e sem importância, de origem obscura:
“Nem eles, nem vós, nem vossos pais podíeis apresentar qualquer explicação racional para trocar o Deus de Israel por tais impostores.” Não sabiam que fossem deuses; ou melhor, não podiam deixar de saber que não eram deuses.
III. Deus lhes recorda os avisos frequentes e justos que lhes dera por sua palavra para que não servissem a outros deuses. Desprezá-los agravou muito sua idolatria, v. 4. Os profetas foram enviados com muito cuidado para lhes dizer: “Ah! Não façais esta coisa abominável que eu odeio”.
Convém que falemos do pecado com extremo horror e repulsa, chamando-o de coisa abominável. Certamente o é, pois Deus o odeia, e sabemos que seu julgamento está conforme a verdade. Chamemos o pecado de doloroso e detestável, para que, por todos os meios possíveis, nós e os outros deixemos de amá-lo.
Também convém advertir com toda a seriedade e insistência sobre o perigo do pecado e suas consequências fatais: “Ah! Não o façais. Se amais a Deus, não o façais, pois isso o provoca. Se amais vossas almas, não o façais, pois isso as destrói”.
Que nossa consciência nos diga isso na hora da tentação, quando estamos prestes a ceder: “Ah, tome cuidado! Não faça esta coisa abominável que o Senhor odeia”. Se Deus a odeia, você também deve odiá-la.
Mas deram atenção ao que Deus lhes disse? Não: “Não escutaram nem inclinaram os ouvidos”, v. 5. Persistiram na idolatria, e vocês veem o que aconteceu: por isso, a ira de Deus foi derramada sobre eles, como se vê hoje.
Tudo isso tinha o propósito de advertir vocês, que não apenas ouviram os juízos da boca de Deus, como eles, mas também viram os juízos de sua mão.
Eles deveriam assustá-los e despertá-los, pois foram aplicados in terrorem, para que outros ouvissem, temessem e não repetissem os mesmos atos, a fim de não sofrer o mesmo destino.
IV. Deus os censura e repreende por continuarem idólatras agora que chegaram ao Egito, v. 8: “Queimais incenso a outros deuses na terra do Egito”. Por isso Deus os proibira de ir ao Egito: sabia que ali encontrariam uma armadilha.
Os que Deus enviou à terra dos caldeus, embora fosse um país idólatra, foram afastados da idolatria pelo poder da graça divina. Já os que foram à terra dos egípcios contra a vontade de Deus apegaram-se ainda mais aos ídolos, movidos por suas próprias inclinações corrompidas.
Quando, sem motivo nem chamado, nos lançamos em lugares de tentação, é justo que Deus nos deixe entregues a nós mesmos. Ao agir assim:
- Causaram grave injúria a si mesmos e às suas famílias: “Cometeis esse grande mal contra vossas almas”, v. 7. Ferem-nas, enganam-nas com o que é falso e destroem-nas, pois isso lhes será fatal. Repare: quando pecamos contra Deus, pecamos contra a própria alma.
“Esse é o caminho certo para vos privar de todo consolo e esperança”, v. 8, “e vos privar de nome e honra. Por vosso pecado e por vossa miséria, sereis objeto de maldição e descrédito entre todas as nações. Dirão como provérbio: ‘Miserável como um judeu'.”
“Esse é o caminho certo para vos privar de todos os familiares em quem deveríeis alegrar-vos e por meio de quem vossas famílias cresceriam: homem e mulher, criança e bebê de peito. Assim Judá será uma terra perdida por falta de herdeiros.”
- Completaram a medida da iniquidade de seus pais e, como se isso ainda fosse pouco, aumentaram-na, v. 9: “Esquecestes a maldade dos que vieram antes de vós, a ponto de não vos humilhardes por ela como deveríeis nem temerdes suas consequências?”
Alguns leem: “Esquecestes os castigos de vossos pais? Não sabeis quanto custou a idolatria deles? Ainda assim, ousais persistir naquela conduta vã recebida por tradição de vossos pais, embora junto com ela tenhais herdado a maldição?”
Jeremias os lembra dos pecados e castigos dos reis de Judá. Por mais importantes que fossem, não escaparam dos juízos de Deus por causa da idolatria. Deveriam ter aprendido também com a maldade das mulheres desses reis, que os seduziram à idolatria.
No original, lê-se “e de suas mulheres”. O doutor Lightfoot entende que essa expressão alude discretamente às mulheres de Salomão, em particular às egípcias, que deram origem à idolatria dos reis de Judá.
“Esquecestes isso e suas consequências, a ponto de ousar seguir os mesmos caminhos perversos?” Veja Neemias 13:18, 26. “E, falando da época de vocês, esquecestes a própria maldade e a de vossas mulheres quando vivíeis em prosperidade em Jerusalém, e a ruína que ela vos trouxe?”
“Mas, infelizmente, para que lhes falo?”, diz Deus ao profeta, v. 10. “Até hoje não se humilharam, apesar de todas as providências humilhantes pelas quais passaram. Não temeram nem andaram segundo minha lei.” Repare: os que não andam segundo a lei de Deus mostram com isso que não têm temor dele.
V. Deus os ameaça com ruína completa por persistirem na idolatria agora que estão no Egito. É pronunciada contra eles a mesma sentença de antes, Jeremias 42:22: morrerão no Egito. O decreto foi expedido e não será revogado.
Voltaram o rosto para ir à terra do Egito, v. 12, firmes em seu propósito contra Deus. Agora Deus está firme no propósito contra eles: “Voltarei o rosto para eliminar todo o Judá”, v. 11.
Os que pensam não apenas desafiar, mas enfrentar o Deus Todo-Poderoso descobrirão que ele os vencerá, pois “o rosto do Senhor está contra os que praticam o mal”, Salmos 34:16. Contra esses judeus idólatras no Egito é anunciado:
Que todos serão consumidos, sem exceção. Nenhuma classe ou posição escapará: “Cairão do menor ao maior”, v. 12, importantes e humildes, ricos e pobres.
Que serão consumidos pelos mesmos juízos com que Deus puniu Jerusalém: espada, fome e peste, vv. 12-13. Não perecerão de morte natural, como Israel no deserto, mas por esses juízos severos dos quais pensavam escapar fugindo para o Egito.
Que ninguém, com exceção de pouquíssimos que escaparão por pouco, voltará algum dia à terra de Judá, v. 14. Pensavam que, por estar mais perto, tinham melhores perspectivas de voltar à própria terra que os levados para a Babilônia. No entanto, os deportados voltarão, e os refugiados no Egito não.
O caminho pelo qual Deus nos promete algum consolo é muito mais seguro do que aquele que planejamos por conta própria. Observe: os inquietos e descontentes ficarão insatisfeitos e desejarão mudar onde quer que estejam.
Quando estavam na terra de Judá, os israelitas desejavam ir ao Egito, Jeremias 42:22. Depois de chegar ao Egito, desejaram voltar à terra de Judá. “Elevaram a alma” para ela, como diz a margem, expressão que indica desejo intenso.
Mas, porque se recusaram a morar ali quando Deus lhes ordenou, não morarão ali quando o desejarem. Se agirmos contra Deus, ele agirá contra nós. Como podem esperar estar bem aqueles que não perceberam quando estavam bem, embora o próprio Deus lhes tivesse dito?
Versículos 15 a 19
A Resposta Insolente do Povo. (a.C. 587.)
Temos aqui a recusa obstinada do povo de submeter-se ao poder da palavra de Deus anunciada por Jeremias. Quase não encontramos exemplo de contradição tão direta e atrevida ao próprio Deus, nem rebelião tão declarada da mente carnal. Observe:
I. As pessoas que assim desafiavam a Deus e seus juízos. Não era apenas uma pessoa obstinada, mas a maioria dos judeus. Sabiam que eles mesmos ou suas mulheres eram culpados da idolatria que Jeremias repreendera, v. 15. Vemos:
- Que as mulheres haviam sido mais culpadas de idolatria e superstição que os homens.
Não porque os homens se apegassem mais ao Deus verdadeiro e à religião verdadeira, mas, receio, porque em geral eram ateus, não queriam Deus nem religião alguma. Por isso, podiam facilmente permitir que suas mulheres seguissem uma religião falsa e adorassem deuses falsos.
- Que a consciência da culpa os tornava impacientes diante da repreensão. Sabiam que suas mulheres haviam queimado incenso a outros deuses e que eles tinham apoiado essa prática. As mulheres presentes sabiam que os homens haviam participado com elas das práticas idólatras.
Assim, o que Jeremias disse tocou numa ferida, levando-os a resistir aos aguilhões, como filhos de Belial que não suportam o jugo.
II. A resposta que essas pessoas deram a Jeremias e, por intermédio dele, ao próprio Deus. Em essência, é a mesma resposta dos que tiveram a ousadia de dizer ao Todo-Poderoso: “Afasta-te de nós; não desejamos conhecer os teus caminhos”.
- Declaram que estão decididos a fazer não o que Deus ordena, mas o que desejam. Continuariam adorando a lua, chamada aqui rainha dos céus. Alguns, porém, entendem que se trata do sol, muito adorado no Egito, Jeremias 43:13, e antes em Jerusalém, 2 Reis 23:11.
Segundo essa interpretação, como a palavra hebraica para sol é feminina, não seria inadequado chamá-lo de rainha dos céus. Outros entendem que a expressão abrange todas as hostes celestes ou a estrutura do céu, toda a máquina celeste, Jeremias 7:18.
Esses pecadores atrevidos nem sequer tentam desculpar a desobediência ou insinuar que Jeremias falava por conta própria, não em nome de Deus, como fizeram antes, Jeremias 43:2. Reconhecem que ele lhes falou em nome do Senhor e, mesmo assim, declaram sem rodeios:
“Não te daremos ouvidos. Faremos o que foi proibido e correremos o risco do castigo anunciado.” Repare: os que vivem em desobediência a Deus geralmente se tornam cada vez piores; o coração é cada vez mais endurecido pelo engano do pecado.
Eis a linguagem verdadeira do coração rebelde: “Certamente faremos tudo o que sair da nossa boca”, digam Deus e seus profetas o que disserem em contrário. Muitos pensam aquilo que eles disseram, mas ainda não chegaram a tal grau de insolência para dizê-lo em voz alta.
É isso que o jovem deseja nos dias da mocidade: andar segundo os caminhos do coração e a vista dos olhos, tendo e fazendo tudo o que quiser, Eclesiastes 11:9.
- Apresentam algumas razões para a decisão. Até os homens mais absurdos e perversos procuram ter algo a dizer em defesa própria, até chegar o dia em que toda boca será calada.
(1.) Alegam muitas coisas que os defensores de Roma apresentam como marcas da verdadeira igreja, pelas quais não só se justificam como se exaltam. Esses judeus têm a elas tanto direito quanto os romanistas:
[1.] Alegam antiguidade: “Estamos decididos a queimar incenso à rainha dos céus porque nossos pais faziam isso.” É prática apoiada pelo costume antigo. Por que haveríamos de nos julgar mais sábios que nossos pais?
[2.] Alegam autoridade. Os poderosos praticavam a idolatria e ordenavam que outros a praticassem: “Nossos reis e nossos príncipes faziam isso, aqueles que Deus colocou sobre nós e que eram da linhagem de Davi.”
[3.] Alegam unidade. Não se tratava de uma ou outra pessoa aqui e ali: “Nós, nós todos de comum acordo, nós que somos uma grande multidão, fizemos isso”, v. 15.
[4.] Alegam universalidade. Não se fazia isso apenas em um lugar ou outro, mas nas cidades de Judá.
[5.] Alegam visibilidade. Não se fazia isso num canto nem apenas em bosques escuros e sombrios, mas nas ruas, às claras e em público.
[6.] Alegam que era prática da igreja-mãe, da santa sé. Não a haviam aprendido havia pouco no Egito: já a praticavam em Jerusalém.
[7.] Alegam prosperidade: “Tínhamos pão em abundância e todas as coisas boas. Estávamos bem e não víamos mal algum”.
Receio que todas as alegações anteriores fossem verdadeiras quanto aos fatos. As testemunhas de Deus contra a idolatria eram poucas e permaneciam escondidas. Elias pensou que era o único que restava.
A última alegação talvez também fosse verdadeira para algumas pessoas em particular. Como nação, porém, continuavam a ser repreendidos por suas rebeliões, e não havia paz para quem saía ou entrava, 2 Crônicas 15:5.
Mesmo que tudo fosse verdade, ainda assim nada disso os desculparia da idolatria. Devemos ser guiados e julgados pela lei de Deus, não pela prática dos homens.
(2.) Insinuam que os juízos que haviam sofrido recentemente vieram porque deixaram de queimar incenso à rainha dos céus, v. 18. Interpretavam a providência de modo tão perverso, embora Deus tantas vezes lhes tivesse explicado por meio dos profetas o sentido dela e os próprios fatos mostrassem o contrário.
“Desde que abandonamos nossas idolatrias, faltou-nos tudo e fomos consumidos pela espada.” A verdadeira razão era que ainda conservavam os ídolos no coração e a afeição pelos antigos pecados. Eles, porém, queriam fazer parecer que a causa era terem deixado de praticar os atos pecaminosos.
Assim, as aflições destinadas a seu bem, para separá-los dos pecados, ao serem mal interpretadas apenas os firmaram ainda mais neles.
Algo semelhante aconteceu nos primeiros séculos do cristianismo. Deus castigava as nações com calamidades públicas por se oporem aos cristãos e persegui-los.
Elas, porém, davam às calamidades o sentido contrário, como se tivessem sido enviadas porque haviam feito vista grossa aos cristãos e os tolerado, e clamavam: Christianos ad leones — “Lancem os cristãos aos leões”.
Mesmo que fosse verdade, como afirmavam, que desde sua volta ao serviço do Deus verdadeiro, o Deus de Israel, sofriam falta e aflição, seria essa razão para rebelar-se de novo contra ele? Isso equivalia a dizer que serviam não a Deus, mas ao próprio ventre.
Os que conhecem a Deus e confiam nele o servirão mesmo que ele os faça morrer de fome, mesmo que os abata, mesmo que nunca vejam um dia bom com ele neste mundo. Têm a certeza de que, no fim, não sairão perdendo por tê-lo servido.
(3.) Alegam que, embora as mulheres fossem as mais dispostas e ativas na idolatria, ainda assim agiam com o consentimento e a aprovação dos maridos.
Ocupavam-se em fazer bolos para oferta de alimento à rainha dos céus e em preparar e derramar ofertas de bebida, v. 19. Já vimos que esse era o trabalho delas, Jeremias 7:18.
“Mas fazíamos isso sem os nossos maridos, em segredo e sem que soubessem, dando-lhes motivo para desconfiar de nós? Não. Os pais acendiam o fogo enquanto as mulheres amassavam a massa. Os homens, nossos chefes, com quem devíamos aprender e a quem devíamos obedecer, ensinaram-nos a agir assim pelo exemplo.”
Repare: é triste quando pessoas tão próximas, que deveriam animar-se mutuamente ao bem e assim ajudar-se a chegar ao céu, fortalecem-se no pecado e se preparam umas às outras para o inferno.
Alguns entendem que os maridos pronunciaram essas palavras, v. 15, alegando que não agiram sem seus homens, isto é, seus anciãos, governantes, homens de destaque e outras autoridades.
Mas, como fazer os bolos e derramar as ofertas de bebida são tarefas atribuídas expressamente às mulheres, Jeremias 7:18, parece melhor entender que a alegação foi delas.
Era, porém, uma alegação frívola. Que lhes adiantaria dizer que agiram segundo a vontade dos maridos, se sabiam que contrariavam a vontade de Deus?
Versículos 20 a 30
Jeremias Prossegue em Sua Advertência. (a.C. 587.)
Pecadores atrevidos podem dizer muitas palavras ousadas e grandiosas, mas Deus terá a última palavra. Ele será reconhecido justo quando falar, e toda carne, mesmo os mais orgulhosos, se calará diante dele. Profetas podem ser calados pela oposição, mas Deus não. Ou melhor, aqui nem o profeta seria calado.
I. Jeremias tem algo a lhes dizer por conta própria, sem precisar do espírito de profecia: corrigir o engano deles, que era deliberado, acerca das calamidades sofridas e de seu verdadeiro propósito e significado.
Diziam que essas misérias vieram porque haviam deixado de queimar incenso à rainha dos céus. “Não”, responde ele, “vieram porque antes o queimastes, não porque agora deixastes de fazê-lo.”
Ao receber essa resposta, Jeremias replicou imediatamente, v. 20. É verdade que o incenso que eles e seus pais queimaram a outros deuses ficou impune por longo tempo, porque Deus foi paciente. Talvez, enquanto durou essa paciência, estivessem bem e não vissem mal algum, como diziam.
Por fim, porém, provocaram tanto o Senhor que ele não pôde mais suportá-los, v. 22, e iniciou uma contenda com eles. Então alguns fizeram uma pequena reforma; seria mais exato dizer que os pecados os deixaram, em vez de dizer que eles deixaram os pecados.
Mas a antiga culpa ainda pesava na conta, e as inclinações corrompidas continuavam as mesmas. Deus se lembrou contra eles da idolatria dos pais, reis e príncipes nas ruas de Jerusalém. Em vez de se envergonhar dela, orgulhavam-se dela como justificativa para a própria idolatria.
Tudo lhe veio à memória, v. 21: todas as abominações cometidas, v. 22, e toda a desobediência à voz do Senhor, v. 23. Tudo foi levado em conta. Por isso, para castigá-los, a terra se tornou desolação e maldição, como se vê hoje, v. 22.
Foi por suas transgressões antigas, não por uma reforma recente, que todo esse mal lhes sobreveio, como se vê hoje, v. 23.
Repare: pensaríamos que compreender corretamente a causa de nossas aflições nos ajudaria muito a curar os pecados. Seja qual for o mal que nos sobrevém, ele vem porque pecamos contra o Senhor. Por isso, devemos temê-lo e não pecar.
II. Jeremias tem outra mensagem para eles, especialmente para as mulheres, vinda do Senhor dos Exércitos, Deus de Israel. Eles já responderam; agora ouçam a resposta de Deus, v. 24.
Deus fala a Judá mesmo quando este mora na terra do Egito: esse é seu privilégio. Atentar para o que ele diz é seu dever, v. 26. Em sua resposta, Deus lhes declara claramente:
- Como estão inteiramente decididos a persistir na idolatria, ele também está decidido a prosseguir na contenda com eles. Se continuarem a provocá-lo, ele continuará a puni-los, e veremos quem prevalecerá no fim.
Deus repete as palavras deles, v. 25: “Vós e vossas mulheres estais de acordo nessa obstinação. Falastes com a boca e cumpristes com as mãos. Dissestes isso e vos mantendes firmes; dissestes isso e continuais a agir de acordo: ‘Certamente cumpriremos os votos que fizemos, de queimar incenso à rainha dos céus'.”
Agem como se o voto de praticar um pecado bastasse para justificá-lo. Mas ninguém pode, por meio de um voto, tornar lícito para si, muito menos obrigatório, aquilo que Deus já declarou pecado.
“Pois bem”, diz Deus, “levareis a cabo, cumprireis vossos votos perversos. Agora ouvi o meu voto, aquilo que jurei pelo meu grande nome.” Se o Senhor jurou, não se arrependerá, pois eles também juraram e não se arrependerão. Com o perverso ele se mostrará perverso, Salmos 18:26.
(1.) Jurou que desapareceriam os poucos vestígios de religião que ainda havia entre eles, v. 26. Embora participassem da idolatria egípcia, continuavam em muitas ocasiões a mencionar o nome de Jeová, especialmente nos juramentos solenes.
Diziam: “Vive Jeová”. Reconheciam que ele era o Deus vivo, embora adorassem ídolos mortos. Juravam “Vive o Senhor”, Jeremias 5:2, mas receio que conservassem essa forma de juramento mais para honrar sua nação que seu Deus.
Deus, porém, declara que nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito voltará a mencionar seu nome desse modo. Isso quer dizer que não restarão judeus que usem essa expressão de seu país. Ou, se alguns restarem, terão esquecido a expressão e aprenderão a jurar, como os egípcios, pela vida de Faraó, não pela de Jeová.
Repare: são muito miseráveis os que Deus abandonou a si mesmos a ponto de esquecer inteiramente a religião e perder todos os vestígios da boa educação recebida. Ou a declaração pode indicar que Deus consideraria ofensa contra ele, e a trataria como tal, caso mencionassem seu nome e professassem alguma relação com ele.
(2.) Jurou que todo o pequeno remanescente de povo que havia ali seria consumido, v. 27: “Vigiarei sobre eles para lhes fazer mal”. Nenhuma oportunidade de trazer-lhes algum juízo será perdida, até que acabem e sejam arrancados pela raiz.
Repare: os que Deus encontra impenitentes descobrirão nele um Juiz implacável. Quando isso acontecer, saberão, v. 28, qual palavra prevalecerá, a dele ou a deles.
Diziam que se recuperariam ao voltar a adorar a rainha dos céus; Deus dizia que se arruinariam. Os acontecimentos mostrarão quem tinha razão. A disputa entre Deus e os pecadores é sobre qual palavra prevalecerá, qual vontade será feita e quem vencerá.
Os pecadores dizem que terão paz mesmo continuando no pecado; Deus diz que não terão paz. Quando Deus julgar, porém, vencerá. Sua palavra prevalecerá, não a do pecador.
- Deus lhes diz que pouquíssimos escaparão da espada e, com o tempo, voltarão à terra de Judá: um número pequeno, v. 28, quase ninguém em comparação com a grande quantidade dos que voltarão da terra dos caldeus.
Parece que isso visa repreender os que se gabavam do número de pessoas que concordavam com o pecado. Quase ninguém havia deixado de participar da idolatria. “Pois bem”, diz Deus, “também serão pouquíssimos os que escaparão da espada e da fome.”
- Dá-lhes um sinal de que todas essas ameaças se cumprirão no tempo determinado e de que serão consumidos ali no Egito, até desaparecer por completo: Faraó Hofra, o atual rei do Egito, será entregue nas mãos dos inimigos que procuram matá-lo.
Alguns entendem que são seus súditos rebeldes liderados por Amásis, que tomou o trono; outros, Nabucodonosor, rei da Babilônia, que invadiu seu reino. Heródoto relata a primeira interpretação; Josefo, a segunda.
É provável que esse Faraó tivesse atraído os judeus à idolatria com promessas de favor. Seja como for, contavam com sua proteção. Sua queda seria mais que presságio da ruína deles: seria um passo nessa direção.
Esperavam mais dele que de Zedequias, rei de Judá, pois era príncipe mais poderoso e mais sagaz. “Mas”, diz Deus, “eu o entregarei nas mãos dos inimigos, assim como entreguei Zedequias.”
Repare: os consolos e apoios terrenos dos quais mais esperamos podem falhar tão depressa quanto aqueles dos quais menos esperamos. Todos são o que Deus faz deles, não o que imaginamos.
A história sagrada não registra o cumprimento dessa profecia, mas seu silêncio basta. Não voltamos a ouvir falar desses judeus no Egito e, por isso, concluímos, conforme a predição, que ali se perderam. Nenhuma palavra de Deus cairá por terra.