Jeremias 30
Argumento
O sermão deste capítulo e do seguinte tem feição muito diferente de todos os anteriores. De fato, o profeta muda de tom por orientação de Deus.
Quase tudo o que dissera até aqui era censura e ameaça; mas estes dois capítulos são inteiramente dedicados a preciosas promessas de retorno do cativeiro, retorno que era figura das coisas gloriosas reservadas para a igreja nos dias do Messias.
O profeta recebe ordem não só de pregar isso, mas também de escrevê-lo, pois se destina ao consolo da geração futura, vv. 1-3. Aqui se promete:
I. Que mais tarde terão uma restauração jubilosa:
Embora agora estejam em grande dor e terror, vv. 4-7.
Embora seus opressores sejam muito fortes, vv. 8-10.
Embora outras nações tenham sido completamente destruídas e não tenham sido restauradas, v. 11.
Embora todos os meios de sua libertação pareçam falhar e ser interrompidos, vv. 12-14.
Embora o próprio Deus os tenha enviado ao cativeiro, e com justiça, por seus pecados, v. 15, 16.
Embora todos à sua volta considerem seu caso sem esperança, v. 17.
II. Que, depois de sua restauração jubilosa, terão uma condição próspera e estável: sua cidade será reconstruída (v. 18), seu número aumentará (v. 19, 20), seu governo será estabelecido (v. 21), a aliança de Deus com eles será renovada (v. 22) e seus inimigos serão destruídos e eliminados, v. 23, 24.
Versículos 1 a 9
Promessas de Misericórdia. (a.C. 594.)
Aqui, I. Jeremias recebe ordem de escrever o que Deus lhe dissera, o que talvez se refira a todas as profecias anteriores.
Deve escrevê-las e publicá-las, na esperança de que aqueles que não aproveitaram o que ele disse ao ouvi-lo uma vez prestem mais atenção quando, ao ler, tiverem tempo para uma revisão mais ponderada.
Ou, antes, isso se refere às promessas de sua soltura, muitas vezes entremeadas em seus outros discursos. Ele deve reuni-las, e Deus agora lhes acrescentará muitas palavras semelhantes.
Deve escrevê-las para as gerações futuras, que as verão cumpridas e, assim, terão sua fé na profecia confirmada. Não deve escrevê-las numa carta, como a do capítulo anterior aos cativos, mas num livro, para ser cuidadosamente conservado nos arquivos ou entre os registros públicos do Estado.
Daniel compreendeu por esses livros que o cativeiro estava prestes a terminar, Daniel 9:2. Deve escrevê-las num livro, não em folhas soltas: pois vêm os dias, embora ainda distantes, em que Deus fará voltar do cativeiro Israel e Judá, grandes números das dez tribos junto com os das duas, v. 3.
Essa profecia precisa ser escrita para que também possa ser lida naquele tempo, de modo que se veja como o cumprimento corresponde exatamente à predição; esse é um dos propósitos de escrever profecias.
Insinua-se que serão amados por causa de seus pais (Romanos 11:28). Pois Deus os trará de volta a Canaã porque foi a terra que deu a seus pais e que, por isso, possuirão.
II. Ele recebe orientação sobre o que escrever. As próprias palavras são ensinadas pelo Espírito Santo, v. 4. Estas são as palavras que Deus ordenou que fossem escritas. As promessas escritas por sua ordem são tão verdadeiramente sua palavra quanto os dez mandamentos escritos com seu dedo:
- Deve escrever uma descrição do medo e da consternação em que o povo estava e em que provavelmente continuaria a cada ataque dos caldeus. Isso tornará sua libertação ainda mais maravilhosa e bem-vinda (v. 5): “Ouvimos uma voz de tremor”, os gritos de terror que ecoam aos alarmes de perigo.
Os falsos profetas lhes diziam que teriam paz, mas “há temor e não paz”; assim se lê à margem. Não surpreende que, havendo combates por fora, haja temores por dentro.
Os homens, até os homens de guerra, serão inteiramente vencidos pelas calamidades de sua nação; sucumbirão a elas e a elas cederão. Parecerão mulheres em trabalho de parto, sobre as quais vêm dores extremas das quais sabem que não podem escapar, v. 6.
Nunca se ouviu falar de um homem que desse à luz; contudo, aqui não se vê apenas um ou outro homem medroso, mas “todo homem com as mãos sobre os lombos”, na máxima angústia e agonia, como mulheres em trabalho de parto, ao ver suas cidades queimadas e sua terra devastada.
Mas essa dor é comparada à de uma mulher em trabalho de parto, não à de um leito de morte, porque terminará em alegria, e a dor, como a da parturiente, será esquecida. Todos os rostos se tornarão pálidos.
A palavra indica não só a palidez causada por um susto repentino, mas também a que resulta de um mau estado do corpo, como a icterícia ou a clorose. O profeta lamenta a calamidade ao prevê-la (v. 7): “Ai! Pois aquele dia é grande”, um dia de juízo.
É chamado “o grande dia”, “o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31; Judas 1:6), grande a ponto de não ter havido outro semelhante. Nosso Salvador fala assim da última destruição de Jerusalém como algo sem paralelo, Mateus 24:21.
É “o tempo da angústia de Jacó”, tempo triste em que o povo que professa pertencer a Deus estará em aflição maior que a de outros povos. Todo o período do cativeiro foi um tempo da angústia de Jacó.
Tempos assim devem ser profundamente lamentados por todos os que se importam com o bem de Jacó e a honra do Deus de Jacó.
- Deve escrever as garantias que Deus dera de que, por fim, essas calamidades teriam um desfecho feliz:
(1.) As aflições de Jacó cessarão: ele será salvo delas. Embora as aflições da igreja possam durar muito, não durarão para sempre. A salvação pertence ao Senhor e será realizada em favor de sua igreja.
(2.) Aqueles que afligem Jacó ficarão impossibilitados de lhe causar mais dano e prestarão contas do dano que lhe fizeram, v. 8. O Senhor dos Exércitos, que tem todo o poder em suas mãos, compromete-se a fazê-lo:
“Quebrarei o jugo dele de sobre o teu pescoço, que há muito pesa tanto sobre ti e tanto te fere. Romperei tuas amarras e te restituirei a liberdade e o alívio. Não ficarás mais à mercê das ordens de estrangeiros, não lhes servirás mais, nem eles se servirão de ti. Não mais se enriquecerão com teus bens nem com teu trabalho.”
E, (3.) o que coroa e completa a misericórdia é que serão restituídos ao livre exercício de sua religião, v. 9. Serão libertados do serviço a seus inimigos, não para viverem sem restrições e fazerem o que lhes aprouver, mas para servirem ao Senhor, seu Deus, e a Davi, seu rei.
Assim poderão voltar a uma ordem estabelecida, sob o governo constituído tanto na igreja quanto no Estado. Foram levados à aflição e obrigados a servir seus inimigos porque não haviam servido ao Senhor, seu Deus, como deviam, com alegria e satisfação de coração, Deuteronômio 28:47.
Quando chegar o tempo de serem salvos de sua aflição, Deus os preparará e capacitará para isso dando-lhes um coração disposto a servi-lo. Tornará esse bem duplamente consolador dando-lhes oportunidade de servi-lo.
Portanto, somos libertados das mãos de nossos inimigos para servir a Deus, Lucas 1:74, 75. As libertações de calamidades temporais são de fato misericórdias para nós quando, por meio delas, nos vemos comprometidos com o serviço de Deus e mais livres para praticá-lo.
Servirão a seu próprio Deus. Não se inclinarão a servir outros deuses, como antigamente nos dias de sua apostasia, nem serão obrigados a isso, como recentemente nos dias de seu cativeiro.
Servirão a Davi, seu rei: governantes que Deus de tempos em tempos estabeleça sobre eles, da linhagem de Davi, como Zorobabel, ou pelo menos sentados nos tronos de juízo, os tronos da casa de Davi, como Neemias. Mas certamente isso tem um sentido mais amplo.
A paráfrase caldeia diz: “Obedecerão (ou darão ouvidos) ao Messias (ou Cristo), o Filho de Davi, seu rei”. Os intérpretes judeus aplicam o texto a ele. Aquela dispensação que começou com seu retorno do cativeiro os conduziu ao Messias.
Ele é chamado Davi, seu Rei, porque era o Filho de Davi (Mateus 22:42) e atendia a esse nome, Mateus 20:31, 32. Davi foi um tipo ilustre dele, tanto em sua humilhação quanto em sua exaltação.
A aliança de realeza feita com Davi tinha nele sua referência principal, e nele as promessas dessa aliança se cumpriram plenamente. Deus lhe deu o trono de seu pai Davi; levantou-o para eles e o estabeleceu no santo monte de Sião.
No Novo Testamento, diz-se muitas vezes que Deus levantou Jesus, que o levantou como Rei, Atos 3:26; 13:23, 33. Observe:
[1.] Os que servem ao Senhor como seu Deus também devem servir a Davi, seu Rei; devem entregar-se a Jesus Cristo para serem governados por ele. Pois todos devem honrar o Filho como honram o Pai e entrar, por meio dele como Mediador, no serviço e na adoração a Deus.
[2.] Os libertados da escravidão espiritual devem demonstrá-lo entregando-se ao serviço de Cristo. Aqueles a quem ele dá descanso devem tomar sobre si o seu jugo.
Versículos 10 a 17
Promessas de Misericórdia. (a.C. 594.)
Nestes versículos, como nos anteriores, apresenta-se a condição deplorável dos judeus no cativeiro. Contudo, são-lhes dadas muitas promessas preciosas de que, no tempo devido, receberão alívio e uma salvação gloriosa será realizada em seu favor.
I. O próprio Deus se apresentou contra eles: dispersou-os (v. 11) e lhes fez todas essas coisas, v. 15. Todas as calamidades vieram de suas mãos; fossem quais fossem os instrumentos, ele era o agente principal.
Isso tornava muito triste a situação deles: Deus, o seu próprio Deus, falava a respeito deles para derrubar e destruir. Ora:
- Deus pretendia com isso apenas corrigi-los como um pai (v. 11): “Eu te corrigirei com medida”, ou segundo o juízo, com discernimento, não mais do que mereces; antes, não mais do que podes suportar bem.
O que Deus faz contra seu povo é uma correção, sempre moderada e sempre procedente do amor: “Não te deixarei inteiramente sem castigo, como estás inclinado a pensar que farei por causa de tua relação comigo”.
Repare: a profissão de religião, por mais plausível que seja, está longe de nos garantir impunidade no pecado. Deus não faz acepção de pessoas, mas mostrará seu ódio ao pecado onde quer que o encontre, e o odeia mais naqueles que lhe estão mais próximos.
Deus aqui corrige seu povo “pela multidão de sua iniquidade” e porque “seus pecados aumentaram”, v. 14, 15. Nossas tristezas às vezes se multiplicam e aumentam? Devemos reconhecer que é porque nossos pecados se multiplicaram e aumentaram.
As iniquidades crescem em nós e, por isso, as aflições crescem sobre nós. Mas:
- O que Deus pretendia como correção paterna, eles e outros interpretavam como hostilidade. Julgavam que ele os ferira “com ferida de inimigo” e “com castigo de alguém cruel” (v. 14), como se tivesse planejado sua ruína, sem moderar a correção nem reservar misericórdia para eles.
De fato, parecia que Deus os tratara com tamanha severidade, como se tivesse se tornado seu inimigo e lutado contra eles, Isaías 63:10. Jó se queixa de que Deus se tornara cruel com ele e multiplicara suas feridas.
Quando as aflições são grandes e prolongadas, precisamos vigiar cuidadosamente nosso coração para não acolher pensamentos tão duros sobre Deus e sua providência. As correções dele são de alguém misericordioso, não de alguém cruel, por mais que pareçam o contrário.
II. Seus amigos os abandonaram e se afastaram deles. Nenhum dos que os cortejavam na prosperidade lhes dava atenção na aflição, v. 13. É comum acontecer assim quando uma família entra em decadência: os que viviam à sua sombra se afastam.
Em duas situações agradecemos a ajuda dos amigos e precisamos de seus serviços:
- Se formos denunciados, acusados ou censurados, esperamos que nossos amigos apareçam para nos defender, que digam uma boa palavra por nós quando não conseguimos criar coragem para falar em nossa própria defesa.
Mas aqui “não há quem defenda tua causa”, quem se levante em tua defesa ou interceda por ti junto a teus opressores. Por isso, Deus defenderá a causa deles; ele bem poderia admirar-se de que ninguém amparasse um povo que tanto desfrutara do favor do céu, Isaías 63:5.
- Se estivermos doentes, machucados ou feridos, esperamos que nossos amigos nos acompanhem, aconselhem, se compadeçam e, se necessário, ajudem a aplicar remédios curativos.
Mas aqui não há quem faça isso, ninguém que lhes ate as feridas e, com conselhos e consolo, aplique os cuidados adequados ao caso deles. Antes (v. 14), “todos os teus amantes se esqueceram de ti”; longe dos olhos, longe do coração. Em vez de procurar-te, abandonam-te.
Muitas vezes foi assim com a religião e a piedade sincera no mundo. Aqueles que, por sua educação, profissão e começo promissor, pareciam destinados a ser seus amigos e amantes, seus patronos e protetores, abandonam-na e a esquecem.
Não têm nada a dizer em sua defesa nem fazem coisa alguma para curar suas feridas. Observe: “Teus amantes se esqueceram de ti, pois eu te feri”. Quando Deus está contra um povo, quem estará a seu favor? Quem poderá favorecê-lo de modo a lhe fazer algum bem? Veja Jó 30:11.
Por isso, sua situação parecia desesperadora e sem remédio (v. 12): “Tua contusão é incurável, tua ferida é grave”; e (v. 15): “Tua dor é incurável”. A condição dos judeus no cativeiro era tal que nenhum poder humano poderia reparar seus males.
Ali eram como um vale cheio de ossos mortos e secos, nos quais nada menos que a Onipotência poderia pôr vida. Quem imaginaria que um povo tão reduzido e empobrecido voltaria um dia à sua terra e seria ali restabelecido?
Tantos fatores agravavam sua calamidade que sua dor não admitia alívio; pareciam endurecidos nela, e sua alma recusava consolo. Isso durou até que os consolos divinos se mostraram fortes, fortes demais para serem vencidos até pelas torrentes de dor que os cobriam.
“Tua dor é incurável” porque teus pecados, em vez de serem motivo de arrependimento e abandono, aumentaram. Repare: dores incuráveis decorrem de paixões incuráveis.
Nessa condição deplorável, são vistos com desdém (v. 17): “Chamaram-te rejeitada”, abandonada por todos, entregue à ruína. Diziam: “Esta é Sião, por quem ninguém procura”.
Ao olhar para o lugar onde a cidade e o templo haviam sido construídos, chamavam-no de rejeitado. Agora tudo estava em ruínas; ninguém o visitava nem nele morava; ninguém perguntava o caminho de Sião, como antes. Ninguém procurava por ela.
Ao olhar para o povo que antes morava em Sião, mas agora estava no cativeiro (e lemos que Sião habita com a filha da Babilônia, Zacarias 2:7), chamavam-nos de rejeitados.
Esses eram os que pertenciam a Sião, costumavam falar muito dela e chorar à sua lembrança; mas ninguém os procurava nem perguntava por eles. Repare: muitas vezes cabe a Sião ser abandonada e desprezada pelos que a rodeiam.
III. Apesar de tudo isso, Deus realizará a libertação e a salvação deles no tempo devido. Embora nenhuma outra mão possa curar sua ferida, e precisamente por isso, a mão dele pode e vai curá-la.
- Embora parecesse estar distante deles, Deus lhes assegura sua presença, poderosa e graciosa: “Eu te salvarei”, v. 10; “Estou contigo para te salvar”, v. 11.
Quando estão aflitos, ele está com eles para impedir que sucumbam; quando chega a hora de sua libertação, está com eles, pronto à primeira oportunidade para livrá-los da aflição.
Embora estivessem longe de sua terra, distantes na terra do cativeiro, a salvação os encontrará ali e de lá os trará, a eles e a seus descendentes. Estes também serão conhecidos entre os gentios e distinguidos deles para que possam voltar, v. 10.
Embora agora estivessem cheios de medo e continuamente alarmados, virá o tempo em que terão descanso e sossego, seguros e tranquilos, e ninguém os amedrontará, v. 10.
Embora as nações entre as quais foram dispersos fossem arruinadas, eles seriam preservados dessa ruína (v. 11): “Embora eu destrua completamente as nações para onde te dispersei”, havendo o perigo de que te perdesses entre elas, “não te destruirei completamente”.
Foi-lhes prometido que na paz dessas nações teriam paz (Jeremias 29:7), e, ainda assim, na destruição dessas nações escapariam da destruição. A igreja de Deus pode por vezes ser muito abatida, mas ele não a destruirá completamente, Jeremias 5:10, 18.
Embora Deus os corrija, e com justiça, por seus pecados, suas muitas transgressões e grandes pecados, ainda assim voltará a eles com misericórdia. Nem mesmo o pecado deles impedirá sua libertação quando chegar o tempo de Deus.
Embora seus adversários fossem poderosos, Deus os derrubará e quebrará seu poder (v. 16): “Todos os que te devoram serão devorados”. Assim a causa de Sião será defendida e reconhecida por todo o mundo como justa.
A libertação de Sião virá pela destruição de seus opressores, e seus inimigos receberão a retribuição por toda a injúria que lhe causaram. Pois há um Deus que julga na terra, um Deus a quem pertence a vingança.
Todos eles, sem exceção, irão para o cativeiro, e chegará o dia em que aqueles que agora te saqueiam serão saqueados. Aqueles que levam para o cativeiro irão para o cativeiro, Apocalipse 13:10.
Isso poderia levar os conquistadores daquele tempo a tratar bem seus cativos, pois a roda giraria, e chegaria o dia em que também seriam cativos. Portanto, que façam agora aos outros o que gostariam que então lhes fizessem.
- Embora a ferida pareça incurável, Deus a curará (v. 17): “Eu te restituirei a saúde”. Por mais perigosa que seja a doença, o paciente está seguro se Deus assumir a cura.
IV. Considerando tudo isso, são advertidos contra o medo e a dor excessivos, pois essas preciosas promessas bastam para fazer ambos calarem.
- Não devem tremer como quem não tem esperança diante da possibilidade de outras aflições futuras que os ameacem (v. 10): “Não temas, ó meu servo Jacó, nem te espantes”.
Repare: os servos de Deus não devem ceder a medos que perturbam, quaisquer que sejam as dificuldades e perigos à sua frente.
- Não devem entristecer-se como quem não tem esperança por causa das aflições que agora sofrem, v. 15: “Por que clamas por tua aflição? É verdade que falham tuas confianças carnais; as criaturas são médicos sem valor. Mas eu curarei tua ferida; portanto, por que clamas?”
“Por que assim te irritas e te queixas? É por causa de teu pecado (v. 14, 15); portanto, em vez de murmurar, deves arrepender-te. Por que se queixaria um homem do castigo por seus pecados? No fim, o resultado será bom; por isso, alegra-te na esperança.”
Versículos 18 a 24
Promessas de Misericórdia. (a.C. 594.)
Temos aqui novas indicações do favor que Deus lhes reservava para depois dos dias de sua calamidade. Promete-se:
I. Que a cidade e o templo serão reconstruídos, v. 18. As tendas de Jacó e suas habitações sofreram os efeitos do cativeiro, pois ficaram em ruínas quando os moradores foram levados cativos.
Mas, quando eles voltarem, as habitações serão reparadas e reerguidas de suas ruínas. Nisso, Deus terá misericórdia de suas habitações, que haviam sido monumentos de sua justiça.
Então a cidade de Jerusalém será construída sobre seu próprio montão, seu próprio monte, embora agora não passe de um monte de ruínas. Sua localização era irrepreensível; por isso, será reconstruída no mesmo terreno.
Aquele que pode transformar uma cidade num montão de ruínas (Isaías 25:2) pode, quando quiser, transformar de novo um montão numa cidade. O palácio, isto é, o templo, palácio de Deus, permanecerá segundo sua forma; será construído conforme o modelo antigo. Ali o serviço de Deus será mantido e frequentado continuamente, como antes.
II. Que as festas sagradas serão novamente celebradas com solenidade (v. 19): da cidade, do templo e de todas as habitações de Jacó sairão “ações de graças e a voz dos que festejam”. Irão ao serviço do templo com expressões de alegria e voltarão dele do mesmo modo.
Observe: a voz de ação de graças é a mesma voz dos que festejam, pois tudo o que nos dá alegria deve ser motivo de louvor. Alguém está alegre? Cante salmos. O que nos alegra deve nos tornar gratos. Sirvam ao Senhor com alegria.
III. Que o povo será multiplicado, crescerá e se tornará importante: “Não serão poucos”, “não serão pequenos”, mas se tornarão numerosos e ilustres e terão destaque entre as nações; pois “eu os multiplicarei e os glorificarei”.
É uma honra para a igreja que muitos dos que serão salvos lhe sejam acrescentados. Isso lhes dará certo peso entre seus vizinhos. Por mais reduzido e desprezado que um povo esteja, Deus pode multiplicá-lo e glorificá-lo.
Serão restituídos à honra anterior: “Seus filhos serão como antes”, brincando nas ruas (Zacarias 8:5). Herdarão, como antes, os bens e as honras dos pais; e “sua congregação será estabelecida diante de mim”, tanto nos assuntos civis quanto nos sagrados.
Haverá uma sucessão constante de magistrados fiéis na congregação dos anciãos para estabelecê-la e de adoradores fiéis na congregação dos santos. À medida que uma geração passar, outra será levantada, e assim a congregação será estabelecida diante de Deus.
IV. Que serão abençoados com um bom governo (v. 21): seus nobres e juízes serão do próprio povo, de sua nação, e não serão mais governados por estrangeiros e inimigos.
Seu governante procederá do meio deles; será alguém que compartilhou as aflições de seu estado de cativeiro. Isso aponta para Cristo, nosso governante, Davi, nosso Rei (v. 9): ele é um de nós, em tudo feito semelhante a seus irmãos.
“E farei que ele se aproxime”; isso pode ser entendido de duas maneiras:
- Referindo-se ao povo, Jacó e Israel: “Farei que se aproximem de mim no serviço do templo, como antes; que entrem em aliança comigo como meu povo (v. 22), que se aproximem de mim em comunhão. Pois quem comprometeu seu coração, fez aliança com ele e o prendeu por vínculos para se aproximar de mim?”
Quão poucos o fazem! Ninguém pode fazê-lo senão pela graça especial de Deus, que os faz aproximar-se. Repare: sempre que nos aproximamos de Deus em alguma ordenança santa, devemos comprometer nosso coração a fazê-lo.
O coração precisa estar preparado para esse dever, ocupado nele e firmemente dedicado a ele. É ao coração que Deus olha principalmente, e é o coração que requer; mas ele é enganoso e se desviará se não houver muito cuidado e esforço para comprometê-lo, para prender esse sacrifício com cordas.
Ou, 2. Isso pode ser entendido do governante, pois se fala de uma única pessoa: seu governante será devidamente chamado ao cargo e se aproximará de Deus para consultá-lo em todas as ocasiões.
Deus fará que ele se aproxime, pois, de outro modo, quem se comprometeria a cuidar de um povo tão fraco e a tomar para si essa ruína? Mas, quando Deus tem uma obra a fazer, embora acompanhada de muitos desânimos, levantará instrumentos para realizá-la.
Contudo, isso aponta mais longe, para Cristo como Mediador. Repare:
(1.) A obra e o ofício próprios de Cristo como Mediador são achegar-se e aproximar-se de Deus, não apenas por si mesmo, mas por nós, em nosso nome e em nosso lugar, como sumo sacerdote da nossa profissão de fé.
Diz-se que os sacerdotes se aproximam de Deus, Levítico 10:3; 21:17. Moisés se aproximou, Êxodo 20:21.
(2.) Deus Pai fez Jesus Cristo achegar-se e aproximar-se dele como Mediador. Ordenou e designou que o fizesse; santificou-o e selou-o, ungiu-o para esse propósito, aceitou-o e declarou estar satisfeito com ele.
(3.) Jesus Cristo, levado pelo Pai a aproximar-se dele como Mediador, comprometeu seu coração a fazê-lo; isto é, vinculou-se e obrigou-se a isso, responsabilizou-se por seu coração, como alguns leem, por sua alma, para que, na plenitude do tempo, ela fosse feita oferta pelo pecado.
Seu compromisso voluntário, em obediência à vontade do Pai e por compaixão do homem caído, vinculou-o; depois, sua própria honra o manteve fiel. Isso também indica que ele o fez de coração e com firme decisão, livremente e com alegria, sem dar importância às dificuldades do caminho, Isaías 63:3-5.
(4.) Jesus Cristo foi, em tudo isso, verdadeiramente maravilhoso. Podemos perguntar com admiração: quem é este que assim compromete seu coração com tal empreendimento?
V. Que serão novamente acolhidos na aliança com Deus, conforme a aliança feita com seus pais (v. 22): “Vocês serão meu povo”. É a boa obra de Deus em nós que nos torna um povo para ele, um povo para seu nome, Atos 15:14. “Eu serei seu Deus.” Sua boa vontade para conosco é o resumo dessa parte da aliança.
VI. Que seus inimigos prestarão contas e serão derrubados (v. 20): Deus castigará todos os que os oprimem, de modo que todos verão como é perigoso tocar nos ungidos de Deus, Salmos 105:15.
Os dois últimos versículos pertencem a este tema: “O redemoinho do Senhor cairá dolorosamente sobre a cabeça dos perversos”. Já tivemos esses dois versículos antes (Jeremias 23:19, 20): ali anunciavam a ira de Deus contra os hipócritas perversos de Israel; aqui, contra seus opressores perversos.
As expressões, idênticas, dizem o mesmo que isto (Isaías 51:22, 23): Deus tirará da mão de Sião o cálice do tremor e o porá na mão daqueles que a afligem. A ira de Deus contra os perversos é aqui apresentada como:
Muito terrível, como um redemoinho, que surpreende e ao qual não se pode resistir.
Muito penosa. Cairá dolorosamente sobre suas cabeças; ficarão tão feridos quanto assustados.
Ela os perseguirá. Os redemoinhos costumam ser breves, mas este será contínuo.
Certa de cumprir o propósito para o qual foi enviada: “A ira do Senhor não voltará até que ele o tenha feito”. Tanto os propósitos de sua ira quanto os de seu amor serão cumpridos; ele realizará os desígnios de seu coração.
Impossível de afastar da mente depois. Os que agora não levam isso a sério serão então incapazes de deixar de pensar nisso: “Nos últimos dias vocês o compreenderão”, quando for tarde demais para evitá-lo.