Jeremias 38
Argumento
Neste capítulo, assim como no anterior, vemos Jeremias muito humilhado pelo desprezo dos príncipes e, ainda assim, muito honrado pelo favor do rei. Eles o trataram como criminoso; o rei, como conselheiro particular. Aqui está: I. Por ser fiel, Jeremias é lançado pelos príncipes na cisterna, vv. 1-6.
II. A pedido de Ebede-Meleque, o etíope, e por ordem especial do rei, Jeremias é tirado da cisterna e confinado apenas ao pátio da prisão, vv. 7-13.
III. Jeremias tem um colóquio reservado com o rei sobre a situação do momento, vv. 14-22.
IV. Tomam-se providências para manter esse colóquio em segredo, vv. 24-28.
Versículos 1 a 13
Jeremias é Lançado na Cisterna; O Zelo de Ebede-Meleque por Jeremias. (a.C. 589.)
Aqui está: 1. Jeremias persiste em pregar com clareza. Continua dizendo o que tantas vezes já havia dito (v. 3): “Esta cidade será entregue nas mãos do rei da Babilônia”. Ainda que resista por muito tempo, acabará tomada.
Ele não teria repetido tantas vezes essa mensagem indesejada se não pudesse indicar a eles um caminho seguro: não para salvar a cidade, mas para salvarem a si mesmos. Assim, cada um poderia receber a própria vida como despojo, se aceitasse o conselho (v. 2).
Que não permanecesse na cidade na esperança de defendê-la, pois isso seria inútil. Em vez disso, deveria sair e entregar-se aos caldeus, confiando na misericórdia deles antes que a situação chegasse ao extremo; então viveria.
Eles não o matariam à espada, mas lhe dariam quartel (satis est prostrasse leoni: basta ao leão derrubar seu adversário). Ele escaparia da fome e da peste, que matariam muitos dentro da cidade.
Repare: quem se submete com paciência às repreensões da Providência age melhor em seu próprio favor do que quem luta contra elas. Se não podemos ter liberdade, devemos considerar uma bênção conservar a vida, em vez de jogá-la fora por uma questão de honra; ela poderá ser preservada para tempos melhores.
- Os príncipes persistem em sua maldade contra Jeremias. Ele fora fiel à sua pátria e à missão de profeta, embora muitas vezes tivesse sofrido por essa fidelidade. E, ainda que naquela ocasião recebesse o sustento do rei, isso, mesmo assim, não o calou.
Seus perseguidores continuavam hostis e se queixavam de que ele abusava da liberdade de andar pelo pátio da prisão. Embora não pudesse ir ao templo pregar, dizia as mesmas coisas em conversas particulares com os que o visitavam.
Por isso (v. 4), apresentaram-no ao rei como um homem perigoso, inimigo da pátria e do governo sob o qual vivia: “Ele não procura o bem deste povo, mas o seu mal”. Era uma acusação injusta, pois ninguém havia trabalhado mais pelo bem de Jerusalém do que ele.
Eles afirmavam que a pregação de Jeremias tinha uma tendência nociva. Seu desígnio era claramente levar as pessoas ao arrependimento e a voltar para Deus.
Isso teria fortalecido mais do que qualquer outra coisa tanto os soldados quanto os moradores da cidade; mesmo assim, os príncipes diziam que ele os enfraquecia e desanimava. E, se isso acontecia, a culpa era deles.
Repare: é comum os perversos considerarem inimigos os ministros fiéis de Deus, apenas porque estes lhes mostram que, enquanto não se arrependem, eles próprios são inimigos de si mesmos.
- Então, com a permissão do rei, Jeremias é posto numa cisterna para que morra ali. Zedequias, embora estivesse convencido de que Jeremias era profeta enviado por Deus, não teve coragem de admitir isso e cedeu à violência dos perseguidores (v. 5): “Ele está nas mãos de vocês”.
Não poderia ter proferido sentença pior contra Jeremias. No reinado de Jeoaquim, vimos que os príncipes eram mais favoráveis ao profeta do que o rei (Jeremias 36:25); agora, porém, eram mais violentos contra ele, sinal de que se aproximavam rapidamente da ruína.
Se a questão envolvesse sua própria honra ou vantagem, Zedequias lhes teria mostrado que o rei podia fazer o que quisesse, quisessem eles ou não. Mas, tratando-se de Deus e de seu profeta, causa pela qual tinha pouco zelo, ele se acovardou e cedeu: “O rei não pode fazer coisa alguma contra vós”.
Repare: terão muito a responder aqueles que, embora tenham afeição secreta pelos bons, não ousam reconhecê-la na hora da necessidade nem fazem o que poderiam para impedir o dano planejado contra eles.
Com essa autorização geral do rei, os príncipes imediatamente lançaram o pobre Jeremias na cisterna de Malquias, que ficava no pátio da prisão (v. 6). Era funda, pois o desceram por cordas, e imunda: não havia água, só lama. Segundo Josefo, ele afundou na lama até o pescoço.
Sem dúvida, os que o puseram ali pretendiam que morresse ali de fome, morresse de frio e, assim, tivesse uma morte miserável e uma morte obscura. Temiam que, se o matassem publicamente, o povo se comovesse com o que ele dissesse e se voltasse contra eles.
Muitas testemunhas fiéis de Deus foram assim eliminadas às escondidas e morreram de fome nas prisões; no dia em que tudo for revelado, o sangue deles será cobrado.
Não nos é contado o que Jeremias fez nessa aflição, mas ele mesmo nos diz: “Clamei pelo teu nome, Senhor, do fundo da cisterna, e tu te aproximaste de mim e disseste: Não temas” (Lamentações 3:55, 57).
- Um homem íntegro da corte, Ebede-Meleque, um dos camareiros do rei, intercede junto ao rei em favor do pobre sofredor. Embora os príncipes tivessem conduzido o caso em segredo tanto quanto podiam, ele chegou aos ouvidos desse homem bom, que provavelmente procurava oportunidades para fazer o bem.
Talvez soubesse do ocorrido ao ouvir os gemidos de Jeremias na cisterna, pois ela ficava no palácio do rei (v. 7).
Ebede-Meleque era etíope e estrangeiro à comunidade de Israel, mas tinha mais humanidade e piedade do que os israelitas nativos. Cristo encontrou mais fé entre os gentios do que entre os judeus.
Ebede-Meleque vivia numa corte perversa e numa época muito corrupta e degenerada, mas tinha grande senso de justiça e piedade. Deus preserva os seus em todos os lugares e entre todo tipo de gente. Havia santos até na casa de César.
Então, o rei estava sentado à porta de Benjamim, para julgar causas e receber recursos e petições, ou talvez para dirigir ali um conselho de guerra. Ebede-Meleque foi até ele, pois o caso não podia esperar: o profeta poderia morrer se ele hesitasse ou deixasse para falar com o rei em particular. Não se pode perder tempo quando uma vida corre perigo, sobretudo uma vida tão valiosa.
Ebede-Meleque afirma com ousadia que Jeremias havia sido muito injustiçado e não teme dizer isso ao rei, embora os responsáveis fossem príncipes, estivessem presentes na corte e tivessem autorização do próprio rei.
A quem a inocência oprimida deve recorrer em busca de proteção senão ao trono, sobretudo quando os opressores são homens poderosos? Ebede-Meleque demonstra verdadeira coragem. Não disfarça os fatos.
Embora ocupasse um cargo na corte e pudesse perdê-lo por falar com franqueza, diz ao rei, com toda clareza: “Estes homens fizeram mal em tudo o que fizeram a Jeremias”.
Eles o trataram injustamente, pois ele não merecia castigo algum, e barbaramente, como não costumavam tratar nem os criminosos mais desprezíveis. Não precisavam condená-lo a essa morte miserável.
Se o deixassem onde estava, provavelmente morreria de fome ali mesmo, no pátio da prisão em que estava confinado, pois já não havia mais pão na cidade: os estoques de onde viria a porção que lhe cabia (Jeremias 37:21) estavam praticamente esgotados.
Veja como Deus pode suscitar amigos para seu povo em aflição, onde menos se espera, e animar pessoas para servi-lo de modo surpreendente.
- O rei ordena imediatamente a libertação de Jeremias, e Ebede-Meleque cuida para que a ordem seja cumprida. O coração do rei, que pouco antes não ousara fazer nada contra os príncipes, mudou de repente de maneira admirável.
Agora queria que Jeremias fosse solto, apesar deles; por isso mandou nada menos que trinta homens da guarda pessoal para tirá-lo da cisterna, caso os príncipes reunissem gente para impedi-los (v. 10).
Que isso nos anime a nos posicionar com coragem em favor de Deus. Podemos ter mais êxito do que imaginamos, pois o coração dos reis está nas mãos de Deus. Ebede-Meleque conseguiu o que queria e logo levou a Jeremias a boa notícia. O relato descreve com muitos detalhes como ele o tirou da cisterna.
Deus não é injusto para esquecer qualquer obra ou trabalho de amor demonstrado a seu povo ou a seus ministros, nem mesmo os detalhes disso (Hebreus 6:10).
Dá-se especial atenção à grande delicadeza de Ebede-Meleque: providenciou trapos velhos e macios para colocar sob os braços de Jeremias, a fim de que as cordas usadas para içá-lo não o ferissem. É provável que suas axilas estivessem feridas pelas cordas com que o haviam descido.
Ebede-Meleque não jogou os trapos para dentro da cisterna, para que não se perdessem na lama; baixou-os com cuidado (v. 11, 12).
Repare: os aflitos não devem apenas receber alívio, mas ser tratados com compaixão e respeito. Tudo isso será levado em conta e terá grande valor no dia da recompensa. Veja como até trapos velhos e podres podem ser úteis; por isso, não devem ser desperdiçados, assim como não se deve desperdiçar comida que sobrou.
Até na casa do rei, sob a sala do tesouro, esses trapos eram guardados com atenção para os pobres e doentes.
Jeremias foi tirado da cisterna e voltou ao lugar onde estava antes, o pátio da prisão (v. 13). Talvez Ebede-Meleque pudesse ter usado sua influência junto ao rei para obter também a libertação de Jeremias, agora que tinha acesso ao rei.
Mas julgou que ele estaria mais seguro e seria melhor cuidado ali do que em qualquer outro lugar. Quando quer, Deus pode transformar uma prisão em abrigo e esconderijo para seu povo em tempos de aflição e perigo.
Versículos 14 a 27
O Colóquio de Zedequias com Jeremias. (a.C. 589.)
No capítulo anterior, vimos o rei conversar a sós com Jeremias; aqui isso acontece de novo, embora Zedequias o tivesse entregado nas mãos dos inimigos (v. 5). Havia uma luta no coração desse príncipe infeliz entre suas convicções e sua corrupção. Observe:
I. A honra que Zedequias prestou ao profeta. Pouco depois de Jeremias ser tirado da cisterna, o rei mandou buscá-lo para aconselhar-se com ele em particular.
Encontrou-se com o profeta na terceira entrada ou, como diz a nota à margem, na entrada principal, isto é, dentro da casa do Senhor, no caminho para ela ou junto dela (v. 14). Talvez, ao marcar esse encontro com o profeta naquele lugar, pretendesse demonstrar respeito e reverência pela casa de Deus. Isso era apropriado, já que desejava ouvir a palavra de Deus.
Zedequias queria perguntar algo a Jeremias; seria melhor traduzir: queria pedir-lhe uma palavra. “Peço-te uma palavra de previsão, conselho e consolo, uma palavra do Senhor. Não me escondas nenhuma palavra que tenhas para mim. Quero saber o pior.” (Jeremias 37:17).
No capítulo anterior, haviam-lhe dito claramente o que aconteceria, mas, como Balaão, ele pergunta de novo, na esperança de receber uma resposta mais agradável, como se Deus, que tem um só propósito, fosse como ele, que mudava tantas vezes de ideia.
II. O trato que Jeremias fez com ele antes de lhe dar conselho (v. 15). 1. Ele queria garantir sua própria segurança. Zedequias desejava que Jeremias lhe falasse com franqueza. “Se eu fizer isso”, disse Jeremias, “não me mandarás matar? Tenho medo que mandes”.
Alguns entendem assim as palavras dele: “O que posso esperar, se te deixas conduzir às cegas pelos príncipes?” Jeremias não hesitava em selar com o sangue a doutrina que pregava, caso fosse chamado a isso.
Ainda assim, ao cumprir nosso dever, devemos usar todos os meios legítimos para preservar a vida; os próprios apóstolos de Cristo fizeram isso.
- Jeremias também queria assegurar-se de que seu conselho seria seguido, pois se preocupava com o bem-estar de Zedequias tanto quanto com o próprio. Estava disposto a dar-lhe conselho saudável.
Não o repreendeu por sua falta de bondade ao deixá-lo ser lançado na cisterna, nem lhe disse que fosse consultar os príncipes, cujas opiniões tanto prezava. Os ministros devem instruir com mansidão até os que se opõem e retribuir o mal com o bem.
Jeremias desejava que Zedequias ouvisse e aceitasse a instrução: “Não me darás ouvidos? Certamente darás. Espero que finalmente te deixes convencer e que, neste teu dia, queiras conhecer o que pertence à tua paz.” Repare: só há esperança para os pecadores quando estão dispostos a ouvir bons conselhos.
Alguns entendem as palavras de Jeremias como expressão de desespero: “Se eu te der conselho, não me darás ouvidos. Tenho razão para temer que não dês.”
“Nesse caso, seria melhor guardar para mim o que tenho a dizer.” Repare: os ministros têm pouco ânimo para falar aos que por tanto tempo, e tantas vezes, taparam os ouvidos.
Quanto a essa última preocupação de Jeremias, Zedequias não lhe deu resposta nem prometeu aceitar o conselho.
Embora desejasse saber a vontade de Deus, reservava para si a liberdade de agir como bem entendesse depois de conhecê-la, como se fosse privilégio de um príncipe não ter sua ruína evitada por bons conselhos.
Quanto à segurança do profeta, porém, Zedequias prometeu pela palavra de um rei e confirmou a promessa com um juramento: qualquer coisa que Jeremias lhe dissesse não seria usada contra ele. Jurou que não o mataria nem o entregaria nas mãos dos que queriam matá-lo (v. 16).
Zedequias considerou isso um grande favor; mesmo assim, Nabucodonosor e Belsazar, quando Daniel anunciou a condenação deles, não só o protegeram como também o promoveram e recompensaram (Daniel 2:48; 5:29).
O juramento de Zedequias naquela ocasião é solene e digno de atenção: “Juro pelo Senhor, que criou nossas almas e me deu a vida e a ti a tua. Não me atrevo a tirar tua vida injustamente, pois sei que, nesse caso, perderia a minha diante daquele que é o Senhor da vida.”
Repare: Deus é o Pai dos espíritos; as almas são obra dele e foram feitas de modo assombroso e admirável, mais do que os corpos.
A alma do maior príncipe e a do prisioneiro mais pobre foram feitas por Deus. Ele forma os corações de ambos com igual facilidade. Em todas as nossas súplicas a Deus e em tudo que fazemos conosco e com os outros, devemos ter em mente que o Deus vivo nos deu estas almas.
III. O bom conselho que Jeremias lhe deu, acompanhado de boas razões para que o aceitasse. Não se baseou em prudência ou estratégia próprias, mas falou em nome do Senhor, Deus dos Exércitos e Deus de Israel.
Não como estadista, mas como profeta, aconselhou o rei insistentemente a render-se e entregar a cidade aos príncipes do rei da Babilônia: “Sai até eles e negocia os melhores termos que puderes” (v. 17).
Esse era o conselho que Jeremias dera ao povo (v. 2 e antes, Jeremias 21:9): que se submetesse aos juízos divinos, em vez de pensar em lutar contra eles. Repare: ao tratar com Deus, um conselho bom para o mais humilde também serve para o mais poderoso, pois ele não faz distinção entre pessoas.
Para convencer o rei a aceitar esse conselho, Jeremias lhe apresenta o bem e o mal, a vida e a morte.
Se Zedequias se render sem resistir, salvará da espada seus filhos e livrará Jerusalém das chamas. A bandeira branca ainda está hasteada. Se apenas reconhecer a justiça de Deus, experimentará a misericórdia dele: “A cidade não será queimada, e tu viverás, assim como tua casa”.
Se insistir obstinadamente em resistir, arruinará tanto sua casa quanto Jerusalém (v. 18), pois, quando Deus julga, vence.
Essa é a situação dos pecadores diante de Deus: se se submeterem humildemente à graça e ao governo dele, viverão; se recorrerem ao poder dele para fazer as pazes com ele, farão as pazes. Mas, se endurecerem o coração contra suas propostas, certamente serão destruídos. Terão de se curvar ou se quebrar.
IV. A objeção que Zedequias levantou contra o conselho do profeta (v. 19). Jeremias lhe falou por profecia, em nome de Deus. Portanto, se o rei respeitasse devidamente a autoridade, a sabedoria e a bondade divinas, assim que entendesse a vontade de Deus, teria concordado com ela e decidido obedecê-la sem contestar.
Mas tratou o conselho como se fosse apenas fruto da prudência de Jeremias e apresentou algumas considerações prudentes próprias. A sabedoria humana é loucura quando contradiz o conselho divino.
Tudo o que Zedequias diz é: “Tenho medo, não dos caldeus; os príncipes deles são homens de honra, mas dos judeus que já passaram para o lado dos caldeus. Quando me virem segui-los, depois de eu tanto me opor à ida deles, rirão de mim e dirão: ‘Também te tornaste fraco como água?'” (Isaías 14:10).
- Não era nem um pouco provável que Zedequias fosse exposto dessa maneira ao ridículo. Os caldeus dificilmente agradariam tanto aos judeus ou o humilhariam a ponto de entregá-lo nas mãos deles. Tampouco os judeus, que eram cativos, estariam tão alegres a ponto de zombar da desgraça de seu príncipe.
Repare: muitas vezes nos afastamos do dever por medos tolos, sem causa nem fundamento, criados pela nossa própria imaginação.
Se os judeus zombassem um pouco dele, Zedequias não poderia desprezar isso e fazer pouco caso? Que prejuízo lhe causaria? Repare: são muito fracos e irritadiços os que não conseguem suportar zombaria por algo que é ao mesmo tempo seu dever e seu interesse.
Mesmo que a zombaria fosse realmente o maior dano pessoal que ele pudesse imaginar, deveria arriscar-se a enfrentá-la por obediência a Deus e para preservar sua família e sua cidade. Zedequias pensava que a rendição seria vista como covardia.
Na verdade, seria uma demonstração de verdadeira coragem suportar com disposição um mal menor, a zombaria dos judeus, para evitar outro maior: a ruína de sua família e de seu reino.
V. A insistência com que Jeremias continuou a aconselhar o rei:
Assegurou-lhe que, se obedecesse à vontade de Deus naquela situação, não lhe sucederia o que temia (v. 20): “Não te entregarão, mas te tratarão como convém à tua posição”.
Depois de todas as jogadas tolas que fizera, Jeremias lhe pede que administre com sabedoria a última cartada e, enfim, faça o que é melhor para si: “Obedece, peço-te, à voz do Senhor, porque é a voz dele; assim tudo te correrá bem”. Mas também lhe diz o que acontecerá se não obedecer.
O próprio Zedequias cairá nas mãos dos caldeus, inimigos implacáveis que agora poderia transformar em amigos, entregando-se a eles. Se tivesse de cair, deveria pensar em como cair da forma menos penosa: “Não escaparás, como esperas” (v. 23).
Ele próprio será responsável pela destruição de Jerusalém, cuja preservação dizia desejar: “Farás com que esta cidade seja queimada pelo fogo” (v. 23). Com um pouco de submissão e renúncia, poderia tê-lo impedido.
Assim, muitas vezes os súditos sofrem por causa do orgulho e da teimosia de seus governantes, que deveriam protegê-los, mas acabam sendo seus destruidores.
- Embora temesse sem motivo o descrédito injusto por se render, certamente sofreria merecido descrédito por resistir, e ouviria isso até das mulheres (v. 22). As damas da corte, que ficaram quando Jeoaquim e Jeconias foram levados cativos, também cairão nas mãos do inimigo.
Elas dirão: “Os homens da tua paz, que consultaste e em quem confiaste, e que te prometeram paz se te deixasses guiar por eles, incitaram-te e te animaram a mostrar-te ousado e valente e a resistir até o último limite. E vê no que deu?”
“Ao te persuadirem, prevaleceram contra ti, e agora descobres que teus verdadeiros inimigos são os que queriam ser considerados teus únicos amigos. Teus pés estão afundados na lama; estás embaraçado e não tens como te ajudar. Teus pés não conseguem avançar, mas recuam.”
Assim as mulheres zombarão de Zedequias, quando todas as suas esposas e filhos forem entregues como despojo aos conquistadores (v. 23).
Repare: aquilo que tentamos evitar pelo pecado será justamente trazido sobre nós pela justiça de Deus. Os que abandonam o caminho do dever por medo do descrédito certamente encontrarão um descrédito muito maior no caminho da desobediência. “O temor do perverso virá sobre ele” (Provérbios 10:24).
VI. O cuidado de Zedequias para manter em segredo a conversa com Jeremias (v. 24): “Que ninguém saiba destas palavras.” Ele não está disposto a seguir o conselho de Deus, nem sequer promete pensar nele.
Foi tão obstinado diante dos apelos de Deus e tão teimoso no caminho do pecado que, embora receba bons conselhos, parece entregue aos próprios planos. Não tem objeção alguma ao conselho de Jeremias e, ainda assim, não o seguirá. Muitos ouvem as palavras de Deus, mas não as praticam.
- Zedequias pede a Jeremias que não revele a ninguém o que aconteceu entre os dois. Quer manter a conversa em segredo, não tanto por segurança de Jeremias, pois sabia que os príncipes não poderiam lhe fazer mal sem sua permissão, mas por causa da própria reputação.
Repare: muitos têm de fato mais apreço por pessoas e coisas boas do que estão dispostos a admitir. Os profetas de Deus são manifestos à consciência dessas pessoas (2 Coríntios 5:11), mas elas não querem mostrar isso ao mundo. Preferem fazer-lhes o bem a deixar que se saiba que o fizeram. Tais pessoas, ao que parece, amam mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus.
- Jeremias recebe instruções sobre o que dizer aos príncipes se o interrogarem. Deveria dizer que estava pedindo ao rei que não o mandasse de volta à casa de Jônatas, o escrivão (v. 25, 26).
Foi o que disse (v. 27), e sem dúvida era verdade: não deixaria escapar uma oportunidade tão boa de conquistar o favor do rei. Portanto, não era mentira nem ambiguidade enganosa, mas uma parte da verdade que ele podia usar para despistar os príncipes, pois não tinha obrigação alguma de lhes contar toda a verdade.
Repare: embora devamos ser inocentes como pombas, sem nunca contar uma mentira deliberada, também precisamos ser prudentes como serpentes, para não nos expormos ao perigo sem necessidade ao contar tudo que sabemos.