Matthew Henry

Jeremias 31

Argumento

Este capítulo continua com as boas palavras e palavras consoladoras que tivemos no capítulo anterior, para dar ânimo aos cativos. Elas lhes asseguram que, no tempo devido, Deus os restauraria, ou restauraria seus filhos, à sua própria terra e faria deles outra vez uma nação grande e feliz.

Isso aconteceria especialmente pelo envio do Messias, em cujo reino e em cuja graça muitas dessas promessas teriam seu pleno cumprimento:

I. Serão restaurados à paz, à honra, à alegria e à grande abundância, vv. 1-14.

II. Sua tristeza pela perda de seus filhos chegará ao fim, vv. 15-17.

III. Arrepender-se-ão de seus pecados, e Deus os acolherá bondosamente em seu arrependimento, vv. 18-20.

IV. Serão multiplicados e crescerão, tanto seus filhos quanto seu gado, sem serem eliminados e reduzidos como tinham sido, vv. 21-30.

V. Deus renovará sua aliança com eles e a enriquecerá com bênçãos espirituais, vv. 31-34.

VI. Essas bênçãos serão garantidas aos seus descendentes depois deles, até mesmo à descendência espiritual de Israel para sempre, vv. 35-37.

VII. Como sinal antecipado disso, a cidade de Jerusalém será reconstruída, vv. 38-40.

Essas promessas extraordinariamente grandes e preciosas eram firmes fundamentos de esperança e fontes plenas de alegria para os pobres cativos. Nós também podemos aplicá-las a nós mesmos e misturar fé a elas.

Versículos 1 a 9

Promessas a Israel; Alegre Retorno do Cativeiro. (a.C. 594.)

Deus aqui assegura a seu povo:

I. Que voltará a recebê-los numa relação de aliança consigo, da qual pareciam ter sido excluídos. No mesmo momento em que a ira de Deus irrompe contra os perversos (Jeremias 30:24), os de seu próprio povo serão reconhecidos por ele como filhos de seu amor:

“Serei o Deus”, isto é, mostrarei ser o Deus, “de todas as famílias de Israel” (v. 1): não só das duas tribos, mas de todas as tribos; não apenas da casa de Arão e das famílias de Levi, mas de todas as suas famílias.

Não só a nação em geral, mas também suas famílias particulares e os interesses delas se beneficiarão de uma relação especial com Deus. Repare: as famílias das pessoas boas, como famílias, podem recorrer a Deus e apoiar-se nele como seu Deus.

Se nós e nossas casas servirmos ao Senhor, nós e nossas casas seremos protegidos e abençoados por ele, Provérbios 3:33.

II. Que fará por eles, ao tirá-los da Babilônia, como fizera por seus pais ao livrá-los do Egito e como se propusera fazer quando os tomou pela primeira vez como seu povo:

  1. Ele os faz lembrar do que fez por seus pais ao tirá-los do Egito, v. 2. Eram então, como estes agora, um povo que restou da espada: a espada de Faraó, com que eliminou todos os meninos logo ao nascerem, uma espada de fato sanguinária da qual escaparam por pouco.

Também escaparam da espada com que Faraó ameaçou eliminá-los ao persegui-los até o mar Vermelho. Estavam então no deserto, onde pareciam perdidos e esquecidos, como estes agora numa terra estrangeira.

Ainda assim, encontraram graça aos olhos de Deus, foram reconhecidos e muito honrados por ele e abençoados com manifestações maravilhosas de seu favor especial. Naquele tempo, ele estava prestes a dar-lhes descanso em Canaã.

Repare: quando somos muito abatidos e dificuldades insuperáveis aparecem no caminho de nossa libertação, é bom lembrar que a igreja já esteve na mesma situação. Contudo, foi levantada de sua condição humilde e chegou a Canaã através de todas as agruras de um deserto; Deus continua o mesmo.

  1. Eles o fazem lembrar do que Deus fizera por seus pais, indicando que agora não viam sinais semelhantes e estavam prestes a perguntar, como Gideão: “Onde estão todas as maravilhas que nossos pais nos contaram?”

É verdade: “O Senhor me apareceu desde tempos antigos” (v. 3), no Egito, no deserto; apareceu comigo e em meu favor, foi visto em sua glória como meu Deus. Os anos de antigamente foram gloriosos; agora, porém, é diferente.

De que nos servirá que ele nos tenha aparecido antigamente, se agora é um Deus que se esconde de nós? Isaías 45:15. Repare: é difícil encontrar consolo nos sorrisos de antes sob os semblantes severos de agora.

  1. A isso ele responde assegurando a constância de seu amor: “Sim, e ainda: eu te amei, não apenas com amor antigo, mas com amor eterno, amor que jamais falhará, embora seus consolos possam ficar suspensos por algum tempo.”

“É amor eterno; por isso estendi ou prolonguei minha bondade amorosa também a ti, assim como a teus antepassados. Ou: com bondade amorosa te atraí a mim, como teu Deus, afastando-te de todos os ídolos para os quais te havias desviado.”

Repare: a felicidade dos que, pela graça, têm parte no amor de Deus está em ser ele um amor eterno, desde a eternidade em seus conselhos até a eternidade em sua duração e suas consequências. Nada pode separá-los desse amor.

Aqueles a quem Deus ama com esse amor, ele os atrairá à aliança e à comunhão consigo pelas influências de seu Espírito sobre a alma deles. Com bondade amorosa os atrairá, com cordas humanas e laços de amor; nenhum atrativo pode ser mais poderoso.

III. Que voltará a formá-los como povo e lhes dará uma estabilidade muito alegre em sua própria terra, v. 4, 5. A igreja de Deus é sua casa, seu templo? Está agora em ruínas? Está, sim; mas “Outra vez te edificarei, e serás edificada”.

As partes desse edifício estão dispersas? Serão reunidas e novamente colocadas juntas, cada uma em seu lugar. Se Deus assumir sua edificação, serão edificadas, qualquer que seja a oposição a isso.

Israel é uma bela virgem? Está agora despida de seus adornos e reduzida a uma condição triste? Está, sim; mas “serás novamente adornada e embelezada, adornada com teus tamborins, ou pandeiros, os enfeites de teu aposento, e alegrada”.

Retomarão suas harpas, penduradas nos salgueiros, irão afiná-las e estarão eles próprios afinados para tocá-las. Serão adornados com seus tamborins, pois agora sua alegria e sua música serão oportunas; será o momento apropriado para elas.

Deus, em sua providência, os chamará a isso, e então será um adorno para eles. Em tempos de calamidade geral, porém, quando Deus os chamava ao luto, os tamborins eram uma vergonha para eles.

Ou isso pode se referir ao uso dos tamborins na celebração de suas festas religiosas e às danças que então faziam, como as filhas de Siló, Juízes 21:19, 21. Nossa alegria é de fato um adorno para nós quando com ela servimos a Deus e o honramos.

A alegria da cidade depende dos produtos do campo? Sim; por isso se promete (v. 5): “Ainda plantarás videiras sobre os montes de Samaria”, que fora a capital do reino de Israel, em oposição à do reino de Judá.

Agora, porém, serão unidos (Ezequiel 37:22), e haverá paz e segurança tão completas que os homens se dedicarão inteiramente a cultivar sua terra:

“Os plantadores plantarão” sem recear que soldados venham comer os frutos do que plantaram ou arrancar as plantas; mas eles próprios comerão livremente dos frutos, como coisas comuns, não proibidas: nem pela lei de Deus, como ocorria até o quinto ano (Levítico 19:23-25), nem pelos proprietários, porque haverá abundância suficiente para todos, suficiente para cada um.

IV. Que terão liberdade e oportunidade para adorar a Deus nas ordenanças designadas por ele próprio, tanto com convites quanto com disposição para fazê-lo (v. 6): “Virá um dia”, e será glorioso, em que os vigias no monte Efraim, postos ali como sentinelas para dar aviso da aproximação do inimigo, verão que tudo está muito tranquilo e que não há sinal de perigo.

Então pedirão dispensa de seu posto por algum tempo para subir a Sião e louvar a Deus pela paz pública. Ou os vigias que cuidam das vinhas, mencionadas no v. 5, animarão a si mesmos, uns aos outros e a todos os seus vizinhos a ir celebrar as festas solenes em Jerusalém.

Isso implica que o serviço de Deus será restabelecido em Sião e que haverá uma afluência geral a ele, com muito afeto e estímulo mútuo, como nos dias de Davi, Salmos 122:1.

Mas o mais notável aqui é que os vigias de Efraim se prontificam a promover a adoração de Deus em Jerusalém. Antigamente, porém, o vigia de Efraim nutria ódio contra a casa de seu Deus (Oseias 9:8) e, em vez de convidar as pessoas a Sião, armava ciladas para quem se dirigia para lá, Oseias 5:1.

Repare: Deus pode fazer daqueles que foram inimigos da religião e da verdadeira adoração de Deus pessoas que deem ânimo a ambas e assumam nelas a liderança. Essa promessa se cumpriria plenamente nos dias do Messias, quando o evangelho seria pregado em todos esses países.

Com essa pregação, seria feito um convite geral à igreja de Cristo, da qual Sião era uma figura.

V. Que Deus terá a glória, e a igreja, tanto a honra quanto o consolo dessa mudança bendita (v. 7): “Cantai com alegria por Jacó”. Isto é, que todos os seus amigos e os que lhe desejam bem se alegrem com ela, Deuteronômio 32:43.

“Alegrai-vos, gentios, com seu povo”, Romanos 15:10. Todos os vizinhos repararão na restauração de Jacó e terão nela motivo de alegria. Todos participarão das alegrias de Jacó e, assim, lhe prestarão respeito e lhe darão boa reputação.

Até os principais das nações, os de maior destaque, terão por honra congratular-se com a restauração de Jacó e considerarão honroso enviar seus embaixadores para esse fim.

“Publicai, louvai.” Ao divulgar essas notícias, louvem o Deus de Israel e o Israel de Deus; falem honrosamente de ambos. Os que publicam o evangelho devem fazê-lo com louvor; por isso, nos Salmos, ele é muitas vezes mencionado como mesclado com louvores, Salmos 67:2, 3; 116:2, 3.

Quer levemos a outros o consolo de algo, quer o recebamos para nós, devemos ter o cuidado de dar a Deus o louvor por isso. “Louvai e dizei: Ó Senhor, salva teu povo”; isto é, “completa a salvação deles, continua a salvar o remanescente de Israel que ainda está em servidão”, como em Salmos 126:3, 4.

Repare: ao louvar a Deus pelo que fez, devemos pedir-lhe os favores futuros de que sua igreja precisa e que espera receber. Ao orar a ele, de fato o louvamos e lhe damos glória; ele assim o considera.

VI. Que, para terem estabilidade feliz em sua própria terra, retornarão com alegria da terra de seu cativeiro e farão uma viagem de volta muito confortadora (v. 8, 9). Esse começo de misericórdia será para eles uma garantia de todas as outras bênçãos aqui prometidas:

  1. Embora estejam dispersos em lugares muito distantes, ainda assim serão reunidos “da terra do norte” e “dos confins da terra”. Onde quer que estejam, Deus os encontrará.

  2. Embora muitos deles sejam muito incapazes de viajar, ainda assim isso não os impedirá: os cegos e os coxos virão. Terão tanta boa vontade para a viagem e tanto ânimo ao empreendê-la que não usarão sua cegueira e sua dificuldade de andar como desculpa para permanecer onde estão.

Seus companheiros estarão prontos para ajudá-los; serão olhos para os cegos e pernas para os coxos, como bons cristãos devem ser uns para os outros em sua jornada rumo ao céu, Jó 29:15.

Mas, acima de tudo, seu Deus os ajudará. Que ninguém apele para o fato de ser cego se tem Deus por guia, nem de ser coxo se tem Deus por força. As mulheres grávidas carregam peso, e não convém que façam tal viagem; muito menos as que estão em trabalho de parto.

Ainda assim, quando se trata de voltar a Sião, nem umas nem outras farão disso uma dificuldade. Repare: quando Deus chama, não devemos alegar nenhuma incapacidade para ir, pois aquele que nos chama nos ajudará e nos fortalecerá.

  1. Embora pareçam ter diminuído e se tornado poucos em número, ainda assim, quando todos se reunirem, serão uma grande companhia. Assim será o Israel espiritual de Deus quando houver uma reunião geral de todos, embora agora não passe de um pequeno rebanho.

  2. Embora seu retorno seja motivo de alegria para eles, ainda assim orações e lágrimas serão tanto seus suprimentos quanto sua artilharia (v. 9): “Virão com choro e com súplicas”, chorando pelo pecado e suplicando perdão, pois a bondade de Deus os levará ao arrependimento.

Chorarão pelo pecado com mais amargura e mais ternura depois de libertos do cativeiro do que jamais choraram quando gemiam sob ele. Chorar e orar combinam bem: as lágrimas dão vida às orações e expressam sua vivacidade, e as orações ajudam a enxugar as lágrimas.

“Com favores os conduzirei” (assim se lê à margem); na viagem, estarão cercados pelos favores de Deus, os frutos de seu favor.

  1. Embora tenham uma viagem perigosa, ainda assim estarão seguros sob escolta divina. A terra que atravessarão é seca e sedenta? “Farei que andem junto a rios de águas”, não junto às águas de uma enchente, que desaparecem no verão.

É um deserto sem estrada nem trilha? “Farei que andem por um caminho reto”, do qual não se desviarão. É uma região áspera e rochosa? Ainda assim, “não tropeçarão”.

Repare: aonde quer que Deus chame claramente seu povo, ele ou lhes encontrará ou lhes abrirá um caminho pronto; e, enquanto seguimos a Providência, podemos ter certeza de que a Providência não nos faltará.

Por fim, dá-se um motivo pelo qual Deus dispensará todo esse zelo a seu povo: “Pois sou um Pai para Israel”, um Pai que o gerou e, por isso, o sustentará, que tem por ele o zelo e a compaixão de um pai (Salmos 103:13).

“E Efraim é meu primogênito”; até Efraim, que se desviara de Deus e já não era digno de ser chamado filho, ainda será reconhecido como primogênito, particularmente querido e herdeiro de uma porção dupla de bênçãos.

O mesmo motivo dado para sua libertação do Egito é dado para a da Babilônia: nasceram livres e, por isso, não devem ser escravizados; nasceram para Deus e, por isso, não devem ser servos de homens.

Êxodo 4:22, 23: “Israel é meu filho, sim, meu primogênito; deixa meu filho ir para que me sirva”. Se tomarmos Deus por nosso Pai e nos unirmos à igreja dos primogênitos, podemos ter certeza de que não nos faltará nada que seja bom para nós.

Versículos 10 a 17

A Restauração de Israel; Promessas a Israel. (a.C. 594.)

Este trecho tem quase o mesmo teor do anterior: anuncia ao mundo, assim como à igreja, os propósitos do amor de Deus para com seu povo. Esta é uma palavra do Senhor que as nações devem ouvir, pois é a profecia de uma obra do Senhor que elas não podem deixar de perceber.

Que ouçam a profecia, para entender melhor o cumprimento dela e aproveitá-lo; e que aqueles que a ouvem pessoalmente a declarem a outros, declarem-na nas ilhas distantes. Será uma notícia que se espalhará pelo mundo inteiro. Parecerá muito grandiosa na história; vejamos como aparece na profecia.

Prediz-se:

  1. Que os dispersos serão reunidos novamente de suas dispersões: “Aquele que dispersa Israel o reunirá”, pois sabe para onde os dispersou e, portanto, onde encontrá-los, v. 10. Una eademque manus vulnus opemque tulit — A mão que fez a ferida a curará.

Quando o tiver reunido num só corpo, num só aprisco, ele o guardará, como o pastor guarda seu rebanho, para que não volte a dispersar-se.

  1. Que os vendidos e alienados serão redimidos e trazidos de volta, v. 11. Embora o inimigo que tomara posse deles fosse mais forte do que eles, ainda assim o Senhor, que é mais forte do que todos, os redimiu e resgatou, não por pagamento, mas por poder, como antigamente das mãos dos egípcios.

  2. Que, com a liberdade, terão abundância e alegria, e Deus será honrado e servido por meio delas, v. 12, 13. Quando tiverem voltado à sua própria terra, “virão e cantarão no alto de Sião”; no cume daquele monte santo cantarão para o louvor e a glória de Deus.

Lemos que assim fizeram quando ali se lançaram os alicerces do templo: “cantaram juntos, louvando e dando graças ao Senhor”, Esdras 3:11. “Confluirão para a bondade do Senhor”; isto é, acorrerão em grande número, com muito empenho e alegria, como correntes de água, à bondade do Senhor, ao templo onde ele faz sua bondade passar diante de seu povo.

Virão juntos em assembleias solenes para louvá-lo por sua bondade e orar pelos frutos e pela continuidade dela. Virão bendizê-lo por sua bondade em lhes dar trigo, vinho, azeite e as crias dos rebanhos e das manadas.

Agora que obtiveram sua liberdade, têm posse incontestada dessas coisas e delas desfrutam com tranquilidade e paz. Por isso honram a Deus com suas primícias e delas trazem ofertas ao seu altar.

Repare: É consolador observar a bondade do Senhor nos dons da providência comum e, mesmo neles, provar o amor da aliança. Tendo abundância, abundância depois da necessidade e escassez, alegrar-se-ão muito. “Sua alma será como um jardim regado”, florescente e frutífero (Isaías 58:11), agradável e perfumado, abundante em todas as coisas boas.

Repare: nossas almas nunca têm valor como jardins a não ser quando são regadas pelo orvalho do Espírito e da graça de Deus. Segue-se uma promessa preciosa, que não terá cumprimento pleno em lugar algum deste lado das alturas da Sião celestial: eles “nunca mais voltarão a entristecer-se”.

Pois é somente naquela nova Jerusalém que todas as lágrimas serão enxugadas, Apocalipse 21:4. Contudo, para os cativos que voltaram, a promessa se cumpriu até este ponto: não tinham mais aqueles motivos de tristeza que haviam tido antes.

Por isso (v. 13) “jovens e idosos se alegrarão juntos”. Os jovens serão tão sóbrios em sua alegria que acompanharão os idosos; os idosos ficarão tão arrebatados que se associarão aos jovens. Salva res est, saltat senex — O Estado prospera, e o idoso dança.

Deus converterá seu luto em alegria, seus jejuns em festas solenes, Zacarias 8:19. Foi no retorno da Babilônia que aqueles que semearam com lágrimas colheram com alegria, Salmos 126:5, 6.

Aqueles a quem Deus consola são de fato consolados e podem esquecer suas tribulações quando ele os faz alegrar-se a partir de sua tristeza, não apenas alegrar-se depois dela, mas alegrar-se a partir dela. Sua alegria ganhará brilho de sua tristeza, que lhe servirá de contraste; quanto mais pensarem em suas tribulações, mais se alegrarão com seu livramento.

  1. Que tanto os ministros quanto aqueles a quem ministram terão satisfação abundante naquilo que Deus lhes dá (v. 14): “Saciarei de banha a alma dos sacerdotes”. Haverá tal abundância de sacrifícios trazidos ao altar que aqueles que vivem do altar viverão muito confortavelmente.

Eles e suas famílias serão saciados de banha, terão o suficiente, e do melhor. “Meu povo se satisfará com a minha bondade” e considerará que nela há o suficiente para fazê-los felizes; e há mesmo.

Os de seu povo encontram satisfação abundante na bondade de Deus, embora tenham apenas pouco deste mundo. Que tenham certeza da bondade amorosa de Deus, e ficarão satisfeitos com ela, sem desejar mais nada para fazê-los felizes.

Tudo isso se aplica às bênçãos espirituais que os redimidos do Senhor desfrutam por Jesus Cristo, infinitamente mais valiosas do que trigo, vinho e azeite, e à satisfação da alma que experimentam ao desfrutá-las.

  1. Que, em particular, aqueles que se entristeceram pela perda de seus filhos levados ao cativeiro terão essa tristeza convertida em alegria quando eles voltarem, vv. 15-17. Temos aqui:

(1.) O triste lamento das mães pela perda de seus filhos (v. 15): “Em Ramá ouviu-se uma voz”, na época do cativeiro geral: nada além de lamentação e choro amargo, mais ali do que em outros lugares, porque Nebuzaradã havia concentrado em Ramá seus cativos, como se vê em Jeremias 40:1, onde o encontramos enviando Jeremias de volta de Ramá.

Diz-se aqui que Raquel chora por seus filhos. Seu sepulcro ficava entre Ramá e Belém. Benjamim, uma das duas tribos, e Efraim, chefe das dez tribos, eram ambos descendentes de Raquel.

Ela teve apenas dois filhos. O mais velho foi aquele por quem o pai se entristeceu e recusou ser consolado (Gênesis 37:35); ao outro ela própria chamou Benoni, o filho da minha tristeza. Os habitantes de Ramá também se entristeceram por seus filhos e filhas levados embora (como em 1 Samuel 30:6).

Ali houve uma voz de lamentação que, falando poeticamente, poderia até ter levantado Raquel da sepultura para chorar com eles. Os pais afetuosos recusavam até mesmo ser consolados por seus filhos, porque eles já não estavam, não estavam com eles, mas nas mãos de seus inimigos; dificilmente voltariam a vê-los.

Os evangelistas aplicam isso ao grande luto que houve em Belém pelo assassinato das crianças por Herodes (Mateus 2:17-18), e se diz que essa passagem se cumpriu então.

Choraram por eles e não quiseram ser consolados, supondo que o caso não oferecia motivo algum de consolo, porque eles não existiam. Repare: A tristeza pela perda dos filhos não pode deixar de ser grande tristeza, sobretudo se nos equivocamos a ponto de pensar que eles já não existem.

(2.) O consolo oportuno que lhes é oferecido a esse respeito, v. 16, 17. São aconselhados a moderar essa tristeza e impor-lhe limites: “Contém tua voz do choro e teus olhos das lágrimas”. Não somos proibidos de lamentar em tal caso; fazem-se concessões à afeição natural.

Mas não devemos permitir que nossa tristeza chegue a um extremo, impedindo nossa alegria em Deus ou nos afastando de nosso dever para com ele. Embora lamentemos, não devemos murmurar nem decidir, como Jacó, descer à sepultura em luto.

Para reprimir a dor desordenada, devemos considerar que há esperança em nosso fim, esperança de que haverá um fim, pois a tribulação não durará sempre, e de que será um fim feliz: o fim será paz. Repare: Deve sustentar-nos em nossas tribulações o fato de termos motivo para esperar que elas acabem bem.

O justo tem esperança em sua morte; ela será o fim bendito de sua dor e a passagem bendita para suas alegrias. “Há esperança para tua posteridade”, leem alguns. “Embora talvez tu mesmo não vivas para ver esses dias gloriosos, há esperança de que tua posteridade os verá.”

“Embora uma geração caia no deserto, a seguinte entrará em Canaã. Duas coisas com cuja esperança podes consolar-te:”

[1.] “A recompensa do teu trabalho: teu trabalho em meio ao sofrimento será recompensado. Os consolos do livramento serão suficientes para equilibrar todos os sofrimentos do teu cativeiro.”

Deus alegra seu povo segundo os dias em que o afligiu, e há assim uma proporção entre as alegrias e as tristezas, como entre a recompensa e o trabalho. A glória a ser revelada, que os santos esperam no fim, compensará abundantemente os sofrimentos deste tempo presente, Romanos 8:18.

[2.] “A restauração dos teus filhos: eles voltarão da terra do inimigo (v. 16); voltarão para sua própria fronteira”, v. 17. Há esperança de que filhos distantes sejam trazidos para casa. Jacó teve um encontro consolador com José depois de perder a esperança de algum dia vê-lo.

Há esperança a respeito dos filhos retirados pela morte: voltarão para sua própria fronteira, para a feliz porção que lhes foi designada na ressurreição, uma porção na Canaã celestial, aquela fronteira do santuário de Deus.

Veremos motivo para reprimir nossa dor pela morte de nossos filhos recebidos na aliança com Deus quando considerarmos as esperanças que temos de sua ressurreição para a vida eterna. Não estão perdidos; foram adiante.

Versículos 18 a 26

O Arrependimento e o Privilégio de Efraim; Ânimo aos Cativos. (a.C. 594.)

Temos aqui:

I. O arrependimento de Efraim e seu retorno a Deus. Não apenas Judá, mas também Efraim, as dez tribos, será restaurado; por isso será preparado e capacitado desse modo para a restauração, Oseias 14:8. Efraim dirá: “Que tenho eu ainda a ver com ídolos?”

Efraim, o povo, é aqui apresentado como uma só pessoa para indicar sua unanimidade. Serão como um só homem em seu arrependimento e nele glorificarão a Deus com uma só mente e uma só boca, todos e cada um.

Isso também é expresso assim para que se aplique melhor aos penitentes em particular, aos quais esta passagem se destina a orientar e animar.

Efraim é aqui apresentado chorando pelo pecado, talvez porque Efraim, aquele de quem a tribo recebeu o nome, era um homem de espírito sensível e lamentou por seus filhos durante muitos dias (1 Crônicas 7:21, 22). E a tristeza pelo pecado é comparada à tristeza por um filho único. Esse penitente é aqui apresentado:

  1. Lamentando a si mesmo e as misérias de sua condição presente. Os verdadeiros penitentes assim lamentam a si mesmos.

  2. Acusando a si mesmo e colocando sobre si o peso de ser pecador, um grande pecador. Acusa-se, em primeiro lugar, do pecado de que sua consciência lhe dizia ser especialmente culpado naquele momento: a impaciência sob a correção.

“Tu me castigaste; estive sob a vara, e precisava dela, merecia-a. Fui castigado com justiça, castigado como um novilho, que nunca teria sentido o aguilhão se primeiro não se houvesse rebelado contra o jugo.”

Os verdadeiros penitentes veem suas aflições como castigos paternos: “Tu me castigaste e fui castigado; isto é, foi bom que eu fosse castigado, pois, de outro modo, estaria perdido. Fez-me bem, ou pelo menos tinha o propósito de fazer-me bem; e, contudo, fui impaciente sob o castigo.”

Ou isso pode indicar sua falta de sensibilidade sob a aflição: “Tu me castigaste e fui castigado, e só. Não fui despertado nem estimulado por ela; não olhei além do castigo. Estive sob ele como novilho desacostumado ao jugo, rebelde e indomável, dando coices contra os aguilhões, como um touro selvagem numa rede”, Isaías 51:20.

Esse é o pecado de que agora se reconhece culpado. Mas (v. 19) reflete sobre seus pecados anteriores e recua até os dias de sua juventude. A descoberta de um pecado deve levar-nos a procurar outros; agora ele se lembra do descrédito de sua juventude.

Efraim, como povo, reflete sobre a má conduta de seus antepassados quando pela primeira vez se formaram como povo. Isso se aplica a pessoas em particular. Repare: O pecado de nossa juventude foi o descrédito de nossa juventude, e devemos lembrar-nos dele muitas vezes contra nós mesmos e suportá-lo com tristeza e vergonha penitentes.

  1. Ele é aqui apresentado irado consigo mesmo, com santa indignação pelo seu pecado e sua loucura: bateu na coxa, como o publicano bateu no peito. Estava até espantado consigo mesmo e com sua própria estupidez e obstinação.

Envergonhou-se, sim, e ainda ficou até confuso; não podia olhar para Deus com confiança alguma nem refletir sobre si mesmo com consolo algum.

  1. Ele é aqui apresentado recomendando-se à misericórdia e à graça de Deus. Descobre que tem inclinação a afastar-se de Deus e que, por poder algum de si mesmo, consegue manter-se próximo dele; muito menos, depois de se haver revoltado, consegue trazer-se de volta a Deus.

Por isso ora: “Converte-me e serei convertido”. Isso implica que, a menos que Deus o converta por sua graça, nunca se converterá, mas vagueará sem fim. Portanto, deseja muito a graça que converte, depende dela e não duvida de que ela será suficiente para ajudá-lo a superar todas as dificuldades do caminho de volta a Deus.

Veja Jeremias 17:14: “Cura-me e serei curado”. Deus age com poder e pode tornar disposto quem não o é. Se ele assumir a conversão de uma alma, ela será convertida.

  1. Ele é aqui apresentado satisfazendo-se com a experiência que teve do efeito bendito da graça divina: “Certamente, depois que fui convertido, arrependi-me”. Repare: Todos os movimentos piedosos de nosso coração em direção a Deus são fruto e consequência da ação poderosa de sua graça em nós.

Observe: Ele foi convertido, foi instruído; sua vontade foi inclinada à vontade de Deus por meio da formação correta de seu juízo a respeito das verdades divinas. Repare: O caminho pelo qual Deus converte as almas a si é abrir-lhes os olhos do entendimento, e todo bem segue daí: “Depois que fui instruído, cedi, bati na coxa”.

Quando os pecadores chegam ao conhecimento correto, chegam ao caminho correto. Efraim fora castigado, e isso não produzira o efeito desejado; não passara disso: “Fui castigado, e só”.

Mas, quando as instruções do Espírito de Deus acompanharam as correções de sua providência, então a obra foi feita; então ele bateu na coxa, tão humilhado pelo pecado que não teve mais nada a ver com ele.

II. A compaixão de Deus por Efraim e a recepção bondosa que este encontra junto de Deus, v. 20:

  1. Deus o reconhece como filho e como filho pródigo: “É Efraim meu filho querido? É uma criança agradável?” Assim, quando Efraim lamenta a si mesmo, Deus o lamenta, como alguém a quem sua mãe consola, embora tivesse altercado com ele, Isaías 66:13.

“É este Efraim meu filho querido? É este aquela criança agradável? É ele que está tão triste de espírito e se queixa tão amargamente?” Isso se assemelha à fala de Saul (1 Samuel 26:17): “É esta a tua voz, meu filho Davi?”

Ou, como às vezes se completa: “Não é Efraim meu filho querido? Não é uma criança agradável?” Sim: agora é, agora que se arrepende e volta. Repare: Aqueles que foram filhos desobedientes e desviados, se voltarem e se arrependerem sinceramente, serão aceitos por Deus como filhos queridos e agradáveis, por mais que tenham estado sob o castigo da vara.

Efraim se havia afligido, mas Deus assim o cura; havia-se humilhado, mas Deus assim o honra. Como o filho pródigo que voltava e julgava não ser mais digno de ser chamado filho, mas ainda assim foi vestido pelo pai com a melhor roupa e recebeu um anel na mão.

  1. Deus se enternece por ele e fala dele com muita e afetuosa compaixão: “Desde que falei contra ele”, pelas ameaças da palavra e pelas repreensões da providência, “continuamente me lembro dele com fervor; meus pensamentos a respeito dele são pensamentos de paz”.

Repare: Quando Deus aflige seu povo, ainda assim não se esquece deles. Quando os expulsa de sua terra, ainda assim não os tira de sua vista nem de sua mente. Mesmo quando Deus fala contra nós, ainda assim age em nosso favor e planeja nosso bem em tudo.

Este é nosso consolo na aflição: o Senhor pensa em nós, embora nós nos tenhamos esquecido dele. “Continuamente me lembro dele; por isso minhas entranhas se comovem por ele”, assim como as de José ansiavam por seus irmãos mesmo quando lhes falava asperamente.

Quando as aflições de Israel arrancaram dele uma confissão penitente e submissão, diz-se que a alma de Deus sentiu dor pela miséria de Israel (Juízes 10:16), pois ele sempre aflige com a maior ternura.

Foi a compaixão de Deus que abrandou o castigo de Efraim: “Meu coração se comove dentro de mim” (Oseias 11:8, 9). Agora a mesma compaixão acolheu o arrependimento de Efraim.

Efraim havia apelado (v. 18): “Tu és o Senhor, meu Deus; por isso voltarei a ti, por isso dependerei de tua misericórdia e graça”. Deus mostra que era um apelo válido e eficaz, pois torna evidente tanto que é Deus e não homem quanto que é o Deus de Efraim.

  1. Decide fazer-lhe o bem: “Certamente terei misericórdia dele”, diz o Senhor. Repare: Deus reserva misericórdia, misericórdia rica, certa e adequada, para todos os que o buscam com sinceridade e se submetem a ele. Quanto mais somos afligidos pelo pecado, mais preparados estamos para os consolos dessa misericórdia.

III. Estímulos e ânimos bondosos dados ao povo de Deus na Babilônia para preparar-se para o retorno à sua própria terra. Que não tremam nem percam seu ânimo; que não se distraiam nem percam seu tempo; mas que se disponham à viagem com firme resolução e aplicação diligente, v. 21, 22.

  1. Devem pensar apenas em voltar ao seu próprio país, de onde foram expulsos: “Volta, ó virgem de Israel, virgem que será desposada de novo com teu Deus! Volta a estas tuas cidades. Embora devastadas e em ruínas, são tuas cidades, que teu Deus te deu; por isso volta a elas.”

Não devem contentar-se em permanecer na Babilônia além do momento em que tiverem liberdade para voltar a Sião.

  1. Devem voltar pelo mesmo caminho por onde foram, para que a lembrança das tristezas que os acompanharam, ou de que seus pais lhes contaram, em determinados lugares da estrada, revivida ao avistá-los pela memória desses locais, os torne mais agradecidos pelo livramento.

Os que se afastaram de Deus para a servidão do pecado devem voltar pelo caminho por onde se desviaram, aos deveres que negligenciaram; devem praticar suas primeiras obras.

  1. Devem empenhar a si mesmos e tudo o que há neles nessa tarefa: “Dirige teu coração à estrada; concentra nela tua mente, considera teu dever, teu interesse e dedica-te à viagem de boa vontade.”

Repare: O caminho da Babilônia a Sião, da servidão do pecado à gloriosa liberdade dos filhos de Deus, é uma estrada: é direito, claro, seguro e bem percorrido (Isaías 35:8). Contudo, ninguém provavelmente andará por ele sem dirigir-lhe o coração.

  1. Devem providenciar tudo o que é necessário à viagem: “Ergue para ti marcos de caminho e faz para ti montes altos, ou colunas; envia pessoas à frente para erguê-los em todos os lugares onde houver risco de perder a estrada.” Que aqueles que vão primeiro e conhecem melhor o caminho estabeleçam essas indicações para os que os seguirem.

  2. Devem preparar a mente para a viagem: “Até quando andarás de um lado para outro, ó filha desviada?” Que suas mentes não oscilem nem fiquem incertas quanto a isso, mas que decidam voltar.

Que não se perturbem com preocupações e temores, nem busquem ajuda de um lado e de outro entre as criaturas, nem corram de cá para lá cortejando-as, o que tantas vezes foi sinal de que se afastavam de Deus. Que se lancem sobre Deus; então suas mentes ficarão firmes.

  1. São animados a fazer isso pela certeza que Deus lhes dá de que criaria uma coisa nova, estranha e surpreendente, na terra, naquela região: “Uma mulher cercará um homem”. A igreja de Deus, fraca e frágil como uma mulher, completamente inapta para a guerra e de espírito temeroso (Isaías 54:6), cercará, sitiará e vencerá um homem poderoso.

A igreja é comparada a uma mulher, Apocalipse 12:1. Ao passo que vemos exércitos cercar o acampamento dos santos (Apocalipse 20:9), agora o acampamento dos santos os cercará.

Muitos bons intérpretes entendem que essa coisa nova criada naquela terra é a encarnação de Cristo, que Deus tinha em vista ao trazê-los de volta para lá e que às vezes lhes fora dada como sinal, Isaías 7:14; 9:6.

Uma mulher, a virgem Maria, encerrou em seu ventre o Poderoso, pois esse é o significado de Geber, a palavra empregada aqui. E Deus é chamado Gibbor, o Deus poderoso (Jeremias 32:18), assim como Cristo em Isaías 9:6, onde se fala de sua encarnação, como se supõe acontecer aqui.

Ele é El-Gibbor, o Deus poderoso. Que isso lhes assegure que Deus não rejeitaria esse povo, pois essa bênção estaria entre eles, Isaías 65:8.

IV. Uma perspectiva consoladora de que voltarão a estabelecer-se felizes em sua própria terra:

  1. Contarão com a estima e a boa vontade de todos os seus vizinhos, que lhes dirão uma boa palavra e farão uma boa oração por eles (v. 23): “Ainda”, ou melhor, “mais uma vez”, embora Judá e Jerusalém há muito sejam motivo de espanto e assobio de desprezo, usar-se-á esta fala, como antes, acerca da terra de Judá e de suas cidades: “O Senhor te abençoe, ó morada de justiça e monte de santidade!”

Isso indica que voltarão muito reformados e melhores em todos os aspectos; essa reforma será tão visível que todos ao redor a perceberão. As cidades, que costumavam ser ninhos de salteadores, serão moradas de justiça. O monte de Israel, como toda a terra é chamada (Salmos 78:54), e especialmente o monte Sião, será monte de santidade.

Observe: A justiça para com as pessoas e a santidade para com Deus devem andar juntas. Piedade e honestidade são o que Deus uniu; ninguém pense em separá-las nem em fazer de uma compensação pela falta da outra.

Vai bem a um povo quando sai da tribulação assim refinado; isso é um presságio seguro de felicidade ulterior. Podemos orar com grande consolo pela bênção de Deus sobre as casas que são moradas de justiça e sobre as cidades e países que são montes de santidade. Ali o Senhor certamente ordenará a bênção.

  1. Haverá grande abundância de todas as coisas boas entre eles (v. 24, 25). Em Judá, na própria terra de Judá, embora há muito devastada, viverão tanto lavradores quanto pastores, as duas ocupações antigas e honrosas de Caim e Abel, Gênesis 4:2.

É agradável habitar numa morada de justiça e num monte de santidade. “E os lavradores e pastores comerão do fruto de seu trabalho, pois saciei a alma cansada e triste”. Isto é: aqueles que chegaram cansados da viagem e estiveram por muito tempo tristes no cativeiro agora desfrutarão grande abundância.

Isso se aplica às bênçãos espirituais que Deus reserva a todos os verdadeiros penitentes, a todos os que são justos e santos; serão abundantemente satisfeitos com graças e consolos divinos. No amor e favor de Deus, a alma cansada encontrará descanso e a alma triste, alegria.

V. O profeta nos conta que prazer a revelação disso trouxe à sua mente, v. 26. As visões antecipadas que Deus às vezes lhe havia dado das calamidades de Judá e Jerusalém eram extremamente penosas (como em Jeremias 4:19), mas estas eram agradáveis, embora distantes.

“Com isso, despertei, tomado pela alegria que rompeu os grilhões do sono. E refleti sobre meu sonho, que fora tal que tornara doce meu sono; senti-me revigorado, como as pessoas se sentem com um sono tranquilo.”

Podem dormir docemente os que se deitam e se levantam no favor de Deus e em comunhão com ele. E nenhuma perspectiva neste mundo é mais agradável aos bons homens e aos bons ministros do que a prosperidade da igreja de Deus. Que poderíamos contemplar com mais satisfação do que o bem de Jerusalém por todos os dias de nossa vida e a paz sobre Israel?

Versículos 27 a 34

A Aliança de Deus Renovada. (a.C. 594.)

O profeta, depois de achar doce seu sono, assim tornado pelas revelações da graça divina, dispõe-se a dormir novamente, esperando novas revelações, e não se decepciona. Pois aqui se promete ainda:

I. Que o povo de Deus se tornará tanto numeroso quanto próspero. Israel e Judá serão povoados tanto de pessoas quanto de gado, como se tivessem sido semeados com a semente de ambos, v. 27. Crescerão e se multiplicarão como um campo semeado de trigo.

Isso é fruto da bênção de Deus (v. 23), pois àqueles a quem abençoou ele disse: “Sede frutíferos”. Isso deveria ser um tipo do maravilhoso crescimento da igreja do evangelho. Deus os edificará e plantará, v. 28. Vigiará sobre eles para fazer-lhes o bem; nenhuma oportunidade que possa promover sua prosperidade será perdida.

Por muito tempo tudo se voltara contra eles, e todos os acontecimentos haviam ocorrido de tal modo para arruiná-los, a ponto de parecer que Deus vigiava sobre eles para arrancá-los e derrubá-los. Agora, porém, tudo o que acontecer contribuirá felizmente para fortalecer e promover seus interesses.

Deus estará tão pronto a consolar os que se arrependem de seus pecados e por eles se humilham quanto a punir os que continuam amando seus pecados e neles se endurecem.

II. Que Deus não mais lhes pedirá contas pelos pecados de seus pais (v. 29, 30). Eles não mais dirão, pois não terão mais motivo para dizer, que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos. Deus o fizera no cativeiro, porque os pecados de seus antepassados entraram na conta contra eles, particularmente os de Manassés. Disso haviam reclamado como uma agrura.

Outras passagens justificam Deus nesse modo de proceder, e nosso Salvador diz aos judeus perversos de seus dias que sofreriam pelos pecados de seus pais, porque persistiam neles, Mateus 23:35, 36.

Mas aqui se promete que essa severa maneira de tratá-los chegaria agora ao fim. Deus não prosseguiria em sua contenda com eles pelos pecados de seus pais, mas se lembraria, em favor deles, de sua aliança com os pais deles e lhes faria o bem segundo essa aliança.

Não mais se queixarão, como antes, de que os pais comeram uvas azedas e os dentes dos filhos ficaram embotados, o que sugere certo absurdo e é uma crítica injusta aos procedimentos de Deus. Cada um, porém, ainda morrerá por sua própria iniquidade. Embora Deus deixe de puni-los como nação, ainda assim continuará a pedir contas a cada pessoa que o provocar.

Repare: As salvações públicas não concederão impunidade nem segurança aos pecadores em particular; ainda se embotarão os dentes de todo homem que comer uvas azedas.

Repare: Os que comem fruto proibido, por mais tentador que pareça, descobrirão que é uma uva azeda que lhes embotará os dentes. Mais cedo ou mais tarde sentirão seus efeitos e se lembrarão dele com amargura. O pecado tende tão diretamente a inquietar as pessoas quanto as uvas azedas a embotar os dentes.

III. Que Deus renovará sua aliança com eles, de modo que terão todas essas bênçãos não apenas pela providência, mas por promessa; assim elas serão mais doces e estarão garantidas.

Essa aliança, porém, se refere aos tempos do evangelho, aos últimos dias que virão, pois o apóstolo a entende como graça do evangelho (Hebreus 8:8, 9, etc.), onde toda esta passagem é citada como resumo da aliança da graça feita com os que creem em Jesus Cristo. Observe:

  1. Quem são as pessoas com quem se faz essa aliança: a casa de Israel e a de Judá; a igreja do evangelho, o Israel de Deus sobre o qual haverá paz (Gálatas 6:16); a descendência espiritual do crente Abraão e de Jacó, homem de oração.

Judá e Israel haviam sido dois reinos separados, mas se uniram depois do retorno, nos favores conjuntos que Deus lhes concedeu. Assim também judeus e gentios se uniram na igreja e na aliança do evangelho.

  1. Qual é, em geral, a natureza dessa aliança: é uma nova aliança, diferente da que foi feita com eles quando saíram do Egito. Isso não quer dizer que aquela feita no monte Sinai fosse uma aliança baseada na natureza e na inocência, como a que foi feita com Adão no dia em que ele foi criado.

Não: quanto à substância, aquela era uma aliança da graça, mas sua manifestação era obscura em comparação com esta, nos tempos do evangelho. Os pecadores eram salvos por aquela aliança mediante arrependimento e fé no Messias que viria, cujo sangue, que confirma essa aliança, era prefigurado pelo sangue dos sacrifícios da lei, Êxodo 24:7, 8.

Contudo, por muitos motivos, esta pode ser chamada nova em comparação com aquela: suas ordenanças e promessas são mais espirituais e celestiais, e suas revelações muito mais claras.

Deus fizera aquela aliança com eles quando os tomou pela mão, como se fossem cegos, coxos ou fracos, para conduzi-los para fora da terra do Egito; e eles quebraram a aliança. Observe: Foi Deus quem a fez, mas o povo é que a quebrou, pois nossa salvação vem de Deus, ao passo que nosso pecado e nossa ruína vêm de nós mesmos.

A quebra da aliança se agravou pelo fato de Deus ser marido para eles, de tê-los desposado. A aliança entre ele e eles era matrimonial, e eles a quebraram com a idolatria, aquele adultério espiritual.

É um grande agravante de nossas partidas traiçoeiras de Deus o fato de que ele tem sido um marido para nós, afetuoso, terno, zeloso, fiel a nós, e ainda assim nós lhe somos infiéis.

  1. Quais são os artigos específicos de sua aliança. Todos contêm bênçãos espirituais. Não: “Eu lhes darei a terra de Canaã e uma descendência numerosa”, mas: “Eu lhes darei perdão, paz e graça, boas cabeças e bons corações”. Ele promete:

(1.) Que os inclinará ao dever: “Porei minha lei em seu interior e a escreverei em seu coração”. Não: “Eu lhes darei uma nova lei”, como bem observa o sr. Gataker, pois Cristo não veio destruir a lei, mas cumpri-la.

A lei, porém, será escrita no coração deles pelo dedo do Espírito, assim como antes fora escrita nas tábuas de pedra. Deus escreve sua lei no coração de todos os crentes, tornando-a pronta e familiar para eles, à mão quando precisarem usá-la, como aquilo que está escrito no coração, Provérbios 3:3.

Faz com que tenham zelo em observá-la, pois se diz que aquilo por que estamos ansiosos está perto de nosso coração. Opera neles uma disposição para obedecer, uma conformidade de pensamento e afeição às normas da lei divina, como a conformidade de uma cópia ao original.

Isso é prometido aqui e deve ser objeto de oração, para que nosso dever seja cumprido com consciência e deleite.

(2.) Que os acolherá numa relação consigo: “Serei seu Deus”, um Deus todo-suficiente para eles, “e eles serão meu povo”, “um povo leal e obediente a mim”. Deus ser nosso Deus é o resumo de toda a felicidade; o próprio céu não é mais do que isso, Hebreus 11:16; Apocalipse 21:3.

Sermos seu povo pode ser entendido ou como a condição que cabe a nós, pois somente os verdadeiramente dispostos a comprometer-se a ser seu povo terão Deus como seu Deus, ou como um ramo ulterior da promessa: Deus, por sua graça, fará de nós seu povo, um povo disposto, no dia de seu poder. Quem quer que pertença a seu povo pertence a ele pela graça que o faz assim.

(3.) Que haverá abundância do conhecimento de Deus entre pessoas de todas as classes, e isso influenciará todo o bem. Pois aqueles que conhecem devidamente o nome de Deus o buscarão, servirão a ele e confiarão nele (v. 34): “Todos me conhecerão”.

Todos serão bem-vindos ao conhecimento de Deus e terão os meios de adquiri-lo. Seus caminhos serão conhecidos sobre a terra, ao passo que, por muitos séculos, Deus era conhecido apenas em Judá.

Muitos mais conhecerão Deus do que nos tempos do Antigo Testamento, que, entre os gentios, foram tempos de ignorância, pois para eles o Deus verdadeiro era um Deus desconhecido.

Nos tempos do evangelho, as coisas de Deus se tornarão mais claras e compreensíveis e mais acessíveis à capacidade dos mais simples do que quando Moisés tinha um véu sobre o rosto. Haverá um conhecimento de Deus tão difundido que não haverá tanta necessidade de ensinar como antes.

Alguns entendem isso como expressão hiperbólica, e a lentidão dos judeus exigia tais expressões para despertá-los, destinada apenas a mostrar que o conhecimento de Deus nos tempos do evangelho superaria em muito o conhecimento que tinham dele sob a lei.

Ou talvez indique que, nos tempos do evangelho, haverá tamanha abundância de pregação pública, regular e constante, por homens autorizados e designados para pregar a palavra em tempo oportuno e inoportuno, muito além do que havia sob a lei, que haverá menos necessidade do ensino fraterno, de um vizinho e de um irmão.

Os sacerdotes pregavam só de vez em quando, no templo, e a poucos em comparação. Agora, porém, todos conhecerão ou poderão conhecer Deus ao frequentar as assembleias cristãs, nas quais o bom conhecimento de Deus será ensinado por todas as partes da igreja.

Alguns lhe dão este sentido, mencionado pelo sr. Gataker: muitos terão compreensão tão clara das coisas de Deus que poderão parecer ter sido instruídos por alguma iluminação direta, e não por meios de instrução.

Em suma, pelo evangelho de Cristo, as coisas de Deus virão a uma luz mais clara que nunca (2 Timóteo 1:10), e, pela graça de Cristo, o povo de Deus chegará a uma visão mais clara dessas coisas que nunca, Efésios 1:17, 18.

(4.) Que, para possibilitar todas essas bênçãos, o pecado será perdoado. Esse é o motivo de todas as demais: “Pois perdoarei sua iniquidade; não lhes atribuirei essa iniquidade nem os tratarei como ela merece; perdoarei e esquecerei: de seu pecado não me lembrarei mais.”

É o pecado que nos impede de receber coisas boas, que detém a corrente dos favores de Deus. Quando ele é removido pela misericórdia que perdoa, a obstrução desaparece, e a graça divina desce como um rio, como uma corrente poderosa.

Versículos 35 a 40

Promessas Evangélicas; A Reconstrução de Jerusalém. (a.C. 594.)

Coisas gloriosas foram ditas nos versículos anteriores acerca da igreja do evangelho. A fase da igreja judaica que começaria com o retorno do cativeiro acabaria por desembocar nela, e nela todas aquelas promessas teriam seu pleno cumprimento.

Mas podemos confiar nessas promessas? Sim: temos aqui sua confirmação e a maior garantia imaginável da permanência das bênçãos que contêm. A grande coisa que nos é assegurada é que, enquanto durar o mundo, Deus terá nele uma igreja.

Embora às vezes ela possa ser reduzida a uma condição muito baixa, ainda será levantada novamente, e seus interesses serão restabelecidos. Está edificada sobre uma rocha, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Ora, oferecem-se aqui duas coisas para confirmar nossa fé nisso: a edificação do mundo e a reconstrução de Jerusalém.

I. A edificação do mundo, e a firmeza e duração dessa edificação, são provas do poder e da fidelidade daquele Deus que se comprometeu a estabelecer sua igreja. Aquele que edificou todas as coisas no princípio é Deus (Hebreus 3:4), e é ele mesmo quem faz todas as coisas agora.

A constância das glórias do reino da natureza pode animar-nos a confiar na promessa divina quanto à continuidade das glórias do reino da graça, pois isso é como as águas de Noé, Isaías 54:9. Observemos aqui:

  1. As glórias do reino da natureza e deduzamos delas como são felizes aqueles que têm este Deus, o Deus da natureza, como seu Deus para todo o sempre. Reparemos:

(1.) No movimento estável e regular dos corpos celestes, dos quais Deus é o primeiro motor e o supremo diretor: ele dá o sol como luz de dia (v. 35). Não apenas o fez assim no princípio, mas continua a dá-lo para esse fim, pois a luz, o calor e todas as influências do sol dependem continuamente de seu grande Criador.

Dá as ordenanças da lua e das estrelas como luz de noite. Seus movimentos são chamados ordenanças tanto porque são regulares e seguem uma regra quanto porque estão determinados e sujeitos a uma regra. Veja Jó 38:31-33.

(2.) Reparem no governo do mar e no limite imposto às suas ondas orgulhosas: o Senhor dos Exércitos divide o mar, ou, como leem alguns, o aquieta, quando suas ondas rugem. Divide et impera — Divida e governe. Quando ele mais se agita, Deus o mantém dentro de seus limites (Jeremias 5:22) e logo o tranquiliza e torna calmo novamente.

Devemos exaltar o poder de Deus não só por manter os movimentos regulares dos céus, mas também por controlar os movimentos irregulares dos mares.

(3.) Reparem na vastidão dos céus e na extensão incomensurável do firmamento. Deve ser um grande Deus aquele que governa um mundo tão vasto. Os céus acima não podem ser medidos (v. 37), e, contudo, Deus os enche.

(4.) Reparem no caráter misterioso até mesmo da parte da criação onde vivemos e com a qual mais lidamos. Os fundamentos da terra não podem ser sondados lá embaixo, pois o Criador suspende a terra sobre o nada (Jó 26:7), e não sabemos em que se fixaram seus fundamentos, Jó 38:6.

(5.) Reparem na estabilidade inabalável de tudo isso (v. 36): essas ordenanças não podem desaparecer de diante de Deus. Ele mantém continuamente sob seus olhos todos os exércitos do céu e da terra e todos os movimentos de ambos. Estabeleceu-os, e eles permanecem, permanecem conforme sua ordenança, pois todos são seus servos, Salmos 119:90, 91.

Os céus muitas vezes se cobrem de nuvens, o sol e a lua muitas vezes são eclipsados, a terra pode tremer e o mar agitar-se. Mas todos permanecem em seus lugares: movem-se, mas não são removidos. Nisso devemos reconhecer o poder, a bondade e a fidelidade do Criador.

  1. As garantias do reino da graça deduzidas daí: podemos estar certos disto mesmo: que a descendência de Israel não deixará de ser nação, pois o Israel espiritual, a igreja do evangelho, será nação santa, povo peculiar, 1 Pedro 2:9.

Quando Israel segundo a carne já não for uma nação, os filhos da promessa serão considerados descendência (Romanos 9:8). Deus não rejeitará toda a descendência de Israel, não, nem mesmo por tudo o que fizeram, embora tenham agido muito perversamente, v. 37. Com justiça poderia rejeitá-los, mas não o fará.

Embora os expulse de sua terra e os derrube por um tempo, ainda assim não os rejeitará. Rejeita alguns deles, mas não todos. Parece que a isso o apóstolo se refere (Romanos 11:1): “Deus rejeitou seu povo?” Deus nos livre de pensar assim!

Pois (v. 5) neste tempo há um remanescente, suficiente para confirmar a promessa de que Deus não rejeitará toda a descendência de Israel, embora muitos entre eles se percam por incredulidade. Podemos fortalecer nossa fé nisso considerando:

(1.) Que o Deus que se comprometeu a preservar a igreja é Deus de poder onipotente, que sustenta todas as coisas por sua palavra onipotente. Nosso socorro está no nome daquele que fez o céu e a terra e, portanto, pode fazer qualquer coisa.

(2.) Que Deus não teria todo esse zelo pelo mundo se não tivesse o desígnio de receber dele alguma glória para si. Como a receberia se não preservasse nele uma igreja, um povo que existisse para seu nome e seu louvor?

(3.) Que, se a ordem da criação permanece firme porque foi bem estabelecida no princípio e não é alterada porque não necessita de alteração, o modo de agir da graça permanecerá invariável pelo mesmo motivo, pois também foi bem estabelecido no princípio.

(4.) Que aquele que prometeu preservar uma igreja para si já demonstrou ser fiel à palavra que falou acerca da estabilidade do mundo.

Aquele que é fiel à sua aliança com Noé e seus filhos, porque a estabeleceu como aliança eterna (Gênesis 9:9, 16), certamente não será infiel à sua aliança com Abraão e sua descendência, sua descendência espiritual, pois essa também é uma aliança eterna.

Mesmo os erros que cometeram, embora tenham sido muitos, não prevalecerão para frustrar as intenções graciosas da aliança. Veja Salmos 89:30, etc.

II. A reconstrução de Jerusalém, agora em ruínas, e sua ampliação e estabelecimento serão um sinal antecipado das grandes coisas que Deus fará pela igreja do evangelho, a Jerusalém celestial, vv. 38-40. Os dias virão, embora possam demorar, em que:

  1. Jerusalém será inteiramente reconstruída, tão extensa quanto em qualquer época anterior. Suas dimensões são aqui descritas com precisão pelos lugares por onde passava seu perímetro.

Sem dúvida, o muro que Neemias edificou, e que, para cumprir a profecia com mais exatidão, começou perto da torre de Hananel aqui mencionada (Neemias 3:1), cercava tanta terra quanto se pretende aqui, embora não possamos identificar com certeza os lugares chamados porta da esquina, colina de Garebe, etc.

  1. Depois de construída, será consagrada a Deus e a seu serviço. Será “edificada ao Senhor” (v. 38), e até seus arredores e campos vizinhos serão “santos ao Senhor”.

Não será contaminada por ídolos como antes, mas Deus será louvado e honrado ali. Toda a cidade será, por assim dizer, um só templo, um lugar santo, como a nova Jerusalém, que não tem templo justamente porque ela toda é templo.

  1. Assim edificada em virtude da promessa de Deus, “nunca mais será arrancada nem derrubada”. Isto é, continuará por muito tempo: o período da nova cidade, do retorno até sua última destruição, foi inteiramente tão longo quanto o da antiga, de Davi até o cativeiro.

Mas essa promessa teria pleno cumprimento na igreja do evangelho, que, assim como é o Israel espiritual e por isso não será rejeitada por Deus, assim também é a cidade santa e por isso todos os poderes humanos serão incapazes de arrancá-la ou derrubá-la.

Pode ficar devastada por um tempo, como Jerusalém, mas se recuperará, resistirá à tempestade e alcançará seu objetivo, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra