Matthew Henry

Jeremias 33

Argumento

O escopo deste capítulo é muito semelhante ao do capítulo anterior: confirmar a promessa da restauração dos judeus, apesar da atual devastação de seu país e da dispersão de seu povo.

Essas promessas também apontam, tanto no que prefiguram quanto no rumo que indicam, para a igreja do evangelho, à qual esta segunda edição da igreja judaica acabaria por ceder suas dignidades e privilégios. Promete-se aqui:

I. Que a cidade será reconstruída e restabelecida “in statu quo, em seu estado anterior”, vv. 1-6.

II. Que os cativos, perdoados de seus pecados, serão restaurados, v. 7, 8.

III. Que isso redundará muito para a glória de Deus, v. 9.

IV. Que o país terá alegria e abundância, vv. 10-14.

V. Que se abrirá caminho para a vinda do Messias, v. 15, 16.

VI. Que a casa de Davi, a casa de Levi e a casa de Israel florescerão outra vez e serão estabelecidas, as três no reino de Cristo; o ministério do evangelho e a igreja do evangelho continuarão enquanto o mundo existir, vv. 17-26.

Versículos 1 a 9

Perspectivas Animadoras. (a.C. 589.)

Observe aqui:

I. A data desta profecia consoladora, que Deus confiou a Jeremias. Ela não é precisa quanto ao momento; sabemos apenas que veio depois da profecia do capítulo anterior, quando as coisas continuavam piorando; foi a segunda vez. Deus fala uma vez, sim, duas vezes, para dar ânimo ao seu povo.

Não somos apenas tão desobedientes que precisamos de preceito sobre preceito para cumprir nosso dever; também somos tão desconfiados que precisamos de promessa sobre promessa para encontrar consolo.

Esta palavra, como a anterior, veio a Jeremias quando ele estava na prisão. Repare: nenhum confinamento pode privar o povo de Deus da presença dele; nenhuma fechadura ou grade pode impedir suas visitas graciosas.

Mais que isso, muitas vezes, à medida que as aflições se multiplicam, os consolos se multiplicam ainda mais, e o povo recebe as comunicações mais revigorantes do favor de Deus quando o mundo lhe mostra o rosto severo. As epístolas mais doces de Paulo foram as que traziam a data de uma prisão.

II. A profecia em si. Ela contém muito consolo para aliviar os cativos e impedir que afundem no desespero. Observe:

  1. Quem lhes assegura esse consolo (v. 2): é o Senhor, aquele que o fez, o Senhor que o formou. Ele é o criador e formador do céu e da terra e, por isso, tem todo o poder nas mãos; assim, isso se refere à oração de Jeremias, Jeremias 32:17. Ele é o criador e formador de Jerusalém e de Sião: ele as construiu no princípio e, portanto, pode reconstruí-las.

Construiu-as para o seu próprio louvor e, portanto, o fará. Ele a formou para estabelecê-la, e por isso ela será estabelecida até que sejam introduzidas aquelas coisas que não podem ser abaladas, mas permanecerão para sempre.

Ele é o autor e formador desta promessa; traçou o plano para a restauração de Jerusalém. Aquele que o formou o estabelecerá; aquele que fez a promessa a cumprirá, pois Jeová é o seu nome, o Deus que dá existência às suas promessas ao realizá-las. Quando faz isso, é conhecido por esse nome (Êxodo 6:3), o Deus que leva a obra ao fim.

Quando os céus e a terra foram concluídos, e não antes, o Criador foi chamado Jeová (Gênesis 2:4).

  1. Como se deve obter e buscar esse consolo: pela oração (v. 3): Clame a mim, e eu lhe responderei. O profeta, tendo recebido alguns sinais dessas coisas, deve suplicar humildemente a Deus por novas revelações de suas boas intenções. Ele já havia orado (Jeremias 32:16), mas deve orar outra vez. Repare: quem espera receber consolo de Deus precisa perseverar na oração.

Devemos clamar a ele; então ele nos responderá. O próprio Cristo precisa pedir, e lhe será dado (Salmos 2:8).

Eu lhe mostrarei coisas grandes e poderosas, isto é, lhe darei uma visão clara e completa delas; coisas ocultas que, embora já tenham sido reveladas em parte, você ainda não conhece, não consegue entender nem acreditar.

Ou isso pode se referir não apenas à previsão dessas coisas, que Jeremias receberia como favor se a desejasse, mas também à realização delas, pelas quais o povo de Deus, animado por essa previsão, deve orar. Repare: as promessas não são dadas para substituir a oração, mas para despertá-la e animá-la. Veja Ezequiel 36:37.

  1. Como era deplorável a condição de Jerusalém, que tornava necessários consolos como esses e apesar da qual sua restauração seria realizada no tempo devido (v. 4, 5). As casas desta cidade, inclusive as dos reis de Judá, são derrubadas pelos montes, ou máquinas de assédio, e pela espada, ou pelos machados e martelos.

É a mesma palavra usada em Ezequiel 26:9: “Com seus machados ele derrubará as suas torres”. As casas mais fortes e imponentes, e as mais bem mobiliadas, foram arrasadas.

O versículo 5 vem entre parênteses e dá outro exemplo do atual estado calamitoso de Jerusalém. Os que saíram para combater os caldeus e afastá-los do cerco fizeram mais mal do que bem: provocaram o inimigo a atacar com mais ferocidade e fúria, de modo que as casas de Jerusalém se encheram dos cadáveres dos homens que morreram das feridas recebidas ao sair contra os sitiantes.

Deus diz que eles eram homens que ele havia abatido em sua ira, pois a espada dos inimigos era a espada dele, e a ira deles, a ira dele. Parece, porém, que os homens mortos em geral se haviam distinguido por sua maldade, pois eram justamente aqueles por cuja maldade Deus agora se ocultava desta cidade; assim, ele foi justo em tudo o que trouxe sobre eles.

  1. Quais são as bênçãos que Deus reserva para Judá e Jerusalém, capazes de reparar todas as suas aflições.

(1.) Seu estado está doente? Está ferido? Deus proverá cura eficaz, embora a doença fosse considerada mortal e incurável (Jeremias 7:22). “Toda a cabeça está doente, e todo o coração está fraco” (Isaías 1:5); mas (v. 6) “eu lhe trarei saúde e cura; impedirei a morte, removerei a doença e porei tudo outra vez em ordem” (Jeremias 30:17).

Repare: por mais desesperador que seja o caso, se Deus se encarregar da cura, ele a realizará.

O pecado de Jerusalém era sua doença (Isaías 1:6); portanto, sua reforma será sua recuperação. As palavras seguintes nos dizem como isso acontecerá: “Eu lhes revelarei abundância de paz e verdade. Eu lhes darei isso no tempo devido e, enquanto isso, lhes darei uma perspectiva animadora disso.” Aqui, paz representa todo o bem.

Paz e verdade são a paz segundo a promessa e em cumprimento dela; ou são a paz e a religião verdadeira, o culto verdadeiro a Deus, em oposição às muitas falsidades e enganos que os haviam afastado de Deus.

Podemos aplicar isso de modo mais geral e observar: [1.] Paz e verdade são o grande assunto da revelação divina. Essas promessas nos conduzem ao evangelho de Cristo, no qual Deus nos revelou paz e verdade: o método da verdadeira paz, com a verdade para nos orientar e a paz para nos dar tranquilidade. Graça, verdade e abundância de ambas vêm por Jesus Cristo.

Paz e verdade são a vida da alma, e Cristo veio para que tivéssemos essa vida, e a tivéssemos em abundância.

Cristo governa pelo poder da verdade (João 18:37) e, por ela, concede abundância de paz (Salmos 72:7; 85:10). [2.] A revelação divina de paz e verdade traz saúde e cura a todos os que a recebem pela fé. Ela cura a alma das doenças que contraiu, pois é um meio de santificação (João 17:17). “Enviou a sua palavra e os curou” (Salmos 107:20).

Também põe a alma em boa ordem, conserva-a em bom estado e a prepara para as atividades e os prazeres da vida espiritual e divina.

(2.) Eles estão dispersos e escravizados, e sua nação está em ruínas? “Farei voltar os seus cativos” (v. 7), tanto os de Israel quanto os de Judá. Embora os que retornaram sob Zorobabel fossem sobretudo de Judá, Benjamim e Levi, depois muitos de todas as outras tribos também voltaram. “Eu os reconstruirei, como os construí no princípio.”

Quando eles se arrependerem e fizerem as primeiras obras, Deus, ao restaurá-los, fará as suas primeiras obras.

(3.) O pecado é a causa de todos os seus problemas? Ele será perdoado e subjugado, e assim a raiz dos juízos será morta (v. 8). [1.] Por causa do pecado, tornaram-se imundos e abomináveis à santidade de Deus; mas Deus os limpará e os purificará de sua iniquidade.

Os que eram cerimonialmente impuros e, por isso, afastados do tabernáculo, voltavam a ter acesso a ele quando eram aspergidos com a água da purificação. Do mesmo modo, recuperariam acesso à sua própria terra e a seus privilégios quando Deus os purificasse de suas iniquidades.

Aludindo a essa aspersão, Davi ora: “Purifica-me com hissopo”. [2.] Por causa do pecado, tornaram-se culpados e expostos à justiça de Deus; mas ele perdoará todas as suas iniquidades e removerá a punição a que estavam condenados por causa do pecado. Todos os que a graça santificadora limpa da imundície do pecado são libertos de sua culpa pela misericórdia que perdoa.

(4.) Tanto os seus pecados quanto os seus sofrimentos desonraram a Deus? A reforma e a restauração deles redundarão em louvor a Deus (v. 9). Jerusalém, assim reconstruída, e Judá, assim repovoada, serão para mim um nome de alegria; serão tão agradáveis a Deus quanto antes foram provocadores, e serão louvor e honra diante de todas as nações.

Assim restaurados, eles glorificarão a Deus por sua obediência a ele, e ele glorificará a si mesmo pelos favores que lhes concede. Essa nação renovada dará à religião tanta reputação quanto antes lhe trouxe descrédito. As nações ouvirão todo o bem que Deus realizou neles por sua graça e todo o bem que realizou por eles por sua providência.

As maravilhas do retorno deles da Babilônia terão no mundo tanta repercussão quanto as maravilhas da libertação do Egito. E eles temerão e tremerão por causa de toda essa bondade. [1.] O próprio povo de Deus temerá e tremerá; ficará muito surpreso, receoso de ofender um Deus tão bom e de perder o favor dele. Oseias 3:5: “Temerão o Senhor e a sua bondade”.

[2.] As nações vizinhas temerão por causa da prosperidade de Jerusalém. Considerarão realmente temível o crescente poder da nação judaica e terão medo de fazer dela sua inimiga.

Quando a igreja é formosa como a lua e brilhante como o sol, é temível como um exército com bandeiras.

Versículos 10 a 16

Perspectivas Animadoras. (a.C. 589.)

Temos aqui outra previsão do estado feliz de Judá e Jerusalém depois de seu glorioso retorno do cativeiro, que por fim culminaria gloriosamente no reino do Messias.

I. Promete-se que o povo, que passou muito tempo em tristeza, voltará a encher-se de alegria. Todos concluíam que o país ficaria desolado para sempre, sem animais na terra de Judá nem habitantes nas ruas de Jerusalém e, por consequência, entregue a uma melancolia universal e perpétua (v. 10). Mas, embora o choro possa durar por algum tempo, a alegria voltará.

Foi ameaçado (Jeremias 7:34; 16:9) que ali cessaria a voz de alegria e de júbilo; aqui, porém, promete-se que elas reviverão e voltarão a ser ouvidas, porque os cativos retornarão. Então a boca deles se encheu de riso (Salmos 126:1, 2).

  1. Haverá alegria comum: a voz do noivo e a voz da noiva.

Os casamentos voltarão a ser celebrados, como antes, com cânticos, que haviam deixado de entoar na Babilônia, pois suas harpas estavam penduradas nos salgueiros.

  1. Haverá ali alegria religiosa: os cânticos do templo serão revividos, os cânticos do Senhor, que eles não podiam cantar em terra estrangeira. Nas casas particulares e nas cidades de Judá, assim como no templo, será ouvida a voz dos que dirão: “Louvai o Senhor dos Exércitos”.

Repare: nada dá mais louvor e honra a um povo do que atribuir a Deus a glória por aquilo, tanto pelo poder quanto pela bondade pelos quais isso se realiza. Eles o louvarão como Senhor dos Exércitos e como o Deus que é bom e cuja misericórdia dura para sempre. Embora seja um cântico antigo, será um cântico novo por ser entoado nesta nova ocasião.

Vemos isso cumprido literalmente quando voltaram da Babilônia (Esdras 3:11): cantaram juntos louvores ao Senhor, porque ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. O culto público a Deus será celebrado com diligência e constância: “Trarão à casa do Senhor o sacrifício de louvor”.

Todos os sacrifícios se destinavam a louvar a Deus, mas aqui parecem ser os sacrifícios espirituais de adoração humilde e ações de graças alegres, “os novilhos dos nossos lábios” (Oseias 14:2), que agradarão mais ao Senhor do que um boi ou novilho.

Os judeus dizem que, nos dias do Messias, todos os sacrifícios cessarão, exceto o sacrifício de louvor; e esta promessa também aponta para aqueles dias.

II. Promete-se que o país, há muito despovoado, voltará a ser povoado e abastecido. Agora está desolado, sem gente nem animais; mas, depois do retorno, os pastos voltarão a cobrir-se de rebanhos (Salmos 65:13). Em todas as cidades de Judá e Benjamim haverá morada de pastores (v. 12, 13). Isso indica:

  1. A riqueza do país depois do retorno.

Não será morada de mendigos, que nada têm, mas de pastores e lavradores, homens de posses, com bons rebanhos na terra para a qual voltaram.

  1. A paz do país. Não será morada de soldados, nem se erguerão tendas e quartéis para alojá-los; haverá tendas de pastores, pois não ouvirão mais alarmes de guerra nem haverá quem faça até os pastores temerem. Veja Salmos 144:13, 14.

  2. A dedicação ao trabalho do povo e o retorno à sua simplicidade e singeleza originais, das quais haviam se afastado muito nas épocas de corrupção.

No princípio, a descendência de Jacó se orgulhava de ser formada por pastores (Gênesis 47:3), e assim voltará a ser. Dedicar-se-á inteiramente a esse trabalho inocente, fazendo seus rebanhos deitarem-se (v. 12) e passarem sob as mãos daquele que os conta (v. 13). Embora numerosos, seus rebanhos não são incontáveis; eles não deixarão de contá-los, para saber se falta algum e procurá-lo.

Repare: mesmo quem possui muitos bens neste mundo age com prudência ao manter registro do que tem. Alguns pensam que os rebanhos passam sob a mão daquele que os conta para serem dizimados (Levítico 27:32). Podemos desfrutar do que temos quando Deus já recebeu o que lhe é devido.

Como parecia incrível que um povo tão reduzido como estava pudesse recuperar tanta paz e abundância, acrescenta-se uma confirmação geral dessas promessas (v. 14): “Cumprirei aquele bem que prometi”. Às vezes, a promessa avança lentamente até se cumprir, mas avança com segurança. Os dias virão, ainda que demorem a chegar.

III. Para coroar todas essas bênçãos que Deus reserva para eles, há uma promessa do Messias e da justiça eterna que ele traria (v. 15, 16). Provavelmente, esse é o bem, o grande bem, que nos últimos dias, dias ainda futuros, Deus realizaria, como prometera a Judá e Israel.

O retorno do cativeiro e o novo estabelecimento deles em sua própria terra preparariam o caminho para isso. Do cativeiro a Cristo há um dos períodos mais importantes (Mateus 1:17).

Já encontramos esta promessa do Messias (Jeremias 23:5, 6), onde ela confirma a promessa dos pastores que Deus levantaria sobre eles. Isso nos leva a pensar que a promessa aqui sobre os pastores e seus rebanhos, que introduz a promessa, deve ser entendida em sentido figurado.

Cristo é aqui profetizado:

  1. Como Rei legítimo. Ele é um Renovo de justiça, não um usurpador, pois brota de Davi e descende de sua linhagem, com quem foi feita a aliança do reino; é a descendência com a qual essa aliança seria estabelecida, de modo que seu título é incontestável.

  2. Como Rei justo: justo ao promulgar leis, travar guerras e proferir julgamentos; justo ao defender os que sofrem injustiça e punir os que a praticam. “Ele executará juízo e justiça na terra.”

Isso pode apontar, como figura, para Zorobabel, que governou com equidade, ao contrário do que Jeoaquim fizera (Jeremias 22:17); mas também se refere àquele a quem foi confiado todo o julgamento e que julgará o mundo com justiça.

  1. Como Rei que protegerá seus súditos de toda injúria. Por meio dele, Judá será salva da cólera e da maldição; assim salva, Jerusalém habitará em segurança, livre do medo do mal e desfrutando de segurança e serenidade santas, confiada à direção deste príncipe da paz, deste príncipe da paz deles.

  2. Como Rei que será louvado por seus súditos: “Este é o nome pelo qual o chamarão” (assim leem o Targum, o siríaco e a Vulgata); “celebrarão e exaltarão esse nome dele, e por esse nome o invocarão”. O texto também pode ser lido, de modo mais próximo do original: “Este é aquele que a chamará: O Senhor, nossa justiça”.

Assim como o altar de Moisés é chamado Jeová-Nissi (Êxodo 17:15), e Jerusalém, Jeová-Samá (Ezequiel 48:35), indicando que se orgulham de Jeová como presente entre eles e como sua bandeira, aqui a cidade é chamada “O Senhor, nossa justiça”, porque se orgulham de Jeová como sua justiça.

Aquilo que antes era dito ser o nome de Cristo, diz o senhor Gataker, aqui se torna o nome de Jerusalém, a cidade do Messias, a igreja de Cristo. É ele quem lhe concede justiça, pois Deus o fez nossa justiça; e ela, ao levar esse nome, declara que toda a sua justiça vem dele, e não dela mesma.

“No Senhor tenho justiça e força” (Isaías 45:24). E nele somos feitos justiça de Deus. Os habitantes de Jerusalém terão o nome do Messias tanto na boca que eles mesmos serão chamados por esse nome.

Versículos 17 a 26

Segurança das Alianças de Deus; A Aliança do Sacerdócio. (a.C. 589.)

Três alianças de Deus pareciam rompidas e perdidas enquanto durou o cativeiro: a realeza com Davi e sua descendência, o sacerdócio com Arão e sua descendência e a aliança de distinção feita com Abraão e sua descendência.

Aqui, porém, promete-se que, apesar dessa interrupção e descontinuidade temporária, as três voltarão a vigorar e seus verdadeiros propósitos e sentidos se cumprirão amplamente nas bênçãos do Novo Testamento, prefiguradas pelas que foram concedidas aos judeus depois de seu retorno do cativeiro.

I. A aliança da realeza será assegurada, e suas promessas se cumprirão plenamente no reino de Cristo, o Filho de Davi (v. 17). O trono de Israel foi derrubado no cativeiro; a coroa caiu de sua cabeça; não havia homem para sentar no trono de Israel; Jeconias foi declarado sem filhos.

Depois do retorno, a casa de Davi voltou a ter destaque; mas é no Messias que se cumpre esta promessa: Davi jamais ficará sem um homem para sentar no trono de Israel, e sempre terá um filho para reinar em seu trono.

Enquanto Jesus Cristo, em sua humanidade, estiver sentado à direita do trono de Deus, governando o mundo para o bem da igreja, da qual é cabeça vivificante e glorificada sobre todas as coisas, enquanto for Rei no santo monte de Sião, Davi não ficará sem sucessor, nem a aliança com ele será rompida.

Quando o primogênito foi trazido ao mundo, declarou-se a respeito dele: “O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó” (Lucas 1:32, 33). Para confirmar isso, promete-se:

  1. A aliança com Davi será tão firme quanto as ordenanças do céu, cuja estabilidade é comparada à da promessa de Deus (Jeremias 31:35, 36).

Há uma aliança da natureza, pela qual se estabelece e se fundamenta o curso comum da providência. Aqui ela é chamada aliança do dia e da noite (v. 20, 25), pois um de seus termos é que haverá dia e noite em seus períodos próprios, segundo a distinção estabelecida entre eles na criação.

Deus separou a luz das trevas e fixou sua sucessão mútua e o governo de cada uma, para que o sol governasse o dia e a lua e as estrelas, a noite (Gênesis 1:4, 5, 16).

Essa ordem foi renovada depois do dilúvio (Gênesis 8:22) e permanece desde então (Salmos 19:2). A manhã e a tarde têm, ambas, seus cursos regulares (Salmos 65:8); a aurora conhece o seu lugar, conhece o seu tempo e respeita ambos, assim como as sombras da tarde. Enquanto o mundo existir, esse curso não será alterado, essa aliança não será rompida.

As ordenanças do céu e da terra, isto é, a comunicação entre o céu e a terra e o domínio das ordenanças celestes sobre a terra, que Deus estabeleceu (v. 25; compare Jó 38:33), jamais serão frustradas. Assim será firme a aliança da redenção com o Redentor, servo de Deus, mas nosso Rei Davi (v. 21).

Isso indica que Cristo terá uma igreja na terra até o fim do mundo; verá uma descendência na qual prolongará seus dias até que já não haja tempo nem dia. O reino de Cristo é eterno; quando vier o fim, e não antes, ele será entregue a Deus, o Pai.

Mas isso também indica que, neste mundo, sua condição alternará entre prosperidade e adversidade, que se sucederão como a luz e as trevas, o dia e a noite.

Ensina-se claramente que, assim como podemos ter certeza de que, embora o sol se ponha esta noite, nascerá de novo amanhã de manhã, quer vivamos para vê-lo, quer não, também podemos ter certeza de que, embora o reino do Redentor no mundo fique por algum tempo encoberto e eclipsado pelas corrupções e perseguições, voltará a brilhar e recuperará seu esplendor no tempo determinado.

  1. A descendência de Davi será tão numerosa quanto o exército do céu; isto é, a descendência espiritual do Messias, que lhe nascerá pela eficácia de seu evangelho e de seu Espírito agindo com ele. Desde o ventre da manhã, ele terá o orvalho da mocidade deles, para que sejam seu povo voluntário (Salmos 110:3).

Os descendentes de Cristo não são seus sucessores, como os de Davi, mas seus súditos; contudo, chegará o dia em que também reinarão com ele (v. 22): “Assim como não se pode contar o exército do céu, multiplicarei a descendência de Davi”.

Portanto, não haverá perigo de o reino se extinguir ou ser eliminado por falta de herdeiros. Os filhos são numerosos; e, se são filhos, também são herdeiros.

II. A aliança do sacerdócio será assegurada, e suas promessas também se cumprirão plenamente. Durante o cativeiro, ela parecia esquecida, pois não havia altar nem serviço no templo para os sacerdotes exercerem; mas também reviverá.

E assim aconteceu: logo que voltaram a Jerusalém, havia sacerdotes e levitas prontos para oferecer holocaustos e sacrifícios continuamente (Esdras 3:2, 3), como se promete aqui (v. 18).

Mas aquele sacerdócio logo se corrompeu; a aliança de Levi foi profanada (como se vê em Malaquias 2:8), e chegou ao fim definitivo quando os romanos destruíram Jerusalém.

Portanto, precisamos procurar outro cumprimento para esta palavra: a aliança com os levitas, os sacerdotes e ministros de Deus será tão firme e duradoura quanto a aliança com o dia e a noite. E vemos seu cumprimento abundante:

  1. No sacerdócio de Cristo, que substitui o de Arão e é a realidade representada por aquela sombra.

Enquanto aquele grande sumo sacerdote da nossa confissão aparece sempre por nós na presença de Deus, apresentando o poder de seu sangue, com o qual fez expiação, no incenso de sua intercessão, pode-se dizer com verdade que os levitas nunca ficam sem alguém diante de Deus para oferecer continuamente (Hebreus 7:3, 17). Ele é sacerdote para sempre.

A aliança do sacerdócio é chamada aliança de paz (Números 25:12), de vida e paz (Malaquias 2:5). Agora temos certeza de que essa aliança não está rompida nem minimamente enfraquecida, enquanto o próprio Jesus Cristo for nossa vida e nossa paz. Aqui, a aliança do sacerdócio é repetidamente unida à da realeza, pois Cristo é sacerdote em seu trono, como Melquisedeque.

  1. Em um ministério estável do evangelho. Enquanto houver ministros fiéis para presidir as assembleias religiosas e oferecer os sacrifícios espirituais de oração e louvor, os sacerdotes, os levitas, não ficarão sem sucessores, os quais receberam um ministério mais excelente. O apóstolo diz que os que pregam o evangelho ocupam o lugar daqueles que serviam junto ao altar (1 Coríntios 9:13, 14).

  2. Em todos os verdadeiros crentes, que são “sacerdócio santo”, “sacerdócio real” (1 Pedro 2:5, 9), e foram feitos reis e sacerdotes para o nosso Deus (Apocalipse 1:6).

Eles oferecem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus e, antes de tudo, oferecem a si mesmos como sacrifícios vivos. É a respeito desses levitas que se deve entender esta promessa (v. 22): serão tão numerosos quanto a areia do mar, conforme a promessa sobre Israel em geral (Gênesis 22:17), pois todo o Israel espiritual de Deus é formado por sacerdotes espirituais (Apocalipse 5:9, 10; 7:9, 15).

III. A aliança de distinção também será assegurada, e suas promessas se cumprirão plenamente no Israel do evangelho. Observe:

  1. Como se considerava que essa aliança havia sido rompida durante o cativeiro (v. 24). Deus pergunta ao profeta: “Não ouviste e não consideraste o que este povo tem dito?”

Talvez fossem os inimigos de Israel, que triunfavam diante do extermínio de um povo que havia feito tanto alarde no mundo; ou os próprios israelitas incrédulos, “este povo entre o qual tu habitas”. Eles romperam a aliança com Deus e depois discutem com ele, como se ele não tivesse sido fiel.

“As duas famílias que o Senhor escolheu, Israel e Judá, que eram uma só quando ele as escolheu, ele as rejeitou.” “Assim desprezaram o meu povo”, isto é, desprezaram o privilégio de ser meu povo, como se fosse um privilégio sem valor algum. As nações vizinhas os desprezavam, pois já não eram uma nação, mas os destroços de uma nação; consideravam que toda a sua honra jazia no pó.

  1. Veja como a aliança permanece firme apesar disso, tão firme quanto a aliança com o dia e a noite. Antes Deus permitiria que dia e noite deixassem de existir do que rejeitar a descendência de Jacó.

Isso não pode se referir à descendência de Jacó segundo a carne, pois ela foi rejeitada, mas à igreja cristã, na qual todas essas promessas seriam depositadas, como mostra o argumento do apóstolo (Romanos 11:1, etc.).

Cristo é a descendência de Davi que será governante perpétuo da descendência de Abraão, Isaque e Jacó; e, assim como esse povo jamais ficará sem tal rei, esse rei jamais ficará sem tal povo. O cristianismo continuará sob o domínio de Cristo e na submissão dos cristãos a ele até que o dia e a noite cheguem ao fim.

Como garantia disso, repete-se a promessa: “Farei voltar os seus cativos”; depois de trazê-los de volta, terei misericórdia deles. A quem essa promessa se refere se vê em Gálatas 6:16, onde todos os que andam segundo a regra do evangelho são considerados o Israel de Deus, sobre o qual haverá paz e misericórdia.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra