Matthew Henry

Jeremias 39

Argumento

Assim como, depois de predizer extensamente a libertação de Jerusalém das mãos do rei da Assíria, o profeta Isaías narrou em detalhe o que aconteceu, para mostrar como o desfecho correspondeu exatamente à predição, assim, depois de predizer extensamente que Jerusalém seria entregue nas mãos do rei da Babilônia, o profeta Jeremias dá um relato detalhado desse triste desfecho pelo mesmo motivo.

É essa história melancólica que encontramos neste capítulo. Ela desmente os falsos profetas lisonjeiros e confirma a palavra dos mensageiros de Deus. Somos informados aqui:

I. Que Jerusalém, após um cerco de dezoito meses, foi tomada pelo exército caldeu, vv. 1-3.

II. Que o rei Zedequias, ao tentar fugir, foi capturado e feito um cativo miserável do rei da Babilônia, vv. 4-7.

III. Que Jerusalém foi queimada até os alicerces, e o povo levado cativo, exceto os pobres, vv. 8-10.

IV. Que os caldeus trataram Jeremias com muita bondade e tiveram especial zelo por ele, vv. 11-14.

V. Que Ebede-Meleque também, por sua bondade, recebeu proteção do próprio Deus neste dia de desolação, vv. 15-18.

Versículos 1 a 10

Jerusalém Tomada. (a.C. 588.)

No fim do capítulo anterior, foi-nos dito que Jeremias permaneceu pacientemente no pátio da prisão até o dia em que Jerusalém foi tomada. Já não perturbou os príncipes com suas profecias, nem eles o perturbaram com suas perseguições.

Pois ele nada mais tinha a dizer além do que já dissera; e, como o cerco avançava com vigor, Deus encontrou outro trabalho para eles fazerem. Veja aqui a que ponto tudo chegou.

I. Por fim, a cidade é tomada de assalto. Pois como poderia resistir quando o próprio Deus lutava contra ela? O exército de Nabucodonosor acampou diante da cidade no nono ano de Zedequias, no décimo mês (v. 1), em pleno inverno.

Pouco depois, o próprio Nabucodonosor retirou-se para dedicar-se aos seus prazeres e deixou seus generais encarregados do cerco. Eles o interromperam por algum tempo, mas logo o retomaram com força e vigor redobrados.

Finalmente, no décimo primeiro ano, no quarto mês, por volta do meio do verão, entraram na cidade. Os soldados estavam tão enfraquecidos pela fome e todas as suas provisões agora esgotadas, de modo que não conseguiram oferecer resistência alguma, v. 2.

Jerusalém era uma praça tão forte que ninguém teria acreditado que o inimigo algum dia passaria por suas portas, Lamentações 4:12. Mas o pecado provocara Deus a retirar sua proteção e, então, como Sansão depois que lhe cortaram os cabelos, ela se tornou fraca como as outras cidades.

II. Os príncipes do rei da Babilônia ocupam a porta do meio, v. 3. Alguns pensam que era a mesma chamada de segunda porta (Sofonias 1:10), situada, segundo se supõe, no muro intermediário que separava uma parte da cidade da outra.

Ali fizeram uma parada cautelosa e não ousaram avançar para dentro de uma cidade tão grande, entre homens que talvez vendessem suas vidas pelo maior preço possível, até darem ordens para explorar todos os lugares, a fim de não serem surpreendidos por emboscada alguma.

Sentaram-se na porta do meio para dali observar a cidade e dar ordens.

Os príncipes são nomeados aqui. Seus nomes são ásperos e estranhos, sinal da triste mudança causada pelo pecado: onde antes se sentavam Eliaquim e Hilquias, cujos nomes traziam o nome do Deus de Israel, agora se sentam Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo e outros, cujos nomes trazem os nomes dos deuses pagãos.

Supõe-se que Rabe-Saris e Rabe-Mague não são nomes de pessoas diferentes, mas títulos dos homens nomeados antes. Sarsequim era Rabe-Saris, isto é, comandante da guarda.

Nergal-Sarezer, para distingui-lo do outro homem de mesmo nome mencionado primeiro, é chamado Rabe-Mague, comandante do acampamento, encarregado ou da revista das tropas ou de seus alojamentos. Eles e os outros grandes generais sentaram-se à porta.

Cumpriu-se então o que Jeremias havia profetizado muito antes (Jeremias 1:15): as famílias dos reinos do norte colocariam cada uma o seu trono à entrada das portas de Jerusalém.

É justo que os príncipes pagãos se estabeleçam ali, onde tantas vezes se haviam estabelecido os deuses pagãos.

III. Zedequias talvez tenha visto, disfarçado, os príncipes do rei da Babilônia ocupar uma das portas da cidade. Julgou que era mais que tempo de procurar garantir sua própria segurança e, carregado de culpa e medo, saiu da cidade sem outra proteção além da noite (v. 4).

Essa proteção logo lhe faltou: foi descoberto, perseguido e alcançado. Embora fugisse tão depressa quanto podia, não conseguiu nada com isso, não pôde avançar, mas nas planícies de Jericó caiu nas mãos dos perseguidores, v. 5.

Dali foi levado prisioneiro a Ribla, onde o rei da Babilônia proferiu sentença contra ele como rebelde. Não foi sentença de morte, mas uma pena que quase se poderia chamar pior:

  1. Abateu os filhos de Zedequias diante dos olhos deste. Deviam ser todos pequenos, alguns bebês, pois o próprio Zedequias tinha então apenas trinta e dois anos.

A morte dessas doces criancinhas deve ter sido para ele como outras tantas mortes, especialmente ao considerar que sua própria obstinação era a causa disso, pois isso lhe fora dito especificamente: “Farão sair tuas mulheres e teus filhos para os caldeus”, Jeremias 38:23.

  1. Abateu todos os nobres de Judá (v. 6), provavelmente não os príncipes de Jerusalém que o haviam aconselhado a seguir aquele rumo desesperado, pois vê-los eliminados lhe traria satisfação, mas os homens importantes do interior, inocentes nessa questão.

  2. Ordenou que vazassem os olhos de Zedequias (v. 7), condenando assim à escuridão pelo resto da vida aquele que fechara os olhos à luz clara da palavra de Deus e estava entre os príncipes que não querem entender, mas andam em trevas, Salmos 82:5.

  3. Prendeu-o com duas correntes ou algemas de bronze, conforme a nota à margem, para levá-lo à Babilônia, onde passaria em miséria o restante de seus dias. Toda essa triste história já foi narrada em 2 Reis 25:4, etc.

IV. Algum tempo depois, a cidade foi queimada, com o templo, o palácio e tudo o mais; seu muro foi derrubado, v. 8.

“Ó Jerusalém, Jerusalém! É isso que resulta de matar os profetas e apedrejar os que te foram enviados. Ó Zedequias, Zedequias! Poderias ter impedido tudo isso se ao menos tivesses seguido o conselho de Deus e cedido a tempo.”

V. Todo o povo que restava foi levado cativo para a Babilônia, v. 9. Agora deviam despedir-se definitivamente de sua terra natal, daquela terra agradável, e de todos os seus bens e prazeres nela.

Deviam ser conduzidos por algumas centenas de milhas, como animais, diante dos conquistadores, seus senhores agora cruéis. Deviam ficar à mercê deles numa terra estrangeira e ser servos daqueles que certamente os governariam com rigor.

A palavra tirano é originalmente caldeia e é usada muitas vezes para designar senhores pelo autor da paráfrase caldeia. Era como se os caldeus, quando se tornavam senhores, exercessem mais tirania do que quaisquer outros. Temos motivo para pensar que os pobres judeus tinham motivo para dizer isso.

Alguns poucos foram deixados para trás, mas eram os pobres do povo, que nada tinham a perder e, por isso, nunca ofereceram resistência.

Não apenas conservaram sua liberdade e foram deixados em casa, mas o comandante da guarda lhes deu, ao mesmo tempo, vinhas e campos que nunca antes lhes haviam pertencido, v. 10. Observe aqui:

  1. As maravilhosas mudanças da Providência. Alguns são rebaixados; outros são elevados, 1 Samuel 2:5. Os famintos são saciados de coisas boas, e os ricos são despedidos de mãos vazias. A ruína de uns acaba sendo a ascensão de outros.

Por isso, em nossa abundância, alegremo-nos como se não nos alegrássemos; e, em nossas aflições, choremos como se não chorássemos.

  1. As justas retribuições da Providência. Os ricos haviam sido opressores orgulhosos e agora eram justamente punidos por sua injustiça.

Os pobres haviam sofrido pacientemente e agora eram bondosamente recompensados por sua paciência e ressarcidos de todas as suas perdas. Pois, verdadeiramente, há um Deus que julga na terra, mesmo neste mundo e, com muito mais razão, no outro.

Versículos 11 a 18

Jeremias Libertado. (a.C. 588.)

Aqui devemos cantar a misericórdia, assim como na primeira parte do capítulo cantamos o juízo, e devemos cantar a Deus por ambos. Podemos observar aqui:

I. Uma providência bondosa para com Jeremias. Quando Jerusalém estava em ruínas e o coração de todos os homens desfalecia de medo, então ele podia erguer sua cabeça com consolo, sabendo que sua redenção se aproximava, assim como os seguidores de Cristo quando a segunda destruição de Jerusalém se aproximava depressa, Lucas 21:28.

Nabucodonosor dera ordens especiais para que tivessem zelo por Jeremias e o tratassem bem em todos os aspectos, v. 11, 12. Nebuzaradã e os outros príncipes do rei da Babilônia obedeceram às ordens, tiraram-no da prisão e fizeram tudo para lhe proporcionar alívio, v. 13, 14. Agora podemos considerar isso:

  1. Um ato muito generoso de Nabucodonosor, que, embora fosse um potentado altivo, ainda assim deu atenção a esse pobre profeta.

Sem dúvida ele recebera informações dos desertores: Jeremias havia predito os êxitos do rei da Babilônia contra Judá e outros países, insistira para que seu príncipe e seu povo se submetessem a ele e sofrera coisas muito duras por agir assim.

Considerando tudo isso, Nabucodonosor lhe concedeu essas extraordinárias demonstrações de seu favor, embora talvez também pudesse ter ouvido que Jeremias havia anunciado que a Babilônia seria destruída por fim.

Repare: É próprio de uma alma grande reparar nos serviços e sofrimentos dos mais humildes. Foi honroso o rei dar essa ordem antes mesmo de tomar a cidade e os comandantes obedecerem a ela até no calor da ação; o fato está registrado para ser imitado.

  1. Um descrédito para Zedequias e para os príncipes de Israel. Eles o prenderam; o rei da Babilônia e seus príncipes o libertaram.

O povo e os ministros de Deus muitas vezes encontraram tratamento mais justo e bondoso entre estrangeiros e incrédulos do que entre aqueles que se dizem moradores da cidade santa. Paulo encontrou mais favor e justiça no rei Agripa do que em Ananias, o sumo sacerdote.

  1. O cumprimento da promessa de Deus a Jeremias, como recompensa por seus serviços. “Farei que o inimigo te trate bem no dia do mal”, Jeremias 15:11.

Jeremias fora fiel à confiança recebida como profeta. Agora Deus se mostrava fiel a ele e à promessa que lhe fizera. Agora ele é consolado de acordo com o tempo durante o qual fora afligido e vê milhares caírem de cada lado enquanto permanece seguro.

Os falsos profetas sucumbiram aos juízos que diziam que nunca viriam (Jeremias 14:15), o que tornou sua desgraça mais terrível para eles. O profeta verdadeiro escapou aos juízos que dissera que viriam, o que tornou ainda mais consolador para ele ter escapado.

Os mesmos homens que foram instrumentos para punir os perseguidores serviram de instrumentos para socorrer o perseguido. Jeremias não deu menos valor a seu livramento por ele vir pelas mãos do rei da Babilônia; pelo contrário, viu nele ainda mais claramente a mão de Deus.

No próximo capítulo encontraremos um relato mais completo desse assunto.

II. Uma mensagem bondosa a Ebede-Meleque para assegurar-lhe recompensa pela bondade que demonstrara a Jeremias. Essa mensagem lhe foi enviada pelo próprio Jeremias, que, ao agradecer-lhe sua bondade para com ele, o encaminhou assim a Deus como aquele que lhe pagaria a recompensa.

Ebede-Meleque socorrera um profeta em nome de profeta e, assim, recebeu a recompensa de profeta.

A mensagem lhe foi exposta imediatamente depois de seu gesto de bondade para com Jeremias, mas é mencionada aqui depois da tomada da cidade. Isso mostra que, assim como Deus foi bondoso com Jeremias naquele momento, assim também o foi com Ebede-Meleque por causa dele.

O fato de não terem sido envolvidos em nenhuma das calamidades comuns foi sinal de favor especial a ambos, e assim deviam considerá-lo. Jeremias recebe ordem de dizer-lhe:

  1. Que Deus certamente traria sobre Jerusalém a ruína ameaçada havia muito tempo e muitas vezes. E, para sua maior satisfação por ter sido bondoso com Jeremias, ele o veria abundantemente confirmado como profeta verdadeiro, v. 16.

  2. Que Deus reparara no medo que Ebede-Meleque sentia dos juízos que se aproximavam. Embora houvesse agido com corajosa ousadia no serviço de Deus, ainda assim temia a vara de Deus. Os inimigos eram homens de quem ele tinha medo.

Repare: Deus sabe adaptar e ajustar seus consolos aos medos e às dores de seu povo, pois conhece a alma deles na adversidade.

  1. Que será livrado de participar da calamidade geral: “Eu te livrarei; certamente te livrarei.” Ele havia sido instrumento para livrar o profeta de Deus da masmorra; agora Deus promete livrá-lo.

Pois ele não ficará em dívida com ninguém por qualquer serviço prestado, direta ou indiretamente, em favor de seu nome: “Salvaste a vida de Jeremias, que te era preciosa; por isso, tua vida te será dada por despojo.”

  1. O motivo desse favor especial que Deus lhe reservava: “Porque confiaste em mim”, diz o Senhor.

Ao recompensar os serviços das pessoas, Deus considera o princípio que as move nesses serviços e as recompensa de acordo com esses princípios. Não há princípio de obediência que seja mais aceitável a Deus, nem que tenha maior influência sobre nós, do que uma confiança cheia de fé em Deus.

Ebede-Meleque confiou que Deus o reconheceria e permaneceria ao seu lado; por isso não temeu o rosto dos homens.

Aqueles que confiam em Deus, como esse homem bom, no caminho do dever, descobrirão que sua esperança não os envergonhará nos momentos do maior perigo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra