Jeremias 29
Argumento
A disputa entre Jeremias e os falsos profetas foi travada antes pela pregação; aqui, pela escrita. Ali tivemos sermão contra sermão; aqui temos carta contra carta, pois alguns dos falsos profetas agora foram levados cativos para a Babilônia, enquanto Jeremias permanece em seu próprio país. Agora temos aqui:
I. Uma carta que Jeremias escreveu aos cativos na Babilônia, contra seus profetas que eles tinham ali (vv. 1-3). Nessa carta: 1. Procura reconciliá-los com seu cativeiro, levá-los a ficar tranquilos nele e a tirar o melhor proveito dele, vv. 4-7.
Adverte-os a não dar crédito algum a seus falsos profetas, que os alimentavam com esperanças de uma libertação rápida, v. 8, 9. 3. Assegura-lhes que Deus os restauraria por misericórdia novamente à sua própria terra, ao fim de setenta anos, vv. 10-14.
Prediz a destruição dos que ainda permaneciam, e que seriam perseguidos por um juízo após outro e, por fim, enviados ao cativeiro, vv. 15-19. 5. Profetiza a destruição de dois de seus falsos profetas que tinham na Babilônia, os quais tanto os afagavam em seus pecados quanto lhes davam maus exemplos (vv. 20-23); e esse é o teor da carta de Jeremias.
II. Aqui está uma carta que Semaías, um falso profeta na Babilônia, escreveu aos sacerdotes em Jerusalém, para instigá-los a perseguir Jeremias (vv. 24-29), e uma declaração da cólera de Deus contra ele por escrever tal carta, vv. 30-32. Lutas como essas sempre existiram entre a descendência da mulher e a descendência da serpente.
Versículos 1 a 7
Conselho aos Cativos na Babilônia. (a.C. 596.)
Somos informados aqui:
I. Que Jeremias escreveu aos cativos na Babilônia, em nome do Senhor. Jeconias se havia entregado como prisioneiro, com a rainha, sua mãe, os oficiais de sua casa, aqui chamados eunucos, e muitos dos príncipes de Judá e Jerusalém, que naquele tempo eram os homens mais ativos.
Os carpinteiros e ferreiros também, tendo sido exigidos, foram entregues, para que os que restassem não tivessem quaisquer mãos hábeis para fortificar sua cidade ou providenciar para si armas de guerra. Com essa dócil submissão, esperava-se que Nabucodonosor fosse apaziguado.
Satis est prostrasse leoni — Basta ao leão ter prostrado seu adversário. Mas o conquistador autoritário aumenta suas exigências em resposta às concessões deles, como Ben-Hadade com as de Acabe, 1 Reis 20:5, 6.
E, não contente com isso, depois que estes haviam partido de Jerusalém, ele volta e leva muitos outros anciãos, sacerdotes, profetas e pessoas do povo (v. 1), os que julgou convenientes ou aqueles de quem seus soldados puderam lançar mão, e os conduz à Babilônia.
A situação desses cativos era muito triste, sobretudo porque, assim distinguidos dos demais irmãos deles que continuavam em sua própria terra, pareciam ser pecadores maiores que todos os homens que habitavam em Jerusalém.
Por isso Jeremias lhes escreve uma carta para consolá-los, assegurando-lhes que não tinham motivo nem para eles próprios desesperarem de socorro nem para invejar seus irmãos deixados para trás. Repare:
A palavra de Deus escrita é dada por inspiração de Deus tão verdadeiramente quanto sua palavra falada era; e essa era a maneira apropriada de difundir o conhecimento da vontade de Deus entre seus filhos dispersos.
Podemos servir a Deus e fazer o bem escrevendo aos nossos amigos distantes cartas piedosas de consolo oportuno e conselhos saudáveis. Àqueles com quem não podemos falar, podemos escrever; o que está escrito permanece.
Essa carta de Jeremias foi enviada aos cativos na Babilônia pelas mãos dos embaixadores que o rei Zedequias enviou a Nabucodonosor, provavelmente para pagar-lhe seu tributo e renovar sua submissão a ele, ou para negociar a paz com ele. Nesse tratado, talvez os cativos esperassem ser incluídos, v. 3.
Jeremias escolheu enviar essa mensagem por tais mensageiros para conferir-lhe honra, por ser mensagem de Deus; ou talvez porque não houvesse um meio regular de mandar cartas à Babilônia, a não ser quando surgisse uma ocasião como essa.
E, nesse caso, a condição dos cativos ali se tornava ainda mais triste, pois raramente podiam ter notícias dos amigos e parentes que haviam deixado para trás, o que traz algum alento e satisfação aos que estão separados uns dos outros.
II. Somos informados aqui do que ele escreveu. Segue-se uma cópia integral da carta até o v. 24. Nestes versículos:
- Assegura-lhes que escrevia em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, que ditou a carta; Jeremias era apenas o escriba ou amanuense.
Seria consolador para eles, no cativeiro, ouvir que Deus é o Senhor dos Exércitos, de todos os exércitos, e portanto capaz de ajudá-los e livrá-los; e que continua sendo o Deus de Israel, um Deus em aliança com seu povo, embora contenda com eles e seus inimigos por ora sejam fortes demais para eles.
Isso também seria uma advertência para que se guardassem de todas as tentações à idolatria da Babilônia, porque o Deus de Israel, o Deus a quem serviam, é Senhor dos Exércitos.
Deus lhes escrever nesta carta poderia dar-lhes ânimo no cativeiro, pois era prova de que não os havia rejeitado, abandonado nem deserdado, embora estivesse descontente com eles e os corrigisse; pois, se o Senhor tivesse tido por bem matá-los, não lhes teria escrito.
- Deus, por meio de Jeremias, reconhece a mão que teve no cativeiro deles: “Eu vos fiz ser levados”, v. 4, e novamente no v. 7. Toda a força do rei da Babilônia não poderia ter feito isso se Deus não o houvesse ordenado; tampouco o rei poderia ter qualquer poder contra eles que não lhe fosse dado do alto.
Se Deus fez com que fossem levados cativos, podiam estar certos de que não lhes fazia injustiça nem pretendia prejudicá-los. Repare: Considerar que nossas tribulações são aquilo a que Deus nos destinou ajudará muito a nos reconciliarmos com elas e a sermos pacientes sob elas. Não abri a boca, porque você o fez.
- Manda que pensem somente em se estabelecer ali e, portanto, resolvam tirar o melhor proveito da situação (v. 5, 6): Construam casas para vocês e habitem nelas, etc. Com tudo isso lhes é insinuado:
(1.) Que não devem alimentar esperanças de um breve retorno do cativeiro, pois isso os manteria continuamente instáveis e, por consequência, inquietos. Não se aplicariam a nenhum trabalho nem receberiam consolo algum, mas estariam sempre se cansando e provocando seus conquistadores com a expectativa de alívio.
E a decepção, por fim, os afundaria no desespero e tornaria sua condição muito mais infeliz do que seria de outro modo. Que contem, portanto, com uma permanência ali e se ajustem a ela da melhor maneira possível. Que construam, plantem, casem-se e estabeleçam seus filhos ali, como se estivessem em casa, em sua própria terra.
Que tenham prazer em ver suas famílias edificadas e multiplicadas; pois, embora devam esperar morrer no cativeiro, ainda assim seus filhos podem viver para ver dias melhores. Se viverem no temor de Deus, o que os impediria de viver confortavelmente na Babilônia?
Não podem deixar de chorar às vezes quando se lembram de Sião. Mas que o choro não impeça a semeadura; que não se entristeçam como quem não tem esperança nem alegria, pois têm ambas.
Repare: Em todas as condições da vida, nossa sabedoria e nosso dever consistem em tirar o melhor proveito daquilo que existe, sem descartar o consolo do que podemos ter por não termos tudo o que desejaríamos.
Temos uma afeição natural por nossa terra natal; ela atrai nossa mente de modo surpreendente. Mas isso ocorre com uma nescio qua dulcedine — não podemos explicar bem essa doce atração.
Por isso, se a providência nos leva para outro país, devemos decidir viver tranquilamente ali e ajustar nossa mente à nossa condição quando a condição não corresponde em tudo à nossa vontade. Se a terra é do Senhor, então, onde quer que vá um filho de Deus, ele não sai do chão de seu Pai.
Patria est ubicunque bene est — Nossa pátria é o lugar onde estamos bem. Se as coisas não são como eram, em vez de nos irritarmos com isso, devemos viver na esperança de que serão melhores do que são. Non si male nunc, et olim sic erit — Embora soframos agora, nem sempre sofreremos.
(2.) Que não devem inquietar-se com temores de agruras intoleráveis no cativeiro. Talvez estivessem prontos a sugerir, como pessoas em tribulação sempre tendem a supor o pior, que seria inútil construir casas, pois seus senhores e patrões não lhes permitiriam habitá-las depois de construídas, nem comer o fruto das vinhas que plantassem.
“Não tenham medo”, diz Deus; “se viverem pacificamente com eles, verão que os tratarão com civilidade.” Pessoas mansas e tranquilas, que trabalham e cuidam de seus próprios assuntos, muitas vezes têm encontrado tratamento bem melhor, mesmo de estranhos e inimigos, do que esperavam.
E Deus tem feito com que seu povo encontre compaixão entre aqueles que o levam cativo (Salmos 106:46), e seria uma pena se aqueles que construíram casas não pudessem habitá-las. Mais ainda:
- Orienta-os a buscar o bem do país onde estavam cativos (v. 7), a orar por ele e a esforçar-se para promovê-lo. Isso os proíbe de tentar qualquer coisa contra a paz pública enquanto fossem súditos do rei da Babilônia.
Embora ele fosse pagão, idólatra, opressor e inimigo de Deus e de sua igreja, ainda assim, enquanto lhes desse proteção, deveriam prestar-lhe lealdade e levar uma vida tranquila e pacífica sob seu governo, em toda piedade e honestidade.
Não deveriam tramar para sacudir seu jugo, mas deixar pacientemente que Deus, no devido tempo, operasse livramento em favor deles. Mais ainda: deveriam orar a Deus pela paz dos lugares onde estavam, para levar seus habitantes a continuar a tratá-los com bondade e desmentir a reputação atribuída à sua nação, de que eram prejudiciais a reis e províncias e promoviam a sedição, Esdras 4:15.
Tanto a prudência da serpente quanto a inocência da pomba exigiam que fossem leais ao governo sob o qual viviam: “Pois na paz dela vós tereis paz”. Se o país fosse envolvido em guerra, eles sofreriam a maior parte de seus efeitos calamitosos.
Assim os primeiros cristãos, conforme o espírito de sua santa religião, oravam pelas autoridades existentes, embora fossem autoridades perseguidoras. E, se eles deviam orar pela paz da terra de seu cativeiro e buscá-la, muito mais razão temos para orar pelo bem da terra onde nascemos.
Ali somos um povo livre sob um bom governo, e oramos para que, na paz dessa terra, nós e os nossos tenhamos paz. Todo passageiro tem interesse na segurança do navio.
Versículos 8 a 14
Conselho aos Cativos na Babilônia. (a.C. 596.)
Para deixar o povo tranquilo e confortável em seu cativeiro:
I. Deus os afasta de construir sobre o falso fundamento lançado pelos que alegavam ser seus profetas, v. 8, 9. Eles diziam que o cativeiro seria curto e que, portanto, não deveriam pensar em criar raízes na Babilônia, mas estar de asas prontas para voltar:
“Ora, nisso eles os enganam”, diz Deus; “profetizam uma mentira para vocês, embora profetizem em meu nome. Mas não deixem que os enganem; não permitam que eles os iludam.” Enquanto tivermos a palavra da verdade para provar os espíritos por ela, será culpa nossa se formos enganados, pois por ela podemos sair do engano.
Não deem ouvidos aos sonhos de vocês, que vocês fazem sonhar. Ele se refere ou aos sonhos ou fantasias com que o povo se deleitava e enchia a própria cabeça, pois pensavam e falavam somente de uma rápida soltura quando acordados e, por isso, faziam a si mesmos sonhar com ela enquanto dormiam.
Então tomavam o sonho como bom presságio e com ele fortaleciam suas vãs expectativas. Ou ele se refere aos sonhos sonhados pelos profetas, nos quais baseavam suas profecias. Deus diz ao povo: “São os sonhos de vocês”, porque lhes agradavam, eram os sonhos que desejavam e pelos quais ansiavam.
Eles faziam com que fossem sonhados, pois lhes davam ouvidos e animavam os profetas a lhes aplicar tais enganos, querendo que profetizassem apenas coisas suaves, Isaías 30:10. Eram sonhos encomendados por eles mesmos.
Os falsos profetas não adulariam as pessoas em seus pecados, se elas não gostassem de ser aduladas e não falassem suavemente a seus profetas para que seus profetas lhes falassem suavemente.
II. Deus lhes dá um bom fundamento sobre o qual construir suas esperanças. Não persuadiríamos pessoas a derrubar a casa que construíram sobre a areia se não houvesse uma rocha sobre a qual pudessem reconstruí-la.
Deus lhes promete aqui que, embora não voltassem depressa, voltariam por fim, depois de cumpridos setenta anos. Por isso se vê que os setenta anos do cativeiro não devem ser contados a partir do último cativeiro, mas do primeiro.
Repare: Embora o livramento da igreja não venha em nosso tempo, basta que venha no tempo de Deus, e temos certeza de que esse é o melhor tempo. A promessa é que Deus os visitará por misericórdia. Embora por muito tempo tivesse parecido distante deles, virá para o meio deles, intervirá em favor deles e lhes dará honra, como pessoas importantes fazem aos inferiores quando vão visitá-los.
Ele porá fim ao cativeiro deles e afastará todas as suas calamidades. Embora estejam dispersos, alguns num país e outros em outro, ele os reunirá de todos os lugares para onde foram impelidos, levantará uma bandeira para que todos acorram a ela e os incorporará novamente num só corpo.
E, embora estejam muito distantes, serão trazidos de volta à sua própria terra, ao lugar de onde foram levados cativos, v. 14. Agora:
- Isso será o cumprimento da promessa de Deus a eles (v. 10): “Cumprirei minha boa palavra para convosco”. Que o fracasso das predições apresentadas como vindas de Deus não diminua a reputação das que realmente vêm dele.
Aquilo que é de fato palavra de Deus é boa palavra; portanto, será cumprida, e nem um jota nem um til dela cairá por terra. Ele disse, e não o fará? Isso tornará muito consolador seu retorno do cativeiro: será o cumprimento da boa palavra de Deus para eles, o fruto de uma promessa graciosa.
- Isso seguirá os propósitos de Deus a respeito deles (v. 11): “Eu conheço os pensamentos que penso a vosso respeito”. Todas as obras de Deus lhe são conhecidas, pois todos os seus pensamentos lhe são conhecidos (Atos 15:18), e suas obras concordam exatamente com seus pensamentos; ele faz tudo segundo o conselho de sua vontade.
Nós muitas vezes não conhecemos nossos próprios pensamentos nem nossa própria mente, mas Deus nunca tem incerteza alguma em si mesmo. Às vezes estamos prontos a temer que todos os desígnios de Deus a nosso respeito estejam contra nós.
Mas ele sabe o contrário a respeito de seu próprio povo: são pensamentos de bem, e não de mal; até aquilo que parece mal é destinado ao bem. Todos os seus pensamentos trabalham para o fim esperado, que ele dará no devido tempo.
O fim que eles esperam virá, embora talvez não quando o esperam. Que tenham paciência até que o fruto amadureça; e então o receberão. Ele lhes dará um fim e expectativa, assim está no original.
(1.) Ele lhes permitirá ver o fim, a conclusão consoladora, de sua tribulação. Embora dure muito, não durará para sempre. O tempo de favorecer Sião, sim, o tempo determinado, virá. Quando as coisas estiverem no pior estado, começarão a melhorar.
E ele lhes permitirá ver a gloriosa perfeição de seu livramento, pois, quanto a Deus, sua obra é perfeita. Aquele que no princípio concluiu os céus, a terra e todos os exércitos de ambos concluirá todas as bênçãos de ambos para seu povo. Quando começa a agir pelos caminhos da misericórdia, leva a obra até o fim. Deus não faz nada pela metade.
(2.) Ele lhes permitirá ver a expectativa, aquele fim que desejam, pelo qual esperam e que aguardam há muito tempo. Ele lhes dará, não as expectativas de seus temores nem as expectativas de suas fantasias, mas as expectativas de sua fé, o fim que prometeu e que resultará no melhor para eles.
- Isso acontecerá em resposta às suas orações e súplicas a Deus, vv. 12-14:
(1.) Deus os incitará a orar: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim”. Repare: Quando Deus está prestes a dar a seu povo o bem esperado, derrama um espírito de oração, e isso é bom sinal de que vem até eles por misericórdia.
Então, quando vocês virem aproximar-se o fim esperado, então me invocarão. Repare: As promessas são dadas não para dispensar a oração, mas para estimulá-la e animá-la; e quando o livramento se aproxima, devemos sair ao encontro dele pela oração.
Quando Daniel compreendeu que os setenta anos estavam perto do fim, voltou seu rosto para buscar o Senhor com fervor maior que nunca, Daniel 9:2, 3.
(2.) Então ele despertará para vir e salvá-los (Salmos 80:2): “Eu vos ouvirei e serei achado por vós”. Deus o disse, e podemos confiar nisso: “Buscai e achareis”. Temos uma regra geral estabelecida (v. 13): Vocês me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Ao buscar Deus, devemos procurá-lo, fazer uma procura diligente, procurar orientações para buscá-lo e motivos de ânimo para nossa fé e esperança. Devemos continuar buscando e esforçar-nos nessa busca, como aqueles que procuram.
E devemos fazer isso com nosso coração, isto é, com sinceridade e retidão, e com todo o nosso coração, isto é, com vigor e fervor, pondo em oração tudo o que há dentro de nós. E os que assim buscam Deus o acharão e o acharão seu generoso recompensador, Hebreus 11:6. Ele nunca disse a tais pessoas: “Buscai-me em vão”.
Versículos 15 a 23
A Condenação dos Falsos Profetas. (a.C. 596.)
Jeremias havia dado grande ânimo aos cativos que sabia serem sérios e bem-dispostos, assegurando-lhes que Deus tinha intenções muito bondosas e favoráveis a respeito deles. Aqui se volta aos que desprezavam os conselhos e consolos que lhes ministrava e confiavam naquilo com que os falsos profetas os adulavam.
Quando essa carta de Jeremias chegou, estariam prontos a dizer: “Por que ele se meteria tanto e presumiria aconselhar-nos? O Senhor levantou profetas para nós na Babilônia, v. 15. Estamos satisfeitos com esses profetas e podemos confiar neles; não precisamos ouvir quaisquer profetas de Jerusalém.”
Veja a maldade insolente desse povo; assim como os profetas, ao profetizar mentiras, diziam tê-las recebido de Deus, assim as pessoas, ao convidar esses profetas a adulá-las desse modo, atribuíam isso a Deus e diziam que fora o Senhor quem lhes levantara esses profetas.
Mas podemos ter certeza de que aqueles que endurecem as pessoas em seus pecados e as enganam com esperanças falsas e infundadas da misericórdia de Deus não são profetas levantados por Deus. Esses profetas deles lhes diziam que ninguém mais seria levado cativo, mas que os que estavam no cativeiro voltariam em breve.
Ora, em resposta a isso:
- O profeta prediz aqui a destruição completa dos que ainda permaneciam em Jerusalém, apesar do que diziam aqueles falsos profetas em contrário: “Quanto ao rei e ao povo que habitam na cidade, e que vocês pensam que estarão prontos a recebê-los quando voltarem, vocês estão enganados.”
“Eles serão perseguidos por um juízo após outro, espada, fome e peste, que ceifarão multidões; e os pobres e miseráveis sobreviventes serão levados a todos os reinos da terra”, v. 16, 18.
Assim Deus os fará, ou melhor, os tratará de acordo com o que são: sal que perdeu o sabor, que, por não servir para nada, é lançado no monturo; assim são os figos podres. Isso se refere à visão e à profecia acerca dela que tivemos em Jeremias 24.
E o motivo dado para esses procedimentos contra eles é o mesmo que já foi dado muitas vezes e justificará Deus na ruína eterna dos pecadores impenitentes (v. 19): “Porque não deram ouvidos às minhas palavras”. “Chamei, mas eles recusaram.”
- Ele prediz o juízo de Deus sobre os falsos profetas na Babilônia, que ali enganavam o povo de Deus. Chama todos os filhos do cativeiro, que se vangloriavam deles como profetas levantados por Deus (v. 20): “Parem e ouçam a condenação dos profetas de quem tanto gostam.” Os dois profetas são nomeados aqui: Acabe e Zedequias, v. 21. Observe:
(1.) Os crimes de que são acusados: impiedade e imoralidade. Profetizaram mentiras em nome de Deus (v. 21) e, novamente (v. 23), “Falaram palavras mentirosas em meu nome”. Mentir era mau; mentir ao povo de Deus para iludi-lo com falsa esperança era pior; mas atribuir suas mentiras ao Deus da verdade era o pior de tudo.
Não admira que aqueles que tiveram o atrevimento de fazer isso consentissem em satisfazer as paixões vis às quais Deus, por justo juízo, os entregou. Praticaram perversidade em Israel, pois cometeram adultério com as mulheres de seus vizinhos.
O adultério é perversidade em Israel e naqueles que alegam ser profetas e que, por maldades como essas, desmentem manifestamente suas próprias alegações. Deus nunca enviou tais miseráveis dissolutos para cumprir seus encargos. Ele é o Senhor Deus dos santos profetas, não de profetas tão impuros.
Aqui se vê por que adulavam os outros em seus pecados: porque não podiam censurá-los sem condenar a si mesmos. Sabiam ocultar essas práticas lascivas dos olhos do mundo, para preservar sua reputação; mas “eu sei disso e sou testemunha”, diz o Senhor.
Os pecados mais secretos são conhecidos por Deus. Ele pode ver a perversidade coberta pelo manto mais espesso da hipocrisia, e vem o dia em que trará à luz todas essas obras ocultas das trevas e cada homem aparecerá em suas verdadeiras cores.
(2.) Os juízos ameaçados contra eles: O rei da Babilônia os abaterá diante dos olhos de vocês; ou melhor, lhes dará uma morte miserável, assando-os no fogo, v. 22.
Podemos supor que não foi por sua impiedade e imoralidade que Nabucodonosor os puniu com tanta severidade, mas por sedição, por algumas investidas de seus espíritos turbulentos contra a paz pública e por incitarem o povo à revolta e à rebelião.
Tamanha porção de sua maldade será então descoberta e acabarão seus dias de maneira tão miserável que seus nomes serão uma maldição entre os cativos na Babilônia, v. 22.
Quando alguém quisesse desejar o maior mal a uma pessoa odiada, pensaria que não poderia lançar sobre ela uma maldição mais pesada, em menos palavras, do que dizer: “O Senhor te faça como Zedequias e como Acabe”.
Assim ficaram envergonhados dos profetas dos quais se haviam orgulhado e, por fim, convencidos da loucura de lhes dar ouvidos. Os profetas fiéis de Deus às vezes eram acusados de serem os perturbadores da terra e, como tais, eram torturados e abatidos; mas, depois que se iam, seus nomes eram uma bênção e sua memória, doce, ao contrário desses falsos profetas.
Assim como os malfeitores são acompanhados de infâmia e desonra, assim os mártires o são de glória e honra.
Versículos 24 a 32
A Malícia de Semaías; A Condenação de Semaías. (a.C. 596.)
Examinamos o conteúdo da carta de Jeremias aos cativos na Babilônia. Eles tinham motivos para acusar o recebimento dela, com muitos agradecimentos a Deus e a Jeremias, e guardá-la entre seus tesouros. Mas não é de admirar que os falsos profetas entre eles se tenham enfurecido, pois ela os retratava como realmente eram. Agora somos informados aqui a respeito de um deles:
I. De como manifestou sua malícia contra Jeremias. Esse intrometido é chamado Semaías, o neelamita, o sonhador, como diz a nota à margem, porque alegava ter recebido de Deus em sonho todas as suas profecias.
Ele havia conseguido uma cópia da carta de Jeremias aos cativos, ou a ouvira ser lida, ou recebera informação a respeito dela, e isso o irritou profundamente. E tomará a pena na mão e lhe responderá; sim, fará isso mesmo. Mas como?
Não escreve a Jeremias para justificar sua própria missão nem apresenta argumentos racionais para sustentar suas profecias acerca do rápido retorno dos cativos. Escreve, porém, aos sacerdotes, aqueles fiéis defensores dos falsos profetas, e os instiga a perseguir Jeremias.
Escreve em seu próprio nome, sem sequer alegar que tinha a anuência do povo para isso. Mas, como se devesse ditar ordens a toda a humanidade, envia uma carta circular, ao que parece, aos sacerdotes em Jerusalém e ao restante do povo, provavelmente pelos mesmos mensageiros que trouxeram a carta de Jeremias.
A carta, porém, é dirigida principalmente a Sofonias, que era ou filho direto de Maaseias ou membro da vigésima quarta turma dos sacerdotes, da qual Maaseias era pai e chefe.
Ele não era o sumo sacerdote, mas sagan, ou auxiliar do sumo sacerdote, ou ocupava algum outro posto de autoridade considerável no templo, como Pasur, Jeremias 20:1. Talvez presidisse a comissão de sacerdotes designada especialmente para examinar os que alegavam ser profetas, e havia muitos deles naquele tempo, e para julgá-los. Agora:
- Lembra a ele e aos outros sacerdotes o dever de seu cargo (v. 26): “O Senhor te fez sacerdote em lugar do sacerdote Joiada”. Alguns pensam que se refere ao célebre Joiada, o grande reformador nos dias de Joás.
E, diz o sr. Gataker, Semaías insinuaria que esse Sofonias se assemelha a Joiada em espírito e zelo e foi levantado, como ele, para a glória de Deus e o bem da igreja; por isso se esperava que agisse contra Jeremias.
Assim, diz ele, nenhum ato é injurioso ou ímpio demais para que os perversos miseráveis e falsos profetas não só o tentem, mas também o revistam com alguma alegação atraente de piedade e zelo pela glória de Deus, Isaías 66:5; João 16:2.
Ou melhor, tratava-se de outro Joiada, seu antecessor imediato nesse cargo, talvez levado à Babilônia entre os sacerdotes, v. 1. Sofonias é promovido, antes do que esperava, a esse posto de confiança e poder.
Semaías queria que ele pensasse que a Providência o havia elevado para que perseguisse os profetas de Deus, que chegara a esse governo para um tempo como esse e que seria injusto e ingrato se não aproveitasse assim seu poder, ou, antes, se não abusasse dele.
Têm o coração terrivelmente endurecido aqueles que justificam a prática de dano pelo fato de terem poder para praticá-lo. Cabia a esses sacerdotes examinar todo homem que está louco e se faz profeta.
Os profetas fiéis de Deus são aqui apresentados como profetas feitos por si mesmos, usurpadores do ofício e intrusos leigos; como homens enlouquecidos, movidos por algum demônio e não divinamente inspirados, ou como pessoas perturbadas e em frenesi.
Assim as características dos falsos profetas são atribuídas aos verdadeiros. E, se essa fosse de fato a natureza deles, mereceriam ser amarrados como loucos e punidos como quem alega ser profeta; por isso Semaías conclui que Jeremias deve receber esse tratamento.
Não manda examinar se Jeremias poderia apresentar alguma prova de sua missão e demonstrar que não estava louco. Não: isso é dado como certo e, depois que lhe atribuem má fama, naturalmente devem desacreditá-lo.
- Informa-os da carta que Jeremias escrevera aos cativos (v. 28): “Ele nos mandou dizer na Babilônia”, com a autoridade de um profeta: “Este cativeiro é longo; portanto, decidam tirar o melhor proveito dele”.
E que prejuízo havia nisso, para que lhe imputassem como crime? Antes, os falsos profetas haviam dito que o cativeiro nunca viria, Jeremias 14:13. Jeremias dissera que viria, e o desfecho já lhe havia dado razão.
Isso os obrigava a dar crédito a ele, que agora dizia que seria longo, e não aos que diziam que seria curto, mas já uma vez se haviam mostrado mentirosos.
- Exige uma sentença contra Jeremias, dando por certo que ele está louco e se faz profeta. Espera que mandem colocá-lo na prisão e no tronco (v. 26), punindo-o desse modo. Ao expô-lo à desonra, incutiriam no povo preconceitos contra ele, arruinariam sua reputação e assim impediriam que se desse crédito às suas profecias em Jerusalém.
Esperava que, se conseguissem isso, os cativos na Babilônia não seriam influenciados por ele. Mais ainda: atreve-se a repreender Sofonias por sua negligência (v. 27): “Por que você não repreendeu e conteve Jeremias de Anatote?”
Veja como esses falsos profetas se haviam tornado insolentes e autoritários: embora estivessem no cativeiro, ainda assim queriam dar ordens aos sacerdotes que não apenas estavam livres, mas também tinham poder. É comum que aqueles que alegam ter mais conhecimento do que seus vizinhos sejam tão presunçosos.
Agora temos aqui um exemplo notável do endurecimento do coração dos pecadores, suficiente para fazer-nos todos temer que nosso próprio coração se endureça a qualquer momento. Pois vemos aqui:
(1.) Que esses pecadores não queriam ser convencidos pela prova mais clara. Deus havia confirmado sua palavra pela boca de Jeremias; ela os havia alcançado (Zacarias 1:6). Contudo, por ele não lhes profetizar as coisas suaves que desejavam, decidiram considerá-lo alguém que não fora devidamente chamado ao ofício de profeta. Não há cegos como aqueles que não querem ver.
(2.) Que não queriam ser recuperados e reformados pelo castigo mais severo. Agora haviam sido enviados a uma servidão miserável por zombar dos mensageiros do Senhor e maltratar seus profetas. Era esse o pecado pelo qual Deus agora contendia com eles.
E, contudo, em sua angústia, transgridem ainda mais contra o Senhor, 2 Crônicas 28:22. São notoriamente culpados desse mesmo pecado no cativeiro, o que mostra que as aflições por si mesmas não curam as pessoas de seus pecados, a menos que a graça de Deus atue com elas.
Mas, pelo contrário, as aflições agravarão as corrupções que se destinam a mortificar. Tão verdadeiro é o que disse Salomão (Provérbios 27:22): “Ainda que triturasses um insensato num pilão, ainda assim sua insensatez não se afastará dele.”
II. De como Jeremias soube disso (v. 29): “Sofonias leu essa carta aos ouvidos de Jeremias”. Ele não pretendia fazer o que Semaías queria. Pelo que parece, respeitava Jeremias, pois vemos Sofonias encarregado de mensagens a Jeremias como profeta, Jeremias 21:1; 37:3; por isso o protegeu.
Aquele que continuava com dignidade e poder tinha mais temor de Deus e de seus juízos do que quem agora era cativo. E mais: informou Jeremias do conteúdo da carta, para que visse que tinha inimigos até entre os cativos. Repare: É bondade para com nossos amigos dar-lhes a conhecer seus inimigos.
III. Da sentença proferida contra Semaías por escrever essa carta. Deus lhe enviou uma resposta, pois Jeremias entregara sua causa a Deus. Ordenou-se que a resposta fosse enviada, não a Semaías, mas aos cativos que o animavam e apoiavam como se fosse profeta levantado por Deus, v. 31, 32. Que saibam:
- Que Semaías fez deles tolos. Prometeu-lhes paz em nome de Deus, mas Deus não o havia enviado. Falsificou uma comissão e imitou o grande selo do Céu nela, levou o povo a confiar numa mentira e, pregando-lhes falso consolo, privou-os do verdadeiro.
E mais: não só fez deles tolos, mas, o que era pior, fez deles traidores. Ensinou rebelião contra o Senhor, como fizera Hananias, Jeremias 28:16. E, se a vingança alcançará os que se rebelam, muito mais alcançará os que ensinam rebelião por sua doutrina e exemplo.
- Que, ao chegar seu fim, ele também será um tolo, como diz a expressão em Jeremias 17:11. Seu nome e sua família se extinguirão e serão sepultados no esquecimento; não deixará descendência para perpetuar seu nome; sua linhagem terminará nele: “Não terá homem que habite entre este povo”.
E nem ele nem qualquer de seus descendentes verá “o bem que farei ao meu povo”. Repare: São indignos de participar dos favores de Deus à sua igreja aqueles que não estão dispostos a esperar o tempo dele para recebê-los.
Semaías ficou irado com o conselho de Jeremias aos cativos para que constituíssem suas famílias na Babilônia, a fim de que se multiplicassem e não diminuíssem. Por isso é justo que ali seja registrado como alguém sem filhos. Aqueles que desprezam as bênçãos da palavra de Deus merecem perder o benefício delas. Veja Amós 7:16, 17.